Sie sind auf Seite 1von 6

OBJETIVO GERAL "Desenvolver o potencial crtico estabelecendo relaes entre a linguagem e as reas de conhecimento, compreendendo o significado da obra e sua

importncia na formao tica/esttica."

OBJETIVOS ESPECFICOS

Potencial crtico: "Estabelecer relaes crticas entre a linguagem e vivncias, sintetizando a linguagem inserida na obra." Formao tica: "O aluno ser capaz de compreender a partir do olhar esttico/critico em metforas, desenvolvendo uma sensibilidade analtica/crtica."

JUSTIFICATIVA Alienao Dentro da vida de estudante de graduao, ou antes, quando ramos alunos de ensino mdio, percebemos que o desinteresse dos alunos pelos contedos apresentados pelas escolas e a desistncia considervel que se percebe dentro destes nveis de ensino contempla essa realidade. Professores no falam a lngua dos alunos e quando tentam, parece que no so percebidos ou estimulados pelo sistema ou pela comunidade escolar em investir em novos rumos, em oxigenar o que est sendo rejeitado pelo aluno do sculo XXI. Entramos em um novo sculo e as relaes dentro das escolas continuam a no evoluir, o aluno parece ter perdido o interesse pela descoberta do novo, daquilo que est por vir e o professor, por sua vez, ficam olhando pela janela sem vislumbrar uma perspectiva de melhora a mdio ou longo prazo. Refletindo sobre essa realidade desanimadora, pensamos em, de alguma forma, mexer em um dos polos dessa relao, o polo aluno, buscando retir-lo dessa acomodao que em nada contribui para sua evoluo e o desenvolvimento do conhecimento. Pretendemos, atravs de atividades criativas e que consideram o aluno em sua essncia e enquanto ser sociocultural. Pretendemos convidar o aluno a pensar com criticidade, conhecendo os caminhos de uma anlise crtica inteligente e independente das influncias comprometidas com mercado consumidor, padres sociais, etc.

Observando o quanto a mdia influencia e hipnotiza a maioria dos seres humanos, e principalmente os jovens, pois esto numa fase de se encontrar como cidados e a mdia dificulta isso, j que no estimula uma criticidade, uma simples opinio.

REFERENCIAL TERICO Lidar com as formas que h muitas geraes esto ditando regras de atitude e comportamento das sociedades de forma velada ou no atravs de produtos miditicos uma responsabilidade que deve ser encarada com conscincia e tica por parte do professor. Pensando em mdias visuais, de se reconhecer que em nvel de Brasil, ainda no existe outra fonte que seja dona de maior fatia desse nixo do que a televiso. A informao e a forma de ver o mundo predominantes no Brasil provm fundamentalmente da televiso. Ela alimenta e atualiza o universo sensorial, afetivo e tico que crianas e jovens e grande parte dos adultos - levam a para sala de aula. (Moran, 2007, p. 162 a 166). De acordo com (BARBERO,1996,p. 10) A simples introduo dos meios e das tecnologias na escola pode ser a forma mais enganosa de ocultar seus problemas de fundo sob a gide da modernizao tecnolgica. O desafio como inserir na escola um ecossistema comunicativo que contemple ao mesmo tempo: experincias culturais heterogneas, o entorno das novas tecnologias da informao e da comunicao, alm de configurar o espao educacional como um lugar onde o processo de aprendizagem conserve seu encanto. Nessas palavras o autor nos previne das complicaes do uso das mdias sem o olhar crtico do professor e do importante valor dessa reflexo. Os meios visuais, sejam eles tecnolgicos ou no esto nossa disposio para o bem e para o mau e dever tico do professor olhar essa questo com o compromisso de levar ao seu aluno o discernimento dessas questes de forma que ele possa, a partir da, olhar as variadas nuances e interesses de cada tentativa de comunicao, percebendo a quem e a qual interesse ela representa. Conclui-se que se faz urgente um aprimoramento da percepo crtica dos alunos em relao ao bombardeio de aprendizagens e conceitos que lhes so apresentados diariamente por todos os lados pela televiso, cinema, cds, dvds, internet, documentrios, outdoors etc, e este projeto tem esse como seu principal objetivo.

TEMTICA TRANSVERSAL Mdia visual

CONTEDOS PROGRAMTICOS Ingls: Writing Atividade Escrita; Listenning; Oral; Interpretao. Qumica: Processos fsicos e qumicos; Funes orgnicas; Processos de extrao; Volatilidade; Polaridade dos compostos orgnicos; Composio qumica das fragrncias; Qumica orgnica experimental. Fsica: ptica; Propriedades da luz; Instrumentos pticos; Fsica no cinema / fotografia; O efeito 3D. Artes (Pedagogia): Artesanato, tecnologias, fotografia, anlise e elaborao de jornais temticos, charges e passeio de campo.

ATIVIDADES Ingls: Composio de um pargrafo, constando a opinio dos aluno sobre os vdeos de cunho alienador apresentados. Comparar livros com seus respectivos filmes em uma discuo. Um quadro comparativo sobre os filmes Vanilla Sky e Clube da Luta. Elaborar e apresentar uma propaganda.

Qumica/Fsica: Aula terica; Debate; Apresentao de filme;

Pratica de laboratrio; Produo textual; Sada de campo; Pesquisa.

Artes (Pedagogia): ELABORAO DE UM JORNAL. AULA CONECTADA INTERNET. AULA DE EXPRESSO. APRESENTAO DE UM FILME. (interdisciplinar) VISITA AO MARGS seguida de um trabalho terico. (interdisciplinar) Apresentao do Documentrio Mdias e Sexismo. Apresentao e debate sobre charges.

METODOLOGIA Artes (Pedagogia): Aula com a elaborao de um jornal a partir de pginas com tema pr-definido pelo grupo, cujos bales de dilogo estaro em branco e sero preenchidos com dilogos debatidos em aula. Imagens de diversos estados brasileiros oferecendo um tema para ser pesquisado, apresentado e debatido pelos alunos a partir de seminrio. Redes Sociais, buscando assuntos sobre poltica e educao em debate naquela semana ou ms, que sero discutidos em aula. Buscar a expresso e o desenvolvimento do Eu dos alunos atravs de diversas formas de expresso. Apresentao do documentrio seguido de debate e trabalho terico. Qumica: Expor e dividir as concepes prvias a respeito da qumica dos perfumes com a turma (funes orgnicas). Pesquisa orientada sobre as funes orgnicas e a qumica dos

perfumes. Apresentao do filme Perfume a histria de um assassino. Debate orientado para identificar o entendimento da turma sobre o tema a ser estudado, a qumica dos perfumes. Aula expositiva sobre conceitos sobre processos de extrao, volatilidade e identificao de funes orgnicas. Produo de um perfume em laboratrio. Fsica: Aula expositiva sobre as propriedades da luz. Prtica sobre a formao do arco ris. Instrumentos pticos, pesquisa e utilizao. Pesquisa e produo de uma linha do tempo sobre o papel da fsica no cinema. Prtica para produo de uma foto. Visitao ao museu do cinema. Debate sobre a visitao / relatrio. Concurso de fotografia.

CRONOGRAMA Anexo 1

RECURSOS Materiais: Data show Revistas Computadores nibus

DURAO 120 horas aula no trimestre, divididas entre os cinco professores.

CENTRO DE CUSTO Valor a ser pago pela passagem de ida e volta ao museu.

AVALIAO Qualitativa: subjetividade. Participao, interesse, pontualidade, pertinncia nas participaes,

BIBLIOGRAFIA

BARBERO,Jess Martin. Herdando o futuro, pensar na educao desde a comunicao. Nmadas, Boggot, Set. 1996, n. 5, p. 10-22. Disponvel em http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/midia-novas-praticas-de-ensino-nomundo-globalizado/14354/ MORAN COSTAS, Jos Manuel. Desafios na comunicao pessoal: gerenciamento integrado da comunicaao pessoal. 3Ed. So Paulo, Ed. Paulinas, 2007.

DIAS, Sandra Martins. SILVA, Roberto Ribeiro da. Perfumes Uma Qumica Inesquecvel. Qumica Nova na Escola, N 4, Novembro 1996.

DUTRA, Eliane Aparecida. Cinema: ferramenta de conhecimento cultural ou massificao e alienao. Universidade Federal de Santa Catarina SC.

SANTOS, Paloma Nascimento dos. AQUINO, Ktia Aparecida da Silva. Utilizao do Cinema na Sala de Aula: Aplicao da qumica dos perfumes no ensino de funes orgnicas oxigenadas e bioqumica. Qumica Nova na Escola. Vol. 33. N 3, Agosto 2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen