Sie sind auf Seite 1von 5

2

OBJETIVO
A visita tcnica relatada no seguinte trabalho ocorreu com o objetivo de avaliar a estrutura de um instituto de criminalstica, bem como a atuao do farmacutico na pericia criminal.

DESCRIO DO LOCAL
O Instituto de Criminalstica da Policia Civil do estado do Piau foi o primeiro rgo da Polcia Tcnico-cientfica no estado. Compunha-se da Chefia de Identificao e da Chefia de Investigao e Percia Criminal. esta !ltima su"ordinam-se as se#es de Percia Criminal e Percia $dico-legal. Possui instala#es na %ua &rancisca de $elo 'o"ro( s)n( *airro +ac,( Cep. -.. /0/-.1/( Teresina-PI( pr2imo 3 cademia de Polcia Civil( tendo como atual 4iretor o Perito Criminal %aimundo 5orge de ndrade 5!nior. Polcia Cientfica especiali6ada em produ6ir a prova tcnica 7ou prova pericial8( por meio da an9lise cientfica de vestgios produ6idos e dei2ados durante a pr9tica de delitos. :la tam"m edita normas( a#es con;untas e implementa polticas de atendimento 3 populao. Compete ao Instituto de Criminalstica<

reali6ao

das percias mdico-legais e criminalsticas= Os servios de identificao= O desenvolvimento de estudos e pes>uisas em sua 9rea de atuao. +ua estrutura conta com diretoria( administrao( setor de e2ames em peas e instrumentos e setor de reproduo simulada e complementa#es. Podendo ser o"servado um grande ac!mulo de armas) instrumentos >ue possuem alguma ligao com delitos( alm de drogas ilcitas e produtos falsificados. Todos su;eitos 9 an9lises reali6adas pelos profissionais competentes( sendo alguns destes profissionais graduados em &arm9cia e com atuao na profisso farmac?utica. Ca"e ao farmac?utico)perito a preservao( "usca( coleta e an9lise de vestgios( "em como e2ames la"oratoriais e emisso de laudos. O ingresso na carreira de perito ocorre atravs de concurso p!"lico( sendo uma carreira em vasta e2panso( visto a necessidade >ue e2iste devido ao grande aumento no n!mero de crimes.

ASPECTOS

4evido ao grande ac!mulo de instrumentos a serem analisados( pode-se o"servar a necessidade de uma descentrali6ao da pericia criminal( pois no e2iste nenhum instituto de crimilstica no interior do Piau( esse estado conta apenas com uma unidade na capital( Teresina. :ncontrando-se em dficit o n!mero de profissionais visto a grande demanda.

CONCLUSO

O farmac?utico um profissional ha"ilitado a atuar na ci?ncia forense nas 9reas de >umica e an9lises to2icolgicas. Com ampla 9rea de tra"alho nos e2ames metalogr9ficos( na identificao de su"st@ncias e tecnologia forense. na caracteri6ao de fluidos humanos. Para isso h9 uma necessidade de se contar com ampla estrutura e

REFERNCIAS

"

$on;ardim( C.A. 70//B8. Percia Criminal< Os Pro"lemas Institucionais Cuanto aos Tra"alhos Periciais e seus %efle2os nos 5ulgamentos Criminais.

Das könnte Ihnen auch gefallen