Sie sind auf Seite 1von 3

CICLOS BIOGEOQUMICOS So processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas qumicas do meio ambiente para os organismos, e, depois,

vice-versa. gua, carvo, oxignio, nitrognio, fsforo e outros elementos percorrem estes ciclos, unindo os componentes vivos e no-vivos da Terra. Sendo a Terra um sistema dinmico, em evoluo, o movimento e a estocagem de seus materiais afetam todos os processos fsicos, qumicos e biolgicos. Um ciclo biogeoqumico o movimento ou o ciclo de um determinado elemento ou elementos qumicos atravs da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra. Os ciclos esto intimamente relacionados com processos geolgicos, hidrolgicos e biolgicos. Como exemplo, pode-se lembrar que um modesto conhecimento sobre o ciclo geolgico (aqui referido como um conjunto dos processos responsveis pela formao e destruio dos materiais da Terra, subdividido em: ciclo hidrolgico e ciclo das rochas) valioso para o conhecimento e compreenso de nosso ambiente, que intimamente relacionado aos processos fsicos, qumicos e biolgicos. Por exemplo, para avaliar o impacto ambiental de um material perigoso, como a gasolina, que vazou para o subsolo, as propriedades qumicas, fsicas e biolgicas do solo, rochas e gua deveriam ser entendidas. Essa compreenso ajudaria a responder perguntas como: Quo sria foi a contaminao? Quanto o contaminante poder moverse? Quanto o dano ambiental poder ser minimizado? CICLO DA GUA OU CICLO HIDROLGICO O ciclo hidrolgico dirigido pela energia solar e compreende o movimento da gua dos oceanos para a atmosfera por evaporao e de volta aos oceanos pela precipitao que leva lixiviao ou infiltrao. Cerca de 97% do suprimento de gua est nos oceanos, 2% nas geleiras e muito menos que 1% na atmosfera (0,001%). Aproximadamente 1% do total da gua contida nos rios, lagos e lenis freticos adequada ao consumo humano. A gua contida na atmosfera provm de todos os recursos de gua doce, atravs do processo da precipitao.

A gua circula no planeta devido s suas alteraes de estado que so, principalmente, dependentes da energia solar. A energia proveniente do Sol no atinge a Terra homogeneamente, mas com maior intensidade no equador do que nos plos, no vero do que no inverno, e apenas durante o dia. Essa heterogeneidade condiciona movimentos das massas de ar (ventos) e de gua (correntes ocenicas), responsveis por diversas caractersticas do clima e de suas alteraes. Apenas 3% da gua do planeta no esto nos oceanos. Neles ocorre alta produo de vapor, que deslocado por ventos at a superfcie terrestre, onde a evaporao menor. Conforme o vapor de gua sobe a atmosfera, ele encontra menor temperatura e presso, e tende a formar gotculas que constituem nuvens. Quando os movimentos de ar deslocam as nuvens contra uma serra, ela forada a subir mais, o que pode provocar sua precipitao, geralmente na forma de chuva ou de neblina. O mesmo ocorre quando uma massa de ar frio (frente fria) encontra uma massa de ar quente e mido. A gua que se precipita, seja atravs de chuva, neve, granizo, etc. pode, em sua forma lquida, infiltrar-se no solo e subsolo, ou escoar superficialmente, tendendo sempre a escorrer para regies mais baixas e podendo, assim, alcanar os oceanos. Nesse percurso e nos oceanos, ela pode evaporar diretamente, como tambm pode ser captada pelos seres vivos. Durante a fotossntese dos organismos clorofilados, a gua decomposta: os hidrognios so transferidos para a sntese de substncias orgnicas e o oxignio constitui o O2 que liberado. Durante a respirao, fotossntese e diversos outros processos bioqumicos, so produzidas molculas de gua. As plantas terrestres obtm gua do solo pelas razes, e perdem-na por transpirao. Os animais terrestres que ingerem, e a perdem por transpirao, respirao e excreo.

Atravs desses processos, a gua circula entre o meio fsico e os seres vivos continuamente.

Figura 1 - Ciclo da gua

Como a ao humana afeta o ciclo da gua? As aes humanas podem esgotar o fornecimento da gua subterrnea, causando uma escassez e o conseqente afundamento da terra ao extrair-se o lquido. Ao remover a vegetao, a gua flui sobre o solo mais rapidamente, de modo que tem menos tempo para ser absorvida na superfcie. Isto provoca um esgotamento da gua subterrnea e a eroso acelerada do solo.

Das könnte Ihnen auch gefallen