Sie sind auf Seite 1von 2

NESTA

CHARGE, TEMOS UM MESMO ENUNCIADO PRONUNCIADO POR SUJEITOS DIFERENTES. SER QUE ELE TEM O MESMO SENTIDO NAS DUAS SITUAES? (EXPLIQUE FUNDAMENTANDO COM A TEORIA DA ANLISE DO DISCURSO)

No. Apesar de as falas de dois sujeitos diferentes se valerem de enunciado GRAMATICALMENTE idnticos: Vamos invadir o McDonalds, o contexto e o sentido em que se estabelecem completamente distinta. Os indivduos se exprimem de posies polticas, sociais, ideolgicas dspares. Eles tm formaes discursivas antagnicas. Segundo CAMPOS, podemos assim desmembrar os termos propostos pela charge: Enunciado Local Sujeito Contrrios globalizao, poltica do neoliberalismo, aos pases ricos. Ideologia Enunciao Descrio Imagens de foices e bandeiras e at mesmo de dupla exclamao ao fim do enunciado, dando ideia de grito. Antecedido de outro enunciado (Que fome!), vemos em lugar da aglomeramento do primeiro apenas dois indivduos, cujos vesturios remetem a condies sociais econmicas distintas.

Primeiro

Frum Social Mundial

Invadir Marxista ligada significa luta de classes ocupar pela impele os fora, tomar sujeitos luta posse.

Segundo

Representantes dos pases Frum mais ricos do Econmico mundo Mundial liderados pelos EUA.

Invadir se refere a um sentido coloquial: ir Neoliberalismo. para, fazer uma comilana (neste caso).

CAMPOS ressalta ainda que um dos ditames do Frum Social Mundial questiona o chamado Primeiro Mundo e a hegemonia dos valores da sociedade norte-americana como o modelo ideal a ser seguido. Assim, observa-se que na charge em questo, ainda o conceito marxista de ideologia que est em jogo de formao discursiva como determinante do sentido dos enunciados. A charge objetiva transmitir mensagem de forma esttica, de preferncia com pouco uso de palavras. Dessa forma o alocutrio/enunciatrio (leitor/receptor) da mensagem dever ativar os conhecimentos compartilhados do que significam os dois fruns em questo, a ideologia acerca dos objetivos almejados pelos participantes de cada uma dessas reunies, alm de acessar diretamente o contedo da Semitica, pois a caricatura est inserida no campo das artes visuais. CAMPOS, Magna. Ensaios de leitura crtica. Par de Minas, MG: Virtual Books, 2010. p. 139-149. Disponvel em: <http://pt.scribd.com/doc/65300180/LivroENSAIOS-DE-LEITURA-CRITICA-MAGNA-CAMPOS>. Acesso em: 27 nov. 2013. PAIVA, Marcelo Whately. Anlise do discurso: apostila. Braslia: AVM, [2013?].

Das könnte Ihnen auch gefallen