Sie sind auf Seite 1von 3

PLANO DE AO PARA TURMA DE 1 ANO DO ENSINO MDIO Durao Prevista: 02(duas) aulas de 50 minutos cada TEMA:

Fatores que ocorreram no feudalismo e que contriburam para o surgimento de relaes capitalistas de produo: Aumento da populao, inovaes tecnolgicas na agricultura com produo de excedentes, renascimento urbano/comercial e cruzadas.

Metodologia: Apresentao oral de pesquisas, sobre o tema proposto, por grupos de 6 estudantes tendo como referncia uma turma de 35 estudantes.

Objetivos:
Criar possibilidade de incentivar o protagonismo do estudante na busca de outros meios de obteno de conhecimento que no seja a centralidade no professor. Possibilitar o trabalho em equipe; Praticar o estudo e pesquisa em horrio alternativo ao da escola. Treinar a aptido de ler, entender o eu leu e falar.

Entender os momentos histricos como em constante mutao; Refletir sobre os fatores ocorridos no feudalismo que possibilitaram o surgimento de prticas capitalistas. Entender tais prticas como o colaboradoras para o princpio do sistema econmico predominante mundialmente nos dias atuais.

Pr-requisito: Em aula anterior: Entender as caractersticas gerais do Feudalismo (econmicas, polticas e sociais); Situar o feudalismo temporalmente no perodo medieval. Comparar as caractersticas bsicas do feudalismo com as do capitalismo. Exposio prvia dos objetivos desta atividades em linguagem acessvel aos estudantes, o nmero de estudantes por grupo, o tema da pesquisa, o mtodo de apresentao e os recursos que podem ser disponibilizados para auxiliar as apresentaes orais das pesquisas.

JUSTIFICATIVA DOS OBJETIVOS E MTODO Acreditamos ser funo da escola, como mais uma mediadora da educao, criar possibilidades para que os estudantes

desenvolvam valores, no os limitando pura e simplesmente aquisio de contedos objetivando apenas a dar respostas corretas a uma avaliao individual e escrita. Entendemos que muitos destes objetivos sero esquecidos no decorrer da vida enquanto a prtica de valores indispensveis a vida em sociedade, podem ser mais duradouras. Propomos assim uma educao para a vida sem o abandono dos contedos passados dentro da realidade de cada escola. Quanto ao tema proposto no precisamos nos alongar, pois trata de explicar a origem do sistema econmico que hoje nos apresenta. Sendo assim nossos objetivos e metodologia caminham neste sentido.

RECURSO: Computador com projetor para o uso alternativo de algum grupo.

AULAS: 1 Momento (70 minutos) Cada grupo por vez apresentar oralmente o eu pesquisaram sobre o tema.

2 Momento (30 minutos) Avaliao da atividade: . Onde cada grupo dir se na opinio deles atingiram o objetivo proposto, as dificuldades que tiveram, e como podem melhorar; . E o professor far o mesmo a partir de suas anotaes feitas durante as apresentaes. O conceito final ser uma mdia entre a proposta por cada grupo, devidamente justificada, e a proposta pelo professor.

Das könnte Ihnen auch gefallen