Sie sind auf Seite 1von 44

Faculdade So Lucas

CID 10: A90

Estudo de Doenas Tropicais Marina Komati Yoshida de Almeida


Agosto 2010

uma doena febril aguda, de etiologia viral e de evoluo benigna na forma clssica, e grave quando se apresenta na forma hemorrgica. A dengue considerada a mais importante virose transmitida por artrpodes que afeta o homem em termos de morbidade e mortalidade. Acredita-se que, anualmente, mais de 100 milhes de indivduos, habitantes de pases tropicais de todo o mundo, se infectem com os vrus da dengue. Epidemias de dengue vm ocorrendo em quase todo o Brasil desde 1986, incluindo casos de dengue hemorrgica. Os vrus dengue so arbovrus transmitidos ao homem por, artrpodes, mosquitos do gnero Aedes e pertencem famlia Flaviviridae.

A origem do nome dengue, segundo Vambery, citado por Siler, em 1926, seria rabe arcaico, significa fraqueza, astenia. Nas lnguas portuguesa e espanhola, que possuem influncia moura, existe a palavra dengue significando afetao. Com ambos os sentidos, a palavra descreve sintomas da doena ou comportamento praticado em virtude dela. Uma outra origem para o nome sugerida por Halstead, em que o nome teria surgido em Zanzibar, durante epidemia ocorrida em 1870, e estaria relacionado frase nativa Ki-denga Pepo, que significa pancada ou golpe dado por um mau esprito, provocando ataque doloroso semelhante cibra.

Os vrus da dengue so um arbovrus do gnero Flavivrus, envelopados, pertencente famlia Flaviviridae, que incluem pelo menos 70 membros e possuem, como prottipo, o vrus da febre amarela. Os quatro sorotipos de vrus da dengue formam um subgrupo no gnero

Flavivrus.

Os vrus dengue entram nas clulas por passagem direta pela membrana. Aps a penetrao no citoplasma e o desnudamento, o RNA viral replica em reas focais perinucleares. Esses vrus replicamse no citoplasma celular, aps um perodo de latncia de 12 a 16 horas e este processo relaciona-se proliferao de organelas no retculo endoplasmtico.

Aedes (Stegomyia) aegypti (ads do grego "odioso" e gypti do latim "do Egipto") pertence famlia Culicidae, do latim culex que significa

mosquitos, esta apresenta grande importncia em parasitologia mdica, pois nela encontrarmos o maior nmero e os mais importantes insetos hematfagos entre todos os Arthropoda. As espcies de culicdeos apresentam adaptabilidade biolgica, variabilidade gentica e ampla valncia ecolgica. Possuem enorme disperso, encontrando-se espcies desde as regies rticas, at as equatoriais. Durante o hematofagismo, o inseto pode transmitir doenas, como viroses (dengue, febre amarela e encefalites), protozooses (malria) e helmintoses (elefantase).

O A. aegypti em nosso pas tem como criadouros preferenciais os mais variados recipientes de gua domiciliares e peridomiciliares: pneus sem uso, latas, pratos com vasos de samambaia, caixas d'gua descobertas, piscinas sem uso etc. A hematofagia, cpula e oviposio so diurnas. Vive cerca de 15-20 dias. Exerce a hematofagia, tanto dentro como fora das casas, principalmente entre 7 e 10 horas e depois entre 16 e 19 horas. Devido ao seu hbito alimentar ser diurno e antropoflico, esta espcie dotou-se de certa habilidade de escapar de ser morto pela vtima durante o repasto sanguneo pelos vos rpidos e retomando a atac-la ou procurar outra vtima. Este comportamento tem grande importncia epidemiolgica, pois uma fmea infectada pode ter vrias alimentaes sanguneas curtas em diferentes hospedeiros, disseminando assim o vrus do dengue. Ao exercer a hematofagia, inocula com a saliva as partculas virais.

A transmisso d-se por mosquitos Aedes fmeas que, ao se alimentarem de sangue para suprir necessidades proticas da oviposio, ato do inseto fmea por ovos, infectam-se picando indivduos virmicos. Os vrus dengue multiplicam-se no aparelho digestivo do mosquito, disseminando-se por diferentes tecidos do inseto. A chegada do vrus s glndulas salivares, aps um perodo de incubao dito extrnseco, com durao mdia de 7 a 11 dias, determina o incio da transmisso viral que o mesmo far por toda a vida.

Outra forma importante de transmisso que ocorre entre os mosquitos a transovariana. Os Aedes sp. podem transmitir os vrus dengue diretamente para a prole, dispensando o homem no ciclo mantenedor. Essa transmisso, mesmo em baixo nveis, poderia manter os vrus durante estaes secas ou frias, quando no existem mosquitos adultos ou reservatrios.

As manifestaes clnicas observadas durante a infeco pelos vrus dengue ocorrem aps um perodo de incubao de 2 a 5 dias e so muito variveis, podendo ser didaticamente classificadas em quatro grupos: O das infeces assintomticas; O da febre da dengue, subdividido em febre indiferenciada (sndrome viral) e febre da dengue clssica; O da febre hemorrgica da dengue e sndrome de choque (DHF/DSS); O dos quadros menos freqentes, como a hepatite e aqueles acometendo o sistema nervoso.

Na maioria dos casos costuma ser benigna, manifestando-se de forma varivel quanto ao tipo e intensidade dos sintomas, segundo caractersticas do vrus e da populao acometida. Apresenta-se com incio abrupto. Temperatura corporal elevada de 39C a 40C, acompanham-se de cefalia intensa, dor retrocular, mialgias, artralgias e manifestaes gastrintestinais, como vmitos e anorexia. Um exantema pode surgir no 3 ou 4 dia de doena e caracterizado por um exantema intenso, em que se salientam pequenas reas de pele s. Em alguns casos, fenmenos hemorrgicos discretos (epistaxe, petquias, gengivorragias) podem ocorrer e no caracterizarem um caso de dengue hemorrgica. O prurido pode acompanhar o aparecimento do exantema, sendo muitas vezes de difcil controle. A febre costuma ceder em at 6 dias, iniciando-se a convalescena, que pode durar semanas, com astenia e depresso. Apesar desses sintomas aparecerem na maioria dos pacientes, eles podem variar de pessoa a pessoa.

A DHF/DSS comum em pases do Sudeste Asitico e Oceano Pacfico ocidental, onde a dengue ocorre endemicamente, com circulao simultnea de mais de um tipo viral. O quadro costuma iniciar-se de forma abrupta, similar forma clssica, com febre alta, nuseas e vmitos, mialgias e artralgias. Alguns pacientes apresentam faringite. Os fenmenos hemorrgicos surgem no segundo ou terceiro dias de doena, incluindo trombocitopenia, com petquias na face, vu palatino, axilas e extremidades. O teste de torniquete ou lao positivo achado comum. Ao exame fsico, observa-se fgado palpvel e doloroso. Esplenomegalia observada em alguns casos. A presena de hepatomegalia, hematmese e dor abdominal indica mau prognstico, com provvel evoluo para choque. A sndrome do choque da dengue costuma surgir entre o 3 e o 7 dia de doena, mantendo-se estado crtico por 12 a 24 horas e posteriormente pacientes em estado letrgico e afebris.

Manifestaes clnicas menos freqentes da dengue incluem quadros que acometam o sistema nervoso, como encefalites e polineuropatia, sndromes de Reye e GuilainBarr. Esses quadros podem surgir no decorrer da doena ou na convalescena. Quadros de hepatite com ictercia e importante elevao de transaminases sricas foram descritos na sia. Um estudo com mes que tiveram dengue durante a gravidez e seus filhos no mostrou casos de infeco congnita.

A abordagem do paciente com suspeita de dengue deve seguir uma rotina mnima de anamnese e exame fsico. Essas informaes so necessrias para o estadiamento e o planejamento teraputico adequados. Todo caso suspeito deve ser notificado Vigilncia Epidemiolgica.

S I N A I S D E A L E R TA N A D E N G U E
dor abdominal intensa e contnua; B. vmitos persistentes; C. hipotenso postural; D. hipotenso arterial; E. presso diferencial <20mmHg; F. hepatomegalia dolorosa; G. hemorragias importantes (hematmese e/ou melena);
A.

extremidades frias, cianose; I. pulso rpido e fino; J. agitao e/ou letargia; K. diminuio da diurese; L. diminuio repentina da temperatura corprea ou hipotermia; M. aumento repentino do hematcrito; N. desconforto respiratrio.
H.

A histria clnica deve ser a mais detalhada possvel e os itens a seguir devem constar em pronturio.
a) Cronologia dos sinais e sintomas; b) Caracterizao da curva febril; c) Pesquisa de sinais de alerta.

Histria da doena atual

a) Presena de casos semelhantes no local de moradia ou de trabalho; b) Histria de deslocamento nos ltimos 5 dias.
a) Doenas crnicas associadas: hipertenso arterial, diabete melito, DPOC, doenas hematolgicas crnicas (principalmente anemia falciforme), doena renal crnica, doena severa do sistema cardiovascular, doena acidopptica e doenas auto-imunes. b) Uso de medicamentos, sobretudo antiagregantes plaquetrios, anticoagulantes, antiinflamatrios e imunossupressores. c) Na criana, alm das doenas de base j citadas, valorizar as manifestaes alrgicas (asma, dermatite atpica, etc.).

Epidemiologia

Histria patolgica pregressa

Cronologia dos Sinais e Sintomas

Exame Fsico Geral


a) Ectoscopia. b) PA em duas posies para adultos e crianas maiores (sentado/deitado e em p) e pulso; c) Segmento abdominal: pesquisa de hepatomegalia, dor e ascite; d) Freqncia respiratria; e) Neurolgico: orientado pela histria clnica, nvel de conscincia, sinais de irritao menngea; f) Estado de hidratao; g) Medida do peso.

Prova do Lao
a) A prova do lao dever ser realizada obrigatoriamente em todos os casos suspeitos de dengue durante o exame fsico; b) Desenhar um quadrado de 2,5cm de lado no antebrao da pessoa e verificar a PA; calcular o valor mdio: (PAS+PAD); insuflar novamente o manguito at o valor mdio e manter por cinco minutos ou at o aparecimento das petquias; contar o nmero de petquias no quadrado. A prova ser positiva se houver mais de 20 petquias em adultos e 10 em crianas; c) A prova do lao importante para a triagem do paciente suspeito de dengue, pois pode ser a nica manifestao hemorrgica de casos complicados ou de FHD, podendo representar a presena de plaquetopenia ou de fragilidade capilar.

O diagnstico da dengue realizado com base na histria clnica do doente, exames de sangue, que indicam a gravidade da doena, e exames especficos para isolamento do vrus em culturas ou anticorpos especficos. Para comprovar a infeco com o vrus da dengue, necessrio fazer a sorologia, que um exame que detecta a presena de anticorpos contra o vrus do dengue. A doena detectada a partir do quarto dia de infeco. Inicialmente, feito um o diagnstico clnico ou diferencial para descartar outras doenas. Aps esta etapa, so realizados alguns exames, como hematcrito e contagem de plaquetas. Estes testes no comprovam o diagnstico da dengue, j que ambos podem ser alterados por causa de outras infeces.

Diagnstico clnico/diferencial
A dengue, nas suas formas indiferenciada e clssica, faz diagnstico diferencial com doenas virticas variadas, tais como a influenza, o sarampo, a rubola e as hepatites. Outros patgenos tambm entram no diagnstico diferencial, a leptospirose no ictrica e a malria. Contudo, deve-se lembrar que surtos de influenza so mais comuns no inverno, e nestes surtos predominam os sintomas respiratrios, o que no costuma ocorrer na dengue.

Diagnstico Laboratorial
Os laboratrios que trabalham com dengue devem exercer atividades relacionadas ao diagnstico de casos humanos e deteco viral a partir dos artrpodos-vetores. Devem, tambm, promover a identificao sorotpica dos vrus isolados. No diagnstico laboratorial da dengue pode-se lanar mo de mtodos VIROLGICOS e SOROLGICOS.

[_VIROLGICO_]
Os mtodos virolgicos correspondem ao isolamento viral por: inoculao em culturas celulares, animais e mosquitos; a deteco de antgenos virais por testes imunoenzimticos e radioimunoensaios; a deteco do genoma viral por transcrio reversa do seu RNA em DNA complementar seguida de amplificao em cadeia pela polimerase; ou hibridizao com sondas moleculares marcadas.

[_SOROLGICO_]

Os mtodos sorolgicos indiretos baseiam-se na pesquisa de anticorpos especficos contra o vrus da dengue infectante. Classicamente utilizadas so as tcnicas de neutralizao por reduo de plaques em culturas celulares, a fixao do complemento e a inibio da hemaglutinao. Mtodos sorolgicos modernos discriminam IgM e facilitam o diagnstico por basearem-se na presena desta imunoglobulina. Os testes mais utilizados so os imunoenzimticos como o MAC-ELISA e emprego de clulas infectadas como antgeno.

doena de notificao compulsria e de investigao obrigatria, principalmente quando se trata dos primeiros casos de Dengue Clssica diagnosticados em uma rea, ou quando se suspeita de FHD. Os bitos decorrentes da doena devem ser investigados imediatamente.

Os dados de anamnese e exame fsico sero utilizados para estadiar os casos e para orientar as medidas teraputicas cabveis. importante lembrar que a dengue uma doena dinmica, o que permite que o paciente evolua de um estgio a outro rapidamente. O manejo adequado dos pacientes depende do reconhecimento precoce de sinais de alerta, do contnuo monitoramento e reestadiamento dos casos e da pronta reposio hdrica. Com isso, torna-se necessria a reviso da histria clnica acompanhada do exame fsico completo, a cada reavaliao do paciente, com o devido registro em instrumentos pertinentes (pronturios, ficha de atendimento, carto de acompanhamento). Os sinais de alerta e o agravamento do quadro costumam ocorrer na fase de remisso da febre.

No existe, at o presente momento, droga antiviral em uso clnico que tenha ao efetiva contra a dengue. Faz-se apenas o tratamento sintomtico da febre, cefalia, mialgias e artralgias; contudo, evita-se o uso de salicilatos, que podem ser causa de hemorragias digestivas altas e acidose. Prefere-se utilizar o paracetamol.

Nos casos de CHF/DSS, muitas vezes faz-se necessrio tomar medidas teraputicas das quais depender a vida do paciente. O perodo crtico para o aparecimento da febre hemorrgica e da sndrome do choque ocorre aps o 3 dia de doena. Os casos suspeitos devem ser mantidos em observao, buscandose detectar distrbios da coagulao e um aumento agudo da permeabilidade vascular com extravasamento de lquidos para o interstcio. Busca-se, pelo exame clnico, a ocorrncia de hemorragias, desidratao e derrames intracavitrios. Deve-se realizar diariamente o teste do torniquete/lao, o hematcrito e a contagem de plaquetas no sangue visando deteco de alteraes que precedem o quadro.

Nos casos de dengue hemorrgica sem choque, mas com desidratao e hemoconcentrao, recomenda-se, quando possvel, a reposio hdrica e de eletrlitos por via oral. Quando o paciente apresenta vmitos e acidose, deve-se promover reidratao intravenosa utilizando lquidos em volume e composio similares aos usados no tratamento de diarria com desidratao moderada. Baseada nas experincias obtidas no Sudeste Asitico, cada paciente portar-se de maneira diferente, e a administrao de fluidos dever ser avaliada individualmente.

Nos pacientes chocados (DSS), observa-se agitao ou letargia, extremidades frias, cianose perioral, pulso rpido e fraco, hipotenso, aumento do hematcrito, que surge subitamente ou de forma continuada, apesar da reidratao. Trata-se de uma emergncia mdica. Deve-se manter os pacientes sob contnua observao e promover imediatamente a expanso plasmtica. O tratamento dever ser suspenso quando iniciar-se a reabsoro do plasma extravasado. A partir de ento, as condies hemodinmicas se normalizam, retorna o apetite do paciente e o hematcrito cai a nveis abaixo de 40%.

A reposio de sangue pode ser utilizada em casos de hemorragia profusa. Estes casos so, muitas vezes, de difcil diagnstico, e preciso saber diferenciar a queda do hematcrito gradual e conseqente ao tratamento de expanso plasmtica, de uma queda de 20% ou mais do hematcrito, que ocorre sem melhora das condies hemodinmicas, sugerindo hemorragia. Em resumo, a evoluo para a cura dos pacientes com DHF/DSS depende basicamente dos cuidados de terapia intensiva disponveis para o tratamento destes pacientes e do tratamento precoce das alteraes hemodinmicas apresentadas.

a) Reduzir a temperatura. b) Avaliar a evoluo clinica. c) Prevenir a convulso por febre. d) Proporcionar conforto para o paciente

[_Objetivo_]

Febre

a) Controle rigoroso de temperatura. b) Aplicar compressas mornas (nunca fria devido ao risco de vasoconstrico sbita). c) Orientar, auxiliar e supervisionar a ingesta de lquido (oferta de soro oral). d) Orientar, auxiliar e supervisionar banho com gua morna. e) Atentar para o risco de crise convulsiva (crianas menores de 5 anos, principalmente lactentes). f) Observar diurese (quantidade, aspecto e cor). g) Realizar balano hdrico e hidroeletrolitico. h) Administrar medicao prescrita. i) Registrar sinais vitais. j) Registrar no pronturio as condutas de enfermagem prestadas.

[_Conduta_]

Cefalia, dor retroorbitria, mialgias e artralgias [_Objetivo_]


a) Controlar e reduzir a dor. b) Prevenir complicaes. c) Avaliar a evoluo clinica. d) Proporcionar conforto para o paciente.
a) Verificar sinais vitais. b) Diminuir a luminosidade e rudos, se possvel. c) Orientar repouso relativo. d) Estimular a mudana de decbito. e) Aplicar a escala de dor para a tomada de conduta. f) Administrar medicao prescrita. g) Aplicar protocolo de cuidados de enfermagem com acesso venoso perifrico ou central. g) Registrar no pronturio as condutas de enfermagem prestadas.

[_Conduta_]

Prurido
[_Objetivo_]
a) Avaliar a evoluo clinica. b) Restabelecer e manter a integridade da pele. c) Proporcionar conforto para o paciente. a) Auxiliar, orientar e dar banhos com gua em temperatura ambiente ou aplicar compressas umedecidas em gua na pele do paciente, sem frico. b) Manter as unhas aparadas e lixadas. c) Orientar para a utilizao de sabonete neutro. d) Orientar quanto ao uso de medicao prescrita. e) Registrar no pronturio as condutas de enfermagem prestadas.

[_Conduta_]

Dor Abdominal
[_Objetivo_]
a) Avaliar a evoluo clinica. b) Observar evoluo para formas graves. c) Proporcionar alivio a dor. d) Controlar complicaes. e) Proporcionar conforto ao paciente.

a) Realizar exame fsico dirigido: localizao da dor, distenso abdominal, som macio a percusso, edema, presena de defesa abdominal. b) Aplicar e avaliar a escala de dor (Anexo B). c) Colocar o paciente em posio confortvel, preferencialmente com a cabeceira elevada. d) Auxiliar o paciente em qualquer movimentao. e) Verificar e avaliar os sinais vitais. f) Controlar lquidos ingeridos e eliminados. e) Aplicar protocolo de cuidados de enfermagem com acesso venoso perifrico ou central. g) Atentar para o risco de choque hipovolmico. h) Administrar a medicao prescrita. i) Medir a circunferncia abdominal para avaliar distenso e edema, hemorragia digestiva alta e baixa (melena), hematria ou hipermenorria. k) Registrar no pronturio as condutas de enfermagem prestadas.

[_Conduta_]

a) Avaliar a evoluo clinica. b) Controle e avaliao de exames de laboratrio. c) Prevenir complicaes. a) Realizar exame fsico dirigido: verificar edema, petquias, equimose, hematoma, sangramentos (epistaxe, gengivorragia, metrorragia e outros). b) Manter o acesso venoso permevel. c) Controlar a diurese e densidade urinaria. d) Atentar para o risco de choque. e) Manter cabeceira do leito elevada (semi-Fowler). f) Providenciar a coleta exames de controle de acordo com a solicitao mdica. g) Notificar ao medico sempre que o resultado da plaqueta for menor ou igual a 100.000 e o hematcrito maior do que 10% em relao ao valor basal ou anterior. h) Verificar sinais vitais. i) Observar sinais de irritao, agitao, sonolncia e convulso. j) Registrar no pronturio as condutas de enfermagem prestadas.

Plaquetopenia [_Objetivo_] [_Conduta_]

a) Acompanhar evoluo clinica. b) Estabelecer e manter o equilbrio hdrico e hidroeletroltico. c) Prevenir complicaes. a) Realizar exame fsico. b) Orientar e supervisionar a aceitao da dieta. c) Aplicar protocolo de cuidados de enfermagem com sonda nasogstrica para alimentao, se necessrio. d) Estimular a ingesta de soro de reidratao. e) Atentar para sinais de hiponatremia e hipocalemia. f) Incentivar a ingesta de alimentos/frutas ricas em potssio (laranja, banana, tomate, etc.). g) Adequar a ingesta de lquidos conforme os hbitos do paciente (chimarro, gua de coco, etc.). h) Pesar o paciente diariamente e/ou a cada retorno. i) Observar e avaliar os sinais e sintomas de desidratao. j) Verificar e avaliar as alteraes dos sinais vitais. k) Realizar e avaliar curva trmica e pressrica. l) Anotar volume, caracterstica, data, hora do vomito e freqncia. m)Manter o ambiente livre de odores desagradveis. n) Registrar no pronturio as condutas de enfermagem prestadas.

[_Objetivo_]

Anorexia, nuseas e vmitos

[_Conduta_]

Sangramentos
[_Objetivo_]
a) Acompanhar evoluo clinica. b) Reduzir os fatores que contribuem para o sangramento. c) Prevenir complicaes.
a) Identificar e avaliar a ocorrncia de sangramento, anotando as caractersticas. b) No administrar medicamentos por via intramuscular. c) Utilizar o dispositivo venoso de acordo com o calibre da veia. d) Exercer presso no local da retirada de venopuno em caso de sangramento. e) Aplicar bolsa de gelo ou gelo seco sobre a rea de venopuno sangrenta. f) Verificar sinais vitais. g) Realizar exame fsico dirigido: abdome e sinais de choque. h) Realizar controle hdrico e hidroeletroltico. i) Avaliar os exames laboratoriais. j) Preparar o paciente para a realizao de exames complementares, etc. k) No aplicar pomadas antitrombolticas. l) Aplicar assistncia de enfermagem na administrao de hemoderivados. m)Registrar no pronturio as condutas de enfermagem prestadas.

[_Conduta_]

Gengivorragia
[_Conduta_] a) Orientar a higiene oral com escova de cerdas macias ou com gaze com movimentos suaves. b) Orientar bochechos com anti-sptico oral no alcolico. c) Evitar a ingesto de alimentos cidos, duros e quentes; adequar a dieta de acordo com o estado.

Epistaxe
[_Conduta_] a) Aplicar compressa fria sobre a pirmide nasal e realizar compresso com o auxilio de gazes. b) Manter o paciente sentado ou em posio semi-Fowler. c) No realizar hiper-extensao de pescoo. d) Realizar tamponamento nasal com gazes. e) Interagir com o profissional medico para avaliao da necessidade de tamponamento nasal posterior. f) Manter fixao do tamponamento, identificando data, hora e nome do profissional que realizou o procedimento.

g) Avaliar os exames laboratoriais: plaquetas, TAP, hematcrito e hemoglobina. h) Orientar e supervisionar a no remoo de crostas, cogulos ou sujidades nasais. i) Verificar sinais vitais. j) Observar aspectos de sangramento e sua durao. k) Registrar no pronturio as condutas de enfermagem prestadas.

Hematmese
[_Conduta_] a) Avaliar, orientar e registrar a ocorrncia: hora, volume e caracterstica. b) Verificar e registrar os sinais vitais. c) Realizar exame fsico dirigido: dor e distenso abdominal, abdome em tabua, pele e mucosas e sinais de choque. d) Posicionar o paciente em Fowler alto. e) Orientar a higiene oral com escova de cerdas macias ou bonecas de gaze com movimentos suaves. f) Orientar bochechos com anti-sptico oral no alcolico. g) Administrar antiemtico conforme prescrio mdica. h) Realizar controle de diurese. i) Realizar balanco hidrico e hidroeletrolitico.

f) Controlar e avaliar as eliminaes atentando para: diurese (presena de hematria, oligria e anria), fezes (melena, sangue vivo) e hematmese. g) Realizar exame fsico dirigido: dor plvica, distenso abdominal, abdome em tabua, pele e mucosas e sinais de choque. h) Estabelecer um mtodo de controle de sangramento vaginal: chumao, absorvente. i) Orientar a no utilizar absorvente interno. j) Orientar, auxiliar, realizar e supervisionar a higiene da regio plvica. k) Verificar e registrar os sinais vitais. l) Registrar no pronturio as condutas de enfermagem prestadas.

Fazer Acolhimento com Avaliao e Classificao de risco; Iniciar hidratao via oral nos pacientes que esto na fila aguardando consulta mdica; Preencher o Carto do Usurio - DENGUE; Preencher os impressos: Ficha de Investigao de Dengue + SINAN (Sistema de Informao de Agravos de Notificao); Orientar retorno para reavaliao no 1 dia sem febre ou retorno imediato quando apresentar sinais de alerta; Alertar sobre medicamentos que no devem ser consumidos; Observao rigorosa do gotejamento do soro e ateno para sinais de hipervolemia; Orientar o paciente e familiares sobre as medidas para eliminao dos criadouros do vetor.

Apesar do relativo sucesso observado com vacinas utilizando vrus do dengue tipos 1, 2 e 4 atenuados, inexiste, at o momento, uma vacina que imunize, simultaneamente, contra os quatro sorotipos, o que seria necessrio para evitar infeces seqenciais e, conseqentemente, casos de dengue hemorrgica. Portanto, limita-se o controle das epidemias desta virose s medidas de combate ao vetor.

O combate ao vetor deve desenvolver aes continuadas de inspees domiciliares, eliminao e tratamento de criadouros, priorizando atividades de educao em sade e mobilizao social. A finalidade das aes de rotina manter a infestao do vetor em nveis incompatveis com a transmisso da doena. Em situaes de epidemias deve ocorrer a intensificao das aes de controle, prioritariamente a eliminao de criadouros e o tratamento focal.

5 3

1 - DHF 2 - DSS 3 Eritema em criana 4 Eritema em adulto 5 - Teste do lao positivo

FOCACCIA, Ricardo. VERONESI: Tratado de Infectologia - 3 ed. - So Paulo: Atheneu, 2005 Fundao Nacional de Sade. DENGUE: Aspectos Epidemiolgicos, Diagnstico e Tratamento - Braslia: Fundao Nacional de Sade, 2002. NEVES, David Pereira. Parasitologia Humana - 11 ed. - So Paulo: Atheneu, 2005 Ministrio da Sade, Secretaria de Vigilncia em Sade, Departamento de Vigilncia Epidemiolgica. DOENAS INFECCIOSAS E PARASITRIAS: guia de bolso - 4 ed. ampliada - Braslia: Ministrio da Sade, 2004.

Ministrio da Sade, Secretaria de Vigilncia em Sade, Diretoria Tcnica de Gesto. DENGUE: Diagnstico e Manejo Clnico - 2. ed. Braslia: Ministrio da Sade, 2005.
Ministrio da Sade, Secretaria de Vigilncia em Sade, Diretoria Tcnica de Gesto. DENGUE: Manual de Enfermagem / Adulto e Criana Braslia: Ministrio da Sade, 2008. DENGUE, in Combate Dengue: O qu , sintomas, tipos, transmisso, preveno, diagnstico, tratamento e etc. Disponvel em http://www.combateadengue.com.br/?page_id=20/ Agosto, 2010. Vdeo: XVIVO Scientific Animation. DENGUE VIRAL FUSION, in YouTube: Broadcast Yourself. Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=7rbm4dPzgUA/ Agosto, 2010.

Das könnte Ihnen auch gefallen