Sie sind auf Seite 1von 14

* CENGAGE * Learning"

SISTEMAS de
INFORMAES para TOMADAS

de DECISES
A. C A R L O S C A S S A R R O

k*-

EDICO REVISTA E AMPLIADA

SDSTEMAS DE INFORMAES

1. Objetivos do captulo
Nosso principal propsito, neste captulo, transmitir os fundamentos da teoria dos sistemas e discutir os qualificativos bsicos das informaes, notadamente aqueles ne cessrios ao processo de tomada de decises, que devem ser fornecidos aos gerentes. Ao finalizar este captulo, voc, caro(a) leitor(a) dever estar capacitado(a) a: entender o que seja um sistema de informaes e aquilatar a importncia da adequada parametrizao do campo de trabalho de um sistema; constatar a importncia - para a adequao dos sistemas - da necessidade de clara determinao de objetivos; analisar o impacto da existncia de sistemas simples ou de sistemas integra dos no processo de preparar e fornecer as informaes necessrias ao traba lho de tomada de decises; conhecer a evoluo dos sistemas de informaes.

2. O campo de trabalho de um sistema


Um conceito universal, genrico, vlido para qualquer sistema fsico, material, : Sistema um conjunto de partes e componentes, logicamente estruturados, com a finalidade de atender a um dado objetivo. No campo empresarial, podemos dizer que:

25

2 6

Sistem as de in fo rm a es para tom ad as de decises

Sistema um conjunto de funes logicamente estruturadas, com a finalidade de atender a determinados objetivos. Assim, podemos verificar que toda empresa um sistema, um grande sistema, um macrossistema. A empresa em si uma estrutura esttica. O que movimenta esta estrutura, o que lhe d dinamismo, o conjunto de seus sistemas de informaes, ou seja, a gama de informaes produzidas pelos seus sistemas, de modo a possibilitar o planejamento, a organizao, a coordenao e o controle de suas operaes. de consenso geral, tanto no mundo empresarial quanto no acadmico, que os sistemas de informaes compem um dos maiores e mais valiosos ativos da em presa. Podemos afirmar que uma empresa ser mais dinmica, mais agressiva, mais inovadora e mais atuante no mercado do que suas concorrentes, na medida em que possua melhores sistemas de informaes e, evidentemente, conte com pessoas na alta e mdia administrao capacitadas e motivadas a se utilizar destas informaes para as suas tomadas de decises. Entendendo-se toda a empresa como um sistema, cada uma de suas reas de atividade pode ser considerada como um subsistema. Apresentamos, a seguir, parte de um organograma de uma empresa. A empresa um sistema e cada uma de suas reas - no caso, suprimentos, industrial e marketing - um subsistema do sistema empresa.

subsistema ce subsistema ce Logo, um subsis*e*B| r; de funes, logicamente: i A diviso de um ! des de ordem prtica planejamento :r p urgncia do este particular:: custo-benefc : Uma simboliza: (em uma empresa ir

1 - ADMINISTRAO 2 -INDUSTRIAL 3 -MARKETING 4 - CONTROLE 5 -FINANCEIRO 6 - SISTEMAS

GERENTE GERAL

SUBSISTEMA (REA)

SISTEMA (EMPRESA) GERENTE DE SUPRIMENTOS

clara a separa: rj gerncia e operacior.i. I : globais da empresa, o 5 coa objetivos setoriais, drrisa:: administrao de uma da com sucesso se ;e colegiado, cada um s : n m que um dos gerentes c o n , outro no fizesse a sua r-i. global , , , correspondente n aquele primeiro gerente.

Evidentemente, cada um dos subsistemas apresentados decompe-se em outros. Por exemplo: Sistema empresa Subsistema industrial: . subsistema de planejamento e controle da produo,

Sistem as de in fo rm a es

2 7

subsistema de operao industrial, subsistema de manuteno industrial etc. Logo, um subsistema parte de um sistema e, como este, constitui um conjunto de funes, logicamente estruturadas, visando atender a um dado objetivo. A diviso de um sistema em subsistemas motivada por uma srie de necessida des de ordem prtica, dentre as quais: o planejamento, organizao, coordenao e controle de trabalho; urgncia do estudo; particularizao de um dado problema, gerador do estudo; custo-benefcio etc.

Uma simbolizao vlida para o sistema empresa e alguns de seus subsistemas (em uma empresa industrial e comercial) poderia ser a seguinte:

clara a separao dos trs nveis hierrquicos principais: alta administrao, gerncia e operacional. Compete alta administrao a fixao das metas e objetivos globais da empresa, os quais, para sua realizao, devero decompor-se em metas e objetivos setoriais, divisionais e departamentais. Fica evidente, ento, que a correta administrao de uma empresa, qualquer que seja, s ter condies de ser realiza da com sucesso se seus diretores, gerentes e pessoal de superviso trabalharem em colegiado, cada um somando esforos com os demais, posto que de nada adiantaria que um dos gerentes cumprisse todos os objetivos de sua rea - e fosse alm - se um outro no fizesse a sua parte, no atendesse aos seus objetivos. O objetivo ou meta global correspondente no seria atingido, apesar do esforo enorme desenvolvido por aquele primeiro gerente.

28

Sistem as de in fo rm a es para tom ad as de decises

Acrescentando, o exame detalhado da pirmide apresentada nos indica a real razo de ser da rea de sistemas nas empresas - mais conhecida hoje em dia como Assessoria de Organizao e Informtica, engloba aquelas funes e as de TI (Tecnolo gia da Informao). Note-se que os trabalhos de projeto, desenvolvimento e implan tao de sistemas de informaes, cada vez mais configurados em rede (network ), so de tal forma importantes que esta Assessoria, em muitas organizaes, recebe o nome de Engenharia de Sistemas. A atividade de organizao e informtica (TI) justifica-se na medida em que: assessore os gerentes (em seus vrios nveis) na determinao de suas necessi dades de informaes para planejamento, organizao, realizao e comando, coordenao e controle do cumprimento de seus objetivos; crie, desenvolva, contrate e implante os sistemas capazes de produzir e forne cer essas informaes aos gerentes na qualidade adequada, em tempo oportu no e em uma relao de custo-benefcios adequada. Conforme j salientamos, um sistema - por exemplo, marketing - se decom pe em subsistemas: propaganda, vendas, distribuio etc.; estes, em outros subsis temas menores; e assim por diante. Assumem, portanto, importncia primordial o estabelecimento, a delimitao da abrangncia, da amplitude de cada sistema e/ou subsistema. Esta delimitao fornecida pelos parmetros e alcances do sistema. Vejamos o seguinte exemplo:

3. 4. 5. 6.
7.

Aprovar os pedUMl Aprovar os p xistnciade : : l Verificar a exrr.e^rj mento do pec :


l

Calcular e em.: -

Efetuar a sepaiad

8.

Efetuar a entregi z entregues.

Os parmetros inicial te. O alcance do sisterr. a serij Em grande pane. : sm como se fixam os obietra^ dos executivos e dema:; dm tao e operao de sisteam alcances que, sem ela. t. z no possvel o trabal.' : ze gerenciamento da rea de -A l

3. A empresa e seu
Vamos esclarecer um p: a c : ser conveniente lembre: ; _ forem as necessidades c : Kl por exemplo, pela prop azar suas operaes; ou nova a dade. A estas necessidade; empresa produzir para atem pitalistatem como uma de n a demanda. A economia n que a demanda, os preo s ta subir, h muita gente proa como raro ou valioso, e a ; ^ Poderamos classificar; triais, comerciais, financeira vrios setores ou ramos deu

B
Temos a o sistema A-B (que poderia ser o sistema empresa) e alguns de seus subsistemas: 1, 2, 3 etc. Damos o nome de parmetro inicial primeira funo cum prida pelo sistema e de parmetro final ltima. Assim sendo, o que delimita o cam po de trabalho de um sistema so os seus parmetros iniciais e finais. Todas as funes que formam o campo de trabalho do sistema, desde a primeira funo, o parmetro inicial, at a ltima, o parmetro final, recebem o nome de alcan ces, escopo, abrangncia do sistema. Vejamos, como exemplo, o seguinte conjunto de funes de um sistema de atendimento de pedidos: 1. 2. Receber os pedidos emitidos pelos vendedores. Registrar os pedidos no controle geral de vendas.

Sistem as de in fo rm a es

2 9

3. 4. 5. 6. 7. 8.

Aprovar os pedidos quanto a condies comerciais. Aprovar os pedidos no tocante a no ultrapassar o limite de crdito e a ine xistncia de dvida vencida e no paga. Verificar a existncia de estoque de mercadorias, capaz de permitir o atendi mento do pedido. Calcular e emitir os documentos fiscais. Efetuar a separao das mercadorias e carregar os caminhes. Efetuar a entrega das mercadorias e/ou dar entrada das mercadorias no entregues.

Os parmetros inicial e final deste sistema sero as funes 1 e 8, respectivamen te. O alcance do sistema sero todas as funes, de 1 at 8, inclusive. Em grande parte, o sucesso ou malogro do trabalho de sistemas depende de como se fixam os objetivos a atingir, do campo de trabalho e da participao ativa dos executivos e demais usurios em todas as fases do desenvolvimento, implemen tao e operao de sistemas. to importante a fixao adequada de parmetros e alcances que, sem ela, e, por extenso, sem planejamento, organizao e controle, no possvel o trabalho de anlise e desenvolvimento de sistemas, e muito menos o gerenciamento da rea de Assessoria de Organizao e Informtica (TI).

3. A empresa e seus sistemas de informaes


Vamos esclarecer um pouco mais os conceitos emitidos at aqui e, para tanto, sempre ser conveniente lembrar que existiro tantas empresas e ramos de negcios quantas forem as necessidades do ser humano. A cada nova necessidade surgida, ou sugerida, por exemplo, pela propaganda, existir uma (ou mais) empresas que diversificaro suas operaes; ou novas empresas sero constitudas para atender quela necessi dade. A estas necessidades damos o nome tcnico de demanda, e atividade de a empresa produzir para atender a essa demanda denominamos oferta. O sistema ca pitalista tem como uma de suas bases a procura de um certo equilbrio entre a oferta e a demanda. A economia nos ensina, por exemplo, que, quando a oferta muito maior que a demanda, os preos tendem a cair; quando ocorre o inverso, os preos tendem a subir, h muita gente procura de pouco produto, logo, este tende a ser considerado como raro ou valioso, e as pessoas ficam predispostas a pagar mais para adquiri-lo. Poderamos classificar as principais atividades empresariais como sendo indus triais, comerciais, financeiras e de servios. Cada uma destas atividades abre-se em vrios setores ou ramos de negcio. Deste modo, poderemos ter, por exemplo:

3 0

Sistem as de in fo rm a es para tom ad as de decises

Atividades Industrial

Comercial

Financeira

De servios

Setores/ramos de negcios Extrao (mineral ou vegetal) Beneficiamento Fiao e tecelagem Confeces Alimentcio Qumico Automobilstico Naval Aeronutico etc. V arejista Atacadista Distribuio etc. Corretagem Securitrio Bancrio Distribuidoras Cmbio etc. Assistncia mdico-odontolgica Assistncia hospitalar Engenharia Consultoria Advocacia Auditoria etc.

Independente dc raru principais sistemas da ' arr* Qualquer que seja : dustrial sempre cornara : : suprimentos, indusir: o e : : pio, fabricar liquidifica a : r comprar peas e industrializar comercializa c

Mas, para que a e ?r necessitar da ao de pesa sar CONTROLAR que Tm qualquer empresa contara . os sistemas - FINS a sahf Assim sendo, to c; e q temas, a saber: FINS: Suprimentos - i

Como j sabemos, ua logicamente estruturada; sistema de suprimentos, pc tarefas realizadas na rea 3 manter e controlar executar todo o p: avaliar o desemper de estocagem. Observam-se, portar.: tes do sistema de suprirrr Resumindo, eis as princir a - como j dissemos, os seir

Convm salientar que no existe uma terminologia definida neste campo de atuao humana - como, de sorte, no existe em quase nenhum outro campo, apenas no terreno das cincias exatas. Assim, aquilo que aqui intitulamos atividades outros podero chamar de rea, e ao que denominamos setores podero dizer que so segmentos. O importante, portanto, que se venha a adotar uma terminologia e, graas a ela, possamos diferenciar uma coisa da outra. Cremos vlida, como exemplo, a seguinte terminologia: Atividades Industrial Setores Primrio Ramos de atividade Defensivos agrcolas Inseticidas Adubos etc.

3.1

Subsistemas de

c:

receber sohcitaca verificar sua adec a

EVOLUO DOS SISTEMAS DE 1NFORMAOES

1. Objetivos do captulo
Com este captulo procuramos atingir os seguintes objetivos principais: apresentar um histrico da evoluo dos sistemas de informaes; indicar a situao atual e estabelecer uma base da perspectiva do futuro a mdio prazo; enfatizar os aspectos de eficincia e eficcia; reforar os conceitos de sistemas integrados de apoio tomada de decises, sempre partindo de um objetivo maior, qual seja, a clara conscientizao do indivduo para obter o mximo dos recursos alocados ao desenvolvimento ou aquisio, implantao e operao dos sistemas de informaes da organizao.

2. Principais fases da evoluo dos sistemas


Quando nos dedicamos ao estudo dos sistemas de informaes, podemos visualizar os seguintes estgios de evoluo (deixando claro que, dadas as dimenses continen tais de nosso pas, podemos encontrar empresas operando em praticamente todos estes estgios):

2.1

E lementar

Caracteriza-se este estgio pelo fato de o sistema estar voltado realizao de uma nica funo. Por exemplo, a manuteno de um karex de materiais, mediante o
87

88

Sistem as de in fo rm a es para tom adas de decises

registro de notas do fornecedor, quando da entrada de mercadorias, e requisies quando de sua sada, teremos:

Surge agori mn dada gerncia de que e materiais.


2 .3 A d e q u a d a

Novas Fichas

Notas Fiscais

Kardex
Executor Atualizado

RMs sem Fichas

Permaneamos com oi feito com utilizaoM ^^^ entrada (notas fiscai; = 7 diretamente nele. Sup: : : ; de dos dados) j tenhszr s

Transaes

Vemos que neste estgio realiza-se apenas o cumprimento de uma funo de atua lizao de arquivo. Quando muito, pode ocorrer a abertura de uma nova ficha, ao se receber um novo tipo de material, ou o no lanamento de uma RM, quando no se encontrar a competente ficha kardex. um sistema simples, totalmente operacional.
2 .2 N orm al

Arquivo Anterior

Evolumos o modelo anterior para que, ao lanar as sadas de materiais, se possa con ferir o saldo disponvel contra o ponto de pedido e seja gerado, ento, um informe de itens que tenham atingido o ponto de reposio. Teremos:

Novas Fichas

Normalmente poce:~ mos de modo independente Verifica-se, neste exe :

Notas Fiscais

Kardex
Atualizado Itens a Repor

Fichas no Ponto de Pedido

Relao de Itens a Repor

E voluo dos sistem as de in fo rm a es

89

Surge agora um informe gerencial, uma primeira sistemtica para alertar uma dada gerncia de que dever estudar a convenincia, ou no, de repor determinados materiais.
2.3 A d e q u a d a

Permaneamos com o mesmo exemplo, supondo, porm, que o trabalho esteja sendo feito com utilizao de um computador (de qualquer porte). Neste caso, os dados de entrada (notas fiscais e RMs) foram digitados em meio legvel pelo computador ou diretamente nele. Supondo que as passagens e verificaes de consistncias (valida de dos dados) j tenham sido efetuadas, poderamos ter:

Normalmente podemos ter os arquivos acima em um nico disco. Representa mos de modo independente para fins didticos e melhor visualizao. Yerifica-se, neste exemplo parcial, uma grande melhoria de funes, pois:

90

Sistem as de in fo rm a es para tom ad as de decises

1.

Emitem-se sugestes de compras indicativas de fornecedores que devem ser cotados, das quantidades, nveis de preos, prazos etc., em vez de apenas indicar que um dado item atingiu seu ponto de pedido.

Um exemp.: . rar as relaes de prprio computadMj lidade, respectiv;


2 .5 A v a n a d ^

Quando um sisiei data communication| adotado, teramc; I operador) verifici- - ^ sm Devolues de Matria A vantagem principal arz poderia: consultar estnqif na, do ms etc., quri: re-z entrega etc.

o que ocorrr por! (Internet, Intrane: e Irnr: estoques de uma m : nta r : taes, extraindo ou ir^sr Nota-se, pelo i 11 nifl rea. Eram isolados P asle j se preocupava corr. : _r A temos um o u r : a sua recuperao. Nos ssSe quivos - mesmo que ; : rsj sequencial indexad : e ala - produzir informe; r axa de informaes de reas integrados de informac e

2 . Das movimentaes do ms, obtm-se os consumos por centro de custos

para fins de contabilizao. Obtm-se, ainda, uma anlise das variaes significativas no consumo, por item e por centro de custos. Cremos que cerca de 80% dos sistemas em exe cuo nos computadores, no Brasil, so deste tipo.

2 .4

In t e g r a d a 3.

A integrao objetiva: maximizar o processamento, minimizando a quantidade de dados a informar ao computador. aumentar o grau de utilizao, a performance do equipamento. tornar mais geis, econmicos e eficientes o processamento e a gerao de informaes para controle gerencial.

Atual

s itu a :

Ainda hoje, muitas e ~ r :; em suas estruturas o r sistemas, pessoal ded:;rr: tivos e gerenciais), espe:_ mente, a contratao de ;. traziam para as empresas

Evoluo dos sistem as de in fo rm a es

91

Um exemplo claro seria, baseando-se ainda no modelo anterior, ao invs de ge rar as relaes de consumo por centro de custos e por contas, utilizar os dados no prprio computador como fonte de entrada para os sistemas de custos e de contabi lidade, respectivamente.
2 .5 A v a n a d a

Quando um sistema, alm de ser integrado, utiliza metodologia DB/DC (data base/ data communication), o chamamos avanado. Neste caso, e ainda dentro do modelo adotado, teramos um terminal no almoxarifado, pelo qual o kardexista (atualmente operador) verificaria a existncia e daria entrada s transaes (Notas, Requisies e Devolues de Materiais) diretamente ao computador (localizado em outro local). A vantagem principal seria que, a qualquer momento, qualquer terminal autorizado poderia: consultar estoques, verificar as movimentaes acumuladas do dia, da sema na, do ms etc., quais pedidos se encontram colocados e qual o fornecedor, datas de entrega etc. o que ocorre, por exemplo, nos sistemas configurados, distribudos em rede (Internet, Intranet e Extranet), quando, por exemplo, uma revenda pode acessar os estoques de uma montadora ou vice-versa, registrando automaticamente suas solici taes, extraindo ou inserindo dados. Nota-se, pelo exemplo apresentado que, de incio, o sistema atendia apenas uma rea. Eram isolados. Posteriormente, o sistema continuava a atender quela rea, mas j se preocupava com outras, ocorrendo uma integrao por rea. A temos um outro aspecto: o da sistemtica de arquivamento de informaes e sua recuperao. Nos sistemas simples e nos integrados por rea, quase sempre os ar quivos - mesmo que computadorizados - seguiro a forma tradicional (sequencial, sequencial indexado e aleatrio) na qual sempre trabalhoso - e s vezes impossvel - produzir informes para a gerncia, contendo, em uma dada informao, elementos de informaes de reas e/ou sistemas diversos - o que s possvel nos sistemas integrados de informaes.

3. Atual situao dos sistemas aplicativos


Ainda hoje, muitas empresas, principalmente as de mdio e grande portes, possuem em suas estruturas organizacionais uma rea e/ou equipes de desenvolvedores de sistemas, pessoal dedicado a desenvolver e implantar os sistemas aplicativos (opera tivos e gerenciais), especficos para a empresa. Mas ocorre, cada vez mais intensa mente, a contratao de sistemas prontos (pacotes). No passado recente, tais sistemas traziam para as empresas que os contratavam dois grandes problemas: sua inflexibi-

9 2

Sistem as de in fo rm a es para tom ad as de decises

lidade e o custo. Inflexibilidade, porque era muito difcil (s vezes, impossvel) que a softhouse (empresa que o havia desenvolvido e/ou comercializado) aceitasse fazer qualquer alterao no seu sistema - alterao essa que viria permitir que o sistema melhor atendesse s necessidades da empresa contratante. Custo, porque, de incio, j no eram baratos, e qualquer alterao custava uma fbula! Atualmente, existem excelentes sistemas integrados, atendendo a praticamente quaisquer necessidades, de qualquer tipo e porte de empresas, e a preos bastante razoveis. A tendncia que, em futuro muito prximo, qualquer empresa poder baixar da Internet o sistema que melhor atenda as suas necessidades e pagar apenas pelo uso que dele fizer. Ser muito semelhante ao pagamento de gua ou de luz - pelo real uso que deles fazemos!

5. Eficincia e
Ressaltamos, ac :x : organizaes, ir e ;: : manifestadas ou que nas empresa; se i a empresa, recebe : : gerente (j saliem .:: aa Sem dvida ;_e c rea ou de toda a cmpag pessoa paga para t : , ar gerente quanto mecos m tomadas de deci;i : : xers informaes - que: > e _di Na conduo ue ..ia. devem procurar Sc: esaii pessoa eficiente e uma :e=! a pessoa en: a pessoa eficaz e a No h nada i t . : ; precisasse ser feita, no m As pessoas eficierin tabelecidos, enquanto apf dimentos. Ela objetiva r r eficiente poderia, pc : e is um ganho, digamo; ze O norma interna da c tica, tomaria a deci; I ; p . a situao internamente Assim, os sistem as cia, mas, e principakneai produzir uma informa que fosse, nos gera;;e m para podermos produzir i corrido em um c u ;:: ignd A nosso ver, seria m uma grande quan::c:ie

4. Uma ideia para o futuro


Fizemos questo de manter aqui o que pensvamos quando preparamos a primeira edio deste livro (1995). Com isso queremos que voc leia com ateno e avalie por si mesmo o quanto j caminhamos dentro daquela viso e o quanto ainda nos resta caminhar. Sem dvida, nossa viso para os prximos anos dever se concretizar to talmente - e ir alm, muito alm. Pense e escreva voc mesmo o que poder ocorrer at, digamos, 2020! Eis, na ntegra, nossas vises daquela poca: Nossa viso do futuro pode ser apresentada em poucas palavras. Havendo condies para a humanidade prosseguir no avano tecnolgico na escala e velocidade dos ltimos 20 anos, ser comum, na virada do sculo, que muitos gerentes, muitos executivos, possam passar a maior parte do tempo trabalhando e sendo informados em suas residncias, decidindo, atravs de terminais remotos, conectados aos computadores de suas empresas e rede pblica de comunicaes (nacional e internacional). Terminais de computao estaro, naquela poca, bastante disseminados pelas principais ruas e avenidas das principais cidades, como hoje os ore lhes telefnicos. A grande maioria das funes - necessrias ao dia a dia da comunidade - ser efetuada via telefones e terminais, diretamente das residncias. Por exemplo: operaes financeiras, consulta e aquisio de mercadorias, contratao de servios etc. A nosso ver - e se a prpria humanidade assim o permitir o futuro ser risonho: mais tempo para o convvio familiar. o que esperamos!

Evoluo dos sistem as de in form aes

93

5. Eficincia e eficcia
Ressaltamos, ao longo deste captulo, que as pessoas so as molas propulsoras das organizaes, mesmo porque estas apenas existem para atendimento de necessidades manifestadas ou sugeridas pelas ou para as pessoas. Dissemos, ainda, que a pessoa que nas empresas se torna responsvel pela conduo de uma rea, ou mesmo de toda a empresa, recebe o nome de gerente. Ora, conveniente repensarmos a pessoa do gerente (j salientado no Captulo 2, item 2: Conceituando o gerente). Sem dvida que a pessoa responsvel pelo atingimento dos objetivos de sua rea ou de toda a empresa, conforme sua posio na estrutura da organizao. a pessoa paga para tomar decises e, em consequncia, maior ser o sucesso de um gerente quanto menos vezes errar e menos prejudiciais forem esses erros. Para suas tomadas de deciso, o gerente se baseia em informaes produzidas pelos sistemas de informaes - quer se utilize ou no de recursos computacionais. Na conduo de uma determinada rea, em suas tomadas de deciso, os gerentes devem procurar ser efetivos, conciliando eficincia e eficcia. Bem, mas o que uma pessoa eficiente e uma pessoa eficaz, e o que as diferencia? Poderamos afirmar que: a pessoa eficiente aquela que faz certo as coisas; enquanto a pessoa eficaz aquela que faz as coisas certas. No h nada mais sem nexo do que fazer certo uma coisa que, por natureza, no precisasse ser feita, no acha? As pessoas eficientes so aquelas presas a normas, polticas e procedimentos es tabelecidos, enquanto a pessoa eficaz no se prende tanto a normas, polticas e proce dimentos. Ela objetiva, primordialmente, obter resultados. Deste modo, uma pessoa eficiente poderia, por exemplo, deixar de tomar uma deciso que poderia provocar um ganho, digamos, de US$ 100.000,00 porque, para tom-la, deveria infringir uma norma interna da organizao - e ela no o faz. J a pessoa eficaz, em situao idn tica, tomaria a deciso, ganharia os US$ 100.000,00 e, depois, veria como normalizar a situao internamente. Assim, os sistemas de informaes no deveriam simplesmente buscar a eficin cia, mas, e principalmente, permitir a eficcia. Consequentemente, no deveramos produzir uma informao para um gerente quando sua deciso, por mais eficiente que fosse, nos gerasse um retorno, um ganho de, digamos, US$ 10.000,00, quando, para podermos produzir e fornecer a informao para aquela deciso tivssemos in corrido em um custo igual ou mesmo superior quele valor. Certo? A nosso ver, seria um grande contrassenso - mas que ocorre, diariamente, em uma grande quantidade de empresas!

Das könnte Ihnen auch gefallen