Sie sind auf Seite 1von 5

Caracterizao do empreendimento A TLM uma empresa (fictcia) que est desenvolvendo e construindo um terminal na regio porturia de Itagua (Sepetiba).

. A empresa busca atrair pequenos, mdios e grandes mineradores, principalmente do estado de Minas Gerais, que hoje tem pouca opo logstica para escoamento de suas cargas. O Minrio oriundo de Minas Gerais ser transportado atravs da ferrovia existente, MRS. de minerao que visa exportar a produo de minrio de ferro extrado no estado de Minas Gerais aproveitando a malha ferroviria da MRS j existente e a vocao porturia da baa de Sepetiba, no estado do Rio de Janeiro. Desta forma, constitui em um projeto que integrar as principais Minas ao Porto, que habilitar a TLM e outras mineradoras a participar do mercado internacional de minrio de ferro. A obra utiliza os mais modernos processos de engenharia, construo e operao para receber navios de grande porte, com capacidade inicial para movimentar 50 milhes de toneladas de minrio de ferro por ano. O empreendimento, de propriedade da TLM Nacional Ltda, visa exportar aa crescente produo de minrio de ferro na regio sudeste do pas. Localizao O terminal martimo fica localizado na baa de Sepetiba, no litoral oeste do estado do Rio de Janeiro, entre a baia de Angra dos Reis e a baixada de Jacarepagu, sendo limitada a norte e a leste pelo continente e ao sul pela restinga de Marambaia, prximo a regio onde hoje encontra-se instalado o Porto de Itagua. As instalaes de retaguarda do Porto TLM ficam localizadas no municpio de Itagua, sendo composto por um ptio de estocagem na EL 06,00m, um ptio de estocagem na EL 32,00m, para fase de 50.000.000 t/ano de minrio de ferro. A rea total construda do empreendimento da ordem de 521.000,00 m. O acesso aquavirio ser feito pelo canal principal de acesso ao Porto de Itagua at seu encontro com o canal secundrio (canal da Ilha do Martins). A partir deste ponto, o acesso ao Porto TLM ser pelo canal da Ilha do Martins, que para tal ser retificado e aprofundado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (DOCAS) atravs de processo licitatrio. O acesso rodovirio ao terminal se d pela BR 101 e partir desta, acessa-se a BR 493, via de acesso ao porto de Itagua. Do trevo no porto de Itagua, o acesso segue pela

Av. Ing que est sendo retificada e relocada para a implantao do ptio ferrovirio do porto TLM. Este ltimo trecho, possibilitar o acesso rodovirio ao terminal com extenso de 1.200 m e pista de rolamento com 7,0 m de largura (em mo dupla). A interligao das instalaes de retaguarda com o terminal martimo ser feita por correias transportadoras que passaro pelo tnel j construdo, seguindo por ponte martima sobre a baa de Sepetiba at os beros de atracao. reas do Projeto Ramal ferrovirio Trecho com extenso de 2.3 km e bitola de 1.6 m que interliga a linha principal da MRS pera ferroviria do Porto. Este ramal ter duas linhas de entrada/sada, sendo uma para cada virador de vages e uma linha de espera, constituindo-se em um ptio de recebimento ferrovirio em nvel com a pra ferroviria, para facilitar o deslocamento da composio. A composio da MRS que atende a regio dispe hoje de 134 vages tipo GDT (capacidade bruta /vago 120 t) e duas locomotivas. Ptio de estocagem de minrio EL 06,00 m Com capacidade de estocagem 1.670.000 t, considerando a movimentao de minrio tipo Sinter Feed e Pellet Feed. A elevao do ptio (6,00m) foi definida como a mesma do ptio de recebimento de vages e pera ferroviria. Foram utilizadas estacas de brita para reforo do solo nas reas das pilhas de minrio. Ptio de estocagem de minrio EL 32,00 m Com capacidade de estocagem de 1.200.000 t, considerando a movimentao de minrio tipo Sinter Feed e Pellet Feed, e elevao definida de 32 m. Este ptio ocupa a cava da Pedreira Sepetiba lavrada ate o nvel 31m.

Fonte: http://www.slideshare.net/mmxriweb/mmx-agosto-2012-portugus-v3

Pontos Fortes do Projeto


Localizao Estratgica do Terminal; Equipamentos novos e de ltima gerao; Profundidade dos beros para receber navios maiores; Aproveitamento da malha ferroviria existente, cuja concesso est a cargo da MRS, e que apresenta caractersticas ideais para viabilizao de um novo ramal ferrovirio.

Pontos fracos do Projeto


rea de estocagem do Ptio = 148.000 m2 Capacidade de Estocagem dos Ptios = 2.800.000 toneladas - estatica; Esta rea representa menos de 6% do total a ser recebido no terminal, projetado para 50 milhes de toneladas por ano.

Estudos mostram que um ptio de estocagem deve ter capacidade de receber pelo menos 10% do total a ser movimentado, de forma a se ter um bom fluxo da entrada e sada dos materiais. Capacidade dos equipamentos de recebimento e empilhamento: Viradores de Vago = 8.800 t/h Empilhadeiras = 10.000 t/h Como comparativo o sistema de embarque (recuperadoras de minrio e carregador de navios) tem capacidade de 12.000 t/h. Neste sentido, existir um descompasso entre o recebimento e um embarque em torno de 35%.

Nova proposta
Rever a capacidade dos ptios de estocagem, em funo dos produtos a serem estocados e de forma a tentar otimizar o fluxo de recebimento e estoque das mercadores. Alm disso, propor um planejamento minucioso do processo de recebimento, estocagem e embarque, de forma que no comprometa os fluxo das mercadorias e, principalmente, atender a demanda do terminal sem pagamento de multas a clientes e/ou navios.

Aspectos culturais, histricos e sociais


verificar (neste artigo falei sobre a sustentabilidade da empresa) Para atingir esses objetivos, o Grupo TLM compromete-se a: Atender aos requisitos legais e outros aplicveis; Adotar em suas atividades, produtos e servios, e em todo o seu ciclo de vida, o conceito de preveno relacionado s questes ambientais, sociais e de sade e segurana; Respeitar os direitos humanos ao conduzir as suas atividades, operaes e servios; Oferecer condies dignas de trabalho para colaboradores e trabalhadores de empresas contratadas, de acordo com os melhores padres de qualidade; Proteger a sade, segurana e integridade das pessoas com relao aos riscos e impactos de suas atividades, operaes e servios: colaboradores, trabalhadores de empresas contratadas e parceiros de negcios que trabalham em suas instalaes ou em seu nome, e outras partes interessadas potencialmente afetadas por esses riscos e impactos; Identificar e gerir os impactos positivos e negativos ao meio ambiente e s pessoas, e possibilitar a gesto eficaz do uso de recursos naturais, buscando a utilizao das melhores prticas de mercado;

Contribuir com a proteo da biodiversidade e gerir de forma responsvel seus impactos sobre ela; Gerenciar de forma eficiente as emisses atmosfricas de suas atividades e investir em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e processos para o controle de suas emisses; Fomentar o desenvolvimento local sustentvel nas regies onde atua, em parceria com as partes interessadas, por meio da adoo e disseminao de prticas de gesto e governana do territrio que incorporem a natureza integrada das vertentes social, ambiental, econmica e cultural; Promover a educao, capacitao, conscientizao e sensibilizao dos colaboradores e trabalhadores de empresas contratadas para as questes ambientais, sociais e de sade e segurana; Buscar a melhoria contnua em seu desempenho em sustentabilidade; Definir e revisar periodicamente esta Poltica e o Sistema de Gesto para a Sustentabilidade (SGS). (Fonte sustentabilidade: www.mmx.com.br/pt/sustentabilidade/.../diretrizescorporativas.aspx)

Das könnte Ihnen auch gefallen