Sie sind auf Seite 1von 21

Curso de Animador Sociocultural, 12 ano

Disciplina: rea de Estudo da Comunidade Mdulo 1: Representao Social da Diferena e Interveno Sociocultural

Ano Lectivo: 2010/2011 A Professora: Marina Maltez

www.animacaosociocultural.pt

Pgina 1 de 21

ndice
INTRODUO .......................................................................................................................................... 3 SER NORMAL E SER DIFERENTE ......................................................................................................... 4 A MULTICULTURALIDADE NA SOCIEDADE ACTUAL .................................................................. 6 ENVELHECIMENTO: UM PROCESSO IRREVERSVEL, CAUSAS E CONSEQUNCIAS NA PESSOA SINGULAR E NA SOCIEDADE ............................................................................................... 8 FACTORES QUE INFLUENCIAM O ENVELHECIMENTO: ............................................................................................. 9 Factores Genticos: ............................................................................................................................... 9 Factores Ambientais: ............................................................................................................................ 10 Factores Profissionais: ......................................................................................................................... 11 Factores Sociais: ................................................................................................................................. 12 O CONCEITO DE VELHICE ................................................................................................................. 13 O AUMENTO DA POPULAO IDOSA EM PORTUGAL ............................................................... 15 A ANIMAO DE IDOSOS ................................................................................................................... 16 ANIMAO ESTIMULATIVA: ............................................................................................................................ 17 ANIMAO AO DOMICLIO: ............................................................................................................................ 17 ANIMAO NA INSTITUIO: .......................................................................................................................... 18 ANIMAO TURSTICA PARA A TERCEIRA IDADE: ............................................................................................... 18 EXEMPLOS DE ACTIVIDADES A DINAMIZAR COM IDOSOS ....................................................................................... 19

NOTA: O presente manual constitui-se por linha orientadoras que no dispensam a consulta e anlise mais aprofundada de bibliografia de referncia.

www.animacaosociocultural.pt

Pgina 2 de 21

INTRODUO

Ser normal e ser diferente. Quase que poderamos afirmar: eis a questo. Pelo menos, uma das questes que marcam uma sociedade em que ser diferente por um lado a imagem de marca de muitos que querem precisamente marcar a diferena, mas uma diferena que por vezes se estranha e at se reprime. Das franjas sociais recentemente aparecidas a grupos sociais que sempre existiram e que agora se tornam dbeis, nesta unidade modular iro ser abordados precisamente estes contedos: os conceitos de normalidade e diferena, a excluso social e os grupos que cada vez mais so colocados de parte. Pretende-se ainda facultar aos alunos conhecimentos que lhes permitam intervir socialmente, criando planos realistas, eficazes e pertinentes tendo em conta o panorama social actual.

www.animacaosociocultural.pt

Pgina 3 de 21

SER NORMAL E SER DIFERENTE

Normalidade um estado padro, normal, que considerado correcto, justo sob algum ponto-de-vista. o oposto da anormalidade. A normalidade muitas vezes se d por conta de uma maioria em comum, sendo anormal aquele que contraria esta maioria. A normalidade tambm se d por um resultado padro ao realizar uma operao com alta probabilidade de se repetir.
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Normalidade_(comportamento)

Falar de normalidade bem mais difcil do que aparenta. Uma pergunta que parece de resposta fcil nem sempre o . Pelo que questionar algum sobre o que ser normal, leva quase sempre o indivduo a reflectir e perceber que a palavra bem mais complexa. Frases como Todos diferentes, todos iguais so-nos familiares e incutem-nos o valor da igualdade. Mas de uma igualdade jurdica, de direitos. No de uma igualdade a nvel de valores, crenas. Mesmo porque nesse domnio cada indivduo tem uma postura, que adquiriu na comunidade em que nasceu e cresceu e que foi consolidando ao longo do seu percurso de vida. Enquanto cidados de um determinado pas seremos todos iguais perante a lei em vigor, sendo que cada um ter os seus valores de referncia, as suas crenas religiosas, que podem ou no ser comuns. E que portanto sero melhor ou pior aceites, consoante a norma padro.

Exemplo: Portugal um pas maioritariamente catlico. Assim sendo, os demais grupos religiosos nem sempre so bem aceites, ou pelo menos, so olhados como minorias. E por vezes, minorias estranhas, que no esto certas, porque o estar certo ser atributo da maioria. Claro que a Constituio regula o direito liberdade religiosa, mas ainda assim, a intolerncia persiste mais ou menos declarada e assumida.

A histria recente do pas deu-nos um outro exemplo, tema ainda delicado: o casamento homossexual. Apenas este ano foi aprovado. O direito a casar com uma pessoa do mesmo sexo no existia. Essa era uma realidade demasiado diferente para ser aceite e muito menos legal.
www.animacaosociocultural.pt
Pgina 4 de 21

Contudo, a evoluo social e as muitas reivindicaes tornaram-na numa realidade possvel. Possvel mas ainda no aceite nem compreendida por muitos. Prova disso mesmo que apesar do casamento ser permitido, a adopo de crianas de forma a possibilitar a constituio de uma famlia ainda no o .

Antes de se ser Animador Sociocultural, -se pessoa e

Ilustrao 1: Casamento homossexual

portanto membro de uma comunidade, portador de crenas, valores que podem ou no ser norma. A tica profissional que rege a actividade deste tcnico de interveno social clara: h que saber respeitar e incutir valores como a tolerncia, a compreenso.

www.animacaosociocultural.pt

Pgina 5 de 21

A MULTICULTURALIDADE NA SOCIEDADE ACTUAL

Multiculturalismos (ou pluralismo cultural) um termo que descreve a existncia de muitas culturas numa localidade, cidade ou pas, sem que uma delas predomine, porm separadas geograficamente e at convivialmente no que se convencionou chamar de mosaico cultural.
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Multiculturalismo

A globalizao aproximou povos, gerou uma troca, partilha de hbitos culturais. As distncias encurtaram-se, viajar tornou-se mais fcil, e mesmo quem no disponha de meios financeiros pode j viajar sem sair de casa: os meios de comunicao permitiram conhecer espaos e pessoas de outras culturas graas por exemplo Internet. Vantajoso? Sim. Pode-se concluir que a cultura, o conhecimento se
Ilustrao 2: Globalizao

tornaram mais acessveis. Tendencialmente, contactando com outros hbitos alargar-se-iam horizontes e seriam possvel uma convivncia pacfica entre povos, raas. No entanto, essa no uma realidade homognea. Isto , ainda hoje existem locais onde a convivncia entre culturas diferentes geradora de excluso e de conflitos. politicamente correcto falar de igualdade nesta situao. Mas ainda assim, nem sempre essa igualdade existe. H valores, crenas que entram literalmente em choque. A verdade, que h sempre uma cultura dominante que absorve uma outra cultura, que at a respeita, mas ser sempre aquela que veio depois. E se no incio tendencialmente bem recebida, com o passar do tempo e em situaes mais extremas (crise econmica, aumento de desemprego) pode ser vista como intrusa e at mesmo causadora desses problemas. Assim surge a excluso social. Fenmeno que exige uma interveno cuidada e cuja finalidade mxima gerar incluso, promover o entendimento e respeito entre culturas.

www.animacaosociocultural.pt

Pgina 6 de 21

Portugal , por excelncia, um pas onde desde h sculos convivem variadas culturas. Pioneiro nos Descobrimentos, deu novos mundos ao mundo e tornou-se o pas de onde saram colonizadores, mas tambm o pas que acolhia quem das colnias regressava. Na rota da especiarias (ndia), do ouro e marfim (frica) at a terras de cana-de-acar e caf (Brasil) Portugal foi-se espalhando pelo mundo e o mundo foi entrando no pequeno pas que, com o passar dos tempos, foi-se tornando uma clula viva, a fervilhar de culturas diferentes e que muitas vezes convivem pela proximidade geogrfica.

Exemplo: Comrcio e Restaurao: - Restaurantes italianos, japoneses, chineses, brasileiros; - Lojas de comrcio oriental e da Amrica latina; - Influncias gastronmicas: pizzas, hambrgueres, rodzios, caipirinhas, cozinha oriental; - Discotecas tpicas: africanas.

frequente e usual os portugueses deixarem-se fascinar por culturas diferentes e apreciarem os seus produtos. Mesmo porque estes muitas vezes tm um preo mais atractivo que o produto nacional.

NOTA: Ainda assim, h uma tendncia da sociedade em associar a criminalidade a estes grupos culturais diferentes. Note-se que para isso tambm contribui a elevada taxa de emigrantes ilegais no pas.

www.animacaosociocultural.pt

Pgina 7 de 21

ENVELHECIMENTO: UM PROCESSO IRREVERSVEL, CAUSAS E


CONSEQUNCIAS NA PESSOA SINGULAR E NA SOCIEDADE
A maioria dos idosos no vive, existe. E existir sem ser visto, uma espcie de morte Josias Gyll

Actualmente, mais do que evidente o aumento da populao idosa e esse aumento ainda mais evidente nos pases industrializados. Se por um lado, se pode considerar benfico o aumento da esperana mdia de vida, por outro lado coloca graves preocupaes.

O que ento, o envelhecimento?

Bourliere diz-nos que o envelhecimento diz respeito a todas as modificaes morfolgicas, fisiolgicas, bioqumicas e psicolgicas que aparecem como consequncia da aco do tempo sobre os seres vivos. Um outro autor, Robert, define o envelhecimento como a perda progressiva e irreversvel da capacidade de adaptao do organismo s condies mutveis do meio ambiente.

Torna-se assim evidente que o envelhecimento no uma doena, como muitos pensam. um processo complexo, irreversvel, mas que depende e est condicionado por uma srie de factores.

Ilustrao 3: Envelhecimento, um processo irreversvel

www.animacaosociocultural.pt

Pgina 8 de 21

Factores que influenciam o envelhecimento:


Genticos; Ambientais; Profissionais; Sociais; Econmicos.
Ilustrao 4: Idoso

Os factores acima apresentados influenciam o envelhecimento. Vejamos um pouco mais detalhadamente estes factores.

Factores Genticos: Cada um de ns portador de uma herana gentica. Herdamos dos nossos progenitores a predisposio para desenvolver determinados comportamentos, e isso inclui a forma como envelhecemos.
Ilustrao 5: Herana Gentica

Uma herana gentica de fortes problemas de sade (respiratrios, cardacos, entre outros) pode fragilizar o organismo e assim facilitar um

processo de envelhecimento mais degenerativo, atravs de um desgaste maior do corpo. Da que actualmente se procure registar o historial mdico de cada indivduo, complementando o mesmo com o mximo de informao possvel relativa aos progenitores, procurando assim detectar padres de patologias que possam ser hereditrias.

www.animacaosociocultural.pt

Pgina 9 de 21

Factores Ambientais: O meio envolvente tambm determinante na forma como envelhecemos. Viver em meio rural ou urbano tem consequncias que tambm se reflectem no processo de envelhecimento. Cada meio tem as suas especificidades. A tabela abaixo mostra algumas vantagens e desvantagens dos mesmos: Meio Vantagens - Qualidade da atmosfera (menor poluio); - Qualidade dos produtos alimentares (maior probabilidade de no terem qumicos); - Menor existncia de factores de stress (distncias, atrasos de transporte pblicos, filas de trnsito); - Existncia de espaos verdes. - Maior acesso a estruturas de apoio sade, educao, lazer e cultura; - Maior oferta de emprego. Desvantagens - Maior dificuldade a estruturas de apoio sade, educao, lazer e cultura; - Menor empregabilidade; - Maior isolamento em relao aos grandes meios urbanos.

Rural

Urbano

Poluio ambiental, nomeadamente sonora; - Proliferao de factores de stress (problemas de trnsito, distncias, atrasos de transportes pblicos).

Assim sendo, um indivduo que tenha vivido em espao rural tendencialmente ter tido uma vida menos stressante, mais calma, com uma alimentao mais rica em produtos de qualidade e isso poder permitir-lhe um processo de envelhecimento com mais qualidade, na medida em que a nvel psquico poder no estar esgotado. Mas tambm certo que a distncia de postos de sade para um acompanhamento mdico mais regular poder ter o efeito inverso, ou seja, fazer com que o processo de envelhecimento seja mais rpido, por o organismo do idoso no ter as devidas defesas e enfraquecer por determinada patologia. J em contexto urbano, a assistncia mdica partida ser mais garantida. Quem vive na cidade tem tudo prximo de si: maior oferta de postos de trabalho, locais de abastecimentos de produtos desde a alimentao ao vesturio e ainda acesso a espaos de lazer e enriquecimento cultural como cinemas e teatros, com ofertas variadas. Mas a vida na cidade no tem s
www.animacaosociocultural.pt
Pgina 10 de 21

vantagens. A distncia da habitao ao local de trabalho pode fazer com que o dia de trabalho se torne demasiado longo e esgotante, as filas de trnsito, os atrasos dos transportes pblicos e a crescente onda de violncia causam no indivduo no s um evidente cansao fsico, mas tambm um progressivo cansao psquico.

Factores Profissionais: Adaptando a sabedoria popular quase que podemos afirmar Diz-me o que fizeste, dir-te-ei como envelhecers. H profisses que desgastam fisicamente e outras que causam um desgaste a nvel mental. Como vimos anteriormente o processo de envelhecimento irreversvel, mas consoante a vida profissional possvel antever as consequncias mais evidentes.
Ilustrao 6: Actividades de maior desgaste fsico

Por exemplo, um indivduo que tenha sido mineiro na sua vida profissional, ter mais probabilidades em ter um envelhecimento marcado por problemas respiratrios, auditivos e o prprio aspecto fsico sofrer um

maior desgaste. J profissionais de reas de maior esforo intelectual, muito embora mantenham um aspecto fsico menos envelhecido, a nvel mental tendero a sofrer de patologias degenerativas e de perda de capacidades cognitivas.

Ilustrao 7: Actividades de maior desgaste intelectual

www.animacaosociocultural.pt

Pgina 11 de 21

Factores Sociais: Nestes factores encontramos a comunidade envolvente e a prpria famlia. Por exemplo, um idoso que tenha um suporte familiar coeso e que lhe dedique ateno, sentir-se- mais apoiado e portanto, menos deprimido, logo com mais vontade de se manter activo.

Ilustrao 8: O idoso e a famlia

Pelo que acima foi exposto percebe-se que o envelhecimento um processo complexo e que condicionado por variadssimos factores que podem ou no ser determinantes, uma vez que se relacionam entre si. Brodie (1985) ao referir-se ao envelhecimento diz que o mesmo um processo inevitvel e irreversvel. Para o autor comeamos a envelhecer quando nascemos. Mas a verdade que esse processo, apesar da sua inevitabilidade, pode decorrer melhor ou pior consoante cada pessoa.

Abaixo veremos um outro conceito associado Terceira Idade: a velhice.

www.animacaosociocultural.pt

Pgina 12 de 21

O CONCEITO DE VELHICE
Estamos perante um conceito controverso. Levantam-se questes de difcil resposta: O que ser velho? fsico ou do esprito? Ser diferente ser velho de parecer velho ou sentir-se velho?

O poema que introduz este tema ilustra bem os sentimentos do idoso: saudade, nostalgia, o isolamento em relao sociedade e at mesmo o receio da morte. Mas a verdade que no so s os idosos que se sentem velhos. Da que seja diferente ser velho de sentir-se velho e estar de facto velho. Ser velho Entendamos aqui a palavra velho no sentido cronolgico e no da forma negativa que usualmente a sociedade lhe confere. Assim, ser velho remete para a condio de pertencer Terceira Idade, uma etapa da vida e portanto inclui as tpicas caractersticas estticas (e psquicas) associadas a esta etapa: rugas, cabelos brancos, perda de memria. Estar velho Como vimos anteriormente, uma pessoa pode apresentar caracteres de velhice, sem no entanto cronologicamente j ser velha. Determinados percursos de vida desviantes (dependncias, maus-tratos) podem fazer com que o corpo e a mente envelheam. Sentir-se velho Um ritmo de vida agitado, stress dirio e presses como por exemplo, a precariedade do trabalho e at mesmo problemas pessoais podem fazer com que uma pessoa se sinta velha, no sentido de no ter fora, energia.

Quanto velhice, a maioria dos autores considera que se trata de uma situao que se manifesta a nvel psicolgico, mas que inevitavelmente se reflecte a nvel fsico.
www.animacaosociocultural.pt

Pgina 13 de 21

Vejamos o que dizem alguns autores:

Carvalho (1989) A velhice uma desarmonia do organismo humano.

Frutuoso (1990) A velhice situa-se predominantemente no campo psicolgico e manifesta-se, na prtica, atravs da viragem para o passado, que se recorda com nostalgia, sem que o idoso consiga encarar o seu futuro e o futuro do mundo em que est inserido com esperana, confiana e algum optimismo.

Assim, se por um lado temos um processo que fsico e irreversvel (o envelhecimento) por outro temos um estado psicolgico que afecta a componente fsica (velhice).

Ilustrao 9: Envelhecimento e Velhice

www.animacaosociocultural.pt

Pgina 14 de 21

O AUMENTO DA POPULAO IDOSA EM PORTUGAL

Frequentemente ouvimos que Portugal est envelhecido, que o nmero de idosos cada vez maior e que a taxa de natalidade tem diminudo, desequilibrando assim a pirmide demogrfica. Conforme referiu Alfred Sauvey, o sculo XXI o Sculo do Envelhecimento. O envelhecimento demogrfico o fenmeno mais relevante do sculo XXI nas sociedades desenvolvidas devido s suas implicaes na esfera socioeconmica, para alm das modificaes que se reflectem a nvel individual e em novos estilos de vida.

Como definir o envelhecimento demogrfico? A populao desencadeia o fenmeno do envelhecimento demogrfico quando a sua dinmica se caracteriza pelo aumento da importncia das pessoas idosas no total da populao. Em Portugal essa tendncia de envelhecimento acentuou-se nos anos 60 do sculo XX. Em menos de um sculo, esse aumento foi de cerca de 24%. Um aumento que provoca consequncia no apenas a nvel social, mas tambm econmico, j que se d uma diminuio da populao activa e produtiva. As razes deste aumento significativo da populao idosa devem-se conjugao de variados factores, que contribuem para um aumento da esperana mdia de vida, nomeadamente: - Avanos na medicina; - Melhor alimentao; - Melhores condies de higiene.

Esse aumento do nmero de idosos justifica a necessidade de tcnicos que actuem em instituies mas que tambm se desloquem s casas dos idosos de forma a promover um envelhecimento positivo, com qualidade de vida e que no exclua o idoso da restante sociedade.
www.animacaosociocultural.pt

Pgina 15 de 21

A ANIMAO DE IDOSOS

A apario da ASC no campo da terceira idade surge em resposta a uma ausncia ou diminuio da sua actividade e das suas relaes sociais. Para preencher esse vazio, o Animador Sociocultural trata de favorecer a emergncia de uma vida centrada volta do indivduo ou do grupo. A ASC concebe a ideia de progresso das pessoas idosas atravs da sua integrao e participao voluntria em tarefas colectivas nas quais a cultura joga um papel estimulante. Elizasu, 2001

www.animacaosociocultural.pt

Dado o aumento da populao idosa, tambm se verificou um aumento das instituies que acolhem este pblico e lhe prestam cuidados. O envelhecimento da sociedade portuguesa facilmente comprovado pelo considervel aumento de lares pblicos e privados e ainda pela crescente dinamizao de aces formativas no mbito da ASC para profissionais que trabalhem com idosos.

Assim, no campo da ASC com idosos tm emergido ramos especializados nesta modalidade de aco: Animao estimulativa; Animao ao domiclio; Animao na instituio; Animao turstica para a terceira idade.

Vejamos um pouco mais ao pormenor cada uma delas.

Pgina 16 de 21

Animao Estimulativa:

Vidal define-a como: um conjunto de tcnicas e metodologias que tm a finalidade de potenciar os processos de normalizao das actividades da vida quotidiana da pessoa, de provocar o desenvolvimento das capacidades preservadas e ao mesmo tempo ajudar a recuperar as perdidas.

Chama-se estimulativa porque procura utilizar os estmulos do meio, levando as pessoas a readaptarem-se sua nova realidade.

Animao ao Domiclio:

No se trata aqui de fazer um mero acompanhamento da pessoa, prtica muito frequente em Portugal. Falar de ASC para idosos dependentes em domiclio significa interrogarmo-nos sobre o sentido da vida de quem est confinado sua casa, questionarmo-nos sobre os pensamentos dos idosos, quando os animadores deixam o domiclio e o idoso se encontra perante si mesmo. Elizasu, 2001

Importa aqui ao Animador Sociocultural ter em conta uma srie de factores que determinam a condio do idoso: Mobilidade; Isolamento; Desmotivao; Separao/ausncia da famlia; Dependncia televisiva.
www.animacaosociocultural.pt

Factores estes que devem ser imediatamente aferidos aquando da fase do diagnstico, visto que deles depender a eficcia da actividade desenhada.

Pgina 17 de 21

Exemplo: Em idosos com indcios de Alzheimer, frequente fazer uma estimulao dos mesmos, propondo-lhes arrumao de gavetas da sua casa, separao de talheres, etc.

Animao na Instituio:

Os Lares de idosos devem oferecer aos seus utentes actividades de animao sociocultural recreativa e ocupacional. Rocha, 1998

Os critrios desta ASC esto j regulamentados por lei. O objectivo mximo garantir o bem-estar dos utentes, preservando as suas capacidades.

Animao Turstica para a Terceira Idade:

A Animao Turstica para a Terceira Idade deve ser entendida como um conjunto de actividades, que transformam o ver no envolver, o viver no conviver, desafiando o turista numa estratgia de desenvolvimento pessoal e humano numa determinada fase do seu percurso de vida. Peres, 2003 Neste ramo da ASC procura-se acima de tudo que o utente se envolva com o meio, interaja.

Ilustrao 10: Almoo convvio

www.animacaosociocultural.pt
Ilustrao 11: Passeio

Pgina 18 de 21

Exemplos de actividades a dinamizar com idosos

O Animador Sociocultural no um tcnico de sade, no entanto dever ter noes deste mbito para que possa acompanhar e estimular o idoso. Em baixo sero enunciadas algumas actividades que podem ser dinamizadas com este pblico de acordo com a categoria da tcnica em que se inserem: Tcnica Actividade Colagens; Recortes; Modelagens; Pintura.

Expresso Plstica

Expresso Dramtica/Corporal

Dramatizaes; Leituras dramatizadas; Exerccios desportivos; Pequenas coreografias. Exposio de recolhas orais feitas aos utentes (receitas, poemas, provrbios, anedotas, oraes, histrias de vida, etc.); Exposio de fotografias relacionadas com actividades realizadas pelos utentes; Visionamento de filmes e/ou documentrios. Colaborao em actividades da instituio (culinria, tratamento de jardins, bordados, etc.); Passeios temticos; Grupos de cantares.

Expresso Visual

Outras

www.animacaosociocultural.pt

Pgina 19 de 21

Poder-se- pensar a incio que estamos perante actividades bsicas, que exigem poupa preparao. Mas um erro. Qualquer uma das actividades acima referidas so sim, simples, concretas e que de facto vo ao encontro das necessidades e expectativas dos idosos, fazendo com que se sintam teis, que se sintam motivados a participar e posteriormente se sintam satisfeitos com a sua participao.

A expresso plstica, nomeadamente a pintura, estimula no s a criatividade, como a destreza manual, evitando o atrofiamento muscular.

Ilustrao 13: Expresso Plstica

Pequenos e simples exerccios fsicos estimulam os msculos, activam a circulao sangunea, preservam a destreza e fomentam ainda a convivncia entre os idosos. A hidroginstica tem sido uma das actividades mais procuradas e recomendadas por mdicos.

Ilustrao 12: Exerccio Fsico

Ilustrao 14: Hidroginstica

Os passeios permitem o contacto com outros locais, outros costumes, logo, a aquisio de mais saberes ou ento relembrar experincias passadas.

Ilustrao 15: Passeios

www.animacaosociocultural.pt

Pgina 20 de 21

www.animacaosociocultural.pt

Marina Maltez

Pgina 21 de 21

Das könnte Ihnen auch gefallen