Sie sind auf Seite 1von 247

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO PAR - IFPA.

CURSO TCNICO EM MECNICA

Disciplina:

MANUTENO

Professor : Jean da Silva Rodrigues


jeansr2@yahoo.com.br

EMENTA DA DISCIPLINA

- Conceitos sobre mtodos de manuteno, lubrificantes e lubrificao. - Diferenciar manuteno corretiva, preventiva e preditiva; - Conceituar tipos de lubrificantes e sistemas de lubrificao. - Planejamento e Custos em manuteno. - Executar levantamento e elaborao de histrico de manuteno; - Elaborar Planos de Manuteno e definio de ndices de manuteno; - Definir planos de metas estratgicos e operacional; - Gerenciar estoques e controle de custos em manuteno.

EMENTA DA DISCIPLINA

-Anlise de falhas em equipamentos e prticas de manuteno preditiva. - Anlise de falha em equipamentos; - Verificao de superfcies de fratura; - Anlise de trincas; - Fazer acompanhamento de equipamentos por vibrao; - Inspeo bsica em equipamentos e instalaes. -O Sistema de Manuteno - Softwares utilizados nos sistemas de manuteno; - Emisso e controle de Ordens de Servio; - Ferramental especfico em manuteno; - Ferramentas de manuteno (PERT-CPM e PDCA). - Prtica em Manuteno - Executar procedimentos bsicos em manuteno de equipamentos especficos; - Simulao de Sistema de manuteno industrial.

1.0 INTRODUO

Nos ltimos 20 anos a atividade de manuteno deixou de ser uma atividade de suporte produo e passou a se configurar como um importante item da gesto estratgica da produo industrial, com impactos diretos sobre os custos de produo, qualidade dos produtos fabricados e conseqentemente, competitividade da empresa.

1.1 Histrico Desde os anos 30, a evoluo da manuteno pode ser dividida em trs geraes;
Primeira Gerao Antes de 1940 Conserto aps falha Segunda Gerao Terceira Gerao 1940 - 1970 Aps 1970 Aumento da expectativa em relao manuteno - Disponibilidade crescente; - Maior disponibilidade e - Maior vida til do equipamento; confiabilidade; - Melhor custo-benefcio; - Melhor qualidade dos produtos; - Preservao do meio ambiente; Mudanas nas tcnicas de manuteno - Computadores grandes e lentos; - Sistemas manuais de planejamento e controle do trabalho; - Monitorao por tempo.

Conserto aps falha

- Monitorao de condio; - Projetos voltados para confiabilidade e manutenabilidade; - Anlise de risco; - Computadores pequenos e rpidos; - Softwares potentes; - Anlise de modos e efeitos da falha; - Grupos de trabalho multidisciplinares

Fonte: KARDEC, A. NASCIF, J. Manuteno - Funo estratgica. Ed. Qualitymark, 2007, 341 p.

1.2 O Conceito Moderno de Manuteno

H at pouco tempo o conceito predominante era de que a misso da manuteno era a de restabelecer as condies originais dos equipamentos/sistemas A misso moderna da manuteno garantir a disponibilidade da funo dos equipamentos e instalaes de modo a atender a um processo de produo ou de servio, com confiabilidade, segurana, preservao do meio ambiente e custo adequado.

1.3 Reduo da Demanda de Servios O aumento da eficincia da manuteno passa, necessariamente, pela reduo da demanda de servios, que tem as seguintes causas bsicas: -QUALIDADE DA MANUTENO: a falta de qualidade provoca o retrabalho ou falhas prematuras; -QUALIDADE DA OPERAO: uma ao operacional incorreta, independente da qualidade intrnseca do equipamento/sistema, provoca falhas prematuras; -PROBLEMAS CRNICOS: problemas que so decorrentes da qualidade no adequada do projeto da instalao e do prprio equipamento. Se a causa bsica do problema no for buscada, no se chega a uma soluo definitiva;

1.3 Reduo da Demanda de Servios -PROBLEMAS TECNOLGICOS: nem sempre um problema crnico tem soluo de todo conhecida, exigindo aes de engenharia mais aprofundadas de modo a melhorar o equipamento; -SERVIOS DESNECESSRIOS: acontece em funo da aplicao de manutenes preventivas em excesso, desconsiderando o binmio custo x benefcio. Todas essas questes so resolvidas eficazmente atravs de um enfoque sistmico decorrente da gesto estratgica da manuteno.

2.0 TIPOS DE MANUTENO Atualmente so definidos seis tipos bsicos de manuteno: -Corretiva no planejada; -Corretiva planejada; -Preventiva; -Preditiva; -Detectiva; -Engenharia de manuteno. Na manuteno corretiva planejada a perda de produo reduzida ou mesmo eliminada, alm de o tempo de reparo e o custo so minimizados. J na manuteno corretiva no planejada ocorre o oposto.

2.1 Manuteno Corretiva

Manuteno corretiva a atuao para a correo da falha ou do desempenho menor do que o esperado. Desse modo, a ao principal da manuteno corretiva corrigir ou restaurar as condies de funcionamento do equipamento ou sistema.

2.1.1 Manuteno Corretiva No Planejada

Manuteno corretiva no planejada a correo da FALHA de maneira aleatria. Caracteriza-se pela atuao da manuteno em fato j ocorrido, seja este em uma falha ou em desempenho melhor que o esperado. No h tempo para preparao do servio. Normalmente implica em custos altos. Alm disso, quebras aleatrias podem ter conseqncias bastante graves para o equipamento, isto , a extenso dos danos pode ser bem maior.

2.1.2 Manuteno Corretiva Planejada

Manuteno corretiva planejada a correo do desempenho menor que o esperado ou da falha, por DECISO GERENCIAL, isto , pela atuao em funo de acompanhamento preditivo ou pela deciso de operar at a quebra. A caracterstica principal da manuteno corretiva planejada funo da qualidade da informao fornecida pelo acompanhamento do equipamento.

2.2 Manuteno Preventiva

Manuteno preventiva a atuao realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado, baseado em INTERVALOS definidos de TEMPO. Inversamente poltica de manuteno corretiva, a preventiva procura evitar a ocorrncia de falhas, ou seja, procura prevenir.

2.2 Manuteno Preventiva

O controle das peas de reposio um problema que atinge todos os tipos de indstria. Uma das metas a que se prope o rgo de manuteno preventiva a diminuio sensvel dos estoques. Isso se consegue com a organizao dos prazos para reposio de peas. Assim, ajustam-se os investimentos para o setor.

2.2 Manuteno Preventiva

Se uma pea de um conjunto que constitui um mecanismo estiver executando seu trabalho de forma irregular, ela estabelecer, fatalmente, uma sobrecarga nas demais peas que esto interagindo com ela. Como conseqncia, a sobrecarga provocar a diminuio da vida til das demais peas do conjunto. O problema s pode ser resolvido com a troca da pea problemtica, com antecedncia, para preservar as demais.

2.2 Manuteno Preventiva

Os seguintes fatores devem ser levados em considerao para adoo de uma poltica de manuteno preventiva: -Quando no possvel a manuteno preditiva; -Aspectos relacionados com a segurana pessoal ou da instalao; -Por oportunidade em equipamentos crticos de difcil liberao operacional; -Riscos de agresso ao meio ambiente; -Em sistemas complexos ou de operao contnua.

2.3 Manuteno Preditiva

Manuteno preditiva aquela que indica as condies reais de funcionamento das mquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradao. Trata-se da manuteno que prediz o tempo de vida til dos componentes das mquinas e equipamentos e as condies para que esse tempo de vida seja bem aproveitado.

2.3.1 Objetivos da manuteno preditiva

- determinar, antecipadamente, a necessidade de servios de manuteno numa pea especfica de um equipamento; - eliminar inspeo; desmontagens tempo de desnecessrias disponibilidade para dos

- aumentar o equipamentos;

- reduzir o trabalho de emergncia no planejado; -impedir o aumento dos danos;

2.3.1 Objetivos da manuteno preditiva

-aproveitar a vida til total dos componentes e de um equipamento; -aumentar o grau de confiana no desempenho de um equipamento ou linha de produo; - determinar previamente as interrupes de fabricao para cuidar dos equipamentos que precisam de manuteno. Por meio desses objetivos, pode-se deduzir que eles esto direcionados a uma finalidade maior e importante: reduo de custos de manuteno e aumento da produtividade.

2.3.2 Execuo da Manuteno Preditiva

Para ser executada, a manuteno preditiva exige a utilizao de aparelhos adequados, capazes de registrar vrios fenmenos, tais como: vibraes das mquinas; presso; temperatura; desempenho; acelerao.

2.3.2 Execuo da Manuteno Preditiva Com base no conhecimento e anlise dos fenmenos, torna-se possvel indicar, com antecedncia, eventuais defeitos ou falhas nas mquinas e equipamentos.

A manuteno preditiva, aps a anlise do fenmenos, adota dois procedimentos para atacar os problemas detectados: estabelece um diagnstico e efetua uma anlise de tendncias.

2.3.3 Diagnstico

Detectada a irregularidade, o responsvel ter o encargo de estabelecer, na medida do possvel, um diagnstico referente origem e gravidade do defeito constatado. Este diagnstico deve ser feito antes de se programar o reparo.

2.3.4 Anlise de Tendncia de Falha

A anlise consiste em prever com antecedncia a avaria ou a quebra, por meio de aparelhos que exercem vigilncia constante predizendo a necessidade do reparo.

RESUMO

2.3.5 Mtodos de Investigao

A manuteno preditiva, geralmente, adota vrios mtodos de investigao para poder intervir nas mquinas e equipamentos. Entre os vrios mtodos destacam-se os seguintes: -estudo das vibraes; -anlise dos leos; - anlise do estado das superfcies; - anlises estruturais de peas.

2.3.5.1 Estudo das Vibraes

Todas as mquinas em funcionamento produzem vibraes que, aos poucos, levam-nas a um processo de deteriorizao. Observando a evoluo do nvel de vibraes, possvel obter informaes sobre o estado da mquina. O princpio de anlise das vibraes baseiase na idia de que as estruturas das mquinas excitadas pelos esforos dinmicos (ao de foras) do sinais vibratrios, cuja freqncia igual freqncia dos agentes excitadores.

2.3.5.1 Estudo das Vibraes Por meio da medio e anlise das vibraes de uma mquina em servio normal de produo detectase, com antecipao, a presena de falhas que devem ser corrigidas: rolamentos deteriorados; engrenagens defeituosas; acomplamentos desalinhados; rotores desbalanceados; vnculos desajustados; eixos deformados; lubrificao deficiente; folga excessiva em buchas; falta de rigidez; problemas aerodinmicos; problemas hidrulicos.

2.3.5.1 Estudo das Vibraes O aparelho empregado para a anlise de vibraes conhecido como analisador de vibraes.

2.3.5.1 Estudo das Vibraes A forma mais usual de representar os nveis de vibraes de uma mquina a espectral, em que a amplitude da vibrao dada de acordo c/ a freqncia.

2.3.5.1 Estudo das Vibraes A tabela a seguir resume as principais anomalias ligadas s vibraes.

2.3.5.1 Estudo das Vibraes A tabela a seguir resume as principais anomalias ligadas s vibraes.

2.3.5.2 Anlise de leo Os modernos equipamentos permitem anlises exatas e rpidas dos leos utilizados em mquinas. por meio das anlises que o servio de manuteno pode determinar o momento adequado para sua troca ou renovao, tanto em componentes mecnicos quanto hidrulicos.

2.3.5.2 Anlise de leo

A anlise dos leos permite, tambm, identificar os primeiros sintomas de desgaste de um componente. A identificao feita a partir do estudo das partculas slidas que ficam misturadas com os leos. Tais partculas slidas so geradas pelo atrito dinmico entre peas em contato. A anlise dos leos feita por meio de tcnicas laboratoriais que envolvem vidrarias, reagentes, instrumentos e equipamentos.

2.3.5.2 Anlise de leo

As principais propriedades dos leos que interessam em uma anlise so: ndice de viscosidade; ndice de acidez; ndice de alcalinidade; ponto de fulgor; ponto de congelamento. Em termos de contaminao dos leos, interessa saber quanto existe de: resduos de carbono; partculas metlicas; gua.

2.3.5.3 Anlise do Estado das Superfcies

A anlise das superfcies das peas, sujeitas aos desgastes provocados pelo atrito, tambm importante para se controlar o grau de deteriorizao das mquinas e equipamentos. A anlise superficial abrange, alm do simples exame visual com ou sem lupa vrias tcnicas analticas, tais como: endoscopia; molde e impresso.

2.3.5.4 Anlise Estrutural A anlise estrutural de peas e componentes tambm importante para a manuteno preditiva. por meio da anlise estrutural que se detecta, por exemplo, a existncia de fissuras, trincas e bolhas nas peas das mquinas e equipamentos. Em unies soldadas, a anlise estrutural de extrema importncia. As principais tcnicas utilizadas estrutural so: ultra-sonografia; radiografia (raios X); gamagrafia (raios gama); ecografia; magnetoscopia; infiltrao com lquidos penetrantes. na anlise

2.3.5.4 Anlise Estrutural Exemplos de anlise estrutural para a deteco de trincas atravs do ensaio de magnetizao, utilizando partculas magnticas via seca.

3.0 LUBRIFICANTES E LUBRIFICAO

A lubrificao uma operao que consiste em introduzir uma substncia apropriada entre superfcies slidas que estejam em contato entre si e que executam movimentos relativos. Essa substncia apropriada normalmente um leo ou uma graxa que impede o contato direto entre as superfcies slidas.

3.0 LUBRIFICANTES E LUBRIFICAO

Quando recobertos por um lubrificante, os pontos de atrito das superfcies slidas fazem com que o atrito slido seja substitudo pelo atrito fluido, ou seja, em atrito entre uma superfcie slida e um fluido. Nessas Condies, o desgaste entre as superfcies ser bastante reduzido.

3.0 LUBRIFICANTES E LUBRIFICAO Alm dessa reduo do atrito, outros objetivos so alcanados com a lubrificao, se a substncia lubrificante for selecionada corretamente: menor dissipao de energia na forma de calor; reduo da temperatura, pois o lubrificante tambm arrefece; reduo da corroso; reduo de vibraes e rudos; reduo do desgaste.

3.0 LUBRIFICANTES E LUBRIFICAO


Os lubrificantes podem ser gasosos como o ar; lquidos como os leos em geral; semi-slidos como as graxas e slidos como a grafita, o talco, a mica etc. Contudo, os lubrificantes mais prticos e de uso dirio so os lquidos e os semi-slidos, isto , os leos e as graxas.

3.1 Lubrificantes Lquidos 3.1.1 Classificao dos leos quanto origem


Quanto origem, os leos podem ser classificados em quatro categorias: - leos minerais: so substncias obtidas a partir do petrleo e, de acordo com sua estrutura molecular, so classificadas em leos parafnicos ou leos naftnicos. - leos vegetais: so extrados de sementes como soja, girassol, milho, algodo, arroz, mamona, babau etc. - leos animais: so extrados de animais como a baleia, o cachalote, o bacalhau, a capivara etc. - leos sintticos: so produzidos em indstrias qumicas que utilizam substncias orgnicas e inorgnicas para fabric-los. Estas substncias podem ser silicones, steres, resinas, glicerinas etc.

3.1.2 Aplicao dos leos

Os leos animais e vegetais raramente so usados isoladamente como lubrificantes, por causa da sua baixa resistncia oxidao, quando comparados a outros tipos de lubrificantes. Em vista disso, eles geralmente so adicionados aos leos minerais com a funo de atuar como agentes de oleosidade.

3.1.2 Aplicao dos leos

Os leos sintticos so de aplicao muito rara, em razo de seu elevado custo, e so utilizados nos casos em que outros tipos de substncias no tm atuao eficiente. Os leos minerais so os mais utilizados nos mecanismos industriais, sendo obtidos em larga escala a partir do petrleo.

3.1.3 Caractersticas dos leos Lubrificantes

Os leos lubrificantes possuem caractersticas fsicas que os distinguem e so submetidos a ensaios fsicos padronizados que, alm de controlarem a qualidade do produto, servem como parmetros para os usurios. Os principais ndices fsicos determinados para os leos so a viscosidade, o ndice de viscosidade, ponto de fulgor, ponto de mnima fluidez e densidade relativa.

3.1.3.1 Viscosidade
representada pela resistncia interna oferecida pelas molculas do fluido ao movimento relativo de suas diversas camadas. A viscosidade inversamente proporcional temperatura.

3.1.3.2 ndice de Viscosidade

um nmero emprico, que expressa a taxa de variao da viscosidade de um fluido com a variao da temperatura. Quanto maior o IV de um leo, menor ser a variao de sua viscosidade ao se alterar a temperatura. Os leos minerais parafnicos so os que apresentam menor variao da viscosidade quando varia a temperatura e, por isso, possuem ndices de viscosidade mais elevados que os naftnicos.

3.1.3.4 Ponto de Fulgor (Flash Point)

a temperatura qual um leo lubrificante aquecido desprende vapores que se inflamam, se em contato com a chama, por pelo menos 5 segundos. O ponto de fulgor um dado importante quando se lida com leos que trabalham em altas temperaturas.

3.1.3.4 Ponto de Mnima Fluidez

Temperatura mnima em que ocorre o escoamento do leo por gravidade. O ponto de mnima fluidez um dado importante quando se lida com leos que trabalham em baixas temperaturas.
3.1.3.5 Densidade Relativa

Relao entre a densidade do leo a 20 C e a densidade da gua a 4 C ou a relao entre a densidade do leo a 60 F e a densidade da gua a 60 F.

3.2 Lubrificantes Semi-slidos - Graxas

As graxas so compostos lubrificantes semi-slidos constitudos por uma mistura de leo, aditivos e agentes engrossadores chamados sabes metlicos, base de alumnio, clcio, sdio, ltio e brio. Elas so utilizadas onde o uso de leos no recomendado.

3.2.1 Vantagens do Uso de Graxas Convenincia - graxas ficam facilmente fixadas onde so aplicadas; Persistncia - o filme de lubrificante fica retido nas superfcies durante as paradas; Proteo - devido ao mnimo escoamento, forma-se uma camada de proteo contra corroso; Limpeza - leos tendem a escorrer e espirrar, graxas no.

3.2.2 Composio das Graxas As graxas so formuladas a partir de uma mistura de espessante, fluido lubrificante e aditivos.

3.2.2 Composio das Graxas a) Espessante Constituem a fase slida e dispersa da massa; Formam uma rede tridimensional relativamente estvel; Quanto maior a concentrao, maior o Grau NLGI

3.2.2 Composio das Graxas a.1) Tipos de espessantes: - sabo - metlico; - complexo; - misto; pode ser de ltio, clcio, alumnio, sdio, brio, titnio. - sem-sabo - microgel - slica; - poliuria (orgnico); - argila modificada.

3.2.2 Composio das Graxas


a.1) Tipos de espessantes

Sabo Metlico Simples


Espessante Temperatura Mxima de Uso Prolongado Clcio Sdio Alumnio Ltio 80 C 120 C 80 C 140 C Resistncia a gua Alta Resistncia (repele) Fraca (emulsiona) Boa Resistncia Boa Resistncia

3.2.2 Composio das Graxas


a.1) Tipos de espessantes

Sabo Metlico Simples


Espessante Clcio Sdio Alumnio Ltio Aplicaes Tpicas Mancais sujeitos a umidade Equipamentos industriais antigos com lubrificao freqente Mancais de baixa rotao, aplicaes com umidade Uso decrescente Aplicaes automotivas e industriais e equipamentos de perfurao

3.2.2 Composio das Graxas


a.1) Tipos de espessantes

Sabo Metlico Complexo


Espessante Temperatura Mxima Resistncia a gua de Uso Prolongado Clcio Alumnio Ltio 175 C 175 C 175 C Alta Resistncia (repele) Boa Resistncia Boa Resistncia

3.2.2 Composio das Graxas


a.1) Tipos de espessantes

Sabo Metlico Complexo


Espessante Clcio Alumnio Ltio Aplicaes Tpicas Mancais automotivos e industriais submetidos a altas temperaturas Mancais planos, de esferas e rolos de siderrgicas Mancais automotivos e industriais submetidos a altas temperaturas

3.2.2 Composio das Graxas


a.1) Tipos de espessantes

Sem Sabo
Espessante Poliuria Argila Temperatura Mxima de Uso Prolongado 175 C 175 C Resistncia a gua Alta Resistncia (repele) Boa Resistncia

3.2.2 Composio das Graxas


a.1) Tipos de espessantes

Sem Sabo
Espessante Poliuria Argila Aplicaes Tpicas Mancais industriais(rolos) e Juntas Automotivas Mancais sujeitos a altas temperaturas c/ relubrificao frequente Mancais de roletes em siderurgicas

3.2.2 Composio das Graxas a.2) Funes do Espessante Influenciar a temperatura mxima de utilizao; Determinar a temperatura mnima de utilizao; Determinar a resistncia lavagem pela gua e compatibilidade; Determinar a resistncia ao corte; Influenciar a resistncia formao de ferrugem; Pode influenciar as propriedades EP; Influencia o rudo de funcionamento.

3.2.2 Composio das Graxas


b) Fluidos Lubrificantes
- 70%, so leos minerais lubrificantes de viscosidade superior a 100 SUS a 100 F, podendo ser maior que 125 SUS a 210 F. - 10%, so leos minerais leves, como "spindle oil", "signal oil", "transformer oil", e querosene, diesel e gasoil. - 10%, so constituintes fluidos, de asfalto, petrolatos ou ceras minerais. - 10%, so constitudos por leos sintticos, como: - 20%, leos de silicone. - 30%, steres de cidos dibsicos. -50%, polialquileno glicol, ster de fosfato, fluorocarbono, difenil, difenil clorado, silicone clorado e ter polialquifenil.

3.2.2 Composio das Graxas


c) Aditivos

Conferem ou melhoram as propriedades da graxa. Podem ser: Inibidores de oxidao; Inibidores de corroso; Agentes de oleosidade e untuosidade; Lubrificantes slidos; Agentes modificadores de estrutura; Agentes de extrema presso; Agentes de adesividade;

3.2.2 Composio das Graxas


c.1) Aditivos Slidos

Grafite, Bissulfeto de Molibdnio, Mica, Talco, etc. Melhoram as caractersticas de frico entre as superfcies metlicas, especialmente em situaes de cargas elevadas e de choque; Aps o desaparecimento da pelcula de leo permanece uma camada protetora de aditivos slidos.

3.2.2 Composio das Graxas

c.2) Aditivos Solveis So da mesma natureza que os utilizados nos leos lubrificantes: Anti-oxidante; Inibidores de Corroso; Extrema-presso; Anti-desgaste; Anti-ferrugem

3.2.3 Principais Propriedades das Graxas As graxas tambm passam por ensaios fsicos padronizados e os principais so:

Consistncia Ponto de Gota Resistncia a gua Estabilidade Mecnica Bombeabilidade

3.2.3.1 Consistncia

a propriedade mais importante de uma graxa lubrificante; a resistncia da graxa a penetrao; O aparelho usado para medir a consistncia de uma graxa chamado de Penetrmetro.

3.2.3.1 Consistncia

Penetrmetro
A penetrao registrada aps 5 segundos Medidor para registrar a profundidade da penetrao em dcimos de milmetros A superfcie nivelada Libera o cone Espelho para nivelar o cone Cone Padro Posio do cone antes da cair

Respiro

3.2.3.1 Consistncia

3.2.3.1 Consistncia Grau NLGI


Grau de Penetrao medido a 25C, em dcimos de mm

Classificao NLGI
Grau NLGI 000 00 0 1 2 3 4 5 6 Penetrao Trabalhada o @ 25 C 445-475 400-430 355-385 310-340 265-295 220-250 175-205 130-160 85-115 Descrio Semi-fluida Semi-fluida Semi-fluida Muito Macia Macia Consistncia Leve Consistncia Media Consistncia Alta Bloco

*NLGI: National Lubricating Grease Institute Instituto Nacional de Graxas Lubrificantes dos EUA

3.2.3.2 Ponto de Gota

O conhecimento do ponto de gota pode ser usado para: 1) Definir a temperatura mxima qual a graxa pode ser usada; 2) Identificar o tipo de graxa; 3) Estabelecer limites de qualidade na manufatura de uma graxa.

3.2.3.2 Ponto de Gota

3.2.3.2 Ponto de Gota

Termmetro

Tubo de Teste

Copo de Teste

A graxa testada aplicada na parede do copo O termmetro no deve tocar a graxa Estufa

3.2.3.3 Resistncia gua

3.2.3.4 Estabilidade Mecnica

3.2.3.5 Bombeabilidade Propriedade que determina a resistncia oferecida ao escoamento de uma graxa, sob presso, atravs de canos, tubulaes, bicos e pinos graxeiros. Depende de 3 fatores: viscosidade do leo lubrificante; consistncia da graxa; tipo de espessante.

3.2.3.5 Bombeabilidade

3.3 Lubrificantes Slidos Algumas substncias slidas apresentam caractersticas peculiares que permitem a sua utilizao como lubrificantes, em condies especiais de servio. Entre as caractersticas importantes dessas substncias, merecem ser mencionadas as seguintes: baixa resistncia ao cisalhamento; estabilidade a temperaturas elevadas; elevado limite de elasticidade; alto ndice de transmisso de calor; alto ndice de adesividade; ausncia de impurezas abrasivas.

3.3.1 Vantagens dos Lubrificantes Slidos Lubrificantes slidos operam em uma ampla faixa de temperatura, maior do que a dos fluidos. Os leos perdem sua viscosidade e decompe ou oxidam em temperaturas elevadas; em baixas temperaturas se tornam muito viscosos e, eventualmente, podem solidificar; Lubrificantes slidos garantem uma melhor separao das superfcies que os lubrificantes lquidos em condies limite, sob altas cargas e baixas velocidades;

3.3.1 Vantagens dos Lubrificantes Slidos Muitos lubrificantes slidos so muito mais estveis quimicamente que os lquidos podendo ser usados em ambientes com acidez elevada, muitos solventes ou que contenham gases liquefeitos; Lubrificantes slidos so, normalmente, muito limpos e podem ser usados em ambientes onde a limpeza essencial, como em equipamentos para processamento de alimentos; Lubrificantes slidos podem ser utilizados para garantir lubrificao permanente em partes do equipamento inacessveis aps a montagem;

3.3.1 Vantagens dos Lubrificantes Slidos Pelo uso de lubrificantes slidos, o projeto pode ser simplificado pela eliminao de passagens complicadas e de equipamentos para circulao do leo; Lubrificantes slidos so muito estveis em ambiente de alta radioatividade, onde leos e graxas seriam degradados; Lubrificantes slidos podem ser muito mais convenientes que leos e graxas. Um exemplo o uso de buchas auto-lubrificadas em carros modernos, com conseqente reduo no tempo perdido em manutenes peridicas.

3.3.2 - Tipos de Lubrificantes Slidos

Alm dos metais com estrutura hexagonal e os filmes de metal mole, os lubrificantes slidos podem ser divididos em trs grupos, slidos lamelares, slidos inorgnicos e plsticos.

3.3.2.1 Metais com Estrutura Hexagonal

Alguns metais, que apresentam uma estrutura cristalina do tipo hexagonal fechada, se deformam plasticamente por escorregamento em um nico plano de escorregamento, o plano basltico. Esse tipo de material tem sido usado nas dobradias de portas de dispositivos espaciais, e encontram uso crescente em reas inacessveis, como o interior de reatores nucleares.

3.3.2.1 Metais com Estrutura Hexagonal

O cobalto um exemplo de material com estrutura cristalina hexagonal fechada, a qual mantida at 400 C quando esta muda para a forma cbica de face centrada, menos favorvel tribologicamente.

3.3.2.2 Filmes de Metais Moles

Em situaes prticas, o baixo desgaste de componentes vitais de uma mquina assegurado pelo desgaste maior de outro componente considerado substituvel. Por exemplo, o virabrequim de um motor de combusto interna muito caro para ser substitudo e, por isso, executado de ao duro e suportado em casquilhos relativamente baratos, feitos de metal muito mais mole, como ligas de chumbo-estanho, cobre-chumbo ou alumnioestanho.

3.3.2.2 Filmes de Metais Moles O uso de mancais com metais mais moles tem vantagens adicionais, como por exemplo: Podem se deformar mais facilmente redistribuindo cargas elevadas localizadas, originadas por distores do eixo ou desalinhamentos; Os metais moles podem abrasivas estranhas; absorver partculas

Mesmo sob condies extremas, como a falta total do lubrificante, esses metais podem evitar, por um curto perodo de tempo, danos irreversveis no eixo, devido ao seu baixo ponto de fuso.

3.3.2.3 Slidos Lamelares Slidos lamelares so aqueles em que os tomos so ligados em camadas paralelas separadas por distncias relativamente grandes. Os exemplos mais conhecidos e amplamente usados so o grafite e o bissulfeto de molibdnio.

3.3.2.3 Slidos Lamelares

Sob vrias circunstncias, o grafite e o bissulfeto de molibdnio (MoS2) so excelentes lubrificantes, como o so, tambm, outros slidos lamelares como o bissulfeto de tungstnio, o cloreto de cdmio e o iodeto de cdmio. Entretanto, nem todos os slidos lamelares atuam como lubrificantes, e no h, at o momento, teoria que permita dizer se um slido lamelar em particular um bom lubrificante.

3.3.2.4 Slidos Inorgnicos

Alm dos slidos lamelares descritos anteriormente, muitos slidos inorgnicos foram experimentados como lubrificante slidos com diferentes graus de sucesso, entre eles destacam-se: -Monxido de chumbo; - Fluoreto de clcio.

3.3.2.4 Slidos Inorgnicos -Monxido de chumbo. um lubrificante pobre em temperaturas inferiores a 250 C, mas retm excelentes propriedades at temperaturas da ordem de 650 C, podendo ser usado como filmes cermicos com excelentes propriedades quanto ao desgaste. -Fluoreto de clcio. Para lubrificao em temperaturas acima de 700 C, um dos lubrificantes mais eficientes, at hoje conhecidos, o filme cermico de fluoreto de clcio. Apresenta excelentes propriedades em temperaturas acima de 1000 C.

3.3.2.5 Plsticos Os plsticos so usados com sucesso em muitas aplicaes tribolgicas, sendo os mais usados o nylon, os carbonetos de flor como o politetrafluoretileno (PTFE conhecido como TEFLON) e os laminados fenlicos. Os mancais plsticos tem as seguintes vantagens: -Absorvem bem vibraes / silenciosos em operao; -Deformam-se para adaptarem-se s peas com as quais trabalham, ou seja, as tolerncias de fabricao e preciso de alinhamento so menos crticas que para peas metlicas; -So facilmente conformveis em formas complicadas; - So muito baratos.

3.4 Classificao dos Lubrificantes Principais entidades do setor:

Society of Automotive Engineers

Association des Constructeurs Europens de lAutomobile

American Petroleum Institute

3.4 Classificao dos Lubrificantes 3.4.1 Classificao SAE

Monoviscoso ou Monograu SAE 10W, 30, 40, 50, etc Multiviscoso ou Multigrau
SAE 0W30, 5W30, 15W40, 20W50, etc

3.4 Classificao dos Lubrificantes 3.4.1 Classificao SAE Os graus SAE constituem uma classificao de leos lubrificantes em termos de viscosidade somente, no sendo considerada quaisquer outras caractersticas. So definidas duas sries de graus de viscosidade, uma contendo a letra W (winter) e a outra no. Os graus de viscosidade com a letra W so baseadas em uma viscosidade mxima a baixa temperatura, bem como, em uma viscosidade mnima a 100 C. leos sem a letra W so baseadas somente na viscosidade a 100 C.

3.4 Classificao dos Lubrificantes 3.4.1 Classificao SAE Um leo de multiviscosidade aquele que apresenta viscosidade a baixa temperatura correspondente a um dos leos W e viscosidade a 100C dentro da faixa prescrita para um dos leos sem W. Como cada grau W definido com base em uma viscosidade mxima, possvel para um leo satisfazer os requisitos de mais de um grau W. Ao classificar um leo de multiviscosidade deve-se fazer referncia somente ao menor grau W satisfeito. Assim, um leo que satisfaa os requisitos dos graus SAE 10W, 15W, 20W, 25W e 30 deve ser classificado como grau SAE 10W -30.

3.4 Classificao dos Lubrificantes 3.4.1 Classificao SAE

Nota: 1 cP = 1 mPa.S ; 1 cSt = 1 mm2/S A viscosidade a 100 C medida de acordo com o mtodo ASTM D 445. A viscosidade a 0 C medida de acordo com o mtodo ASTM D 2602. A temperatura limite de bombeamento medida segundo o mtodo ASTM D 3829. * A unidade usual para a viscosidade cinemtica o centistoke (cSt), que equivalente a mm2/s

3.4 Classificao dos Lubrificantes 3.4.2 Viscosidade SAE J306 para leos de Transmisso Manual e Diferencial

A SAE tambm desenvolveu uma Classificao de Viscosidade para leos de Diferencial e de Transmisso Manual SAE J306, que tem sido modificada com o passar dos anos. Hoje estabelece nove diferentes graus de viscosidade do leo de diferencial.

3.4.2 Viscosidade SAE J306 para leos de Transmisso Manual e Diferencial

3.4 Classificao dos Lubrificantes 3.4.3 Viscosidade ISO para leos Industriais

O sistema de classificao ISO mais simples e leva em considerao apenas a viscosidade do produto 40 C.

3.4.3 Viscosidade ISO para leos Industriais

3.4.4 Viscosidade AGMA para leos Industriais


O sistema de classificao AGMA (American Gear Manufacterers Association) classifica os lubrificantes para engrenagens abertas ou fechadas, levando em considerao no s a viscosidade dos leos, mas tambm a aditivao dos produtos. A AGMA classifica os leos como: R&O (inibidores de ferrugem e corroso); EP (Antidesgaste / Extrema Presso); CP (leos compostos - com 3 a 10% de gordura mineral ou sinttica - freqentemente empregados em engrenagens do tipo coroa / sem-fim); R (residuais - freqentemente engrenagens abertas); S (sintticos) empregados em

3.4.4 Viscosidade AGMA para leos Industriais

A classificao AGMA estabelece tambm diversos limites. Dentre eles: Viscosidade mxima de 150.000 cP (a 5 graus abaixo da temperatura de partida do equipamento); Valores mnimos de ndice de viscosidade; Valores mximos de formao de espuma

3.4.4 Viscosidade AGMA para leos Industriais

3.4 Classificao dos Lubrificantes 3.4.5 Classificao API

Outra classificao no menos importante que as anteriores a da API, que elaborou em conjunto com a ASTM (American Society for Testing and Materials) especificaes que definem nveis de desempenho que os leos lubrificantes devem atender.

3.4 Classificao dos Lubrificantes 3.4.5 Classificao API A sigla API seguida de outra, por exemplo API-SJ, o S significa spark palavra inglesa que quer dizer vela de ignio presentes nos motores movidos a lcool, gasolina e GNV, portanto esta sigla imutvel. A segunda letra que acompanha o S representa uma melhoria no lubrificante medida que a letra avana ao final do alfabeto. Assim, podemos dizer que um lubrificante API-SL melhor que um API-SJ que por sua vez melhor que um API-SF. Quanto mais avanada letra do alfabeto melhor a aditivao do lubrificante.

3.4 Classificao dos Lubrificantes 3.4.5 Classificao API


Classificao de Desempenho API dos leos Lubrificantes Alcool, Gasolina e GNV Motor Categoria Descrio dos leos API-SA leo mineral puro sem aditivao. API-SB Lubrificante para motores a gasolina servios leves (antioxidante e antidesgaste) API-SC API-SD API-SE API-SF API-SG API-SH API-SJ Veculos 1964-1967 possui aditivo contra desgaste e oxidao 1968-1971 contm aditivos em maior grau que o anterior 1972-1979 inibidor de oxidao a alta temperatura 1980 em diante aditivo contra a borra, ferrugem e desgaste 1982-1992 idntico ao SF com maior proteo a formao dos depsitos 1993-1996 idntico ao SG e SF porm c/ melhorias na aditivao A partir de 1997 idntico ao SH,SG e SF porm c/ maior proteo contra desgaste e oxidao

CICLO OTTO

API-SL 2001 em diante maior proteo que a categoria anterior API-SM 2004 em diante, para todos os motores atuais maior resistncia a oxidao, melhor proteo contra formao de borra e melhor desempenho com o motor frio.

3.4.5 Classificao API

Evoluo das Classificaes Motores Gasolina / lcool


API-SL 2001

Funciona como um pdio cada nova classificao mais severa que as anteriores
API - SF 1988 API SE 1979 API SD 1971 API-SC 1967 API-SB API-SA

API - SJ 1996 API - SH 1994 API - SG 1989

Classificaes Vigentes

Um leo SL pode ser usado onde requerido um SJ ou um SH, mas o inverso no verdadeiro

Comercializao proibida pela ANP

3.4 Classificao dos Lubrificantes 3.4.5 Classificao API

Quando falamos de motores movidos a Diesel, uma leve alterao nas siglas, por exemplo API-CH, a letra C significa compression (compresso), principio motriz dos motores movidos a diesel, j a letra H segue o mesmo padro dos leos para motores lcool, gasolina e GNV, quanto mais prximo do final do alfabeto a letra estiver melhor sua aditivao e conseqentemente seu desempenho.

3.4 Classificao dos Lubrificantes 3.4.5 Classificao API


Classificao de Desempenho API dos leos Lubrificantes para motores a Diesel Motor Categoria Descrio dos leos API-CA Servio Leve motores diesel usando combustveis c/ baixo teor de enxofre (19401950) API-CB Destinado a motores a diesel naturalmente aspirados admitindo diesel com alto teor de enxofre (1961) API-CC Servios moderados e severos, j oferecendo proteo contra desgaste, ferrugem e corroso (1964) API-CD Possui aditivao para performance em motores diesel moderamente super alimentados (1955) API-CF Servio pesado forte proteo contra depsitos, corroso e desgaste. Recomendado CICLO para motores que operem com diesel com elevado teor de enxofre (a partir de 1991) DIESEL API-CG Servio severo leo para motores de aspirao natural e turbo alimentados de alta presso e baixa emisso de poluentes. API-CH Idntico ao CG, porem com maior proteo contra desgaste e oxidao. API-CI Superior as categorias anteriores proporciona maior proteo para os motores atuais, diminuindo o desgaste, a corroso e baixa emisso de gases poluentes.

3.4.5 Classificao API Evoluo das Especificaes API - Motores a Diesel


API CI-4

Maior Grau de Severidade

API CA

1949 API CB

1955

1961

1987

1990

1994 1995

1998

2002 2008

CD

CC

CE

CF-4

CF CG-4

CH-4

CI-4

Obs.:

A categoria API CC inferior API CD A categoria API CF inferior API CF-4

3.4.6 Classificao ILSAC para leos de motores A API criou tambm um sistema de certificao de fcil visualizao (apenas os produtos que atendem a ltima especificao podem receber o smbolo conhecido como Starburst nas suas embalagens). Os leos tm correlao direta com os leos da classificao API, mas atendem a testes de performance mais severos, entre eles o de economia de combustvel. As classificaes so na seqncia histrica GF-1(SH), GF-2(SJ), GF-3(SL), GF-4(SM) .

3.4.6 Classificao ILSAC para leos de motores


A ILSAC (International Lubricant Standardization and Approval Committee) compreende os fabricantes americanos (AAMA) e japoneses (JAMA).

3.4.7 Classificao API transmisses manuais e eixos

para

leos

de

3.4.8 Sistema de Certificao API Este programa define, certifica e monitora o


desempenho do leo de motor que os fabricantes de veculos e motores consideram necessrio para a vida e o desempenho satisfatrios do equipamento.

3.4.9 Classificao ACEA para leos de motores a gasolina e diesel leve


Em 2004 a ACEA unificou as duas classificaes que historicamente eram distintas: A classificao ACEA AX para motores a gasolina e a classificao ACEA BX para motores a diesel de veculos leves. Isto faz bastante sentido na Europa porque praticamente todos os veculos esto disponveis nas duas motorizaes. Em 2004 foi criada uma classificao especfica para os veculos equipados com catalizadores especiais para reduo de poluentes. Estes leos ACEA CX tm um nvel de desempenho equivalente a um ACEA A5/B5, mas com limites qumicos mais restritivos.

3.4.9 Classificao ACEA para leos de motores a gasolina e diesel leve

3.4.9 Classificao ACEA para leos de motores a gasolina e diesel leve

3.4.10 Classificao ACEA para leos de motores a diesel pesado

3.4.10 Classificao ACEA para leos de motores a diesel pesado

3.4.11 Especificaes DIN para leos industriais


DIN 51 502 Essa especificao classifica os leos por aplicao atravs de um conjunto de letras. Essa especificao define apenas as aplicaes dos produtos. Ela no define o nvel de performance dos lubrificantes.

3.4.11 Especificaes DIN para leos industriais


DIN 51 502

3.4.11 Especificaes DIN para leos industriais


DIN 51 503 Esta especificao descreve requerimentos de leos de refrigerao usados em compressores de refrigerao que utilizem amnia ou hidrocarbonetos halogenados (R12, R22 ou R14) como refrigerante. Os leos que atendem a especificao DIN 51 503KA possuem faixas de viscosidades de 15 a 68 cSt a 40C e so utilizados em compressores de amnia. Os leos que atendem a especificao DIN 51 503KC possuem faixas de viscosidades de 22 a 100 cSt a 40C e so utilizados em compressores de hidrocarbonetos halogenados.

3.4.11 Especificaes DIN para leos industriais


DIN 51 515 Part 1 Esta especificao descreve leos para lubrificao de turbinas a vapor, turbinas a gs, mquinas eltricas e em mquinas acopladas a turbinas a vapor tais como geradores, compressores e bombas. Os leos que atendem a especificao DIN 51 515TD possuem faixas de viscosidades de 32 a 100 cSt a 40 C.

3.4.11 Especificaes DIN para leos industriais


DIN 51 517 Part 1 Esta especificao descreve as exigncias mnimas de leos minerais sem aditivos e estveis a oxidao para lubrificao de rolamentos e engrenagens. Os leos que atendem a especificao DIN 51 517 Part 1C possuem faixas de viscosidades de 7 a 680 cSt a 40 C.

3.4.12 Classificao de graxas da NLGI


A NLGI desenvolveu um sistema de classificao de graxas para aplicaes automotivas. As graxas so submetidas a testes de estabilidade ao cisalhamento, resistncia oxidao, resistncia lavagem por gua, propriedades de extrema pesso (Timkem e Four Ball), resistncia corroso, bombeabilidade e ponto de gota. De acordo com os resultados nos testes, descritos na norma ASTM-4950, elas so classificadas:

3.4.12 Classificao de graxas da NLGI

3.4.13 Especificaes DIN para graxas


DIN 51 502 (Graxas) Consiste de vrias partes: tipo de graxa, aditivos especiais, componente sinttico (se aplicvel), nmero NLGI, temperatura mxima de operao (opcional) e temperatura mnima de operao (opcional). O primeiro ou o segundo caractere indica o tipo de graxa, conforme abaixo:

3.4.13 Especificaes DIN para graxas


DIN 51 502 (Graxas) Se a graxa tiver aditivos especiais adicionais, estes sero indicados por um caractere extra. As graxas recebero uma das letras abaixo. Por exemplo, uma graxa KP2K-10 uma graxa do tipo K com aditivos do tipo P.

3.4.13 Especificaes DIN para graxas


DIN 51 502 (Graxas) Para graxas de base sinttica, sero adicionados os caracteres abaixo. Por exemplo, uma graxa K SI 3 R do tipo K, com leo sinttico do tipo SI.

3.4.13 Especificaes DIN para graxas


DIN 51 502 (Graxas) O nmero NLGI indica a consistncia. A letra aps o nmero de consistncia da graxa indica uma combinao de temperatura mxima de trabalho contnuo e o comportamento na presena de gua. Onde mais de uma letra de cdigo mostrada para a temperatura, a primeira letra denota uma exigncia realada da resistncia lavagem por gua.

3.4.13 Especificaes DIN para graxas


DIN 51 502 (Graxas)

Opcionalmente, o limite mnimo da temperatura de trabalho pode ser especificado. A temperatura mais baixa, um mltiplo de -10 C e na escala -10 a 60, adicionado como um sufixo. K P 2 K -20
Graxas para mancais planos ou de rolamentos e barramentos Aditivos antifrico e antidesgaste N de consistncia NLGI (265-295 dcimo de mm macia) Temperatura mxima de trabalho contnuo (+ 120 C) Limite mnimo da temperatura de trabalho (-20 C)

4.0 PLANEJAMENTO E CUSTOS EM MANUTENO

4.1 Histrico de Manuteno


Todos os equipamentos devem ter o seu registro histrico no qual constem: -sua identificao; - localizao; - todas as intervenes de manuteno; - a data de cada deteco de avaria; - a descrio da avaria e da respectiva ao corretiva; - a identificao dos componentes substitudos; - a mo-de-obra utilizada; - as ferramentas utilizadas; - o tempo de parada do equipamento; - os custos da reparao, em mo-de-obra e materiais.

4.0 PLANEJAMENTO E CUSTOS EM MANUTENO

4.1 Histrico de Manuteno O histrico de manuteno essencial para apoio pesquisa de avarias, mas tambm para habilitar a tomar decises de carter econmico como, por exemplo, a oportunidade tima de proceder substituio do equipamento por se ter tornado antieconmica a sua manuteno. Outra vantagem importante resultante da manuteno do histrico a possibilidade da alimentao dos ndices de manuteno, que auxiliam na gesto da manuteno.

4.0 PLANEJAMENTO E CUSTOS EM MANUTENO

4.2 ndices de Manuteno Os ndices de manuteno so indicadores de performance da atividade de manuteno. Os principais so:
a) Disponibilidade do Equipamento % = Horas disponveis do equip. na Capacidade Nominal Total de Horas de Trab. Previstas do Perodo Considerado (Alvo 96%)

4.2 ndices de Manuteno


b) Porcentagem de utilizao do Equipamento % = Horas de Operao da Linha na Capacidade Nominal Horas disponveis da Linha na Capacidade Nominal (Alvo 96%)

c) Custo de Manuteno por Unidade de Produo Custo/Unidade = Custo Total de Manuteno no Perodo Total de Unidades Trabalhadas no Perodo (Alvo: Reduo Anual)

4.2 ndices de Manuteno


d) Porcentagem de No Conformidades %= Nmero de Unidades no Conformes Total de Unidades Trabalhadas (Incluindo no conformes) (Alvo: Reduo Anual)

e) Porcentagem de Horas Extras de Manuteno % = Total de Horas Extras no perodo Total de Horas Trabalhadas no perodo (Alvo: abaixo de 5%)

4.2 ndices de Manuteno


f) Porcentagem De Emergncias Horas % =Total Horas Trabalhadas Servios de Emergncia Total de Horas Trabalhadas (Alvo: abaixo de 10%) g) Porcentagem dos Equipamentos Cobertos Pelos Planos de Manuteno Preditiva %= N Equip. cobertos pelos Planos Manuteno Preditiva Nmero Total de Equipamentos que podem ser cobertos pelos Planos de Manut. Pred. (Alvo: 100%)

4.2 ndices de Manuteno


h) Porcentagem de Servios Realizados em Emergncia Comparados com os Servios de Preventiva e Preditiva % = Total de Horas Trabalhadas em Emergncia Total de Horas em Preventiva e Preditiva (Alvo: abaixo de 20%) i) Porcentagem de Falhas Encontradas nos Levantamentos Termogrficos % = Nmero de Falhas Encontradas Nmero de Equipamentos Pesquisados (Alvo: abaixo de 3%)

4.2 ndices de Manuteno


j) MTBF - Tempo Mdio Entre Falhas Horas = Total de Horas Programadas para Produo Nmero de Paradas da linha de Produo + 1 l) MTTR - Tempo Mdio Para Reparo Horas = Total Horas Paradas Linha Produo para Manuteno Nmero de Paradas da linha de Produo + 1

4.3 Planos de Manuteno


Os Planos de manuteno seguem uma metodologia de etapas sucessivas esquematizadas pelas equipes de manuteno.

4.3 Planos de Manuteno No muito provvel que uma empresa que no tenha qualquer programa de manuteno desenvolva e implemente de imediato um programa que cubra a totalidade das suas instalaes e equipamentos. Poder haver dificuldades de ordem tcnica, econmica ou mesmo cultural que recomendem uma implementao parcelada e progressiva.

4.3.1 Inventrio

A primeira etapa na elaborao programa de manuteno a inventariao todos os edifcios, instalaes, mquinas equipamentos que devem ter controle, manuteno.

do de e de

Para cada um deve ser aberta uma ficha, ou um registro no sistema informatizado de gesto de manuteno, se houver um.

4.3.1 Inventrio
As informaes a registrar so, tipicamente: - nmero de cdigo; - designao; - fabricante; - modelo ou tipo; - nmero de srie; - data de compra e nmero do respectivo processo; - preo de compra; - caractersticas principais; - dimenses e peso; - localizao; - identificao dos subconjuntos ou componentes substituveis em linha; - condies particulares de operao; - outras anotaes.

4.3.2 Sistematizao e Codificao


A Sistematizao e Codificao importante para a organizao do processo de manuteno pois permite, de forma sistemtica, abranger todos os itens susceptveis de ser integrados no programa de manuteno, sem risco de omisses ou duplicaes. Para isso, feita uma listagem de todos os itens partindo do mais geral - a totalidade da unidade produtiva, ou as vrias unidades produtivas da empresa - para o mais particular - o menor subconjunto ou componente susceptvel de ser substitudo em linha - em subdivises sucessivas por localizao, funo ou caractersticas tcnicas.

4.3.2 Sistematizao e Codificao


A cada item atribudo um nmero de cdigo construdo pelo mesmo processo. Uma forma de sistematizao possvel a seguinte: -A unidade industrial dividida em seces, atribuindo-se um nmero a cada uma, sem omitir as reas comuns e de apoio; - Em cada seco feita uma decomposio que cobre todos os equipamentos e sistemas nela existentes como, por exemplo, sistema eltrico, sistema de climatizao, sistema de gua e despejos, estrutura e revestimentos, mquinas ferramentas, etc.

4.3.2 Sistematizao e Codificao


- Dentro da linha de mquinas ferramentas poderemos considerar diferentes tipos de mquinas e, dentro de cada tipo, ordenar sequencialmente as vrias mquinas existentes. Se cada mquina tiver subconjuntos ou componentes substituveis em linha devero ser tambm listados. - Repete-se este procedimento at ter coberto a totalidade das instalaes, sistemas, equipamentos, subconjuntos e componentes.

4.3.2 Sistematizao e Codificao


medida que se vai elaborando a listagem vai-se construindo o cdigo de cada item que pode ter uma estrutura como esta:

4.3.3 Seleo de Itens Significativos para Manuteno


Nem todos os itens que foram listados e codificados tm a mesma relevncia do ponto de vista de manuteno. Devem ser considerados significativos do ponto de vista de manuteno todos os itens cuja avaria: - possa afetar a segurana de pessoas ou bens; -tenha um significativo; impacto econmico ou operacional

- no seja detectvel durante a operao normal (avaria oculta);

4.3.4 Seleo de Tarefas de Manuteno Para todos os itens identificados faz-se necessrio definir as tarefas de manuteno preventiva ou manuteno preditiva. Neste ponto e nos seguintes, as recomendaes podem partir dos fabricantes ou de outros operadores, mas a experincia prpria essencial para ir melhorando a adequao do programa de manuteno.

4.3.5 Atribuio de Periodicidade


Uma vez identificada a tarefa de manuteno, a etapa seguinte atribuir-lhe uma periodicidade que pode ser expressa em tempo calendrio (dias, semanas, meses, anos), em horas de operao, em ciclos de operao, etc. conveniente que a cada periodicidade seja associada uma certa tolerncia que d margem para se poder agrupar tarefas afins. Tal como os outros elementos do programa de manuteno a periodicidade pode - e deve - ser revista em funo da experincia que se for reunindo.

4.3.6 Identificao de Meios Para a execuo das tarefas de manuteno constantes do programa necessrio dispor de meios humanos, materiais, documentais e logsticos. A enumerao desses meios, pelo menos dos mais especficos, no programa de manuteno facilita o posterior planejamento dos trabalhos.

4.3.6 Identificao de Meios


Os meios a identificar so: -nmero e qualificao dos tcnicos de manuteno; - peas, produtos, ferramentas ou equipamentos de ensaio; - manuais, esquemas e desenhos; - meios especiais de acesso; - energia eltrica, hidrulica, pneumtica. Depois de concludas estas etapas, resta proceder aplicao do programa e aproveitar a experincia para ir procedendo aos ajustes que se revelem necessrios.

4.4 A Ordem de Servio (OS)

O procedimento normal para uma solicitao de um servio de emergncia a emisso de uma Ordem de Servio (OS), onde o solicitante, normalmente o responsvel pela produo, informa a falha ocorrida e a prioridade necessria no atendimento.

4.4 A Ordem de Servio (OS)


De acordo com a nomenclatura estabelecida pela ABNT, vamos ver a lista de prioridades mais comumente utilizada: - Prioridade 1 Emergncia Manuteno que deve ser feita imediatamente aps detectada sua necessidade. - Prioridade 2 Urgncia Manuteno que deve ser feita o mais breve possvel, no ultrapassando 24 horas, aps detectada sua necessidade.

4.4 A Ordem de Servio (OS) - Prioridade 3 Necessria Manuteno que pode ser adiada por alguns dias, porm sua execuo no deve ultrapassar uma semana. - Prioridade 4 Desejvel Manuteno que pode ser adiada por algumas semanas mas que no pode ser omitida. - Prioridade 5 Prorrogvel Manuteno que pode ser adiada at que possa ser executada.

4.4 A Ordem de Servio (OS)


A Ordem Servio alm de indicar o tipo de reparo solicitado, a prioridade e outros dados, informa o Centro de Custo do equipamento ou posto de trabalho, solicitante da interveno. Os Centros de Custo so distribudos de acordo com a necessidade de se apurar mais ou menos detalhados os custos de manuteno. Conhecer esses custos leva a tomadas de deciso administrativas diversas tais como; -aumentar ou diminuir preventiva ou preditiva; -fazer um grande reparo; - substituir o equipamento. a atuao da manuteno

4.4 A Ordem de Servio (OS)


Na Ordem de Servio lana-se: - os materiais utilizados no reparo, que atravs do almoxarifado so lanados no centro de custo indicado; - a hora de incio e finalizao do servio, que so utilizadas para controle de mo de obra de manuteno, sendo tambm uma forma de se calcular eficincia de mo de obra da manuteno.

4.4 A Ordem de Servio (OS)


Exemplo de uma OS:

4.4 A Ordem de Servio (OS)


Exemplo de uma OS mais elaborada (1 parte):

4.4 A Ordem de Servio (OS)


Exemplo de uma OS mais elaborada (2 parte):

4.4 A Ordem de Servio (OS)


Exemplo de classificao de uma OS:
Tipo de Servio CO - Corretivo LU - Lubrificao MA - Meio Ambiente MC - Modificaes Civis ME - Modificaes Eltricas MM - Modificaes Mecnicas NS - Novos Servios PR - Preditiva / Inspeo PV - Preventiva RF - Reforma SA - Servios de Apoio SE - Segurana SO - Servios de Oficina TC Terceiros / IVAI TR Treinamento/Reunio Tipo OS C - Corretivo P - Planejado D - Diversos Classe C - Civil DS - Desenho DV- Diversos E - Eltrica I -Instrumentao M - Mecnica

P - Planejado P - Planejada D Diversos D Diversos D - Diversos C - Cor. / P - Planej / O - Out. C - Corretiva D - Diversos

4.5 Planos de Metas na Gerncia de Manuteno Gerenciar atingir metas, ou resolver problemas. Esta a essncia do trabalho de todas as pessoas que exercem funes gerenciais nas empresas. As metas podem ter sido desdobradas de diretrizes da alta administrao ou estabelecidas pelos prprios gerentes para sua equipe.

4.5 Planos de Metas na Gerncia de Manuteno Gerenciar problemas. atingir metas, ou resolver

As metas podem ter sido desdobradas de diretrizes da alta administrao ou estabelecidas pelos prprios gerentes para sua equipe. Para o atendimento das metas estabelecidas, a atividade de planejamento torna-se essencial.

4.5 Planos de Metas na Gerncia de Manuteno O servio de manuteno de mquinas indispensvel e deve ser constante. Por outro lado, necessrio manter a produo, conforme o cronograma estabelecido. Esses dois aspectos levantam a questo de como conciliar o tempo com a paradas das mquinas para manuteno sem comprometer a produo, o que deve ser resolvido por meio do planejamento.

4.6 Ferramentas de Gesto em Manuteno


Brainstorming A filosofia bsica do Brainstorming deixar vir tona todas as idias possveis sem criticar durante a sua exposio. O Brainstorming, no determina uma soluo, mas propem muitas outras. um grupo de pessoas na qual um tema exposto e que atravs de livre associao de pensamento comeam surgir idias associadas a este tema.

4.6 Ferramentas de Gesto em Manuteno


Brainstorming Regras Bsicas Eliminar qualquer crtica no primeiro momento do processo, para que no haja inibies nem bloqueios e surjam o maior nmero de idias possvel; Apresentar as idias tal qual elas surjam na cabea, sem rodeios, elaboraes ou maiores consideraes; No brainstorming, quantidade gera qualidade; Numa segunda etapa, feita a seleo das idias, aquelas potencialmente boas devem ser aperfeioadas;

4.6 Ferramentas de Gesto em Manuteno


Planilha 5W2H A planilha 5W2H uma ferramenta de planejamento e constitui-se de um relatrio por colunas, cada uma delas encabeada por um ttulo (em ingls, na sua origem).

4.6 Ferramentas de Gesto em Manuteno


Matriz GUT GUT uma ferramenta usada para definir prioridades dadas diversas alternativas de ao. Esta ferramenta responde racionalmente s questes: O que devemos fazer primeiro? Por onde devemos comear? Para responder a tais questes a ferramenta GUT leva em considerao, em relao ao fenmeno, a: Gravidade; Urgncia ; Tendncia

4.6 Ferramentas de Gesto em Manuteno


Matriz GUT GRAVIDADE: consideramos a intensidade ou profundidade dos danos que o problema pode causar se no se atuar sobre ele. Tais danos podem ser avaliados quantitativa ou qualitativamente, mas sempre sero indicados por uma escala que vai de 1 a 5: 1 dano mnimo 2 dano leve 3 dano regular 4 grande dano 5 dano gravssimo

4.6 Ferramentas de Gesto em Manuteno


Matriz GUT URGNCIA: considera o tempo para a ecloso de danos ou resultados indesejveis se no se atuar sobre o problema. O perodo de tempo tambm considerado numa escala de 1 a 5: 1 longussimo prazo (dois ou mais meses) 2 longo prazo (um ms) 3 prazo mdio (uma quinzena) 4 curto prazo (uma semana) 5 imediatamente (est ocorrendo)

4.6 Ferramentas de Gesto em Manuteno


Matriz GUT TENDNCIA: considerar o desenvolvimento que o problema ter na ausncia de ao. A tendncia tambm definida numa escala de 1 a 5: 1 desaparece 2 reduz-se ligeiramente 3 permanece 4 aumenta 5 piora muito

4.6 Ferramentas de Gesto em Manuteno

4.6 Ferramentas de Gesto em Manuteno


Diagrama de Pareto ou Grfico de Pareto O grfico de Pareto um diagrama que apresenta os itens e a classe na ordem dos nmeros de ocorrncias, apresentando a soma total acumulada. Permite-nos visualizar diversos elementos de um problema auxiliando na determinao da sua prioridade. representado por barras dispostas em ordem decrescente, com a causa principal vista do lado esquerdo do diagrama, e as causas menores so mostradas em ordem decrescente ao lado direito.

4.6 Ferramentas de Gesto em Manuteno


Diagrama de Pareto ou Grfico de Pareto Juran aplicou o mtodo como forma de classificar os problemas da qualidade em poucos vitais e "muitos triviais, e denominou-o de Anlise de Pareto. Demonstrou que a maior parte dos defeitos, falhas, reclamaes e seus custos provm de um nmero pequeno de causas. Se essas causas forem identificadas e corrigidas torna-se possvel eliminao de quase todas as perdas. uma questo de prioridade.

4.6 Ferramentas de Gesto em Manuteno


Quando Usar o Diagrama de Pareto Para identificar os problemas; Achar as causas que atuam em um defeito; Descobrir problemas e causas; problema (erro, falhas, gastos, retrabalhos, etc. ) causas (operador, equipamento, matria-prima, etc.); Melhor visualizao da ao; Priorizar a ao; Confirmar os resultados de melhoria; Verificar a situao antes e depois do problema, devido s mudanas efetuadas no processo; Detalhar as causas maiores em partes especficas, eliminando a causa.

4.6 Ferramentas de Gesto em Manuteno


Diagrama de Pareto ou Grfico de Pareto - Exemplo de Aplicao

4.6 Ferramentas de Gesto em Manuteno Diagrama de Ishikawa


O Diagrama de Ishikawa, tambm conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinhade-peixe" ou "Diagrama 6M, uma ferramenta grfica utilizada pela Administrao para o gerenciamento e o Controle da Qualidade (CQ) em processos diversos de manipulao das frmulas. Originalmente proposto pelo engenheiro qumico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeioado nos anos seguintes.

4.6 Ferramentas de Gesto em Manuteno Diagrama de Ishikawa

4.6 Ferramentas de Gesto em Manuteno Diagrama de Ishikawa

4.6 Ferramentas de Gesto em Manuteno Diagrama de Gantt um cronograma que permite realizar a programao das tarefas, mostrando a dependncia entre elas. Usado desde o incio do sculo, consiste em um diagrama onde cada barra tem um comprimento diretamente proporcional ao tempo de execuo real da tarefa. O comeo grfico de cada tarefa ocorre somente aps o trmino das atividades das quais depende.

4.6 Ferramentas de Gesto em Manuteno Diagrama de Gantt

As atividades para elaborao do diagrama so a determinao das tarefas, das dependncias, dos tempos e a construo grfica. Vamos exemplificar, considerando a fabricao da uma polia e de um eixo. A primeira providncia listar as tarefas, dependncias e tempo envolvidos.

4.6 Ferramentas de Gesto em Manuteno Diagrama de Gantt

Lista de tarefas, dependncias e tempo envolvidos:


TAREFAS A B C D E F G H I DESCRIO DEPENDE DE Preparar listas de materiais e desenho A Obter materiais para o eixo Tornear o eixo B Fresar o eixo C A Obter materiais para a polia Tornear a polia E Montar conjunto DeF Balancear conjunto G Embalar conjunto H TEMPO/DIAS 1 2 2 2 3 4 1 0,5 0,5

4.6 Ferramentas de Gesto em Manuteno Diagrama de Gantt De posse da lista, constri-se o Diagrama de Gantt.
Tarefa A B C D E F G H I 1 xxxx 2 3 4 Tempo (dias) 5 6 7 8 9 10 11

xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxx xx xx

4.7 Mtodo PERT-CPM Os mtodos PERT (Program Evaluation and Review Tecnique - Programa de Avaliao e Tcnica de Reviso) e CPM (Critical Parth Method - Mtodo do Caminho Crtico) foram criados em 1958. O PERT foi desenvolvido pela NASA com o fim de controlar o tempo e a execuo de tarefas realizadas pela primeira vez. O CPM foi criado na empresa norte americana Dupont com o objetivo de realizar as paradas de manuteno no menor prazo possvel e com o nvel constante de utilizao de recursos.

4.7 Mtodo PERT-CPM Os dois mtodos so quase idnticos portanto comum nos referenciarmos aos mtodos como Mtodo PERT-CPM. O mtodo se utiliza de construes grficas simples como flechas, crculos numerados e linhas tracejadas, que constituem respectivamente: O diagrama de flechas; A atividade fantasma; O n ou evento.

4.7 Mtodo PERT-CPM


O diagrama de flechas um grfico das operaes, em que cada operao representada por uma flecha. Cada flecha tem uma ponta e uma cauda; a cauda representa o incio da operao e a ponta marca o seu final. As flechas so usadas para expressar as relaes entre as operaes e definir uma ou mais das seguintes situaes: - a operao deve preceder algumas operaes; - a operao deve suceder algumas operaes; - a operao pode ocorrer simultaneamente a outras operaes.

4.7 Mtodo PERT-CPM


Exemplos:

4.7 Mtodo PERT-CPM


A atividade fantasma uma flecha tracejada usada como artifcio para identificar a dependncia entre operaes. tambm chamada de operao imaginria e no requer tempo.

A figura exemplifica as seguintes condies: W deve preceder Y; K deve preceder Z; Y deve seguir-se a W e K.

4.7 Mtodo PERT-CPM

Assim, as atividades W, Y, K e Z so operaes fsicas como tornear, montar, testar, etc. Cada uma dessas operaes requer um tempo de execuo, enquanto a atividade fantasma um ajuste do cronograma, isto , depende apenas da programao correta.

4.7 Mtodo PERT-CPM N ou evento so crculos desenhados no incio e no final de cada flecha; tem o objetivo de facilitar a visualizao e os clculos de tempo. Devem ser numerados e sua numerao aleatria. O n no deve ser confundido com uma atividade que demande tempo. Ele um instante, isto , um limite entre o incio de uma atividade e o final de outra.

4.7 Mtodo PERT-CPM A figura abaixo ilustra um diagrama contendo ns, atividades, atividade fantasma e a seqncia numrica.

4.7 Mtodo PERT-CPM - Construo do diagrama CPM Para construir o diagrama preciso ter em mos a lista das atividades, os tempos e a seqncia lgica; em seguida, vai-se posicionando as flechas e os ns obedecendo a seqncia lgica e as relaes de dependncia. Abaixo de cada flecha coloca-se o tempo da operao e acima, a identificao da mesma.

4.7 Mtodo PERT-CPM


Exemplo: Um torno apresenta defeitos na rvore e na bomba de lubrificao e preciso corrigir tais defeitos. O que fazer ? Primeiramente, listam-se as tarefas, dependncias e tempos, numa seqncia lgica:

4.7 Mtodo PERT-CPM


A seguir constri-se o diagrama:

4.7 Mtodo PERT-CPM


- O caminho crtico um caminho percorrido atravs dos eventos (ns) cujo somatrio dos tempos condiciona a durao do trabalho. Por meio do caminho crtico obtm-se a durao total do trabalho e a folga das tarefas que no controlam o trmino do trabalho. No diagrama anterior, h trs caminhos de atividades levando o trabalho do evento 0 (zero) ao evento 5: A - B - D - F, com durao de 11 horas; A -C - E - F, com durao de 9 horas; A - B - imaginria - E - F, com durao de 10 horas.

4.7 Mtodo PERT-CPM


- O caminho crtico Existe portanto, um caminho com durao superior aos demais que condiciona a durao do servio ou projeto; este o caminho crtico. A importncia de se identificar o caminho crtico fundamenta-se nos seguintes parmetros: Permitir saber de imediato, se ser possvel ou no cumprir o prazo anteriormente estabelecido para a concluso do servio ou projeto; Identificar as atividades crticas que no podem sofrer atrasos, permitindo um controle mais eficaz das tarefas prioritrias.

4.7 Mtodo PERT-CPM


- O caminho crtico Permitir priorizar as atividades cuja reduo ter menor impacto na antecipao da data final de trmino dos trabalhos, no caso de ser necessria uma reduo desta data final. Permitir o estabelecimento da primeira data do trmino da atividade. Permitir o estabelecimento da ltima data do trmino da atividade.

4.7 Mtodo PERT-CPM


Freqentemente o caminho crtico to maior que os demais, que basta aceler-lo para acelerar todo o trabalho. Pelo exemplo simples apresentado, podemos tambm deduzir que as tarefas C e E do diagrama podem atrasar at duas horas sem comprometer a durao total. Uma das vantagens da utilizao desse mtodo a possibilidade de balanceamento de recursos, principalmente mo de obra e maquinrio; geralmente os contingentes de mo de obra so fixos e no desejvel ter um perfil de sua utilizao com carncia em um momento e ociosidade em outros. Para evitar esses problemas, o planejador joga com o atraso das tarefas com folga e o remanejamento do pessoal envolvido nas tarefas iniciais.

4.8 O PDCA como Mtodo de Controle de Processos


Atualmente, um dos mtodos mais utilizados para atingir metas o Ciclo PDCA, que composto de 4 etapas distintas: -Planejamento (PLAN); -Execuo (DO); -Verificao (CHECK); -Atuao (ACTION).

4.8 O PDCA como Mtodo de Controle de Processos


Para se atingir uma determinada meta - por exemplo, reduzir o custo de manuteno, reduzir o nmero de falhas, dentre outras preciso seguir metodologicamente as quatro fases do PDCA. De maneira simples estas fases consistem de: -PLAN (Planejamento): Primeiramente estabelea claramente suas metas e os mtodos para alcan-las;

4.8 O PDCA como Mtodo de Controle de Processos


-DO (Execuo): Em seguida eduque e treine as pessoas envolvidas nos mtodos a serem utilizados e coloque o plano em prtica; -CHECK (Verificao): Observe a situao e verifique se os resultados do trabalho executado esto progredindo em direo meta; -ACTION (Atuao): Se os resultados no esto progredindo em direo meta, atue no processo em funo dos resultados obtidos.

4.8 O PDCA como Mtodo de Controle de Processos

4.8 O PDCA como Mtodo de Controle de Processos


Como exemplo, suponhamos que se deseja reduzir o tempo gasto no cumprimento de uma inspeo perdica, ou reduzir o custo de manuteno de um equipamento. Para isso necessrio girar o ciclo PDCA:

4.8 O PDCA como Mtodo Controle Processos


1

PROBLEMA: IDENTIFICAO DO PROBLEMA (Tempo de manuteno muito alto) OBSERVAO: RECONHECIMENTO DAS CARACTERSITICAS DO PROBLEMA (Estratificar tempo de manuteno) ANLISE: DESCOBERTA DAS CAUSAS PRINCIPAIS PLANO DE AO: CONTRAMENDIDAS S CAUSAS PRINCIPAIS EXECUO: ATUAO DE ACORDO COM PLANO DE AO VERIFICAO: CONFIRMAO DA EFETIVIDADE DA AO

P
3

C
No Efetivo ? Sim

PADRONIZAO: ELIMINAO DEFINITIVA DAS CAUSAS CONCLUSO: REVISO DAS ATIVIDADES E REPLANEJAMENTO

4.8 O PDCA como Mtodo Controle Processos


Exemplo de aplicao do PDCA no aprimoramento da Gesto da Manuteno
Definir as METAS DA EQUIPE (Qualidade, Custo, Atendimento, Segurana). Definir os indicadores para acompanhamento das METAS. Levantar todos os problemas que esto impedindo de alcanar as METAS. Traar um PLANO DE AO Compartilhar os resultados com a equipe. Disponibilizar os indicadores em locais acessveis a todos os Empregados. Apresentar as METAS para toda a equipe e obter o compromisso da mesma.

D C A

Executar o PLANO DE AO e eliminar as barreiras Acompanhar a evoluo dos Indicadores Reavaliar as METAS periodicamente. Busca da MELHORIA CONTNUA Promover reunies peridicas para acompanhamento dos resultados e correo da rota, quando necessrio.

4.9 Rotina de Planejamento O setor de planejamento recebe as requisies de servio, analisa o que e como deve ser feito, quais as especialidades e grupos envolvidos, e os materiais e ferramentas a serem utilizados. Isso resulta: -no plano de operaes; - na lista de materiais para empenho ou compra de estoque; - na relao de servios por grupo; - nas ordens de servio, dentre outros.

4.9 Rotina de Planejamento Quando h necessidade, o setor de planejamento requisita os servios da Engenharia de Manuteno, que providencia os estudos necessrios e verifica a viabilidade econmica. Se o estudo ou projeto for vivel, todas as informaes coletadas pelo planejamento so enviadas ao setor de programao, que prepara o cronograma e os programas dirios de trabalho coordenando a movimentao de materiais.

4.10 Seqncia para Planejamento


o rol de atividades para o planejador atingir o plano de operao e emitir os documentos necessrios. Esse rol de atividades consiste em: Listar os servios a serem executados; Determinar tempo, especialidades e n de profissionais; Determinar a seqncia lgica das operaes de trabalho por meio do diagrama espinha de peixe; Construir PERT-CPM; Construir diagrama de barras (Gantt), indicando as equipes de trabalho; Emitir as ordens de servio, a lista de materiais, a relao de servios por grupo, dentre outros.

5.0 FALHAS EM EQUIPAMENTOS MECNICOS


Segundo a Norma NBR 5462-1994, a falha o trmino da capacidade de um item desempenhar a funo requerida. a diminuio total ou parcial da capacidade de um pea, componente ou mquina de desempenhar a sua funo durante um perodo de tempo, quando o item dever ser reparado ou substitudo. A falha leva indisponibilidade. o item a um estado de

5.1 Causa das Falhas


Existem trs grandes categorias principais de causas de falha: falta de resistncia, uso inadequado e manuteno inadequada. Falta de Resistncia uma caracterstica do prprio equipamento e resulta de deficincias de projeto, erros na especificao de materiais, deficincias nos processos de fabricao e montagem. Neste caso, as falhas resultaro da aplicao de esforos normais, que os equipamentos no foram projetados para suportar.

5.1 Causa das Falhas


Uso Inadequado Significa a aplicao de esforos que esto fora da capacidade do equipamento e pode resultar de erros durante sua operao. Manuteno Inadequada Significa que as aes preventivas para evitar a deteriorao dos equipamentos so insuficientes ou no esto sendo corretamente tomadas.

5.1 Causa das Falhas


O conceito de falha est intimamente ligado quebra do equipamento. A quebra a falha visvel. A falha visvel causada por uma coleo de falhas invisveis como um iceberg.

5.1 Causa das Falhas


Logo, se os operadores e mantenedores estiverem conscientes de que devem evitar as falhas invisveis, a quebra deixar de ocorrer. As falhas invisveis normalmente deixam de ser detectadas por motivos fsicos e psicolgicos. Motivos fsicos As falhas no so visveis por estarem em local de difcil acesso ou encobertas por detritos e sujeiras. Motivos psicolgicos As falhas deixam de ser detectadas devido falta de interesse ou de capacitao dos operadores ou mantenedores.

5.2 Tipos e causas provveis das falhas 5.2.1 - Falhas por fratura
As falhas por fratura normalmente resultam de uma trinca que se propaga. A trinca surge por dois motivos: altas solicitaes e fadiga do material. Quando a pea sofre solicitaes acima das suportveis, a trinca aparece em determinadas regies. A fadiga aparece por causa das tenses cclicas que terminam por exceder as toleradas pelo material que constitui a pea. Nesse caso, as trincas se iniciam mesmo com tenses abaixo das tenses limites e se propagam.

5.2 Tipos e causas provveis das falhas 5.2.2 - Falhas por desgaste
H uma grande variedade de fatores que podem provocar o desgaste de peas/componentes de uma mquina ou equipamento. Nesse caso, para recuperao adequada com a finalidade de assegurar eficincia e segurana, os metais de solda, a serem depositados, devem ser selecionados cuidadosamente. Para melhor compreenso dos tipos de desgastes, podemos dividi-los em classes distintas com caractersticas bem definidas. Vejamos:

5.2.2 - Falhas por desgaste


a) Desgastes mecnicos Abraso A abraso um desgaste que ocorre entre superfcies que deslizam ou giram em contato entre si em movimento relativo. A abraso provoca o desprendimento de partculas das superfcies e elas adquirem irregularidades microscpicas, mesmo que aparentemente polidas. Por exemplo: sempre h abraso quando um eixo gira em contato com um mancal.

5.2.2 - Falhas por desgaste


a) Desgastes mecnicos Abraso As irregularidades microscpicas das superfcies comportam-se como picos e vales que tendem a se encaixar. Quando as superfcies so solicitadas a entrar em movimento relativo entre si, a fora de atrito gera calor e este gera microfuses entre os picos que esto em contato. As reas microfundidas movimentam-se e as superfcies se desgastam.

5.2.2 - Falhas por desgaste


a) Desgastes mecnicos Impacto Materiais sujeitos a impacto sofrem deformaes localizadas e mesmo fraturas. Por impacto e em condies de alta presso, partculas metlicas dos materiais so arrancadas e, como conseqncia, o desgaste aparece. Normalmente, reas de peas ou componentes que recebem impactos tambm sofrem abrases. o que ocorre, por exemplo, em moinhos e britadores que necessitam de superfcies duras e resistentes ao desgaste.

5.2.2 - Falhas por desgaste


b) Eroso a destruio de materiais por fatores mecnicos que podem atuar por meio de partculas slidas que acompanham o fluxo de gases, vapores ou lquidos, ou podem atuar por meio de partculas lquidas que acompanham o fluxo de gases ou de vapores. Geralmente, para suportar o desgaste por eroso, o material de solda deve ter dureza, microestrutura e condies de superfcie adequadas.

5.2.2 - Falhas por desgaste


c) Cavitao O fenmeno da cavitao causado por fluidos acelerados que se movimentam em contato com superfcies sujeitas a rotaes, tais como hlices, rotores, turbinas etc. Os fluidos acelerados formam depresses que, ao se desfazerem, provocam golpes, como se fossem aretes, nas superfcies das peas sujeitas ao movimento rotacional. Esses golpes produzem cavidades superficiais que vo desgastando as peas.

5.2.2 - Falhas por desgaste


d) Corroso O desgaste de materiais metlicos tambm pode ser provocado pela corroso que favorecida por vrios fatores: umidade, acidez, alcalinidade, temperatura, afinidade qumica entre metais etc. Normalmente a maioria dos metais e ligas metlicas, em contato com o oxignio do ar, adquire uma camada protetora de xido que a protege. Se essa camada de xido perder a impermeabilidade, a oxidao prossegue caracterizando a corroso.

5.3 - Caractersticas gerais dos danos e defeitos


Os danos e defeitos de peas, geralmente, residem nos chamados intensificadores de tenso, e estes so causados por erro de projeto ou especificaes. Se os intensificadores de tenso residem no erro de projeto, a forma da pea o ponto crtico a ser examinado, porm, se os intensificadores de tenso residem nas especificaes, estas so as que influiro na estrutura interna das peas.

5.3 - Caractersticas gerais dos danos e defeitos


O erro mais freqente na forma da pea a ocorrncia de cantos vivos. As figuras mostram linhas de tenso em peas com cantos vivos. Com cantos vivos, as linhas de tenso podem se romper facilmente.

5.3 - Caractersticas gerais dos danos e defeitos


Outra importante fonte de falhas ocorre quando a pea apresenta mudana brusca de seo, sendo os efeitos praticamente iguais aos provocados por cantos vivos. Por outro lado, se os cantos forem excessivamente suaves, o excesso de raio de uma pea em contato com outra poder ser prejudicial ao conjunto e a tenso provocada pelo canto de um eixo rolante, dar incio a uma trinca que se propagar em toda sua volta.

5.4 - Cuidados com Componentes Mecnicos


5.4.1 - Cabos de ao Os cabos de ao, ao serem instalados, no devem apresentar ns nem ser atritados na lateral de polias - por onde passaro - e muito menos no solo. Ns e atritos indesejados diminuem a vida til dos cabos de ao.

5.4 - Cuidados com Componentes Mecnicos


5.4.1 - Cabos de ao Quando em servio, os cabos de ao podem apresentar os seguintes defeitos: -rompimento; - gaiola de passarinho; - amassamento; - quebras de fios externos; - ondulaes. a) Cabo rompido Em caso de rompimento de um cabo novo ou seminovo e o cabo mantendo-se reto, a causa provvel o excesso de carga ou choque.

5.4 - Cuidados com Componentes Mecnicos


5.4.1 - Cabos de ao b) Gaiola de passarinho provocada pelo choque de alvio de tenso, ou seja, quando a tenso, provavelmente excessiva, aliviada instantaneamente. A figura seguinte mostra o fenmeno da gaiola de passarinho

5.4 - Cuidados com Componentes Mecnicos


5.4.1 - Cabos de ao c) Cabo amassado O fenmeno ocorre devido ao cruzamento de cabos sobre o tambor ou da subida deles sobre a quina da canaleta das polias. O problema evitado mantendo o cabo esticado, de forma tal que ele tenha um enrolamento perfeito no tambor.

5.4 - Cuidados com Componentes Mecnicos


5.4.1 - Cabos de ao d) Quebra de fios externos Esse fenmeno ocorre em razo das seguintes causas: dimetro da polia ou tambor excessivamente pequenos; corroso; abraso desuniforme; excesso de tempo de trabalho do cabo.

5.4 - Cuidados com Componentes Mecnicos


5.4.1 - Cabos de ao d) Quebra de fios externos Para evitar a corroso de cabos de ao, estes devero ser lubrificados e, no caso de cabos que j atingiram o limite de vida til, devem ser substitudos por novos. Se o problema for incompatibilidade entre o dimetro da polia ou do tambor com o dimetro do cabo, deve-se trocar ou o cabo, ou a polia, ou o tambor.

5.4 - Cuidados com Componentes Mecnicos


5.4.1 - Cabos de ao e) Ondulao Trata-se de deslizamento de uma ou mais pernas por causa da fixao imprpria ou do rompimento da alma do cabo de ao. Nesse caso a fixao dever ser corrigida.

5.4 - Cuidados com Componentes Mecnicos


5.4.2 - Chavetas Chavetas so usadas para fixar elementos dos mecanismos sobre eixos. Na substituio de chavetas, preciso considerar o acabamento superficial, bem como o ajuste e o arredondamento dos cantos para evitar atrito excessivo. Os canais de chaveta devem estar em boas condies, principalmente quanto perpendicularidade, pois alm dos esforos de cisalhamento, as chavetas sofrem toro. O esforo de toro tende a virar as chavetas em suas sedes.

5.4 - Cuidados com Componentes Mecnicos


5.4.2 - Chavetas Para evitar o efeito de cunha que poderia partir o cubo do elemento colocado no eixo, a chaveta exige um perfeito ajuste no sentido lateral e vertical. Outro ponto a observar o acabamento dos cantos, que devem apresentar o chanfro ou o raio reto um pouco maior do que os cantos do rasgo, para evitar o surgimento de fissuras e trincas.

5.4 - Cuidados com Componentes Mecnicos


5.4.3 - Molas Uma mola devidamente especificada durar muito tempo. Em caso de abuso, apresentar os seguintes danos: -Quebra Causada por excesso de flexo ou de toro. Recomenda-se aplicar um coxim ou encosto no fim do curso previsto da mola. -Flambagem Ocorre em molas helicoidais longas, por falta de guias. A flambagem pode ser corrigida por meio da verificao do esquadro de apoios. Recomenda-se aplicar guia interno ou externo, devidamente lubrificado.

5.4 - Cuidados com Componentes Mecnicos


5.4.3 - Molas -Amolecimento Causado por superaquecimento ambiente ou por esforo de flexo. presente no

Recomenda-se diminuir a freqncia ou curso de flexes. Recomenda-se, tambm, aplicar uma mola dupla com seo menor.

5.5 Padres de Avaria


Uma anlise da freqncia com que ocorrem as avarias de um tipo de componente, rgo ou equipamento, ao longo da sua operao, permite traar o seu padro de avaria. A taxa de avarias pode ser definida por:

A representao grfica de Z(t) permite visualizar o padro de avaria do equipamento.

5.5 Padres de Avaria


5.5.1 - Padro Geral um padro conhecido como "curva da banheira", e mostra uma boa representao da distribuio de avarias de uma larga gama de equipamentos.

5.5 Padres de Avaria


5.5.1 - Padro Geral Neste grfico distinguem-se trs regies: - uma regio com elevado nmero de avarias, coincidente com as primeiras horas de operao, devidas a deficincias de fabrico, problemas de transporte ou instalao, ou inexperincia do operador. designada por perodo da mortalidade infantil. o perodo em que, nos equipamentos mecnicos, se faz a rodagem e nos equipamentos eletrnicos se faz uma pr-seleo de componentes deficientes.

5.5 Padres de Avaria


5.5.1 - Padro Geral -uma segunda regio, com distribuio de avarias sensivelmente uniforme ao longo do tempo, corresponde fase da maturidade. o perodo de maior rendimento do equipamento. A taxa de avarias praticamente constante, as avarias so aleatrias e no h, geralmente, degradao prvia visvel.

5.5 Padres de Avaria


5.5.1 - Padro Geral -a terceira regio assinala o aproximar do fim da vida do equipamento. H um aumento do nmero de avarias medida que cresce o nmero de horas de operao. a fase do envelhecimento. A degradao acelerada at atingir o ponto em que o equipamento j no cumpre o fim para que foi construdo. Ocorre ento o descarte, a reconstruo ou a reconverso. Os critrios a utilizar nesta deciso so tanto tcnicos como econmicos.

5.5 Padres de Avaria


5.5.2 - Padro A Padro eletrnicos. caracterstico dos equipamentos

5.5 Padres de Avaria


5.5.2 - Padro A Este padro revela uma mortalidade infantil muito elevada e uma quase ausncia de envelhecimento. Em equipamentos que exibem este padro de avaria no se pode fazer manuteno preventiva. Um perodo inicial de "rodagem, eventualmente feito pelo prprio fabricante, pode atenuar o impacto da mortalidade infantil. Depois, apenas h necessidade de acompanhar a condio do equipamento, geralmente por mtodos estatsticos, para detectar eventuais alteraes de comportamento que justifiquem introduo de modificaes.

5.5 Padres de Avaria


5.5.2 - Padro B Este padro caracterstico dos equipamentos mecnicos, com partes mveis, sujeitas a desgaste com o uso.

5.5 Padres de Avaria


5.5.2 - Padro B Este padro revela uma fase de envelhecimento muito ntida, tornando os equipamentos que o exibem claramente elegveis para um programa de manuteno preventiva que prolongue a fase de maturidade, adiando o incio do envelhecimento.

5.5 Padres de Avaria


5.5.2 - Padro C O comportamento de componentes e equipamentos que tm falhas fatais muito concentradas no tempo sem serem precedidas de degradao significativa. Um exemplo o das lmpadas eltricas.

5.5 Padres de Avaria


5.5.2 - Padro D O padro corresponde a equipamentos que pouco se degradam com o tempo, no tm avarias caractersticas, mas que esto sujeitos a danos ou falhas em conseqncia da operao, os quais podem ocorrer em qualquer altura. Estamos tambm perante equipamentos aos quais no so aplicveis programas de manuteno preventiva, mas que podem ser objeto de manuteno preditiva.

5.5 Padres de Avaria


5.5.2 - Padro D

Das könnte Ihnen auch gefallen