Sie sind auf Seite 1von 2

mistrio da f

|Liturgia:
economia sacramental

[1]
www.laboratoriodafe.net

As palavras liturgia e sacramento fazem parte do (habitual) vocabulrio religioso catlico, nomeadamente no contexto da celebrao comunitria da f. No entanto, uma grande parte dos cristos tem dificuldade em explicitar com clareza o sentido de cada uma destas expresses. O que a liturgia? O que um sacramento? Este ano pastoral sob o lema f celebrada , durante quarenta e duas semanas, tendo por base o Catecismo da Igreja Catlica, vamos explicar os contedos essenciais relacionados com as temticas litrgica e sacramental [Para ajudar a compreender melhor, ler: Mateus 18, 19-20; Catecismo da Igreja Catlica, nmeros 1066 a 1134] Onde estiverem dois ou trs reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles esta frase atribuda pelo evangelista Mateus a Jesus Cristo est interligada com o tema da orao do versculo anterior. Jesus Cristo garante

a sua presena junto daqueles que, em orao, se renem em seu nome. Alm disso, a expresso no meio tambm se pode aplicar centralidade de Jesus Cristo na vida dos seus discpulos. Este texto bblico recorda-nos aquilo que somos: uma Igreja reunida em nome e volta de Jesus. Vivemos a nossa adeso a Cristo em comunidade. E a nossa assembleia dominical torna visvel um corpo, cuja cabea o prprio Cristo, pois Ele que edifica a Igreja. Reunimo-nos, dois ou trs, para fazer memria de Jesus, recordar as suas palavras e os seus gestos, acolh-los com alegria e celebr-los com f (Arquidiocese de Braga, Programa Pastoral 2013+14: F Celebrada, Braga 2013, 11-12). No Credo (www.laboratoriodafe.net/ estaeanossafe), a Igreja confessa a sua f na Trindade de Deus (Pai, Filho, Esprito Santo). a profisso de f! Esta f professada torna-se f celebrada na Liturgia da Igreja. a celebrao da f!

Liturgia: o que significa? O termo liturgia tem origem no vocbulo grego leitourgia, que composto por duas palavras: leitos que significa popular (do povo) e ergon que significa ao, obra, trabalho. Etimologicamente, a palavra Liturgia significa obra pblica, servio por parte de/e em favor do povo (Catecismo da Igreja Catlica, 1069). Em sentido amplo e original, a liturgia designa qualquer tipo de servio em favor do povo. Na Bblia, nomeadamente com a traduo grega do Antigo Testamento chamada a traduo dos Setenta este termo surge aplicado ao servio de culto, principalmente relacionado com o Templo de Jerusalm. O Novo Testamento mantm esta associao ao culto judaico no Templo, mas introduz uma nova aplicao: chama-se liturgo a Cristo, Sumo Sacerdote (sobretudo na Carta aos Hebreus, por ex., cf. Hebreus 8,1-6), e tambm liturgia da vida, como o ministrio de um apstolo (cf. Romanos 15,16), ou caridade fraterna (cf. Romanos 15,17; cf. Filipenses 1,15) (Jos Aldazbal, Dicionrio Elementar de Liturgia [DEL], ed. Paulinas, Prior Velho, 2007, 167). [O Dicionrio Elementar de Liturgia de Jos Aldazbal e a Enciclopdia Catlica Popular de Manuel Franco Falco so instrumentos teis para compreender os termos e conceitos usados no vocabulrio catlico; estes dois livros, das edies Paulinas, tambm esto disponveis na internet: http://bit.ly/1gmCMwf e http://bit.ly/1ffjHx1, respetivamente].

Liturgia crist. Curiosamente, o uso habitual da palavra liturgia no contexto catlico muito recente: remonta ao sculo XIX. Antes, eram mais comuns os termos ofcio, sagrados ritos, celebrao, ao. Nas Igrejas Orientais, est mais associada Missa ou Eucaristia. Na Igreja latina (Ocidente), s aparece no sculo XVI; mas no sculo XIX (nos documentos oficiais da Igreja s se vulgariza no sculo XX) que se usa o termo liturgia com o sentido atual. E qual o sentido atual da palavra liturgia aplicada Igreja Catlica? Com este nome se designam aquelas celebraes que a Igreja considera como suas e esto contidas nos seus livros oficiais, e se realizam pela comunidade e ministros assinalados para cada caso: assim, litrgica a celebrao da Eucaristia e dos demais sacramentos, a Liturgia das Horas, os sacramentais, etc. Enquanto que no o so, embora sejam muito dignas e louvveis, o Rosrio, a Via-sacra e outras devoes pessoais e populares (DEL). A Constituio do II Conclio do Vaticano sobre a Sagrada Liturgia (Sacrosanctum Concilium), no nmero 10, apresenta-a como a meta para a qual se encaminha a ao da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua fora. O Catecismo da Igreja Catlica, depois da Profisso da F, dedica a segunda parte Celebrao do Mistrio Cristo (1066-1690). Aqui apresenta-se a liturgia como obra da Trindade e obra da comunidade crist.

www.laboratoriodafe.net www.facebook.com/laboratoriodafe mistrio da f [1]

Das könnte Ihnen auch gefallen