Sie sind auf Seite 1von 24

DIREITOS REAIS O contrato e a propriedade so a expresso direta da vontade de um sujeito de direito em condies de perfeita igualdade jurdica.

Sobre esta construo terica alicera-se a livre circulao de bens e servios essencial para economia de mercado, que por sua vez, representada pela autonomia privada, fundamental para realizao dos negcios jurdicos. A autonomia privada entendida neste caso como sendo um quadro ideal, onde a diferena entre a nulidade e a anulabilidade dos negcios jurdicos corresponde apenas a diferena de graus1. DIREITO DAS COISAS CONCEITO O direito das coisas o conjunto de normas reguladoras das relaes entre os homens, tendo em vista os bens corpreos e incorpreas. Do que se deduz que o Direito das Coisas o conjunto de normas que regulam as relaes jurdicas entre os homens face s coisas, capazes de satisfazer as suas necessidades e suscetveis de apropriao individual, quando tais coisas forem teis e raras e quando estabelecem relaes de domnio. As coisas insuscetveis de apropriao, afastam a cupidez dos homens, tais como: as guas, o ar atmosfrico, e a luz do sol etc. Direito das Coisas a expresso atual e jurdica do estado das coisas objeto de propriedade. DO BEM A noo de bem, de uma utilidade, tanto econmica quanto no econmica. Deve ter um valor econmico ou axiolgico. De modo geral, consideramos como bens, tudo que possa nos proporcionar utilidade, que corresponde aos nossos desejos. DESSE MODO: amor, ptria e honra so exemplos de bens. Assim bens so espcies de coisas e o termo coisa utilizado para aqueles bens que podem ser apropriados pelos homens. Todos os bens so coisas, mas nem todas as coisas so bens. O Direito real afeta direta e imediatamente a coisa sob todos os aspectos e seguem-na em poder de quem a detenha, o direito de preferncia, que um direito subjetivo. O direito real estabelece um vnculo entre o sujeito e a coisa, prevalecendo contra todos e conferindo uma prerrogativa de seqela ao seu titular, o que o faz ser oponvel contra todos. eficcia erga omnes2. CLASSIFICAM-SE QUANTO AO OBJETO direito reais sobre a coisa prpria, art. 1228 e direitos reais sobre a coisa alheia, art. 1225 cc. Classificam-se QUANTO FINALIDADE direito reais de gozo, art. 678ss e garantia, art. 1419 ss, que envolvem (hipoteca penhor anticrese). A evoluo histrica do Direito das Coisas comprova a sua importncia frente ao complexo de normas reguladores desse poder do homem sob cujo regime reflete o poder e a forma de organizao poltica e econmica da sociedade.3

NATUREZA JURDICA Sua natureza jurdica definida como sendo uma relao de senhorio, um poder imediato e direto do homem sobre a coisa, isto , imediato e direto, porque o titular no necessita da participao de um terceiro para extrair as vantagens da coisa a que se prestar. O que nos direitos reais sobre as coisas alheias requer dois sujeitos: o dono e o titular do direito real, porm, cada um com direitos distintos e sem intermediao do outro. Ex.: Locador e locatrio. O senhorio neste caso o elemento interno que extrai da coisa as vantagens prprias. J o elemento externo o absolutismo que toma o direito oponvel contra todos.4 A diferena entre direito real e direito pessoal, que os direitos reais so normatizados pelo direito das coisas e os direitos pessoais pelo direito das obrigaes. O direito real consiste no poder jurdico da pessoa titular do direito subjetivo sobre a coisa, oponvel contra terceiros, conforme conceito da Escolha Clssica. Direito real poder imediato do titular sobre a coisa objeto do direito sem intermediao, no h sujeito passivo nesta relao, que pode-se estabelea sobre coisas corpreas e incorpreas. A propriedade o mais amplo pice dos direitos reais. No direito pessoal aparecem sempre dois sujeitos credor e devedor. O direito real a coisa tomada em si mesma e o direito pessoal uma obrigao de fazer, ou de no fazer ou ainda uma obrigao de dar coisa certa. O direito na coisa prpria a propriedade e o direito na coisa alheia, tambm conhecidos como limitados so: as servides; o uso; o usufruto; a habitao; as rendas constitudas sobre imveis; a promessa irretratvel de venda; o penhor; a anticrese; a hipoteca; e a concesso de uso. DIVIDEM-SE ACESSRIOS: penhor, art. 1431; anticrise, art.1506; e a hipoteca, art. 1473 cc. Dividem-se PRINCIPAIS: os demais. direitos de disposio; Distinguem-se quanto ao sentido em de uso e gozo; e de garantia. Somente a direitos reais podem ser adquiridos por usucapio5. Os direitos reais distinguem-se pela tipicidade, elasticidade, publicidade e especialidade e seu objeto necessariamente coisa determinada. CARACTERSTICAS o direito que se prende coisa direta e imediatamente. Liga-se ao objeto de maneira integral. Vincula o sujeito a coisa. oponvel contra todos. O Direito real de garantia sempre acessrio, pois aparece sempre ligado a um outro que o principal, o de crdito, ao qual est subordinado. Tem sua vida condicionada vida do direito principal. Por ser acessrio no pode ser transmitido isoladamente. INDIVISVEL, mesmo que a dvida se divida, a garantia real permanece ntegra. Mesmo nos pagamentos parciais a garantia permanece, sem reduo e se estabelece no interesse das partes.

CLASSIFICAO OS DIREITOS REAIS CLASSIFICA-SE EM Direitos reais sobre a coisa prpria; e Direitos reais sobre a coisa alheia. DE FRUIO. - DE GARANTIA. Visto sob o angulo passivo, os direitos reais constitudos sobre as coisas alheias, paralisam, apenas a faculdade correspondente naquele que mantm a propriedade. Em qualquer dos casos acima, constituem-se em prerrogativas de uns sobre os outros. Sem esquecer a natureza real desses direitos, geralmente oriundos de contrato, so mais do que meras obrigaes, vinculando pessoas e conferindo a seus titulares ao real de eficcia erga omns, Art. 1225.6 PUBLICIDADE E ESPECIALIZAO A garantia constituda oponvel contra terceiros e a publicidade instituda para esse efeito. J a especializao, diz da individualizao da garantia onde se deve fazer constar o que relao creditria e o que garantia. O DIREITO DE SEQELA o de seguir a coisa em poder de qualquer detentor. O direito adere a coisa. Ex.: Servido. O direito de seqela visa tomar efetiva a preferncia, diz-se que satlite, pois autoriza a perseguio da coisa (ao reipersecutria) que pode ser tomada de quem a detenha. O direito de seqela permanece em estado potencial, at que a dvida se torne exigvel. O credor por fora da seqela subtrai-se lei do concurso, apreendendo-a judicialmente. til como instrumento de ao. O DIREITO DE PREFERNCIA restrito aos direitos reais de garantia, consiste no privilgio da garantia. Ex: Penhor, hipoteca. A preferncia estabelece-se para o credor, e oponvel contra terceiros. Visa criar uma situao especial para o credor, em vista dos outros credores assegurando o pagamento antes de qualquer outro credores, pelo produto da alienao de coisa, desde que vendida. Caso haja saldo pela venda, estabelecer-se- o concurso de credor para os demais. A preferncia consiste no direito do titular pagar-se com o produto da venda judicial da coisa dado em garantia, excludos os demais credores. O direito real pode se constituir sobre coisas corpreas e incorpreas. EX: DIREITOS SOBRE DIREITOS, USUFRUTO E PENHOR, PROPRIEDADE LITERRIA, INDUSTRIAL, ARTSTICA E CIENTFICA. Toda limitao ao direto de propriedade no prevista na lei considerada como de natureza obrigacional. Ex: direito de superfcie. Os direitos reais sobre imveis constituem-se por contrato e so inscritos no Registro de Imveis. DA POSSE Sem a credibilidade da sociedade nos estados de aparncia, no haveria possibilidade de convivncia pacfica, pois a todo momento defrontamo-nos com situaes de aparncia, tornadas como verdadeiras. A posse uma delas. (VENOSA, p. 39) A posse busca em sntese a adequao social, que deve ser examinada do ponto de vista axiolgico, onde a aparncia conceito de utilidade tcnica. (p.39)

CONCEITO Para Savigny a posse a exteriorizao ou viabilidade do domnio, isto , a relao intencional existente normalmente entre a posse e a coisa, em vista de sua funo econmica. CORPUS, que a exterioridade da propriedade, o nico elemento visvel e suscetvel de comprovao, o elemento material, e SEUS ELEMENTOS SO: NIMUS, includo no corpus, indica a ao do proprietrio sobre a posse, representa o elemento intelectual, a vontade. O possuidor para tanto, tem pleno exerccio de fato sobre a coisa, art. 1196 ccb. A posse, mera situao de fato, protegida pelo legislador no s porque apresenta ser uma situao de direito, como para evitar que prevalea a violncia. DIFERENTE da propriedade que uma relao de direito assentada na vontade objetiva da lei, a posse consiste apenas na vontade do possuidor, criando mera relao de fato, em que o possuir ser mantido at que seja convencido por quem de melhor direito. NATUREZA JURDICA controvertida, sendo para uns direito, para outros um fato. PARA SAVIGNY, um fato, porm considerada nos seus efeitos um direito. Ex: usucapio, interditos possessrios. PARA IHERING, um direito, em funo do direito subjetivo, e que ser interesse juridicamente protegido. Nesse sentido, localiza-se na parte especial do Direito Civil no captulo dedicado ao Direito das Coisas, anterior ao estudo da propriedade para compreender que esta tem como pressuposto a posse. A POSSE COMO INSTITUTO TEM ORIGEM ROMANA E EVOLUIU SOB TRS FORMAS: A POSSESSIO NATURALIS mera deteno; A POSSESSIO INTERDICTA concedia o direito aos interditos, para proteo possessria; e A POSSESSIO CIVILIS a posse efetiva, com direito aos frutos e a usucapio. ADOTADA A MESMA TERMINOLOGIA DO DIREITO ROMANO, DO PONTO DE VISTA DO LEGISLADOR BRASILEIRO A POSSE DIVIDE-SE EM: JURDICA aquela, concedida ao possuidor com direito ao uso dos interditos (meios de defesa) e usucapio; NATURAL aquela que se fundamenta na simples deteno material da coisa; CIVIL aquela, adquirida por lei, mesmo que no ocorra a apreenso imediata da coisa, que divide-se em posse sem apreenso e sem inteno, a saber: POSSE SEM APREENSO ocorre na sucesso no exato instante da morte, independente de apreenso. POSSE SEM INTENO decorre do contrato, em face da garantia recebida para satisfao da dvida, Ex.: credor pignoratcio, enfiteuse. PARA IHERING, o possuidor um proprietrio de fato, pois age como se assim fosse e por essa razo, o legislador protegendo o possuidor, no mais das vezes est protegendo o proprietrio. A maioria dos autores entende que a posse mero estado de fato, isto porque a sujeio da coisa

pessoa direta e imediata. (GOMES, p. 28). DUAS SO AS TEORIAS ENTRE NS QUE PROCURAM FIXAR A POSSE, SOB METICULOSA ANLISE DE SEUS ELEMENTOS. DE UM LADO A TEORIA SUBJETIVA DE SAVIGNY E DE OUTRO A TEORIA OBJETIVA DE IHERING. A SUBMISSO DAS COISAS AO PODER DOS HOMENS UM ESTADO DE FATO E SO TRS AS FORMAS COMO SE APRESENTA: Formas 1 O ESTADO DE FATO CORRESPONDE AO DIREITO DE PROPRIEDADE CHAMA-SE POSSE; 2 O ESTADO DE FATO CORRESPONDE A UM DIREITO DE OUTRA NATUREZA CHAMA-SE OBRIGAO; 3 O ESTADO DE FATO QUE NO CORRESPONDE A DIREITO ALGUM CHAMA-SE DETENO, (GOMES, P. 17). COMPARAO SAVIGNY Teoria subjetiva 1 Quanto aos elementos corpus e nimus 2 Quanto natureza A posse um fato que se converte em direito, por proteo legal. 3 Quanto proteo possessria Defende a posse como decorrncia do princpio geral do direito, de que toda pessoa deve ter a proteo do Estado contra qualquer violncia. IHERING Teoria objetiva Manifesta a inteno pura de ter a coisa. nimus tenendi A posse um direito, jurdicamente protegido em razo do interesse. Defende a posse como meio de facilitar a defesa da propriedade. CONCLUSO: uma simples diversidade de interpretao entre os romanistas, mais aparente do que real. (GOMES, p. 17) PARA IHERING, A POSSE RENE DOIS ELEMENTOS, FORMULADOS POSTERIORMENTE, A SABER 1 o substancial que consiste no interesse, de utilizao econmico da coisa; e o A SABER 2 o formal, que se reveste pela proteo jurdica, que equivale a direito, sendo a manuteno da relao de fato a condio para a proteo desse direito. Sendo assim, o possuidor no tem direito seno enquanto ou quando possuir. (GOMES, p. 27) OBJETO Para os romanos, somente as coisas corpreas poderiam ser objeto de posse,

posteriormente passaram a admitir a posse sobre direitos, quase possessio, em especial as servides. O DIREITO CANNICO Passou a admitir a posse sobre todos os bens, corpreos e incorpreos e o direito germnico passou a admitir os direitos de exerccio continuado como objeto de posse. Ex: Rendas A controvrsia existe em funo das coisas coletivas, quando estas se compe de coisas individualizveis, universalidades de fato e de direito. (GOMES, p. 32) Admite-se, porm a posse de GUAS CORRENTES, conquanto que suficientes para o uso. No h unanimidade sobre a posse de direitos, sendo que alguns entendem que somente os direitos reais so passveis de posse. Para os adeptos da teoria objetiva a admisso dos direitos pessoais patrimoniais pacfica. PARA OS ADEPTOS DA TEORIA SUBJETIVA DE SAVIGNY, no h possibilidade de se conceber a posse de direitos pessoais, pois a posse exerccio do poder fsico sobre a coisa, e considera-se o elemento material como requisito indispensvel. A posse h de se limitar aos direitos reais. (GOMES, p.33) Os direitos obrigacionais aqueles cujo exerccio ligado deteno de uma coisa corprea so suscetveis de posse. (GOMES, p. 33). Ex: Garantia. Podero ser objeto ainda, as aes de empresas, a marca comercial e os smbolos que a acompanham. OBJETO A princpio para o dir. bras. suscetvel de posse e proteo possessria tudo aquilo que puder ser apropriado e demonstrado externamente, tanto assim, no ser possvel de posse a linha telefnica contra a concessionria. Poder demandar contra o usurio titular, no caso de locao. Possuidor aquele que exerce um poder de fato sobre um bem. (VENOSA, p. 55) SERVIDORES DA POSSE Esto unidos ao possuidor numa condio de subordinao, ex: empregados, diretores etc, no podero figurar como possuidor, art. 1198. O QUE O IUS POSSIDENDII? (VENOSA, p. 42) o dir de posse funafado na propriedade. O QUE O IUS POSSISSIONIS? o dir fundado no fato de posse. Na posse tanto quanto na propriedade comum a submisso da coisa vontade da pessoa, eis a o fundamento da noo de aparncia da posse, semelhana que guardam entre si posse e propriedade. (VENOSA, p. 43) NAS AES POSSESSRIAS (INTERDITOS) tm em conta a questo da posse, ressalte-se o carter ofensivo, enquanto que nas AES PETITRIAS leva-se em conta o dir. propriedade, sob o carter defensivo. (VENOSA, p. 42-43) MODOS DE AQUISIO Ler art. 1204 (GOMES, p. 51-52) PARA SAVIGNY a aquisio de posse dar-se- de forma fsica, juntamente com o nimus, de modo de ficto, Ex: receber as chaves, simbolizando a entrega do imvel. PARA IHERING a deteno fato material. A posse aparncia perceptvel pelo corpo social. (VENOSA, p. 78-79).

AQUISIO A TTULO ORIGINRIO, quando no h possuidor anterior. Ex: apreenso de coisas, peixes, aves. Ocupao no modo originrio posse quase justa. MODALIDADE TRADIO, modo derivado de aquisio Eletiva, entrega simblica da posse, quais so: Convencional (GOMES, p. 52) MODALIDADE ACESSO, posse continuada; SUCESSO, transmite de modo universal. UNIO, por aquisio, transmite de modo singular, s aquele bem, facultativa. (GOMES, p. 55) TRANSMISSO UNIVERSAL, caracterstica da causa mortis. SINGULAR, transferncia de bens individuais e determinados (VENOSA, p. 85) TRANSMISSO Conservao da posse. Diz da manuteno da posse que fenmeno paralelo a perda. Conservar no perder. (VENOSA, p. 86) Atos de mera tolerncia ou permisso, no induzem a posse, art. 1208. (GOMES, p. 56) PERDA DA POSSE LER ART. 1223 E 1224 CCB PERDA DA COISA A perda da posse pela Destruio ausncia do elemento corpus, verifica-se pela: Posse de outrem Por ser posta fora do comrcio A perda, devido a ausncia do elemento nimus ocorre em razo do constituto possessrio7, contra a vontade do possuidor, pela falta de exerccio fsico. (GOMES, p. 57) Perde-se a posse ainda pela impossibilidade de seu exerccio, pela inrcia do possuidor. (GOMES, p. 61/1) Dentro da viso subjetiva, a posse pode ser de dar sobre o bem com a inteno de possu-lo para si, assim como sobre o prprio direito real, mediante o exerccio incidente sobre a coisa. CLASSIFICAO Da natureza da posse decorrem vrios efeitos e espcies, como se v pelo art. 1197. A bipartio da posse concepo de Ihering, que explica o desdobramento de relao possessria, em que o proprietrio conserva a sua posse, mesmo entregando o bem a terceiros. Tambm chamada de posses paralelas, quando existem duas sem que uma anule a outra, ou ainda a posse direta e indireta. (GOMES, p. 45-46). POSSE DIRETA So possuidores diretos: Os que detm a coisa transmitida pelo dono, que conservou a posse indireta. Ex: usufruturio, comodatrio, locatrio, etc.

O possuidor direto o que detm o poder fsico e imediato da coisa, tambm os tutores e curadores possuidores so diretos. POSSE INDIRETA a que o proprietrio mantm, ao transferir o uso direto da coisa, a outrem. A tradio opera a bipartio da posse, que requer uma relao jurdica negocial, para esse desdobramento da posse. COMPOSSE A posse no admite mais de um possuidor a desfrut-la, do mesmo modo que o condomnio est para o condmino. A composse a possibilidade do exerccio simultneo de mais de um possuidor, desde que um no impea o exerccio do outro consorte. Ex: Cnjuges no regime de comunho de bens ao exercerem sobre seu patrimnio, os direitos de compossuidores. O condomnio a mesma situao. Tanto num quanto noutro os compossuidores podem reclamar a proteo possessria, caso sejam turbados, esbulhados ou ameaados em sua posse. Art. 1199 cc. Assim, podem coexistir dois ou mais locadores, locatrios, comodatrios, como se condminos fossem, por vontade comum, caso se trate de propriedade. No sero compossuidores os invasores de uma rea, visto que no so proprietrios. O vnculo concubinrio se estabelece do mesmo modo, que os cnjuges havendo unio estvel. JUSTA Art. 1200 O doutrinador deve-se basear pelo terreno do objeto. A posse poder ser justa em relao a um sujeito e injusta em relao ao outro, tudo depende da relao dos envolvidos. INJUSTA A posse somente ser viciada em relao a algum, sendo relativa a terceiros que at podem ignorar o vcio. Ex: Vender coisa furtada. POSSE VIOLENTA violenta a posse, por ser exercida de forma violenta no incio de seu exerccio. violenta ainda, a posse conseguida pela fora injusta, esbulhada. O Cdigo Civil no autoriza a posse violenta, art. 1208 cc. POSSE CLANDESTINA a que se constituir s escondidas. Ocupar coisa alheia sem que ningum perceba, acautelando-se para no ser visto. A rigor isto no posse. Porque a posse pressupe a exteriorizao do domnio, 1208 cc. Para Silvio Rodrigues, o antnimo da clandestinidade a publicidade. POSSE PRECRIA Precria a posse daquele que a recebeu para depois devolv-la. Ex: Locatrio, comodatrio, usufruturio, etc POSSE DE BOA-F O doutrinador deve-se situar neste caso no terreno do direito subjetivo, examinando a postura psicolgica do possuidor, em face de relao jurdica ou ignora o vcio ou obstculo. Possuidor de boa-f tem justo ttulo, hbil para pedir ou transmitir o direito posse, que deve ser mantida de forma mansa e pacfica, art. 1201 e 1202 cc. POSSE DE M-F de m-f, quando o possuidor est ciente de que a posse precria, clandestina ou violenta, que no possui legitimidade jurdica, no possuindo justo ttulo, art. 1202 cc.

JUSTO TTULO configura o estado de aparncia que permite concluir que o possuidor encontra-se gozando de boa posse. O fato gerador da posse definir em cada caso o justo ttulo. POSSE AD INTERDICTA Para confirmao, basta que seja justa. assim chamada porque possibilita a sua defesa em juzo, contra a ameaa para mant-la, possibilitando a defesa por meio dos interditos possessrios. POSSE AD USUCAPIONEM aquela capaz de conferir a usucapio da coisa ao titular, caso supridos os requisitos legais art, 1238 e 1242 cc. DOS EFEITOS DA POSSE ART. 1210 CC. SETE SO OS EFEITOS POSSE: 1 DIREITO AOS INTERDITOS, INCLUSIVE A AUTO DEFESA. 2 PERCEPO DOS FRUTOS. 3 DIREITO DE RETENO. 4 RESPONS. POR DETERIORAES. 5 DIREITO A USUCAPIO. 6 INVERSO DO NUS DA PROVA, NA CONTESTAO. 7 USO E GOZO ENQUANTO DURAR, P. 95. PROTEO DOS INTERDITOS E A COMO ESTADO DE FATO, POSSUI COMO EFEITOS: POSSIBILIDADE DE USUCAPIO OS EFEITOS SECUNDRIOS so as indenizaes pela coisa: benfeitorias, frutos e indenizaes pelo uso da coisa. A solidez da relao possessria reside exatamente nas regras do direito material, que deve ser analisado em conjunto com o direito processual civil. INTERDITO PROIBITRIO o meio de defesa concedido ao possuidor, que antevendo esbulho ou possvel atentado ao seu direito de possuidor, assegura-se de violncia iminente, art. 1210 cc, os requisitos para ao esto no art. 932 cpc. Verificado o esbulho ou a turbao o Poder Judicirio, manter ou reintegrar o possuidor na passo do bem. CARACTERIZA-SE: ESBULHO pela retirada total ou parcial da posse por violncia ou precariedade. Ex: Imvel no devolvido, invadido. CARACTERIZA-SE: TURBAO pela agresso, limitao, embarao no direito de uso. Ex: Corte de cercas, rvores. A proteo possessria consiste nos meios de defesa em uma situao de fato, que apresenta ser uma situao de domnio, diretamente ou atravs das aes possessrias, a saber:

AES POSSESSRIAS 1O A AO DE MANUTENO DE POSSE CONCEDIDA AO POSSUIDOR QUE SOFRE A TURBAO, ART. 926 A 931 CPC; 2O A AO DE REINTEGRAO DE POSSE CONCEDIDA QUELE QUE SOBRE O AS AES POSSESSRIAS ESBULHO, ART 926 A 931 CPC; E O TPICAS DERIVADAS DO DIREITO ROMANO SO: 3O O INTERDITO PROIBITRIO COMO MEIO DE DEFESA CONTRA A AMEAA IMINENTE POSSE, ART 932 A 933 CPC. A AMEAA CONTRA A POSSE REVERTIDA PELO INTERDITO PROIBITRIO, TANTO PARA BENS MVEIS, COMO BENS IMVEIS, ART. 275, II CPC. EMBARGOS DE TERCEIRO SENHOR E POSSUIDOR meio de defesa concedido a quem no parte no processo, porm sobre turbao, esbulho na posse de seus bens, em virtude de penhora, depsito, arresto seqestro, venda judicial, arrecadao ou outro ato de apreenso, como forma de defender os bens do possuidor. Art. 1.046 a 1.054 cpc, Ex: Turbao sofrida em imvel adquirido sem registro. NUNCIAO DE OBRA NOVA Visa impedir que obra nova prejudique prdio vizinho confinado. Possibilita ao condmino, ao locatrio, ao de nunciao de obra nova, impedindo obra que prejudique rea comum; e o Poder Pblico, possibilita impedir construo contra ao plano vigente, art. 934 a 940 cpc. (p. 133) AO DE DANO INFECTO Decorre do justo receio de sofrer dano em seu imvel em decorrncia de runa em prdio vizinho ou obras vizinhas, em que o proprietrio pode exigir cauo para garantir eventual prejuzo, art. 826 cpc. A fungibilidade das aes possessrias possibilitam ao juiz decidir o pleito possessrio dentro da trplice diviso (esbulho, turbao e proteo da posse). Vale dizer: o autor dirige-se ao juiz pedindo proteo possessria independente da hostilidade descrita na inicial, que pode aumentar ou diminuir no curso do processo, art. 920 cpc. (p. 115) IMISSO DE POSSE conceder a posse a algum legalmente. Ex: Ao adquirente ao administrador e ao mandatrio. No procedimento especial. ao para dar coisa certa, art. 796 cpc, neste caso no h liminar, processo cautelar8, pela presena da FUMUS BONI IURI E PERICULUM IN MORA. Isto ocorre quando a entrega da coisa no resultar do contrato (p. 135) Nas aes possessrias a presena do cnjuge conveniente, para evitar-se discusses estreis. Para maioria indispensvel apenas, nas aes de composse. A demanda pode tanto ser decidida em favor do autor, como em favor do ru, se houve pedido expresso de contestao, inclusive quanto indenizao, art 922 cpc. Poder ocorrer a cumulao de pedidos, art. 921 cpc. Possibilita a constituio de cauo, art. 826 e 130 cpc. SERVIDES E POSSE PROVISSRIA Servido direito real constitudo em favor de um prdio sobre outro de dono diverso, o prdio beneficiado denomina-se dominante e o prdio onerado, de serviente. Servides podem ser no aparentes. Ex: proibio de construir mais alto, as demais se

manifestam por sinais externos e no sofrero restries de proteo possessria. A posse das servides s possvel, nas servides aparentes e contnuas. DA PROPRIEDADE EVOLUO HISTRICA A posse merece proteo, pois espelha a exteriorizao da propriedade e forte indcio de sua existncia. A propriedade por sua vez espelha definitivamente um direito, que possui compreenso e extenso prprias de cada povo. A concepo moderna de propriedade privada sofreu inmeras influncias no curso da histria dos povos, traduzindo-se em conseqncia direta da organizao poltica. Assim sendo, antes dos romanos, a noo de propriedade resumia-se as coisas mveis, de uso pessoal, tais como: vesturio utenslios de caa e pesca. O solo no era dividido, pertencia a todos os membros da tribo, no havendo sentido de senhoria ou poder de determinada pessoa. Fato visvel ainda, na atualidade das comunidades tribais. No h neste tipo de vida a noo privativa de utilizao do bem imvel. Contudo, com o passar do tempo, no curso da histria, a permanente utilizao da mesma terra pelo mesmo povo, pela mesma tribo e pela mesma famlia, passa a ligar ento o homem terra que usa e habita, surgindo assim a concepo de propriedade coletiva e posteriormente individual, privada. Nem todos os povos instituram a propriedade individual. A noo de propriedade individual no muito precisa quanto a poca de seu aparecimento, no entanto, a propriedade imobiliria, surgiu, segundo algumas fontes, na poca da Lei das XII Tbuas, no primeiro perodo do Direito Romano, em que o sujeito recebia uma poro de terra para cultivo, que aps a colheita voltava a coletividade. Progressivamente fixou-se o costume de conceder sempre a mesma poro s mesmas pessoas ano aps ano. A partir de ento, o pater famlias instalava-se, construa sua moradia, e vivia com sua famlia e seus escravos. Neste sentido arraigou-se no esprito romano a propriedade individual e perptua e assim, a Lei das XII Tbuas projetou a noo do JUS UTENDI, FRUENDI ET ABUTENDI: JUS UTENDI, FRUENDI ET ABUTENDI: UTENDI Implica na possibilidade de uso da coisa segundo a vontade do proprietrio e assim excluir estranhos. JUS FRUENDI a possibilidade de aferir os frutos naturais e civis da coisa e de explor-la economicamente. ABUTENDI a possibilidade de disposio da coisa, inclusive para alien-la. Na poca clssica do direito Romano passa-se a conhecer o uso abusivo do direito de propriedade e seu modo de repreend-lo. O direito de vizinhana tambm passa a ser conhecido, mesmo assim, sobressai-se a propriedade individual. (p. 139) A propriedade grega e a romana consolidam-se ainda com outras duas instituies: a famlia e a religio domstica. De modo que a propriedade liga-se prpria religio assim como famlia. Foi, portanto a religio que garantiu primeiramente a propriedade.

Na Idade Mdia a propriedade perde seu carter unitrio, em virtude das diferentes culturas que modificaram os conceitos jurdicos e o territrio passa a ser sinnimo de poder, onde a propriedade est ligada a idia de soberania nacional, sob sistema de vassalagem, sem serem donos do solo. O Direito Cannico por sua vez, introduziu a idia do homem legitimado a adquirir coisas, sendo a propriedade privada a garantia de liberdade individual. Tanto assim, na doutrina de Santo Agostinho e Santo Toms de Aquino ensina-se a imanncia da propriedade privada prpria natureza do homem, que deve us-la de forma justa. A Revoluo Francesa recepcionou a concepo romana e o Cdigo Napolenico introduziu a idia individualista e extremista do instituto, refletido em nosso Cdigo Civil, que perdeu fora a partir do sculo XX, com o desenvolvimento industrial e as doutrinas socializantes. FUNO SOCIAL A propriedade deixou de ser um direito subjetivo do sujeito e tende a tornar-se funo social do detentor da riqueza mobiliria ou imobiliria para ser empregada como crescimento da riqueza social e para interdependncia social. (GOMES, p. 108) Isto porque s o proprietrio pode executar uma certa tarefa social, s ele pode aumentar a riqueza geral, utilizando o seu prprio patrimnio. A propriedade neste sentido no um direito intangvel e sim um direito em constante mudana a modelar-se s necessidades sociais, s quais deve responder. (GOMES, p. 109) CONCEITO trata-se de um direito real que recai diretamente sobre a coisa e que independente, tanto para o seu exerccio, quanto para a prestao de quem quer que seja. Sendo conferido ao titular o direito de usar, dispor e de reivindicar a coisa das mos de quem quer que injustamente a detenha. DOMNIO distinto dos demais direitos reais, por incidir sobre a coisa prpria, o animus dminus. Domnio o direito real que vincula e legalmente submete ao poder absoluto de nossa vontade a coisa corprea, segundo Lafayete. DIRETIO SUBJETIVO representa o vnculo jurdico, j o domnio, o liame que se estabelece entre o proprietrio e a coisa que se vincula, que representa de certa forma o universo de pessoas obrigadas a uma relao passiva de no turbar o direito de seu titular. Sendo este direito tutelado pela lei. O uso ou gozo da coisa pressupe necessariamente a sua disposio. A ao de reivindicao conferida ao dono para recuperar a coisa, pelo qual o proprietrio exerce seu direito de seqela. NOO DE PATRIMNIO o conjunto de direitos reais e obrigacionais, ativos e passivos em que pode-se afirmar que somente as pessoas naturais ou jurdicas podem possuir patrimnio por menores que sejam suas posses materiais, que perdura por toda a existncia, sendo uno e indivisvel. (p. 149) NATUREZA JURDICA O direito de propriedade absoluto, exclusivo e perptuo, at prova em contrrio. NATUREZA HUMANA O direito de propriedade em funo da chamada teoria da natureza humana, inerente prpria natureza do homem e condio de sua existncia, pressuposto de sua liberdade. Posio defendida pelos partidrios do direito natural. LIMITES DA PROPRIEDADE DO SOLO Art. 1229. Atualmente os fundamentos romanos esto ultrapassados e o solo limita-se as necessidades de utilizao do proprietrio. O limite dado pelo justo interesse do proprietrio.

SUJEITOS Pessoas naturais, jurdicas de Direito Pblico e Privado. A capacidade para ser sujeito do direito de propriedade no se confunde com a capacidade para aquisio. A aquisio pressupe um ttulo e requer capacidade de fato. (GOMES, p. 98) LIMITAES DO DIREITO DE PROPRIEDADE O direito de propriedade o mais amplo da pessoa em relao coisa, art. 1228. Engloba tanto os bens corpreos, incorpreos, mveis e imveis, mas impe tambm, limitaes. A constituio Federal traa as normas programticas para funo social da propriedade, sendo que h no subsolo riquezas independentes do solo e de seu proprietrio. Assim sendo, inmeras so as limitaes de ordem administrativa, tais como: proteo ao patrimnio histrico; a fauna; a flora; o equilbrio ecolgico. As limitaes ao direito de propriedade que tanto decorrem da lei quanto da vontade do proprietrio, so limitaes decorrentes da lei inspirada no critrio da proeminncia do interesse pblico, que ganhou nfase influindo no prprio conceito do direito de propriedade, diminuindo-lhe sensivelmente o mbito de suas virtualidades burguesas. (GOMES, p. 119 ss) AS LIMITAES PODEM SER EM RELAO FONTE, EXTENSO E O FUNDAMENTO, COMO SE V: FONTES LEGAIS podem ser legais, quando contidas em leis ou regulamentos administrativos tais como: Impenhorabilidade, incomunicabilidade; Lei do inquilinato n 8245/91; Estatuto da Terra (L. 4.504/64) e da cidade (L. 10.257/91); o Incorporao imobiliria, L. 4.591/64. JURDICAS quando decorrem da aplicao dos princpios gerais do direito. O exerccio regular do direito, onde o desvio da normalidade inadmissvel. VOLUNTRIAS as estabelecidas pelo proprietrio, sem abrir mo do seu direito, ou transferncia a outrem, Ex: Hipoteca, doao, testamento. EXTENSO Podem atingir o direito no todo ou em parte, sendo que a limitao mais extensa a desapropriao, mediante indenizao. FUNDAMENTO Pressupe a subordinao do direito de propriedade privada aos interesses da coletividade. Paralelamente s limitaes acima, existe ainda, a possibilidade de tornar inalienveis certos bens retirando-os de circulao, pela vontade particular, atravs da clusula de inalienabilidade, mediante a qual se efetua essa limitao voluntria da propriedade, exceo do princpio geral da livre circulao dos bens. A inalienabilidade que causa a impenhorabilidade, requer como requisitos: 1 a indicao da causa no ttulo de transferncia do bem. 2 que a transmisso seja a ttulo gratuito. MODALIDADES:

Rural ou agrria Resolvel 1) PLENA O domnio da propriedade pleno, quando o proprietrio dispe de todas as prerrogativas uso, gozo e disposio de maneira absoluta perptua e exclusiva, art. 1.238. 2) LIMITADA Limitada, quando alguns desses poderes esto em mos de terceiros, como no caso do nu proprietrio, do senhor do prdio serviente, ou do prdio hipotecado, isto porque o usufruturio ou o credor hipotecrio e o dono do prdio dominante tm sobre a coisa um direito real de uso e gozo, uma servido ou direito real de garantia. ainda limitado o domnio gravado com clusula de inalienabilidade, pela falta de livre disposio da coisa, art. 1.231. 3) URBANA Divide-se em importantes aspectos setoriais, vinculados a um novo regime, no qual loteamentos recebem regulamentao contratual para aquisio parcelada do solo. O compromisso de venda, a promessa de cesso e a cesso so tpicos dessa modalidade considerados irretratveis e a ope-se a terceiros. O parcelamento possibilita o loteamento e o desmembra-mento. RURAL OU AGRRIA submetida ao regime do Estatuto da Terra (Lei n 4.504/64) e em leis complementares, se exerce quando favorece o bem-estar social dos seus proprietrios e trabalhadores, mantendo nveis satisfatrias de produtividade. Sua explorao pode ser sob forma empresarial ou domstica, quando chamada de propriedade familiar, sob explorao direta pelo agricultor e sua famlia, absorvendo toda a fora de trabalho e sem atividade assalariada. (GOMES, p. 106) EXTENSO DO DIREITO DE PROPRIEDADE A extenso deve ser visualizada sob o aspecto real que compete ao titular desse direito, sendo que esse poder recai sobre coisas determinadas: mveis e imveis. Quando recai sobre imveis, a extenso pode no ser estabelecida to seguramente. Pode ir ao espao areo ou ao subsolo. H que se determinar a extenso: espao areo, subsolo e partes integrantes, a saber: 1o EXTENSO VERTICAL O poder do proprietrio de um bem de raiz deve-se estender para cima e para baixo, a determinada altura e profundidade. Ex: Edificar um prdio. 2o ESPAO AREO O direito do proprietrio sobre o espao areo limita-se a satisfao das necessidades prticas da propriedade. Prevalecendo a utilidade do exerccio. Ex: Passagem de fios condutores de energia, que independem da anuncia do proprietrio. 3o SUBSOLO O direito ao subsolo estende-se ao exerccio til, assim como o espao areo. As riquezas existentes no subsolo pertencem a economia nacional. Se existentes, tais riquezas so considerados res nullius, coisas pertencentes ao domnio estrito do Estado, cuja explorao se dar sob concesso. (GOMES, p. 117) EXTENSO S PARTES INTEGRANTES A propriedade estende-se as partes integrantes essenciais, isto , as que no podem ser separadas da coisa sem destruio ou determinao, por essa razo no podem ser objeto de propriedade distinta. Ex: A plantao no pode pertencer a outra pessoa que no o proprietrio do solo. DA AQUISIO DA PROPRIEDADE No Direito Romano o critrio divisrio obedecia a ordem de importncia da poca, de uma sociedade

eminentemente agrcola, onde as res mancipi os chamados fundos itlicos, que compreendiam o solo romano e da pennsula itlica; as servides prediais sobre os fundos itlicos, os escravos e os animais de carga e de trabalho, demandavam forma solene e cercada de garantias para sua transferncia. Por outro lado, as res nec mancipi, compreendiam: o dinheiro; os metais preciosos; mveis; e demais animais domveis, que transmitiam-se pela simples tradio. Essa diviso foi suprimida pelo cdigo justiniano, entretanto, permanece entre ns at hoje, a diviso entre bens mveis e imveis, herana do perodo ps-clssico, que vem do sistema romano-germnico, passando pela Idade Mdia, onde a propriedade era sinnimo de poder e soberania, que insere-se nas condies atuais, tendo em vista que no imvel que se encontra o substrato da riqueza. Nosso ordenamento claramente atribui maior proteo aos bens imveis, (p. 151). SISTEMAS DE AQUISIO No ordenamento jurdico vigente, o contrato o instrumento para aquisio de coisas, mas que por si s no transfere a propriedade. Eis porque o domnio transfere-se pela tradio nos bens mveis e pela transcrio do ttulo aquisitivo para os imveis, seguindo-se a tradio romana. O ordenamento ptrio segue o modelo alemo, afastando-se do modelo francs, que defende o simples pacto como transferncia da propriedade. O cdigo Alemo de 1896 instituiu a transferncia fundada em registro imobilirio, mediante exame prvio do ttulo de transferncia da coisa, que exige cadastro rigoroso e confivel dos imveis, traduzindo-se em negcio jurdico de carter abstrato e desvinculado do negcio anterior, no importando se era compra e venda, doao, permuta ou outro, estabelecendo-se assim, presuno absoluta de propriedade, cuja transcrio sua prova plena. Nosso legislador adotou o sistema, frente a estrutura deficiente do pas, onde com o contrato existe apenas obrigao, direito pessoal, que decorre dos arts. 1.238 ss, sendo a presuno jris tantum e no jure et jure, a transferncia ttulo hbil transmisso da propriedade e enquanto o registro no for anulado, tem eficcia a presuno, art. 859 cc (p. 152). DOS MODOS DE AQUISIO DA PROPRIEDADE 1o ORIGINRIO O modo de aquisio a ttulo originrio ocorre quando a coisa encontra-se desvinculada de qualquer relao com o titular anterior e sem que haja relevncia com o antecessor. De forma restritiva considera-se a ocupao de coisas: Ex: animais silvestres. O caso tpico a usucapio, o usucapiente no recebe a coisa do usucapido. Seu direito de aquisio no decorre do antigo proprietrio, mas do direito resultante da sentena. Sendo que na aquisio originria, no se transmitem os vcios da propriedade. 2o DERIVADO Quando ocorre a transmisso de um proprietrio a outro, por ato inter vivos ou causa mortis. A coisa chega ao adquirente com as mesmas caractersticas anteriores, no se extingue o nus, Ex: Servido, hipoteca, compra e venda e doao. 3o SINGULAR Tem por objeto um bem individualizado. O legatrio pode receber a ttulo singular um bem determinado na herana. Ex: uma casa, um veculo. 4o UNIVERSAL O corre quando a universalidade do patrimnio transmitida no caso do sucessor

universal, que assume todos os direitos e obrigaes do transmitante, o de cujus. DA AQUISIO DA PROPRIEDADE IMVEL Com base no art. n 1.245 do Cd. Civil, os modos de aquisio so: 1. TRANSCRIO considerada como a primeira hiptese de aquisio da propriedade, dada a importncia dos bens de raiz, procurou o legislador atribuir importncia capital circulao dos bens imveis, com considervel grau de segurana, mediante a tradio solene atreves do Cartrio de Registro de Imveis, em vista da publicidade que o fato requer. Lei 6.015/73, art. 174, 182 a 186, 228, 236 e 856 a 869 cc. (p. 157, v. IV). 2. ACESSO So acrscimos que a coisa sofre no seu valor ou no volume em razo de elemento externo. Ex: Benfeitoria, avulso, a aluvio mudana do curso de rio. A formao de ilha considerada acrscimo aos terrenos ribeirinhos, para dividi-los fraciona-se a ilha dividindo o rio pelo lveo em duas partes, art. 1.248/1.250 cc. 2.1 ACESSO POR FORMAO DE ALUVIO o acrscimo lento formado nas margens dos rios, que importa em aquisio para o proprietrio do imvel, segundo o princpio do o acessrio segue o principal, trata-se no caso de aluvio decorrente de fato natural, art. 1.251 cc. 2.2 ACESSO POR FORA AVULSO desmembramento sbito por fora da corrente de gua, que desfigura o imvel tornando-o total ou parcialmente imprprio para o uso. Neste caso o dono poder reclamar indenizao, no prazo decadencial de um ano, no havendo a possibilidade de remoo, art. 1.251 cc. 2.3 ACESSO POR ABANDONO DE LVEO vale dizer, apropriar-se do leito de um rio, que pertencer aos proprietrios ribeirinhos. Se o rio retornar ao leito antigo, recompor-se- a situao anterior, art. 1.252 cc. 2.4 ACESSO POR CONSTRUES E PLANTAES so decorrentes de conduta humana e podem ser mvel e imvel. Se imvel prprio considerada benfeitoria, se imvel alheio considerada mera acesso ou coisa, Ex: plantao, semeadura. Art. 1.253. 2.5 ACESSO NATURAL DE ANIMAIS quando o animal domstico volta ou passa a viver em outra propriedade, passa aquele proprietrio a deter o direito sobre ele, sendo que o semovente voltou condio de res nullius, se no ousou atra-lo. Nosso Cdigo no trata tal matria, (p. 168, v. IV). 3. USUCAPIO modo originrio de aquisio do domnio, atravs da posse mansa e pacfica, seu principal elemento, por determinado lapso de tempo. Constitui direito parte e independente de qualquer relao jurdica com o anterior proprietrio. Fundamenta-se no propsito de consolidao da propriedade, estimulando a paz social e diminui para o proprietrio o nus da prova de domnio. modo de premiar a quem produz a terra, na opinio de Silvio Rodrigues. Ocupando-a e pondo-a a produzir. No apenas a propriedade e o domnio til, mas tambm a enfiteuse, o usufruto, o uso, a habilitao e as servides. A usucapio aplica-se tambm a semoventes, Admite-se para tanto a sucesso de posse, art. 1.238 cc., (p. 171, v. IV). 3.1 USUCAPIO ORDINRIO aquela que se confere em dez anos, a moradores presentes no mesmo Municpio e quinze entre pessoas ausentes, moradores de Municpios diversos, mediante prova

de posse mansa e pacfica acompanhada de justo ttulo e boa-f, art. 1.242 cc. 3.2 USUCAPIO EXTRAORDINRIO aquele que se adquire em quinze anos mediante prova de posse mansa e pacfica e ininterrupta, independente de justo ttulo e boa-f, art. 1.238 cc. 3.3. USUCAPIO ESPECIAL, CONSTITUCIONAL OU PRO LABORE requer sentena de reconhecimento, que levada ao Registro de Imveis, ttulo de reconhecimento para tal.9, art. 183 e 191 da Const. Federal de 1988. A ao de usucapio de eficcia declaratria, no se constituindo a propriedade pela sentena, podendo ser usado como matria de defesa, salvo na usucapio pro labore, art. 941 CPC. 3.4 JUSTO TTULO no necessariamente documento perfeito e sim hbil para transcrio, vale dizer: titulus ou justa causa que denote a razo pela qual algum recebeu a coisa do precedente possuidor, ou ainda: o fato gerador da posse, que ser examinado como a justa causa da posse do usucapiente. Em regra, justo ttulo todo ato ou negcio jurdico que em tese passa transferir a propriedade, tanto assim, a aparncia de propriedade na transmisso pode constituir justo ttulo, que est intimamente ligado boa-f. Art. 490 dispe: o possuidor com justo ttulo tem presuno de boa-f, (p. 174, v. IV). 4. AQUISIO PELO DIREITO HEREDITRIO Pressupe fato morte, art. 1.784 cc., transmitindo-se posse e propriedade, mantidas com a mesma natureza e caractersticas, tal como exercidas pelo falecido, onde a aceitao geralmente ocorre de forma ttica, devendo a renncia expressa constar de documento oficial, art. 1.581 cc. DA PERDA DA PROPRIEDADE IMVEL A propriedade imvel como vimos, a princpio, um direito perptuo na pessoa de seu titular ou de seus sucessores. Isso valer, at que seja afastado legalmente, por algum motivo de seu patrimnio, art. 1.275. De resto, ele s perder a propriedade por vontade prpria. A exceo a essa regra, apresenta-se quando a lei determinar a sua extino, que pode ocorrer no caso de perda ou de desapropriao da coisa, somar ainda, a usucapio e a acesso por considerar-se outras causas. A alienao, a renncia e a desapropriao dependem da transcrio no Registro de Imveis. ALIENAO contrato oneroso bilateral, de carter pessoal ou real, mediante a transferncia da coisa. RENNCIA ato unilateral. No requer registro, salvo na herana que implica em abandono ou desistncia que resulta em extino de direitos, art. 1.804/8 cc. ABANDONO ato voluntrio, sem qualquer formalidade. O arrependimento elemento bsico do abandono, art. 1.223 cc. PERECIMENTO DO IMVEL a extino de um PERDA direito, ou da coisa que lhe servia de objeto. DESAPROPRIAO ato involuntrio de perda da propriedade privada, por interveno do imprio, facultado Unio, Estados, Municpios e o Distrito Federal, bem como de cessionrios aos servios pblicos, no interesse social ou utilidade pblica, art. 184 e 185 CF 1988.

Fundamentos ato unilateral, do Poder Pblico fundado em lei, mediante justa indenizao, art. 5 XXIV CF. Pressupostos Utilidade pblica e interesse social. Objeto Todos os bens mveis e imveis. Ex: Avies, aes das S.A., ttulos de crdito em geral, desapropriao parcial, Ex: servido oleodutos, eletrificao, etc. Retrocesso a possibilidade de reaver o imvel expropriado pelo mesmo preo, caso no tenha sido utilizado no fim desejado, art. 519 cc. Registro Lei 6.015/73 art. 167, 172, 174/76, 177/8, 182, 185, 191, 193, 217, 221, 247 e 249. DA AQUISIO E PERDA DA PROPRIEDADE MVEL MODOS DE AQUISIO: OCUPAO modo originrio e legtimo de aquisio da propriedade mvel sem dono ou abandonada, art. 1.263. ESPECIFICAO modo de adquirir a propriedade atravs da transformao de matria prima prpria ou alheia, revertida em espcie nova, art. 1.269. Objetiva a mistura de coisas lquidas, impoSsvel de separ-los, art. 1.272. Subjetiva modo de extino de obrigaes, pela reunio na mesma pessoa, das qualidades de credor e devedor, art. 381. CONFUSO Comisto a mistura de coisas slidas, de tal forma que no se possam separ-los. Adjuno a justaposio de uma coisa outra de modo que no mais torne possvel destacar a acessria do principal, sem deteriorao. Ordinria 3 anos sem interrupo, com justo ttulo e boa-f. Extraordinria 5 anos independente de justo ttulo e boa-f, art. 1.260 a 1.262 CCB. TRADIO modo derivado de aquisio do domnio da coisa, pela entrega efetiva. A perda da propriedade mvel conseqncia da aquisio de outrem, art. 1.267 a 1.268 CCB. MEIOS DE TUTELA DA PROPRIEDADE Os meios de proteo so os seguintes: Ao reivindicatria a ao petitria por uma vez. ao real. Autoriza o direito de reteno em relao s benfeitorias. Ao declaratria a declarao do ttulo e a co imprescritvel, direito postetativo do titular. Ao negativa tem por objetivo segar a existncia de MEIOS restrio como a servido. Ao confessria atravs dela que o requerente obtm o reestabelecimento da servido. Mandado de Segurana utilizado para defender a ofensa concreta do proprietrio praticada por autoridade pblica. DO CONDOMNIO EM GERAL

CONCEITO considera-se condomnio quando houver uma relao de direito de propriedade, onde diversos so os sujeitos ativos, o que contrasta de certo modo com a exclusividade do direito de propriedade, art 1.314 cc. Cada proprietrio condmino atua como proprietrio exclusivo, em face de seus consortes, isto porque a comunho de interesses pressupe a existncia de direito de igual grau e harmonia. O condmino possui direito de propriedade pleno, mas compartilhado. (v. IV, p. 230). visto at hoje na doutrina, como ninho de brigas, e forma anormal de propriedade, fruto da repugnncia individualista para admisso de um sistema pluralista de propriedade. A comunho pode correr no direito de famlia, nas obrigaes indivisveis, no direito sucessrio e no condomnio ou compropriedade, onde os sujeitos a exercem de forma simultnea e concorrente, art. 1.327. O condomnio no exclusivo da propriedade, pode ocorrer tambm entre titulares da enfiteuse, usufruto, uso e habitao. HISTRICO No Direito Romano a origem do condomnio obscura, em razo de seu individualismo procurando situ-lo na comunidade familiar, onde, o fenmeno ocorria em virtude da sucesso hereditria, como demonstra o Cdigo Justiniano, onde o condmino exercia seu direito com base no tamanho da propriedade. O sistema Germnico o compreendia como Comunho de mo comum, no havendo comunho de parte ideal, a propriedade era exercida por todos. Era a concepo do direito feudal, a coisa toda era objeto de uso e gozo comum. O direito, ptrio, ancorou-se na tradio romana, baseando o condomnio na frao ideal, onde afastase a idia de personalidade jurdica, por no ser o caso, podendo existir, contudo um gerente para administrar o bem comum. DIREITOS DO CONDMINO Dentre eles alguns decorrem das condies de proprietrio, outros, da condio de comunheiros, pela coisa individa. O uso livre da coisa comum s encontra limite, na proibio de perturbar o uso da outra parte, 1.335. A coisa deve ter uso de acordo com o seu destino ou natureza, proibindo-se ao condmino o uso diverso do normal, art. 1.335. DEVERES DO CONDMINO Concorrer com as despesas proporcionais e dvidas contradas, do mesmo modo que possui direito aos frutos no podendo contudo alienar individualmente a sua cota parte enquanto no individualizada a coisa, art. 1.336 cc. ADMINISTRAO As partes podero administr-lo conjuntamente ou por meio de um administrador, porm, necessrio que haja uma gerncia, ainda que inexista hierarquia. EXTINO Se dar pela diviso (declaratria), art. 1.357 cc. Dar-se- tambm a extino pela venda, arts. 1.113 e 1.118 cpc. As sentenas das aes de diviso esto sujeitas a registro imobilirio para sua eficcia (extinc), art.

123 da Lei n 6.015/73, sendo a ao disciplinar de pelos arts. 946 a 949 do cpc. Em se tratando de imvel rural, Lei n 4.504/64, s haver diviso, se obedecida a proporo do mdulo de propriedade rural. DO CONDOMNIO EM PAREDES, CERCAS, MUROS E VALA Arts. n 1.327 a 1.330 cc. DO CONDOMNIO EM EDIFICAES Caracteriza-se por apresentar uma propriedade singular dos apartamentos em andares ao lado de uma comunho necessria e inexorvel do terreno e das partes comum do prdio. A propriedade singular e exclusiva, o restante condio de existncia do sistema e lhe so acessrios, sendo regido pela Lei n 4.591/64. ELEMENTOS: CONSTITUTIVOS 1 ATO INSTITUCIONAL ato inter vivos e inscrito no Registro de Imveis. Sobre prdio construdo ou por construir, Lei n 4591/64. 2 CONVENO DO CONDOMNIO documento escrito onde se prev os direitos e deveres de cada condmino. 3O ESTATUTO um contrato formal. 4O REGULAMENTO Aprovado por contrato ou deliberao em assemblia, tem finalidade interna e complementar conveno. CONSTITUTIVOS Geralmente o condomnio incicia-se atravs de um incorporador que empreende a construo e depois a venda em unidades autnomas. 5O ELEMENTOS INTEGRANTES Unidades autnomas. 6O CARACTERSTICAS Limitaes e restries; reas comuns; e utilizao. 7O DESPESAS art. 12 da Lei n 4.591/64. ADMINISTRAO DO CONDOMNIO art. 22 e 23 da Lei 4.591/64. 9O SEGURO CONTRA INCNDIO art. 13, Lei n 4.591/64. EXTINO DO CONDOMNIO Extingue-se pela destruio, desde que se os proprietrios resolvam no reconstru-lo, art. 17. DA PROPRIEDADE RESOLVEL RESOLVEL Para Clvis Bevilqua, a propriedade resolvel aquela que no prprio ttulo de sua constituio encerra o princpio que a tem de extinguir, realizada a condio resolutria, ou vindo o termo extintivo, seja por fora de declarao de vontade, seja por determinao da lei. (C.C. Comentado, v. 3, p. 177). Trata-se de exceo ao princpio geral. Art. 1.359 ART. 1.359 Resolvido o domnio pelo implemento da condio ou advento do termo, entendem-se resolvidos os direitos, e o proprietrio pode reivindicar a coisa do poder de quem a detenha. Neste caso a condio ou termo constam do prprio ttulo, e no representam surpresa a terceiros, que

correm o risco de perd-lo caso pretendam adquiri-la. Os direitos concedidos na pendncia da condio, resolvem-se com prejuzo dos eventuais adquirentes. Ex: Pacto da retrovenda, 1.141 cc. Propriedade comum art. 1.139 cc. Direito de preferncia e o inquilino, art. 27 e 33, da Lei n 8.245/91. O alienante s pode vender o que seu, de que senhor, caso venda patrimnio com domnio resolvel, no poder transferir domnio pleno. De que no possura titularidade. O adquirente de um bem sob condio ou termo no pode alegar prejuzo, se contribuiu com sus negligncia. Ex: adquirir imvel ou automvel mais barato. Neste caso todos os direitos sobre a coisa se desfazem como se jamais existissem. EFEITOS EX NUNC EX TUNC EX NUNC De agora em diante; a partir do presente momento; sem efeito retroativo. EX TUNC De ento; ou desde ento; com efeito retroativo. ART. 1.360 Neste caso os atos praticados anteriormente a alienao so vlidos. Ex: revogao da doao por ingratido do donatrio, sem prejuzo de terceiros que vierem adquirir daquele, por ter sido ele dono da coisa. DOS DIREITOS DE VININHANA A coexistncia de vrios prdios prximos, a vizinhana, a coletividade e a disciplina urbana traduz parte das restries impostas ao exerccio do direito de propriedade que limita a disposio em funo de interesses de ordem pblica e privada, sendo que nestes termos os art. 1.277 A 1.281 CCB servem de base para soluo dos conflitos, em vista do uso nocivo da propriedade, eis porque estes conflitos decorrem da proximidade ou interferncia dos prdios. As regras do direito de vizinhana visam harmonizar a vida em sociedade. Com isso na opinio de Pontes de Miranda, o legislador tambm, compreende o possuidor. Sempre que houver prejuzo haver obrigao de indenizar, sendo a responsabilidade extracontratual, art. 159 cc. Caso haja m-f, do sujeito a indenizao agravar-se- com perdas e danos. As relaes de vizinhana tm natureza real, mas no so reais. Sendo necessrio o conflito de vizinhana para que haja efeitos sobre o imvel vizinho, incidindo em desvalorizao ou risco de runa. AS AES POSSVEIS SO AO INDENIZATRIA, em caso de dano. Cabendo a prova ao requerente, art. 1.059 cc. AO COMINATRIA de multa diria, atravs do rito sumarssimo, art. 275, 632 a 645 cpc, podendo ser ainda o rito ordinrio. A natureza jurdica no sentido de que o direito de vizinhana acompanha a coisa vinculada com que quer que se encontre. A obrigao propter rem, transmite-se ao sucessor a ttulo particular e exitinguese pelo abandono. DOS DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS No h dvida que a propriedade direito real mais amplo, pela possibilidade de usar, gozar e dispor da coisa. No entanto, outros direitos adquiriram o status de direito real, assim chamados obrigaes

com eficcia real, tais como: o direito de preferncia do inquilino, do compromissrio comprador de imvel, com registro imobilirio. So direitos sobres coisas alheias, art. 1.225 cc. DIREITO DE SUPERFCIE O Cdigo Civil 2002 substituiu e extinguiu a enfitense do Direito Privado10 e introduziu o direito superfcie oneroso ou gratuito, art. 1.369 a 1.377. O superficirio assume a posse direta da coisa tendo o direito de plantar e edificar, no sendo este perptuo. Haver direito de preferncia e pagamento se a concesso for onerosa. de origem romana. SERVIDO direito real constitudo em favor de um prdio (dominante) sobre outro prdio (o serviente), pertencentes a donos diversos. A servido predial, tem por finalidade aumentar a utilidade do prdio dominante e implica em restries trazidas ao prdio serviente, art. 965 cc. Sendo possvel sempre que se puder configurar uma serventia em benefcio de um prdio em detrimento de outro. No havendo necessidade de contigidade entre os prdios dominante e serviente, desde que estabeleam uma vantagem, no caso do aqueduto, que pode passar por muitos outros e onde s um lhe contguo. Ex: Servido de passagem de iluminao, aqueduto, ventilao e pastagem, art. 1.378ss. REQUISITOS - RELAO ENTRE DOIS PRDIOS DE DUAS PESSOAS QUE SEJAM SUJEITO ATIVO E PASSIVO DO DIREITO; - OBRIGAO NEGATIVA DE NUS, IMPOSTO AO DONO DE UM PRDIO EM BENEFCIO DE OUTRO, QUE DEVE SUPORTAR AS LIMITAES; A EXISTNCIA DE DONOS DIVERSOS DO PRDIO DOMINANTE E DO SERVIENTE. Natureza jurdica de um direito real sobre a coisa alheia de carter acessrio, perptuo e indivisvel, oponvel contra todos. CLASSIFICAO CONTNUAS quando so ininterruptas como por ex.: aqueduto, passagem de energia eltrica, iluminao e ventilaes; DESCONTNUAS Tm necessidade de um fato atual do sujeito para serem exercidas, ex: direito de passagem, de tirar gua, de pastagem, etc. APARENTES Aquelas que revelam obras exteriores indispensveis ao exerccio, ex: estrada ou aqueduto; e NO APARENTES Ex: aquelas que probem construir acima de certa altura. MODOS DE CONSTITUIO A servido no se presume. S se constitui por ato entre vivos e levado no Registro de Imveis, antes da inscrio a servido mero direito pessoal.

As servides devem ser exercidas evitando quanto possvel agravar o encargo do prdio serviente, limitando-se s necessidades do prdio dominante e quando necessria a ampliao da servido dever ser indenizada pelo dono do prdio dominante, tal como a conservao da servido lhe corre por conta. Portanto a remoo da servido ser requerida pelo dono do prdio serviente, sempre que puder ser de um lugar para outro. EXTINO cancelamento do registro, e renncia titular do, deixar de usar CONFESSRIA reconhecimento judicial de existncia. NEGATRIA Proclamao de inexistncia de nus real. USUFRUTO direito real conferido a algum, durante certo lapso de tempo, que autoriza a retirar da coisa alheia os frutos e utilidades que ele produz, impondo-se-lhe o dever de conservar a sua substncia, podendo mais cedo ou mais tarde, consolidar-se a propriedade. H ver dois titulares no usufruto: o seu proprietrio e o usufrutrio. Sendo um direito real de grande abrangncia, com objeto de uso e gozo, temporrio e inalienvel. Temporrio por que finda com o prazo de cem anos e extingue-se pela morte do usufutrio, art. 1.390 cc. Usufruto apareceu na era da Repblica ao tempo de Ccero. Tem finalidade assistencial, via de regra resulta de negcio gratuito. No raro o usufruto advm de testamento e neste caso se assemelha com o fideicomisso, e ainda por doao. Sendo alienvel apenas em favor do proprietrio. O usufruto pode recair em um ou mais bens moveis e imveis, no patrimnio inteiro ou parte dele, e ou dos frutos e utilidades e resulta de ato jurdico ou da lei, sempre com registro imobilirio quando recair sobre bens imveis. DIREITOS DO USUFRUTURIO Posse exercitl diretamente sobre a coisa, hav-lo sua disposio. Deve ser justa, direta e protegida; Usar pessoalmente a coisa, podendo ced-la a ttulo oneroso ou gratuito se conveniente; Administrar a coisa sem ingerncia, sua administrao direta; e a percepo dos frutos. Podendo locar o imvel. O usufruto de ttulos de crdito possvel e considerado um quase-usufruto e o usufruto de aplices da dvida pblica, o usufruto de um rebanho, de florestas e minas, mesmo considerado imprprio, por que neste caso o usufrutrio percebe os produtos e no os frutos. J o usufruto de coisas consumveis chamado de quase-usufruto, porque neste caso no h como restituir a coisa. EXTINO pela morte do usufruturio, pela destruio da coisa; pela consolidao da propriedade; e pela prescrio extintiva, pelo no uso. USO espcie de usufruto de abrangncia restrita, no passvel de cesso e limitado s necessidades do usurio e sua famlia, art. 1.412.

HABITAO O direito real de habitao restrito ao uso da coisa, que consiste em residir em determinado prdio com a famlia, no podendo ceder a ttulo oneroso ou gratuito. Aplica-se ao uso e a habitao os princpios do usufruto, no que couber, art. 1.414. A constituio de rendar sobre imveis considerada pelo Novo Cdigo Civil como direito obrigacional e no mais como direito real, art. 803 a 813

Das könnte Ihnen auch gefallen