Sie sind auf Seite 1von 4

Os homens vivem em conflitos para a apropriao dos bens ambientais, iniciado h muito tempo, ainda na poca em que os recursos

naturais eram consumidos exclusivamente para satisfazer necessidades primordiais do ser humano, sem que houvesse qualquer intuito econmico, com o passar do tempo, surgem leis regulando o homem quanto ao uso do meio ambiente, principalmente com as atividades agropecurias, estas que impulsionam o desmatamento, a mortandade de espcies da fauna, aquecimento global, dentre outros problemas ambientais. No Brasil, s perspectivas de proteo do meio ambiente atravs da publicao da lei federal n 6.938 de 1981, entitulada de Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente, prescreve o meio ambiente como o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas e tem como objetivo o desenvolvimento econmico e social com a conservao ambiental. O Direito Ambiental surge para rever e redimensionar conceitos que dispem sobre a convivncia das atividades sociais, com termos disciplinares utilizando-se de normas administrativas, civis ou penais, garantindo assim o reconhecimento de que o meio ambiente um fator indispensvel para a sobrevivncia do homem, devendo atuar sobre toda e qualquer rea, impondo a reformulao de conceitos, institutos e princpios, exigindo a adaptao e reestruturao do modelo socioeconmico atual com o necessrio equilbrio do meio ambiente, tendo em vista a sadia qualidade de vida. Com base no Superior Tribunal de Justia, verifica-se a evoluo do Direito Ambiental no Brasil, este que inicia-se no ano de 1605 com base na grande proporo de desmatamento devido o corte do pau-brasil e segue com o surgimento e modificaes de leis para tartar dos diversos casos ambientais. Na sequencia observase por meio do Organograma 1 a evoluo do Direito Ambiental no Brasil.

Organograma 1: Evoluo do Direito Ambiental no Brasil.


1605 Regimento do Pau-Brasil Surge a primeira lei de cunho ambiental no Pas voltado proteo das florestas. Carta Rgia Afirma a necessidade de proteo a rios, nascentes e encostas, que passam a ser declarados propriedades da Coroa. Regimento de Cortes de Madeira Criado para estabelecer rigorosas regras para a derrubada de rvores. Lei de Terras do Brasil promulgada a Lei n 601/1850, onde disciplina a ocupao do solo e estabelece sanes para atividades predatrias. Primeira Reserva Florestal expedido o Decreto n 8.843, que cria a primeira reserva florestal do Brasil, no antigo Territrio do Acre. Cdigo Civil Brasileiro Elenca vrias disposies de natureza ecolgica., refletindo na viso patrimonial, de cunho individualista. Cdigo Florestal Impe limites ao exerccio do direito de propriedade e o Cdigo de guas. Estatuto da Terra promulgada a Lei n 4.504, surge como resposta a reivindicaes de movimentos sociais, que exigiam mudanas estruturais na propriedade e no uso da terra no Brasil. Nova Verso do Cdigo Florestal ampliado a poltica de proteo e conservao da flora, estabelece a proteo das reas de preservao permanente. Edio do Cdigo da Caa, Pesca, Minerao e Proteo da Fauna Uma nova Constituio atribui Unio competncia para legislar sobre jazidas, florestas, caa, pesca e guas, cabendo aos Estados tratar de matria florestal. Inicio do Controle da Poluio Causada por Industrias Por meio do Decreto-Lei n 1.413, empresas poluidoras ficam obrigadas a prevenir e corrigir os prejuzos da contaminao do meio ambiente. Responsbilidade Civil promulgada a Lei n 6.453, que estabelece a responsabilidade civil em casos de danos provenientes de atividades nucleares. Edio da Poltica Nacional do Meio Ambiente Lei n 6.938, que estabelece inovao ao apresentar o meio ambiente como objeto especfico de proteo. Edio da Lei Disciplinar Lei n 7.347, que disciplina a ao civil pblica como instrumento processual especfico para a defesa do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. Lei Especfica ao Meio Ambiente promulgada a Constituio de 1988, criando um captulo especfico ao meio ambiente. Avanada, impe ao Poder Pblico e coletividade, em seu art. 225, o dever de defender e preservar o meio ambiente para as geraes presentes e futuras. Lei da Poltica Agrcola Lei n 8.171, Com um captulo especialmente dedicado proteo ambiental, o texto obriga o proprietrio rural a recompor sua propriedade com reserva florestal obrigatria. Lei Sobre os Crimes Ambientais Lei n 9.605, que prev sanes penais e administrativas para condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservao Lei n 9.985/00, que prev mecanismos para a defesa dos ecossistemas naturais e de preservao dos recursos naturais neles contidos. Estatuto das Cidades Lei n10.257, que dota o ente municipal de mecanismos visando permitir que seu desenvolvimento no ocorra em detrimento do meio ambiente.

1797

1799

1850

1911

1916

1934

1964

1965

1967

1975

1977

1981

1985

1988

1991

1998

2000

2001

Fonte: STJ - Superior Tribunal de Justia.

A defesa do meio ambiente pelo poder pblico e pela coletividade, tambm decorre deste ser um patrimnio comum que deve ser assegurado para o uso de todos, e isto influencia tambm na questo da propriedade privada, pelo princpio da funo socioambiental da propriedade, o proprietrio de imvel urbano e/ou rural deve observar que o direito de uso, gozo e disposio do bem limitado, pois est condicionado promoo de bem-estar social, de modo que ele deve usufruir de sua propriedade sem prejudicar a coletividade e sendo o caso, com adoo de medidas que favoream o meio ambiente ecologicamente equilibrado. Desse modo, o princpio do poluidor-pagador que dispe ao empreendedor de atividade econmica de significativo impacto ambiental, o dever de internalizar as externalidades negativas, competindo ao mesmo custear com todos os meios necessrios para a proteo do meio ambiente e do bem-estar social. Quanto ao sistema processual, o nus da prova incumbe ao autor, que deve demonstrar os fatos constitutivos do seu direito, para que a verdade alegada em juzo seja admitida pelo magistrado. Ao ru, por sua vez, cabe demonstrar a existncia de fatos que modificam ou mesmo extinguem o direito pleiteado pelo autor, podendo contest-lo por meio de contraprovas. As leis ambientais trouxeram como contributos fundamentais para o desenvolvimento do Direito do ambiente a consolidao de um conceito jurdico autnomo e integral de ambiente que pudesse ser capaz de contemplar sua dimenso coletiva, ultrapassando a j insuficiente leitura restritiva de sua dimenso individual.

http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9701&revista_ca derno=5 http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.tex to=97547 http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.tex to=97506 http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/evoluo-legislativa-do-direitoambiental-no-brasil

http://jus.com.br/artigos/21836/direito-ambiental-brasileiro-surgimentoconceito-e-hermeneutica todas foram acessadas no dia 21/11/13 ( para colocar nas referencias bibliogrficas)

Das könnte Ihnen auch gefallen