Sie sind auf Seite 1von 4

Como estudar a Bblia?

AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

-Tema: BBLIA

Deuteronmio 30.8-14

Introduo: O estudo da Bblia


muito importante para o cristo porque o capacita para testemunhar o evangelho. Quanto mais voc aprende da bblia mais voc tem condio de entend-la (Marcos 4.25) e quanto menos conhece, menos entende. Muitas pessoas no lem a bblia porque no a entendem. Mas para entend-la preciso mais que leitura, estudo, pesquisa e muita dedicao. Porm quem no estuda a bblia na maioria das vezes no o faz porque no sabe. Um cristo dedicado precisa de um mtodo que nos ajude a estudar a bblia. O mtodo que vamos aprender se chama Lectio divina e apresenta uma Escada de conhecimento. Histrico: Este estudo foi baseado no livro A leitura orante da bblia que apresenta este mtodo criado pelo monge Cartuxo Guigo na Europa por volta de 1150. Lectio divina significa leitura divina ou leitura orante da bblia.

1 passo: Joo 5.39


LEITU RA A base para o conhecimento bblico a leitura ou muito mais !ue isso" o estu#o e pes!uisa sobre o te$to bblico. A leitura #e%e ser #i&ria e constante. A bblia po#e ser %ista #e lon'e e super(icialmente ou #e perto na busca #o conhecimento. A boa leitura passa por 3 n%eis.

1 nvel: Leitura Literria Leitu Literri ra a


)onhecer o te$to" o !ue #i*" o si'ni(ica#o #as pala%ras e e$press+es" como se situa #entre #o conte$to" etc.

2 nvel: Leitura Histrica Leitu Literri Histri Teolgic ra a ca a


,nten#er o !ue esta%a acontecen#o" o !ue pro%ocou o (ato" !uan#o e por !uem o te$to (oi escrito" etc.

3 nvel: Leitura Teolgica Leitu Literri Histric Teolgi ra a a ca


- !ue Deus representa%a na situa.o. - !ue Deus !ueria (alar para as pessoas #a poca e o !ue Deus po#e (alar ho/e atra% s #o mesmo te$to. 0uan#o lemos le%amos para o te$to nossas reali#a#es e curiosi#a#es" mas importante procurar ler o te$to no mesmo ,sprito !ue (oi inspira#o.

2 passo: Meditao 1 1im2teo 4. 15 e 13 MEDITAO Leitu Literri Histric Teolgic ra a a a


4 %e* #a interpreta.o. 5rimeiro %amos ao te$to e #epois tra*emos o te$to at a nossa reali#a#e. Depois ler e enten#er o te$to preciso (a*er uma re(le$o sobre o !ue o te$to #i*" (a*en#o um e$ame pessoal sobre o !ue o te$to si'ni(ica e o !ue pe#e #o leitor. ,ste um e$erccio mental 67omanos 18.1 e 89. :e#itar ou%ir a %o* #e Deus atra% s #a bblia.

3 passo: OR !"O" ;ilipenses 4. 3-9 ORAO E!ITAO LEITUR Literria Histrica Teolgica A

Depois #e ler e enten#er o te$to hora #e orar a Deus sobre o te$to. -rar e entre'ar o (ar#o. Deus (alou atra% s #a bblia e !uer uma resposta #e n2s. A ora.o uma resposta a Deus pelo !ue ou%imos #ele. 4 importante celebrar a pala%ra oran#o" cantan#o" (alan#o e cren#o.

"# passo: #O$T%M&L !"O" ,( sios 1. 15-81 $O%TE &LAO ORAO

E!ITAO LEITUR A
Literria Histrica Teolgica

A contempla.o um patamar sobre a esca#a. 0uan#o subimops uma esca#a e che'amos a um ponto principal ou um patamar" sempre olhamos para %er as coisas #o alto. 4 #&i !ue se po#e contemplar a interpreta.o bblica. 0uan#o %amos at a pala%ra le%amos nossas #ores" reali#a#es e problemas. Ao ler e me#itar somos trata#os e lapi#a#os por Deus. 0uan#o oramos entre'amos a situa.o para Deus e a'ora po#emos contemplar 6%er9 as circunst<ncias #e outro mo#o" com os olhos #e Deus. =5or !ue no an#armos por %ista" mas por ( > 68 )orntios 5.?9. )ontemplar olhar #e cima" #o /eito #e Deus. A leitura orante #a bblia no encerra a!ui" mas um no%o come.o.

A colu'a: '()#(&L($ : 8 1im2teo 3. 14-1? $O%TE &LAO ORAO !I($I&LI% E!ITAO A LEITURA Literria Histrica Teolgica
A contempla.o um #e'rau !ue (ica em cima #a ora.o" mas precisa #e um e!uilbrio para no #esmoronar. @sso poss%el atra% s #a Disciplina. 5ara #ar (irme*a e se'uran.a para esta esca#a preciso #isciplina. Aem #isciplina tu#o #esmorona. - Aalmo 1 #i* !ue = Bem a%entura#o o homem ... !ue tem o seu pra*er na lei #o senhor e na sua lei me#ita #e #ia e #e noite... e tu#o !uanto ele (i*er ser& bem suce#i#o> 6Aalmo 1. 1"8 e 39.

$O%$LU(O: 2 Timteo 2. 15

Cma pr&tica estimula e #& base para outra. Desta esca#a #o conhecimento" um #e'rau #& base para outro e !uem !uiser crescer precisa #e passo a passo ir caminhan#o sem #esanimar. - conhecimento no %em #e uma s2 %e*" mas um processo contnuo. Au'iro um e$erccio #e estu#o bblico com 3 minutos para leitura" 3 minutos para me#ita.o e 3 minutos para a

ora.o #iariamente. Dentre em pouco" 3 horas ser& pouco pra %ocE" por causa #o pra*er !ue encontrar&.

Das könnte Ihnen auch gefallen