Sie sind auf Seite 1von 4

COLABORADORES MVF 03.10.

2012

A qualidade do debate poltico


MARCUS VINCIUS DE FREITAS*

Ao escrever este comentrio, encontro-me numa sala de aula ministrando uma prova para jovens estudantes de Relaes Internacionais que sero os futuros lderes de nosso pas. Ao olhar em seus rostos, possvel antever a mensagem de esperana e alegria que o Brasil tem sua frente. No entanto, construir essa nova realidade no ser fcil. Esse brilho, no entanto, no pode esvanecer.

Chegamos a mais uma eleio. Neste prximo domingo, 7 de outubro de 2012, os brasileiros, de Norte a Sul, tero a oportunidade de se dirigirem s urnas eleitorais e, uma vez mais, sacramentar a democracia no Brasil. Quase 30 anos j se passaram desde que o Brasil deixou de ser um regime de exceo e voltou comunidade dos pases democrticos.

Deixamos para trs muitos dos problemas que a falta de democracia nos causava: a falta do dilogo, a subservincia ao Estado e o medo da liberdade de expresso. Parece algo to distante, mas, do ponto-de-vista histrico, foi outro dia.

Mudamos o Brasil. Viramos uma pgina indecente de sua histria, pela segunda vez, ao extirparmos a ditadura. A primeira vez, foi com Getlio Vargas, o nosso dspota no to esclarecido.

O rano do passado, porm, persegue-nos. A Constituio Federal de 1988, que deveria avanar, sedimentou alguns absurdos como o peso elevadssimo do Estado, um sistema tributrio meliante, um socialismo econmico, uma dependncia enorme do governo como mola propulsora do desenvolvimento e um regime poltico sem ideologia, somente fisiolgico. E, constantemente, repetimos o mesmo receiturio: para a falta de competitividade, protecionismo (quem no se recorda da brilhante ideia do regime de substituio de importaes, que condenou o Brasil a uma tecnologia ainda ultrapassada?). Para restringir a liberdade de expresso, o controle judicial. Para a inrcia do Estado, um enorme e assustador ativismo judicial. E para a poltica, a eterna e sempre presente corrupo.

A Constituio de 1988 deveria ter feito grandes mudanas. No as fez. Deveria reduzir o tamanho do Senado para o nmero mximo de 2 senadores. No fez. Deveria ter acabado com a figura do suplente. No fez. Deveria ter dificultado a multiplicao de partidos, particularmente formatando estruturas em que estes, de fato, representassem a sociedade em seus vrios segmentos e no a vontade do coronel regional que as lidera. No fez. Deveria ter criado o voto distrital puro. Tambm no fez. Muito poderia ser feito, e no foi. O resultado que o nvel da discusso poltica no Brasil decaiu muitssimo. E os problemas persistem.

A plataforma dos candidatos, em todos os municpios, repete o mantra da sade, educao e segurana. J assim h vrios anos. No entanto, a qualidade dos trs tem piorado muitssimo. Algum acredita ser a nossa educao a mola que projetar o Brasil como o pas do futuro?

Aqui e ali se ouve o discurso sobre cuidar das pessoas, proteger os pobres. Enfim, o discurso sobre a luta de classes parece ainda encontrar muito eco no Brasil. O pior de tudo que os que mais falam a respeito, so os que mais dela se aproveitam eleitoralmente e condenam o Pas perpetuidade malvola da pobreza e da estagnao. O Brasil precisa destravar as amarraduras da incompetncia e da dependncia do Estado. Precisamos de um pas de 200 milhes de habitantes, no de 20, 40 ou 80 milhes, como sempre se governou nesta parte do globo. Precisamos construir uma base de sustentao forte, inovadora e que privilegie a formao de uma efetiva economia do conhecimento.

Volto os olhos aos rostos de meus alunos e a pensar que, do alto de seus 1920 anos, h tanto a empreender, tanto a construir. No podemos legar-lhes, como gerao que lhes antecede, todos os maus hbitos que herdamos. Precisamos melhorar a agenda e restaurar a qualidade ideolgica do debate. Falar sobre segurana, sade e educao, qualquer um fala. At mesmo o Tiririca. O que precisamos ter no Brasil, ao menos uma vez, so lderes que faam a nao sonhar com dias e valores melhores. E um Estado menor!

* Professor de Direito e Relaes Internacionais, FAAP

Das könnte Ihnen auch gefallen