Sie sind auf Seite 1von 5

PROJETO ANIMAIS 2013 1.

Identificao Nome do MARIANNE JORGE DI MARIO cursista Nome da Escola: PROFESSORA ZAHIRA CATTA PRETA MELLO Local (cidade/estado): PONTA GROSSA - PARAN Srie: 2 ANO C Nmero de alunos: 30

2. Problemtica a ser estudada / Definio do Tema


O tema foi escolhido primeiramente pela sua riqueza de contedo e informao, pela facilidade de contextualizao e por ser um assunto que atrai as crianas dessa faixa etria. A ideia era escolher um tema gerador que pudesse ser contextualizado em todos os contedos do trimestre e em todas as disciplinas. Os animais tem uma participao presente no mundo das crianas atravs de vrios canais de comunicao (desenhos, DVDs, CDs, internet, filmes), da prpria criao (domesticao) em casa, pelas histrias infantis, como as fbulas, alm de ser um assunto muito rico, divertido e interessante.

3. Justificativa
O presente projeto ir realizar um estudo sobre os animais, assunto que abordado no currculo do 2 ano de maneira interdisciplinar. O projeto visa estabelecer a aprendizagem dos contedos trimestrais com base em um tema gerador ANIMAIS e que englobar contedos de matemtica, lngua portuguesa, artes, msica e conhecimentos sociais, dentro das diversas classificaes do tema gerador e que ser conduzido em relao com os interesses expressados pelo grande grupo. Alm de ser um assunto que desperta interesse e curiosidade dos alunos, o mesmo, ser trabalhado atravs de estratgias ldicas e prazerosas, fazendo com que os alunos sejam os protagonistas da construo deste projeto. Atravs dos animais, procurarei tambm colaborar para desenvolver um ambiente agradvel e de bons relacionamentos, contribuindo para a ampliao das relaes afetivas dos alunos, fazendo com que estes se tornem pessoas melhores: mais solidrias e que respeitem o prximo e suas individualidades.

4. Objetivo (s)

Desenvolver o conhecimento da Lngua Portuguesa para que o aluno possa us-lo como meio facilitador de comunicao e expresso na sociedade letrada em que vive. Possibilitar o processo ensino-aprendizagem mais atraente atravs do tema do projeto, respeitando a bagagem de experincias que a criana traz para a escola. Contribuir para a integrao entre as disciplinas. Estabelecer as possveis relaes entre o trabalho com a Literatura Infantil e o desenvolvimento da imaginao e criatividade infantis.
Colaborar para uma aprendizagem reflexiva; Desenvolver atividades dinmicas e construtivas; Ler e ouvir com ateno as histrias que tratam sobre os animais; Enriquecer o vocabulrio atravs dos contos trabalhados em aula; Internalizar valores, como por exemplo, a solidariedade; Despertar o interesse pela leitura; Proporcionar um ambiente de livre imaginao e criatividade; Caracterizar diferentes animais quanto seu habitat, quanto a sua alimentao quanto as suas caractersticas especificas. Fazer uso de tabelas, grficos, cartazes, pesquisas na internet. Desenvolver conceitos de liderana, autonomia, trabalho de equipe, organizao, assiduidade, companheirismo, respeito e competividade. Contextualizar atividades de raciocnio lgico, expresses artsticas, leitura e interpretao, produes escritas entre si. Completar todo o seu lbum de figurinhas dos animais.

5. Contedos
Mundo Animal (classificao, moradia/ habitat, alimentao, pelagem/cobertura, reproduo, locomoo, respirao, mecanismos de defesa e proteo, cuidados); Leitura e interpretao textual, produo de textos, frases, formao e ortografia das palavras, vocabulrio; Confeco de crachs, cartazes, murais e painis, pintura, colagem e uso de materiais reciclveis para construo dos dados gigantes dos jogos, cores, texturas, dobraduras; Grficos, tabelas, tangran, classificao, seriao, contagem, medidas de tempo, massa, situaes problemas; Localizao geogrfica, clima, cuidados e preservao, pesquisas sobre os tipos de animais de cada classificao; Literatura infantil com base em valores, cidadania e dramatizao de histrias; Jogos cooperativos e competitivos;

6. Disciplinas envolvidas
Conhecimentos Naturais (Cincias), Sociais (Histria e Geografia), Matemtica, Lngua Portuguesa, Artes, Msica e Recreao.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

As aulas do projeto tero metodologias diversificadas devido necessidade que cada atividade exige. Elas sero expositivas na apresentao das tarefas e dos procedimentos que cada grupo dever realizar. Sero desenvolvidas em quase sua totalidade em grupos (5 alunos) sendo que um aluno ser o lder, que conduzir o grupo. Teremos pesquisas em casa e na internet, trabalhos com montagens, colagens, jogos cooperativos e competitivos, e produes escritas. CRONOGRAMA DO PROJETO: MESES ATIVIDADES OUTUBRO SEPARAO DOS GRUPOS CONFECO DOS MATERIAIS PARA O PROJETO, COMBINADOS COM AS REGRAS DE PARTICIPAO E INICIO DAS ATIVIDADES. NOVEMBRO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES, JOGOS, PESQUISAS. DEZEMBRO FINALIZAO DAS ATIVIDADES, CLASSIFICAO, PREMIAO E AVALIAO ESCRITA.

DURAO QUATRO SEMANAS (07/10 a 31/10)

QUATRO SEMANAS (01/11 a 29/11) TRS SEMANAS (02/12 a 18/12)

8. Recursos a serem utilizados (tecnolgicos ou no)


Leituras de Literaturas Infantis Pesquisas em materiais impressos e virtuais; Brincadeiras e Jogos; Desenhos para colorir; Filmes e vdeos educativos (YOU TUBE) Msicas; Dobraduras;

Cadernos de atividades do grupo; Atividades diversificadas e contextualizadas interdisciplinarmente.

9. Registro do processo

1 PARTE: A turma ser separada em grupos com cinco alunos atravs de sorteio (cada aluno pegava uma ficha dentro de uma sacolinha, aonde de acordo com a cor e o animal era sua funo e grupo) e se dirigia para as carteiras indicadas. Os grupos so: MAMFEROS (vaca), AVES (pinguim), PEIXES (peixe), RPTEIS (tartaruga), ANFBIOS (sapo) E INVERTEBRADOS (aranha). E cada grupo recebe sua mascote para pintar e colar no crach, um caderno para anotar e colar as atividades, um mini cartaz com as caractersticas principais do grupo, envelope com atividades, livro didtico de cincias e seu caderno de conhecimentos naturais e sociais para auxiliar nas atividades de pesquisa. O aluno que pegar a mascote de cor diferente dos demais nomeado de lder do grupo, que distribuir as atividades e tarefas, cuidaro da participao, organizao, e limpeza do grupo como um todo. 2 PARTE: Aps essa distribuio e organizao dos grupos, eles iniciam as atividades que so colocadas diariamente no envelope de atividades, com contedos diversificados que envolvem vrias habilidades de leitura, interpretao e produo escrita e artstica. No final de cada dia, feito um levantamento do trabalho de cada grupo e uma avaliao com pontuao registrada em fichas especficas e colada no caderno e no mural das equipes. feito uma brincadeira competitiva para analisar alguns conhecimentos nas reas de linguagem e matemtica, que somam a pontuao do dia. O objetivo trabalhar em equipe e aguar o esprito competitivo. 3 PARTE: Depois de um perodo de trs meses, ao final do projeto, sero somados todos os pontos de cada grupo e feito a classificao e premiao de ambos, e uma avaliao escrita para verificar os conhecimentos adquiridos. 4 PARTE: Quanto premiao, ser feita a todos os grupos, mas com diferenciao de prmios para os trs primeiros lugares e a avaliao englobar todos os contedos do trimestre trabalhados no projeto.

10. Avaliao e Resultados esperados


Participao em todas as atividades propostas pelo projeto; Envolvimento nas tarefas; Interesse e motivao com os jogos e brincadeiras; Desenvolvimento da escrita e leitura; Esprito de Equipe e liderana e cooperao em grupo; Soma dos pontos obtidos e premiao;

Prova escrita com todos os contedos trabalhados;

11. Divulgao / Socializao do Projeto realizado


Ser feito atravs do mural fora da sala de aula com exposio dos cartazes e trabalhos artsticos dos grupos no decorrer do desenvolvimento do projeto, exposio com as fotos tiradas durante a execuo do projeto, postagem no blog da professora e apresentao para os demais colegas da escola.

12. Referncias Bibliogrficas


Elaborao de projetos: guia do cursista / Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (organizadoras). 1. ed. Braslia : Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Distncia, 2009. https://www.youtube.com/watch?v=_BTipc8I7PU Classificao dos Animais. https://www.youtube.com/watch?v=gzeh2kE2vIw Documentrio sobre Insetos. https://www.youtube.com/watch?v=G1o8o_AEkTo Animao sobre animais. http://www.youtube.com/watch?v=NXhmd-fNBXo Sinfonia da Fazenda. Honora, Mrcia. Coleo Ciranda das Diferenas. (convida a um novo olhar sobre as diferenas, despertando a reflexo de todos. SP Ciranda Cultural (10 livrinhos e 10 CD, livro falado e narrao em libras) 2008 Filmes: T dando onda, Rei leo, Madagascar, Espanta tubaro, Insetos, Procurando Nemo.

Das könnte Ihnen auch gefallen