Sie sind auf Seite 1von 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO JOO DEL REI DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELTRICA

Profa: Teresa Cristina Bessa N. Assuno

Ana Paula de Oliveira Resende Emanuelle Garcia Rezende Felipe Laure Miranda Sofia M. A. Falco Rodrigues

COMPONENTES DE TRANSFORMADORES ELTRICOS

Novembro de 2012

O Transformador um dispositivo esttico que transporta energia eltrica, por induo eletromagntica, do primrio (entrada) para o secundrio (sada). Os valores da tenso e da corrente so alterados, porm, a potncia, no caso do transformador ideal, e a frequncia se mantm inalterados. As principais variveis que definem o dimensionamento de um transformador so a bitola dos condutores (corrente) e o material isolante utilizado (tenso). Os enrolamentos de alta tenso so constitudos por vrias espiras de fio fino, sendo que os enrolamentos de baixa tenso possuem um menor nmero de espiras com bitola maior. Componentes Construtivos de um Transformador Os transformadores so constitudos, basicamente, de uma parte ativa e de acessrios complementares.
PARTE ATIVA

Compreende as bobinas (enrolamentos do primrio e do secundrio) e o ncleo ferromagntico. Os enrolamentos so constitudos de fios de cobre, de seo retangular ou circular, isolados com esmalte ou papel. Os enrolamentos de baixa tenso e alta tenso normalmente so concntricos, onde a baixa tenso ocupa a parte interna e a alta tenso a parte externa, sendo estes fracionados em bobinas de menor nmero de espiras, chamadas panquecas, por motivo de isolao, facilidade de manuteno e retirada das derivaes para conexo ao comutador.

Bobina de um Transformador

ACESSRIOS COMPLEMENTARES 1) Tanque

Serve de invlucro da parte ativa e do lquido isolante. Nele encontramos os suportes para fixao em postes, ganchos e olhais de suspenso, tampa de inspeo, conector de aterramento, fios de passagem das buchas, placa de identificao, radiadores, dispositivos de drenagem e amostragem do lquido isolante, visor de nvel do leo, etc.

Tanque do Transformador

2) Buchas

So dispositivos que permitem a passagem dos condutores constituintes dos enrolamentos para o meio externo (redes eltricas). So constitudos de corpo isolante (porcelana), condutor passante (cobre ou lato), terminal (bronze ou lato) e vedaes (borracha e papelo).

Tipos de Buchas

3) Radiadores

O calor gerado na parte ativa se propaga pelo leo, sendo dissipado na tampa e laterais do tanque. Em casos especiais (potncia elevada e ventilao insuficiente) os transformadores so munidos de radiadores, que aumentam a rea de dissipao, ou adaptados com ventilao forada.

Radiador

4) Comutador

um dispositivo mecnico que permite variar o nmero de espiras dos enrolamentos de alta tenso. Sua finalidade corrigir o desnvel de tenso existente nas redes de distribuio, devido queda de tenso ocorrida ao longo das mesmas.

Comutador

5) Coluna

Cada uma das partes do ncleo paralela aos eixos dos enrolamentos, podendo ou no ser envolvida por enrolamentos

6) Conservador

Reservatrio auxiliar parcialmente cheio de liquido isolante. ligado ao tanque de um transformador de modo a mant-lo completamente cheio e permitir a livre expanso e contrao do liquido isolante, bem como minimizar a sua contaminao.

7) Derivao

Ligao feita em qualquer ponto do enrolamento, de modo a permitir a mudana da relao das tenses do transformador. Esse termo pode tambm ser entendido como uma combinao de derivaes.

8) Dispositivo de alivio de presso

Dispositivo de proteo para transformadores em liquido isolante, que alivia a sobrepresso interna anormal.

9) Imagem trmica

Sistema de superviso trmica de um transformador, que d uma indicao local ou remota da temperatura de um ou mais enrolamentos, a partir da medio indireta desta temperatura.

10) Jugo

Cada uma das partes do ncleo que interliga as colunas.

11) Terminal

Parte condutora de um transformador, destinada sua ligao eltrica a um circuito externo.

12) Placa de identificao

Construda em alumnio ou ao inoxidvel, onde constam todas as informaes construtivas resumidas e normatizadas do aparelho. Entre as informaes fornecidas pela placa encontram-se: nome e dados do fabricante; numerao da placa; indicao das NBR; potncia (kVA); impedncia equivalente (%); tenses nominais (AT e BT); tipo de leo isolante; diagramas de ligaes; diagrama fasorial; massa total (kg); volume total do lquido.

Placa de informao

Concluso Os Transformadores Eltricos so de grande importncia para distribuio e otimizao de energia e em grande parte das reas da Engenharia Eltrica. Para ampliar os estudos nesse tipo de mquina devemos tomar conhecimento da sua arquitetura e seus principais componentes, que neste trabalho, foram explicitados.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Material de Eletrotcnica I UFPel A. E. Fitzgerald, C. Kingsley ; Mquinas Eltricas

Das könnte Ihnen auch gefallen