Sie sind auf Seite 1von 7

SIMULADO TURNO NOTURNO 3 ANO REGULAR ALUNO (A):_______________________________________________________________________________________ 3 ANO:_________ DATA: 27/06/2013 VALOR: PONTOS LEIA COM ATENO

O 12Essa avaliao contm 27 questes Confira a quantidade e a numerao das questes e se estas apresentarem algum defeito ou divergncia, comunique ao (a) professor(a) aplicador (a) da sala para que ele(a) tome as providncias cabveis. 3- Cada disciplina tem trs (3) questes com cinco (5) alternativas. H somente uma resposta correta para cada questo. 4- Aps a conferncia, preencha seus dados de identificao nos espaos prprios com caneta esferogrfica com tinta preta ou azul escuro. 5- Preencha a folha resposta com caneta esferogrfica com tinta preta ou azul escuro a rea da alternativa marcada como ATENO: A marcao em mais de uma opo, anula a questo, mesmo que uma das respostas esse exemplo: esteja correta. 6- No dobre, no amasse e nem rasure o gabarito, pois este no ser substitudo. 7- O tempo disponvel para essa avaliao de duas 2 horas. Reserve os trinta (30) minutos finais para marcar seu gabarito. Os rascunhos e as marcaes assinaladas na avaliao no sero considerados. S ser vlida a resposta do gabarito. 8- Favor deixar os celulares e/ou qualquer aparelho eletrnico desligado. 9- No ser permitido o uso de aparelhos eletrnicos. 10- A folha resposta ser entregue assim que o aluno terminar de responder, basta levantar a mo. 11- Ao terminar a avaliao, acene para chamar o(a) professor(a) aplicador(a), entregue a avaliao e o gabarito, aguarde autorizao para sair do local.

Voc poder ser excludo da avaliao em caso de : a) b) c) d) e) f) g) Agir com incorreo ou descortesia para com qualquer participante ou pessoa envolvida no processo de aplicao da avaliao; Perturbao da ordem nesse local incorrendo em comportamento indevido durante a realizao dessa avaliao; Comunicar-se , durante a avaliao com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; Utilizar qualquer tipo de equipamento eletrnico e de comunicao durante a realizao da avaliao; Utilizar livros, notas ou impressos durante a realizao da avaliao; Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento, em benefcio prprio ou de terceiros, em qualquer etapa da avaliao; Ausentar-se da sala de avaliao levando consigo a avaliao e/ou gabarito. Cuide bem da Folha de Respostas; ela a sua prova.

BOM MESMO IR A LUTA COM DETERMINAO, ABRAAR A VIDA COM PAIXO, PERDER COM CLASSE E VENCER COM OUSADIA... POIS O TRIUNFO PERTENCE A QUEM SE ATREVE. CHARLES CHAPLIN MUITA ATENO E BOM SIMULADO.

A. (

BIOLOGIA
1) (UFPel-RS) As palavras adequadas para preencher as lacunas do texto abaixo so, respectivamente:

B. ( C. ( D. ( E. (

Caracteres hereditrios so definidos pro sua habilidade de serem transmitidos de uma gerao a outra de uma maneira previsvel. importante realizar uma distino entre a aparncia do organismo (que ns observamos) e a sua constituio gentica (que ns podemos inferir). Caractersticas visveis ou mensurveis so chamadas de _____________________, enquanto os fatores responsveis por elas so denominados ___________________. O fentipo para a cor da flor, em Mirabilis Jalapa, controlado por um gene que tem dois alelos. A seqncia de DNA de um resulta em uma protena cujas estruturas primrias e tercirias causam a sntese de pigmento vermelho nas ptalas. A seqncia de DNA do outro alelo codifica para uma protena cuja estrutura terciria mal formada, no h atividade enzimtica e nenhum pigmento produzido, ento, as flores so brancas. No indivduo heterozigoto vermelho produzido, ento, as flores so rosadas. A ao gnica responsveis pela cor da flor em Mirabilis Jalapa ________________________ . A. ( B. ( C. ( D. ( E. ( ) ) ) ) ) gentipo, fentipo, co-dominncia. fentipo, gentipo, dominncia completa. gentipo, fentipo, dominncia completa. fentipo, gentipo, sobre-dominncia. e)fentipo, gentipo, co-dominncia.

) Tomar a plula do dia seguinte e continuar tomando o anticoncepcional. ) Parar a cartela que vinha tomando e iniciar uma outra no dia seguinte. ) Tomar as plulas esquecidas quando se lembrar e continuar a cartela. ) Parar a cartela at a prxima menstruao e utilizar camisinha ) Tomar as plulas esquecidas e usar camisinha.

FILOSOFIA
4) Que filsofo alertou acerca do perigo em mitificar a cincia e os cientistas? Para facilitar veja um fragmento do texto desse pensador: O cientista virou um mito. E todo mito perigoso, porque ele induz o comportamento e inibe o pensamento. Assinale a alternativa correta: A ( ) Rubem Alves B ( ) Freud C ( ) Plato D ( ) Paulo Coelho E ( ) Aristteles

5) Assinale a alternativa correta aps analisar o fragmento do texto que se segue: ... interessa-se mais em resolver problemas especficos delimitados; ... busca alcanar uma viso global, harmnica e crtica do conhecimento. A ( ) Religio e Mitologia B ( ) Cincia e Religio C ( ) Cincia e Filosofia D ( ) Arte e Sociologia E ( ) Desejo e sentimento

2)Considere os itens abaixo: I- Bactrias so utilizadas na indstria de alimentos para a produo de coalhadas e iogurtes. II - A decomposio de matria orgnica um dos mais importantes papis ecolgicos das bactrias. III - Algumas espcies de bactrias participam da ciclagem do nitrognio na Biosfera terrestre. IV - possvel produzir-se, atualmente, hormnios humanos a partir de tcnicas de engenharia gentica com utilizao de bactrias. Dos itens acima:

6) Qual a viso do filsofo Karl Popper acerca da verdade? A ( ) Idntica para todos os seres humanos B ( ) S pode ser alcanada pela graa divina C ( ) S os poderosos tm acesso

A. ( B. ( C. ( D. ( E. (

) ) ) ) )

todos so incorretos apenas I e II so corretos apenas II e IV so corretos apenas I e IV so corretos todos so corretos

D ( ) inalcanvel, mas devemos nos aproximar dela por tentativas E ( ) Ningum fala a verdade

3) O anticoncepcional oral ou plula anticoncepcional contm geralmente uma combinao de hormnios estrognio e progesterona que impedem a hipfise de produzir o FSH hormnio Folculo Estimulante e o LH - Hormnio Luteinizante, responsveis pelo o amadurecimento e liberao do vulo. Se esquecer de tomar por dois dias seguidos a plula, a mulher , para no engravidar, deve:

FSICA
7) O acelerador de partculas LHC, o Grande Colisor de Hadrons (Large Hadron Collider), recebeu da imprensa vrios adjetivos superlativos: a maior mquina do mundo, o maior experimento j feito, o big-bang recriado em laboratrio, para citar alguns. Quando o LHC estiver funcionando a plena capacidade, um feixe de prtons, percorrendo o permetro do anel circular do acelerador, ir 14 4 conter 10 prtons, efetuando 10 voltas por segundo, no anel.

Considerando que os prtons preenchem o anel uniformemente, identifique a alternativa que indica corretamente a corrente eltrica que circula pelo anel. Dado: carga eltrica do prton A( B( C( D( E( ) 0,16 A ) ) ) )

(C) I desmente II - O mundo globalizado promoveu desemprego especialmente para pessoas entre 10 e 15 anos de estudo. (D) II justifica I - O desemprego estrutural leva a excluso de trabalhadores com escolaridade de nvel mdio incompleto. (E) II complementa I - O longo perodo de baixo crescimento econmico acirrou a competio, e pessoas de maior escolaridade passam a aceitar funes que no correspondem a sua formao. 11) (ENEM) Um certo carro esporte desenhado na Califrnia, financiado por Tquio, o prottipo criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem feita nos EUA e Mxico, com componentes eletrnicos inventados em Nova Jrsei (EUA), fabricados no Japo. (). J a indstria de confeco norte-americana, quando inscreve em seus produtos made in USA, esquece de mencionar que eles foram produzidos no Mxico, Caribe ou Filipinas. (Renato Ortiz, Mundializao e Cultura) O texto ilustra como em certos pases produz-se tanto um carro esporte caro e sofisticado, quanto roupas que nem sequer levam uma etiqueta identificando o pas produtor. De fato, tais roupas costumam ser feitas em fbricas chamadas maquiladoras situadas em zonas-francas, onde os trabalhadores nem sempre tm direitos trabalhistas garantidos. A produo nessas condies indicaria um processo de globalizao que: (A) fortalece os Estados Nacionais e diminui as disparidades econmicas entre eles pela aproximao entre um centro rico e uma periferia pobre. (B) garante a soberania dos Estados Nacionais por meio da identificao da origem de produo dos bens e mercadorias. (C) fortalece igualmente os Estados Nacionais por meio da circulao de bens e capitais e do intercmbio de tecnologia. (D) compensa as disparidades econmicas pela socializao de novas tecnologias e pela circulao globalizada da mode-obra. (E) reafirma as diferenas entre um centro rico e uma periferia pobre, tanto dentro como fora das fronteiras dos Estados Nacionais. 12) (ENEM) Alm dos inmeros eletrodomsticos e bens eletrnicos, o automvel produzido pela indstria fordista promoveu, a partir dos anos 50, mudanas significativas no modo de vida dos consumidores e tambm na habitao e nas cidades. Com a massificao do consumo dos bens modernos, dos eletroeletrnicos e tambm do automvel, mudaram radicalmente o modo de vida, os valores, a cultura e o conjunto do ambiente construdo. Da ocupao do solo urbano at o interior da moradia, a transformao foi profunda. Uma das conseqncias das inovaes tecnolgicas das ltimas dcadas, que determinaram diferentes formas de uso e ocupao do espao geogrfico, a instituio das chamadas cidades globais, que se caracterizam por: A) possurem o mesmo nvel de influncia no cenrio mundial. B) fortalecerem os laos de cidadania e solidariedade entre os membros das diversas comunidades. C) constiturem um passo importante para a diminuio das desigualdades sociais causadas pela polarizao social e pela segregao urbana.

1,6 10 19 C

1,6 1015 A
1,6 1029 A 1,6 109 A 1,6 1023 A

8) A passagem da corrente eltrica pode produzir calor. Instalaes eltricas mal feitas, uso de materiais de baixa qualidade ou desgaste de materiais antigos podem provocar curto-circuito. Para evitar-se riscos de incndios, as instalaes eltricas devem conter um dispositivo de segurana denominado: A( B( C( D( E( ) fusl. ) resistor. ) estabilizador de tenso. ) disjuntor. ) relgio de luz.

9) Em uma tarde de tempestade, numa regio desprovida de para-raios, a antena de uma casa recebe uma carga que 4 faz fluir uma corrente de 1,2 x 10 A, em um intervalo de -6 tempo de 25 x 10 s. Qual a carga total transferida para a antena? A( B( C( D( E( ) 0,15 C ) 0,20 C ) 0,48 C ) 0,30 C ) 0,29 C

GEOGRAFIA
10) (ENEM) Leia as frases abaixo: I - A situao de um trabalhador Paulo Henrique de Jesus est h quatro meses desempregado. Com o Ensino Mdio completo, ou seja, 11 anos de estudo, ele perdeu a vaga que preenchia h oito anos de encarregado numa transportadora de valores, ganhando R$800,00. Desde ento, e com 50 currculos j distribudos, s encontra oferta para ganhar um salrio mnimo. Ele aceitou trabalhar por esse valor, sem carteira assinada, como garom numa casa de festas para fazer frente s despesas. (O Globo, 20/07/2005.) II - Uma interpretao sobre o acesso ao mercado de trabalho Atualmente, a baixa qualificao da mo-de-obra um dos responsveis pelo desemprego no Brasil. A relao que se estabelece entre a situao (I) e a interpretao (II) e a razo para essa relao aparece em: (A) II explica I - Nos nveis de escolaridade mais baixos h dificuldade de acesso ao mercado de trabalho. (B) I refora II - Os avanos tecnolgicos da Terceira Revoluo Industrial garantem somente o acesso ao trabalho para aqueles de formao em nvel superior.

D) terem sido diretamente impactadas pelo processo de internacionalizao da economia, desencadeado a partir do final dos anos 1970. E) terem sua origem diretamente relacionadas ao processo de colonizao ocidental do sculo XIX.

C ( ) A poltica econmica do governo contemplava os projetos industriais, servindo se, em parte, das divisas oriundas do setor agrcola exportador. D ( ) O Departamento de Imprensa e Propaganda era o rgo encarregado de promover e divulgar a ideologia estadonovista e, simultaneamente, interditar a circulao das idias que contrariavam o regime.

HISTRIA

MATEMTICA
16) CONSIDERE A SEQUNCIA DE AFIRMAES: I) ( ) = ( ) II) ( ) = ( ) III) ( ) = ( ) IMPLICA X= 2 ASSOCIANDO V OU F A CADA AFIRMAO, CONFORME SEJA VERDADEIRA OU FALSA, TEM-SE: A) B) ( ( ) F, F, V ) F, V, V ) F, V, F ) F, F, F ) V, V, V

13) (Mackenzie-SP) O governo instalado com a Revoluo de 1930 distinguiu se do Estado oligrquico por promover: A ( ) o modelo liberal defendido pelo Partido Democrtico, porta-voz da classe mdia paulista; B ( ) uma economia exclusivamente agroexportadora e a descentralizao das decises econmico-financeiras; C ( ) as reformas preconizadas pelos tenentes, sobretudo a partir de 1932; D ( ) a industrializao, tendo como suporte o aparelho do Estado, as foras armadas e a aliana entre burguesia e setores do operariado; E ( ) o declnio do projeto de industrializao devido aos conflitos entre Capital e Trabalho no mediados pelo governo.

C) ( D) ( E) (

17) A EXPRESSO C 10,3 + A 5,2 14) (Mackenzie-SP) A questo social na era Vargas assumiu um perfil totalmente diferente do existente na Repblica Velha, na medida em que:. A ( ) o conflito de classes continuava sendo visto pelo governo como um caso de policia. B ( ) A questo social deveria ser racionalizada, controlada pelo Estado, para permitir o desenvolvimento seguro do Capitalismo brasileiro; C ( ) O Estado permitiu total liberdade sindical, no interferindo mesmo nos sindicatos combativos; D ( ) A legislao trabalhista criada na poca no tinha caractersticas paternalistas; E ( ) O avano de direitos trabalhistas estendeu se igualmente aos trabalhadores urbanos e rurais. P4 A) ( ) 7 2

IGUAL A:

B)

) 35 6 ) 5 ) 35 ) 120

C) ( D) ( E) (

18) Nas eleies em 1 turno em todo o pas, no dia 3 de outubro de 1996, inaugurou-se o voto eletrnico. numa determinada seo eleitoral, cinco eleitores demoraram para votar, respectivamente: 1 min 04 s, 1 min 32 s, 1 min 12 s, 1 min 52 s e 1 min 40 s. a media aritmtica do tempo de votao( em minutos e segundos ) desses eleitores : A) ( ( ) 1 MIN 28S ) 1 MIN 58S ) 1 MIN ) 1 MIN 04 S ) 2 MIN 04 S

15) (UnB)Com relao s transformaes ocorridas na vida brasileira, na chamada era Vargas, julgue os itens abaixo. V (Verdadeiras) F (Falsas) A ( )A legislao trabalhista, cujo inicio remonta ao governo provisrio, propiciou a emancipao econmica e poltica dos trabalhadores brasileiros. B ( ) A Constituio de 1937 significou um avano das ideologias liberais, medida que ampliou os espaos polticos dos segmentos sociais historicamente excludos.

B)

C) ( D) ( E) (

PORTUGUS

TEXTO PARA QUESTES DE 22 24 O parto e o tapete

II. ''Big no era minha, mas estava para ter ninhada, e meu cunhado tinha viajado '' correto dizer que o narrador:

Big nem era minha, era de um cunhado. Naquele tempo eu ainda no gostava de cachorros, pagando por isso um preo que at hoje me maltrata. Mas, como ia dizendo, Big no era minha, mas estava para ter ninhada, e meu cunhado tinha viajado. De repente, Big procurou um canto e entrou naquilo que os entendidos chamam de ''trabalho de parto''. Alertado pela cozinheira, que entendia mais do assunto, telefonei para o veterinrio que era amigo do cunhado. No o encontrei. Tive de apelar para uma emergncia, expliquei a situao, 15 minutos depois veio um veterinrio. Examinou Big, achou tudo bem, pediu um tapete. Providenciei um, que j estava desativado, tinha tido alguma nobreza, agora estava velho e desbotado. O veterinrio deitou Big em cima, pediu uma cadeira e um caf. Duas horas se passaram, Big teve nove filhotes e o veterinrio me cobrou 90 mil cruzeiros, eram cruzeiros naquela poca, e dez mil por filhote. Valiam mais - tive de admitir. No dia seguinte, com a volta do cunhado, chamou-se o veterinrio oficial. Quis informaes sobre o colega que me atendeu. Contei que ele se limitou a pedir um tapete e colocou Big em cima. Depois pediu um caf e uma cadeira, cobrando-me 90 mil cruzeiros pelo trabalho. O veterinrio limitou-se a comentar: ''timo! Voc teve sorte, chamou um bom profissional!''. Como? A cincia que cuida do parto dos animais se limita a colocar um tapete em baixo? ''Exatamente. Se tivesse me encontrado, eu faria o mesmo e cobraria mais caro, moro longe''. Nem sei por que estou contando isso. Acho que tem alguma coisa a ver com a sucesso presidencial. Muitas especulaes, um parto complicado, que requer veterinrios e curiosos. Todos daro palpites, todos se vo querer colocar o tapete providencial que receber o candidato ungido, que nascer por circunstncias que ningum domina. E todos cobraro caro. (Carlos Heitor Cony, Folha de S.Paulo, 19-12-01) 19) Assinale a alternativa correta. A associao entre o episdio narrado e a sucesso presidencial apoia-se A ( ) no argumento de que dos dois nascer algo de grande importncia. .. B B ( ) na constatao de que a sucesso requer o envolvimento de especialistas e muita preciso C ( ) no fato de que sempre se estendem tapetes aos lderes poderosos que esto por vir. D ( ) na suposio de que as emergncias so iguais por mais diferentes que paream. E ( ) na ideia de que, num e noutro caso, cumprem-se rituais que pouco interferem nos fatos, mas que tm alto preo. 20) Observe as frases I e II, extradas do texto. I. ''Big nem era minha, era de um cunhado.'' 21) Ao afirmar ''tive de admitir'' (final do 3 o pargrafo), o narrador dos fatos est indicando que A ( ) constatou a verdadeira importncia do profissional que ajudou Big em seu trabalho de parto. B ( ) tomou conscincia de que pagou mais do que valiam os filhotes de Big no mercado. C ( ) pagou pelos filhotes um preo justo, j que valiam mais do que dez mil cruzeiros. D ( ) se assustou com o valor que um filhote pode atingir e com o preo que cobram os veterinrios. E ( ) ficou convencido com o argumento empregado pelo veterinrio para justificar o preo de seu servio. A ( ) em I, sugere estar desobrigado em relao ao animal; em II, destaca essa desobrigao. B ( ) em I, afirma ser estranho ao animal; em II, reitera (confirma) sua indiferena em relao a este. C ( ) em I, exprime desprezo pelo animal; em II critica o cunhado que se ausentou, deixando Big aos cuidados de outra pessoa D ( ) em I, nega ter vnculos com o animal; em II, manifesta um mnimo de considerao pelo destino deste. . e E ( ) em I, mostra-se longe de ter responsabilidade pelo animal; em II, invoca a responsabilidade do legtimo proprietrio.

QUMICA
22) Quantos tomos de hidrognio h na molcula do ciclobuteno? A( B( C( D( E( )6 )5 )4 )7 )8

23) Relativamente ao composto de frmula estrutural H3CCH2-CH2-CH3, considere as afirmaes: I um alcano. II apresenta somente carbonos primrios em sua estrutura. III apresenta cadeia normal. IV tem frmula molecular C4H10 So corretas somente: A( B( C( D( E( ) I e II. ) I e III. ) I, III e IV. ) II, III e IV. ) I e IV.

24) As frmulas do etano, do eteno e do propino so, respectivamente,H 3CCH 3 , H 2C=CH 2 e HCCCH3. Ento as frmulas do propano, do propadieno e do etino, na ordem mencionada, so: A( B( C( D( E( ) H3CCH2CH3, H2C=CHCH3 e HCCCH3. ) H2C=CHCH 3 , H3CCCH e H3CCH2CH3. ) H3CCH=CH2, H2C=C=CH2 e H3CCH2CH3. ) H3CCH 2 CH 3 , H2C=C=CH2 e HCCH. ) CH4 , H2C=CHCH 3 e HCCH.

26) Considerando as informaes abaixo, correto afirmar:

Bulimia e anorexia so as reaes patolgicas mais comuns para as contradies e os desafios tpicos de nosso modo de vida, em particular, dos aspectos egocntricos e consumistas. Zygmunt Bauman em Modernidade Lquida. ) As informaes acima remetem ao pensamento de Zygmunt Bauman no que tange os valores impostos pela ditadura da moda. Por influncia da moda acabamos adoecendo mais, vivendo como escravos da beleza e o que nos resta, portanto, segundo a charge, o inferno. B. ( ) Um destaque que cabe para as imagens acima a foto de Narciso (mitologia grega). Ao negar o amor de uma Descries de lquidos so fotos recebe instantneas, ninfa, uma maldio: viver uma que precisam ser datadas. paixo incontrolvel por si prprio. Nos dias atuais possvel fazer uma analogia, uma Zygmunt Bauman em Modernidade comparao Lquida. com a necessidade criada de se publicizar (tornar pblico) vivncias particulares. C. ( ) Narciso era apaixonado por si e no pode ser utilizado como referncia nos dias atuais no estudo do egocentrismo abordado por Bauman. D. ( ) Zygmunt Bauman um pensador dos dias atuais preocupado com o consumismo e o estabelecimento de relaes slidas, solidrias como resultado da sociedade de consumo. E. ( ) As lestras a e b esto corretas. 27) Leia o fragmento abaixo e assinale a alternativa correta. A. (

SOCIOLOGIA
25) Considerando as informaes abaixo correto afirmar que:

A. (

B. (

C. (

D. (

E. (

) As relaes lquidas, que so objeto de estudo do socilogo, permeiam a vida em todas as suas circunstncias e acabam por gerar sujeitos lquidos. A questo constatada por essa perspectiva que h um esvaziamento das relaes e dos sujeitos. Para Bauman a intolerncia, o preconceito, a discriminao e o isolamento decorrem desse complexo processo. ) Como fruto de relaes lquidas, as pessoas vazias so responsveis pelo empobrecimento das relaes e acabam sendo tambm fruto das relaes lquidas, onde a solidariedade orienta em regra as aes de indivduos lquidos. ) A importncia do registro de momentos atravs de datas que possibilitem um reconhecimento se deve necessidade de reorganizar o tempo para viver. O pensamento de Bauman pode ser classificado dessa forma como restrito. ) Para Bauman, os lquidos so pessoas vazias, que se relacionam com muitos e ao mesmo tempo ampliam seus horizontes. Para isso fazem uso do grande desenvolvimento tecnolgico. Para esse processo o socilogo d o nome paradoxo. ) Na sociedade ps-moderna, capitalista, as aparncias assumem um papel importante na constituio de seres, que Baumam dar o nome de lquidos. Imagens so postadas em redes de relacionamento como formas de ampliar os relacionamentos e contribuem para o aprimoramento das relaes.

A segunda categoria de espao pblico mas no civil se destina a servir aos consumidores, ou melhor, a transformar o habitante da cidade em consumidor. Nas palavras de Liisa Uusitalo, os consumidores frequentemente compartilham espaos fsicos de consumo, como salas de concertos ou exibies, pontos tursticos, reas de esportes, shopping centers e cafs, sem ter qualquer interao social real. Esses lugares encorajam a a ao e no a interao. () A tarefa o consumo, e o consumo um passatempo absolutamente e exclusivamente individual, uma srie de sensaes que s podem ser experimentadas vividas subjetivamente. As multides que enchem os interiores dos templos de consumo de George Ritzer so ajuntamentos, no congregaes, conjuntos, no esquadres; agregados, no totalidades. Por mais cheios que possam estar, os lugares de consumo coletivo no tm nada de coletivo. - Zygmunt Bauman em Modernidade Lquida. A. ( ) O consumo e sua prtica exagerada, o consumismo, so responsveis pelos problemas ambientais dos dias atuais. Uma forma de se combater esse problema apontada por Bauman consiste na negao de toda e qualquer forma de consumo.

B. (

) Os templos de consumo apontados por Bauman reforam as relaes lquidas e a formao de seres lquidos. Uma alternativa descrita no fragmento acima, que pode contribuir para o fortalecimento das relaes exatamente a substituio dos templos de consumo por templos religiosos.

) Um amontoado de seres solitrios. Assim pode ser definida a massa consumidora que abarrota os templos de consumo da sociedade ps-moderna. D. ( ) Dentre os passatempos da sociedade ps-moderna, o consumo se destaca como atividade de interao social. E. ( ) Todas as alternativas esto corretas. C. (

Das könnte Ihnen auch gefallen