Sie sind auf Seite 1von 43

O PODER DO CH

Cabelos secos Quando se tem cabelos secos, convm ter sempre cuidados redobrados. Utilize produtos adequados para o dia a dia que existem a venda no mercado apropriado. Depois uma vez por semana, para os cabelos secos pode fazer uma mistura caseira 100% natural para aplicar no cabelo. Para isso fa a o se!uinte" #uma ti!ela, pon$a 1 col$er de sopa de mel com uma !ema de ovo e misture muito bem.Depois, aplique essa mistura em cima do cabelo, massa%ando durante 10 minutos. Passar por &!ua para retirar a mistura e lavar o cabelo normalmente como sempre faz. 'vite os secadores de cabelos ou se utilizar pon$a na posi (o frio para n(o secar tanto o cabelo.

Ch para anemia ) salsa normalmente usada para temperar a comida, mas pode ser usada tambm em forma de c$& para combater a anemia. Para fazer o c$&, proceda do se!uinte modo " numa panela coloque *+0 ml de &!ua a ferver. Depois retire do lume e deite uns 10 ramos de salsa em infus(o, durante 1+ minutos. ,oe e beba * a - c$&venas por dia. )lm de combater a anemia, ainda um excelente t.nico e estimulante. ) salsa tambm tem propriedades sedativas, que permite reencontrar calma e serenidade. Ch de ma / c$& de ma ( excelente para as pessoas com problemas ao n0vel de intestino, pelo facto de ser um excelente laxante. 1 benfico tambm para problemas de obesidade, alivia tambm as dores de reumatismo, &cido 2rico, diabetes, problemas pele e do sistema nervoso. Para fazer um c$& de ma (, basta fazer o se!uinte" Quando estiver a comer uma ma (, retire a pele e pon$a3a a secar ao ar livre. Depois de secas pode conserv&3las numa caixa $ermtica. Para fazer o c$&, coloque uma panela com &!ua a ferver, deite dentro al!umas cascas, deixar macerar durante 1+ minutos, coar e o seu c$& de ma ( est& pronto para ser servido. Deve beber duas a tr4s c$&venas de c$& por dia.

Ch de anis estrelado / c$& de anis estrelado alivia c.licas , !ripes, !astrites e facilita a di!est(o, .ptimo para quem ten$a expectora (o, bronquites e espasmos. )livia tambm a tosse, nevrites, elimina os !ases e excelente para as m(es que est(o a amamentar, por ter propriedades facilitadoras de aumentar as secre 5es de leite. Para fazer o c$&, coloque uma panela de &!ua a ferver com 1 col$er de c$& de

anis estrelado. Depois de ferver deixe em infus(o 10 minutos, coar e beber * a - c$&vena de esse c$& por dia.

Ch de aipo / c$& de aipo utilizado desde tempos remotos como tratamento medicinal natural para problemas reumatismais. 'xcelente aliado para as pessoas com de peso em excesso por ter efeitos diurticos e a%uda a ema!recer. Para fazer o c$&, fa a o se!uinte " #uma panela colocar *+0 ml de &!ua a ferver depois retirar do lume, de se!uida deitar num recipiente duas col$eres de sopa de fol$as de aipo. ) se!uir, deitar a &!ua em cima e deixar repousar durante + minutos. ,oar e beber, * a - c$&venas por dia.

Mel para o corao / mel de abel$as um excelente aliado para combater problemas de cora (o, alm de que a%uda tambm a reduzir o mau colesterol. Por isso, em vez de comer torradas ou p(o com mantei!a ou outra coisa qualquer, barre mel. 6sso feito com re!ularidade vai a%udar a prevenir, fortalecer e re!ularizar a pulsa (o. Pode tambm fazer a sua torrada, barrar com mel e polvil$ar com canela em p. que vai a%udar a revitalizar e limpar as artrias e veias. Uma excelente ideia, $abituar as crian as desde pequenas a substitu0r a mantei!a por mel, como no tempo das nossas av.s.

Ch de manjerico / c$& de 7an%eric(o excelente para quem ten$a di!est5es dif0ceis, dores de est8ma!o, bronquites, problemas das vias respirat.rias, dores de !ar!anta, !ases, dores de cabe a, estado febril e tosse. 1 tambm excelente para as mul$eres que est(o a amamentar, pois aumenta a produ (o do leite. Para fazer o c$&, coloque numa panela 1 litro de &!ua a ferver e depois adicione 1 col$er de sopa de man%eric(o, em infus(o durante 1+ minutos. ,oar e beber, * a - c$&venas de c$& por dia, quente ou frio. Ch de coentros / coentro mais con$ecida por ser usada em culin&ria, mas tambm, masti!ar uma col$er c$eia de sementes de coentro, um excelente anti mau $&lito e estimula o fluxo dos sucos !&stricos. Utilizado sobre forma de c$&, ele excelente para aliviar as dores de est8ma!o, mel$orar o sistema di!estivo, diarreia, c.licas e tens(o nervosa. Para fazer o c$&, coloque numa panela +00 ml de &!ua a ferver e depois, adicione * col$eres de sopa de sementes, em infus(o durante 1+ minutos. ,oar e beber * a - c$avenas de c$& por dia.

Ch de alecrim / c$& de alecrim uma erva excelente para quem ten$a problemas de reumatismo, bom t.nico card0aco e trata os problemas !&stricos e $ep&ticos, pelas virtudes fortificantes que contm. 9em tambm propriedades que a%udam a aliviar a tosse, dores de cabe a e problemas de circula (o san!u0nea. Para fazer o c$&, basta colocar +00 ml de &!ua a ferver, depois retirar do lume e adicionar * col$eres de sopa de fol$as de alecrim. ,oar e beber * a - c$&venas por dia, quente ou frio, durante o tempo que ac$ar necess&rio.

Remdio natural para mos uito :& alturas em que os mosquitos n(o nos deixam em paz, o que uma c$atice porque al!umas pessoas ficam mesmo todas picadas. 'xistem al!uns produtos ; venda no mercado, mas podemos fazer a nossa pr.pria lo (o caseira 100% natural. Para isso basta fazer o se!uinte" )rran%ar ou comprar um pulverizador previamente limpo e colocar 100 ml de vina!re de &lcool branco com 10 !otas de .leo essencial de citronela. 7isturar e pulverizar sobre a pele. Dessa forma pode estar completamente ; vontade porque est& prote!ida.

Ch de eucalipto / c$& de eucalipto excelente para aliviar a !ripe, sinusite ou para aqueles dias que c$e!a a casa c$eia de frio, porque passou o dia todo no exterior, naqueles dias !elados. Depois, o c$& de eucalipto tambm alivia as vias respirat.rias e bronquites. Para fazer o c$&, coloque numa panela +00 ml de &!ua a ferver e de se!uida adicione * col$eres de sopa de fol$as em infus(o durante 1+ minutos. ,oar e beber * a - c$&venas de c$& por dia.

!ratar into"icao alimentar Quando se come qualquer coisa que nos provoca uma pequena intoxica (o alimentar, podemos aliviar isso com produtos qu0micos prescritos pelo mdico, mas tambm se conse!ue tratar esse problema de forma natural. Para isso fa a o se!uinte," 3 Pe!ue em vina!re de cidra e tome uma col$er de sopa de duas em duas $oras.<a a isso at ficar mel$or, mas normalmente basta um dia e o mal desaparece. 'sta dica muito eficaz e n(o tem contra3indica 5es. =e no dia se!uinte n(o mel$orar, ent(o ser& mel$or consultar o seu mdico.

Ch de al#ace / c$& de alface a%uda as pessoas que tem problemas de obstipa (o por ter propriedades laxantes, um excelente diurtico, depurativo, a%uda nos problemas di!estivos e excelente para quem ten$a problema de sono ou ins.nias. )livia i!ualmente as dores menstruais. Para fazer o c$& fa a o se!uinte " 3 ,olocar +00 ml de &!ua a ferver, depois retire do lume e adicione * col$eres de c$& de alface e deixar em infus(o durante 10 a 1+ minutos. ,oar e beber * a - c$&venas de c$& por dia. $ecar er%as aromticas Para secar as ervas arom&ticas em forma de ramo, deve coloc&3las num s0tio fresco e de cabe a para baixo. ,obrir de se!uida com um papel de cozin$a para evitar que as ervas apan$em p.. =e n(o necessitar das ervas rapidamente, pode fazer o se!uinte" ,oloque as ervas em cima de um prato coberto com um papel de cozin$a por cima e leve ao microondas durante -0 se!undos. =e ac$ar que -0 se!undos foi pouco, coloca l& outra vez durante mais uns se!undos. )!ora deixe secar ao ar, sempre tapadas com papel para evitar o p..

Ch para ali%iar c&licas de bbs Quando o seu beb est& a c$orar por causa das c.licas, principalmente nos primeiros meses, que quando isso mais acontece, existem al!umas solu 5es para aliviar, sem recorrer a qu0micos. Pode tambm resolver esse tipo de problema de forma natural, fazendo o se!uinte c$&" 9en$a em casa ou compre em ervan&rias, supermercados ou lo%as especializadas, c$& de camomila e sementes de func$o. Para fazer o c$&, pon$a uma panela de &!ua a ferver >mais ao menos *+0 ml? e depois de ferver, retire do lume e adicione 1 col$er de c$& de camomila com 1 de sementes de func$o. Deixar macerar durante 10 minutos, coar e dar ao seu beb.

Hortel ou menta ) $ortel( alm de propriedades estimulantes, tem ainda propriedades anestesiantes e quando utilizada em c$& muito 2til para o tratamento de pris(o de ventre. Para o tratamento de picadas de insetos, como emplastro com fol$as esma!adas em cima da picada, atua como refrescante, pelo poder do mentol encontrado na sua composi (o. ) $ortel( ainda rica em vitamina ) e ,, considerada ent(o como um excelente antioxidante e faz bem ; pele e aos ossos. Para decorar sobremesas e !elados, assim como sopas e saladas tambm muito apreciada.

Creme hidratante Quando se quer ter uma pele bonita e $idratada necess&rio ter al!uns cuidados com o seu corpo. Pode comprar v&rios tipos de cremes $idratantes que se podem adquirir em qualquer lado, como farm&cia, supermercado, etc., mas pode tambm fazer o seu $idratante, 100% natural em casa e para isso fa a o se!uinte" ,oloque num recipiente * col$eres de sopa de !licerina e * de &!ua de rosas e misture bem. Depois do seu duc$e ; noite, massa!e o seu corpo com essa mistura e vai reparar como a pele fica suave e $idratada.

Ch de 'en'ibre / c$& de !en!ibre um dos mais anti!os e o seu potencial con$ecido como uma planta medicinal de elevado valor para tratar !ripes, constipa 5es e resfriados. 'ste c$&, feito com 1 litro de &!ua e um bocado de rizoma de !en!ibre, suficiente para aliviar os sintomas das patolo!ias descritas. Pode beber enquanto n(o se sentir mel$or, durante *, - ou @ dias, sem qualquer problema. =e est& com dores de coluna pode utilizar tambm este l0quido em compressas e colocar em cima da dor. =erve da mesma forma para dores provocadas por artrite, !ota e dores reumatismais.

Ch de oli%eira Quando o lema ema!recer, todas as a%udas s(o bem recebidas e com c$& de oliveira, um produto bem natural vale a pena experimentar. 'studos comprovam a efic&cia deste c$& no combate ;s !orduras localizadas, sobretudo aquelas que se encontram na zona do abd.men e t(o dif0ceis s(o de desaparecer. Aeber este c$& durante um m4s se!uido, - a @ c$&venas por dia, frio ou quente, a%uda a eliminar em mdia @ a B C! e a%uda a perder volume na zona da barri!a.

Ch de canela com 'en'ibre / c$& com canela e !en!ibre tem imensos benef0cios, mas sobretudo indicado para dietas de ema!recimento. =e est& a pensar fazer um re!ime alimentar para perder al!um peso, n(o esque a que este c$& pode fazer toda a diferen a, fazendo3a recuperar rapidamente a boa forma f0sica. Aebido v&rias vezes ao dia, sem a 2car, um excelente a%udante na dieta alimentar. Duntamente com esta receita, pratique exerc0cio f0sico re!ularmente e a balan a vai mostrar toda a diferen a. =e suspeita que pode estar !r&vida, n(o tome este c$&, porque $& estudos que l$e conferem um efeito abortivo.

Ch de al#ace para adormecer Quando se passa por uma fase de mais stress e n(o s., mas para quem tambm tem al!uma dificuldade em adormecer, existe um c$& muito eficaz para resolver de forma natural esse tipo de situa (o. Para isso fa a o se!uinte" ,oloque 1 litro de &!ua numa panela a ferver, desli!ue o lume e coloque durante 10 minutos, E+ !r de alface, deixe repousar e coe. Aeber o litro de c$& durante todo o dia e fazer isso durante al!um tempo. Fai sentir3se mel$or certamente e vai ter umas noite muito mais tranquilas.

Ch de canela / c$& de canela muito f&cil de fazer, bastando para tal, ferver 1 litro de &!ua com * paus de canela. <erver durante 1+ minutos e deixar repousar mais uns 10 minutos. 'sperar que arrefe a e pode ser bebido v&rias vezes ao dia. =e estiver !r&vida n(o tome este c$&, pois tem potencial abortivo. / c$& de canela com um peda o de !en!ibre indicado tambm para quem pretende perder uns quilin$os a mais, pois a%uda a queimar calorias e consequentemente ; perda dos quilos extra. (on'e%idade Para lutar contra o envel$ecimento, existem al!uns produtos qu0micos que uns resultam mel$or do que outros, mas nada mel$or do que faz43lo de forma natural. Para isso pode fazer c$& feito com mel e canela, tomado com re!ularidade trava o envel$ecimento. Para fazer o c$& se!uinte" Pon$a numa panela +00 ml de &!ua a ferver. Depois da &!ua fervida deitar @ col$eres de c$& de mel e 1 de canela em p.. Aeber este c$& tr4s a quatro vezes por dia. Fai manter a pele fresca e saud&vel sem ter que tomar qu0micos.

Ch para problemas da pr&stata / c$& de %atoba indicado para os $omens que sofrem de doen as da pr.stata, como inflama (o desta !lGndula e $& mesmo quem uso para a%udar a controlar o cancro da pr.stata. 7odo de fazer este c$&" Deve adquirir um peda o de casca de %atoba que caiba na m(o de um adulto e ferva3o em meio litro de &!ua, durante oito minutos. ,oe e deixe arrefecer. #(o deixe a casca na &!ua mais de 1+ minutos, pois altera as propriedades do c$&. F& bebendo 1 c&lice de $ora a $ora, at acabar. Casca e semente de ab&bora Que a ab.bora excelente para a sa2de n(o novidade, mas com esta dica vai poder aproveitar tambm a sua casca e obter um poderoso alimento, visto ser rica em betacaroteno, vitaminas, sais minerais e alm de tudo, antioxidante. ,omece por cortar tiras finas e com este in!rediente fa a uma deliciosa quic$e, inovadora, que vai deixar todos de boca aberta. )proveite tambm as sementes, levando3as ao forno para secar e tostar. Fai fazer sucesso com o novo petiscoH

Perder peso com ch de canela 1 sempre dif0cil perder peso e bem mais f&cil !an$&3lo. / que propomos se!uir uma dieta nem que se%a pequena com a a%uda de um c$& de canela. Para o c$& de canela, fa a o se!uinte" ,oloque numa panela &!ua a ferver >+00 ml? com uma col$er de sopa de mel e uma col$er de caf de canela em p.. Aeber este c$& de man$( em %e%um e ; noite antes de deitar. 1 eficaz. ) canela tem na sua composi (o, substGncias que impedem a acumula (o de !ordura.

(e%edura de cer%eja ) levedura de cerve%a um fun!o utilizado na fermenta (o de a 2car dos cereais, levando ; produ (o do &lcool para o fabrico de bebidas. 'ste fermento inativo natural uma mistura de cevada, &!ua e l2pulo, neste caso para o fabrico da cerve%a. )s leveduras das bebidas alco.licas s(o do tipo =acc$aromIces cerevisiae. )s clulas da levedura cont4m um alto valor proteico. 1 ainda um suplemento diettico, rico em vitamina do complexo A e possui todos os amino&cidos essenciais ; vida. ) levedura de cerve%a usada tambm em diarreias, acne da pele, perda de apetite e fur2nculos. )o* moscada ) noz moscada uma especiaria muito usada em culin&ria pela sua versatilidade e talvez pelo sabor adstrin!ente resulta mel$or em pratos sal!ados, embora tambm se use em al!uns doces. /s seus benef0cios s(o variados, sendo o seu .leo muito utilizado para a confe (o de sab5es, perfumes e produtos para o cabelo. Pomadas feitas com esta especiaria est(o indicadas para o tratamento de reumatismo, eczema e calv0cie. ,onsumida em !randes quantidades tem efeitos alucino!nios e pode causar taquicardia, desorienta (o e convuls5es. 'stima3se que a in!est(o de * nozes podem provocar a morte, n(o se devendo comer mais do que - !ramas por dia.

+ene#,cios da beterraba ) beterraba um tubrculo muito benfico para a sa2de, pois as suas virtudes s(o muitas e variadas. De alto valor nutritivo muito utilizada em dietas de ema!recimento, pelo seu baixo valor cal.rico, real ando que 100 !ramas de beterraba correspondem a @0 calorias. 1 rica tambm em vitaminas, $idratos de carbono e sais minerais. / seu poder medicinal tambm muito con$ecido no tratamento de anemias. ) beterraba um delicioso acompan$ante para pratos quentes ou frios. ) sua cor intensa convidativa e de sabor a!rad&vel. +ene#,cios da melancia ) melancia, quando aberta apresenta uma cor viva, fresca e apetec0vel. =e!undo os especialistas, a melancia contm licopene e o seu sumo uma excelente fonte de ar!inina, que um amino&cido codificado pelo c.di!o !entico. 'ste amino&cido um dilatador dos vasos san!u0neos. )lm de tudo isto tem ainda a fun (o benfica para os rins, tem a (o depurativa, desintoxicante, e uma a%uda no combate ao excesso de peso. Para quem sofre de &cido 2rico em excesso, o consumo de melancia a%uda na sua elimina (o.

Ch de linhaa / c$& de lin$a a ado ado com mel remdio santo para tratamento de acidez do est8ma!o, asma, diabetes, diarreias, doen as dos rins, rouquid(o e tosse. 1 tambm um c$& muito utilizado para tratar problemas de $emorroidas e inflama 5es da uretra. ) lin$a a tem na sua composi (o vitamina J, que excelente para a%udar a coa!ular o san!ue. 1 tambm usado em dietas de ema!recimento para a%udar a combater a obesidade. )s sementes de lin$a a t4m na sua composi (o *E componentes anticancer0!enos, sendo um deles aK li!ninaK, capaz de prote!er e evitar tumores mali!nos.

Ch de casca de ma 1L* litro de &!ua casca de - ma (s secas 1 pau de canela 7odo de fazer <erva a &!ua, acrescente as cascas depois de devidamente lavadas, %unte 1 pau de canela, deixe ferver durante cinco minutos e est& pronto a coar e beber. 'ste c$& tem benef0cios ao n0vel de ins.nias, porque tem propriedades calmantes que a%udam a adormecer. <unciona tambm como diurtico e ainda como purificador natural do san!ue. ) casca de ma ( vermel$a quando seca ; sombra, a mais utilizada para c$&.

+ene#,cios da rom =(o v&rios os benef0cios da rom(. 1 diurtica, t.nica, antiespasm.dica e antioxidante. ,onsumida com re!ularidade, tem benef0cios no tratamento de diarreias, c.licas e dores de !ar!anta. / seu sumo de !rande efici4ncia no combate ao envel$ecimento, assim como a%udante na redu (o do colesterol. / seu poder antioxidante, no combate aos malficos radicais livres, , se!undos al!uns pesquisadores mais eficiente do que o tomate ou vin$o, pelo tipo de flavenoides encontrados na sua composi (o. ) cosmtica, con$ecendo os benef0cios deste fruto para a pele e cabelos, tem tambm desenvolvido novos produtos como cremes, sabonetes e s$ampoos, usando os .leos essenciais da rom(.

Conser%ar salsa mais tempo ) salsa, quando comprada no supermercado ou qualquer lo%a de le!umes e fruta, pode conservar3se durante dois dias ou tr4s no m&ximo, depois acaba por ficar amarelada. Para conservar a salsa durante mais tempo, corte um bocado do caule e coloque a rama da salsa numa c$&vena com &!ua at meio. Muarde no fri!or0fico, v& mudando a &!ua de vez em quando e vai desta forma, ter salsa fresca durante pelo menos uns 10 dias, !arantidamente. Utilize o caule da salsa para fazer sopa por exemplo, n(o o deite no lixo, porque tem imensos benef0cios para a sa2de.

Dieta com ch de 'en'ibre / c$& de !en!ibre como estimulante da di!est(o pode ser uma boa op (o para quem pretende perder peso e conse!uir uma boa sil$ueta. ,om o aproximar de dias quentes, torna3se imperativo perder aquelas !orduras excessivas que sobressaem do biqu0ni e que tanto incomodam as sen$oras. <ica ent(o a dica deste c$& de sabor apaladado e benfico para a poca. <erver 1 litro de &!ua com 1 col$er de sopa de !en!ibre ralado durante N minutos. Deixar arrefecer e tomar v&rias vezes ao lon!o do dia.

Ch de alho / c$& de al$o tem um potencial muito elevado no tratamento de ox0uros nas crian as. Para o c$& deve utilizar *+ !ramas de al$o fervido num copo de &!ua fervida durante *0 minutos. 9omar * vezes ao dia durante pelo menos @ dias se!uidos. Para a tosse utilizar o mesmo c$&, adicionando 1 col$er de mel de abel$as. De prefer4ncia deve fazer este tratamento dez minutos antes de se deitar. Folte a repetir no dia se!inte, at que a tosse desapare a por completo.

Ch de 'irassol / c$& de !irassol tem propriedades terap4uticas variadas, conforme se use as fol$as, a casca do caule ou as flores. / c$& de fol$as de !irassol tem propriedades antiasm&ticas, expectorantes, diurticas e anti!ripais. D& o c$& da casca do caule muito 2til no tratamento de 2lceras e febres. Quando utilizado o c$& das flores um excelente auxiliar no tratamento de patolo!ias de !ar!anta, !ripes e constipa 5es, assim como doen as pulmonares. )%uda ainda no tratamento da celulite e em dietas de ema!recimento.

Para cicatri*es Quem n(o con$ece o amor perfeito, como planta decorativaO Pois , realmente as cores s(o diversas e a fra!ilidade destas pequenas flores parecem somente persistir para embelezar, mas tal n(o verdade. / seu uso em medicamento caseiro surte efeitos benficos na cicatriza (o de feridas exteriores. Para o efeito, basta esma!ar al!umas flores frescas e misturar leite !elado. De se!uida, aplicar compressas com este preparado e repetir todos os dias at que a ferida este%a cicatrizada. Para o acne, ferver *+0ml de &!ua com 1 col$er de c$& de flores secas, passando depois de morno na pele, a%uda a limpar a reduzir o problema.

!irar maus odores Uma dica para quem transpira muito e ten$a problemas de maus odores nos ps, principalmente quem use sapatos fec$ados ou sapatil$as. Preparar numa bacia, &!ua quente com meia c$&vena de vina!re de ma ( e depois coloque os ps nessa mistura durante um quarto de $ora. Pode fazer isto ; noite, porque quando os ps podem relaxar com uns c$inelos, proporcionando um al0vio imediato e reconfortante. =e pretender fazer este tratamento de man$(, deve, lo!o a se!uir colocar um pouco de p. talco e cal ar uns sapatos confort&veis.

Ch de casca de abaca"i / c$& de casca de abacaxi tem imensos benef0cios para a sa2de como para tratar anemia, controlar a tens(o arterial, a%udar a ema!recer, etc. Para fazer o c$&, coloque 1,+l de &!ua a ferver e mer!ul$e a casca de 1 abacaxi, depois de devidamente lavada. Deixar ferver durante + minutos, coe e beba. De salientar que a quantidade de &!ua e casca tem a ver com o querer fazer muito ou pouco c$&. =e pretender s. 1 c$&vena, basta cortar meia casca de 1 fatia de abacaxi. ,om a pr&tica vai poder escol$er a quantidade de casca pretendida. :& quem !oste do sabor mais acentuado e vice versa.

Propriedades da hortel )lm de propriedades di!estivas, tambm $& testemun$os diversos do seu poder para baixar o colesterol, bastando para o efeito tomar * c$&venas de *,+dl de c$& de $ortel( por dia. 9em tambm propriedades anal!sicas, antibacterianas, expectorantes e sedativas. )tenua dores de est8ma!o, c.licas e v.mitos. Para dor de dentes e !en!ivas, masti!ar al!umas fol$as de $ortel(, a%uda a atenuar o problema. / seu sabor a!rad&vel, refrescante e intenso. =e colocar um pun$ado de $ortel( fresca no liquidificador com &!ua, um excelente refresco e funciona como calmante. 'xcelente para se beber antes de dormir.

Receita de ch de hortel / c$& de $ortel( usado desde tempos remotos, para fins medicinais. Destaca3se o seu uso para di!est5es dif0ceis, dores de est8ma!o e at& menstruais. /s &rabes conferiam ainda a esta planta efeitos afrodis0acos. Para fazer um deliciosos c$& de $ortel( ou menta, basta fazer da se!uinte forma" 3 1 col$er de sopa de fol$as de $ortel( mi2das. 3 P!ua a ferver >+00 ml? ,olocar as fol$as num recipiente com tampa, depois deite por cima a &!ua fervida, tape e deixe em repouso durante 10 a 1+ minutos. ,oe, adoce a !osto e tudo >beba * a - c$&venas por dia?. 'st& pronto a ser servidoH

+ene#,cios do ch hortel / c$& de $ortel(, alm de possuir um paladar a!rad&vel, o t0pico sabor a menta, um bom di!estivo. Quando bebido ap.s as refei 5es, uma excelente bebida para quem sofre de dores de est8ma!o. 'ste c$& benfico tambm para quem sofre de dores menstruais, c.licas intestinais e ainda para a ansiedade. #a parte esttica e na beleza, surte efeitos benficos tambm, ao ser utilizado por quem tem pele oleosa. =e passar na pele um c$& de $ortel( bem forte, vai verificar que a pele fica com aspeto bem mais saud&vel.

Ch de casca de laranja / c$& de casca de laran%a, tem v&rios benef0cios para a sa2de, como diminuir !ases intestinais, prevenir c.licas e ainda um excelente aliado no combate ;s !orduras localizadas. #o combate ; enxaqueca, surte resultados surpreendentes, quando bebido v&rias vezes ao dia. 7odo de fazer o c$& de casca de laran%a" retirar a casca de meia laran%a, aproveitando ao m&ximo a parte branca ou se%a a parte interior. ,olocar a casca dentro de 1 litro de &!ua a ferver durante + minutos. Deixar repousar durante quinze minutos, tirar a casca e beber v&rias vezes ao dia.

Ch de casca de cebola / c$& de cebola tem efeitos reais no combate a constipa 5es, !ripes e rouquid(o. 9em efeito mucol0tico, acalmando dores de !ar!anta e tem propriedades expectorantes e diurticas. 9em propriedades bactericidas, sobretudo quando $& infe (o das vias respirat.rias. )%uda a aliviar di!est5es pesadas e muito 2til na preven (o de co&!ulos no san!ue, alm de que a%uda a torn&3lo mais flu0do. / seu alto teor de pot&ssio a%uda na forma (o e elimina (o da urina. Para fazer o c$&, ferva 1 litro de &!ua e %unte as cascas de uma cebola !rande, depois de bem lavadas e deixe ferver durante dez minutos. ,oe e beba ainda quente.

Manjerico ,omo todas as ervas arom&ticas, o man%eric(o contm v&rios antioxidantes que lutam contra a vel$ice e a%udam a prote!er contra al!uns cancros e doen as cardiovasculares. / man%eric(o acompan$a muito bem com massas, saladas, pats, ovos, tomates e mol$os para carnes e mariscos. Pode ser cultivado em casa, plantado em maio >em planta? e colocado no interior ou exterior, na varanda ou numa floreira. 9em que ter o cuidado de re!ar todos os dias de ver(o, mas sem enc$arcar e deve ainda cortar as fol$as secas.

Maus odores da casca 'xistem certos c$eiros em casa, que s(o inevit&veis, principalmente quando se est& a cozin$ar determinados alimentos, como peixe ou marisco, mas n(o s., s(o muitos os odores desa!rad&veis em nossa casa. 7uitos deles, nem n.s os sentimos, mas as visitas sim. Uma dica para a sua casa estar sempre com um c$eiro a!rad&vel" Depois de cozin$ar pon$a uma panela ao lume com &!ua, casca de 1 laran%a e * col$eres de c$& de canela e deixe ferver o tempo que for necess&rio at desaparecerem os maus c$eiros.

Ch de sementes de #uncho / c$& de func$o, tambm con$ecido no mundo rural como fiol$o, tem um aroma especial, id4ntico ao do anis. 'ste c$&, se!undo a tradi (o deve ser utilizado pelas m(es que est(o a amamentar, pelo facto de a%udar a eliminar as c.licas do beb ao mesmo tempo que faz aumentar a quantidade de leite. 9em ainda ac (o diurtica, anti3sptica, anti3espasmol0tica e expectorante, alm de tambm ser benfico para problemas de &cido 2rico. / c$& das suas sementes, utilizado em compressas, surte efeitos benficos para os ol$os irritados ou inflamados.

Propriedades da salsa Uma !rande parte da popula (o consome diariamente salsa na alimenta (o, sem saber que este tempero tem imensas vitaminas e sais minerais. 'la rica em vitamina ),A1, A*, , e D. ) salsa tem tambm poderes antioxidantes que retardam o envel$ecimento da pele. / seu consumo evita o aparecimento de pedra nos rins, alm de que estimulante, diurtica e calmante, a%uda na di!est(o, a%uda na elimina (o de !ases, previne certos tipos de cancro e d& luminosidade ; pele. 'xcelente para se usar na confe (o de alimentos e crua deliciosa tambm.

+arba de milho ) barba de mil$o tomada em c$& um excelente aliado para as pessoas que tem problemas ao n0vel das vias urin&rias por ser um poderoso diurtico. )%uda a aliviar ardores ao urinar, .ptimo tambm para quem ten$a problemas da bexi!a, rins, cistites, nefrites, pernas inc$adas e reten (o de urina. )%uda a baixar a press(o arterial e excelente purificador de san!ue. 9omar - a @ c$&venas de esse c$& por dia. Para fazer o c$&, pon$a em 1 litro de &!ua fervida, uma m(o c$eia de barba de mil$o em infus(o durante 1+ minutos e coar.

Coentros 9al como outras plantas arom&ticas, esta sem d2vida muito utilizada na culin&ria portu!uesa e tambm mexicana. 'm Portu!al, essencialmente na cozin$a alente%ana, esta pequena espcie rain$a, sendo utilizada numa !rande variedade de pratos. ) a orda alente%ana prova disso, pois sem esta erva n(o tem o mesmo sabor. 1 uma planta parecida com a salsa, com um aroma substancial, de fol$as recortadas e as suas flores apresentam cor branca ou levemente rosada. / aroma forte e distin!ue3se ; distGncia.

+ene#,cios de alecrim / alecrim pode ser utilizado nas mais diversas situa 5es. ,omo inseticida natural, deve plantar alecrim na sua $orta, pois prote!e as outras plantas. / alecrim em casa um .ptimo anti3tra a e um excelente desinfetante natural. ,olocando um ramo de )lecrim entre as suas roupas nos roupeiros, !avetas, etc, n(o $& tra a que resista. <a a o seu desinfetante caseiro, levando a &!ua a ferver >pouca &!ua? e %untar o alecrim. Deixar ferver durante -0 minutos, aproveitar o l0quido e usar por exemplo para desinfetar a sua casa de ban$o. 1 f&cil, pr&tico e econ.mico. Para combater uma anemia, fa a o se!uinte" Pon$a &!ua ao lume >1 litro?, com uns ramos de alecrim e deixe cerca de 10 minutos em lume brando. Depois coar e beber uma c$&vena de man$( em %e%um, durante uma semana. / c$& tem que ser mantido no fri!or0fico. / )lecrim na cozin$a, e .ptimo para temperar as carnes, tanto para assar como para !rel$ar. 9ambm se usa com bastante sucesso nas saladas e quei%os. Uma pequena dica" ,olocar para entradas, quei%o fresco com alecrim em cima. =implesmente divinalH

(aranja lima ) laran%a lima uma espcie de citrino, em que o seu paladar varia entre o lim(o e a laran%a.9em casca fina, de cor amarelo claro e um sabor adocicado e bastante suculenta. #ormalmente o seu uso quase exclusivamente para ser comida em !omos ou para elaborar sumos, podendo tambm ser utilizada em !eleias. Qaramente se utiliza esta espcie em culin&ria. )s fol$as desta qualidade de laran%eira s(o muito utilizadas para fazer c$&, pois tem o potencial de reduzir a febre e diminuir ou mesmo eliminar a enxaqueca.

Ch bom para be"i'a ) sensa (o de ardor ao urinar, causa sempre inc.modo e indica inflama (o ou infe (o urin&ria. Para tratar este problema e uma vez que a salsa diurtica, pode fazer um c$& de salsa, bastante eficaz neste tipo de situa (o. Para isso, ferva 1 litro de &!ua com @ ramos de salsa e deixe ao lume durante + minutos. ,oe e beba v&rias vezes ao dia, em substitui (o da &!ua. De salientar que n(o deve deixar o c$& para o dia se!uinte, porque perde propriedades. 'ste remdio caseiro, costuma aliviar os sintomas e eliminar a inflama (o.

+ene#,cios de &leo de coco / .leo de coco, um excelente auxiliar na perda de peso, porque permite ao or!anismo criar calor, queimando ao mesmo tempo calorias excessivas. 'ste produto rico em tri!licer0deos de !ama mdia, uma !ordura saud&vel que a%uda a ema!recer. #este caso, o .leo de coco considerado termo!nico, por conse!uir queimar !ordura, atravs do calor. <unciona eficazmente na !ordura localizada, sobretudo na zona da barri!a. )%uda a eliminar o mau colesterol e limita o apetite, dando a sensa (o de satisfa (o. / ideal consumir - a @ col$eres de sopa de .le de coco por dia, podendo ser adicionado em saladas, le!umes, sopas, para barrar o p(o ou tostas.

Ch calmante

,om a correria do dia a dia, o or!anismo ressente3se e com ele vem o

nervosismo, ansiedade e por vezes at noites mal dormidas. Para controlar essa situa (o de forma natural, importante fazer um c$& relaxante, capaz de acalmar e tranquilizar. Para tal, pode fazer3se um c$& com os se!uintes in!redientes" 3 * x0caras de &!ua 3 1 col$er de sopa de fol$as de maracu%& 3 1 col$er de sopa de capim lim(o 3 1 col$er de sopa de erva cidreira Prepara (o" Revar a &!ua ao lume at ferver e mal levante fervura acrescente as - ervas. Deixe ferver durante * minutos, desli!ue o fo!(o, abafe e deixe repousar durante 1+ minutos. Aeba antes de dormir para que ten$a uma noite tranquila e repousante.

!ratar a tosse ,om as mudan as de temperatura, muito vul!ar aparecer a tosse. 'xistem xaropes para este problema ; venda em farm&cia, mas existem tambm al!uns tratamentos naturais bastante eficazes para combater esta situa (o. / c$& de func$o um dos tratamentos para resolvar eficazmente a tosse. Para preparar esta infus(o, deite * col$eres de sopa bem c$eias de sementes de func$o numa c$&vena e de se!uida verta &!ua a ferver em cima. Deixe repousar durante 10 minutos e depois beba a maior quantidade de c$& quente que conse!uir. Qepita diariamente at que a tosse desapare a.

Ch de coentros para limpar #,'ado 'm certas pessoas que comentem excessos alimentares, no f0!ado e na ves0cula que se depositam imensas toxinas. 1 necess&rio que pelo menos 1 vez por ano se fa a uma desintoxica (o e a forma eficaz de o resolver, atravs de um produto natural, sem efeitos adversos. )s sementes de coentro, na dosa!em de * col$eres de sopa de semente, para 1 litro de &!ua fervente, durante -0 dias, um boa receita para limpar naturalmente o f0!ado. Reve ent(o ao lume 1 litro de &!ua at ferver e de se!uida deite duas col$eres de sopa de sementes de coentro. <erva durantes * minutos e deixe repousar cerca de 1+ minutos. 9ome ao lon!o do dia.

Ch caseiro para tosse 'xistem imensas receitas de remdios caseiros para tratar a tosse, al!umas mesmo muito eficazes. Destacamos o xarope feito com a!ri(o, que d& resultados surpreendentes e n(o custa nada fazer. Para o efeito, compre 1 mol$o de a!ri(o, que deve escol$er retirando as fol$as estra!adas e de se!uida lave muito bem. 9riture na centrifu!adora e leve o l0quido obtido, ao lume, durante 10 minutos e deixe arrefecer 1 pouco. Deve por fim medir o l0quido obtido e adicionar a mesma quantidade de mel de abel$as. 9ome 1 col$er de sopa de man$( ao levantar, outra a se!uir ao almo o e outra antes de deitar. Qapidamente se vai livrar da tosse. /utro remdio caseiro para a tosse, consiste em ralar duas ou tr4s cenouras na centrifu!adora e %untar a mesma quantidade de mel. 9ome essa mistura v&rias vezes ao dia.

Remdio caseiro para ami'dalite ) ami!dalite pode ser tratada lo!o ap.s os primeiros sintomas, como dor de !ar!anta e dificuldade em en!olir. Para curar esta inflama (o, experimente fazer um xarope caseiro muito eficaz neste tipo de situa (o. Para tal, use a centrifu!adora e reduza um pepino a pur. Depois, misture * col$eres de sopa de mel de abel$as e beba o sumo va!arosamente, duas a tr4s vezes por dia. Qepita o tratamento at que os sintomas desapare am completamente. )ntes de deitar coma 1 col$er de sopa de mel de abel$as ao natural.

Remdio caseiro para priso de %entre ) pris(o de ventre, tambm c$amada de obstipa (o, um caso de desconforto muito comum e cria indisposi (o e mau estar. Para tratar este problema sem ter de estar sempre a recorrer a laxantes, pode voc4 mesma fazer este remdio natural, muito eficaz neste tipo de situa (o. <erva 1 litro de &!ua com um peda o de !en!ibre durante + minutos. Deixe repousar cerca de 10 minutos, coe e adicione o sumo de meio lim(o. Aeba lo!o de man$( em %e%um e v& bebendo ao lon!o do dia. Pode tambm comer diariamente - ameixas pretas que a%udam o trGnsito intestinal.

Ch caseiro para ema'recer Perder uns quilos depois das festas, a vontade da maioria das pessoas que exa!era nestas pocas do ano, in!erindo mais calorias do que as que queima. Para recuperar a sil$ueta perdida, alm do exerc0cio f0sico di&rio, como por exemplo uma camin$ada de 1 $ora, pode usar uma mistura de - c$&s, muito eficaz nestas situa 5es. Para fazer este c$&, prepare uma mistura nas mesmas propor 5es de c$& branc o, vermel$o e verde. Reve ao lume at ferver 1 litro de &!ua e %unte * col$eres de sopa dessa mistura >- c$&s?. Deixe repousar durante 10 minutos, coe e beba durante o dia.

Remdio caseiro para 'ripe e res#riado #os per0odos entre /utubro e 7ar o, mais prop0cio acontecer um resfriado ou !ripe, embora possa aparecer em qualquer altura do ano. / mel$or remdio para este problema, beber bastantes l0quidos, alimentar3se devidamente e repousar bastante. Para a%udar a recuperar mais r&pido, experimente fazer um xarope de cenoura, muito benfico nestas ocasi5es. Para preparar este remdio natural, corte uma cenoura em rodelas finas e coloque3as num recipiente de vidro. Por cima, deite * col$eres de sopa de a 2car, meio lim(o e 1 col$er de sopa de mel. Deixe repousar cerca de *@ $oras e tome * vezes por dia.

Ch para bron uite Para aliviar a bronquite, pode fazer um c$&, que funciona como um verdadeiro remdio natural. Para preparar este c$&, ferva uma c$&vena de c$& de &!ua com @ dentes de al$o. Deixe ferver durante + minutos, desli!ue o fo!o e %unte sumo de 1 lim(o com * col$eres de sopa de mel de abel$as. Aeba 1 col$er de sopa de $ora a $ora em pocas de crise. =e os sintomas n(o desaparecerem, n(o $esite e consulte o seu mdico assistente, pois pode necessitar de outro apoio.

+ai"ar colesterol com cenoura /s valores do colesterol, sobretudo o mau, pre%udicam a sa2de e s(o muitas vezes os !randes respons&veis por doen as cardiovasculares. Para baixar o mau colesterol, pode fazer suco de cenoura, bastante eficaz para tratar e mel$orar este tipo de situa (o. Para tal, triture * cenouras, misture com 1L* copo de sumo de lim(o e beba lo!o pela man$(. <a a este remdio natural, pelo menos durante - dias por semana e repita a receita por cerca de 1 m4s. )lm de baixar os valores de colesterol, tambm a sua pele vai mel$orar, ficando mais luminosa e delicada.

Ch de rou uido Quando a temperatura desce, a rouquid(o pode aparecer, associada a uma inflama (o da larin!e. #ormalmente desaparece ao fim de al!uns dias, mas pode fazer um c$& medicinal para acelarar este processo. Para fazer o c$&, descasque um lim(o e use atrituradora para o desfazer. Reve ao lume at ferver, 0,+ litro de &!ua com as cascas do lim(o, durante cinco minutos. Qetire do lume, adicione o sumo e * col$eres de sopa de mel. ,oe e beba bem quente, de prefer4ncia na $ora de se deitar. #o dia se!uinte vai certamente sentir3se mel$or.

-orduras 9odos necessitamos de uma certa quantidade de !orduras na dieta alimentar, mas a maior parte das pessoas in!ere uma quantidade bem superior ;s suas necessidades. Qecomenda3 se que os $omens limitem o consumo di&rio para cerca de E0 !ramas e as mul$eres +0 !ramas. / azeite uma !ordura saud&vel, quando consumida com modera (o e de todas as !orduras, a mais resistente ao calor. 'm dietas de ema!recimento, deve $aver um certo cuidado com as quantidades desta !ordura, porque bastante cal.rica. Dieta %e'etariana

Uma boa dieta ve!etariana, saud&vel do ponto de vista nutritivo e muito f&cil de preparar. /s $&bitos alimentares evoluiram e muitas pessoas %& conse!uem fazer uma dieta isenta de carne. ) variedade de le!umes, cereais, frutos frescos e secos, assim como as sementes, contribuiram em !rande escala para que a cozin$a ve!etariana se%a mais atrativa e inovadora, acrescentando prazer de comer. / menu ve!etariano $o%e em dia a primeira op (o de um n2mero crescente de pessoas de todas as idades e estilos de vida. 1 tambm uma aposta para a%udar a baixar o colesterol e evitar doen as cardiovasculares.

Ch para obstipao intestinal ) obstipa (o intestinal, ou pris(o de ventre, causa muito inc.modo, com sensa (o de barri!a inc$ada e por vezes dores abdominais. Para aliviar esse problema, alm de uma alimenta (o cuidada, rica em fibras, pode ainda fazer um c$& que bastante funcional para estes casos. <erva uma c$&vena de c$& de &!ua, com seis ameixas secas dentro. Deixe ferver durante cinco minutos, coe e beba. Pode fazer este tratamento durante dois a tr4s dias e vai sentir3se aliviado, conse!uindo defecar naturalmente.

Dieta para anemia Para tratar a anemia, importante fazer uma dieta rica em ferro. 1 tambm imperativo que se complemente tambm a dieta com alimentos ricos em vitamina ,, de forma a

que a%ude a fixar o ferro. Devem ser inclu0dos na alimenta (o os ovos, quei%o, leite, io!urtes, carnes vermel$as, peixe, f0!ado, rim e cora (o, p(o, mel escuro, espinafres, couve !ale!a, fei%(o, lentil$a, so%a, espinafres, ab.bora, a!ri(o, ervil$a seca, tomate, pimento, lim(o, abacaxi, laran%a, banana, ameixa, moran!o e cereais inte!rais enriquecidos com ferro.

Ch para soluos /s solu os s(o muito incomodativos, sobretudo nas ocasi5es em que estamos mais expostos. Quando isso acontece, existem al!umas tcnicas naturais, capazes de aliviar rapidamente esse problema. =e est& fora de casa quando isso acontece, leve os dedos das m(os aos ouvidos, fazendo press(o sobre o t0mpano e normalmente resolve em poucos se!undos. =e os solu os s(o muito comuns, fa a um c$& de cravos da Sndia e livre3se desse inc.modo. Para preparar o c$&, ferva uma c$&vena de &!ua com 1* cravos da Sndia, durante * minutos. Deixe repousar um pouco, coe e beba em pequenos !oles.

Ch para ansiedade ,ombater a ansiedade, nervosismo e stress, basta que fa a um c$& de casca de laran%a fresca ou seca no forno. Depois, pode tambm aproveitar o sumo, bastante eficaz para prote!er o or!anismo de !ripes e constipa 5es. Para fazer o c$&, descasque 1 laran%a, tentando aproveitar ao m&ximo a parte branca do interior. Reve ao lume at ferver 1 litro de &!ua e coloque dentro toda a casca da laran%a, bem lavada e deixe ferver durante + minutos. Por fim, retire do lume e reserve com o recipiente tapado. ,oe e beba ao lon!o do dia.

Ch para enjoos de 'ra%ide* Durante a !ravidez, acontece com muitas !estantes o problema dos en%oos, essencialmente durante o primeiro trimestre. Pode resolver esse problema de forma natural, tomando o c$& de !en!ibre. Para fazer o c$&, corte um pouco de !en!ibre, lave e rale3o ou corte em peda os finos. Use cerca de duas col$eres de sopa para meio litro de &!ua acabada de ferver. 'vite colocar o !en!ibre a ferver, porque perde al!umas das propriedades medicinais. Deixe repousar cerca de quinze minutos em recipiente fec$ado, coe e beba de se!uida. Pode beber duas a tr4s c$&venas de c$& por dia.

Ch de casca de cebola ro"a / c$& de casca de cebola roxa funcional para dar ao cabelo uma cor avermel$ada diferente, sem recurso a produtos qu0micos. 1 .bvio que n(o dura tanto como as tintas, mas para quem !osta de mudar e experimentar novas cores, esta uma op (o pr&tica e ecol.!ica. 'sta tcnica dura mais ou menos duas semanas. 'xistem outros c$&s, capazes de alterar ou abril$antar o cabelo, como o c$& preto, que usado re!ularmente escurece o cabelo. 9ambm o c$& de camomila destaca o loiro e mel$ora a cor do cabelo queimado do sol, em poca de praia.

+ene#,cios da semente de ab&bora )s sementes de ab.bora t4m imensos benef0cios para a sa2de e s(o ricas em fibras. ,omidas com re!ularidade, funcionam bem para tratar problema da pr.stata, devido aos .leos existentes na sua composi (o. =(o ainda ricas em .me!a -, carotenoides e zinco, elementos suficientes para manterem uma pr.stata saud&vel. / zinco tambm um elemento importante na protec (o dos ossos e funciona muito bem no combate ; artrite. )%udam ainda a lutar contra o mau colesterol, pelo que deve ser comida com al!uma re!ularidade, mas de prefer4ncia sem sal.

$ementes de 'irassol )s sementes de !irassol s(o um alimento importante para a sa2de, pois as suas propriedades v(o desde o combate aos radicais livres, por serem ricas em antioxidantes, passando por fortalecer o sistema imunit&rio, ao mesmo tempo que prote!em o or!anismo de doen as !raves como cancro, arteriosclerose, artrite reumatoide, doen a de parCinson, diabetes, doen a de alz$eimer, entre outras. Pelo alto teor de fibras que este alimento possui, eficaz na luta contra doen as intestinais como pris(o de ventre. )%uda ainda a baixar o mau colesterol, reduz os tri!licer0deos e consequentemente luta contra doen as cardiovasculares.

+ene#,cios da nectarina F&rios estudos demonstram que comer nectarinas, p4sse!os ou ameixas, a%udam a combater al!umas doen as como diabetes tipo 66, obesidade e s0ndroma metab.lica. 'sta 2ltima, uma doen a que desiquilibra os valores da tens(o arterial, colesterol e peso corporal. ,omo a nectarina rica antioxidantes, est& provado que pode a%udar a reduzir e mesmo evitar certas doen as, faltando somente defenir quais as quantidades necess&rias desta fruta. ,omprovaram ainda que os componentes da nectarina, p4sse!o e ameixa, a%udam nos processos inflamat.rios, inclu0ndo tecido con%untivo e vascular.

+ene#,cios do p.sse'o /s benef0cios do p4sse!o s(o vastos, mas muito usado para m&scaras faciais e corporais, por ser rico em vitamina ) e ,. 1 uma excelente fonte de fibra, pelo que .ptimo para o bom funcionamento do intestino. 1 rico em antioxidantes, ferro e pot&ssio. 1 ainda excelente para refor ar o sistema imunit&rio e um aliado para despertar o bom $umor em pessoas um pouco deprimidas. 1 um fruto pobre em calorias e usado na medicina alternativa c$inesa para aliviar problemas pulmonares.

+ene#,cios do pimento / pimento um fruto muito usado na culin&ria e as suas virtudes s(o uma aposta na preven (o e luta contra v&rias doen as. / pimento vermel$o um !rande a%udante na preven (o e tratamento do cancro da pr.stata, bexi!a, 2tero e pGncreas. Usar e abusar do pimento, sobretudo uma forma correta de evitar o sur!imento de in2meras patolo!ias, atravs do seu alto teor de antioxidantes utilizados no combate aos radicais livres. #(o s. na preven (o e tratamento do cancro que este fruto sobressai, mas estudos cient0ficos comprovaram que ainda um protetor dos vasos san!u0neos e consequentemente benfico para o cora (o. )%uda tambm a reduzir o mau colesterol, que um fator de risco nas doen as cardiovasculares.

!ratar cimbras de #orma natural )s c(ibras s(o dolorosas contra 5es do tecido muscular e ocorrem com frequ4ncia na barri!a da perna. ) causa deste problema est& associada ; falta de irri!a (o san!u0nea, em consequ4ncia do cansa o ou anemia. Para tratar este problema de forma natural, fa a a terapia das bananas e rapidamente resolve a situa (o. ,omece por comer 1 banana em %e%um, no primeiro dia. #o dia se!uinte coma duas bananas, no terceiro dia - bananas e no quarto dia @ bananas. Depois comece por reduzir e no quinto dia coma somente tr4s bananas, no sexto dia * bananas e no stimo dia, 1 banana. Desta forma as c(ibras desaparecem naturalmente.

!ratamento caseiro de ru'as / sur!imento das ru!as est& relacionado com o processo natural de envel$ecimento da pele, em consequ4ncia da idade, por car4ncias alimentares ou ainda pela exposi (o excessiva aos raios solares. /s vasos respons&veis pelo irri!amento da pele entopem3se, impendem que o san!ue alcance as clulas ; superf0cie e resulta na sua morte. Para atenuar as ru!as, usando um tratamento caseiro, bastante eficaz, fa a uma m&scara de pepino, retirando a polpa e depois %unte 1 c$&vena de c$& de &!ua de rosas, 1L* c$&vena de c$& de leite de am4ndoas doces, 1L* c$&vena de &lcool e bater tudo no liquidificador. Aata * claras em castelo e %unte ao preparado anterior. Deixe descansar a mistura durante * dias, coe e fa a aplica 5es durante -0 minutos. )!ite sempre antes de usar e !uarde no fri!or0fico.

+ene#,cios do mel / mel de abel$as, quando puro, tem imensas virtudes para a sa2de, $avendo at quem acredite que prolon!a a vida. =abe3se que o mel calmante, laxante, emoliente, anti3sptico, expectorante, depurativo para o san!ue, diurtico e quando aplicado exteriormente a%uda a cicatrizar feridas. 1 importante no tratamento de resfriados e !ar!anta inflamada, em !ar!are%os com &!ua. ,ombate c(imbras, resolve pris(o de ventre, e alivia ainda a sinusite e nariz entupido. De salientar, que na pris(o de ventre, o ideal beber um copo de &!ua morna com 1 col$er de sopa de mel, de man$( ao levantar.

!ratamento de cido /rico 0'ota1 'xistem imensas receitas caseiras para a%udar a baixar o &cido 2rico, mas esta com pepino bastante eficaz tambm. Para fazer esta receita, necess&rio que

prepare um suco com 1 pepino tenro, de prefer4ncia com casca, 1 cenoura mdia e 1L* beterraba. Aater muito bem no liquidificador e %untar um copo de &!ua. Depois, coar e beber este sumo todos os dias em %e%um, 1 $ora antes do pequeno almo o, durante 1+ dias. De se!uida, deve fazer an&lises para conferir os valores de &cido 2rico no san!ue. 1 ainda importante que evite alimentos muito ricos em prurinas, como carnes vermel$as, enc$idos, bebidas alco.licas, entre outros.

!ratamento para anemia Podemos tratar a anemia com certos alimentos e evidencia3se o espinafre, por ser um alimento rico em sais de ferro, tornando3o especial e um excelente fortificante para combater a anemia e a escrofulose. /utros atributos tem ainda o espinafre, sendo bastante eficaz para prevenir a arteriosclerose, para doen as do crebro e para os nervos tambm. 1 um alimento que consumido re!ularmente, baixa a tens(o arterial, a%uda a eliminar c&lculos renais, alivia mentrua 5es dolorosas e reduz a dor provocada pela artrite. / espinafre deve ser consumido cr2, em sumo e deve ser bebido * vezes por dia.

2limento para pre%enir a osteoporose ) osteoporose a perda de massa .ssea, tornando a sua estrutura pro!ressivamente mais porosa e torna o paciente mais suscept0vel de sofrer uma fratura .ssea. ) incid4ncia da doen a mais baixa no $omem do que na mul$er, sendo normalmente nos $omens, a partir dos E+ anos de idade e na mul$er lo!o a se!uir ; menopausa. / consumo de certos alimentos, previne em parte, a incid4ncia da doen a, ou pelo menos atenua. 1 importante que se beba sumo de a!ri(o dilu0do em &!ua de man$( em %e%um, que se utilizem os br.culos cozidos a vapor e temperados com azeite e pouco sal ;s refei 5es. Deve tambm beber3se um copo de leite de so%a por dia e usar pepino sem sal nas refei 5es. 'm rela (o ; fruta, deve beber3se 1 copo de sumo de a a0 pelo menos - vezes por semana, comer uvas 1 vez por semana e como sobremesa ap.s as principais refei 5es, deve comer3se B castan$as de ca%u.

Remdio caseiro para in#eo de ou%idos #o caso de uma simples infe (o de ouvidos, em !eral o corpo recupera por ele mesmo. / ob%etivo de uma infe (o viral aliviar os sintomas. Um dos remdios mais eficazes em caso de dores associadas a uma infe (o de ouvidos, o azeite de al$o, pelo facto de este ter propriedades antispticas, antivirais e antibacterianas. 6n!redientes para fazer o remdio" 1 dente de al$o * col$eres de sopa de azeite Pon$a a aquecer um pouco o azeite ao lume brando com o al$o picado. Qetire do lume, coloque uma tampa e deixe macerar durante -0 minutos. ,oar e coloque num frasco escuro e de vidro >frasco conta !otas?. ,oloque * a !otas no ouvido afetado. Pode aplicar sempre que a dor sur!ir. ,onservar @ a + dias no fri!or0fico. 3arope de nabo para tosse Para a tosse existem al!uns xaropes que compra em farm&cia, que pode resolver ou n(o a tosse, mas pode tambm fazer o seu xarope caseiro.

Descasque um nabo e corte as fatias finas. Pon$a num prato fundo uma camada de nabos e uma de a 2car. <azer isso at acabar o nabo, colocar uma tampa e deixar repousar durante * $oras. Passado duas $oras, pe!ue numa col$er de sopa recupere uma col$er c$eia de xarope e tomar. Qemdio caseiro muito eficaz e simples de fazer.

!osse alr'ica =e tiver tosse provocada por uma rea (o alr!ica, convm ter al!uns cuidados e recomendado. 9omar um xarope caseiro antes de deitar. ,olocar um desumidificador no quarto, * $oras antes de se deitar. Aeber muita &!ua ou c$&s. 'vitar fumar ou estar em ambientes de fumo. 'vitar sair na altura dos picos de polui (o. 'vitar locais aquecidos com ar condicionado, aquecedores, etc. 7udar a sua cama. Deixar are%ar a sua cama todos os dias. =e a sua tosse demorar a passar, mais de - semanas, se for violenta e a!uda, ent(o a0 consulte imperativamente o seu mdico.

Remdio caseiro para espinhas0acne1 )s espin$as s(o pequenas erup 5es da pele, que aparecem em qualquer parte do corpo, mas no rosto onde normalmente mais incomodam. =(o muito comuns na puberdade e quase sempre aparecem por desiquil0brios $ormonais pr.prios da idade. Pode fazer um remdio caseiro, muito eficaz no tratamento destas borbul$as e para tal coloque +0 !ramas de fei%(o a demol$ar em vina!re branco, at que a casca se comecem a desprender. De se!uida, triture o fei%(o e %unte um pouco de .leo de am4ndoas doces, verificando que fique com uma consist4ncia pastosa. Rave o rosto, seque muito bem e aplique a pasta sobre as espin$as, deixando a!ir durante *0 minutos. Rave novamente o rosto e repita o tratamento no dia se!uinte. Ferifique como a sua pele mel$orouH

Mscara caseira para clarear para a pele ) pele com o sol e tambm com o cansa o, acaba mostrando al!umas manc$as bastante inestticas. Pode fazer uma m&scara caseira, com produtos naturais, que resolve eficazmente as manc$as, quando usada com re!ularidade. 'xperimente deitar numa panela pequena, uma c$&vena de leite !ordo com * col$eres de sopa de mel de abel$as e uma col$er de sopa de farin$a maizena. Reve ao lume brando, mexendo sempre at formar uma pasta. De se!uida deixe arrefecer e passe no rosto ou na parte do corpo manc$ada e deixe repousar durante *0 minutos. / mel funciona como substGncia nutritiva, a maizena possui substGncias calmantes e o leite com o &cido l&tico, v(o clareando a pele. Por fim retire e lave com !ua bem fria. Qepita * a - vezes por semana.

Remdio caseiro para eliminar borbulhas Quando sur!e uma ou v&rias borbul$as uma pessoa fica c$ateada e sem saber o que fazer. 'xistem al!uns produtos ; venda no mercado, que prometem resolver a situa (o, mas nem sempre f&cil de eliminar o problema. Pode ainda tentar fazer o seu pr.prio remdio caseiro com uma cebola que normalmente est& sempre ; m(o. ,orte a cebola ao meio e depois com um cotonete recupere um pouco do l0quido da cebola. )plique em cima das borbul$as >tente aplicar duas vezes ao dia? at que estas cicatrizem por completo.

Dor de cabea #ormalmente as dores de cabe a ou cefaleias quando consideradas fortes e persistentes, impedem em certas ocasi5es, as pessoas de levarem uma vida normal de trabal$o ou mesmo social. )s dores de cabe a podem ser variadas, desde dor intensa unilateral, em ataques breves que se repetem v&rias vezes no mesmo dia, ou ent(o podem ser constantes durante v&rios dias, semanas ou at meses. :& al!umas pessoas que referem n&useas, en%oos e tambm mau3estar. /utras, quando em pocas de crise, podem apresentar dificuldade em ver a pr.pria luz do dia >fotofobia?. )s causas s(o muito diversas e al!umas at s(o descon$ecidas. Por vezes s(o provocadas por simples resfriados e por sinusite, rinite, pris(o de ventre, doen as infeciosas, otites, altera 5es da tens(o arterial, stress e mesmo cansa o. 'xcessos alimentares, bebidas alco.licas em demasia, assim como a miopia asti!matismo e !laucoma, podem tambm causar cefaleias.

cido /rico / &cido 2rico uma substGncia encontrada em maior ou menor quantidade no corpo $umano e deriva do mau funcionamento do pr.prio or!anismo ou da in!est(o ass0dua de alimentos ricos em prote0nas e tambm do consumo re!ular de bebidas alco.licas. / aumento da sua concentra (o no san!ue acontece pela produ (o excessiva ou ent(o pela dificuldade da sua elimina (o pela urina. ) $iperuricemia provoca a precipita (o de cristais de &cido 2rico no san!ue, resultando muitas vezes num ataque de !ota. ,om o passar do tempo, as articula 5es produzem !raves deforma 5es e a doen a torna3se cr.nica.

Massa'em anti4%ari*es Quando se tem tend4ncia a ter, ou %& se tem varizes, necess&rio ter al!uns cuidados massa%ando as suas pernas com re!ularidade para as aliviar. Podemos utilizar al!uns produtos qu0micos que se vendem no mercado, mas tambm pode utilizar produtos naturais. Para isso basta preparar uma mistura caseira 100% natural da se!uinte forma" 3 #uma ti!ela vai colocar uma col$er de sopa de azeite com + !otas de .leo essencial de cipreste e + de .leo essencial de lim(o. )plicar essa mistura nas pernas come ando a massa%ar o tornozelo e ir subindo at ao %oel$o.

Melhorar o rosto Quando se est& um pouco cansada e se nota na pele do rosto, podemos disfar ar o aspeto, preparando uma mistura natural que vai reavivar a sua pele em pouco tempo. Para isso, fa a o se!uinte" #uma ti!ela, coloque sumo de um lim(o, com duas col$eres de ar!ila verde em p., que pode encontrar em farm&cias, ervan&rias, supermercados ou lo%as especializadas. 7isture e coloque um pouco no microondas at a mistura ficar morna. )plicar sobre o rosto todo, evitando o contorno dos ol$os e deixar atuar 1+ minutos. Qetirar com &!ua morna e de se!uida aplicar o seu creme $idratante $abitual como sempre faz. ) pele do seu rosto vai estar bonita e reavivada.

2li%iar a caspa Quando se tem al!uma caspa, podemos atenuar com al!uns produtos que existem ; venda no mercado, mas tambm pode fazer isso de forma natural, em casa. Para isso basta fazer o se!uinte" ,oloque um litro de &!ua num recipiente, adicione 100 !r de fol$as de buxo e deixar macerar durante B semanas. Depois das B semanas, coe a mistura e aplique no couro cabeludo todas as noites, massa%ando com a ponta dos dedos. <azer essa aplica (o durante uns dias e a caspa desaparece. 'sta solu (o ideal.

Es#oliante para as mos )s m(os, principalmente quando est& a c$e!ar o frio, requerem cuidados redobrados tanto ao n0vel de esfolia (o como ao n0vel de $idrata (o. 'xistem al!uns produtos ; venda no mercado para fazer esfolia (o, mas pode fazer o seu pr.prio esfoliante caseiro 100% da se!uinte forma" )dquira .leo de am4ndoas doces e flocos de aveia que compra em qualquer supermercado. #uma ti!ela coloque 1 col$er de sopa de aveia com 1 de .leo de am4ndoas doces, misture e coloque nas m(os. Depois, esfre!ue as m(os

suavemente durante uns minutos e passe por &!ua morna. Por fim aplique um creme $idratante.

Eliminar olheiras )contece quando uma pessoa passa uma noite mal dormida ou muito cansada e de man$(, ao acordar, deparamo3nos com as ol$eiras est(o bastante acentuadas. Podemos resolver esse problema rapidamente e de forma muito eficaz, bastando para o efeito pe!ar numa batata e cort&3 la ;s rodelas. De se!uida pe!ue em duas e coloque uma em cima de cada ol$o. Deixe3se estar deitada durante quinze minutos com este tratamento ao rosto e por fim passe por &!ua. Desta forma as ol$eiras v(o atenuar rapidamente e a sua pele ficar& suave e mais clara.

Desodori*ante natural Pode utilizar um desodorizante normal que pode comprar em qualquer supermercado, mas tambm pode utilizar o vina!re de sidra para o substituir. =im, basta todas as man$(s passar por baixo das axilas com a a%uda de um al!od(o um pouco de vina!re de sidra. Pode parecer estran$o ao in0cio por ter um c$eiro intenso, mas depois desaparece rapidamente. / vina!re de sidra atua de forma eficaz como desodorizante natural e fica prote!ida durante para v&rias $oras, alm de que n(o pre%udica a pele, poupando din$eiro.

5arinha de a%eia para a pele Para ter uma pele bonita e fresca, pode utilizar al!uns produtos que se vendem no mercado, mas tambm pode fazer um produto 100% natural, que confere ; pele um aspeto luminoso e saud&vel, bastando para isso fazer o se!uinte" ,oloque numa ti!ela um pouco de farin$a de aveia, uma !ema de ovo, um pouco de &!ua morna e misture at ficar uma pasta. De se!uida, aplique no rosto e deixe durante meia $ora. Depois, passe por &!ua morna para retirar a pasta e por 2ltimo, lave bem o rosto com &!ua fria.

6n#lamao da 'ar'anta )s dores de !ar!anta s(o quase t(o vul!ares como as constipa 5es, visto que muitas inflama 5es na farin!e s(o provocadas pelos pr.prios resfriados. 'm muitos casos, s(o tambm devidas a irrita (o causada pelo excesso de fumo. 9anto na crian a como no adulto, qualquer dor a!uda de !ar!anta, acompan$ada de temperatura, pode si!nificar uma situa (o !rave, pelo que deve consultar quanto antes o mdico. #a maioria das vezes a ami!dalite ou infe (o das am0!dalas, manifesta3se por sintomas como febre alta, que pode durar al!uns dias, v.mitos, dores de cabe a e inflama (o da !ar!anta, de tal forma, que a de!luti (o pode tornar3se dif0cil e dolorosa. #uma situa (o destas, deve consultar3se imediatamente o mdico, porque se as am0!dalas estiverem permanentemente infetadas, podem causar complica 5es !raves, nomeadamente nos rins e cora (o e por outro lado quando est(o demasiado volumosas podem dificultar a respira (o.

Remdio natural para comicho )contece de vez em quando a pessoa ter comic$(o por causa de uma irrita (o, aler!ia ou por qualquer outro motivo. Podemos aplicar al!uns produtos que se encontram ; venda no mercado, uns resultam mel$or do que outros e muitas vezes n(o tem em casa. Pode tambm utilizar um produto natural, caseiro e para isso pode fazer o se!uinte" #uma ti!ela colocar um pouco de bicarbonato de s.dio com um pouco de &!ua at ficar uma massa espessa. Depois de pronta, aplicar essa massa em cima da zona irritada durante uns minutos. Fai notar um al0vio imediato.

$ecar ec*ema Quando se tem eczema necess&rio ser visto e sem d2vida ter um tratamento prescrito por um dermatolo!ista. 7as fora esse tratamentos que o seu dermatolo!ista possa l$e dar para fazer, pode quando tiver assim a pele com feridas mais vivas, existe um remdio eficaz para secar essas feridas.Para isso basta comprar perman!anato de pot&ssio que arran%a em qualquer farm&cia e misturar um pouco na &!ua do ban$o. 7er!ul$ar durante uns 1+ minutos. 'ssa mistura vai a%udar a secar o eczema come ando a ficar escuro.

2li%iar nari* entupido com sal / nariz entupido pode resolver3se com al!uma facilidade de usar uma solu (o salina, com a a%uda de uma serin!a. Para esse efeito deite &!ua num recipiente ; temperatura de -ET e %unte meia col$er de sal de cozin$a. )crescente uma pitada de bicarbonato de s.dio, de forma a suavizar o efeito do sal. Deite o preparado dentro de uma serin!a e coloque a cabe a de lado, deitando de se!uida o l0quido em cada narina. / local ideal para fazer este tratamento no lavat.rio da casa de ban$o para que n(o su%e. Desta forma, se al!um l0quido escorrer, n(o cai para o c$(o. )bra a boca para respirar, evitando a respira (o pelo nariz. =e a solu (o salina escorrer pela boca, basta que cuspa o produto, mas n(o fique preocupada, porque n(o faz mal. Por fim assoe naturalmente o nariz e vai certamente sentir3se mel$or. 'sta uma solu (o natural, f&cil de realizar em casa, sem necessidade de produtos qu0micos.

!ratar 'ar'anta in#lamada Para tratar a !ar!anta inflamada, mal iniciem os primeiros sintomas, n(o deixe passar mais tempo e aque a um pouco de &!ua. 7isture uma col$er bem c$eia de sal !rosso de cozin$a. 7exa para dissolver o m&ximo poss0vel e de se!uida boc$ec$e as am0!dalas, tanto tempo quanto l$e se%a poss0vel. / sal um excelente desinfetante e a%uda a controlar a inflama (o. U noite, antes de se deitar, beba um c$& de lim(o bem quente com * col$eres de sopa de mel. Qepita o tratamento at que a inflama (o desapare a por completo.

Hidratar as mos )s m(os e as un$as s(o diariamente maltratadas, com o frio, sol, produtos qu0micos e n(o s.. 'xistem v&rios $idratantes ; venda no mercado, uns resultam mel$or do que outros, mas pode fazer o seu pr.prio $idratante caseiro, 100% natural da se!uinte forma" ,olocar &!ua morna numa bacia

com .leo essencial de am4ndoas >para * litros de &!ua 1 col$er de c$& de .leo essencial de am4ndoa?. 7er!ul$ar as m(os nessa mistura durante 1+ minutos, secar e de se!uida aplicar um creme $idratante.

2li%iar picada de abelha Quando uma abel$a pica, durante um tempo a dor bastante intensa. :& v&rios produtos que facilmente encontra ; venda nas farm&cias, mas muitas vezes n(o est(o ; m(o. 'xiste uma dica caseira simples e r&pida de realizar. Para aliviar a dor basta fazer a mistura se!uinte" ,olocar uma col$er de caf de bicarbonato de s.dio com um pouco de &!ua morna at ficar uma massa. Passar a mistura em cima da picadela de abel$a e deixe atuar durante al!uns minutos e retirar com &!ua limpa. Fai sentir um alivio imediato.

E"pectorante natural Quando se tem uma bronquite, necess&rio limpar a expectora (o muito bem e o mais poss0vel. 'xistem v&rios xaropes ; venda na farm&cia, mas uns resultam mel$or do que outros. Pode tambm fazer o seu pr.prio xarope caseiro, 100% natural e para tal fa a o se!uinte" #uma ti!ela coloque * dentes de al$o, esma!ue3os, adicione de se!uida * col$eres de sopa de a 2car amarelo, um pouco de &!ua e misture muito bem. De se!uida pon$a essa mistura numa panela a ferver, depois retire do lume, coe e beba esse concentrado.

(impar #erida de #orma normal Quando uma pessoa faz uma ferida pequena e a quer desinfetar, existem v&rios produtos ; venda no mercado para desinfetar uma ferida, mas pode acontecer tambm que quando se corte, n(o ten$a desinfetante ; m(o. Pode ent(o resolver de forma natural e para isso fa a o se!uinte" ,oloque canela em p. em cima da ferida. ) canela, alm de ser um .ptimo desinfetante, tambm um anestesiante e vai prote!er a sua ferida das infe 5es bacterianas. Deixe atuar durante uns 1+ minutos e retire o p. a mais e deixar o resto. Passado umas $oras pode limpar a ferida com &!ua limpa e repetir a aplica (o se necess&rio.

!er pele #irme Quando uma pessoa est& a fazer uma dieta e n(o s., mas tambm a idade provoca al!uma flacidez, necess&rio tratar rapidamente, para n(o ser irremedi&vel. 'xistem v&rios produtos e tratamentos para reafirmar a pele, mas tambm pode fazer o seu pr.prio reafirmante 100% natural. Para isso basta recuperar a borra de caf que normalmente vai para o balde de lixo. ,olocar essa borra dentro de uma meia de lIcra e quando tomar o seu duc$e, passe essa meia com borra pelo corpo todo. 6sso alm de reafirmar a sua pele, tambm um excelente esfoliante.

Retirar manchas do rosto )s manc$as castan$as aparecem no rosto com o avan ar da idade e n(o s., tambm provocado pelo excesso de exposi (o ao sol. 'sse tipo de pele requer muitos cuidados

especiais, redobrados, como m&scaras, $idrata (o e prote (o solar. Pode atenuar essas manc$as com al!uns produtos que existem ; venda no mercado, mas tambm pode atenu&3las com um produto natural da se!uinte forma" <a a um sumo de lim(o e aplique3o todos os dias com a a%uda de um pincel macio. =e a sua pele tiver tend4ncia a ficar manc$ada, evite o excesso de exposi (o ao sol, use e abuse do protetor solar, mesmo de inverno.

2li%iar dor de dente Para aliviar uma dor de dente, que aparece espontaneamente e n(o temos consulta imediata, pode resolver de forma caseira, 100% natural, para isso basta fazer da se!uinte forma" 6n!redientes V &!ua e B cravos3 da3 0ndia. Pon$a +00 ml de &!ua a ferver, depois retire do lume e adicione B cravos3 da3 0ndia em infus(o durante 1+ minutos. Depois, coar e desinfetar a sua boca com essa mistura. / cravo3 da3 0ndia tem propriedades anestsicas o que vai aliviar bastante a sua dor de dente at ir a seu dentista. 7leo essencial de limo

)s virtudes principais do .leo essencial de lim(o, s(o sem d2vida as a 5es e propriedades anti3sptica. 'xcelente cicatrizante e anti3inflamat.ria. 1 apreciado nomeadamente em massa!ens quando $& crises de reumatismo, artrites, c(ibras e tendinites. 9em poderes depurativos, diurticos e di!estivos. 'ste .leo essencial tambm tem virtudes de ser um .ptimo drenante e descon!estionante. 1 utilizado para pessoas que t4m problemas de circula (o no san!ue. Utilizado em cosmtica, tem propriedade adstrin!ente e tonificante para lutar contra o acne, nas peles com tend4ncia a oleosas, utilizado tambm para tratamento de verru!as e un$as fr&!eis.

Como #a*er depilao Quando uma pessoa faz depila (o com lGmina, necess&rio antes e lo!o a se!uir, aliviar a pele, para que esta n(o fique irritada. Podemos fazer um tratamento antes de passar a lGmina da se!uinte forma" ,oloque um pouco de fcula de mil$o na m(o e passe na zona que vai depilar. ) se!uir, pode iniciar a sua depila (o normalmente e depois da depila (o aplique um creme. 'ste mtodo de todos o mais r&pido, mas o que mais se deve evitar, porque n(o arranca o p4lo.

8nha bonita :& alturas do ano, em que as un$as ficam mais fracas, pelo facto de se usar a &!ua muito quente, produtos qu0micos ou outra coisa qualquer que danifique as un$as. Pode resolver esse problema de forma muito eficaz e 100% natural, bastando para isso fazer o se!uinte" #uma ti!ela coloque sumo de um lim(o com al!umas !otas de .leo essencial de ar!an e misture. Depois, mer!ul$e a ponta dos dedos dentro dessa mistura durante *0 minutos, passe por &!ua fria e deixe secar. )plique um creme nas m(os e un$as e renove essa aplica (o * vezes por semana, at que as suas un$as fiquem fortes e bonitas.

9erni* de 'el

Quem decide colocar verniz de !el >mais con$ecido por !elin$o?,

convm antes de tudo arran%ar e preparar as un$as muito bem, prontas a receber o verniz de !el. Depois da un$a estar pronta, aplicado um prim&rio para limpar a un$a que retirado passado uns minutos. De se!uida, aplicada a primeira camada de verniz de !el e por fim as un$as s(o colocadas numa m&quina pr.pria para seca!em. Depois, aplicada a se!unda camada, para novamente passar para a seca!em. ) terceira camada de verniz transparente, passada i!ualmente na m&quina de seca!em. Por ultimo aplicado um .leo protetor, limpo e polido com um al!od(o pr.prio. ) un$a est& pronta e a!uenta 1+ dias a - semanas. / verniz de !el fica durante esse tempo todo com bril$o, sem riscos e as un$as est(o sempre bonitas e perfeitas.

3arope de cenoura 6n!redientes" @ cenouras, a 2car amarelo. Ravar e cortar as rodelas as cenouras, depois pe!ue num recipiente e coloque uma camada de cenoura, outra de a 2car amarelo e renovar at enc$er o recipiente a meio ou fazer isso at acabar a cenoura e deixar macerar * dias ao ar livre. Depois coar e recupere a mistura, a!ora coloque essa mistura num frasco de vidro que pode conservar no fri!orifico durante al!uns dias. 'sse xarope ideal para combater a !ripe ou tosse. 9ome uma col$er de sobremesa. Ema'recer depois das #estas Durante as festas, as comidas levam muito sal e !orduras e quando se vai para cima da balan a, a pessoa nota quase sempre um pequeno ou maior aumento de peso. #(o deixe prolon!ar essa situa (o, ten$a lo!o al!uns

cuidados e n(o se acomode com o aumento de peso. Por isso, lo!o a se!uir ;s festas, corte de imediato no sal, beba muita &!ua e alimente3se de forma a comer muitos le!umes. De man$(, lo!o ao levantar, beba um copo de &!ua morna com um pouco de lim(o. Fai ver que ao fim de uma semana %& vai notar diferen a.

Calcular o periodo #rtil =e tiver al!uma dificuldade em en!ravidar, pode tentar calcular o seu per0odo frtil, de forma a facilitar as coisas e tornar mais r&pido o processo, para os casais que querem saber e no fundo para ser mais assertivo. / per0odo frtil da mul$er 1@ dias antes de ser menstruada, mas est& a0 a dificuldade em saber exatamente quando vai acontecer. =e a mul$er tem um ciclo de -0 dias, o per0odo frtil entre o WT dia at ao 1WT dia do ciclo.

Esta'nar san'ue de #erida )contece de vez em quando uma pessoa fazer uma ferida superficial, mas ela n(o p&ra de san!rar. =e san!rar muito e uma pessoa n(o tem &lcool para desinfetar a ferida, basta passar sumo de lim(o em cima e est& o assunto resolvido. 'ste produto natural desinfetante e n(o s., tambm tem o poder de esta!nar o san!ue muito rapidamente. 1 uma forma de resolver pontualmente uma situa (o, quando n(o temos ; m(o um desinfetante como o &lcool, com um produto natural e sem efeitos secund&rios.

2celerar o crescimento do cabelo :& pessoas a quem o cabelo demora mais tempo a crescer do que a outras. Quando uma pessoa quer acelerar o crescimento do cabelo, pode utilizar uma dica

bastante pr&tica que resulta muito bem, bastando para isso fazer o se!uinte" ,ompre .leo essencial de zimbro que encontra em qualquer ervan&ria ou farm&cia e depois basta adicionar um pouco de .leo em cima do couro cabeludo e esfre!ar fazendo movimentos circulares. Pode fazer essa aplica (o uma vez por semana, sem pre%u0zo para o cabelo. )lm de acelerar o crescimento, tambm l$e vai um aspeto bril$ante e saud&vel.

2li%iar dor de l,n'ua ueimada Quando uma pessoa come alimentos muito quentes, queima a l0n!ua, como por exemplo quando se est& a comer sopa ou outro alimento qualquer, muito quente. 6sto provoca al!umas dores e demora um pouco a passar, mas podemos aliviar a situa (o de forma imediata. Pe!ue ent(o num pouco de vin$o branco ou tinto, pois isso n(o faz diferen a e beba um pouco, mantendo o m&ximo de tempo poss0vel na boca. Fai notar a diferen a, pois a dor passa rapidamente, causando um al0vio quase imediato e uma sensa (o de frescura.

Perder al'uns cent,mentros nas ancas e co"as Para perder al!uns cent0metros ; volta das ancas e coxas, pode come ar por ter al!uns cuidados, como fazer um pouco de desporto, nem que se%a s. andar a p. Depois, tambm existe uma dica que a%uda a perder peso de forma natural, sem ter que tomar qu0micos. Para isso prepare esta mistura" #uma ti!ela coloque mel com um pouco de &lcool a W0T. 7isture e passe sobre as ancas e coxas. De se!uida coloque por cima uma pel0cula aderente de cozin$a e deixar estar o m&ximo de tempo poss0vel. Pode aproveitar e fazer a sua !in&stica nessa altura, porque o ob%ectivo mesmo esse, fazer transpirar essas partes do corpo.

Escolher entre per#ume e 'ua de col&nia =e estiver muito indeciso sobre a escol$a, entre um perfume e &!ua de col.nia, saiba que o perfume mais t.xico do que a &!ua de col.nia. ) &!ua de col.nia acaba por ser mel$or para a sua pele e n(o s., tambm para o ambiente. / perfume muito mais concentrado, o que o torna mais forte, e as substGncias que entram na sua composi (o, afetam mais o nosso ambiente e a nossa pele. Por isso n(o pense muito e opte por comprar uma &!ua de col.nia.

!ra%ar diarreia Quando uma crian a tem diarreia, convm rea!ir rapidamente, mas de forma natural. Para isso fa a o se!uinte" ,oza arroz em bastante &!ua, recupere a &!ua onde o cozin$ou e fa a a crian a beb43la. Depois, pode preparar para o %antar o arroz branco. =e n(o tiver arroz pode fazer isso tambm com cenouras. Deve ainda $aver cuidado com as refei 5es se!uintes e fazer uma dieta ; base de cozidos e !rel$ados. Pode dar3l$e tambm para comer banana madura e muito importante tambm beber bastante &!ua para n(o desidratar. Deve evitar dar3l$e latic0nios e alimentos consistentes em !orduras. #ormalmente fica resolvido em *@ $oras, mas se n(o desaparecer, deve consultar o mdico.

Moti%ar4se para ema'recer Quando se inicia uma dieta, porque en!ordou uns quilos e quer recuperar o corpo que tin$a antes, muito complicado e muitas vezes n(o resiste e acaba por ir ao fri!or0fico e comer. 'xiste uma dica muito simples para resolver esse problema, bastando para isso fazer o se!uinte" ,oloque uma foto!rafia sua, que !oste, com uns quilos a menos, na porta do seu fri!or0fico. )ssim, de cada vez que se lembrar de comida, vai3se deparar com a foto e isso vai fazer com que desista de comer nessa

$ora.

8nha bonita Para ter umas un$as bonitas necess&rio ter al!uns cuidados com os c$oques provocados pelos produtos qu0micos, produtos cosmticos de fraca qualidade, bricola!e, limpeza, &!ua muito quente, etc. ,onvm prote!43las o mais poss0vel com a utiliza (o de luvas. ,onvm tambm tratar das un$as * vezes por semana, limando sempre que se%a necess&rio, com limas de cartolina, porque as met&licas s(o muito a!ressivas. Deve nutri3las com um creme de qualidade e colocar um bom verniz. #(o coloque verniz um a se!uir ao outro. Deixe respirar as sua un$as durante pelo menos * $oras. / ideal fazer um ban$o ;s suas un$as com azeite quente, misturando sumo de lim(o. De se!uida mer!ul$e as suas un$as durante 1+ minutos. Por fim retire, limpe com um pano e termine massa%ando as un$as. =e fizer isso com re!ularidade as suas un$as v(o ficar muito bonitas e saud&veis.

2li%iar tosse rpido Quando se est& com tosse, bastante incomodativo e des!astante. Pode tomar v&rios xaropes ; venda em farm&cia, embora uns funcionem mel$or do que outros. Pode tambm resolver esse problema de forma natural, para isso basta fazer o se!uinte" Pe!ue numa ti!ela pequena e coloque uma col$er de sopa de mel. )dicione umas !otas de sumo de lim(o, misture e tome esse preparado. Qepita a toma todas as vezes que tiver um ataque de tosse ou pode mesmo repetir o tratamento diariamente at que a constipa (o desapare a de vez.

E%itar dentes amarelos /s dentes amarelos sempre uma situa (o muito complicada porque a pessoa pode ficar com complexos, mas sem necessidade porque $o%e em dia tem v&rias solu 5es para isso. Pode utilizar produtos que se vendem em farm&cias, supermercados ou at pode usar novos mtodos que utilizam os dentistas. 'xiste tambm solu 5es que pode fazer em casa de forma natural e a baixo custo. Para isso fa a o se!uinte" 'sfre!ar fol$as frescas de s&lvia sobre os dentes uma vez por semana e ver& resultados surpreendentes.

Eliminar clulas mortas / p. de aveia um .ptimo a!ente de limpeza do rosto, 100% natural como substituto do sabonete. Para fazer essa mistura fa a o se!uinte" ,oloque numa ti!ela, @ col$eres de sopa de aveia em p. com @ de leite quente e misture at ficar uma pasta. Depois dessa pasta pronta, aplique na pele do seu rosto com a a%uda dos seu dedos em movimentos circulares e deixe atuar durante 10 minutos. Ravar com &!ua morna e aplicar o seu creme $idratante como sempre faz. 'sta solu (o .ptima e muito eficaz para eliminar as clulas mortas da pele e tambm para limpar os poros.

Pre%enir estrias

Quando uma mul$er perde peso ou esta !r&vida, tem que pensar nas

eventuais estrias que podem vir a sur!ir, de forma a que possa prevenir esse problema. 'xistem v&rios produtos ; venda para atenuar esse efeito, mas pode tambm evitar que as estrias apare am de forma natural. Para tal proceda da se!uinte forma" Procure numa ervan&ria ou lo%a especializada, o .leo ve!etal de rosas. Passe o .leo de rosas nas zonas sens0veis e su%eitas a estrias como a barri!a, as n&de!as e coxas e %unto das axilas.

!er unhas brancas e bonitas )s un$as podem ficar amareladas muitas vezes devido ao verniz que se coloca sem as deixar respirar. Para isso n(o acontecer pode resolve da se!uinte forma" Qetire o verniz das un$as, deixe3as respirar durante * $oras no m0nimo e depois esfre!ue3as com a a%uda de uma escova com pasta dos dentes. Passar por &!ua, deixar secar muito bem e pode colocar outra vez o verniz novamente. )s suas un$as v(o ficar brancas e bril$antes. =e n(o costuma ir ; esteticista tratar das un$as, pode utilizar este mtodo re!ularmente em casa.

+ene#,cios da al#ace ) alface um ve!etal muito utilizado na mesa dos portu!ueses e um pouco por todo o mundo. 7uitos a con$ecem, mas poucos sabem o potencial que ela tem para a sa2de. De salientar que um ve!etal muito 2til para tratamentos de beleza, pois quando aplicada com uma compressa ; volta dos ol$os, relaxa e reduz consideravelmente as ol$eiras. 9em tambm poder relaxante contra as ins.nias, a!indo como um verdadeiro sedativo. 9em poder calmante, cicatrizante e desintoxicante, quando usado sob a forma de c$& com as fol$as e os caules. Como perder a barri'a ) inesttica barri!a incomoda muito as pessoas, mas s(o as sen$oras quem mais sofre com este problema. Para a%udar a perder a barri!a, tem que se ensinar a si pr.pria, comendo re!ularmente e pouco de cada vez. 6n!ira

alimentos saud&veis, optando pelo consumo de le!umes, fruta variada e verduras. Descarte da alimenta (o !orduras, refri!erantes e doces. ,oma alimentos ricos em fibras insol2veis, como p(o inte!ral, cereais e outros que a%udam a re!ular o intestino. Aeba &!ua, pelo menos 1,+ l por dia e evite alimentos processados e muito sal!ados. <a a exerc0cio f0sico re!ular, pelo menos durante - dias por semana, se n(o o puder fazer diariamente. ) camin$ada um exerc0cio pr&tico, n(o necessita de !in&sio para o praticar e sem mar!em de d2vidas um dos mais saud&veis, quando praticado ao ar livre.

Curar tosse com "arope de alho / xarope de al$o muito funcional para aliviar a tosse. Para preparar este xarope proceda do se!uinte modo" ,oloque ao lume *00 ml de &!ua com *00 ! de a 2car e deixe ferver bem at formar borbul$as. De se!uida deite 100 !ramas de al$o descascado e esma!ado. Deixe ferver mais cinco minutos e desli!ue o fo!(o. Por fim coe, deixe arrefecer e !uarde num frasco de boca lar!a. 6dentifique o frasco e !uarde. Fai3l$e ser muito 2til para aliviar a tosse, sem ter de recorrer a produtos qu0micos.

2brilhantar os cabelos Quando se tem os cabelos ba os por v&rias raz5es, existem al!umas solu 5es espec0ficas que se vendem em supermercados ou farm&cias, para resolver esse tipo de problema, mas uns funcionam mel$or do que e outros. 'xiste tambm um remdio caseiro 100% natural, para isso fa a o se!uinte" #uma ti!ela coloque uma !ema de ovo com uma col$er de sopa de azeite, misture e coloque nos seus cabelos. ,onserve durante seis $oras, pode fazer isso ; noite, colocando a mistura e tape com uma toal$a e bonet de duc$e por cima para n(o manc$ar os len .is.

8tili*ar sementes de papaia Pode pensar que as sementes da papaia s(o inutiliz&veis e deita3as no balde do lixo. 'nt(o, saiba que as sementes da papaia podem ser utilizadas da se!uinte forma" Pon$a as sementes em cima de um papel de cozin$a previamente lavadas, a secar. Depois de secas, triture3 as at ficarem em p. e utilize3o para temperar a comida. 'stas sementes s(o uma del0cia para temperar carnes, pois t4m um !osto bastante apimentado e d(o um toque especial ; comida. Para pris(o de ventre, uma col$er de c$& destas sementes a%udam o bom funcionamento intestinal.

Cosmtico natural Para fazer um cosmtico natural para a pele do nosso rosto, basta misturar numa ti!ela, * col$eres de sopa de flocos de aveia com uma de io!urte natural. )ntes de aplicar esta mistura no rosto, coloque um pouco de leite com a a%uda de um al!od(o para limpar a pele e depois aplique a mistura, massa%ando com movimentos circulares durante al!uns minutos. Passar por &!ua morna e aplicar o seu creme $abitual como sempre faz. =e fizer este tratamento re!ularmente, a pele fica luminosa e saud&vel. Mscara de bele*a para o rosto De vez em quando a sua pele de rosto necessita de uma m&scara. Para fazer a m&scara de beleza para o rosto, fa a o se!uinte" #a trituradora, triture um pepino e recupere a polpa. #uma ti!ela coloque a polpa de pepino,

adicione * col$eres de sopa de io!urte natural, misture e aplique no rosto durante 1+ minutos. Qetire com &!ua morna e aplique o seu creme $abitual para $idratar. ) sua pele vai ficar mais $idratada do que nunca.

(impar o or'anismo Depois de um almo o ou %antar de festa, como #atal, passa!em de ano, casamento ou outro qualquer, uma pessoa fica sempre um pouco enfartada e necess&rio estimular o sistema di!estivo para entrar tudo dentro do normal. Para isso fa a o se!uinte" Prepare um sumo com cenoura, aipo e salsa que l$e vai permitir estimular o sistema di!estivo. ,oloque na centrifu!adadora * cenouras, 1 bocado de aipo, salsa e beba o sumo de man$( em %e%um. =aiba que a cenoura a%uda a limpar o f0!ado, o aipo um diurtico e a salsa a%uda as vias intestinais.

$e #uma tome %itamina ) vitamina , sempre recomend&vel em todas as ocasi5es, mas se for fumador ou fumadora, ainda mais aconsel$&vel, para que a sua pele n(o se ressinta tanto. Para a%udar a restabelecer a pele n(o se esque a dos citrinos, como a laran%a e o lim(o. Pode tambm uma vez por dia, fazer sumo de CiXi, tomate e inclusiv de moran!o. ,omece o seu dia sempre que poss0vel com um sumo acabado de espremer. / ideal ser& faz43lo na $ora, para que n(o perca propriedades e para que manten$a o sabor !enu0no da fruta.

Ch de p de cereja para eliminar to"inas ,omer cere%as e aproveitar os ps uma ideia fant&stica, pois acaba por ser um dois em um. 'ste c$& muito 2til para o tratamento de infe 5es urin&rias, essencialmente para as sen$oras que s(o muito ac$acadas a este tipo de situa (o. /s ps de cere%a devem ser bem secos ; sombra e depois utilizados em infus(o. Para preparar um c$& antiinfeccioso, deve %untar3se ao c$& de ps de cere%a um pouco de barbas de mil$o para potenciar o efeito.

Dentes brancos Para ter uns dentes brancos ou para os manter com aspeto saud&vel, o p. de tomil$o ou de fol$as de s&lvia, que se obtm triturando fol$as secas, limpa3os eficazmente, alm de que tambm l$e desinfeta a boca. Pon$a na escova de dentes um pouco de p. de tomil$o ou de s&lvia e lave normalmente. #a falta destes, lave com sal fino, que branqueia os dentes e fortalece as !en!ivas, mas acima de tudo n(o se esque a de que fundamental lavar os dentes depois das refei 5es. =e usar o sal fino, importante que passe bem a boca por &!ua.

!ratar pernas inchadas Depois de um dia de trabal$o, principalmente para quem trabal$a o dia inteiro de p, ao fim do dia as pessoas ficam com as pernas cansadas e inc$adas. 'xiste uma dica para resolver esse tipo de problema, bastando para isso fazer o se!uinte" ,oloque uma bacia com &!ua bem fria e deite dentro + aspirinas efervescentes. =ente3se, meta os ps dentro da bacia e deixe estar assim durante *0 minutos. Fai ver que se vai sentir muito mais aliviada e as pernas ficar(o mais relaxadas tambm..

!irar cheiros do #ri'or,#ico / fri!or0fico daqueles locais onde deve $aver muito cuidado com a $i!iene. ) mistura de v&rios produtos, se n(o forem bem prote!idos, podem provocar c$eiros muito intensos e dif0ceis de eliminar. Deve3se acondicionar bem o quei%o, o peixe, a carne e outros que facilmente transmitam c$eiros e deve re!ularmente inspecionar3se os alimentos para ver se tudo est& em ordem. =e aconteceu um descuido e o fri!or0fico apan$ou c$eiro, experimente limp&3lo com bicarbonato de s.dio dilu0do em &!ua. =eque3o bem com um pano seco e vai ver como os c$eiros desaparecem.

Eliminar caspa =e tem o cabelo oleoso, com muita caspa e %& experimentou tudo para a eliminar, saiba que existe uma dica para resolver esse problema com relativa facilidade. Para isso fa a o se!uinte" Quando lavar a cabe a, deite na &!ua da 2ltima passa!em, duas col$eres de c$& de bicarbonato de s.dio. Pouco a pouco a caspa ir& desaparecendo e o seu cabelo ficar& macio e bril$ante. )lm disso, com esta dica, o cabelo vai manter3se limpo durante mais tempo. Pode repetir este mtodo at que a caspa desapare a por completo.

Cut,cula nunca mais Para que as un$as este%am impec&veis, a pessoa tem que estar sempre a arran%ar e cortar as cut0culas, sen(o elas crescem muito e inesttico. =aiba que quanto mais cortar as cut0culas, mais elas crescem, a!ravando o problema. ) mel$or solu (o para resolver esse problema e nunca mais ter que cortar as cut0culas, afast&3las suavemente das un$as, sempre que lavar as m(os e aplicar vaselina. Por fim fa a uma massa!em nas cut0culas %unto ;s un$as. )s suas m(os n(o v(o parecer as mesmas, parecendo tratadas por uma esteticista.

Pestanas mais cumpridas Quem ten$a as pestanas muito curtas ou finas, pode resolver essa situa (o colocando um r0mel, mas retirando o r0mel elas ficam cada vez mais fracas e finas. 'xiste uma dica para esse problema e para isso fa a o se!uinte" U noite depois da limpeza da pele, aplique com a a%uda de uma escova de dentes um pouco de vaselina nas pestanas. Deixe actuar a noite toda, porque alm de fortalecer as pestanas, elas v(o ficar menos ac$atadas e mais cerradas. De man$( quando pintar as pestanas vai ficar surpreendida com o resultado.

2cabar com papos debai"o dos olhos /s papos que aparecem debaixo dos ol$os, d(o ao seu rosto um aspeto de cansa o que s. a desfavorece, parecendo apresentar mais idade. 'xiste uma dica simples para fazer em casa, 100% natural da se!uinte forma" Pe!ue numa batata, corte ;s rodelas e aplique sobre os papos durante meia $ora. Depois retire e passe por &!ua. Pode fazer essa aplica (o - vezes por semana, se os seus papos forem $abituais. =e forem ocasionais fa a isso s. quando aparecerem os papos. Qepita sempre que necess&rio.

Ch de limo e mel para 'ripe ) !ripe quando aparece, deixa a pessoa num estado lastim&vel, sem for as e quase sempre com muito frio. Para a%udar a lutar contra a !ripe, tome ; noite ao deitar um c$& bem quente, feito com meio lim(o cortado aos bocados com casca, * paus de canela e um peda o de !en!ibre. Deixe ferver durante cinco minutos, desli!ue o fo!(o e adoce com * col$eres de sopa de mel. Aeba bem quente, tape3se e vai dormir bem mel$or, de certeza. =e no dia se!uinte ainda se sentir em baixo, volte a repetir a receita.

Eliminar a caspa ) caspa no cabelo uma situa (o muito incomodativa, principalmente para quem !osta de usar roupa escura, porque se nota com mais facilidade. :& uma solu (o muito simples para resolver esse problema. Para isso fa a o se!uinte" ,oloque uma aspirina efervescente num copo com &!ua e depois de estar dissolvida, deite em cima do cabelo e deixe repousar um pouco. Rave de se!uida o seu cabelo normalmente com o seu s$ampoo $abitual. 1 uma dica simples, econ.mica e muito funcional, alm de que n(o pre%udica o couro cabeludo nem os fios do cabelo.

2li%iar dor no est:ma'o Pode acontecer de vez em quando ter uma dor de est8ma!o o que muito desa!rad&vel. Podemos tomar qualquer coisa que pode comprar em farm&cia, mas pode tambm, em vez de tomar qu0micos, resolver isso de forma natural. Para tal fa a o se!uinte" Pe!ue num cravo da Sndia e masti!ue o m&ximo de tempo que l$e for poss0vel. Fai ver que a sua dor de est8ma!o vai desaparecer e inclusiv isso serve tambm para eliminar o mau $&lito. 1 ainda um excelente desinfetante e a%uda em di!est5es dif0ceis.

Eliminar a caspa com produto natural ) caspa uma aborrecimento e faz com que por vezes fiquemos inse!uros. Quando usamos roupa escura, a caspa nota3se muito e provoca uma sensa (o de mau estar e constran!imento constante. Para eliminar a caspa de forma natural, a baixo pre o e sem efeitos adversos, experimente esfre!ar o couro cabeludo com vina!re de vin$o branco. Deixe atuar durante breves minutos, para erradicar as bactrias e lave naturalmente como o costume. Qepita esta opera (o at que a caspa desapare a, o que n(o vai demorar, certamente.

Complementar o re'ime Quando se est& a fazer uma dieta, $& necessidade de ter al!uns cuidados com o corpo e com a pele que tambm fica mais fl&cida. Pode complementar essa dieta com uma dica para a%udar a manter o seu corpo em forma. Para isso fa a o se!uinte" 9ome um ban$o de &!ua quente com uma mal!a de sal !rosso > durante mais ou menos 1+ minutos?. Depois massa%ar o corpo todo com azeite em movimentos circulares. 6nsistir nas zonas onde sente mais !ordura e flacidez. <azer isto com re!ularidade, pelo menos 1 vez por semana.

Manter as cut,culas das unhas Para manter as cut0culas das un$as, n(o se podem cortar. 'xiste uma dica para manter as cut0culas sempre bonitas sem ter que as cortar, para isso basta fazer o se!uinte" Deve, duas vezes por semana, com a a%uda de um cotonete embebido em azeite morno, empurrar as cut0culas para tr&s. Fai ver que as suas v(o ficar bonitas e bem tratadas e sem necessitar de cortar as cut0culas. Pode ainda fazer outro produto caseiro, muito funcional para as cut0culas, colocando ao lume em ban$o maria 1 col$er de sobremesa de azeite com B cravos3da30ndia, durante 1+ minutos. Depois, passe nas cut0culas e deixe estar durante 1+ minutos.

2li%iar um entorse Quando uma pessoa se ma!oa, pode comprar um produto qualquer para aliviar esse problema. =e n(o tiver nada ; m(o, n(o fique sem fazer nada, pois pode resolver isso de forma simples e natural. Para isso fa a o se!uinte" ,oloque !elo em cima da zona afetada durante *0 minutos e retirar. De se!uida coloque um pano embebido em vina!re branco por cima e se!ure o pano com um filme pl&stico alimentar. Deixe estar durante uma $ora e repita a aplica (o as vezes que forem necess&rias at que atenue a dor. =e n(o aliviar v& ao $ospital, porque pode necessitar de al!o mais.

Ps diabeticos Quando se diabtico, necess&rio ter al!uns cuidados com os ps. Rave os seus ps sempre com &!ua morna e sab(o rosa e compre sapatos confort&veis, que n(o ma!oem os ps. Quando decidir arran%ar as un$as n(o convm lim&3las com ob%etos met&licos e n(o deve usar nada que possa ma!oar os seus ps. 'vite tambm andar descal a, para n(o $aver riscos de se cortar ou esfolar os ps. 7udar todos os dia de meias e de prefer4ncia usar sempre que puder, meias de al!od(o.

2li%iar crise de asma Quando se tem problemas de asma, pode acontecer ter de vez em quando uma crise. =e por acaso isso acontecer, em primeiro lu!ar tem que tomar a sua medica (o adequada, receitada pelo seu mdico. Depois pode aliviar rapidamente essa crise, da se!uinte forma" Aeba um copo de coca cola, pois a coca cola a%uda a dilatar os br8nquios e como tal tem propriedades que a%udam a aliviar os sintomas. #ormalmente esta receita bastante funcional, mas se por acaso os sintomas persistirem, n(o $esite e consulte o seu mdico.

Combater odores a transpirao Quando uma pessoa tem transpira (o com odor um pouco forte e %& experimentou uma srie de desodorizantes, com poucos resultados, saiba que pode resolver esse problema de forma natural do se!uinte modo" Para as axilas, misturar bicarbonato de s.dio em &!ua >um copo de &!ua para 1 col$er de caf de bicarbonato? e passar a mistura nas axilas. Para os ps fazer exatamente a mesma mistura, mas com uma diferen a, espal$ar tambm um pouco de bicarbonato de s.dio dentro dos sapatos lo!o que os compre.

!ratar m circulao na perna Quando se tem m& circula (o de san!ue e l$e provoque al!um inc.modo ou dores, pode tratar esse tipo de problema de forma natural com uma planta que encontra com facilidade. Para isso fa a o se!uinte" Pe!ue em al!umas fol$as de $era, que vai desfazer com as m(os e deite num pouco de &!ua >s. para elas estarem mol$adas?. )plique de se!uida nas pernas, esfre!ando deva!ar. =e!ure essa aplica (o com a a%uda de uma li!adura durante 1 $ora. Pode fazer este tratamento sempre que se%a necess&rio. 'sta planta trepadeira aparece vul!armente em muros ou paredes. 2li%iar tosse de #orma natural Quando se est& com tosse , podem comprar3se v&rios produtos que existem ; venda nas farm&cias, mas tambm pode aliviar essa irrita (o de forma natural. Para isso fa a o se!uinte" ,oloque &!ua a ferver numa panela >mais ao menos +00 ml? com * cebolas previamente descascadas e

lavadas, acrescentando um ramo de tomil$o e uma col$er de sopa de a 2car amarelo. Deixe cozer em lume brando durante 1 $ora, espere que arrefe a e coe. Aeba esse xarope - vezes ao dia e vai sentir3se mel$or certamente.

2li%iar dor de cabea com %ina're de sidra Quando se tem uma dor de cabe a, $& v&rios produtos que se vendem em farm&cia para aliviar essa situa (o, mas tambm pode alivi&3la de forma natural, do se!uinte modo" ,oloque numa panela, uma ta a de vina!re de cidra com 1 ta a de &!ua e aque a essa mistura at come ar a ferver. Qetire do lume e fa a uma inala (o durante + minutos e deite3se lo!o de se!uida. Qenove a inala (o se necess&rio e a dor de cabe a rapidamente vai desaparecer. =empre que tal aconte a, pode usar este mtodo, porque n(o tem contraindica 5es.

2tenuar dores musculares Quando uma pessoa exa!era um pouco com os esfor os, claro que no dia se!uinte mal se mexe com dores musculares. :& uma solu (o muito simples para resolver esse tipo de situa (o sem ter que recorrer a cremes de farm&cias. Pode optar por um tratamento natural para atenuar as dores .Para isso fa a o se!uinte" ,olocar a!uardente sobre os m2sculos, massa%ando at que esta se%a completamente absorvida. Qepetir v&rias vezes ao dia. 'ste tratamento era muito usado no tempo das nossas av.s, mas a verdade que resultava. 'ste mtodo funciona tambm para dores provocadas por c(ibras. #(o utilizar nas crian as.

Remdio com mel para tosse ,om o 6nverno ; porta, as constipa 5es e !ripes s(o muito comuns. Para a%udar a resolver este tipo de situa (o e evitar faltas ; escola ou empre!o comece por preparar o or!anismo para esta esta (o. )o pequeno almo o comece por substituir as !eleias, mantei!as, ou quei%os por uma boa fatia de mel de abel$as com p(o. =e a tosse %& se instalou ent(o fa a uma mistura de 1 col$er de sopa de mel de abel$as morno com 1 col$er de c$& de canela em p.. 9ome este remdio natural durante tr4s dias e vai sentir3 se muito mel$or. ) tosse aborrecida e ent(o nas crian as mesmo um !rande problema,sobretudo durante o inverno. Uma pequena constipa (o e l& aparece a tosse que teima em persistir. Para n(o come ar lo!o com medicamentos para aliviar este problema, tente dar ; sua crian a 1 col$er de sopa de mel antes de deitar. / mel tem um poder calmante para a tosse irritativa e se!undo investi!adores da universidade de PennsIlvGnia, um excelente medicamento natural no combate aos micr.bios, atuando como antioxidante.

2li%iar nuseas Para aliviar as n&useas de forma natural e rapidamente, fa a o se!uinte" #uma panela deite *+0 ml de &!ua a ferver. Depois de ferver desli!ue o lume e coloque *0 !r de ra0z de !en!ibre durante um quarto de $ora. ,oar e beber uma ta a desse c$& - vezes ao dia. =e tiver entretanto muitas n&useas ent(o a0 pode aumentar a dose e pode beber na altura em que este%a mal disposta. Fai ver que vai ficar aliviada. 'ste c$& tambm pode servir para quem ten$a muita tosse, a%uda a acalm&3la.

2li%iar olhos %ermelhos Quando as pessoas t4m aler!ias provocadas pelo p.len, por animais, ou mesmo pelo p., acontece por vezes os ol$os ficarem vermel$os e irritados. 'xiste uma forma natural para aliviar os sintomas e para tal fa a o se!uinte" Pe!ue numa panela com &!ua a ferver e coloque dentro duas saquetas de c$& preto, durante um minuto. Qetire e deixe arrefecer. ,oloque as saquetas de c$& em cima dos ol$os e deixar estar um bom bocado. Fer& como se sente mel$or e os ol$os come am lentamente a voltar ao seu aspeto normal.

+ebida contra o #rio Quando est& muito frio no exterior, podemos preparar uma bebida, de forma a suportar mel$or as baixas temperaturas. Para lutar contra o frio fa a o se!uinte" Deite numa panela, um copo de Qum, dois copos de &!ua e aque a. De se!uida adicione um pouco de tomil$o e canela. Deixar ferver durante cinco minutos, coe e por fim antes de beber, coloque sumo de um lim(o e uma col$er de sopa de mel. #(o acrescente o mel enquanto a bebida est& ao lume porque perde al!umas propriedades.Aeber esta mistura bem quente.

)ari* entupido Quando se tem o nariz entupido, muito dif0cil adormecer porque temos muita dificuldade em respirar e causa um imenso mau estar. 'xiste uma solu (o muito simples para acabar com este problema. ,orte uma cebola ao meio e coloque num prato que depois vai deixar em cima da mesa de cabeceira. )ssim, durante a noite vai respirar o c$eiro da cebola e vai fazer com que o seu nariz fique desentupido. De man$(, quando acordar vai sentir um al0vio enormeH 1 uma dica eficaz e evita assim usar produtos qu0micos.

Re'enerar pele cansada Quando a pele do rosto e do pesco o est(o cansadas e perderam o bril$o, necess&rio fazer qualquer coisa para atenuar este problema. Para isso $& uma dica muito simples para fazer e de forma natural, sem !randes custos. Pe!ue numa ti!ela e coloque l& os se!uintes in!redientes" =alsa previamente esma!ada e misture - col$eres de sopa de Io!urte natural. ,oloque essa pasta no rosto, sem esquecer o pesco o, durante meia $ora e passe de se!uida por &!ua fresca. ) sua pele vai ficar completamente restabelecida.

Ch para o rosto 'm certas alturas do ano, a nossa pele do rosto est& menos bril$ante e os ol$os um pouco inc$ados. Pode utilizar v&rios produtos que est(o ; venda em qualquer farm&cia ou supermercado, mas tambm pode fazer isso de forma natural e a baixo custo. Pode utilizar as saquetas de c$& %& usadas para colocar em cima do seu rosto ainda mol$ados. / c$& um .ptimo descon!estionante e a sua pele fica mais sedosa, bonita e bril$ante. )proveite fazer este tratamento ap.s a prepara (o do c$&, bastando que o deixe arrefecer.

2limentar as plantas de interior Quando se quer ter plantas de interior bonitas, necess&rio ter al!uns cuidados em aliment&3las bem, pelo menos uma vez por m4s. 'xiste uma dica muito simples para alimentar as suas plantas, bastando para isso fazer o se!uinte" ,oloque em *+0 ml de &!ua, uma saqueta de aspirina e mexa muito bem at ficar dissolvida. ,oloque essa mistura nas suas plantas de interior e vai notar a diferen a a partir da *Y aplica (o. 'las v(o ficar mais bonitas e com as fol$as mais bril$antes. Diurtico natural

Pode realizar o seu diurtico de forma natural em casa, para isso basta fazer o se!uinte" Pon$a num recipiente !rande, 1 litro de vin$o branco, %unte *00 !r de fol$as frescas de alecrim e misturar. )!ora vai deixar repousar durante uma semana, mexendo de vez em quando >pelo menos uma vez por dia?. Depois coar e pon$a numa !arrafa de vidro para se conservar. Aeber um copo dessa mistura depois de cada refei (o. ) conserva (o dele de no m&ximo @ dias sempre no fri!or0fico.

2li%iar ansiedade 'xistem uma variedade de produtos a venda no mercado para aliviar a ansiedade, mas podemos combat43lo de forma natural, sem ter que estar sempre a recorrer a qu0micos. Para isso fa a o se!uinte" 9ome 1 col$er de sopa de mel todos os dias em %e%um >convm fazer todos os dias? e vai3se sentir muito mel$or passando uns tempos, pois o mel tem propriedades que vai ativar as endorfinas a lutar contra a ansiedade. ,laro que isso s. resulta de fizer isso todos os dias e pelo menos durante - semanas, mas ao fim de uma semana %& se vai sentir bastante aliviada e calma. Pode tambm com o mel, tomar c$& de camomila que um calmante natural.

3arope para dor de 'ar'anta Quando tem dor de !ar!anta, pode tomar v&rios tipos de produtos que existem ; venda nas farm&cias, mas tambm pode fazer o seu pr.prio xarope caseiro, 100% natural da se!uinte forma" #um recipiente coloque @ cenouras previamente lavadas e cortadas ;s rodelas com 100 !r de a 2car. 9apar com uma pel0cula aderente durante - $oras ; temperatura ambiente e a!uardar. Durante essas - $oras vai3se formar um xarope, que vai colocar num copo para beber de se!uida. Fai3se sentir muito mais aliviada da dor de !ar!anta.

Depilar as a"ilas; %irilhas etc Quando uma pessoa tem al!uma pressa em fazer a depila (o utiliza a lGmina para as pernas, axilas e viril$as. 'ssas zonas podem ficar irritadas e ru!osas e n(o deve faz43lo com re!ularidade. =e n(o teve tempo de ir ; esteticista e teve que resolver com a lGmina, para n(o acontecer a irrita (o, $& uma solu (o muito simples e eficaz que consiste em colocar nas zonas a depilar com lGmina, amaciador de cabelo. )ssim elas v(o ficar lisas e sem irrita 5es. #o fim da depila (o aplicar .leo de am4ndoas doces.

Hidratar unhas e mos 7uitas vezes principalmente de inverno, as nossas m(os ficam muito secas e as un$as muito fracas. Para fazer uma boa $idrata (o, basta fazer o se!uinte" Pe!ue numa ti!ela, descasque uma batata e raspe3a para dentro da ti!ela. Depois adicione duas col$eres de sopa de azeite e misture muito bem. ,oloque as m(os dentro da ti!ela durante 1+ minutos e depois esfre!ue3as com essa mistura. De se!uida lavar com &!ua morna. )s suas m(os e un$as v(o ficar $idratadas e bonitas. Dicas para ema'recer )l!umas dicas para a%udar a ema!recer de forma natural, sem ter que tomar nen$um qu0mico nem de forma radical, saiba que" 3 / a 2car seu inimi!o 3 ) comida transformada seu inimi!o 3 )l!uns !l2cidos s(o indispens&veis 3 1 imposs0vel perder !ordura comendo !orduras 3 ) boa !ordura permite perder !ordura >como o salm(o? 3 #(o conte as calorias ao mil0metro 3 ) maior parte das pessoas n(o comem as calorias suficientes 3 #(o comer at ficar c$eia, basta ficar satisfeita 3 Dormir mais meia $ora do que o $abitual 3 )ndar mais meia $ora por dia a p do que o que costuma andar 3 =e tem fome beba um copo de &!ua para en!anar o est8ma!o 'xperimente fazer isso e vai ver que n(o vai necessitar de fazer re!imes radicais ou sacrificar3se.

!osse seca; dica caseira Para aliviar a tosse seca que deveras incomodativa, existe um tratamento caseiro muito eficaz. <a a um xarope com - cenoura raladas e %unte um copo de &!ua. )dicione meio copo de mel de abel$as e leve ao lume durante 1+ minutos. 9ome este preparado v&rias vezes ao dia e ver& como a tosse vai aliviar. 'ste medicamento caseiro, 100% natural bastante eficiente para combater a tosse seca de forma natural. =e n(o mel$orar em - dias, consulte o seu mdico para ser examinado.

Mscara de o%o para rosto Pode fazer esta m&scara de vez em quando, que muito simples, pelo menos uma vez por m4s para embelezar e dar luminosidade ; pele do seu rosto. Para o efeito, basta fazer simplesmente uma maionese com azeite e !ema de ovo. Aater a clara de ovo e incorporar na maionese. ,olocar essa mistura sobre o rosto sem esquecer a zona do pesco o durante 10 minutos e de se!uida passar por &!ua morna. ) pele do seu rosto vai ficar radiante e c$eia de vidaH

2nti4ru'as caseira Para fazer um anti ru!as natural, nada mais simples do que com os produtos da sua $orta. Para isso fa a o se!uinte" )rranque quatro fol$as de alface, lave3as bem e pon$a de lado. Pe!ue numa fri!ideira e coloque ao lume a aquecer um pouco de azeite. De se!uida deite as quatro fol$as de alface e deixe durante uns 10 minutos em lume brando. Deixe arrefecer um pouco, coloque a mistura no rosto sem esquecer o pesco o e permane a com a mistura durante 1+ minutos. Rave o rosto e %& est&.

Hidratar a pele =e tem a pele seca e tem necessidade de $idratar a sua pele porque o creme que usa n(o c$e!a fa a o se!uinte" #uma ti%ela pon$a um io!urte natural com 1 col$er de sopa de mel e sumo de 1 lim(o. 7isturar tudo muito bem e aplicar essa mistura no rosto sem esquecer o pesco o, durante 10 minutos. Passar por &!ua e colocar de se!uida o seu creme $abitual. Fai ver que no dia se!uinte a sua pele vai esta muito bem $idratada. 9ente fazer isto 1 vez por semana, principalmente de inverno.

Resol%er dente partido Quando se parte um dente, tanto no adulto como na crian a, n(o entre em pGnico. :& uma forma de resolver esse problema que um pouco incomodativo e inesttico principalmente se f8r ; frente. <a a o se!uinte quando isso acontecer, apan$e o bocado de dente que caiu e pon$a o bocado em soro fisiol.!ico ou no leite. 6r de se!uida ao dentista em ur!4ncia com o seu bocado de dente. )ssim, ele vai colar o peda o do dente que partiu e fica impecavelmente bem.

E%itar eletricidade esttica Quando se quer vestir uma pe a de roupa que tem tend4ncia a estar carre!ada de eletricidade est&tica, muito desa!rad&vel essencialmente porque cola ao corpo e alm de n(o ser confort&vel, bastante inesttico tambm. Por vezes temos necessidade de trocar a pe a de roupa em quest(o, mas para isso n(o acontecer fa a o se!uinte" Passe uma toal$ita de beb $2mida pela pe a toda e depois pelo corpo tambm. Fai ver que esse problema fica resolvido, acabando o inc.modo de sentir que atrai tudo ; sua volta.

(impar a placa dentria Quando se usa uma placa dent&ria, necess&rio ser muito vi!ilante e exi!ente com a limpeza da mesma. 'xiste uma dica eficaz e simples,que pode voc4 mesma fazer em casa a baixo custo, em vez de comprar produtos de limpeza de placa dent&ria. Para tal fa a o se!uinte" Deite vina!re branco num copo e coloque a placa dentro, de um dia para o outro. Qetire e passe por &!ua antes de a colocar na boca. / vina!re um excelente desifetante, capaz de $i!ienizar a placa com toda a se!uran a.

Rea#irmar nde'as; barri'a e co"as 'xistem imensas receitas caseiras que prometem ma!n0ficos resultados para reafirmar certas partes do corpo, mas esta dica simples e bastante funcional para reafirmar a sua pele, bastando para tal fazer o se!uinte" <a a caf bem forte e deite num recipiente a quantidade de * ta as de caf c$eias, com 1 ta a de sumo de lim(o e deixe repousar durante * dias. De se!uida, comece por passar pelo corpo e insista nas zonas mais afetadas. <a a este tratamento durante al!um tempo, pelo menos 1 m4s e observe os resultados. 'ste tratamento natural substitui outros de valor econ.mico bem superior e com piores resultados.

Man'a para a cara ) man!a um fruto que tem virtudes para clarear a pele, quando ela come a a ter manc$as devido a idade, excesso de solZ Por isso para a%udar a clarear a pele de forma natural, pode fazer o sua pr.pria m&scara caseira. Para isso fa a o se!uinte" Pe!ue numa centrifu!adora e deite a man!a para obter um sumo de man!a, que fica tipo pur. )plicar na cara e pesco o evitando o contorno dos ol$os, deixar atuar uns 10 minutos e passar por &!ua.

2nti celulite Quando se tem celulite localizada, muito dif0cil retirar e necess&rio fazer tratamentos, aplicar cremes ou outros produtos, que se tornam dispendiosos. Pode fazer um anti3celulite em casa de forma natural e a baixo custo, fa a o se!uinte" Pe!ue num io!urte natural e misture bastante borra de caf, at ficar uma pasta !rossa. )plicar nas zonas afetadas massa%ando com al!uma for a. <a a este tratamento com al!uma re!ularidade >pelo menos * vezes por semana? e vai ver que ao fim de al!um tempo vai notar a diferen a. 2bacate para a pele / abacate tem virtudes anti3ru!as e conse!ue manter a pele macia e nutrida, podendo mesmo atenuar as cicatrizes. Para isso, pe!ue num abacate e amole a3o com as m(o at ficar uma massa. Depois da massa pronta,

aplique na pele durante 10 minutos evitando aplicar no contorno dos ol$os. Passar por &!ua abundante. Qepetir o tratamento natural duas vezes por semana, at atin!ir os resultados esperados. ) pele vai ficar $idratada, com bril$o acentuado, aspeto firme e delicado, sem recorrer a produtos qu0micos, normalmente bastante dispendiosos.

Depilao caseira ,om a correria do dia a dia nem sempre f&cil con%u!ar todas as tarefas e acaba por se esquecer de marcar a depila (o na sua esteticista. #(o desespere, pode fazer em casa com in!redientes acess0veis e resulta na perfei (o esta sua cera caseira. ,oloque ao lume @ c$&venas de a 2car com 1 c$&vena de &!ua e 1 c$&vena de sumo de lim(o. <erva cerca de *0 minutos e deixe arrefecer. <a a bolin$as com a receita e passe na zona a depilar. Puxe no sentido contr&rio ao crescimento do pelo. Depois de conclu0r, lave a &rea depilada e aplique um !el.

Eliminar borbulhas Para eliminar as borbul$as, existe uma receita caseira muito simples de preparar e com resultados surpreendentes, bastando para isso fazer o se!uinte" Preparar uma massa com - col$eres de sopa de mel, 1 col$er de caf de canela em p. e misturar muito bem. )plicar a massa sobre as borbul$as antes de ir para a cama >pode aplicar essa mistura todos os dias? e deixar atuar durante toda a noite. Ravar com &!ua morna no dia se!uinte. =e fizer isso durante * semanas, as borbul$as desaparecem completamente.

(bios secos /s l&bios, sobretudo durante o inverno e tambm de ver(o, ficam por vezes muito secos, desidratados e feios. Uma dica para isso n(o acontecer, consiste em colocar nessas alturas um bocado de mel sobre os l&bios. ,laro que n(o convm estar a lamber o mel, sen(o fica pior ou i!ual. ,olocar sempre que necess&rio este produto natural e os seus l&bios v(o estar sempre $idratados, sendo inclusiv uma forma de ter os l&bios sempre bril$antes e bonitos, pois o mel um excelente $idratante e ao mesmo tempo cicatrizante.

Peito #irme Para as mul$eres a firmeza do peito sempre uma dor de cabe a, mas existe uma dica para as mul$eres manterem um peito firme sem cremes ou outros tipo de qu0micos, para isso fa a o se!uinte" 1 um pequeno truque que pode mudar muito. Quando est& no seu duc$e, coloque o duc$e em cima do peito e alterne a &!ua do duc$e quente e fria sobre o ele, * ou - vezes. /s tecidos da pele apertam e o seu peito vai ficar mais firme. =e fizer isso com re!ularidade vai notar altera 5es rapidamente.

Curar ec*ema ) eczema uma situa (o muito c$ata e desconfort&vel porque provoca muita comic$(o. Para curar esta enfermidade, fa a o se!uinte" #uma panela, coloque o equivalente a um copo de &!ua com dois dentes de al$o. <erva durante uns + minutos e depois deixe arrefecer. Quando estiver completamente frio, mol$e uma compressa neste preparado e coloque em cima da zona afetada. Deixe atuar a compressa durante a noite toda, repita todos os dias durante al!umas semanas e ver& que o resultado fant&sticoH ) eczema desapareceu sem necessidade de recurso a produtos qu0micos.

O ue a obstipao ) obstipa (o mais n(o do que pris(o de ventre, ou simplesmente dificuldade em evacuar as fezes que por alimenta (o desa%ustada, stresse, problema $ormonal, falta de l0quidos, entre outros fatores podem manter as fezes retidas por tempo anormal. ) verdade que quando este problema se torna rotina, deve saber3se %unto do mdico o porqu4 de tal situa (o, visto que deveras incomodativo e desconfort&vel. 'st& cientificamente provado que tal dificuldade em evacuar se associa mais ao sexo feminino do que masculino, devido a problemas quase sempre $ormonais e que em !estantes pela compress(o do 2tero com o intestino, esta situa (o tambm acontece com frequ4ncia. ,om al!umas corre 5es nos $&bitos alimentares, como a in!est(o di&ria de fibras, l0quidos, c$&s e pr&tica de exerc0cio f0sico muitas vezes suficiente para atenuar ou desa!ravar o problema. #outros casos porm necess&ria a a%uda de tratamento mdico e dia!n.stico auxiliar. Por vezes e em situa 5es espor&dicas, o c$& de sene tambm resolve o problema.

Pele cansada =e de vez em quando a pessoa nota que tem a pele cansada e n(o tem creme em casa, utilize um produto que certamente tem sempre ; m(o que o azeite. 'nt(o fa a o se!uinte" )plique uma compressa embebida em azeite vir!em, desdobre a compressa toda e coloque em cima do rosto durante 1+ minutos. De se!uida lave com &!ua morna. <a a essa aplica (o 1 vez por semana. /s resultados s(o surpreendentes, ali&s vai notar diferen a lo!o ap.s a primeira aplica (o. ) pele come a a !an$ar luminosidade e transparece aspeto saud&vel.

!er a pele dos ps macias #o ver(o os ps andam ao ar livre com sand&lias, c$inelos e claro ficam com calos e &speros se n(o forem devidamente tratados. Para manter os seus ps bonitos e macios, basta deitar &!ua morna numa bacia e manter l& os ps durante 1L@ de $ora esfre!ando com uma pedra pome nas zonas mais &speras. Uma vez terminado o ban$o de ps, massa%ar com .leo de am4ndoas doces. <icam completamente revi!orados e aptos a carre!ar com o corpo durante mais al!um tempo. Qepita este tratamento pelo menos uma vez por semana, que os seus ps a!radecem.

(impe*a da pele com %apor Para fazer uma limpeza da pele do rosto de forma natural com vapor, fa a o se!uinte" Pe!ue em mel de abel$as puro e espal$e pelo rosto todo, durante 10 minutos. 'ntretanto, coloque uma panela ao lume com &!ua e sumo de 1 lim(o at ferver. Depois de ferver, coloque o rosto por cima da panela com uma toal$a e tape o rosto. Deixe atuar durante + minutos, para que os vapores se entran$em na pele. Depois, passe o rosto por &!ua morna e aplique o creme $abitual. 'sta uma forma de limpar a pele a baixo custo, sem o recurso a produtos qu0micos.

5a*er sopa toni#icante Para prote!er a circula (o san!u0nea, podemos fazer uma sopa tonificante, simples de confecionar e c$eia de virtudes. <a a da se!uinte forma" #uma panela coloque um pun$ado de loureiro, N dentes de al$o e 1 litro de &!ua. Deite sal, um pouco de pimenta e deixe ferver durante 1L@ de $ora. #o fim, depois de desli!ar o lume, deite um fio de azeite, uma !ema de ovo previamente batida e coloque cima umas fatias de p(o torrado. 'xcelente t.nico e uma forma de dar vitalidade ao or!anismo. Perder barri'a 1 sempre muito dif0cil quando se tem barri!a dilatada e para perd43la necess&rio fazer al!um esfor o e ter al!uma for a de vontade. Perca barri!a enquanto pode, porque pode mais tarde vir a arrepender3se. Uma dica para a%udar" Aeba 1 copo de &!ua com sumo de lim(o sem adi (o de a 2car ou ado ante, todas as man$(s e todas as noites. ,orte com as !orduras na alimenta (o, coma ve!etais e fruta com re!ularidade e camin$e durante meia $ora por dia, no m0nimo, encol$endo a barri!a. <a a isto durante al!um tempo para conse!uir resultados satisfat.rios.

Pintar as unhas Pintar as un$as quase sempre uma tarefa dif0cil, principalmente porque fica borratado %unto ;s cut0culas. Quando se tem al!uma dificuldade em aplicar o verniz, existe uma vel$a dica infal0vel que torna essa aplica (o muito f&cil. 1 necess&rio antes da aplica (o do verniz, passar vina!re branco sobre as un$as e deixar secar. Passar de se!uida o verniz como sempre faz. Fai ser mais f&cil e com maior durabilidade, alm de que as un$as se mant4m bril$antes durante mais tempo. ,om esta dica, o tempo de seca!em tambm mais r&pido.

Como ter unhas brancas )s un$as t4m tend4ncia a ficar amarelas devido ao verniz aplicado constantemente, sem deixar respirar as un$as. 'stas t4m necessidade de respirar pelo menos durante * $oras entre as aplica 5es de verniz. Uma dica para que as suas un$as fiquem branquin$as" Pe!ue numa escova de

dentes, coloque pasta dent0frica e esfre!ue as un$as como esfre!a os dentes. Qesultados !arantidos.

(utar contra en%elhecimento #(o podemos fazer parar o tempo, mas podemos a%udar a pele do rosto a lutar contra o envel$ecimento. Para isso existe uma receita caseira 100% natural sem !randes custos e muito f&cil de preparar. <a a ent(o o se!uinte" Deite num copo um io!urte natural, %unte com uma clara de ovo e sumo de uma toran%a. 7exa muito bem e aplique a mistura no rosto. De se!uida deixe atuar durante um quarto de $ora e por fim passe por &!ua morna. ) pele do rosto vai ficar resplandescente, re%uvenescida e com aspeto luminoso.

!er um peito #irme ,om o avan ar do tempo ou a se!uir a uma dieta, o nosso peito tem tend4ncia a descair um pouco. 7as podemos resolver essa situa (o de forma natural sem ter que comprar e colocar qu0micos. <a a o se!uinte" F& a uma ervan&ria e compre .leo essencial de 7elissa e coloque no seu peito todos os dias, massa%ando. Fai ver que ao fim de al!um tempo o seu peito vai ficar mais firme e macio.

(impar #erida Para limpar uma ferida, normal utilizar um desinfetante como betadine, &lcool, ou qualquer outro. =e n(o tiver nen$um destes em casa ou n(o quiser utilizar, basta pe!ar em canela em p. e colocar diretamente sobre a ferida. ) canela tem v&rias virtudes, sendo umas delas o facto de ser anestesiante e prote!er das infe 5es bacterianas. 'sse poder deve3se sobretudo aos .leos essenciais, mucicla!ens e ao tanino, presentes nesta especiaria. 1 tambm indicada para picadelas de insetos que afetam a pele, sobretudo no tempo quente. $hampoo caseiro Us vezes os cabelos est(o com pouco bril$o, desidratados e com ar pouco saud&vel. Para ter cabelos bonitos e

bril$antes, podemos fazer um s$ampoo caseiro. Pe!ue em * ovos com um bocado de farin$a de tri!o e misture com um pouco de vina!re branco at fazer uma pasta. ,oloque como uma m&scara sobre o cabelo e deixe atuar durante uns 10 minutos. Passar por &!ua e lavar a cabe a naturalmente. / cabelo vai ficar bril$ante como nunca e n(o precisou de recorrer a produtos qu0micos que alm de dispendiosos, poluem o ambiente.

Conser%ar mscaras caseiras Para conservar as m&scaras que faz em casa 100% natural, ; base de pepino, mel, natas, etc, compre sacos pequenos para con!ela (o. 'nc$er os sacos com os produtos e con!elar. Para utilizar retire duas $oras antes de fazer a aplica (o. #(o conservar os produtos mais de meses no con!elador.

Cicatri*ar #eridas Uma dica .ptima, muito utilizada desde os tempos mais remotos para curar as feridas ou pequenos cortes, cortes mais profundos ou mesmo queimaduras. Aasta aplicar mel natural em cima da mazela. Pode utilizar o mel tambm para cicatriza (o dos piercin!s, pois o mel um desinfetante natural e permite uma cicatriza (o mais r&pida e sem marcas.

Diminuir ru'as com plantas Quando se quer manter a pele com o m0nimo de ru!as poss0vel, uma pessoa pensa lo!o em comprar cremes, mas pode fazer isso come ando por adquirir $&bitos corretos com uma alimenta (o saud&vel e beber muita &!ua. Para lutar contra as ru!as, comece por ter um alo vera em casa para poder cortar as pontas do seu alo vera e aplicar sobre as zonas afetadas. Pode fazer o mesmo com a cenoura, pode retirar o sumo e aplicar sobre as zonas afetadas duas vezes por dia. Pequenas dicas, mas que far(o toda a diferen a.

Das könnte Ihnen auch gefallen