Sie sind auf Seite 1von 5

O Perodo Pr-Colonial: A fase do pau-brasil (1500 a 1530) A expresso "descobrimento" do Brasil est carregada de eurocentrismo (valorizao da cultura europeia

em detrimento das outras), pois desconsidera a existncia dos ndios em nosso pas antes da c egada dos portugueses! "ortanto, optamos pelo termo "c egada" dos portugueses ao Brasil! #sta ocorreu em $$ de abril de %&'', data (ue inaugura a )ase pr*+colonial! ,este perodo no ouve a colonizao do Brasil, pois os portugueses no se )ixaram na terra! Ap-s os primeiros contatos com os indgenas, muito bem relatados na carta de .amin a, os portugueses comearam a explorar o pau+brasil da /ata Atl0ntica! 1 pau+brasil tin a um grande valor no mercado europeu, pois sua seiva, de cor avermel ada, era muito utilizada para tingir tecidos! "ara executar esta explorao, os portugueses utilizaram o escambo, ou se2a, deram espel os, apitos, c ocal os e outras bugigangas aos nativos em troca do trabal o (corte do pau+brasil e carregamento at* as caravelas)! ,estes trinta anos, o Brasil )oi atacado pelos olandeses, ingleses e )ranceses (ue tin am )icado de )ora do 3ratado de 3ordesil as (acordo entre "ortugal e #span a (ue dividiu as terras rec*m descobertas em %454)! 1s corsrios ou piratas tamb*m sa(ueavam e contrabandeavam o pau+brasil, provocando pavor no rei de "ortugal! 1 medo da coroa portuguesa era perder o territ-rio brasileiro para um outro pas! "ara tentar evitar estes ata(ues, "ortugal organizou e enviou ao Brasil as #xpedi6es 7uarda+.ostas, por*m com poucos resultados! 1s portugueses continuaram a explorao da madeira, construindo as )eitorias no litoral (ue nada mais eram do (ue armaz*ns e postos de trocas com os indgenas! ,o ano de %&8', o rei de "ortugal organizou a primeira expedio com ob2etivos de colonizao! #sta )oi comandada por /artin A)onso de 9ouza e tin a como ob2etivos: povoar o territ-rio brasileiro, expulsar os invasores e iniciar o cultivo de cana+de+a;car no Brasil! A fase do Acar (sculos !" e !"" ) 1 a;car era um produto de muita aceitao na #uropa e alcanava um grande valor! Ap-s as experincias positivas de cultivo no ,ordeste, 2 (ue a cana+de+a;car se adaptou bem ao clima e ao solo nordestino, comeou o plantio em larga escala! 9eria uma )orma de "ortugal lucrar com o com*rcio do a;car, al*m de comear o povoamento do Brasil! A mo+obra+obra escrava, de origem a)ricana, )oi utilizada nesta )ase!

1 trabal o escravo num engen o de a;car Ad#inis$ra%o Colonial "ara mel or organizar a col<nia, o rei resolveu dividir o Brasil em .apitanias =ereditrias! 1 territ-rio )oi dividido em )aixas de terras (ue )oram doadas aos donatrios! #stes podiam explorar os recursos da terra, por*m )icavam encarregados de povoar, proteger e estabelecer o cultivo da cana+de+a;car! ,o geral, o sistema de .apitanias =ereditrias )racassou, em )uno da grande dist0ncia da /etr-pole, da )alta de recursos e dos ata(ues de indgenas e piratas! As capitanias de 9o >icente e "ernambuco )oram as ;nicas (ue apresentaram resultados satis)at-rios, graas aos investimentos do rei e de empresrios! Ap-s a tentativa )racassada de estabelecer as .apitanias =ereditrias, a coroa portuguesa estabeleceu no Brasil o 7overno+7eral! #ra uma )orma de centralizar e ter mais controle da col<nia! 1 primeiro governador+ geral )oi 3om* de 9ouza, (ue recebeu do rei a misso de combater os indgenas rebeldes, aumentar a produo agrcola no Brasil, de)ender o territ-rio e procurar 2azidas de ouro e prata! 3amb*m existiam as .0maras /unicipais (ue eram -rgos polticos compostos pelos " omens+bons"! #stes eram os ricos proprietrios (ue de)iniam os rumos polticos das vilas e cidades! 1 povo no podia participar da vida p;blica nesta )ase! A capital do Brasil neste perodo )oi 9alvador, pois a regio ,ordeste era a mais desenvolvida e rica do pas! A econo#ia colonial A base da economia colonial era o engen o de a;car! 1 sen or de engen o era um )azendeiro proprietrio da unidade de produo de a;car! ?tilizava a mo+de+obra a)ricana escrava e tin a como ob2etivo principal a venda do a;car para o mercado europeu! Al*m do a;car destacou+se tamb*m a produo de tabaco e algodo! As planta6es ocorriam no sistema de plantation, ou se2a, eram grandes )azendas produtoras de um ;nico produto, utilizando mo+de+obra escrava e visando o com*rcio exterior! 1 "acto .olonial imposto por "ortugal estabelecia (ue o Brasil s- podia )azer com*rcio com a metr-pole!

A sociedade Colonial A sociedade no perodo do a;car era marcada pela grande di)erenciao social! ,o topo da sociedade, com poderes polticos e econ<micos, estavam os sen ores de engen o! Abaixo, aparecia uma camada m*dia )ormada por trabal adores livres e )uncionrios p;blicos! # na base da sociedade estavam os escravos de origem a)ricana! #ra uma sociedade patriarcal, pois o sen or de engen o exercia um grande poder social! As mul eres tin am poucos poderes e nen uma participao poltica, deviam apenas cuidar do lar e dos )il os! A casa+grande era a residncia da )amlia do sen or de engen o! ,ela moravam, al*m da )amlia, alguns agregados! 1 con)orto da casa+grande contrastava com a mis*ria e p*ssimas condi6es de igiene das senzalas ( abita6es dos escravos)! "n&as%o 'olandesa no (rasil #ntre os anos de %@8' e %@&4, o ,ordeste brasileiro )oi alvo de ata(ues e )ixao de olandeses! Anteressados no com*rcio de a;car, os olandeses implantaram um governo em nosso territ-rio! 9ob o comando de /aurcio de ,assau, permaneceram l at* serem expulsos em %@&4! ,assau desenvolveu diversos trabal os em Beci)e, modernizando a cidade! )*pans%o $erri$orial: bandeiras e bandeiran$es Coram os bandeirantes os responsveis pela ampliao do territ-rio brasileiro al*m do 3ratado de 3ordesil as! 1s bandeirantes penetram no territ-rio brasileiro, procurando ndios para aprisionar e 2azidas de ouro e diamantes! Coram os bandeirantes (ue encontraram as primeiras minas de ouro nas regi6es de /inas 7erais, 7ois e /ato 7rosso!

1 bandeirante Domingos Eorge >el o O Ciclo do Ouro: sculo !""" Ap-s a descoberta das primeiras minas de ouro, o rei de "ortugal tratou de organizar sua extrao! Anteressado nesta nova )onte de lucros, 2 (ue o com*rcio de a;car passava por uma )ase de declnio, ele comeou a cobrar o (uinto! 1 (uinto nada mais era do (ue um imposto cobrado

pela coroa portuguesa e correspondia a $'F de todo ouro encontrado na col<nia! #ste imposto era cobrado nas .asas de Cundio! A descoberta de ouro e o incio da explorao da minas nas regi6es aur)eras (/inas 7erais, /ato 7rosso e 7ois) provocou uma verdadeira "corrida do ouro" para estas regi6es! "rocurando trabal o na regio, desempregados de vrias regi6es do pas partiram em busca do son o de )icar rico da noite para o dia! 1 trabal o dos tropeiros )oi de )undamental import0ncia neste perodo, pois eram eles os responsveis pelo abastecimento de animais de carga, alimentos (carne seca, principalmente) e outros mantimentos (ue no eram produzidos nas regi6es mineradoras! +esen&ol&i#en$o urbano nas cidades #ineiras .idades comearam a surgir e o desenvolvimento urbano e cultural aumentou muito nestas regi6es! Coi neste contexto (ue apareceu um dos mais importantes artistas plsticos do Brasil : Alei2adin o! >rios empregos surgiram nestas regi6es, diversi)icando o mercado de trabal o na regio aur)era! Agre2as )oram erguidas em cidades como >ila Bica (atual 1uro "reto), Diamantina e /ariana! "ara acompan ar o desenvolvimento da regio sudeste, a capital do pas )oi trans)erida de 9alvador para o Bio de Eaneiro!

Agre2a de 1uro "reto ,e&ol$as Coloniais e Confli$os #m )uno da explorao exagerada da metr-pole ocorreram vrias revoltas e con)litos neste perodo: - -uerra dos )#boabas : os bandeirantes (ueriam exclusividade na explorao do ouro nas minas (ue encontraram! #ntraram em c o(ue com os paulistas (ue estavam explorando o ouro das minas! - ,e&ol$a de .ilipe dos /an$os : ocorrida em >ila Bica, representou a insatis)ao dos donos de minas de ouro com a cobrana do (uinto e das .asas de Cundio! 1 lder Cilipe dos 9antos )oi preso e condenado a morte pela coroa portuguesa! + -uerra dos 0asca$es + ocorrida entre %G%' e %G%% na capitania de "ernambuco, )oi uma rebelio nativista pela disputa de poder poltico

entre as cidades de 1linda e Beci)e! 1 con)lito ocorreu, principalmente, entre a aristocracia aucareira de 1linda e os mascates (comerciantes portugueses) de Beci)e! - "nconfid1ncia 0ineira (%GH5) : liderada por 3iradentes , os incon)identes mineiros (ueriam a libertao do Brasil de "ortugal! 1 movimento )oi descoberto pelo rei de "ortugal e os lderes condenados!

Das könnte Ihnen auch gefallen