Sie sind auf Seite 1von 7

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

DEPSITO ADUANEIRO CERTIFICADO 1. CONCEITO (Dec.Lei 2.472/88 art.6 e RA art. 234)


Art. 6 Considerar-se- exportada para o exterior, para todos os efeitos fiscais creditcios e cambiais, a mercadoria em regime de depsitos alfandegado certificado, como previsto em regulamento. Art. 441. O regime de depsito alfandegado certificado o que permite considerar exportada, para todos os efeitos fiscais, creditcios e cambiais, a mercadoria nacional depositada em recinto alfandegado, vendida a pessoa sediada no exterior, mediante contrato de entrega no territrio nacional e ordem do adquirente.

O Regime de Depsito Alfandegado Certificado foi institudo pelo Dec.Lei n 2.478/88. DAC o regime que admite a permanncia em local alfandegado do territrio nacional, de mercadoria j comercializada com o exterior e considerada exportada, para todos os efeitos fiscais, creditcios e cambiais, devendo portanto a operao ser previamente registrada no Siscomex. O regime do DAC no se confunde com o entreposto extraordinrio nem com exportao ficta. A diferena que no se trata de operao equiparada a exportao por fico legal, mas de exportao de pleno direito, com comprador estrangeiro e pagamento de divisas. 2. BENEFICIRIOS DO REGIME (RA art. 234)
Art. 234. Ser considerada exportada, para todos os efeitos fiscais, creditcios e cambiais, a mercadoria nacional admitida no regime aduaneiro especial de depsito alfandegado certificado.

A IN SRF 266/2002 que disciplina o regime de DAC declara que:


Art. 2 Para os efeitos desta Instruo Normativa, entende-se por: I - vendedor, a pessoa que figure como exportador na Declarao para Despacho de Exportao (DDE) registrada no Sistema Integrado de Comrcio Exterior (Siscomex); II - comprador, a pessoa que figure como importador na DDE registrada no Siscomex; III - mandatrio, a pessoa fsica ou jurdica designada pelo comprador, domiciliada ou estabelecida no territrio brasileiro, que tenha mandato para atuar em seu nome, podendo ser, inclusive, o vendedor ou o depositrio; e IV - depositrio, o administrador do recinto ou local autorizado pela Secretaria da Receita Federal (SRF) a operar o regime. Art. 3 ................................................................................. (NR da IN 3SRF 322/03). 1 Na hiptese de mercadorias que, em razo de sua dimenso ou peso, no possam ser depositadas nos recintos a que se refere o caput, poder ser autorizado pelo titular da unidade da SRF de jurisdio, a pedido do depositrio, o armazenamento em outros locais, inclusive no prprio estabelecimento do exportador.

So beneficirios do incentivos fiscais os exportadores de mercadorias nacionais, que na condio de mandatrio do comprador deposita a mercadoria em regime de DAC. Porm quem opera/administra o depsito alfandegado o depositrio autorizado a operar o regime.

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

DEPSITO ADUANEIRO CERTIFICADO 3. CONDIES PARA CONCESSO ( IN SRF 266/02 art. 16 e 20)
Art. 16. O mandatrio dever credenciar-se junto unidade da SRF que jurisdicione o recinto de operao do regime mediante a apresentao dos seguintes documentos: I - mandato que o habilite a atuar em nome do comprador; II - documento de identificao e de inscrio no CPF; e III - contrato social e correspondente inscrio no CNPJ, quando for o caso. Art. 20. Fica estipulado o prazo de seis meses, contado da data de publicao desta Instruo Normativa, para que os administradores dos recintos que atualmente operem o regime DAC adotem os procedimentos de controle informatizado estabelecidos.

Somente ser admitida no regime aduaneiro de DAC a mercadoria: vendida para o exterior mediante contrato DUB (Delivered Under Customs Bond); objeto de RE e DE; depositada pelo vendedor em local alfandegado autorizado pela SRF ordem do comprador; conferida e desembaraada para exportao. O contrato DUB (Delivered Under Customs Bond) obriga o vendedor a colocar a mercadoria disposio do comprador em local alfandegado autorizado por este designado. 4. LOCAIS DE OPERAO DO REGIME ( RA art. 442, IN SRF 266/02 art. 3 e 4)
Art. 442. O regime ser operado, mediante autorizao da Secretaria da Receita Federal, em recinto alfandegado de uso pblico. Pargrafo nico. O regime poder ainda ser operado em instalao porturia de uso privativo misto, atendidas as condies estabelecidas pela Secretaria da Receita Federal. Art. 3 O regime ser operado em recinto alfandegado de uso pblico ou em instalao porturia de uso privativo misto autorizados pelo Superintendente Regional da Receita Federal (SRRF) com jurisdio sobre o local, mediante a expedio de Ato Declaratrio Executivo (ADE). Art. 4 A autorizao para operar o regime ser concedida a requerimento do administrador do recinto, apresentado ao titular da unidade da SRF com jurisdio sobre o local, contendo, pelo menos:

5. ADMISSO E PERMANNCIA NO REGIME (RA art. 443, IN SRF 266/02 art. 5)


Art. 443. A admisso no regime ocorrer com a emisso, pelo depositrio, de conhecimento de depsito alfandegado, que comprova o depsito, a tradio e a propriedade da mercadoria. Pargrafo nico. Para efeitos fiscais, creditcios e cambiais, a data de emisso do conhecimento referido no caput equivale data de embarque ou de transposio de fronteira da mercadora. Art. 5 A admisso no regime ser autorizada para mercadoria: I - vendida a pessoa sediada no exterior, que tenha constitudo mandatrio credenciado junto SRF, mediante contrato de entrega no territrio brasileiro, ordem do comprador, em recinto autorizado a operar o regime, por ele designado; II - desembaraada para exportao sob o regime DAC no recinto autorizado, com base em DDE registrada no Siscomex; III - discriminada em conhecimento de depsito emitido pelo permissionrio ou concessionrio do recinto autorizado a operar o regime; e

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

DEPSITO ADUANEIRO CERTIFICADO


IV - subsumida1 nos gneros de cargas previstos no ADE de autorizao. 1 O contrato de venda referido no inciso I dever contemplar, alm do valor a ser pago pela mercadoria, a responsabilidade do comprador pelo pagamento das despesas de transporte, seguro, documentao e outras necessrias admisso e permanncia no regime, bem assim pela obteno dos documentos necessrios transferncia da mercadoria para o exterior, e pelo embarque, transporte e seguro internacionais. 2 O depositrio dever efetuar, anteriormente conferncia aduaneira de exportao, as verificaes que entenda necessrias para certificar-se das especificaes da mercadoria e de sua correspondncia com os documentos de exportao e, uma vez admitida no regime, transferi-la, imediatamente, para a rea do recinto referida no inciso I do 1 do art. 4. 3 O conhecimento de depsito emitido para mercadoria a ser admitida no regime, denominado Conhecimento de Depsito Alfandegado (CDA), ser emitido eletronicamente e obedecer s formalidades estabelecidas na legislao comercial, devendo conter, sem prejuzo de outros estabelecidos naquela legislao, os seguintes dados: I - nmero, local e data de emisso ou de sua substituio, conforme o caso; II - nome, nmero de inscrio no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas (CNPJ) e endereo do depositrio; III - nome, nmero de inscrio no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas (CNPJ) ou no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) e endereo, do vendedor e do mandatrio; IV - nome e endereo do comprador; V - nmero da DDE e das Notas Fiscais referentes exportao; VI - peso lquido, peso bruto, e valor da mercadoria na condio de venda; VII - data de vencimento; e VIII - nmero do CDA original e CNPJ do respectivo emissor, em caso de substituio. 4 O CDA dever conter, ainda, campo especfico para a identificao completa das sadas parciais e dos nmeros das respectivas Notas de Expedio (NE). 5 O CDA emitido pelo permissionrio ou concessionrio que administre o recinto alfandegado comprova o depsito, a tradio e a propriedade da mercadoria e a data de sua emisso, autorizada a admisso ao regime, determina o incio da vigncia deste e equivale data de embarque da mercadoria para o exterior. 6 Os CDA tero numerao prpria e o controle produzido pelo administrador do recinto os segregar dos demais conhecimentos de depsito. 7 O depositrio dever emitir o CDA com tantas vias quantas forem necessrias para atender s finalidades fiscais e comerciais. 8 A apresentao do CDA fiscalizao aduaneira ter efeito declaratrio da identidade e da quantidade da mercadoria recebida pelo depositrio.

A admisso no regime ocorrer com a emisso do Conhecimento de Depsito Alfandegado- CDA pelo depositrio2. A emisso do CDA equivale data do embarque. O CDA comprovar o depsito, a tradio e a propriedade da mercadoria e aplicvel tambm para aplicvel tambm para outros regimes (Drawback, Repetro, Loja Franca, Entreposto).

Subsumir = acolher, tomar, conceber como compreendido numa espcie, conceber como compreendida em um gnero. 2 O CDA antes do novo RA era chamada de Certificado de Depsito Alfandegado.

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

DEPSITO ADUANEIRO CERTIFICADO 6. PRAZO DE PERMANENCIA NO REGIME (RA art. 444, IN 266 art. 11 e 12 )
Art. 444. O prazo de permanncia da mercadoria no regime no poder ser superior a um ano, contado da emisso do conhecimento de depsito alfandegado. Art. 11. O prazo de permanncia da mercadoria no regime ser aquele estabelecido no CDA, no podendo superar doze meses. Art. 12. A mercadoria submetida ao regime poder ser objeto de manipulaes destinadas sua conservao, desde que no lhe agreguem valor, vedado qualquer processo de industrializao.

7. EXTINO DO REGIME (RA art. 445, IN SRF 266/02 art. 13 a 18)


Art. 445. A extino da aplicao do regime ser feita mediante: I - a comprovao do efetivo embarque, ou da transposio da fronteira, da mercadoria destinada ao exterior; II - o despacho para consumo; ou III - a transferncia para um dos seguintes regimes aduaneiros: a) drawback; b) admisso temporria, inclusive para as atividades de pesquisa e explorao de petrleo e seus derivados (Repetro); c) loja franca; ou d) entreposto aduaneiro. Art. 446. A Secretaria da Receita Federal poder editar ato complementar implementao do disposto nesta Seo. Art. 13. Para a transferncia de mercadoria submetida ao regime ou sua extino ser exigida a emisso de NE, e a correspondente anotao, pela fiscalizao aduaneira, em todas as vias desse documento: I - da autorizao para o incio do trnsito aduaneiro, realizado com base em Declarao de Trnsito de Transferncia (DTT), com destino ao novo recinto alfandegado ou ao local de embarque ou transposio de fronteira; ou II - do desembarao para consumo ou para admisso em qualquer dos seguintes regimes, mediante o correspondente despacho aduaneiro e o cumprimento das exigncias legais e administrativas estabelecidas na legislao respectiva: a) drawback; b) admisso temporria, inclusive para as atividades de pesquisa e explorao de petrleo e seus derivados (Repetro); c) loja franca; e d) entreposto aduaneiro. ........................................ Art. 14. A extino do regime mediante a admisso no regime de loja franca ser admitida quando a correspondente importao for realizada em consignao, permitido o pagamento ao consignante estrangeiro somente aps a efetiva venda da mercadoria na loja franca, a: I - passageiros e tripulantes em viagem internacional; II - misses diplomticas, reparties consulares, representaes de organismos internacionais de carter permanente e a seus integrantes e assemelhados; e III - empresas de navegao area ou martima, para uso ou consumo de bordo ou venda a passageiros, em viagem internacional. 1 O despacho aduaneiro para admisso no regime de loja franca ser processado na unidade que jurisdicione o recinto em que a mercadoria admitida no regime esteja armazenada, devendo ser removida, aps o desembarao aduaneiro, at a unidade da SRF que

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

DEPSITO ADUANEIRO CERTIFICADO


jurisdicione o recinto alfandegado de funcionamento da loja franca de destino, com base em DTT. 2 A venda no regime de loja franca, referida neste artigo, ser realizada com observncia dos limites e condies estabelecidos para a venda de produtos estrangeiros, na legislao que disciplina a aplicao do regime. Art. 15. O regime ser considerado extinto aps a confirmao do embarque ou da transposio de fronteira da mercadoria ou do correspondente desembarao aduaneiro para consumo ou para admisso em regime aduaneiro especial autorizado. Art. 17. O mandatrio dever comprovar o embarque ou a transposio da fronteira da mercadoria, no prazo de trinta dias, contado da emisso da NE. Art. 18. O depositrio dever apresentar fiscalizao aduaneira, sempre que solicitados, os documentos e informaes relativos a cada admisso no regime, e a cada remessa para embarque, despacho para consumo ou admisso nos regimes especiais autorizados.

LEGISLAO
ATOS LEGAIS - Dec.Lei 2.472/88 - altera dispositivos do D.Lei 37/66. - Dec. 4543/02 com alterao 4765/03 (RA) art. 441 a 446 dispe sobre DAC ATOS NORMATIVOS - Port. MF 60/87 - Estabelece o regime de depsito alfandegado certificado de mercadorias vendidas para o exterior. - Portaria SCE 02/92 art. 29 a 34. - dispe o regime de depsito alfandegado certificado. - IN SRF 266/2002 (DOU 24.12.2002) -Dispe sobre o regime de Depsito Alfandegado Certificado. - IN SRF 322/2003 -Altera a IN SRF n 266/2002, que dispe sobre o regime especial de depsito alfandegado certificado. - IN SRF 362/2003 Altera a IN SRF 266, de 23 de dezembro de 2002, que dispe sobre o regime especial de depsito alfandegado certificado.

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

DEPSITO ADUANEIRO CERTIFICADO

1. CONCEITO Regime que admite a permanncia no Pas de mercadorias exportadas em local alfandegado com gozo dos benefcios fiscais. No se trata de operao equiparada exportao. 2. BENEFICIRIOS DO REGIME A mercadoria admitida no regime ser considerada exportada para os efeitos fiscais, creditcios e cambiais. So beneficirios do incentivos fiscais os exportadores de mercadorias nacionais, que na condio de mandatrio do comprador deposita a mercadoria em regime de DAC. Porm quem opera/administra o depsito alfandegado o depositrio autorizado a operar o regime. 3. CONDIES PARA CONCESSO - O mandatrio - mediante credenciamento junto a SRF que jurisdicione o recinto alfandegado. - O depositrio (administrador do recinto) - mediante autorizao da SRF (com controle informatizado) Somente ser admitida no regime de DAC a mercadoria: vendida para o exterior mediante contrato DUB (Delivered Under Customs Bond); objeto de RE e DE; depositada pelo vendedor em local alfandegado autorizado pela SRF ordem do comprador; conferida e desembaraada para exportao.
6

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

DEPSITO ADUANEIRO CERTIFICADO

4. LOCAIS DE OPERAO DO REGIME - recinto alfandegado de uso pblico ou - instalao porturia de uso privativo misto, 5. ADMISSO E PERMANNCIA NO REGIME - A admisso no regime ocorrer com a emisso do Conhecimento de Depsito Alfandegado- CDA pelo depositrio. - A emisso do CDA equivale data do embarque. - O CDA comprovar o depsito, a tradio e a propriedade da mercadoria e aplicvel tambm para outros regimes (Drawback, Repetro, Loja Franca, Entreposto). 6. PRAZO DE PERMANENCIA NO REGIME O prazo de permanncia da mercadoria no regime ser aquele estabelecido no CDA, no podendo ultrapassar doze meses. 7. EXTINO DO REGIME - comprovao do efetivo embarque; - despacho para consumo; ou - transferncia para seguintes regimes aduaneiros: e) drawback; f) admisso temporria, inclusive Repetro; g) loja franca; ou h) entreposto aduaneiro. - o mandatrio dever comprovar o embarque no prazo de 30 dias, contado da emisso da NE (nota de expedio).
7

Das könnte Ihnen auch gefallen