Sie sind auf Seite 1von 11

FACULDADE EDUCACIONAL DO BICO DO PAPAGAIO-FUNEB FACULDADE DO BICO PAPAGAIO-FABIC CURSO DE DIREITO

MARIA DAS NEVES GOMES DA SILVA

DIREITO CIVIL II

TRANSMISSES DAS OBRIGAES

AUGUSTINOPOLIS-TO OUTUBRO DE 2013

MARIA DAS NEVES GOMES DA SILVA

DIREITO CIVIL II

TRANSMISSES DAS OBRIGAES

Trabalho acadmico apresentado a Faculdade do bico do PapagaioFABIC, Como requisito parcial de nota, na disciplina Direito Civil II.

Orientador: Prof. Esp. Olacy Thiago

AUGUSTINOPOLIS-TO OUTUBRO DE 2013

INTRODUO

O direito das obrigaes tem papel relevante no direito civil, grande parte da teoria geral do direito civil est direcionado s obrigaes, por longos anos, vrios doutrinadores
defenderam a criao de um Cdigo das obrigaes.

O Direito das Obrigaes est previsto no Cdigo civil de 2002 entre os artigos 233 e 420, onde esto inseridas modalidades, como a transmisso das obrigaes, o adimplemento das obrigaes e por fim, o inadimplemento das obrigaes. A relao obrigacional admite alteraes na composio de seus elementos essenciais: Contedo ou objeto e sujeitos ativos e passivos. Se a obrigao um valor que integra o patrimnio do credor, poder ser objeto de transmisso da mesma forma que os demais direitos patrimoniais e, portanto, pode-se aceitar com certa facilidade a possibilidade de uma substituio na pessoa do credor em face da cesso de credito.

TRANSMISSO DAS OBRIGAES

Antes de fazer uma anlise acerca do fato histrico em relao a transmisso das obrigaes, no se pode olvidar em conceituar o direito das obrigaes, que hodiernamente vrios autores defendem um ponto de vista, mas que ao final chegam ao mesmo denominador. Segundo o professor Cristiano Chaves, conceitua o Direito das Obrigaes como sendo o vnculo jurdico em virtude do qual uma pessoa pode exigir de outra prestao economicamente aprecivel. Pedro Lenza: Pode se dizer que o direito das obrigaes consiste num complexo de normas que rege relaes jurdicas de ordem patrimonial, as quais tm por objeto prestaes de um sujeito em proveito de outro.

Origem histrica da transmisso das obrigaes A existncia do direito obrigacional se ampara na existncia de dvida, em que surgem personagens essenciais, que figuram necessariamente, os plos de uma relao jurdica, unidos por uma prestao devida por um e por crdito de outro, denominando-se ento Credor e Devedor. Vale destacar, que no direito romano, o vnculo obrigacional era pessoal, intransfervel e pautado por solenidades que praticamente transformavam qualquer mutao subjetiva em nova relao obrigacional. Nessa mesma poca, a nica forma que transmitia obrigaes era a morte, onde o de cujus ao deixar dvidas, estas eram transmitidas aos herdeiros no momento de seu fim. Dessa forma, os herdeiros passavam a suceder a dvida deixada pelo seu antecessor. Importante frisar, que na poca daquele direito, o inadimplemento, gerava responsabilidade pessoal ao devedor, insurgindo sobre si, a coero do Estado na relao obrigacional. Por oportuno, importante, trazer a baila, a forma pela qual o direito romano analisava o direito das obrigaes, quando na verdade no reconhecia o referido termo, mas nomeava-o em quatro momentos, a saber: Nexum, Contractus, pactum e as Constituies Imperiais. Quanto ao primeiro, Nexum foi a idia de dois sujeitos, e caso houvesse inadimplemento, o devedor respondia com o prprio corpo. O segundo, denominado Contractus, onde se preocupavam somente em contratos reais e formais. O terceiro, pactum era o acordo entre as partes que no poderia responsabilizar o devedor caso no cumprisse o acordado. Por fim, as constituies imperiais que diminuram as formalidades contratuais.

Noutro giro, importante ressaltar trs relevantes fases que de certa forma delimitam as relaes obrigacionais. Num primeiro momento, frisa-se sua amplitude conceitual e grande projeo nos demais ramos do Direito Civil. Classificaes das transmisses das obrigaes O cdigo civil de 2002 reestruturou o livro das Obrigaes, criando um ttulo novo denominado Da transmisso das obrigaes, no qual classificou em: Cesso de crdito (captulo I) e a cesso de debito, cesso de contrato. Cesso do Credito Conceito: a mudana do sujeito ativo da obrigao. Acontece entre o credor e terceiro, alheio ao negcio jurdico inicial. O devedor (cedido) no participa necessariamente da cesso sua anuncia dispensada. Ele tem apenas o direito de ser informado da cesso. Diferena com institutos afins: A cesso de crdito se diferencia da novao subjetiva ativa porque nela as caractersticas objetivas da obrigao permanecem. Na novao, o que a substituio da obrigao por outra o que acarreta mudana de todas as caractersticas. O credito transmitido sub-existe, preservando todos seus acessrios. No h animus novandi> a cesso do crdito transmite apenas os direitos do credor, preservendo os do devedor.

Caractersticas e requisitos: "O credor pode ceder o seu crdito, se a isso no se opuser a Erro! A referncia de hiperlink no valida. Da obrigao, a lei, ou a conveno com o devedor; a clausula proibitiva da cesso no poder ser oposta ao cessionrio de boa-f, se no constar do instrumento da obrigao (art. 286). A conveno das partes pode impedir que se faa uma cesso de credito, mas no pode ser alegada para anular a cesso ao cessionrio de boa-f caso esteja constado no instrumento da obrigao. A cesso de crdito pode ser feita gratuitamente ou onerosamente (mais comum). como uma venda, com a diferena de que o objeto um incorpreo. Na cesso onerosa, o cedente responsvel pela existncia e titularidade do credito no momento da transferncia. Quando a cesso gratuita, este s ser responsvel se tiver agido de mf. Salvo disposio em contrrio, na cesso de um crdito abrangem-se todos os seus acessrios. (art. 287). No se pode transmitir as obrigaes de carter personalssimo e de direito de famlia. . Cesso de debito Conceito: a alterao do sujeito passivo da obrigao, tambm conhecida como assuno de dvida. " facultado a terceiro assumir a obrigao do devedor, com o consentimento do credor, ficando exonerado o devedor primitivo, salvo se aquele ao tempo da assuno,

era insolvente e o credor o ignorava (art. 299, caput). A assuno da divida acarreta somente na mudana do polo passivo obrigacioanal. Todos os encargos e acessrios So mantidos, sendo repassados para o novo devedor. Caractersticas: S pode ser feita com a anuncia expressa do credor. O terceiro, que recebe a dvida, responde pelos encargos obrigacionais, inclusive os acessrios. A anuncia do credor Indispensvel pois se presume que ele v na figura do devedor a certeza de que este tem idoneidade patrimonial para solver a divida. Uma troca de devedor pode representar, para ele, uma incerteza quanto ao seu cumprimento. Cesso de contrato: Conceito: a cesso da inteira posio contratual de um negcio bilateral ou sinalagmtico. Em tais negcios, cada parte possui direitos e deveres recprocos, no apenas um deles. A diferena para uma cesso de crdito ou dbito que na cesso contratual transferido para terceiro um complexo de crditos e dbitos conjuntos, enquanto que nas outras modalidades, s acontece de um deles separadamente. Cada parte tanto credor quanto devedor. A transferncia dessas caractersticas conjuntas a cesso do contrato. Aquele que cede o cedente. O terceiro que recebe o cessionrio. A outra parte que no participa, mas que deve declarar a sua anuncia o cedido. Caractersticas e efeitos: Como o cessionrio se tornar o novo devedor do cedido, imprescindvel a anuncia deste. A anuncia pode ser dada previamente, quanto o contrato j prev a hiptese de cesso no momento em que se celebra a substituio, ou posteriormente na forma de ratificao. H certos casos em que a lei dispensa o consentimento do cedido. o caso da cesso do comprador de um imvel loteado numa relao de compra e venda. A jurisprudncia tem estendido esse entendimento para os imveis no loteados. Nesses casos ocorre uma cesso imprpria do contrato ou uma sub-rogao legal na relao contratual. O cedido pode consentir com a cesso e, ao mesmo tempo, impor, a no liberao do cedente. Desta forma, este figura na obrigao tambm, tendo que cumpri-la caso o cessionrio no o faa. Como no existe algo expresso na legislao brasileira a respeito, no h nada que defina qual dos dois (cedente ou cessionrio) deve ser cobrado primeiro, podendo o cedido arguir contra qualquer um. Fundamentao Artigos 286 a 298 do Cdigo Civil brasileiro. Adimplemento e extino das Obrigaes Art. 304 qualquer interessado na extino da divida pode paga-la, usando, se do credor puser, dos meios condecentes exonerao do devedor. Pargrafo nico:

Igual direito cabe ao terceiro no interessado, se em nome e conta do devedor, salvo oposio deste. Conceito: adimplemento o cumprimento voluntrio, exato e lcito da obrigao. Do pagamento Pagamento o efeito do adimplemento das obrigaes, ao dispor sobre os meios necessrios e idneos para que o credor possa obter o que lhe devido, compelido o devedor a cumprir a obrigao. Requisitos: voluntariedade (animus solvendi): o cumprimento da obrigao deve ser efetuado espontaneamente pelo devedor. Exatido: A prestao deve ser satisfeita no tempo, local e forma ajustadas art. (394 CC). Licitude: no suficiente cumprir a obrigao principal (prestao), mas tambm os deveres anexos, como o dever de informao, cooperao, assistncia, etc. Do pagamento : regras gerais Pagar cumprir a obrigao. Nesse sentido, paga no apenas aquele que entrega a quantia em dinheiro (obrigao de dar), mas tambm o indivduo que realiza uma atividade (obrigao de fazer) ou, simplesmente, se abstm de um determinado comportamento (obrigao de no fazer). Condies subjetivas do pagamento. De quem deve pagar (quem pode pagar) : 1 O devedor; 2 - Qualquer interessado na extino da dvida, art. 304. Art. 304. Qualquer interessado na extino da dvida pode pag-la, usando, se o credor se opuser, dos meios conducentes exonerao do devedor. 3 - Terceiro interessado a pessoa que, sem integrar o plo passivo da relao obrigacional-base, encontra-se juridicamente adstrita ao pagamento da dvida. ex. fiador. 4 - Terceiro no interessado em nome e por conta do devedor, sem direito a qualquer reembolso, art. 304, parg. nico. Neste caso, no tem o direito de cobrar o valor que desembolsou para quitar a dvida, tendo em vista que o fez por motivos filantrpicos. ex: pai que paga dvida de filho. Pargrafo nico. Igual direito cabe ao terceiro no interessado, se o fizer em nome e conta do devedor, salvo oposio deste. 5 - Terceiro no interessado em nome prprio: com direito de reembolsar o valor pago, mas no se sub-rogar no lugar do credor, art. 305. Neste caso, tem o direito de reaver o que pagou, entretanto, no se sub-roga nos direitos do credor. Art. 305. O terceiro no interessado, que paga a dvida em seu prprio nome, tem direito a reembolsar-se do que pagar; mas no se sub-roga nos direitos do credor. Se houver desconhecimento ou oposio do devedor, o terceiro no ter o direito de reembolsar-se. art. 306.

Art. 306. O pagamento feito por terceiro, com desconhecimento ou oposio do devedor, no obriga a reembolsar aquele que pagou, se o devedor tinha meios para ilidir a ao. Pagamento que importe transferncia de domnio s poder ser feito pelo titular do objeto cuja propriedade se pretende transferir art. 307.Art. 307. S ter eficcia o pagamento que importar transmisso da propriedade, quando feito por quem possa alienar o objeto em que ele consistiu. Se der em pagamento coisa fungvel, no se poder mais reclamar do credor que, de boa-f, a recebeu e consumiu, mesmo que o devedor no tivesse o direito de alien-la. art. 307, parg. nico. Pargrafo nico. Se der em pagamento coisa fungvel, no se poder mais reclamar do credor que, de boa-f, a recebeu e consumiu, ainda que o solvente no tivesse o direito de alien-la. PARA QUEM PAGAR: 1 - Ao credor (accipiens) 2 - Ao seu representante de direito 3 - O pagamento feito de boa-f ao credor putativo vlido, ainda que provado depois que no era o credor, art. 309. Art. 309. O pagamento feito de boa-f ao credor putativo vlido, ainda provado depois que no era credor. 4 fora desses casos, pagando-se a outrem vale o brocardo quem paga mal, paga duas vezes. art. 310. Art. 310. No vale o pagamento cientemente feito ao credor incapaz de quitar, se o devedor no provar que em benefcio dele efetivamente reverteu. Exceo: valer o pagamento se o credor ratificar o recebimento ou o devedor provar que ele reverteu em seu proveito. Se o devedor foi intimado da penhora de crdito, ou da impugnao oposta por terceiros e, ainda assim efetua o respectivo pagamento ao credor, poder ser constrangido a efetuar novamente o pagamento queles art. 312. Art. 312. Se o devedor pagar ao credor, apesar de intimado da penhora feita sobre o crdito, ou da impugnao a ele oposta por terceiros, o pagamento no valer contra estes, que podero constranger o devedor a pagar de novo, ficando-lhe ressalvado o regresso contra o credor. Quanto se paga e sua prova: O valor combinado: o credor no obrigado a receber por partes, se assim no ajustou. art 313/314. Art. 313. O credor no obrigado a receber prestao diversa da que lhe devida, ainda que mais valiosa.

Art. 314. Ainda que a obrigao tenha por objeto prestao divisvel, no pode o credor ser obrigado a receber, nem o devedor a pagar, por partes, se assim no se ajustou. So nulas as convenes de pagamento em ouro ou em moeda estrangeira (excetuados os casos previstos na legislao especial) Como se paga Mediante a entrega de recibo: o devedor que paga tem direito a quitao e pode reter o pagamento enquanto no lhe seja dado o recibo. art. 319. Art. 319. O devedor que paga tem direito a quitao regular, e pode reter o pagamento, enquanto no lhe seja dada. A entrega do ttulo ao devedor firma a presuno do pagamento. Mas ficar sem efeito a quitao assim operada se o credor provar, em 60 dias, a falta do pagamento. Presumem-se a cargo do devedor as despesas com o pagamento e a quitao; se ocorrer aumento por fato do credor, suportar este a despesa acrescida. No pagamento realizado em quotas peridicas, a quitao da ltima, salvo prova em contrrio, estabelece a presuno de estarem solvida as anteriores. Se o pagamento se houver de fazer por medida, ou peso, entender-se-, no silncio das partes, que aceitaram os do lugar da execuo. art. 326. Art. 326. Se o pagamento se houver de fazer por medida, ou peso, entender-se-, no silncio das partes, que aceitaram os do lugar da execuo. Atender-se-o os usos e costumes do local. ex: alqueire que difere a depender de regio no pas, bem como de peso, quilogramas, arrobas ou onas. Do lugar do pagamento: No domiclio do devedor como regra, as dvidas so consideradas quesveis (qurable). art. 327. Art. 327. Efetuar-se- o pagamento no domiclio do devedor, salvo se as partes convencionarem diversamente, ou se o contrrio resultar da lei, da natureza da obrigao ou das circunstncias. Excees: as dvidas sero portveis (portable), devendo ser pagas no domiclio do credor: Se as partes assim convencionarem; Se tal resultar da lei; Se tal resultar da natureza da obrigao ou das circunstncias

Havendo a previso de dois ou mais lugares para o pagamento, a escolha cabe ao credor. Se o pagamento consistir na tradio de um imvel, ou em prestaes relativas a imvel, far-se- no lugar onde situado o bem. art. 328. Art. 328. Se o pagamento consistir na tradio de um imvel, ou em prestaes relativas a imvel, far-se- no lugar onde situado o bem.

Se ocorrer motivo grave para que se no efetue o pagamento no lugar determinado, poder o devedor faz-lo em outro, se prejuzo para o credor. art. 329. Art. 329. Ocorrendo motivo grave para que se no efetue o pagamento no lugar determinado, poder o devedor faz-lo em outro, sem prejuzo para o credor. O pagamento feito reiteradamente em outro local faz presumir renncia do credor relativamente ao previsto no contrato. art. 330. Art. 330. O pagamento reiteradamente feito em outro local faz presumir renncia do credor relativamente ao previsto no contrato. Do tempo do pagamento quando se paga No vencimento, na poca ajustada para o pagamento Se no foi determinada a data, o credor pode exigir imediatamente o pagamento, salvo disposio legal em sentido contrrio. art. 331. Art. 331. Salvo disposio legal em contrrio, no tendo sido ajustada poca para o pagamento, pode o credor exigi-lo imediatamente. Se forem condicionais, cumprem-se na data do implemento da condio estipulada. art. 332. Art. 332. As obrigaes condicionais cumprem-se na data do implemento da condio, cabendo ao credor a prova de que deste teve cincia o devedor. Excees: caber cobrana antes do vencimento: a) No caso de falncia do devedor ou de concurso de credores; b) Se os bens hipotecados ou empenhados (penhor), forem penhorados em execuo de outro credor; c) Se cessarem, ou se tornarem insuficientes, as garantias do dbito, fidejussrias (fiana), ou reais (hipoteca, penhor) e o devedor, intimado, se negar a refor-las.

Obs: Se em todas essas situaes, houver solidariedade passiva, a antecipao da exigibilidade da dvida no alcanar os devedores solventes. Consignao em pagamento No pagamento por consignao, o devedor promove o depsito de uma coisa para se liberar dos efeitos do descumprimento de sua obrigao. Poder ser objeto de depsito tanto um bem mvel quanto um bem imvel. Tratando-se de dinheiro, a consignao no necessariamente precisar ser judicial; ser possvel realizar uma consignao extrajudicial do valor pecunirio numa instituio bancria. Fundamentao arts. 304 a 334 do Cdigo Civil Brasileiro Art. 334. Considera-se pagamento, e extingue a obrigao, o depsito judicial ou em estabelecimento bancrio da coisa devida, nos casos e forma legais. Art. 335. A consignao tem lugar: I - se o credor no puder, ou, sem justa causa, recusar receber o pagamento, ou dar quitao na devida forma; II - se o credor no for, nem mandar receber a coisa no lugar, tempo e condio devidos; III - se o credor for incapaz de receber, for desconhecido, declarado ausente, ou residir em lugar incerto ou de acesso perigoso ou difcil; IV - se ocorrer dvida sobre quem deva legitimamente receber o objeto do pagamento; V - se pender litgio sobre o objeto do pagamento.

Referencias GONALVES, Carlos Roberto direito civil esquematizado, volume 1- So Paulo: Saraiva, 2011 WWW.google.com.br Federal; 1988. Cdigo. Brasil. Cdigo civil, 2002. Cdigo civil. 53.ed. So Paulo: Saraiva; 2002.

Das könnte Ihnen auch gefallen