Sie sind auf Seite 1von 10

Iconicidade, Simultaneidade e uso do espao em Libras

Elida Lcia Almeida Bernardino Giselli Mara da Silva Rosana Passos

1. Introduo Na dcada de 1960, Stokoe um linguista norte-americano pesquisou a organizao fonolgica, as partes constituintes dos sinais da Lngua de Sinais Americana - ASL. De acordo com Sacks (1998), o trabalho de Stokoe no foi bem aceito na poca, provavelmente devido ao preconceito relacionado modalidade das lnguas de sinais, j que essas lnguas tm caractersticas bem diferentes das lnguas orais. No entanto, depois de aceitas, suas pesquisas possibilitaram vrias mudanas, no s nas pesquisas sobre as lnguas de sinais, mas tambm na forma de ver e educar as pessoas surdas. No Brasil, as pesquisas em lngua de sinais comeam a se expandir na dcada de 80. Ferreira-Brito (1993) apresenta-nos um panorama dos estudos que se desenvolveram nessa dcada na rea da Educao e da Lingustica no Brasil. De acordo com a autora, no incio da dcada de 80, no havia pesquisas suficientes para se afirmar que se falava uma mesma lngua de sinais em todas as regies brasileiras.
Somente aps contato com a comunidade surda de algumas capitais e centros urbanos mais populosos, no Brasil, que verificamos que a lngua de sinais que havamos estudado em So Paulo, a mesma de outras regies onde o portugus lngua falada. (FERREIRA-BRITO, 1993: 16)

Com o crescente interesse nas pesquisas em lnguas de sinais no Brasil e em outros pases, podemos contar atualmente com uma diversidade de pesquisas em reas e linhas tericas distintas, apesar de ainda termos muito a descobrir a respeito da lngua de sinais e dos aspectos culturais e cognitivos relacionados surdez. A partir dessas pesquisas, admite-se atualmente a existncia de duas modalidades de lnguas no que diz respeito forma de produo e recepo: a) lnguas espao-visuais1: lngua de sinais brasileira Libras, lngua de sinais americana ASL, lngua de sinais francesa LSF; b) lnguas orais-auditivas: portugus, ingls, francs, entre outras. No entanto, analisar e entender uma lngua espao-visual tem sido um desafio para pesquisadores, j que demanda um olhar diverso que os leve a compreender o funcionamento dessas lnguas. O que as lnguas de sinais e as lnguas orais tm em comum? O que diferencia essas modalidades de lngua?

1 Outras denominaes so utilizadas, dependendo do aspecto ressaltado pelo terico, tais como: lngua gestual-visual, visual-motora e quiroarticulatria-visual.

As lnguas de sinais e as lnguas orais compartilham uma srie de caractersticas. Como j se sabe, por exemplo, as lnguas de sinais so compostas por unidades mnimas: os fonemas dessa lngua conhecidos como parmetros das lnguas de sinais (a configurao de mo, o ponto de articulao, o movimento, a orientao da palma da mo e as expresses nomanuais). As lnguas orais so compostas tambm por unidades mnimas sem significado os fonemas. Por exemplo, no portugus temos os fonemas /m/, /o/, /p/, entre outros. H tambm as unidades mnimas com significado. Por exemplo: podemos dividir a palavra bimestre em duas unidades com significado: a unidade /bi/, que significa, dois; e a unidade /mestre/, que significa, ms. Na lngua de sinais, tambm podemos dividir alguns sinais em duas unidades. Vejamos um exemplo2.

Significado do sinal: ontem

Significado do sinal: anteontem

Observe que no segundo sinal ANTEONTEM acrescentamos um dedo a mais, indicando dois dias. Essa nova configurao de mo do sinal uma parte com significado, como ocorre com o morfema /bi/, de bimestre. Podemos ento perceber que as lnguas orais e as lnguas de sinais tm em comum o fato de se dividirem em unidades menores: sem significado (os fonemas) e com significado (os morfemas). H tambm outras caractersticas em comum entre essas lnguas de modalidades diferentes. Vejamos abaixo algumas dessas caractersticas: as lnguas de sinais e as lnguas orais apresentam variao lingustica em vrios nveis (regional, social, etc.)

Todos os exemplos de sinais deste texto foram extrados de CAPOVILLA, F. C RAPHAEL, W. D. Dicionrio Enciclopdico Ilustrado Trilnge da Lngua de Sinais Brasileira. V. 1 e 2. So Paulo: EDUSP, 2001.

Fonte: Dicionrio Acesso Brasil Sinal referente a caneta usado no Rio de Janeiro

Sinal referente a caneta usado em Belo Horizonte

as lnguas de sinais e as lnguas orais desenvolvem novas palavras medida em que h a necessidade de seus falantes. Por exemplo, o sinal referente a E-MAIL foi criado recentemente em Libras pela necessidade de se falar dessa nova forma de comunicao (SALLES et al., 2002, p.87). Veja o sinal abaixo:

Significado do sinal: e-mail

Enfim, poderamos enumerar outras caractersticas comuns entre as lnguas de modalidades diferentes3. No entanto, pode-se pensar tambm o que diferencia as lnguas de sinais das lnguas orais. Vrios pesquisadores vo apontar trs caractersticas que distinguem essas duas modalidades de lnguas: a iconicidade, a simultaneidade e o uso do espao. Abaixo vamos tratar de cada uma dessas caractersticas, mostrando alguns exemplos em Libras.

2. Caractersticas das lnguas de sinais A iconicidade e a simultaneidade so duas importantes caractersticas das lnguas de sinais, que, de forma contrria, no se destacam nas lnguas orais. Para compreendermos melhor essa
3

No livro Ensino de Lngua Portuguesa para Surdos, Salles et al. (2002) apresentam vrias caractersticas comuns s lnguas de sinais e s lnguas orais, denominadas na teoria gerativa de Universais Lingusticos.

questo, vamos trabalhar inicialmente com os pares Iconicidade/Arbitrariedade e Linearidade/Simultaneidade. 2.1. Iconicidade O conceito de Arbitrariedade do signo foi desenvolvido na lingustica no incio do sculo passado por Saussure.4 A partir do conceito de arbitrariedade, afirma-se que no h nenhum lao que una o significante ao significado de um signo. Por exemplo, no h nenhum motivo interno palavra cadeira que justifique o fato de essa palavra nomear o objeto ao qual ela se refere. Assim, as palavras no teriam nenhuma ligao com o conceito expresso por elas. Prova maior disso, de acordo com Saussure (1977), o fato de existirem diferentes lnguas. Quando esse linguista desenvolveu o conceito de arbitrariedade, buscou mostrar o que possibilita essa arbitrariedade: o uso social da lngua. Uma questo levantada a respeito do status das lnguas de sinais como sistemas lingusticos to complexos quanto as lnguas orais diz respeito arbitrariedade. As lnguas de sinais no poderiam ser lnguas, j que alguns sinais no so arbitrrios, ou seja, se parecem com o que representam. Por exemplo: o sinal de CASA lembra o teto de uma casa; o sinal de TESOURA lembraria o formato e o movimento de uma tesoura. Esses sinais seriam icnicos, diferentemente das palavras que compem as lnguas orais, que so, em sua maioria, arbitrrias.

Significado do sinal: casa, morar

Significado do sinal: tesoura

A discusso que se coloca atualmente que nem as lnguas de sinais seriam completamente icnicas, nem as lnguas orais seriam completamente arbitrrias. Vejamos o caso das lnguas orais. Em portugus, temos as onomatopias, por exemplo, au au referindo-se ao som produzido por um cachorro, temos tambm o toc-toc, referindo-se ao som produzido por algum batendo numa porta. Fiorin (2004) nos d outros exemplos de uma possvel motivao em lnguas orais:
Os sons parecem ter um simbolismo universal. A oposio de fonemas graves, como o /a/, e agudos, como o /i/, capaz de sugerir a imagem do claro e do escuro, do pontudo e do arredondado, do fino e do grosso, do
4

Saussure considerado o pai da Lingustica Moderna.

ligeiro e do macio. Por isso, quando se vai indicar, nas histrias em quadrinho, o riso dos homens e das mulheres, usam-se, respectivamente, ha, ha, ha e hi hi hi. Ainda nas histrias em quadrinho, as onomatopias que indicam rudo, sons brutais e repentinos, como pancadas, comeam sempre por consoantes oclusivas, que so momentneas como um golpe (p/b; t/d; k/g): pum, p, t. (FIORIN, 2004, p.62)

O autor aponta outros exemplos, no s em relao aos sons, mas tambm no nvel morfolgico e sinttico. Por exemplo, na estruturao de uma frase em que h dois elementos numa hierarquia, geralmente o elemento mais importante colocado na primeira posio na frase. Essa ocorrncia seria um tipo de motivao que ocorreria nas lnguas orais. Sendo assim, as lnguas orais no seriam completamente arbitrrias, h algum tipo de motivao em suas estruturas. Em relao s lnguas de sinais, discute-se atualmente a respeito dos conceitos de Arbitrariedade / Iconicidade / Convencionalidade. Segundo Ferreira-Brito (1993), os sinais referentes a rvore e telefone seriam considerados icnicos.

Significado do sinal: rvore

Significado do sinal: telefone

No caso do sinal referente rvore, o antebrao representaria o tronco, as mos abertas, os galhos e o movimento da mo remeteria ao movimento das folhas. Porm, segundo Ferreira-Brito (1993), em outras lnguas de sinais no se usa esse mesmo sinal, o que indica que cada lngua de sinais escolhe um aspecto do objeto como motivao para a criao dos sinais. Outro exemplo citado por Quadros (2004) o sinal de NO em Libras. Esse mesmo sinal em ASL significa ONDE.

Podemos concluir que se os sinais fossem completamente icnicos ou seja, simplesmente se assemelhassem aos objetos que representam seriam iguais em todas as lnguas de sinais. Porm, justamente o contrrio, cada povo usurio de uma lngua seleciona um aspecto que ser mais evidente no sinal. Vejamos o caso do sinal de cachorro em Libras e em ASL: em Libras, o sinal lembra o focinho do cachorro; em ASL, lembra uma pessoa chamando um cachorro, batendo, inicialmente, a mo na cintura e, em seguida, fazendo um rudo com os dedos.
Acrescente-se a isto o fato de que toda arbitrariedade convencional, pois quando um grupo seleciona um trao como uma caracterstica do sinal, outro grupo pode selecionar outro trao para identific-lo. Assim, pode-se dizer que a aparncia exterior de um sinal enganosa, j que cada lngua pode abordar um aspecto visual diferente em relao, por exemplo, ao mesmo objeto, diferenciando a representao lexical de lngua para lngua. (QUADROS, KARNOPP, 2004, p. 32).

Pode dizer que as lnguas de sinais no so completamente icnicas (h tambm sinais arbitrrios). No entanto, observamos que essas lnguas so muito mais icnicas que as lnguas orais. Por que as lnguas de sinais so mais icnicas que as lnguas orais?
Segundo Ferreira-Brito (1993), a modalidade de lngua gesto-visual favorece a representao icnica dos objetos do mundo real. Nesse sentido, muito mais fcil criarmos sinais que lembram a forma ou o movimento dos objetos do que criarmos palavras que lembram os sons que nos rodeiam. Dito de outro modo, as lnguas de sinais apresentam a possibilidade de representar as caractersticas dos objetos. A iconicidade, caracterstica fortemente explorada nas lnguas espao-visuais, foi responsvel em parte pelo fato de se pensar que as lnguas de sinais seriam compostas por mmica, gestos, e que s expressariam apenas conceitos concretos. No entanto, a iconicidade, alm de convencional, pode possibilitar a expresso de conceitos abstratos, podendo representar, por exemplo, algumas metforas em lnguas de sinais. Um exemplo seria a metfora referente a estar em casa sem fazer nada: visualmente, o sinal dessa metfora lembra um passarinho em uma gaiola; mas seu significado abstrato, sendo construdo metaforicamente. 2.2. Simultaneidade

A linearidade, juntamente com o conceito de arbitrariedade, foi desenvolvida por Saussure, o qual afirma que todo signo linear, sendo que os significantes acsticos se organizam linearmente numa cadeia no tempo. Ao se desenvolver o conceito de linearidade, pensou-se exclusivamente nas lnguas orais, no signo oral. Por isso, dizemos que o signo visual trouxe novos questionamentos ao estudo das lnguas. Sendo assim, as lnguas orais, a princpio, seriam lineares, e as lnguas de sinais, simultneas.

Por que as lnguas de sinais so mais simultneas que as lnguas orais? Como essa simultaneidade se manifesta na lngua? Novamente vemos uma questo relacionada modalidade da lngua as lnguas de sinais so lnguas tridimensionais que permitem a realizao de vrios elementos lingusticos ao mesmo tempo. Como vimos, enquanto os fonemas das lnguas orais so articulados de forma linear (um fonema aps o outro); nas lnguas de sinais, os fonemas ocorrem simultaneamente, envolvendo movimentos das mos, do corpo, expresses faciais, etc. Vamos ento analisar um exemplo.

Significado do sinal: triste Neste sinal, ao mesmo tempo em que a mo assume uma determinada forma e toca o queixo, o sinalizador usa uma expresso facial que lembra uma pessoa triste. Vimos a os parmetros que compem este sinal. Tambm podemos identificar como os morfemas da Libras ocorrem simultaneamente. Lembram do exemplo dado anteriormente, em que comparamos o sinal relativo anteontem e a palavra bimestre? Enquanto na palavra os morfemas /bi/ e /mestre/ so articulados de forma linear, um aps o outro; no sinal ANTEONTEM, o fonema referente a dois (configurao de mo) articulado simultaneamente aos outros parmetros. No entanto, encontramos tambm na composio de sinais elementos que so lineares. Observe abaixo o sinal referente me.

Significado do sinal: me Este um sinal composto por dois sinais: primeiramente realizamos o sinal referente mulher (movimentando o polegar na face), em seguida, articulamos o sinal de bno (beijando o dorso da mo fechada). Estes dois componentes do sinal so articulados de forma linear, compondo um terceiro sinal.

As lnguas orais so mais lineares que simultneas, j que os fonemas so produzidos numa cadeia linear. Porm, se observarmos a entonao que damos s frases, podemos dizer que a produo de sons e a entonao so informaes simultneas que ocorrem nas lnguas orais. Sendo assim, a simultaneidade no seria uma caracterstica exclusiva das lnguas de sinais, e estas, por sua vez, no so completamente simultneas.

2.3 Uso do espao Como j se disse anteriormente, as lnguas de sinais so lnguas tridimensionais. Essa caracterstica permite a utilizao do espao frente da pessoa que sinaliza para construir frases em Libras. Imaginem que estamos construindo uma frase em que dizemos que h um copo que est do lado direito da mesa. Em Libras, fazemos o sinal referente mesa e, em seguida, realizamos o sinal referente a copo situando-o no espao do lado direito. Essa explorao do espao na construo de elementos da Libras exige uma perspectiva diferente para se compreender esse sistema espao-visual, atravs do qual se estabelecero as relaes gramaticais. Segundo Quadros e Karnopp (2004, p.128-130), h vrios mecanismos espaciais na construo de frases em Libras. a) fazer o sinal em um local particular; b) direcionar a cabea, os olhos em direo a uma localizao particular; c) usar apontao para um referente presente; d) usar os verbos direcionais e com flexo; e) dentre outros. Esses verbos com flexo de que falam Quadros e Karnopp (2004), so verbos que se modificam conforme o sujeito e o objeto. No uso desses verbos, fica muito claro como exploramos o espao. Vejamos abaixo.

Significado do sinal: ajudar Observem a seta que indica a direo do movimento deste sinal. Se voc for dizer a algum com quem est conversando que vai ajud-lo, o movimento do sinal deve ir em direo pessoa com quem voc est conversando. Se voc for dizer que essa pessoa ajudou voc, o movimento do sinal deve ir em sua direo.

Importante destacar tambm que o uso do espao pode ser usado metaforicamente para mostrar, por exemplo, a oposio ou comparao entre duas pessoas. Uma pessoa ficar, por exemplo, do lado direito e a outra, do lado esquerdo. Ou podemos usar o espao para mostrar diferentes perodos de tempo, como se construssemos uma linha do tempo frente do corpo enquanto sinalizamos. Enfim, o espao um importante elemento na estruturao de frases e at mesmo de textos na Libras, e a compreenso do uso do espao fundamental para a compreenso do funcionamento das lnguas de sinais. Concluindo... Vimos ento que as lnguas de sinais compartilham inmeras caractersticas com as lnguas orais. No entanto, tambm apresentam caractersticas especficas que esto relacionadas modalidade espao-visual. Infelizmente ainda temos poucas pesquisas sobre as lnguas de sinais que nos possibilitem uma maior compreenso desses aspectos. Porm, percebemos atualmente um interesse maior em compreender essa modalidade de lngua que poder contribuir futuramente com as metodologias de ensino dessas lnguas e, at mesmo, com a educao de surdos.

Referncias:

CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. Dicionrio enciclopdico ilustrado trilngue da Lngua de Sinais Brasileira. So Paulo: Edusp, 2001. FERREIRA-BRITO, Lucinda. Integrao social e educao de surdos. Rio de Janeiro: Babel Editora, 1993. FERREIRA-BRITO, Lucinda. Por uma gramtica de lngua de sinais. Tempo Brasileiro UFRJ. Rio de Janeiro, 1995. FIORIN, Jos Luiz. Teoria dos signos. In: J.L.FIORIN (org.), Introduo lingstica. tericos. So Paulo: Contexto, 2004. QUADROS, Ronice Mller; KARNOPP, Lodenir Becker. Lngua de sinais brasileiraEstudos Lingsticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. SACKS, Oliver. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. (trad. Laura Teixeira Mota) SALLES, H. M. M. L. et al. Ensino de Lngua Portuguesa para Surdos: caminhos para a prtica pedaggica . Braslia : MEC, SEESP, 2004. 2 v. (Programa Nacional de Apoio Educao dos Surdos).

Das könnte Ihnen auch gefallen