Sie sind auf Seite 1von 2

A automao como auxiliar no controle de dispositivos eletrnicos

Daniel da S. Farias1, Francisco Fernando Rocha Lima, Wesley Couto Souza Junior1, Athanio Souza 1.
1

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Piau Campus de Parnaba Parnaba PI Brazil

wesleycsj@live.com, ddanielsilva661@gmail.com, athanio@yahoo.com.br, ffernandorl@gmail.com

Abstract. This paper describes the concepts of technological innovation, automation and gives a brief explanation about the Arduno platform, and focus on the design of home automation at the Federal Institute of Education Science and Technology of Piau - Campus Parnaba. Resumo. Este artigo descreve os conceitos de inovao tecnolgica, automao e traz uma breve explicao sobre a plataforma Arduno, alm enfocar o projeto de automao residencial no Instituto Federal - Campus de Parnaba.

1. Introduo
Grosso modo, inovao tecnolgica toda a novidade implantada pela empresa, por meio de pesquisas ou investimentos, que aumenta a eficincia do processo produtivo ou que implica em um novo ou aprimorado produto. Assim, muita coisa pode ser definida como inovao tecnolgica. Essas inovaes esto divididas basicamente entre produtos e processos. Uma das maneiras mais eficientes de promover a inovao atravs da automao, sendo que se podem utilizar processos mecnicos inteligentes para reduzir os esforos repetitivos de funcionrios de uma empresa, aumentando a qualidade de vida desses e o rendimento das corporaes.

2. Automao:
A automao seja ela comercial industrial ou residencial com certeza uma das portas para o futuro, pois atravs dela podem-se fazer grandes funes, ao mesmo tempo e com mais praticidade. A automao em se , segundo o dicionrio Aurlio, um sistema automtico pelo qual os mecanismos controlam seu prprio funcionamento, quase sem a interferncia do homem. Com ela se ganha em tempo, energia, mo de obra e organizao, devido o maior controle que se pode ter das operaes em geral, e em preciso de todas as tarefas que estejam associados.

3. Arduno
O Arduno uma plataforma de hardware em que seu software livre, e pode ser programado e/ou modificado por qualquer pessoa com um nvel bsico de estudo sobre o aparelho, associando o software e hardware a licenas de uso, GNU Public License e Creative Commons,

O microcontrolador do Arduno, desenvolvido em 1996 pela ATMEL Corp. Resume-se em um AVR ATMega 328 de 8-bit de barramento de dados, com instrues do tipo RISC, 32 Kbytes de memria flash para armazenar os comandos e 20 Mhz de frequncia de operao mxima, e no caso do Arduno, dispondo de conexo USB com um computador atravs de um FTDI Chip integrado na placa para converso de comunicao serial RS-232 para sinais TTL, que so sinais utilizados em microcontroladores. As portas, tanto analgicas como digitais, dispe no mximo de 5 volts para aplicaes simples, sendo que se o projeto necessitar de maior voltagem e/ou amperagem, dever buscar uma fonte de energia externa e dentro do esquema eltrico adaptar a fonte ao projeto.

4. O Projeto
Este projeto visa utilizar tecnologia e inovao para automao de servios gerais, atravs da plataforma livre de hardware Arduno, a qual sero implementados cdigos e equipamentos inteligentes que iro controlar e reduzir o trabalho de monitoramento de aparelhos eletrnicos, sendo que o foco ser a manipulao de ar-condicionados do Instituto Federal do Piau Campus Parnaba. O Arduno uma plataforma livre que trabalha com microprocessador e entrada de dados digitais e analgicos alm de entradas GND(terra) e tambm portas de 5V, caractersticas que iremos utilizar junto com uma linguagem de alto nvel, baseada do C/C++ para se comunicar com o microcontrolador do aparelho, que por sua vez faz todo o trabalho na hora do utilizador criar um projeto eletrnico, e de fcil compreenso e desenvolvimento, atravs da IDE Arduno 1.0, capaz de controlar todos os equipamentos (ar-condicionados) do IFPI - Parnaba. O projeto inicial ir focar apenas o controle de ligamento e desligamento dos equipamentos atravs de uma rede local (Intranet) a qual utilizaremos um servidor apache e a linguagem para Web PHP (Hipertext PreProcessor), todas as ferramentas so software livres a qual viabiliza a implantao do projeto em vrias instituies que busquem a automao. Com isso, podemos utilizar o conhecimento adquirido para o desenvolvimento de processos mais complexos e completos em vrias reas de automao, com as ferramentas e o Arduno que possibilita uma variedade extensa de possibilidades.

5. Referencias
<http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/inovacao-tecnologica1.htm> Acesso em 17 de Dezembro de 2012, s 20:25. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Dicionrio Aurlio Bsico da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, p.. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Arduino> Acesso em 17 de Dezembro de 2012, as 20:57. <http://www.atmel.com/devices/atmega328p.aspx> Acesso em 17 de Dezembro de 2012, as 21:00.

Das könnte Ihnen auch gefallen