Sie sind auf Seite 1von 8

Comunicado 224 Tcnico

ISSN 1517-5030 Colombo, PR Julho, 2009

Cerejeira Eugenia involucrata1

Foto: Paulo Ernani Ramalho Carvalho.

Paulo Ernani Ramalho Carvalho2

Taxonomia e Nomenclatura
De acordo com o sistema de classificao baseado no The Angiosperm Phylogeny Group (APG) II (2003), a posio taxonmica de Eugenia involucrata obedece seguinte hierarquia: Diviso: Angiospermae Clado: Rosdeas Ordem: Myrtales Famlia: Myrtaceae Gnero: Eugenia Espcie: Eugenia involucrata DC. Primeira publicao: in De Candolle, Prodr. III: 264. 1828. Sinonmia botnica: Phyllocalyx involucratus (DC.) Berg; Phyllocalyx laevigatus Berg Nomes vulgares por Unidades da Federao: em Minas Gerais, cerejeira-do-mato e pitanga-preta; no Paran, cereja e cerejeira; no Rio Grande do
1 2

Sul, cereja, cereja-do-mato, cereja-do-rio-grande, cerejeira, cerejeira-da-terra, cerejeira-do-mato e cerejeira-do-rio-grande; em Santa Catarina, araazeiro, cereja, cerejeira e cerejeira-do-mato; e no Estado de So Paulo, araazeiro, cereja, cerejado-rio-grande e cerejeira-do-rio-grande. Nomes vulgares no exterior: na Argentina, cerella. Etimologia: o nome genrico Eugenia dedicado a Francisco Eugenio de Saboya Carignan, chamado Prncipe de Saboya, generalssimo imperial de notvel talento militar e protetor das artes; o epteto especfico involucrata devido coroa de spalas e restos de bractolas na base do fruto sugerirem o invlucro deste.

Descrio Botnica
Forma biolgica e estacionalidade: arbustiva (arbusto) a arbrea (arvoreta a rvore), de comportamento sempre-verde ou pereniflio de mudana foliar. As rvores maiores atingem dimenses prximas a 15 m de altura e 40 cm de DAP (dimetro altura do peito, medido a 1,30 m do solo) na idade adulta.

Extrado de: CARVALHO, P. E. R. Espcies arbreas brasileiras. Braslia, DF: Embrapa Informao Tecnolgica; Colombo: Embrapa Florestas, 2008. v. 3. Engenheiro Florestal, Doutor, Pesquisador da Embrapa Florestas. ernani@cnpf.embrapa.br

Cerejeira Eugenia involucrata

Tronco: reto. O fuste mede at 7 m de comprimento. Ramificao: cimosa. A copa estreita e alongada, medianamente ramificada, com galhos resistentes e provida de densa folhagem verdeluzente. s vezes, os raminhos novos so pubrulos. Casca: mede at 5 mm de espessura. A casca externa ou ritidoma lisa, de colorao acinzentadaclara. O tronco solta a casca em forma de placas, ao longo do desenvolvimento da planta em dimetro. Folhas: as folhas novas ou adultas so simples, de filotaxia oposta e de consistncia cartcea, com nervuras promnulas, verde-escuras, medindo de 5 cm a 10 cm de comprimento por 2 cm a 3 cm de largura. As folhas novas so de consistncia submembranceas de colorao verde-clara, cobrindo os ramos florferos. Flores: so hermafroditas, vistosas, pentmeras e com muitos estames. As flores brancas desabrocham normalmente nos galhos de ano, na primavera. Frutos: so bagas piriformes, lisas, glabras, de colorao verde quando imaturo, tornando-se vermelho e cor-de-vinho tinto quando maduro, medindo de 1,3 cm a 2,3 cm de comprimento. Apresenta forma obovada ou obovado-oblongo, coroado pelos spalos endireitados e s vezes com restos das bractolas em sua base. Os frutos pesam em mdia 5 g, sendo que no seu interior so encontradas de 1 a raramente 5 sementes. Semente: de colorao cinreo-amarelada com formato irregular, medindo de 5 mm x 6 mm a 10 mm x 8 mm.

os maiores polinizadores da cerejeira, em funo de seus comportamento e frequncia de visitas observados. Florao: acontece de julho a outubro, no Paran, de setembro a outubro, em Minas Gerais e no Estado de So Paulo e de setembro a novembro, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Estudos dos eventos (fases) de florao da cerejeira, em reas fragmentadas da Floresta Ombrfila Mista, no Municpio de Colombo, PR, constataram que estes duram em torno de 60 dias e ocorrem no perodo frio, com menor acmulo de chuvas de julho a agosto. Frutificao: os frutos maduros ocorrem de setembro a novembro, no Paran, de outubro a dezembro, no Rio Grande do Sul, de novembro a dezembro, em Santa Catarina e no Estado de So Paulo e de dezembro a janeiro, em Minas Gerais. Os eventos da frutificao concentraram-se em setembro e em outubro, no incio do perodo das chuvas. A frutificao em exemplares cultivados em solo frtil aparece do sexto ao stimo ano. Uma cerejeira pode produzir acima de mil frutos por safra, por at 200 anos. Disperso de frutos e sementes: notadamente zoocrica, destacando-se as aves, dentre as quais o sabi-laranjeira (Turdus rufiventris). A cerejeira tambm atrai sanhaos, gaturamos, saras e bemte-vis, entre outros.

Ocorrncia Natural
Latitudes: de 19S, em Minas Gerais, a 3145S, no Rio Grande do Sul. Variao altitudinal: de 30 m, em Santa Catarina, at 1.700 m, no Estado de So Paulo. Distribuio geogrfica: Eugenia involucrata ocorre na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. No Brasil, essa espcie ocorre nas seguintes Unidades da Federao (Fig. 1): Minas Gerais Paran

Biologia Reprodutiva e Eventos Fenolgicos


Sistema sexual: Eugenia involucrata uma espcie hermafrodita. Sistema reprodutivo: essa espcie autgama. Vetor de polinizao: no perodo da antese, a visitao realizada por abelhas (Apis mellifera), com maior concentrao destas no incio da manh e no final da tarde. As abelhas so geralmente

Cerejeira Eugenia involucrata

Fig. 1. Locais identificados de ocorrncia natural de Cerejeira (Eugenia involucrata), no Brasil.

Estado do Rio de Janeiro Rio Grande do Sul Santa Catarina Estado de So Paulo

Biomas/Tipos de Vegetao e Outras Formaes Vegetacionais


Bioma Mata Atlntica
Floresta Estacional Decidual (Floresta Tropical Caduciflia), na formao das Terras Baixas, no Rio Grande do Sul. Floresta Estacional Semidecidual (Floresta Tropical Subcaduciflia), nas formaes Submontana e AltoMontana, em Minas Gerais. Floresta Ombrfila Densa (Floresta Tropical Pluvial Atlntica), na formao Montana, no Planalto de Ibina, SP, e Alto-Montana, no macio do Itatiaia, em MG, e no Estado de So Paulo. Essa espcie muito rara na Ilha de Santa Catarina. Floresta Ombrfila Mista (Floresta com presena de araucria), nas formaes Montana e AltoMontana, em Minas Gerais, no Paran, no macio

Aspectos Ecolgicos
Grupo sucessional: Eugenia involucrata uma espcie secundria tardia. Importncia sociolgica: a cerejeira no espcie muito frequente nas florestas primrias. Contudo, dificilmente ocorre fora da floresta alta ou baixa, estando sempre associada a outras rvores. encontrada preferencialmente nos sub-bosques mais desenvolvidos da Floresta Ombrfila Mista situados em solos midos e em relevo plano ou pouco acidentado.

Cerejeira Eugenia involucrata

do Itatiaia, no Estado do Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, com frequncia de at quatro indivduos por hectare.

Outras Formaes Vegetacionais


Ambiente fluvial ou riprio (mata ciliar ou de galeria), em Minas Gerais, no Paran, em Santa Catarina e no Estado de So Paulo.

Clima
Precipitao pluvial mdia anual: de 1.000 mm, no Estado de So Paulo, a 2.500 m, no Estado do Rio de Janeiro. Regime de precipitaes: chuvas uniformemente distribudas na Regio Sul (exceto no norte do Paran) e chuvas peridicas nas demais regies. Deficincia hdrica: nula na Regio Sul (exceto no norte do Paran). Pequena, no vero, no sul do Rio Grande do Sul. De pequena a moderada, no inverno, no centro e no leste do Estado de So Paulo. Temperatura mdia anual: 13,4 C (Campos do Jordo, SP) a 21,9 C (Uberaba, MG). Temperatura mdia do ms mais frio: 8,2 C (Campos do Jordo, SP) a 18,5 C (Uberaba, MG). Temperatura mdia do ms mais quente: 19,7 C (Resende, RJ) a 24,7 C (Porto Alegre, RS). Temperatura mnima absoluta: -11,6 C. Esta temperatura foi observada em Xanxer, SC. Em alguns lugares do Planalto Sul-Brasileiro, a temperatura mnima absoluta pode chegar, na relva, at -17 C. Geadas: so frequentes no inverno, no planalto meridional do Paran, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O nmero mdio de geadas vria de 0 a 30, com mximo absoluto de 81 geadas, na Regio Sul e em Campos do Jordo, SP. No planalto sul-brasileiro acima de 1.000 m de altitude, ocorrem ento, no raras vezes, nevadas de junho a julho. Classificao Climtica de Koeppen: Af (tropical, mido ou supermido) no litoral do Paran). Aw (tropical, com vero seco) no oeste de Minas Gerais. Cfa (subtropical, com vero quente) no

Macio do Itatiaia, em Minas Gerais e no Estado do Rio de Janeiro, no Planalto de Ibina, SP, no Paran e no Rio Grande do Sul. Cfb (temperado, com vero ameno), na Regio de Campos do Jordo, SP, no Paran, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Cwa (subtropical, com inverno seco e vero quente) no Estado de So Paulo. Cwb (subtropical de altitude, com inverno seco e vero ameno) no sul de Minas Gerais.

Solos
A cerejeira requer solos de fertilidade qumica alta, bem drenados e de textura areno-argilosa, no vegetando em solos midos. Essa espcie vai bem nos solos granticos at os eruptivos, sedimentares e os aluvionais.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos da cerejeira devem ser colhidos diretamente da rvore, quando iniciarem a queda espontnea, ou recolhidos no cho, aps a queda. Em seguida, devem ser despolpados, manualmente, em gua corrente, numa peneira. Aps a extrao, as sementes devem ser postas para secar sombra. Nmero de sementes por quilo: 7 mil. Tratamento pr-germinativo: no h necessidade. Longevidade e armazenamento: a cerejeira apresenta semente com comportamento fisiolgico recalcitrante. Sua viabilidade em armazenamento bastante curta, no ultrapassando duas semanas. Por isso, no se recomenda seu armazenamento. Germinao em laboratrio: os substratos sobre areia e entre vermiculita proporcionaram maior porcentagem de germinao das sementes, bem como melhores resultados em todos os parmetros de avaliao de vigor.

Produo de Mudas
Semeadura: o maior sucesso da semeadura da cerejeira quando ela semeada diretamente em embalagens individuais, o que facilita tambm o plantio no local definitivo, uma vez que a pega de raiz nua nem sempre boa.

Cerejeira Eugenia involucrata

Germinao: hipgea ou criptocotiledonar. A emergncia inicia de 30 a 40 dias aps a semeadura. Geralmente, essa espcie apresenta baixo desempenho germinativo. Propagao vegetativa: a cerejeira propaga-se por mergulhia. Contudo, desaconselha-se essa modalidade, tendo-se em vista que as plantas so eretas, tornando-se difcil dobrarem-se os ramos at o solo para enterr-los. Estes levam cerca de 6 meses para enraizar. Quando enraizados, comeam a brotar e logo a separao da planta-me pode ser iniciada e continuada gradativamente.

Caractersticas da Madeira
Massa especfica aparente (densidade): a madeira da cerejeira densa (0,90 g.cm-3 a 0,98 g.cm-3). Cor: branco-pardacenta. Outras caractersticas: madeira compacta, elstica, muito resistente e de boa durabilidade.

Produtos e Utilizaes
Alimentao animal: os frutos dessa espcie proporcionam abundante alimentao para os animais domsticos, principalmente sunos, que muito apreciam seus frutos. Aproveitamento alimentar: os frutos de Eugenia involucrata so prprios para consumo humano e muito saborosos. De colorao esverdeada, a polpa desses frutos suculenta e agridoce. Com ela, preparada uma srie de receitas deliciosas. Alm de consumidos in natura, os frutos dessa espcie podem ser aproveitados, tambm, na elaborao de doces, gelias e licores. No Brasil, a cerejeira amplamente cultivada em pomares domsticos de toda a Regio Sul, principalmente entre os colonos teuto-brasileiros. Em So Leopoldo, RS, aponta-se a cerejeira como a espcie que se acredita que tenha produzido regularmente nos ltimos dois sculos. Por isso, foi transformada por lei, em monumento municipal e patrimnio pblico. Apcola: as flores de Eugenia involucrata so melferas.

Caractersticas Silviculturais
A cerejeira uma espcie escifila, que tolera temperaturas muito baixas. Hbito: essa espcie apresenta ramificao simpodial, irregular e varivel, com tronco curto, sem definio de dominncia apical e bastante ramificada. Apresenta tambm derrama natural deficiente, necessitando de podas peridicas de conduo e de galhos. Sistemas de plantio: Eugenia involucrata deve ser plantada a pleno sol, em plantio puro ou em plantio misto. Sistemas agroflorestais (SAFs): essa espcie tradicionalmente utilizada no Sul do Brasil, no sistema de faxinal.

Crescimento e Produo
H poucos dados de crescimento da cerejeira em plantios (Tabela 1).

Tabela 1. Crescimento de Eugenia involucrata em plantios puros e mistos, no Paran. Local Campo Mouro(1) Rolndia(2) Rolndia(3)
(a) Fonte:
(1)

Idade (anos) 4 4 6

Espaamento (m x m) 2x2 5x5 5x5

Plantas vivas (%) 100,0 100,0 100,0

Altura mdia (m) 1,52 2,03 2,58

DAP mdio (cm) ... 1,6 4,3

Classe de solo (a) LVdf LVdf LVdf

LVdf = Latossolo Vermelho distrofrrico. Silva e Torres (1992). (2) Embrapa Florestas / Fazenda Bimini. (3) Embrapa Florestas / Fazenda Bimini.

Cerejeira Eugenia involucrata

Celulose e papel: a madeira dessa espcie inadequada para esse uso. Energia: produz lenha e carvo de excelente qualidade.

BACKES, A.; NARDINO, M. rvores, arbustos e algumas lianas nativas no Rio Grande do Sul. So Leopoldo: Ed. da UNISINOS, 1998. 202 p. BAGGIO, A. J.; CARPANEZZI, A. A. Explorao seletiva do sub-bosque: uma alternativa para aumentar a rentabilidade dos bracatingais. Colombo: EMBRAPA-CNPF, 1998. 17 p. (EMBRAPA-CNPF. Circular tcnica, 28). BELOTTI, A.; VERONA, L. S. S.; BIEGER, B.; ARGENTON, M. J.; VARNIER, M. L. Estudo fitossociolgico e florstico da mata ciliar do lago da Barragem Engenho Braun do Lajeado So Jos Chapec SC. Acta Ambiental Catarinense, Chapec, v. 1, n. 1, p. 43-58, 2002. BERNACCI, L. C.; FRANCO, G. A. D. C.; RBOCZ, G. de F.; CATHARINO, E. L. M.; DURIGAN, G.; METZGER, J. P. O efeito da fragmentao florestal na composio e riqueza de rvores na regio da Reserva Morro Grande (Planalto de Ibina, SP). Revista do Instituto Florestal, So Paulo, v. 18, n. nico, p. 121-166, dez. 2006. BRACK, P.; BUENO, R. M.; FALKENBERG, D. B.; PAIVA, M. R. C.; SOBRAL, M.; STEHMANN, J. R. Levantamento florstico do Parque Estadual do Turvo, Tenente Portela, Rio Grande do Sul, Brasil. Roesslria, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 69-94, 1985. BRANDO, M.; GAVILANES, M. L. Cobertura vegetal da Microrregio 178 (Uberaba), Minas Gerais, Brasil. Daphne, Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 29-57, abr. 1994. BRANDO, M.; LACA-BUENDIA, J. P.; MACEDO, J. F. rvores nativas e exticas do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: EPAMIG, 2002. 528 p. CARVALHO, D. A. de; OLIVEIRA-FILHO, A. T. de; BERG, E. van den; FONTES, M. A. L.; VILELA, E. de A.; MARQUES, J. J. G. de S. e M.; CARVALHO, W. A. C. Variaes florsticas e estruturais do componente arbreo de uma Floresta Ombrfila alto-montana s margens do Rio Grande, Bocaina de Minas, MG, Brasil. Acta Botanica Brasilica, So Paulo, v. 19, n. 1, p. 91-109, 2005. CARVALHO, D. A. de; OLIVEIRA-FILHO, A. T. de; VILELA, E. de A. Flora arbustivo-arbrea de mata ripria do mdio Rio Grande (Conquista, Estado de Minas Gerais). Cerne, Lavras, v. 2, n. 2, p. 48-68, 1996. CARVALHO, D. A. de; OLIVEIRA-FILHO, A. T. de; VILELA, E. de A.; GAVILANES, M. L. Flora arbustivo-arbrea das matas ciliares do Alto Rio Grande (MG). 1 - Mata de Macaia (Bom Sucesso). Revista do Instituto Florestal, So Paulo, v. 4, pt. 1, p. 274282, 1992. Edio dos Anais do 2 Congresso Nacional sobre Essncias Nativas, 1992, So Paulo. CARVALHO, P. E. R. Levantamento florstico da regio de IratiPR: 1a aproximao. Curitiba: EMBRAPA-URPFCS, 1980. 44 p. (EMBRAPA-URPFCS. Circular tcnica, 3). CARVALHO, W. A. C. Variaes da composio e estrutura do comportamento arbreo da vegetao de oito fragmentos de Floresta Semidecdua do Vale do Alto Rio Grande, MG. 2002. 168 p. Dissertao (Mestrado em Engenharia Florestal) Universidade Federal de Lavras, Lavras. CORRA, M. P. Dicionrio das plantas teis do Brasil e das exticas cultivadas. [reimp.]. Rio de Janeiro: Servio de Informao Agrcola, 1984. v. 2. DURIGAN, G.; LEITO FILHO, H. de F. Florstica e fitossociologia de matas ciliares do oeste paulista. Revista do Instituto Florestal, So Paulo, v. 7, n. 2, p. 197-239, 1995.

Pragas e Doenas
Na fase de viveiro, comum algumas mudas se contaminarem com cochonilhas, principalmente Pseudokermis nitens e Ceroplastes janeirensis. As mudas devem ser tratadas com uma mistura de Malation com leo mineral.

Espcies Afins
O gnero Eugenia distribui-se em regies tropicais e subtropicais da Europa e das Amricas, com maior diversidade nas Amricas, onde ocorrem mais de 1.000 espcies, das quais 100 ocorrem no Brasil. Essa excelente frutfera nativa no deve ser confundida com a cerejeira americana (Prunus americana) e as japonesas (Prunus campanulata e Prunus serrulata), que pertencem famlia das rosceas, nem com a cerejeira do Norte do Brasil (Amburana acreana), que uma espcie madeireira.

Referncias
AGUIAR, L. W.; MARTAU, L.; SOARES, Z. F. Composio florstica de matas nos Municpios de Montenegro e Triunfo, RS, Brasil. Iheringia: Srie Botnica, Porto Alegre, n. 29, p. 3-30, 1982. AGUIAR, O. T. de; PASTORE, J. A.; ROCHA, F. T.; BAITELLO, J. B. Flora fanerogmica de um trecho da floresta densa secundria no Parque Estadual da Serra do Mar Ncleo Cunha/Indai Cunha (SP). Revista do Instituto Florestal, So Paulo, v. 13, n. 1, p. 1-18, 2001. AMARAL, L. da G. Florao e frutificao de algumas espcies arbreas nativas e cultivadas no Rio Grande do Sul, Brasil. Iheringia: Srie Botnica, Porto Alegre, n. 24, p. 125-132, 1979. ANDRAE, F. H.; PALUMBO, R.; MARCHIORI, J. N. C.; DURLO, M. A. O sub-bosque de reflorestamentos de pinus em stios degradados da regio da Floresta Estacional Decidual do Rio Grande do Sul. Cincia Florestal, Santa Maria, v. 15, n. 1/2, p. 43-63, 2005. THE ANGIOSPERM PHYLOGENY GROUP. An update of the Angiosperm Phylogeny Group classification for the orders and families of flowering plants: APG II. Botanical Journal of the Linnean Society, London, v. 141, p. 399-436, 2003. BACKES, P.; IRGANG, B. rvores do sul: guia de identificao & interesse ecolgico: as principais espcies nativas sul-brasileiras. Rio de Janeiro: Instituto Souza Cruz, 2002. 325 p.

Cerejeira Eugenia involucrata

FERNANDES, F. A. B. Estudo de gradientes vegetacionais em uma Floresta Semidecdua alto-montana no Planalto de Poos de Caldas, MG. 2003. 157 p. Dissertao (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras, Lavras. FONTES, M. A. L. Anlise da composio florstica das florestas nebulares do Parque Estadual do Ibitipoca, Minas Gerais. 1997. 50 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Florestal) Universidade Federal de Lavras, Lavras. FRISCH, J. D.; FRISCH, C. H. Aves brasileiras e as plantas que as atraem. 3. ed. So Paulo: Dalgas Ecoltec, 2005. 476 p. il. GOMES, G. C.; GARRASTAZU, M. C.; RODRIGUES, W. F.; BARBIERI, R. L.; GOMES, F. R. C. Levantamento e sistematizao de dados de cerejeira-do-mato (Eugenia involucrata DC.) com auxlio de geotecnologias como ferramenta para sua reproduo e preservao. SIMPSIO BRASILEIRO DE RECURSOS GENTICOS DE FRUTAS E HORTALIAS, 2005, Pelotas. Resumos e palestras. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2005. p. 125-129. (Embrapa Clima Temperado. Documentos, 135). GOMIDE, L. R. Um modelo fitogeogrfico para a bacia do Rio So Francisco, em Minas Gerais. 2004. 268 p. Dissertao (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras, Lavras. HATSCHBACH, G.; LINSINGEN, L. V.; UHLMANN, A.; CERVI, A. C.; SONEHARA, J. de S.; RIBAS, O. dos S. Levantamento florstico do Cerrado (savana) paranaense e vegetao associada. Boletim do Museu Botnico Municipal, Curitiba, n. 66, p. 1-39, 2005. HATSCHBACH, G.; MOREIRA FILHO, H. Catlogo florstico do Parque Estadual Vila Velha (Estado do Paran - Brasil). Boletim da Universidade Federal do Paran: Botnica, Curitiba, n. 28, p. 1-50, 1972. INOUE, M. T.; PUTTON, V. Macropropagao de 12 espcies arbreas da Floresta Ombrfila Mista. Floresta, Curitiba, v. 37, n. 1, p. 55-61, jan./abr. 2007. JARENKOW; J. A.; WAWCHTER, J. L. Composio, estrutura e relaes florsticas do componente arbreo de uma Floresta Estacional no Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Botnica, So Paulo, v. 24, n. 3, p. 263-272, set. 2001. KLEIN, R. M. rvores nativas da Ilha de Santa Catarina. Insula, Florianpolis, n. 3, p. 3-93, 1969. KLEIN, R. M. Importncia sociolgica das mirtceas nas florestas riograndenses. In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTNICA, 34., 1983, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: Sociedade Botnica do Brasil, 1984. v. 2, p. 367-375. LEGRAND, C. D.; KLEIN, R. M. Mirtceas: 2 Eugenia L. In: LEGRAND, C. D.; KLEIN, R. M. Mirtceas. Itaja: Herbrio Barbosa Rodrigues, 1969. p. 47-216. (Flora ilustrada catarinense). LONGHI, S. J. Agrupamento e anlise fitossociolgica de comunidades florestais na sub-bacia hidrogrfica do Rio Passo Fundo-RS. 1997. 193 f. Tese (Doutorado em Cincias Florestais) - Universidade Federal do Paran, Curitiba. LONGHI, S. J. Aspectos fitossociolgicos dos capes na regio de Carovi e Tupantuba, em Santiago, RS. Cincia Florestal, Santa Maria, v. 1, n. 1, p. 22-39, 1991.

LONGHI, S. J. A estrutura de uma floresta de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze. no Sul do Brasil. 1980. 198 f. Dissertao (Mestrado em Cincias) - Universidade Federal do Paran, Curitiba. MAESA MACHADINHO ENERGTICA. rvores do Reservatrio da UHE Machadinho. Piratuba, 2001. 102 p. MAIXNER, A. E.; FERREIRA, L. A. B. Contribuio ao estudo das essncias florestais e frutferas nativas no Estado do Rio Grande do Sul - II. Trigo e Soja, Porto Alegre, n. 18, p. 3-20, 1976. MARCHETTI, E. R. poca de coleta, semeadura, tratamento pr-germinativo e mtodos de semeadura de espcies florestais cultivadas no Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO FLORESTAL ESTADUAL, 5., 1984, Nova Prata. Anais. Nova Prata: Prefeitura Municipal, 1984. v. 2, p. 524-532. MARTINEZ-CROVETTO, R. Esquema fitogeogrfico de la Provincia de Misiones (Repblica Argentina). Bonplandia, Corrientes, v. 1, n. 3, p. 171-223, 1963. MARTINS, S. S.; SILVA, I. C.; BORTOLO, L. de; NEPOMUCENO, A. N. Produo de mudas de espcies florestais nos viveiros do Instituto Ambiental do Paran. Maring: Clichetec, 2004. 192 p. MATTOS, J. R. Cerejeira-do-mato. Porto Alegre: Instituto de Pesquisa de Recursos Naturais Renovveis AP, 1985. 13 p. (Publicao IPRNR, 18). MATTOS, J. R. Myrtaceae do Rio Grande do Sul. Roesslria, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 75-163, 1983. MOSIMANN, R. M. de S.; REIS, A. Frutos nativos da Ilha de Santa Catarina. Insula, Florianpolis, n. 8, p. 29-46, 1975/1976. OGATA, H.; GOMES, E. P. C. Estrutura e composio da vegetao no Parque CEMUCAN, Cotia, SP. Hoehnea, So Paulo, v. 33, n. 3, p. 371-384, 2006. OLIVEIRA-FILHO, A. T.; TAMEIRO-NETO, E.; CARVALHO, W. A. C.; WERNECK, M.; BRINA, A. E.; VIDAL, C. V.; REZENDE, S. C.; PEREIRA, J. A. A. Anlise florstica do compartimento arbreo de reas de Floresta Atlntica sensu lato na regio das bacias do leste (Bahia, Minas Gerais, Esprito Santo e Rio de Janeiro). Rodrigusia, Rio de Janeiro, v. 56, n. 87, p. 185-235, 2005. PEDRALLI, G. A mata do Horto Botnico da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Cincia e Cultura, So Paulo, v. 36, n. 4, p. 581-582, 1984. PEDRALLI, G.; FREITAS, V. L. de O.; MEYER, S. T.; TEIXEIRA, M. do C. B.; GONALVES, A. P. S. Levantamento florstico na Estao Ecolgica do Tripu, Ouro Preto, MG. Acta Botanica Brasilica, So Paulo, v. 11, n. 2, p. 191-213, 1997. PEDRALLI, G.; IRGANG, B. E. Estudos sobre a composio florstica das formaes vegetais da borda da Serra Geral: I Municpio de Bento Gonalves, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Roesslria, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 136-144, 1982. PEREIRA, I. M.; OLIVEIRA-FILHO, A. T. de; BOTELHO, S. A.; CARVALHO, W. A. C.; FONTES, M. A. L.; SCHIAVINI, I.; SILVA, A. F. da. Composio florstica do compartimento arbreo de cinco remanescentes florestais do Macio do Itatiaia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Rodrigusia, Rio de Janeiro, v. 57, n. 1, p. 103-126, 2006.

Cerejeira Eugenia involucrata

PEREIRA, M. D.; SANTOS, C. E. M.; ALEXANDRE, R. S.; DIAS, M. A.; LOPES, J. C. Efeito de diferentes substratos no potencial fisiolgico de sementes de Eugenia involucrata armazenadas em condies ambiente. Informativo ABRATES, Pelotas, v. 15, n. 1/3, p. 325, ago. 2005. REGO, G. M.; LAVORANTI, O. J.; ASSUMPO NETO, A. Florao e frutificao da cerejeira-do-mato, em reas fragmentadas da Floresta Ombrfila Mista, no Municpio de Colombo, PR. Colombo: Embrapa Florestas, 2006. 8 p. (Embrapa Florestas. Circular tcnica, 129). REGO, G. M.; LAVORANTI, O. J.; ASSUMPO NETO, A. Monitoramento dos estdios fenolgicos reprodutiuvos da cerejeira-do-mato. Colombo: Embrapa Florestas, 2006. 5 p. (Embrapa Florestas. Comunicado tcnico, 171). QUATRINI, F.; GALVANI, F. R.; GASTAL, C. V. de S. Levantamento das espcies vegetais utilizadas no processo de elaborao de carvo nas Ilhas do Butu e Quadrada (Itaqu-RS). In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTNICA, 51., 2000, Braslia, DF. Resumos. Braslia, DF: Sociedade Botnica do Brasil, 2000. p. 229. ROBIM, M. de J.; PASTORE, J. A.; AGUIAR, O. T. de; BAITELLO, J. B. Flora arbreo-arbustiva e herbcea do Parque Estadual de Campos do Jordo (SP). Revista do Instituto Florestal, So Paulo, v. 2, n. 1, p. 31-53, 1990. SANQUETTA, C. R.; PIZATTO, W.; PLLICO NETO, S.; FIGUEIREDO FILHO, A.; EISFELD, R. de L. Estrutura vertical de um fragmento de Floresta Ombrfila Mista no centro-sul do Paran. Revista Floresta, Curitiba, v. 32, n. 2, p. 267-276, 2002.

SILVA, F. das C. e; FONSECA, E. de P.; SOARES-SILVA, L. H.; MULLER, C.; BIANCHINI, E. Composio florstica e fitossociologia do componente arbreo das florestas ciliares da Bacia do Rio Tibagi: 3. Fazenda Bom Sucesso, Municpio de Sapopema, PR. Acta Botanica Brasilica, So Paulo, v. 9, n. 2, p. 289-302, 1995. SILVA, J. A. da; SALOMO, A. N.; MARTINS NETTO, D. A. Natural regeneration under Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze forest in the Genetic Reserve of CaadorSC. Revista rvore, Viosa, MG, v. 22, n. 2, p. 143-153, 1998. SILVA, L. B. X. da; TORRES, M. A. V. Espcies florestais cultivadas pela COPEL-PR (1974-1991). Revista do Instituto Florestal, So Paulo, v. 4, pt. 2, p. 585-594, 1992. Edio dos Anais do 2 Congresso Nacional sobre Essncias Nativas, 1992, So Paulo. SILVA, P. F. da. Caractersticas fsico-mecnicas de espcies lenhosas do Sul do Brasil. Porto Alegre: Instituto Tecnolgico do Rio Grande do Sul, 1967. 41 p. SILVA, S. Frutas Brasil frutas. So Paulo: Empresa das Artes, 1991. 166 p. Texto de Hernni Donato. SOARES, Z. F.; MARTAU, L.; AGUIAR, L. W.; BUENO, O. L.; BUSELATO, T. C. Nota sobre o levantamento florstico dos arredores da Usina Hidreltrica de Itaba, Municpio de Arroio do Tigre e Jlio de Castilhos, RS, Brasil. Iheringia: Srie Botnica, Porto Alegre, n. 25, p. 3-16, 1979.

Comunicado Tcnico, 224

Exemplares desta edio podem ser adquiridos na: Embrapa Florestas Endereo: Estrada da Ribeira Km 111, CP 319 Fone / Fax: (0**) 41 3675-5600 E-mail: sac@cnpf.embrapa.br 1a edio 1a impresso (2009): conforme demanda

Comit de Publicaes

Presidente: Patrcia Pvoa de Mattos Secretria-Executiva: Elisabete Marques Oaida Membros: Antonio Aparecido Carpanezzi, Cristiane Vieira Helm, Dalva Luiz de Queiroz, Elenice Fritzsons, Jorge Ribaski, Jos Alfredo Sturion, Marilice Cordeiro Garrastazu, Srgio Gaiad Superviso editorial: Patrcia Pvoa de Mattos Reviso de texto: Mauro Marcelo Bert Normalizao bibliogrfica: Elizabeth Cmara Trevisan Editorao eletrnica: Mauro Marcelo Bert

Expediente

CGPE 7968

Das könnte Ihnen auch gefallen