Sie sind auf Seite 1von 75

CICLOS DE VIDA

Adaptado por Manuela Fonseca

Reproduo sexuada: a desvantagem sexual

O que se entende por ciclo de vida?


Um ciclo de vida comea na conceo de um indivduo (ovo ou zigoto) e termina na produo da sua prpria descendncia ou seja, o ciclo de vida corresponde srie de estdios de desenvolvimento que as espcies percorrem desde o zigoto de uma gerao at ao zigoto da gerao seguinte.

Tipos de ciclos de vida

Todos os seres vivos tm um ciclo de vida

Lesma do mar

Todos os ciclos de vida dos seres que se reproduzem sexuadamente apresentam dois fenmenos complementares . Quais so eles?

Meiose e fecundao

Os ciclos de vida diferem de acordo com o momento de ocorrncia da meiose e da fecundao. Desta variao na ocorrncia de meiose e fecundao, resultam trs tipos principais de ciclos de vida: Haplontes; diplontes e haplodiplontes

Fases do ciclo de vida

Alternncia de fases nucleares num ciclo de vida uma fase haplide (entidades de ncleo haplide) alterna com uma fase diplide( entidades com ncleo diplide) Fase haplide ou haplofase compreendida entre a meiose e o momento da fecundao.
constituda por clulas haplides n cromossomas resulta da meiose

Fase diplide ou diplofase compreendida entre a fecundao e o momento da meiose.


constituda por clulas diplides 2n cromossomas resulta da fecundao

Meiose pr- gamtica as nicas clulas haplides de todo o ciclo so os gmetas que, por fecundao, originam o zigoto; este por mitoses sucessivas origina um adulto multicelular, constitudo por clulas diplides, o qual, no perodo de reproduo, produz gmetas.

Meiose ps zigtica ocorre na primeira diviso do zigoto a diplofase est reduzida ao zigoto.

Meiose pr- esprica o zigoto, por mitoses sucessivas origina uma entidade multicelular diplide, na qual ocorre a meiose, formando-se esporos(clulas reprodutoras- haplides,que, ao germinarem, originam, cada um, entidades multicelulares haplides onde se vo produzir os gmetas.

CICLO VIDA DO ULOTRIX

Caractersticas Meiose ps-zigtica ciclo de vida Haplonte. Alternncia de fases nucleares. No h alternncia de geraes. Isogmia morfolgica. Anisogmia funcional. Ultherix Haplonte.

Ciclo de vida da espirogira

Alga verde; Habitat: gua doce; Forma agregados filamentosos com clulas dispostas topo a topo; Reproduo assexuada fragmentao (condies favorveis Primavera); Reproduo sexuada em condies desfavorveis

2 filamentos colocam-se lado a lado e emitem protuberncias; Unio das protuberncias, origina o tubo de conjugao; Contedo celular de uma clula desloca-se pelo tubo de conjugao e une se ao contedo da clula do outro filamento;

Ocorre fecundao zigoto;


Tubo de conjugao

forma-se o

O zigoto rodeia-se de uma parede espessa e entra em latncia zigsporo;

Quando as condies so favorveis o zigoto sofre meiose, dando 4 ncleos;


3 ncleos degeneram o que fica sofre mitoses e origina novo filamento.

gmetas gmetas

morfologicamente

indiferenciados. o contedo de um filamento move-se (gmeta dador) em direco ao contedo celular de outro filamento (gmeta receptor). meiose ps-zigtica a seguir formao do zigoto. alternncia de fases nucleares entidades de ncleo haplide alternam com entidades de ncleo diplide. organismo haplonte - s o zigoto pertence fase diplide

Meiose ps-zigtica ciclo de vida Haplonte. Alternncia de fases nucleares. No h alternncia de geraes. Isogmia morfolgica. Anisogmia funcional. Ultherix Haplonte.

No ciclo de vida da espirogira, quando ocorre reproduo sexuada, verifica-se a ocorrncia de fecundao e de meiose e, consequentemente, a existncia de alternncia de fases nucleares. Atendendo s caractersticas do ciclo de vida, a espirogira um organismo haplonte pois, como apresenta meiose pszigtica, todo o ciclo de vida decorre na fase haplide e s o ovo pertence fase diplide. Sob o ponto de vista morfolgico, os gmetas no so clulas diferenciadas das restantes clulas do organismo. No entanto, funcionalmente desempenham a actividade de gmetas.

Ciclo de Vida de Chlamydomonas

Alga verde unicelular

Meiose
Ciclo fecundao

Ps zigtica
haplonte Externa e dependente da gua

Quando os nveis de azoto so baixos ou quando as condies de luminosidade so adversas, opta pela reproduo sexuada.

Caractersticas Meiose pr-gamtica ciclo de vida Diplonte. Alternncia de fases nucleares. No h alternncia de geraes. Anisogmica morfolgica e funcional. Bodelha Diplonte (esporfito produz rgos sexuais.

Ciclo de Vida da Ulva

Caractersticas Meiose pr-esprica ciclo de vida Haplodiplonte. Alternncia de fases nucleares. H alternncia de geraes. Esporfito por meiose origina zosporos. Ulva Ciclo de Vida Haplodiplonte.

Evoluo das plantas

Plantas

Ciclo de vida da Funria

Brifitas

As brifitas so plantas primitivas que no produzem flores, frutos e sementes e tambm no produzem tecidos vasculares. Por esse motivo so chamadas plantas avasculares ou notraquefitas. A ausncia do tecido condutor a grande responsvel pelo porte pequeno desses vegetais. As brifitas so terrestres de ambientes hmidos, sombreados e quentes; algumas espcies vivem em gua doce e no ocorrem no mar. Nesses vegetais encontra-se uma ntida alternncia de geraes em que o gametfito representa o vegetal verde, complexo e duradouro, enquanto o esporfito um vegetal simples, transitrio e dependente do garnetfito feminino.

Na poca de reproduo ,desenvolvem-se soros. Os soros so grupos de esporngios (estruturas pluricelulares que, quando jovens, contm clulas-me de esporos. As clulas me dos esporos contidas nos esporngios sofrem meiose, originando esporos. Seguidamente, os esporngios rompem-se, libertando os esporos. Os esporos que caem na terra germinam e cada um deles origina uma estrutura fotossinttica de vida independente chamada protalo. O protalo designa-se gametfito pois possui anterdios onde se formam anterozides, e arquegnios, onde se formam oosferas. Os anterozides nadam at aos arquegnios, nos quais se vo fundir com as oosferas. Desta fecundao, dependente da gua, resulta um ovo ou zigoto diplide que, por mitoses sucessivas, origina uma entidade de vida independente- planta (feto adulto) que diplide e vai chamar-se esporfito pois vai desenvolver soros com esporngios onde as clulas-me sofrem meiose para a formao de esporos.

A meiose ocorre aquando a formao de esporos; A fecundao depende da gua; Ocorre alternncia de fases nucleraes-entidades de ncleo haploide alternam com entidades de ncleo diplode; A fase diploide mais desenvolvida, pois pertence a planta adulta; Organismo haplodiplonte;

Meiose

Meiose Esprica

Pr-

Ciclo

Haplodiplonte

Fecundao

Dependente da gua

Neste ciclo de vida, quando ocorre reproduo sexuada, verifica-se alternncia de fases nucleares, j que ocorre meiose e fecundao. A fase nuclear mais desenvolvida a fase diplide, onde se insere o organismos adulto. A fase haplide, que comea com o esporo, bem diferenciada, incluindo o protalo com vida independente da planta adulta. O polipdio ento um ser haplodiplonte.

INTERVENO DO HOMEM NOS CICLOS DE VIDA

As actividades humanas tm vindo a causar vrias interferncias no ciclo vida de numerosas espcies:

Alterao de ritmos de crescimento (aumento ou diminuio de efetivos); As aes podem fazer-se em qualquer momento do ciclo de vida: Adultos (caa, pesca, agricultura, destruio de habitats, etc.); Posturas e locais de nidificao (alteraes climticas, destruio de habitats, etc.); Diminuio da fertilidade dos gmetas (agentes poluentes, destruio de habitats, etc.) Manipulao da fecundao produo de novas variedades que podero criar desequilbrios nas populaes autctones.

Ciclo de vida de um fungo (Cogumelo)

Decompositores, Responsveis pela reciclagem de nutrientes Eles soltam ao seu redor uma substncia chamada exoenzima, que praticamente igual uma enzima digestiva. Essas enzimas digerem molculas organicas do ambiente, e ento o fungo absorve o seu alimento que foi digerido pelas exoenzimas.

). De modo geral, a reproduo sexuada dos fungos se inicia com a fuso de hifas haploides, caracterizando a plasmogamia (fuso de citoplasmas). Os ncleos haploides geneticamente diferentes, provenientes de cada hifa parental, permanecem separados (fase heterocaritica, n + n)

Posteriormente, a fuso nuclear (cariogamia) gera ncleos diploides que, dividindo-se por meiose, produzem esporos haploides. Esporos formados por meiose so considerados sexuados (pela variedade decorrente do processo meitico).

Ciclo de do basididomiceto
Durante o ciclo de vida da maioria das espcies do filo Basidiomycota, o miclio passa por duas fases distintas: uma em que as hifas so monocariticas e outra constituda por hifas dicariticas. A germinao de um esporo origina hifas constitudas por clulas dotadas de um nico ncleo (monocariticas), as quais constituem o miclio primrio.

O processo sexuado tem incio com o encontro de dois miclios sexualmente compatveis. Ao entrarem em contato, as hifas + e as hifas - se fundem (plasmogamia), originando hifas dicariticas. Estas so constitudas por clulas com dois ncleos, cada um deles descendente de um ncleo de um dos miclios que se fundiram.

. Ao se dividirem, as clulas fornecem um exemplar de cada um de seus ncleos a suas clulas-filhas, de modo que a condio dicaritica se mantm nas novas hifas formadas. O novo miclio constitudo por hifas

dicariticas,

miclio

secundrio,

cresce e desenvolve-se, s vezes durante anos, antes que ocorra a fuso dos ncleos (cariogamia) e a formao de basidisporos. Os miclios secundrios dicariticos constituem a fase predominante no ciclo de vida dos basidiomicetos.

Ciclo de vida da levedura Saccharomyces cerevisiae

daphnia

"n" - n cromossomas, representando a fase haplide deste ciclo de vida, onde a quantidade de cromossomas metade do nmero de cromossomas de daphnia magna Straus; "2n" - 2n cromossomas, representando a fase diplide deste ciclo de vida. Corresponde ao nmero total de cromossomas desta espcie;

A - Fmea adulta com ovos (ovos partenognicos);


B - Ovo partenognico C - Fmea juvenil

D - Fmea com ovos de repouso


E - Macho F - Gmetas masculinos G - Ovos de repouso (Efpios)

http://www.geniebio.ac-aixmarseille.fr/parasito/doc/palu.swf

Das könnte Ihnen auch gefallen