Sie sind auf Seite 1von 2

25/09/13

Dilma usar discurso na ONU para criticar espionagem dos EUA - BBC Brasil - Notcias

Dilma usar discurso na ONU para criticar espionagem dos EUA


Pab lo Uchoa, Enviado especial da BBC Brasil a Nova York Atualizado em 23 de setembro, 2013 - 05:08 (Braslia) 08:08 GMT

Dilma cancelou viagem que faria a Washington em outubro A presidente Dilma Rousseff chega nesta segunda-feira a Nova York para cumprir uma agenda de compromissos polticos e econmicos, incluindo a tarefa de abrir o debate dos lderes na 68 Assembleia Geral da ONU, na tera-feira. A presidente j avisou e portanto essa a expectativa que usar o palanque privilegiado para criticar as aes de espionagem americana reveladas pelo ex-funcionrio da Agncia Nacional de Segurana (NSA) Edward Snowden. No esto confirmados encontros com lderes de outros pases, segundo o Planalto. O grosso dos contatos bilaterais ser feito pelo ministro das Relaes Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, que, de acordo com o Itamaraty, ficar at o fim da semana em Nova York participando de pelo menos dez reunies bilaterais. Segundo o ministrio, possvel um encontro entre Figueiredo e o secretrio de Estado americano, John Kerry. Seria o primeiro desde que Dilma e o presidente Barack Obama anunciaram o adiamento da visita de Estado da presidente a Washington, por causa das acusaes de espionagem. Figueiredo tambm participar de reunies ministeriais do G4 (Alemanha, Brasil, ndia e Japo, que discutem a reforma do Conselho de Segurana da ONU), dos Brics (Brasil, Rssia, ndia, China e frica do Sul) e do Ibas (Brasil, ndia e frica do Sul). Alm da participao na ONU, Dilma tem previso de fazer dois outros discursos aqui em Nova York. Na tera-feira, em uma sesso de alto nvel sobre desenvolvimento sustentvel na ONU, um frum que entre outras coisas acompanha os resultados da Rio+20. A assembleia geral deste ano dedicada a uma "agenda de desenvolvimento ps-2015". Na quarta-feira, a presidente falar em um evento sobre oportunidades no setor brasileiro de infraestrutura promovido pelo banco Goldman Sachs, o jornal Metro e a rede Bandeirantes de TV. Tambm participam do evento ministros da rea econmica do governo Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e os presidentes do Banco Central, Alexandre Tombini, e do BNDES, Luciano Coutinho. A partida da presidente para o Brasil est prevista para a quarta-feira tarde.

Segurana nas comunicaes


A expectativa que Dilma critique a espionagem americana e expresse algum tipo de apoio a medidas voltadas para incrementar a segurana dos dados nas comunicaes globais. Esse tema tem sido alvo de discusses em vrias instncias da ONU. No Conselho dos Direitos Humanos, em Genebra, por exemplo, entidades da sociedade civil e alguns pases j defenderam que o debate seja enfocado sob o prisma de direitos e liberdades fundamentais. Tambm existem na ONU discusses sobre a governana da internet ou a falta dela em instncias como a Unesco e a Unio Internacional das Telecomunicaes. "O que existe atualmente um vcuo institucional, e os Estados Unidos, nesse vcuo, tm uma vantagem, porque abrigam grande parte da infraestrutura da rede e lideram o desenvolvimento cientfico-tecnolgico mesmo", disse BBC Brasil a pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV-Rio, Joana Varon. Documentos vazados por Edward Snowden mostraram que o trabalho da NSA foi facilitado pelo fato de grande parte dos dados das comunicaes globais e quase todo o trfego de dados das comunicaes brasileiras passarem pela infraestrutura americana. As revelaes tambm mostraram que a NSA utilizou infraestrutura de servios americana empresas, provedores, etc como meio de coletar dados, com ou sem a concordncia delas. Este aspecto recolocou na agenda projetos do Brasil que j estavam em adiantamento, como a criao de vias de trfego de dados que no passem pelo territrio americano. Para isso, seriam necessrias obras de infraestrutura envolvendo a colocao de cabos subaquticos de fibra tica ligando o Brasil e outros pases.

Documentos vazados por Edward Snowden provocaram atrito entre Brasil e EUA Mas na ONU as discusses dizem respeito governana da rede a partir de um ponto de vista global. "O desafio pensar um modelo que atenda a necessidades de

www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/09/130923_dilma_onu_pu_dg.shtml?print=1

1/2

25/09/13

Dilma usar discurso na ONU para criticar espionagem dos EUA - BBC Brasil - Notcias

inovao, em que o Estado no necessariamente tenha um papel central, mas que ao mesmo tempo garanta o respeite aos direitos humanos fundamentais", diz Varon. Analistas creem que o Brasil poderia contribuir com esse debate de governana da internet oferecendo o seu modelo de comit nacional de gesto da rede, no qual Estado, empresas e entidades da sociedade civil discutem o tema a partir de um ponto de vista de liberdades individuais.

EUA de cabea baixa


Qualquer que seja a referncia que a presidente faa sobre esta seara em seu discurso, analistas acreditam que expressar uma posio contra esse status quo que implica a vantagem americana. Mas a presidente j deu a entender que a Casa Branca est ciente do tom crtica da mensagem. "O governo americano entende totalmente que at certo nvel a presidente Dilma precisa mostrar firmeza para satisfazer o pblico brasileiro, que realmente est, com boa razo, irritado com a intruso americana", acredita o professor de histria da Universidade Georgetown, em Washington, Bryan McCann. "A presidente Dilma tem boas justificativas para exigir explicaes dos Estados Unidos que ainda esto por vir." Para o professor, seus interlocutores americanos tambm sabem que a presidente "tem os problemas brasileiros (para cuidar) e que h uma certa oportunidade em criticar os Estados Unidos para desviar, talvez, a ateno dos problemas dentro do Brasil no momento". Mais alm deste tema, o discurso brasileiro que tradicionalmente abre a plenria de lderes na ONU tambm deve fazer jus ao costume passar em "revista" as questes internacionais, como ressaltou a assessoria do Planalto. O discurso poderia incluir, portanto, referncias a dois outros assuntos que tm dominado as discusses polticas e econmicas, e nos quais o Brasil mantm uma posio crtica atuao americana. Um deles a Sria; o Brasil se ops a uma ao militar contra o governo srio, como tem sido proposto pelos Estados Unidos. O outro, o gerenciamento das medidas de afrouxamento monetrio pelo Banco Central americano que, se no for feito com cuidado, pode gerar fugas de capitais nos pases emergentes.

Celular Advertise With Us BBC 2013

Condies de uso Poltica de privacidade

Sobre a BBC Ajuda sobre acesso Contate a BBC

www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/09/130923_dilma_onu_pu_dg.shtml?print=1

2/2

Das könnte Ihnen auch gefallen