Sie sind auf Seite 1von 5

Captulo 08.

Fundamentos da Ondulatria

Captulo 08. Fundamentos da Ondulatria


79

Introduo
Voc j deve ter brincado alguma vez de pular corda, com uma extremidade da corda presa num suporte e a outra na mo de seu amigo. O seu amigo produz na extremidade da corda um pulso, ou seja, uma perturbao, que vai se propagar por todos os pontos da corda.

2. Pulso
uma perturbao dada num meio, que vai se propagar atravs deste, sem carregar matria, apenas transportando energia. Quando provocamos uma perturbao no meio, estamos fornecendo energia que, de alguma forma, precisa se manifestar, e esta manifestao se d atravs do pulso.

80 81 82 83

Os pontos da corda oscilam, porm no so carregados pelo pulso. Outro exemplo que podemos citar o de uma gota lanada na superfcie das guas calmas e tranqilas. Nota-se que, a partir daquele ponto, pulsos se movimentam em crculo, afastando-se dele e vibrando todos os pontos do meio. Podemos verificar isso fazendo um barquinho de papel e colocando-o num recipiente contendo gua. Ao produzirmos uma onda na superfcie da gua, notamos que quando essa onda passar pelo barco, este vai apenas subir e descer, porm no ser arrastado pela gua, porque ela no se movimenta horizontalmente e sim oscila verticalmente, para permitir a passagem da perturbao.

Os fenmenos vistos so chamados de pulsos e consistem em perturbaes dadas a um meio, que sero objeto de estudo neste captulo. A onda uma sucesso de pulsos.

Captulo 08. Fundamentos da Ondulatria


file:///F|/pages/7079.htm27/10/2006 08:10:05

79

Captulo 08. Fundamentos da Ondulatria

Captulo 08. Fundamentos da Ondulatria


79

3. Ondas
4.2. Onda Transversal A onda uma sucesso peridica de pulsos, ou seja, quem produz o pulso (fonte de onda) o faz continuamente e no mesmo ritmo. a onda que se propaga de forma que a sua direo de propagao perpendicular direo de vibrao.

80 81 82 83

A onda transporta energia e no a matria do meio.

4. Formas de Ondas
Podemos classificar as ondas, quanto forma, em dois tipos: longitudinal e transversal. 4.1. Onda Longitudinal a onda que se propaga num meio de forma que a direo de vibrao coincide com a direo de propagao.

5. Natureza das Ondas


Podemos classificar as ondas quanto sua natureza em: mecnica e eletromagntica. 5.1. Onda Mecnica A onda dita mecnica, quando s se propaga em meios materiais, de forma a vibrar os pontos deste meio. Ela pode ser longitudinal ou transversal. Por exemplo, a onda que se movimenta numa corda.

5.2. Onda Eletromagntica A onda dita eletromagntica, quando se propaga tanto no vcuo quanto em certos meios materiais, sem vibrar os pontos do meio. Por exemplo, a luz ou as ondas de rdio e TV, que podem propagar-se no vcuo, ar, gua etc.

Podemos citar como exemplo as ondas audveis (ondas sonoras) que entram pela cavidade dos nossos ouvidos, vindas pela vibrao das molculas de ar.

Captulo 08. Fundamentos da Ondulatria


file:///F|/pages/7080.htm27/10/2006 08:10:07

80

Captulo 08. Fundamentos da Ondulatria

Captulo 08. Fundamentos da Ondulatria


79

Exerccios Resolvidos

04. Com relao s proposies abaixo, assinale falso (F) ou verdadeiro (V). I. ( ) Toda onda eletromagntica luz visvel. II. ( ) Toda onda mecnica sonora. III ( ) As ondas emitidas por um morcego so transversais. IV. ( ) Ondas de TV so transversais. V. ( ) Ondas de sonar so transversais. VI. ( ) Terremotos propagam-se por meio de ondas mecnicas. VII. ( ) Raios laser so ondas eletromagnticas. Resoluo I. F V. F II. F VI. V III. F VII. V IV. V

80 81 82 83

01. A propagao de ondas envolve, obrigatoriamente: a) transporte de energia. b) transformao de energia. c) produo de energia. d) movimento de matria. e) transporte de matria e energia. Resoluo Toda onda transporta energia sem deslocar matria. Resposta: A 02. Em qual dos fenmenos abaixo as ondas so longitudinais? a) Raios X. b) Luz de laser. c) Raios gama. d) Vibrao de uma corda de piano. e) Propagao sonora no ar. Resoluo Raios X, laser e raios gama so ondas eletromagnticas, portanto, transversais. A onda na corda transversal. O som no ar uma onda longitudinal. Resposta: E 03. Os raios X so ondas: a) mecnicas transversais. b) mecnicas longitudinais. c) eletromagnticas puntiformes. d) eletromagnticas transversais. e) eletromagnticas mistas. Resoluo Os raios X so ondas eletromagnticas, portanto, transversais. Resposta: D

05. Assinale com um X a interseo coerente. Resoluo

Leitura Complementar:

6. Formao do Trem de Ondas


Por meio de um estilete, provocamos uma perturbao no centro da superfcie livre da gua contida em um recipiente.

Captulo 08. Fundamentos da Ondulatria


file:///F|/pages/7081.htm27/10/2006 08:10:08

81

Captulo 08. Fundamentos da Ondulatria

Captulo 08. Fundamentos da Ondulatria


79

A perturbao propaga-se ao longo da superfcie, conforme ilustram as figuras a seguir:

Observao Quando o tempo for medido em segundos, a freqncia ser o inverso do segundo, que denominado hertz (Hz).

80 81 82 83

Comprimento de Onda Chama-se comprimento de onda a distncia percorrida pela perturbao, durante um intervalo de tempo igual a um perodo. Portanto, sendo v a velocidade de propagao da onda, temos:

Se, no entanto, por meio do mesmo estilete, produzirmos perturbaes peridicas sobre a superfcie da gua, observaremos frentes de ondas concntricas, constituindo um trem de ondas peridicas.

denominada equao A expresso fundamental da ondulatria. Exerccios Resolvidos 01. Uma onda peridica produzida numa corda tensa mediante uma fonte vibratria de freqncia 2,0 Hz. Sabendo-se que o comprimento das ondas produzidas 10 cm, podemos afirmar que a velocidade de propagao dessas ondas : a) 5,0 cm/s b) 8,0 cm/s c) 10 cm/s d) 12 cm/s e) 20 cm/s

7. Equao da Onda
Resoluo Sendo: Perodo (T) Chama-se perodo o intervalo de tempo entre duas perturbaes consecutivas. Freqncia (f) Chama-se freqncia o nmero de perturbaes produzidas na unidade de tempo, ou seja: v= f v = 10 2 v = 20 cm/s Resposta: E

Portanto:

Captulo 08. Fundamentos da Ondulatria


file:///F|/pages/7084.htm27/10/2006 08:10:10

82

Captulo 08. Fundamentos da Ondulatria

Captulo 08. Fundamentos da Ondulatria


79

02. Um trem de ondas propaga-se ao longo de uma corda tensa. A figura a seguir representa a corda 8,0 segundos aps o incio do movimento. Determine, para essas ondas:

Resoluo a) Da figura = 8,0 cm b) Na figura, temos dois pulsos completos:

80 81 82 83

c) d) v = f = 8 0,25 = 2,0 cm/s

e) Da figura a = 4,0 cm

a) o comprimento de onda b) a freqncia c) o perodo d) a velocidade de propagao e) a amplitude.

Leitura Complementar:

Captulo 08. Fundamentos da Ondulatria

83

file:///F|/pages/7085.htm27/10/2006 08:10:11

Das könnte Ihnen auch gefallen