Sie sind auf Seite 1von 3

Resumo:

Isabel Allende narra a histria de uma jovem americana de 19 anos, Maya Vidal, sob a forma de um dirio, ou seja, na primeira pessoa. A protagonista fruto da relao entre um chileno e uma dinamarquesa que acabam por se separar e deixam a filha aos cuidades dos avs paternos. A narrativa centra-se, assim, no perodo mais difcil da vida de Maya, a adolescncia. Maya teve uma vida sempre estvel enquanto viveu numa manso de Berkeley, uma vez educada com muito amor pelos avs, Nini e Popo. No entanto, tudo mudou, quando aos 16 anos o seu av, Popo, morreu, pois a sua esposa entrou em depresso e a neta sentiu uma grande revolta que a levou a procurar refugio nas drogas, nos atos delinquentes e na infrao das leis. Esse comportamento instvel resultou na sua deteno numa instituio para adolescentes. Porm, conseguiu fugir para Las Vegas e essa foi a pior deciso que tomou na sua vida, pois, a partir da, tudo se complicou. Maya, com outra identidade (Laura) comeou a trabalhar para um traficante, e sem dar por isso, foi cumplice de falsicao de dinheiro. Depois do seu chefe ser morto pelos seus prprios colaboradores, a jovem teve de fugir, tornando-se mendiga e viciada em drogas. Um ano depois, uma enfermeira de Las Vegas, recolheu-a e ajudou-a, chamando mais tarde a av de Maya para a ir buscar. Devido ao facto de ser procurada pelos restantes traficantes e polcia, a sua Nini manda-a para o Chile, ficando hospedada na casa de um antigo amigo de familia, Manuel Aires. A ela tem a oportunidade de encontrar as suas razes e a sua identidade sul-americana. neste contexto que a protagonista se depara com as supersties chilenas, o passado familiar e com o horror da ditadura militar comandada pelo terrvel general Pinochet. Depois de tudo se recompor e de serem eliminadas todas as provas que ligavam Maya ao crime, esta fica a viver com a sua familia, e com os amigos que conheceu em Chilo.

O que mais cativou na obra: Daniela: O facto de contar, com o mais pequenos promenores, a dificiculdade da vida das pessoas relacionadas com a droga ou que so mendigos. Ana: O que alteraria: Daniela: Acho que existe demasiadas histrias contadas no livro que no esto diretamente relacionadas com a histria de Maya, tornando o livro um bocado saturante em certas partes.

Notas: Neste livro Isabel conta o horror da ditadura chilena, cruel e assassina, dando algumas descries fsicas do povo e costumes:

No Chile as classes sociais dividem o povo, como as castas na ndia ou a raa nos Estados Unidos () as chilotas (da ilha de Chilo) so gordas, baixas, com traos indgenas, desgastadas pelo trabalho e as penas. (p. 214) Ela descreve o interior do Chile como um lugar rudimentar, onde vida emorte so baseadas em supersties, mas que ao mesmo tempo o povo tem a esperteza de se caracterizar de ndios para conseguir ganhar dinheiro dos turistas e at uma velhinha de mais de 100 anos planta maconha no quintal.

Nota-se tambm a existncia da evidente superioridade europeia e norte- americana diante dos pobres ndios da Amrica do Sul, pois quando Maya Vidal foi conhecer a sua me dinamarquesa teve as seguintes impresses acerca de sua me:

Creio que o meu aspecto foi um secreto alvio para minha me, porque eu no apresentava evidncia dos gens latino- americanos do meu pai e num aperto poderia passar por escandinava. (p. 414)porque a me era dinamarquesa e o pai chileno.

O tema principal gira em torno das drogas e todas as consequncias ruins que a dependncia pode trazer. Tudo isto deve-se ao facto deh vinte e cinco anos, Isabel casou- se com um americano que tem trs filhos biolgicos e um adotado, e os trs biolgicos tiveram problemas com as drogas, por isso ela conta com muita propriedade e verdade todos os processos sofridos atravs da sua personagem Maya.

Crticas de imprensa Se Salvador Allende defendeu o Chile com a vida, Isabel Allende, sua sobrinha, defende-o at hoje com as suas palavras. Joana Emdio Marques, Dirio de Notcias

No estilo nico de Isabel Allende, este um livro sobre como o regresso ao passado e a redescoberta de ns prprios podem ser a nossa nica salvao. Ana Daniela Soares, Antena 1

O Caderno de Maya marca o regresso da aclamada escritora e no pode deixar de ser devorado pgina a pgina. Destak

No novo livro aborda mais um drama a que a sua famlia no escapou: desta vez, a viagem ao mundo da droga. Nova Gente

Um livro para pr os ps na terra e voar com a imaginao. Fnac.es

Ningum conta histrias sobre mulheres fortes de um modo to apaixonante como Isabel Allende. Cosmopolitan A escrita de Isabel Allende () criativa, divertida e convincente. As suas personagens so fascinantemente detalhadas e humanas. People

Instantaneamente sedutora, luxuosamente sensual e descaradamente romntica. Chicago Sun-Times

Das könnte Ihnen auch gefallen