Sie sind auf Seite 1von 15

DRAMA - O AR CMICO SUBSIDIRIO AO TRGICO EM ROMEU E JULIETA

Paulo Igor Xavier da Silva*

Resumo: Este trabalho tem como base analisar a mais famosa tragdia shakespeareana, saber: Romeu e Julieta. A discusso central ser em como Romeu e Julieta se caracteriza como uma tragdia ,segundo o que Aristteles prega na Arte Potica, bem como definir, de forma apenas basilar as ideias Aristotlicas, um pouco do amor de Romeu e Julieta e como este contribuiu para que a tragdia se consumasse. No segundo momento, falaremos como que a Comdia est presente de forma subsidiria a tragdia, ou seja,indo de encontro a teoria de Aristteles sobre a tragdia perfeita, refiro-me: dentro de uma aparecem marcas da outra, tornando a Obra Romeu e Julieta um Drama sem igual, por misturar de forma bem categrica caractersticas to distintas do gnero dramtico Tragdia e Comdia!

Palavras-chave: Romeu e Julieta, Tragdia,Amor,Comdia,Teoria Aristtelica.

*Aluno do nono perodo de Letras Habilitaco em Lingua Inglesa. Universidade estadual Vale do Acara - UVA

A Tragdia em Romeu e Julieta.

Iniciamos a nossa anlise pelo prlogo da obra em questo. CORO Duas casas,iguais em dignidade na formosa Verona vos diro reativaram antiga inimizade,manchando mos fraternas sangue irmo.Do fatal seio desses dois rivais um par nasceu de amantes desditosos, em que sua sepultura o dio dos pais despuseram,na morte venturosos. Os lances desse amor fadado a morte e a obstinao dos pais sempre sempre exaltados que teve fim naquela triste sorte em duas horas vereis representados. Se emprestardes a tudo ouvido atento, supriremos as faltas a contento. (SHAKESPEARE, Romeu e Julieta .Porto Alegre: LPM,1998. P 5) Dois personagens,Romeu e Julieta, oriundos de Duas casas,iguais em dignidade nos mostra que a referida obra trata-se de uma Tragdia. O termo Dignidade imprime aqui uma possvel inspiriraco na teoria da CARTASE Aristtelica de que a tragdia seria uma imitao de seres inferiores a superiores. Ainda segundo Aristteles, temos aqui a prova mxima de que Romeu e Julieta de fato uma tragdia (pelo menos predominantemente), uma vez que difere-se da Comdia,pois, nesta ltima, propem-se os personagens a imitarem Homens to medocres e fteis como os so na realidade.J na Tragdia em si, temos a imitao de um plano superior,sim, Deuses,Reis,Heris ou mesmo Homens,s que nesta feita, superiores aos ordinrios, ou simplesmente dignos, como bem pontua o Dramaturgo Ingls. Do fatal seio desses dois rivais um par nasceu de amantes desditosos, ... na morte venturosos ...Os lances desse amor fadado a morte... fim naquela triste sorte. Extramos daqui uma segundo caracterstica Trgica. Percebemos a presena da inevitvel Moira assim como a retratada em Rei DIPO, ou seja, enquanto os Deuses urinam e defecam nos homens, estes, a merc do inevitvel a morte, Norteiam-se conformadamente (embora at tentem escapar, como percebeu-se em dipo que embora conscientemente ele achava que estava a fugir do destino descrito pelo Orculo, na verdade ele estava se aproximando ainda mais de Matar o seu prprio Rei e Pai e Desposar a sua prpria Rainha e Me - Jocasta ) rumo a tal fim trgico. Romeu e Julieta, desenvolve-se pela sentena de morte de um que o amor do outro e vice e versa.Vemos aqui uma vvida discrio Aristotlica de uma

vtima, outrora Heri, do implacvel, Inexorvel e inevitvel destino (Moira) que lhe trar o extremo do sofrer o fim da existncia! ...na morte venturosos....Enquanto na tragdia puramente grega, o fim trgico dos heris uma ntida representao da soberania,supremacia e por que no da tirania dos Deuses, na tragdia Shakespeariana Romeu e Julieta, esse fim trgico evidencia tambm a ventura (Felicidade ou Risco/Aventura) do casal e mostram-se na peca inteira que transcendi a sua morte em Verona,pois, antes de morrerem em suicdio os seus corpos, Romeu e Julieta, imortalizam um sentimento virtuoso O amor, segundo o que preleciona Harold Bloom. O que seria este Amor e como ele se apresenta? Vejamos.

AMOR, breve definio.

A palavra Amor tem definio mui abstrata e imprecisa, afinal, ele sentimento sentido pelos amantes e no plenamente compreendido compreendido. Em Latim a palavra amor pode significar afeio, compaixo, misericrdia, ou ainda, inclinao, atrao, apetite, paixo, querer bem, satisfao, conquista, desejo, libido, etc (Definico: Wikipedia) Para os Gregos, o Amor era apresentado de diversas formas diferentes, saber: Eros - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparncia fsica, Psiqu - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos, Ludus - o amor que jogado como um jogo; amor brincalho,Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade, Pragma - amor pragmtico, que visualiza apenas o momento e a necessidade temporria, do agora,Mania - amor altamente emocional, instvel; o esteretipo de amor romntico ou apaixonado e por fim,gape - amor altrusta; espiritual. Em Romeu e Julieta, percebemos o amor sendo representado nas suas formas: Ludus,Pragma e principalmente Mania, por o casal estar disposto a ir contra tudo e todos, sem levarem em conta o dano que isso pode causar. Apostam,por assim dizer,como que em um jogo real, at mesmo a afeio de suas famlias por tal sentimento,sim,uma verdadeira

contradio sentimental,uma vez que os amantes negligenciam o Amor fraternal e paterno,bem como o materno, pelo amor que sentem um ao outro.Sentimento este que como a peca demonstra, egosta,ignora a razo e acima de tudo perseverar em todas as coisas, uma verdadeira demonstrao de Inclinaco a saciar o apetite insacivel do desejo 0 amor!

O Nascimento do Amor em Romeu e Julieta.

ROMEU ...Primo, em verdade, adoro uma mulher (Ato I, Cena I)

Durante a leitura atenta da obra, vemos Romeu, um jovem Montquio, passional e destemido, que sofre de amor um amor no correspondido por Rosalina.Romeu tem como seus melhores amigos e companheiros Benvlio e Merccio. convidado por estes, no intuito de faz-lo esquecer sua paixo Platnica por Rosalina, a ir ao baile de mscaras dos Capuleto. Romeu encanta-se por uma jovem e bela moa, que descobre ser Julieta Capuleto, que,diferentemente de sua amada Rosalina, corresponde ao encantamento dele. Mais tarde, Julieta vai para a varanda e conta s estrelas que tem um amor proibido.Romeu, escondido em uns arbustos por baixo da varanda, ouve as confisses de Julieta e no resiste, decide revelar sua presena e aps trocarem juras de amor, marcam o casamento para o dia seguinte. Romeu vai cela de Frei Loureno e convence-o a realizar a cerimnia secreta.

ROMEU - um Capuleto? [...] Sou devedor de minha vida ao meu inimigo (Ato I, Cena IV) JULIETA - Meu nico amor nascido de meu nico dio...Prodigioso para mim o nascimento do amor para que deva amar meu inimigo abominado (Ato I Cena V).

Percebemos o quo bestificados ficam ao descobrirem que o amor da vida de um e de outro pertencem respectivamente a famlias rivais. Mesmo que por uma frao de segundo, Romeu e Julieta ignoram a

realidade e se tornam autopiedosos por se unirem em prol de tal sentimento que para eles se torna, pelas falas acima, mpar (Meu nico amor),Gracioso e benigno (Sou devedor de minha vida...), inesperado (...Prodigioso...), contraditrio por este mesmo amor que une Romeu e Julieta os separar de suas famlias,Ditador (...DEVA amar meu inimigo abominado...) e destruidor quando os amantes so destrudos por ele.

JULIETA - O que h num simples nome? O que chamamos rosa,com outro nome no teria igual perfume? (Ato II, Cena II) JULIETA - Somente teu nome meu inimigo.Tu s tu mesmo, sejas ou no um Montquio. [...] Que h em um simples nome? (Ato II, Cena II).

Agora, depois de verem os fatos, Julieta demonstra plena disposio em continuar a amar Romeu.Percebemos uma grande escusa do casal. Julieta argumenta que um nome simplesmente um mero nome,afinal, as rosas teriam o mesmo perfume caso se chamassem de forma diversa a rosa.Ento, por que ser diferente no caso de Romeu,quer dizer,no caso de um Montquio rival? No faria a menor lgica,pelo menos para Julieta. Julieta ainda ressalta que nada eles tm a ver com a rixa antiga das famlias. Romeu representava, o que pra ela, ele era, Tu s tu mesmo, sejas ou no um Montquio, o amor verdadeiro.O que Julieta se prope amar no a um Montquio (inimigo),mas, a Romeu (ser amvel por excelncia que ). Por fim, o nico inimigo de Julieta era Montquio e no Romeu. Assim, percebemos uma despersonalizao dos personagens. O jovem casal sobra em amor e falta em Prudencia! (FREI LOURENCO, Ato III, cena III).Negligenciaram as origens,culturas,tradies e costumes,sim,abdicaram de tudo,inclusive do prprio nome ou identidades para materializarem o evidentemente impossvel de ser concretizado o amor entre Montquios e Capuletos! Quem mais corre mais tropea (FREI LOURENCO, Ato III, cena III).Romeu e Julieta correram,por assim dizer, ou seja, se apressaram em quebrar uma rixa fortemente entrincheirada a anos com um sentimento Prodigioso (JULIETA Ato I, Cena ).Por mais delicioso que estivesse a magia do momento, deveriam ter dado ouvidos ao conselho: O mel mais doce repugnante por sua prpria delicia (FREI LOURENCO, Ato III, Cena III). O amor imaturo e rebelde de Romeu e Julieta demonstrou

o quo prximo est a delicia do amor (o vo momento) com a repugnancia do mesmo (as consequencias permanentes). O jovem casal foi ncio ao ignorarem os alertas que soavam em unssono. Agora a tragdia chega ao seu clmax:

ROMEU - Tu, desesperado piloto,lana enfim sobre o recife escarpado tua barca exaurida,farta de navegar! Por minha amada (bebe). honesto Boticrio! Tuas drogas so rpidas! [...] Assim,morro [...] com um beijo! (Ato V, Cena III).

JULIETA Que ? Um rumor? Preciso ento apressarme.Oh!Bendita adaga! (arrebata a adaga de romeu). Esta a tua bainha! (apunhala-se). Enferruja-te aqui e deixa-me falecer! (Cai sobre o corpo de Romeu e morre). (Ato V, Cena III).

Aps Romeu ter sido banido pelo prncipe,pelo assassinato de Teobaldo, os pais de Julieta resolvem cas-la com o Conde Pris. Desesperada Julieta pede ajuda ao Frei Lourenco que a aconselha a aceitar o casamento para despistar seus pais. D a ela um frasco de elixir para simular sua morte e montam um plano: Julieta deveria tomar o contedo do frasco, sua famlia acreditaria em sua morte, o casamento com o Conde no se realizaria e o Frei, atravs de uma carta explicativa, mandaria Romeu voltar para que ficassem juntos. Porm a carta se extravia e Romeu recebe a notcia da morte da amada. Desfeito de dor Romeu compra um veneno e desesperado decide morrer tambm. Volta cidade e defronta-se com o Conde no mausolu onde est Julieta, forado a lutar com ele, Travam duelo e Romeu assassinao. Toma o veneno diante do corpo de Julieta e morre abraado a ela. Frei Loureno chega para tentar impedi-lo, mas tarde demais, foge para no ser desmascarado e punido, porm antes acorda Julieta e conta a ela o que se passou, que horrorizada decide ficar junto de seu grande amor. Julieta beija Romeu para tentar absorver o veneno de seus lbios e morrer tambm, mas sua tentativa frustrada. Apanha a adaga de Romeu e apunhala-se, morrendo junto de seu amor.

Romeu e Julieta por fim caem na emboscada dos Deuses sua Moira a morte! Deixam o mundo material em busca de concretizar o amor no mundo mais abstrato que h o espiritual. No podemos por certo condenar esta busca frentica de Romeu e Julieta pelo amor.Afinal, s os mendingos conseguem contar o finheiro que tm (JULIETA - Ato II,Cena VI) e S rir das cicatrizes quem ferida nunca sofreu no corpo (ROMEU - Ato II.Cena II). Talvez ainda amemos de forma muito limitada para conseguirmos mensurar o amor que temos e/ou talvez nunca tenhamos vivenciado a experincia de ter queimado em ns a chama eterna do amor.Chama esta que,como evidenciado em Romeu e Julieta, d Dignidade e desprezo, honra e desonra,glria e vergonha.Chama esta que d luz e sentido a vida dos amantes ou a torna mui escura e trgica como tornara as vidas de Romeu e Julieta. Por fim, notamos o amor descrito por Shakespeare em toda a obra como um amor corrompido pelo meio social,ou seja, aquilo que Durkheim chamou de Fato social, algo imposto pela sociedade e que nos coage a nos encaixarmos. Shakespeare,Inicia pelo amor efmero e no correspondido de Romeu por Rosalina, o amor luxria de Mercrio, excitado pela feiticeira Mab,v raparigas tornarem-se mulheres quando comeam a suportar nas costas o peso dos maridos. O amor interesseiro da Ama que aconselha Julieta,no final do terceiro ato, a abdicar dos votos matrimoniais que fizera a Romeu, mesmo constituindo-se pecado crasso de Pornea (Fornicaco = Adultrio) e casar-se com o rico e belo Pris.Apenas Romeu e Julieta nutrem o Amor ideal, aquele que purga os leiteros e os faz torcer para que o amor seja concretizado,ou seja,pelo imaginrio final feliz, e esse amor em oposio ao sistema social da poca que os leva a runa.

A comdia subsidiria a tragdia em Romeu e Julieta.

A tragdia presente em Romeu e Julieta desvincula-se,em alguns momentos, das regras compostas por Aristteles em sua Arte Potica,como por exemplo:estrutura e forma definida, personagens com caractersticas bem marcadas a ponto do espectador perceber ntida e facilmente do que se trata a pea.Nasce assim, uma existncia subsidiria de cmico meio ao predominantemente trgico.

Segundo Aristteles, a tragdia, assim como os outros gneros, possue a capacidade de produzir efeitos e emoes diferentes em cada indivduo que ler / assiste. Afirmava ainda que o fundamento primordial da Potica, a Mimese, uma qualidade inerente a todo homem, e a literatura (j que esta produo do ser humano), assim seria uma imitao da vida real, atravs da palavra e da arte por trs desta,e a Mimese assim representa as aes humanas amor,dio,etc. Criou-se uma diviso de personagens por sua posio na sociedade, logo tambm estaria dividido por gneros onde, homens superiores a mdia, nobres e deuses, heris presentes na tragdia, tambm homens inferiores a mdia, seriam os personagens camponeses, soldados; mdia essa que representa a classe social dos personagens. Faz-se necessrio neste contexto uma listagem das principais caractersticas da tragdia em geral, tambm presente de fora predominante em Romeu e Julieta, para termos condies clara de diferila da comdia que subsidiriamente nos apresentada em Romeu e Julieta. Representada inicialmente pela Moira e Fatum seria a crena no destino, a personagem destinada ao seu destino:

Temo que cedo demais, pois meu corao pressente que alguma fatalidade suspensa no entanto nas estrelas, comear amargamente seu terrvel curso com esta festa noturna e por fim desprezvel que trago em meu peito graas a algum golpe vil de prematura morte. Mas aquele que governa o leme de minha existncia guie minha nave. (Romeu e Julieta- Cena IV,ltimo Ato)

O metron que o limite entre o mundo dos Deuses e dos seus seres humanos, no podendo ser ultrapassado por ambos, as hybris representada pelo orgulho exagerado dos heris que se consideram iguais aos deuses, h a hamatria ou o erro dos heris quando tentam se igualar aos deuses, sparagmas o castigo das foras maiores ao homem, que caa em desgraa, perdia tudo, e como fim na maioria das vezes terminava na morte do heri, anagnorisis seria o esclarecimento dos fatos, o reconhecimento, observa-se a reviravolta ou a complicao dos fatos, onde ocorre a queda do personagem principal e por fim a

ironia trgica, que quando o heri tenta desviar-se do seu destino, estando cada vez mais perto dele. Percebe-se que aps esta listagem dessas caractersticas, vemos que elas no esto representadas nitidamente ou no existem em Romeu e Julieta, apenas a moira se demonstra em vrias personagens da obra. H no entanto tantas outras caractersticas que a identificam mais com o gnero da Comdia, como a qualidade dos personagens que so de baixa classe social (camponeses, serventes, soldados) em Romeu e Julieta temos a Ama, Merccio e o Benvlio, um desenlace feliz e o objetivo de provocar riso no espectador, os pais enganados, um amor cheio de reviravoltas divertidas. Dessas caractersticas citadas apenas uma no podemos afirmar que se encontra na obra em estudo, que seria o final feliz, o que determina fielmente que a pea se trata de uma Tragdia. Exatamente no fim temos essa certeza, pois do seu incio at determinado ponto vemos Romeu e Julieta mais como Comdia do que uma Tragdia. A tratar-se de Merccio, principal personagem cmico, melhor amigo de Romeu, era um jovem primo do prncipe, porm de nvel social no considervel. Sua importncia se d pelos seus dilogos, e grande atuao, que Shakespeare usou minuciosamente, no desenrolar de fatos predominantemente importantes na pea. De humor escancarado, vocabulrio de baixo escalo, viso sexual explcita e imoral para os costumes da poca, demonstravam em que posio social deveria est inserido naquela poca. So suas as frases mais cmicas da obra:

Esta a bruxa que, quando as donzelas dormem de costas as oprime e lhes ensina a agentar pela primeira vez o peso masculino, delas fazendo mulheres de boa carga. (Romeu e Julieta- cena IV,1 ato)

Ou quando faz aluses a sexualidade;

...o dedo obsceno do quadrante solar est agora tocando o pau do meio- dia.

(Romeu e Julieta-cena IV, 2ato)

Com esses pequenos trechos vemos uma caracterizao mais que perfeita da presena de um personagem cmico em uma tragdia. Assim tambm como a Ama que pouco se sabe sobre ela na pea, apenas que teve uma filha e um marido, ambos falecidos. Vivendo ela, apenas para cuidar e alcovitar Julieta. Se utiliza tambm de uma linguagem bem rasteira, caractersticas inferiores a sociedade, aparncia tambm engraada, apesar de ser descrito apenas mnimos detalhes a respeito disso; se utiliza tambm de longos discursos mostrados na pea como intromisses ou alcovitarias na conversa dos outros:

E eu aposto quatorze de meus dentes (embora com tristeza o fale s possua quatro) como ainda no fez quatorze anos. (Romeu e Julieta-cena III,1ato)

Vemos a Ama utilizando-se de um vocabulrio depreciativo:

No sou uma dessas namoradeiras, no sou uma dessas debochadas. -E tu ficas assim, como um imbecil, permitindo que qualquer um use de mim vontade? (Romeu e Julieta-cena V,2ato)

Quando ela no mantm fixo o foco da conversa, tornando o dilogo engraado e desconexo:

Vosso amor, diz como honrado cavalheiro, corts, amvel, galhardo e posso assegurar-vos como virtuoso... Onde est sua me? (Romeu e Julieta-cena V,2ato)

Nessa concepo a uma relao entre o gnero da Tragdia e o da Comdia, o que transforma a pea mais bela. No se pode afirmar, porm supor, que de carter de Shakespeare, introduzir esses fatos e personagens cmicos no intuito de amenizar as aes trgicas da pea dando um tom mais livre e agradvel aos vrios pblicos, pois na poca de Shakespeare vrias classes sociais podiam participar das peas de teatro e frequentarem o mesmo. Com isso os camponeses se entretiam, com aquilo que eles gostavam de ouvir, ver, peas que mostravam intrigas, palavres, sexualidade exposta, e estes so momentos bem presentes em Romeu e Julieta. Tanto uma pea na Tragdia como na Comdia comeam da mesma maneira com acontecimentos semelhantes, no necessariamente com os heris ou personagens principais, assim necessrio a presena de algum fator que faa a diferena prpria, que definiria o que seria a Tragdia e a Comdia, principalmente na obra em estudo. Um fato decisivo pe novamente em contra posio a pea, seria uma caracterstica primordial da Tragdia, pelos personagens principais como desencadeadores dos fatos, da ordem natural dos seres, culpados por todas as aes que essa personagem sofre, como grandes desgraas e mortes. Em Romeu e Julieta no h nenhum trecho que comprove que os heris ttulo tenham cometido ou agido de forma que os poderes astrais ou superiores se voltassem contra eles. Eles no estavam diretamente ligados com a briga entre Teobaldo e Merccio, principal fato desencadeador dos fatos trgicos da pea, assunto que ser retomado mais adiante. Percebemos que os heris trgicos da pea no so causadores da hybris;

Tudo comea em Verona, onde duas poderosas famlias eram inimigas de morte. Capuletos de um lado e Montecchios de outro, viviam em constante guerra, do senhor ao menor dos servidores. (Sinopse da obra,pag.25)

...duas famlias iguais na dignidade, levadas por antigos rancores, desencadeiam novos distrbios, nos quais o sangue civil tinge mos cidads. (Prlogo da Pea)

Neste erro trgico,eles so vtima do acaso desse amor, onde so trancafiados pelo dio de suas famlias, sem poder revelar a todos o que sentiam, assumir o amor deles e viver como um casal comum:

Da estranha fatal desses dois inimigos ganharam vida, sob adversa estrela, dois amantes cuja desventura e lastimoso fim enterram com suas mortes, a constante fria de seus pais. (Prlogo da pea)

Os terrveis momentos de seu amor fatal e a obstinao do dio das famlias, que somente a morte fatal de seus filhos pde acalmar... (Prlogo da pea)

Tomando como base, o texto crtico de Rosenfeld, sobre o pensamento Renascentista de Shakespeare, h uma afirmao que o pe como seguidor de caracteres da Arte Potica de Aristteles, no que diz respeito a organizao dos fatos na pea e das aes, pois se afirma que sem ao no existe Tragdia. Ocorre que se descaracteriza do gnero trgico pelo desenrolar dos fatos cmicos, chegando ao ponto pice desse trabalho, mostrando como acaba a comdia nessa pea.Com a leitura da obra vemos que na cena I do 3ato a pea perde suas caractersticas cmicas junto com suas personagens representantes desse gnero, Merccio e a Ama, No que esta desaparea,mas muda de atitude influindo em sua personalidade. Nessa cena ocorre o que se pode chamar de ironia trgica. Com a briga entre Merccio e Teobaldo h a quebra de toda a obra, a pea toma outro rumo, vemos a o incio verdadeiro dos momentos tristes da pea,j que ela perde sua personagem mais cmica, junto com suas conversas e palavres. J quanto ao texto crtico de Frye sobre a pea, que caracteriza esta cena como terrvel, Merccio meio que esnoba Romeu, esse se revolta e o desejo de vingana aflora em si, e Teobaldo morto por Romeu tornando-se heri trgico da pea:

Mas isto uma tragdia: matando Teobaldo e vingando Merccio. Romeu irrevogavelmente se torna uma figura trgica. (Texto critico. Frye Northrop)

Personagem comediosa,a Ama, na pea que transforma-se em outra figura, assume outras caractersticas psicolgicas e hndole, observa-se vozes dela que v-se uma outra mulher agora sem escrpulos morais, sem carter, at mesmo religio. Antes apoiava Romeu e depois o desconjura, pede que castigos caiam sobre ele:

No h firmeza, no h f, no h honradez nos homens!Todos so perjuros, fingidos, inquos, hipcritas...Que a vergonha caia sobre Romeu. (Romeu e Julieta-cenaII, 3ato)

Em determinado ponto ela se pe contra Julieta apoiando a traio no casamento, aconselhando-a a se casar com outro, estando casada com Romeu:

Estando, portanto as coisas como esto, acredito que o mais conveniente que vos caseis com o conde...e mesmo que no fosse, vosso primeiro esposo est morto. (Romeu e Julieta-cenaV,3ato)

Notadamente tudo o que na pea havia de cmico, desapareceu desde o momento em que Merccio morto por Teobaldo nos braos de Romeu. No vemos mais Julieta como uma menina, sim uma mulher de opnio, seus pais se tornam ditadores e lhe impem um casamento , Romeu toma atitudes de homem e sabe esperar pelo desenrolar dos fatos at o fim triste dos dois, que chega com a morte das principais

personagens, que se tornaram trgicos sem culpa e com a paz estabelecida entre as duas famlias, celada com a construo de esttuas em memria dos mortos. Talvez a obra faa essa fuso de gneros, graas a maestria de Shakespeare ou no intuito de dar leveza a sua pea ou de criar um novo gnero que seria desenvolvido com o passar dos tempos. Romeu e Julieta sem dvida a melhor obra desse dramaturgo, levando-se em considerao a fuso de gneros literrios.

BIBLIOGRAFIA:
WILLIAM, Shakespeare. Romeu e Julieta. So Paulo: Martin Claret, 2007.Traduo: Jean Melville .

WILLIAM, Shakespeare. Romeu e Julieta. Fonte Digital, WWW.Jahr.org. Garcia,Nlson Jahr, 2002. Edico: Ridendo Castigat Mores.

FRYE, Northrop. Romeu e Julieta,Texto Crtico.

ROSENFELD, Anatol. Shakespeare e o pensamento Renascentista,Texto Crtico. BLOOM, Harold. The invention of the humam Romeu and Juliet, Texto Crtico.

ARISTTELES, A arte retrica e a Arte potica.Rio de janeiro: Ediouro, 1969 Sites:


http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/tragedia_grega1.htm https://pt.wikipedia.org/wiki/Amor http://teatroguairaromeuejulieta.blogspot.com.br/2008/05/tragdi-escrit-por-williamshakespeare.html https://www.agbook.com.br/book/144334-A_COMEDIA_NA_TRAGEDIA_DE_ROMEU_E_JULIETA

Das könnte Ihnen auch gefallen