Sie sind auf Seite 1von 13

DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO

EAP - 1 SGT QPE/2009


1 QUESTO 2 QUESTO 3 QUESTO 4 QUESTO 5 QUESTO 6 QUESTO 7 QUESTO 8 QUESTO 9 QUESTO 10 QUESTO 11 QUESTO 12 QUESTO 13 QUESTO 14 QUESTO 15 QUESTO 16 QUESTO 17 QUESTO 18 QUESTO 19 QUESTO 20 QUESTO A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D 21 QUESTO 22 QUESTO 23 QUESTO 24 QUESTO 25 QUESTO 26 QUESTO 27 QUESTO 28 QUESTO 29 QUESTO 30 QUESTO 31 QUESTO 32 QUESTO 33 QUESTO 34 QUESTO 35 QUESTO 36 QUESTO 37 QUESTO 38 QUESTO 39 QUESTO 40 QUESTO A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D

Belo Horizonte, 12 de agosto de 2009. (a) FRANCISCO DE ASSIS LEAL DA SILVA, TEN CEL PM CHEFE DO CRS

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL (EAP) PARA OS 1 SARGENTOS DO QPE, PARA O ANO DE 2009, PROVA II.

DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL (EAP) PARA OS 1 TENENTES DO QOPM, QOE, QOC, 1 SARGENTOS DO QPE E 3 SARGENTOS DO QPPM E DO QPE, PARA O ANO DE 2009, PROVA II.

(Edital DRH/CRS n 12/2009, de 10 de junho de 2009) NOME: _____________________________________________ LOCAL DE PROVA: _________________ SALA: __________
INSTRUES AOS CANDIDATOS:

EAP - 1 SGT QPE/2009

Abra este caderno de prova somente quando autorizado. Esta prova contm 40 (quarenta) questes valendo 2,5 (dois vrgula cinco) pontos cada e valor total de 100 (cem) pontos. 3. O tempo mximo permitido para a realizao da prova objetiva ser de 180 (cento e oitenta) minutos incluindo o preenchimento da folha de respostas. 4. Responda as questes e marque a opo desejada na folha de respostas, usando caneta (tinta azul ou preta). 5. Para cada questo existe somente uma resposta. 6. Prova sem consulta. 7. No ser admitido nenhum tipo de rasura na folha de respostas. As questes rasuradas ou em branco ou com dupla marcao sero consideradas nulas para o candidato. 8. proibido o uso de mquinas calculadoras, telefones celulares ou outros similares. 9. Iniciadas as provas, os candidatos somente podero deixar a sala, e a esta retornar, exclusivamente para uso de sanitrios ou bebedouros, e devidamente acompanhados por fiscal do concurso. 10. Ao final da prova, entregue ao aplicador a folha de respostas, devidamente preenchida, assinada e conferida. 1. 2.

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL (EAP) PARA OS 1 SARGENTOS DO QPE, PARA O ANO DE 2009, PROVA II.

1 QUESTO Nos termos do art. 12 da Lei n. 14.310/02 (Cdigo de tica), a transgresso disciplinar ser:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Levssima, leve, mdia, grave ou gravssima. Leve, mdia, grave ou gravssima. Leve, mdia ou grave. Levssima, leve, mdia ou grave.

2 QUESTO De acordo com o art. 23 da Lei n. 14.310/02 (Cdigo de tica), a sano disciplinar objetiva preservar a disciplina e tem carter:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Corretivo e repressivo. Preventivo e educativo. Corretivo e educativo. Preventivo e repressivo.

3 QUESTO A sano disciplinar de prestao de servio consiste na atribuio ao militar de tarefa, preferencialmente de natureza operacional, fora de sua jornada habitual, correspondente a um turno de servio semanal, que no exceda a:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Oito horas. Seis horas. Dez horas. Doze horas.

4 QUESTO A absolvio criminal somente elidir a punio administrativa quando fundamentada em:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Falta de provas ou inexistncia do fato. Falta de provas, negativa de autoria ou inexistncia do fato. Falta de provas ou negativa de autoria. Negativa de autoria ou inexistncia do fato.

5 QUESTO O militar designado para fazer parte do Conselho de tica e Disciplina Militares da Unidade (CEDMU) dever estar, no mnimo, no conceito:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

A com cinqenta pontos positivos. B com vinte e cinco pontos positivos. B com vinte e cinco pontos negativos. B sem pontuao negativa.

6 QUESTO O CEDMU o rgo colegiado designado pelo Comandante da Unidade, abrangendo at o nvel de:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Companhia Independente. Peloto. Peloto Especial. Batalho.

7 QUESTO O fator determinante para se saber se a documentao disciplinar deve ou no ser encaminhada ao CEDMU a existncia ou no de:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Razes Escritas de Defesa (RED). Autuao. Assentada. Oitiva do acusado e do acusador.

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL (EAP) PARA OS 1 SARGENTOS DO QPE, PARA O ANO DE 2009, PROVA II.

8 QUESTO De acordo com a Lei n. 14.310/02 (Cdigo de tica) e a Instruo n. 01/05 da CPM, CORRETO afirmar que:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

A comunicao disciplinar ser apresentada no prazo de cinco dias contados da observao ou do conhecimento do fato. O militar, ao redigir a comunicao disciplinar, no dever citar incisos e artigos da norma violada, fazendo constar apenas a conduta antitica praticada pelo militar estadual comunicado. conduta regular o superior que presenciar a prtica de transgresso disciplinar, recomendar que outro militar confeccione a comunicao disciplinar. A comunicao disciplinar ser clara, concisa e precisa, podendo o comunicante constar em seu corpo textual comentrios ou opinies pessoais.

9 QUESTO De acordo com a Lei n. 14.310/02 (Cdigo de tica) e a Instruo n. 01/05 da CPM, CORRETO afirmar que:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Durante a audincia do CEDMU, que tm carter pblico, permitido a livre manifestao por parte de militar que no fizer parte do Conselho. O integrante do CEDMU ser designado para um perodo de seis meses, no sendo permitida qualquer tipo de reconduo. A deciso sobre a concesso da meno elogiosa escrita e meno elogiosa verbal atribuio inerente ao Comandante da Unidade e no ser precedida de parecer do CEDMU. O CEDMU atuar com a maioria de seus membros.

10 QUESTO A Sindicncia Regular composta pelas seguintes etapas:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Informativa e conclusiva. Investigatria e conclusiva. Informativa e acusatria. Investigatria e acusatria.

11 QUESTO De acordo com a Deciso Administrativa n. 11/2002-CG, CORRETO afirmar que:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Apenas o recurso disciplinar interposto em 1 instncia que possui efeito suspensivo. Os recursos disciplinares interpostos em 1 e 2 instncias possuem efeito suspensivo. Apenas o recurso disciplinar interposto em 2 instncia que possui o efeito suspensivo. Os recursos disciplinares no possuem efeito suspensivo.

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL (EAP) PARA OS 1 SARGENTOS DO QPE, PARA O ANO DE 2009, PROVA II.

12 QUESTO De acordo com a Deciso Administrativa n. 16/2002-CG, CORRETO afirmar que:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

A defesa em Processo Administrativo-Disciplinar (PAD) ou Procedimento Administrativo-Disciplinar Sumrio (PADS) poder ser realizada pelo prprio militar acusado ou por defensor por ele constitudo. A defesa em PAD ou PADS s poder ser patrocinada por advogado regularmente constitudo. A defesa em PAD ou PADS s poder ser realizada pelo prprio militar. Nos demais procedimentos administrativos-disciplinares, como sindicncias, comunicaes disciplinares, faltas subjacentes ao IPM/APF, a defesa poder ser realizada apenas pelo prprio militar.

13 QUESTO De acordo com o Decreto 44.557 (Regulamento de Promoo de Praas), de 28 de junho de 2007, CORRETO afirmar que:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

O acesso, por promoo, na graduao de praas das IME ser realizado por ato do Governador de Estado. As promoes de praas sero realizadas, semestralmente, nos dias 09 de junho e 25 de dezembro. A promoo trintenria poder ser realizada em qualquer poca. A por tempo de servio, a partir do atendimento das condies exigidas para este fim. A juzo do Governador de Estado, por proposta da Comisso de Promoo de Praas (CPP), tambm sero realizadas, em qualquer poca, as promoes por ato de bravura, post-mortem e necessidade do servio, a partir da ocorrncia das condies previstas para esses fins.

14 QUESTO De acordo com a Deciso Administrativa n. 32/2002-CG, CORRETO afirmar que:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

O militar que pratica infrao administrativa de trnsito no comete qualquer tipo de transgresso disciplinar, haja vista a sua falta de previsibilidade legal na Lei n. 14.310/02. O militar que pratica infrao administrativa de trnsito tambm comete a transgresso disciplinar constante no art. 13, XVI, da Lei n. 14.310/02 (deixar de praticar ato de ofcio). O militar que pratica infrao administrativa de trnsito tambm comete a transgresso disciplinar constante no art. 14, II, da Lei n. 14.310/02 (desdia caracterizada por procedimento contrrio s normas legais). O militar que pratica infrao administrativa de trnsito tambm comete a transgresso disciplinar constante no art. 14, III, da Lei n. 14.310/02 (descumprimento de ordem).

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL (EAP) PARA OS 1 SARGENTOS DO QPE, PARA O ANO DE 2009, PROVA II.

15 QUESTO De acordo com a Deciso Administrativa n. 36/2002-CG, CORRETO afirmar que:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Em sede de Sindicncia Regular obrigatria a apresentao de defesa prvia. Apresentando a defesa prvia com a solicitao de diligncias e a apresentao do rol de testemunhas, o sindicante jamais poder indeferir a pretenso do sindicado. Apresentando a defesa prvia com a solicitao de diligncias e a apresentao do rol de testemunhas, o sindicante poder deferir ou indeferir a pretenso do sindicado, no necessitando motivar a sua deciso. Tendo o sindicado apresentado, juntamente com a defesa prvia, a solicitao de diligncias e a apresentao do rol de testemunhas, o sindicante poder deferir ou indeferir a pretenso do sindicado, motivando a sua deciso atravs de despacho que ser juntado aos autos da sindicncia.

16 QUESTO A respeito do Treinamento Extensivo (TE), previsto na Resoluo n 4023, de 30 de abril/09 (DEPM), CORRETO afirmar que:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

O Treinamento Tcnico (TT) faz parte do Treinamento Extensivo (TE) e aplicado quinzenalmente a todos os militares, independente de sua atividade. O Comandante da Academia de Polcia Militar escalar militares para ministrar o Treinamento Extensivo (TE) nas fraes, de modo que haja uma padronizao das atividades de ensino. O Treinamento Extensivo (TE) consiste no repasse de orientaes e recomendaes de assuntos operacionais e administrativos, em consonncia com a atividade exercida pelo militar. O Treinamento Ttico (TTa) ser aplicado semanalmente, antes do empenho operacional, com durao de, no mnimo, trinta minutos e devem dele participar tambm os militares da administrao.

17 QUESTO Sobre o Teste de Avaliao Fsica (TAF), previsto na Resoluo n 4023, de 30 de abril/09 (DEPM), INCORRETO afirmar que:

A. ( B. (

) )

C. ( D. (

) )

O Teste de Avaliao Fsica (TAF) ser aplicado bienalmente, conforme Resoluo especfica, durante o perodo de realizao do TPB presencial ou a distncia. Caso no seja realizado o Programa Especial de Recondicionamento Fsico (PERF) ou a reavaliao do TAF nos prazos estipulados, nenhum militar poder sofrer prejuzo em razo da no-realizao dessas atividades, desde que no tenha contribudo para tal, razo pela qual dever prevalecer o resultado do binio anterior. O prazo mximo para aplicao da reavaliao do TAF aos militares considerados reprovados na avaliao, contado a partir da data de encerramento do Programa Especial de Recondicionamento Fsico - PERF, ser de noventa dias. O militar reprovado no Controle Fisiolgico (CF) do TAF ser tambm considerado reprovado no TAF e dever ser matriculado no Programa Especial de Recondicionamento Fsico (PERF), conforme orientao mdica, sendo reavaliado aps a concluso do programa.

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL (EAP) PARA OS 1 SARGENTOS DO QPE, PARA O ANO DE 2009, PROVA II.

18 QUESTO A Respeito do Treinamento com Arma de Fogo (TCAF), previsto na Resoluo n 4023, de 30 de abril/09 (DEPM), INCORRETO afirmar que:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

O militar da Administrao poder, em casos excepcionais, ser submetido Prova Prtica com arma de fogo, sem antes ter realizado o treinamento anual com arma de fogo. O Treinamento com Arma de Fogo (TCAF) tem como objetivo aperfeioar o militar na execuo correta e segura do tiro policial de defesa, bem como aprimorar-lhe o domnio tcnico de manejo e emprego do armamento no servio policial. Todos os militares devero realizar o treinamento prtico de tiro com arma de porte (revlver ou pistola), independentemente da atividade que exercem. O militar que no atingir, no mnimo, o conceito C na Prova Prtica com Arma de Fogo dever, no mesmo dia, ser reavaliado no mesmo mdulo e utilizar o mesmo tipo de arma para efeito do TPB.

19 QUESTO Com base no Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais EMEMG, marque V nas alternativas consideradas verdadeiras e F nas falsas. Aps, marque a correspondncia CORRETA: ( ) permitido no meio civil, aos militares titulados, o exerccio do magistrio ou de atividades tcnico-profissionais, atendidas as restries previstas em leis prprias. ( ) O militar poder ser preso por autoridade policial-civil. ( ) O uso do uniforme, fora do pas, s permitido aos militares que estiverem em misso oficial. ( ) Cargo a atribuio de servio cometida a um militar.

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

F, V, F,V. V, V, V, F. V, V, V,V. F, V,V, F.

20 QUESTO Com base na Resoluo n 3854, de 26/05/2006, que disciplina o emprego da informtica e a utilizao dos equipamentos e da infra-estrutura de tecnologia da informao na PMMG, marque a alternativa CORRETA.

A. (

B. ( C. ( D. (

) ) )

Os sistemas operacionais padro distribudos para serem utilizados como sistemas operacionais em microcomputadores da PMMG, so Windows XP e o Alferes Linux, por serem programas com cdigos abertos, livres de restrio proprietria quanto a sua cesso, alterao e distribuio. O usurio totalmente responsvel por aes indevidas que venham a ser efetuadas utilizando-se de seu usurio e senha de acesso. Os usurios dos microcomputadores da PMMG no so obrigados a reconhecer a propriedade intelectual e os direitos autorais de softwares, cabendo esta responsabilidade exclusivamente ao oficial de informtica da Unidade. A responsabilidade criminal, civil e administrativa sob a utilizao de software no licenciado, nos microcomputadores da PMMG, recai exclusivamente sobre o Comandante da Unidade ou equivalente.

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL (EAP) PARA OS 1 SARGENTOS DO QPE, PARA O ANO DE 2009, PROVA II.

21 QUESTO A Resoluo n 3854, de 26/05/2006, disciplina o emprego da informtica e a utilizao dos equipamentos e da infra-estrutura de tecnologia da informao na PMMG. Com base na referida resoluo, marque V nas alternativas consideradas verdadeiras e F nas falsas. Aps, marque a correspondncia CORRETA: ( ) atribuio da DAL fiscalizar, atravs das supervises tcnicas, o cumprimento de todas as normas relativas informtica, em vigor na PMMG. ( ) atribuio da PM/6 emitir parecer tcnico em propostas de convnios que envolvam informtica e tecnologia. ( ) Vrus eletrnico um programa de computador que se auto-dissemina via rede de computadores ou atravs de mdias, para outros equipamentos de Tecnologia da Informao na inteno de destruir, desproteger ou corromper dados e outros programas. ( ) Sistema operacional o programa que gerencia as funes bsicas de um computador, armazena e recupera informaes.

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

V,V,V,F. F,F,F,F. V,V,V,V. F,F,V,V.

22 QUESTO O Manual de Prtica Policial, volume 1, detalha os tipos de busca pessoal e os procedimentos a serem adotados pelo policial-militar. A respeito da BUSCA EM MULHERES, CORRETO afirmar que:

A. ( B. (

) )

C. ( D. (

) )

A busca em mulheres s poder ser feita por policiais femininas, na presena de duas testemunhas, mesmo em situao de emergncia que possa ocasionar consequncias irremediveis. No caso de uma situao de emergncia que possa ocasionar consequncias irremediveis, no havendo a possibilidade de utilizao de policial feminino ou outra mulher, em ltimo caso, o policial masculino pode efetuar a busca em mulher, devendo ser em local discreto, com respeito e discrio, acompanhado por duas testemunhas. As mulheres esto sujeitas aos mesmos tipos de buscas efetuadas em homens, sendo que, devero ser realizadas exclusivamente por policiais femininas ou por outra mulher sobre orientao de um policial masculino. Em nenhuma hiptese o policial masculino deve proceder busca em mulher, sob pena de estar cometendo constrangimento desnecessrio e abuso de autoridade.

23 QUESTO Marque a alternativa CORRETA. Segundo o Manual de Prtica Policial, volume 1, o quarteto que governa o pensamento ttico e que deve estar em mente do policial militar :

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

rea de insegurana, controle da situao, visualizao do abordado e ponto quente. rea de insegurana, rea protegida, ponto neutro e ponto quente. rea de segurana, permetro policial, rea de perigo e visualizao do abordado. rea de segurana, rea de risco, ponto de foco e ponto quente.

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL (EAP) PARA OS 1 SARGENTOS DO QPE, PARA O ANO DE 2009, PROVA II.

24 QUESTO Marque a alternativa CORRETA. De acordo com o Manual de Prtica Policial, volume 1, sempre que o policial militar for chamado a fazer uma interveno com o USO DA FORA, principalmente em seu uso extremo que o uso letal, deve ter em mente uma PRIORIDADE EM TERMOS DE SEGURANA, que so, respectivamente:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

1 segurana dos policiais, 2 segurana do pblico, 3 segurana do indivduo suspeito ou infrator. 1 segurana dos policiais, 2 segurana do indivduo ou infrator, 3 segurana do pblico. 1 segurana do pblico, 2 segurana dos policiais, 3 segurana do indivduo suspeito ou infrator. 1 segurana do indivduo suspeito ou infrator, 2 segurana dos policiais, 3 segurana do pblico.

25 QUESTO Marque a alternativa CORRETA. So princpios essenciais para o uso da fora, de acordo com o Manual de Prtica Policial, volume 1.

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Legalidade, convenincia, legtima defesa prpria, legtima defesa de terceiros. Legalidade, proporcionalidade, legtima defesa, estrito cumprimento do dever legal. Legalidade, necessidade, proporcionalidade, convenincia. Legalidade, necessidade de priso, segurana da guarnio, segurana do pblico.

26 QUESTO De acordo com o Manual de Prtica Policial - volume 01, toda a abordagem deve ser planejada previamente e, em tal planejamento, levar em conta a rendio do suspeito. A este respeito, caso o suspeito se renda, deve-se adotar procedimento padro para captura/priso. Marque a alternativa CORRETA, que contm um dos passos desse procedimento padro:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Proceda a busca pessoal. Assegure-se de que cada policial sabe exatamente o que deve fazer. Conduza-o diretamente sede de sua frao PM, para apresentao imprensa. Tente identificar o local para onde lev-lo dentro da rea de segurana, sem necessidade de algem-lo. Sem imobilizar o suspeito, mantenha-o em uma das posies de busca.

27 QUESTO No processo mental da agresso, marque a nica alternativa CORRETA quanto seqncia de procedimentos que o policial deve adotar para responder uma ameaa:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Conter, isolar e controlar a ameaa. Conter, certificar, decidir e agir. Identificar, isolar, decidir e agir. Identificar, certificar, decidir e agir.

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL (EAP) PARA OS 1 SARGENTOS DO QPE, PARA O ANO DE 2009, PROVA II.

28 QUESTO Enumere a primeira coluna de acordo com a segunda e posteriormente MARQUE A SEQUENCIA CORRETA: (1) Uso da Fora (2) Uso da Violncia (3) Princpio Essencial no Uso da Fora (4) Uso Progressivo da ( ) Impulso arbitrrio. ( ( ( ) Seleo adequada de opes de fora pelo policial militar. ) Proporcionalidade. ) Maximiza resultados na abordagem.

Fora (5) Verbalizao ( ) Ato legtimo.

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

1,2,3,4,5. 4,3,5,2,1. 2,4,5,3,1. 3,2,1,5,4.

29 QUESTO A respeito dos nveis de fora da Polcia, indicados pelo Manual de Prtica Policial Volume I, pode-se AFIRMAR QUE :

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

A verbalizao pode e deve ser utilizado em conjunto com qualquer outro nvel de fora, sempre que possvel. A presena policial, embora possa prevenir um futuro crime, no pode ser considerada uma das alternativas dos nveis de fora. Ao se progredir para o nvel de fora controles de contato, pode-se utilizar ces e agentes qumicos mais leves. Ao definir o nvel de fora que ser utilizado, o policial deve ter em mente que quanto maior o nvel da fora, menor ser a necessidade de sua justificativa posterior.

30 QUESTO Constitui _______________ importando enriquecimento ilcito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade pblica. Marque a alternativa que CORRETAMENTE completa o espao em branco acima.

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Ato de Improbidade Administrativa. Crime do Colarinho Branco. Desvio de Verba Pblica. Dispensa de Licitao Ilegal.

31 QUESTO De acordo com a Lei n 4898 (Abuso de Autoridade), de 09 de dezembro de 1965, INCORRETO afirmar que constitui abuso de autoridade qualquer atentado:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Ao direito de reunio. liberdade de locomoo. divulgao da correspondncia. Ao livre exerccio do culto religioso.

10

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL (EAP) PARA OS 1 SARGENTOS DO QPE, PARA O ANO DE 2009, PROVA II.

32 QUESTO MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. As sanes penais previstas na Lei n 4898, de 09 de dezembro de 1965 (abuso de autoridade) so:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Advertncia, multa, deteno e perda do cargo. Multa, deteno, perda do cargo e a inabilitao para o exerccio de qualquer outra funo pblica. Advertncia, multa, suspenso do cargo e demisso. Repreenso, multa, destituio da funo e a perda do cargo.

33 QUESTO Considere a seguinte situao hipottica: Um Cabo da Instituio Militar Estadual que, recusando-se a identificar-se a um Sargento da Polcia Militar, dirige a seu superior termos de baixo calo e, logo aps, abordado por um 2 Tenente, profere frases que expressam ntida inteno de desqualificar e menosprezar a autoridade, comete, em tese, o crime de:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Peculato. Excesso de exao. Participao ilcita. Desacato a superior.

34 QUESTO Considere a seguinte situao hipottica: Um Soldado PM que, ao atender uma ocorrncia de trnsito, se apropria de arma que recolhera do interior de um dos veculos envolvidos no acidente, comete, em tese, o crime de:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Motim. Peculato. Omisso de lealdade militar. Excesso de exao.

35 QUESTO O Graduado que, na condio de sargenteante, privilegia soldado com escala de servio mais amena, recebendo em troca um aparelho de telefonia celular, pratica o crime militar de:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Corrupo ativa. Concusso. Corrupo passiva. Exerccio ilegal de funo.

36 QUESTO O policial militar que, no servio de policiamento ostensivo, lana, falsa e conscientemente, no Boletim de Ocorrncia (BO), nome de condutor de veculo com habilitao, no lugar do inabilitado que, realmente, estava dirigindo, comete o crime militar de:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Falsidade de documento. Prevaricao. Exerccio funcional irregular. Falsidade ideolgica.

11

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL (EAP) PARA OS 1 SARGENTOS DO QPE, PARA O ANO DE 2009, PROVA II.

37 QUESTO A Lei n 9455, de 07 de abril/97, define os crimes de tortura e d outras providncias. Com base na referida lei, marque V nas alternativas consideradas verdadeiras e F nas falsas. Aps, marque a correspondncia CORRETA: ( ) Constranger algum com emprego de violncia ou grave ameaa, causando-lhe sofrimento fsico ou mental, em razo de discriminao religiosa, configura o crime de tortura. ( ) O crime de tortura afianvel e insuscetvel de graa ou anistia. ( ) O condenado pelo crime de tortura, exceto os casos em que o crime cometido por omisso daquele que tinha o dever de evit-las ou apur-las, iniciar o cumprimento da pena em regime fechado. ( ) O disposto na Lei n 9455 (Lei de Tortura) aplica-se exclusivamente nos crimes cometidos no Territrio Nacional.

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

V, F, V, F. F, V, F,V. V, V, V,V. F, V,V, F.

38 QUESTO Com relao aos crimes de tortura previstos na Lei n 9.455/97, correto afirmar que:

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Constitui crime de tortura submeter algum, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violncia ou grave ameaa, a intenso sofrimento fsico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal, salvo se por medida de carter preventivo. A condenao pelo crime de tortura acarretar a perda do cargo, funo ou emprego pblico e a interdio para o seu exerccio pelo dobro do prazo da pena aplicada. O crime de tortura afianvel. Se o crime de tortura e cometido por agente pblico, a pena ser aumentada no dobro da prevista.

12

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO EXAME DE APTIDO PROFISSIONAL (EAP) PARA OS 1 SARGENTOS DO QPE, PARA O ANO DE 2009, PROVA II.

39 QUESTO A Lei n 8429, de 02 de junho de 1992, Dispe sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo na administrao pbica direta, indireta ou fundacional e d outras providncias. Com base na referida lei, marque V nas alternativas consideradas verdadeiras e F nas falsas. Aps, marque a correspondncia CORRETA: ( ) Agente pblico todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades pblicas. ( ) Os agente pblicos de qualquer nvel ou hierarquia no so obrigados a velar pela estrita observncia dos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhes so afetos. ( ) No caso de enriquecimento ilcito, perder o agente pblico ou terceiro beneficirio os bens ou valores acrescidos ao seu patrimnio. ( ) O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes desta Lei at o limite do valor da herana.

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

F, V, F,V. V, V, V,V. F, V,V, F. V, F, V, V.

40 QUESTO Considere as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta: I No caso do crime de Leso Corporal de natureza levssima, o juiz pode considerar a infrao como disciplinar. II Difamar algum, imputando-lhe fato ofensivo sua reputao no configura crime de natureza militar por falta de previso legal, ou seja, o tipo penal no existe no Cdigo Penal Militar. III No se considera crime de furto, conforme o art. 240 do CPM, se a coisa subtrada para o fim de uso momentneo e, a seguir, vem a ser imediatamente restituda ou reposta no lugar onde se achava (Furto de Uso). IV O Militar Estadual que no desempenho de suas funes, se apropria de dinheiro apreendido pertencente a pessoa detida durante uma ocorrncia policial, em tese, pratica o crime de Concusso previsto no art. 305 do CPM.

A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

Somente a alternativa I est correta. Somente a alternativa IV est correta. Somente as alternativas I e IV esto corretas. Somente a alternativa III est correta. --------------------------------- corte aqui-----------------------------------------RASCUNHO GABARITO 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

13

w ww.pciconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen