Sie sind auf Seite 1von 28

Primeiro perodo: Roma do rex e das gentes * O perodo da Roma do rex e das gentes compreendido entre 753 a.C.

. a 509 a.C., ou seja durou 250 anos. designado de tal forma por serem as duas instituies que marcaram a criao jurdica deste perodo e as linhas fundamentais do contedo das solues jurdicas. * Generalidades deste perodo: - Roma comeou como uma pequena cidade arcaica. - O poder real foi instalado por Tarqunio Prisco. Este destri as instituies polticas e assumese como um rei absoluto, exercendo um poder desptico. - Sucede-lhe Srvio Tlio, que revelou a tentativa de reinstitucionalizao do poder poltico (condicionada). - Segue-lhe Tarqunio, o Soberbo, que reintroduz o poder absoluto e devido sua governao tirnica, despoletou uma conspirao palaciana em 510, apoiada pelo povo romano. - Ca a monarquia com esta revolta e inicia-se o perodo de transio para a Repblica, marcado por uma instabilidade social e poltica que s cessada com a entrada dos plebeus no consulado, formalizada nas leges Licinae Sextiae, em 367 a.C. - Os Deuses e os cultos de personalidade so frequentes. O elemento simblico e religioso substitui o poltico na legitimao do chefe da comunidade romana (incentivado por Tarqunio Prisco). - Os grupos familiares e clientelares mais fracos uniam-se s gentes mais fortes em busca de proteco e as gentes mais fortes com essa agregao, aumentavam o seu poder com a juno de mais terras. S se podia pertencer a uma gens e esse vnculo protetivo entre a pessoa e a comunidade constitua uma pr-cidadania. * Sociedade Romana: - Patrcios: proprietrios rurais que em caso de guerra integravam a cavalaria (equites base do exrcito); - Plebeus: massa popular dependente dos patrcios. No tm terras; - Clientes: grupo subordinado s gens, constitudo por pessoas expulsas de outros grupos; pobres; estrangeiros. No so beneficirios de nenhum estatuto jurdico. Os clientes so a principal fonte de poder externo das gentes. No plano jurdico, as formas de adquirir a condio de cliente eram: a) A deditio (submisso de um grupo familiar ou poltico a uma gens); b) A applicatio (submisso de um estrangeiro proteco da gens); c) A manumissio (instituto pelo qual um escravo deixava de o ser). - No confundir clientes com plebeus: eram grupos com origens e funes sociais e econmicas muito distintas. Com a mudana das condies econmicas e sociais de Roma, ocorreu uma aproximao entre clientes e plebeus, visto que com a desvalorizao das

gens, deixando os clientes desamparados passaram a submeterem-se proteco dos patrcios, tal como os plebeus. - A prioridade infantaria plebeia face interveno da cavalaria patrcia determina a ascenso da plebe e inicia a limitao do poder social, poltico, religioso e militar dos patrcios, nos finais do sculo VI a.C. Os plebeus tm agora a possibilidade de ganhar a luta contra os patrcios pela igualdade na ocupao de cargos como no acesso aos recursos. A luta entre os dois grupos chegou a um impasse com os plebeus no monte Capitlio e os patrcios no monte Aventino.

* Famlia Romana - Aestrutura poltica (tribo, cria, rei) pouco influenciava a organizao comunitria (estruturas basilares da civitas Quiritium) circunscrita famlia, s gentes e aos clientes. - A Famlia era a unidade base da organizao social romana. - Caractersticas: a) Unio sangunea entre os seus membros; b) Partilham os mesmos cultos religiosos; c) Sujeio comum ao poder * Pater familias - Garantia a unidade da famlia. - Funes: a) Geria o fundo familiar; b) Administrava a propriedade da famlia; c) Decidia quem entrava e quem saa da famlia; d) Cuidava dos sacra familiae (cultos religiosos especficos da famlia, diferente dos demais). * Os rgos do governo quiritrio

absoluto

do

paterfamilias.

* O rex - Titular dos poderes: a) Imperium militae: - Chefiar o exrcito; - Comandar a cavalaria; - Perseguir e reprimir os crimes mais graves. b) Imperium domi (poder de administrar a cidade): permitia ao rei resolver os aspetos da vida coletiva na relao das pessoas com a comunidade bem como resolver os litgios entre as pessoas, atravs das leges regiae que eram resultado da formalizao de regras consuetudinrias ordenadas pelo rei. Contudo, no eram resultado do poder normativo prprio do rex como expresso do poder poltico. c) Poder de mediao divina: O poder de mediao do rex entre homens e deuses era a base do seu poder poltico. Demonstrando a importncia extrema do poder religioso e do carcter sagrado do Rex.

- Sucesso do rex romano O novo rei era escolhido pelos deuses que revelavam a sua escolha atravs do voo das aves ao interrex: Quando o rei morria, a funo de ler os auspcios era transferida para o Senado, que elegia um interrex entre os seus membros, que havia de exercer o poder supremo pelo prazo de cinco dias. Era o interrex, que lendo os auspcios, indicava o nome do novo rei a propor aos comitia curiata. A proposta do escolhido, de entre os senadores, era submetida votao pelos comitia curiata. O rex s adquiria os seus poderes com a autorizao do Senado. * O Senatus - rgo que representa o patriciado, isto , a aristocracia romana. Era uma assembleia aristocrtica, visto que os plebeus no podiam fazer parte do senado. Os plebeus foram admitidos ao senado ainda na monarquia, mas tiveram entrada definitiva em 312 a.C. pela lex Ovinia. - Competncias do Senado no perodo da monarquia: a) Interregnum (forma de garantir a continuidade dos auspicia durante o interregnum existente entre a morte de um rei e a proclamao do sucessor pela lex curiata de imprio); b) Auctoritas patrum (consentimento, ratificao das deliberaes de outros rgos, para que elas fossem vlidas); b) Ius belli et pacis (direito de concluir os tratados internacionais); d) Conselho e auxlio ao rei (o Senado foi criado sobretudo para aconselhar o rex formando assim uma espcie de junta consultiva do rei).

* Os comitia curiata - Era um rgo que reunia todo o populus de Roma. Os concilia reuniam apenas a plebe romana. - A cidadania estava dividida em trs tribos; cada tribo tinha 10 crias e cada cria dividiase em 10 decrias. Ou seja, o sistema poltico romano inicial eraconstitudo por 300 decrias, 30 crias, trs tribos e um rei. - Competncias legislativas dos comitia curiata: a) Votao das propostas de lei do rei, que depois de votadas favoravelmente vigoravam como leges regiae; b) Aprovao do futuro rei de Roma proposto pelo interrex; c) Segunda votao para o reconhecimento e dar a posse ao novo rex os poderes de imperium (lex curiata de imperium). A lex curiata de imperium fixa um nexo de ligao entre rex e populus, correspondendo a uma estrutura de civitas que j no bastava a indicao do novo rei pelo Senado para legitimar o rei nos seus poderes. - Os comitia curiata limitam-se apenas a concordar ou no com as solues dos magistrados, relevando o poder absoluto do rex na criao de solues e na tomada de decises.

- Os comitia curiata eram tambm importantes na formulao de regras concretizadoras dos mores maiorum, no que diz respeito s relaes intersubjetivas e na disciplina normativa dos negcios.

* Os Collegia sacerdotalia No eram considerados rgos polticos do governo quiritrio deste perodo, mas eram uma instituio bastante importante com influncia sobre as decises polticas. * O colgio dos pontfices Era uma instituio que protegia os interesses das famlias patrcias no confronto com o rex, invocando que eram elas que tinham os poderes poltico-religiosos que o rei devia respeitar. Poderes poltico-religiosos que os pontfices exerciam: a) Fazer os sacrifcios rituais; b) Execuo de rituais litrgicos supremos de Roma (sancionar a celebrao de acordos jurdicos, deacordo com o ius civile e a determinao do calendrio); c) O desenvolvimento do ius e do faz, atravs da competncia exclusiva da interpretao dos mores maiorum e no exerccio da jurisdio; d) A supremacia hierrquica e o exerccio de jurisdio sobre magistrados do culto; e) Os sacerdotes pontfices eram os guardies dos critrios sagrados que levaram s suas decises; f) Criavam solues para resolver determinado litgio de forma pacfica e eram considerados como aqueles que pe em prtica os mores maiorum (adaptao permanente da tradio realidade). - A validade jurdica dos actos baseava-se num conjunto de formalidades e rituais de natureza religiosa que eram exclusivos dos sacerdotes.

Segundo perodo: Transio: monarquia/repblica (509 a.C. a 367 a.C.) * Generalidades sobre a designao deste perodo Modo como correu a transio: - Perda progressiva dos poderes do rei (razes): a) Institucionalizao poltica das magistraturas iniciada com as reformas de Tarqunio e de Srvio Tlio; b) Atribuio das competncias rgias para o plano religioso. - Emergncia da Repblica face revoluo contra os reis etruscos. - Nos finais do sculo VI a.C., os romanos expulsaram Tarqunio, o Soberbo, de Roma e passaram a ser governados por dois cnsules por ano: 1) A Governao por um ano resultava em prestar justificaes por todas as suas aes no exerccio do poder; 2) A dualidade de pessoas estabelecia uma regra que limitava a possibilidade de abuso de poder no exerccio das magistraturas.

- Poder dos Plebeus: a) Em 504 a.C., a situao etrusca perdeu a sua hegemonia, o que desfavorecia a economia romana e por isso a situao dos plebeus, visto que, como detentores do poder do comrcio, vem-se obrigados a regressar ao trabalho da agricultura subordinados aos patrcios. b) Contudo, essa perda da proteco etrusca colocaria Roma numa posio de insegurana em relao aos outros povos. Da ser necessrio o poder militar dos plebeus face s guerras em que Roma se viu envolvida, limitando o poder dos patrcios. - A formao da estrutura constitucional da repblica foi moldada no conflito entre plebeus e patrcios em 494 a.C. - Motivos da revolta dos plebeus: a) Proibio de casamento entre patrcios e plebeus; b) A igualdade judiciria; c) A igualdade no acesso a cargos do Estado; d) Restries na aquisio de terras; e) Credor com poderes ilimitados sobre o devedor; f) Plebeus limitados de poder, do acesso magistratura e considerados de raa inferior. - Motivos principais da revolta dos plebeus romanos contra os patrcios: a) Luta pela aequatio iuris, de forma a adquirirem a participao plena na vida poltica da civitas e na vida social de Roma; b) Luta pela igualdade poltica e pela paridade face ao Direito, visto que os plebeus tinham liberdade e cidadania na civitas romana.

* Limitao ao arbtrio do julgador: a Lei das XII Tbuas Um dos principais objetivos dos plebeus era a limitao s decises do julgador: primeiro do rex, depois dos sacerdotes e por fim dos magistrados da Repblica. As sentenas estavam fundadas no exerccio de um imperium que caracterizava as magistraturas e a interpretatio dos sacerdotes da vontade divina, ou seja os conflitos eram resolvidos com base em regras consuetudinrias, oralmente interpretadas pela aristocracia patrcia e favoreciam tendencialmente os patrcios em detrimento dos plebeus. A nica forma de resolver esta situao era vincular o julgador aplicao de normas escritas igualmente aplicadas entre patrcios e plebeus, sem beneficiar um face ao outro. * Como que foi o processo de realizao da Lei das XII Tbuas? Em 451 a.C., foram suspensas todas as magistraturas ordinrias e foi investido um colgio de 10 patrcios, com plenos poderes polticos e militares, para iniciar a redao das leis como resultado da luta dos plebeus pela aprovao de um corpus de leis a vigorar para os dois grupos sociais. * Resultado da Lei das XII Tbuas A publicao da Lei das XII Tbuas, em 450 a.C., permite uma maior segurana das partes, maior estabilidade normativa e segurana bem como o conhecimento geral dos fundamentos que levaram s solues das sentenas, permitindo critic-las.

- Em 449 a.C. destitudo o II Decenvirato e regressam s magistraturas ordinrias. * Impedir qualquer tentativa de reinstaurar a monarquia: a provocatio ad populum - Era necessrio ainda que a aplicao das penas mximas no ficasse apenas no arbtrio exercido pelos patrcios que exerciam as magistraturas, apesar das caractersticas anuais, eletivas e duais das magistraturas. Por isso, foi criada uma contra magistratura: o tribuno da plebe e um instituto baseado na deliberao popular: a provocatio ad populum. * Para que servia este instituto? - O provocatio ad populum o resultado da criao de um mecanismo de proteco jurdica dos cidados: a partir de 509 a.C., com a lex Valeria de provocatione, permitia um cidado condenado morte por um magistrado com imperium (cnsul) evitar essa condenao iniciando um processo nos comitia. - Qualquer deciso por parte de um cnsul de condenao morte de um cidado romano pode ser paralisada pelos comitia curiata. - Funciona como ltimo recurso a pedido pelos cidados romanos, podendo ser anulados ou confirmados pelos comitia. - Esta espcie de recurso nas penas mais graves revela que os romanos estabeleceram as bases da criao jurdica (possibilitando a justia pelo ius consagrado nas leges). * Abrir as magistraturas aos plebeus: os tribunos militum consulari potestate - Exerccio do imperium ligado capacidade de auspicium. - S com a entrada dos plebeus na vida familiar patrcia e a sua participao nos sacra, que possvel a abertura dos auspicia aos plebeus. Ou seja, a abertura de cargos polticos a plebeus atravs dos tribuni militum. - Os tribuni militum eram um colgio de comandantes militares que integrava tambm plebeus. Por isso, era uma magistratura com acesso aberto plebe. - O senado permite essa situao imposta, visto que podiam precisar dos plebeus em situaes de conflitos militares. A atribuio do imperium consulare ao chefe militar, que podia ser um militar, tinha a vantagem de unir os poderes supremos da poltica e da guerra. - Contudo, os tribuni militum no exerciam os auspicia, no sendo por isso um perigo para a classe patrcia. - Os tribuni militum no tinham auspicium, isto : a) No podiam nomear o ditador; b) No podiam nomear um colega (suffictio) para com ele exercer a magistratura; c) No podiam receber a honra do triunfo; d) No podiam ocupar a posio de um cnsul, que tivesse exercido um ano no cargo. - Foi a esta magistratura que se aplicou o princpio de colegialidade, ou seja o direito ao veto nas decises dos colegas, devido insegurana direcionada aos plebeus.

* A paridade jurdico-poltica entre patrcios e plebeus: as Leges Liciniae Sextiae - Foram aprovadas, em 367 a.C., as leges Liciniae Sextiae: formalizam as reivindicaes histricas dos plebeus quanto paridade que consideravam necessria para se sentirem romanos em Roma. - So quatro principais Leges Liciniae Sextiae que terminam o perodo de transio da monarquia para a repblica: * Lex Licinia de aero alieno: estabelece facilidades no pagamento de dvidas (prestaes, retirarem no valor a pagar os juros j pagos); * Lex Licinia de modum agrorum: limitao quantitativa de terra que cada paterfamilias podia ter. Foi limitada juridicamente os princpios naturais da ordem romana, promovendo uma forma diferente de redistribuio da terra. * Lex Licinia de consule plebeio: possibilidades dos plebeus ascenderem ao consulado bem como a reserva de um dos lugares de cnsul a um plebeu (norma cumprida apenas a 320 a.C. Em 172 a.C., h a possibilidade de serem eleitos dois cnsules plebeus. * Lex Licinia Sextia de decemviris sacrisfaciundis: Aumenta o nmero de responsveis encarregados dos livros sibilinos, exigindo que sejam metade patrcios e metade plebeus. - A abertura das magistraturas aos plebeus opera uma reforma social e de mentalidades com efeitos no ordenamento jurdico, nomeadamente no acesso ao poder e do exerccio do mesmo (o consulado j no est reservado exclusivamente aos patrcios) bem como no processo de criao e aplicao de regras jurdicas. Terceiro perodo: O Populus Romanus e a res publica (367 a.C. a 27 a.C.) * Caractersticas essenciais deste regime: a) O poder poltico exercido pelo bem da comunidade e entregue aos magistrados detentores de imperium; b) O senado, dotado de auctoritas, o rgo de conselho e consulta dos magistrados; c) O Populus, onde assente o maestas, passa a ter reconhecimento institucional no qual expressa as suas deliberaes nas assembleias; d) A repblica torna-se no modelo de Governo mais duradoiro devido abertura do poder poltico bem como os mecanismos de resoluo dos problemas e as formas constitucionais de atenuar os conflitos. - A seguir s leges Liciniae Sextiae foi possvel dividir e hierarquizar as magistraturas no mbito de uma organizao constitucional. * Os cidados do Populus - Participao do cidado romano: a) Escolhia os magistrados e votava as propostas de lei apresentadas pelos mesmos; b) Contribua com servio pblico para a comunidade; c) Servia nas legies; d) Contribua com um tributum em caso de dificuldade financeira. * As assembleias do Populus

- So os elementos centrais de todo o ordenamento constitucional da repblica romana. * Principais assembleias da Repblica: a) Comitia curiata (reuniam todos os civis); b) Comitia centuriata; c) Comitia tributa; d) Concilia plebis (reuniam apenas os plebeus). * Os comitia curiata -As assembleias mais antigas eram os comitia curiata. - Na repblica, os comitia curiata tinham a sua influncia limitada apenas s questes de direito sagrado. Deixando as questes polticas, nomeadamente as questes relativamente guerra e paz, para os comitia centuriata. - Com a separao entre a poltica e a religio, os comitia curiata entram em decadncia: ficam reduzidas as suas funes realizao de cerimnias sacrais, de confirmao no imperium dos magistrados maiores com fundamento na lex curiata de imprio. * Os comitia centuriata - Os comitia centuriata eram constitudos pela infantaria plebeia, reunida para tratar de questes polticas. - Os comitia centuriata so resultado de um poder crescente da plebe devido sua valorizao pelas suas tticas cruciais nas batalhas em detrimento da cavalaria patrcia. - Durante as reformas de Srvio Tlio, -lhes atribudo s suas competncias militares, competncias polticas de natureza fiscal e financeira. - Os comitia centuriata foram as mais importantes assembleias populares da Repblica. - Competncias dos comitia centuriata: a) Poder de eleger cnsules, pretores, ditadores, censores (magistrados maiores); b) Confirmar os censores; c) Aprovar as leis propostas pelos magistrados; d) Aprovar as declaraes de guerra e os tratados de paz; e) Decidir sobre a morte e a vida dos acusados.

* Os comitia tributa - A base de organizao dos comitia tributa territorial, ou seja os participantes pertencem mesma tribo, ou seja, encontram-se sujeitados mesma administrao por partilharem o mesmo territrio. - Competncias dos comitia tributa: a) Votao de leis menores; b) Eleio dos magistrados menores e dos tribuni militum; c) Fixao das penas pecunirias para as infraes detetadas;

d) Atribuies religiosas residuais.

* Os concilia plebis - Tinham competncia legislativa prpria, devido equiparao entre patrcios e plebeus, efetuada com a lex Hortensia de 287 a.C. - Competncias dos concilia plebis: a) Eleger os magistrados plebeus; b) Votarem os plebiscita; c) Exercem o iudicium em crimes punveis com multa.

* As magistraturas do Populus - As magistraturas republicanas incidem sobre todos os poderes, exceto ao poder religioso. As magistraturas so resultado de uma crise da monarquia. - As magistraturas eram reguladas pelos seguintes pressupostos: a) Dois titulares para cada uma de forma a controlarem mutuamente; b) Subordinao das magistraturas menores em relao s maiores; c) Separao entre cada uma; d) Responsabilidade dos titulares. - O sucesso das magistraturas est ligado com a sua partilha com as assembleias populares: sistema de eleio das magistraturas pelas assembleias populares. - Para evitar desvios tirnicos pelas magistraturas ordinrias, foram definidos os seguintes limites: a) A temporalidade (os magistrados, normalmente, ocupavam o cargo por um ano); b) A pluralidade de magistraturas (o poder era partilhado por vrias magistraturas: consulado, questura, censura, pretura e edilidade curul); c) O princpio/regra da colegialidade (dentro de cada magistratura, no consulado por exemplo, havia mais que um magistrado; cada um dos colegas estava encarregue de um determinado sector, tendo poder absoluto, imperium; mas o outro magistrado de ordem superior podia exercer o direito de veto ius intercessionis); d) Estabelecimento de limites e regras que controlavam o exerccio do cargo, assumindo um carcter preventivo; e) O poder de imperium dos magistrados estava circunscrito ao territrio da cidade de Roma; f) Provocatio ad populum.

* Tipos de magistraturas - As magistraturas maiores tinham imperium e potestas. Eram o consulado e a pretura. Entre as magistraturas maiores, havia uma de carcter extraordinrio: a ditadura. - As magistraturas menores tinham apenas potestas. - As magistraturas ordinrias podem ser permanentes como no permanentes. Pertencem a

esta categoria: os cnsules, os censores, os pretores, os questores e os edis curis. As magistraturas ordinrias estavam integradas numa certa ordem hierrquica (o cursus honorum, carreira das honras ou cargos), segundo um critrio de dignidade e no tanto de poderes. - A sua ordem hierrquica, a contar do cargo inferior, estava instituda desta forma: 1. Questores; 2. Edis; 3. Curis; 4. Pretores; 5. Cnsules; 6. Censores. - As magistraturas extraordinrias so sempre no permanentes. As magistraturas extraordinrias compreendem a ditadura e o tribunado da plebe. * Magistraturas extraordinrias: ditadura - Mandato mximo de 6 meses; - Criadas em momentos de emergncia, suspendendo a normalidade legal e da aplicao normal da Justia; - Nomeada por um cnsul com base em decises do senado. * Poderes das magistraturas maiores: a) Supremo comando militar, incluindo o poder coercitivo militar; b) Direito de convocar as assembleias e o senado; c) Recurso fora a fim de ser obedecido pelos cidados e pelos magistrados menores; d) Pode assumir os auspcios maiores; e) Direito de emanar e fazer publicar no frum os seus edicta (ius edicendi). - Apesar da censura no ser detentora de imperium, era considerada uma magistratura maior devido sua titularidade dos auspicia mais importantes. O titular eleito nos comcios centrias para um mandato de 18 meses. - Os questores possuam funes administrativas, supervisionavam as receitas fiscais e a distribuio dos fundos e receitas necessrias para as despesas definidas pelos cnsules nas diretivas dadas pelo Senado. * Poderes das magistraturas menores, com exceo do edil plebeu: - Tinham os ius edicendi; - Tinham os auspcios menores; - Tinham poderes coercitivos menores como a imposio de multas e de pequenos pagamentos na penhora de bens. * Magistratura extraordinria: Tribuno da Plebe - Competncias:

a) b) c) d) e)

Garantia os interesses da plebe; Direito de se opor s decises de todos os outros magistrados; Tinham imunidade absoluta; Os tribunos da plebe no tinham imperium, todavia possuam tribunitia potestas; Gozavam de intercessio sobre todos os magistrados do cursus honorum, ou seja tinham o direito de vetar, isto , de anular, sem invocar razes, qualquer deciso tomada por um magistrado; f) Tinham tambm o privilgio de inviolabilidade (sacrosanctitas); g) No sculo III a.C., ao poder da tribunitia potestas acrescentado o ius senatus habendi: o direito de convocar e de presidir ao Senado e uma nova regalia: agere cum plebe: convocando os concilia plebis para analisar as decises polticas ou normativas (plebiscita). - Preocupao: Limitar a possibilidade de abusos e de actos extraordinrios, especificando funes para cada uma bem como os meios que dispem e as suas formas de controlo. * Poderes do cnsul - Imperium domi- integrava o exerccio: a) Do ius agendi cum populo: atribua ao cnsul a iniciativa legislativa, apresentando propostas de lei aos comcios para serem a votadas (rogatio); b) Do ius agendi cum patribus: Isto , o poder de convocar e presidir as assembleias populares e o senado. c) Exercia todas as competncias residuais que no pertenciam expressamente aos outros magistrados; d) Os questores e os censores (desprovidos de imperium) tinham de recorrer ao cnsul para dar efectividade s suas ordens (penas de morte at s sanes mais insignificantes); e) Poderes administrativos na administrao do errio e do patrimnio pblico; f) Imposio da ordem pblica. * Pretor/ Pretura - O pretor era um magistrado maior. Encarregado de aplicar a justia e de substituir o cnsul na sua ausncia. - Apresentava propostas de lei para aprovao aos comcios bem como convocava as assembleias para a votao dos magistrados menores. - O senado encarregava o pretor de comandar o exrcito fora da cidade. - De incio, s havia um pretor. A partir do ano 242 a.C., a administrao da justia distribuda por dois: a) O pretor urbano, encarregado de organizar (dentro das normas do ius civile) os processos civis em que s estivessem cidados romanos; b) O pretor peregrino, incumbido de organizar dentro das normas do ius gentium os processos em que pelo menos uma das partes era um peregrino. - O pretor era o intrprete da lex, mas sobretudo o defensor do ius. * Censura

- Magistratura ordinria no permanente; - Investida atravs de uma lex potestate censoria; - Segue-se na hierarquia das magistraturas ao consulado e pretura; - Ocupada de incio por patrcios; - Durao de cinco anos para exercer funes efetivas apenas durante 18 meses (perodo necessrio para fazer o recenseamento). - A partir da lex Publilia Philonis, de 339 a.C., veio a obrigar a que um dos censores fosse plebeu. - O senatusconsultum ultimum uma soluo afastada da tirania pessoal do ditador que pretendia produzir os mesmos efeitos da ditadura para resolver situaes perigosas para Repblica. - Para no ocorrer uma confuso de novas matrias reguladas entre as magistraturas, foram definidos trs princpios estruturantes: a) Prevalncia do imperium; b) Hierarquia das magistraturas; c) Tutela da plebe (tribuni da plebe).

* Poderes dos magistrados - Potestas: o poder de representar o populus romanus; - Imperium: o poder de soberania. Continha as faculdades: a) Comandar os exrcitos; b) Convocar o senado; c) Convocar as assembleias populares; d) Administrar a justia. (o imperium era exclusivo dos cnsules, dos pretores e do ditador) - Iurisdictio: o poder especfico de administrar a justia duma forma normal ou corrente (poder principal dos pretores, apesar de os edis curis tambm o possurem, mas de forma, mais restrita). * O Senado - Manteve-se na repblica como um dos mais importantes rgos. Mas com a diferena de agora no representar apenas a aristocracia patrcia, mas sim a aristocracia romana, incluindo os patrcios e os plebeus. - O Senado garantia a estabilidade romana, a continuidade e os conhecimentos orientadores das magistraturas e da vontade popular. - Competncias do Senado: a) Pela poltica externa;

b) c) d) e) f) g)

Recebe as embaixadas dos outros povos; Aprova tratados e faz declaraes de guerra; Aprova as despesas para as operaes militares; Organiza as provncias; Fixa os cultos pblicos; Auxilia o trabalho dos cnsules.

- Para exercer os seus poderes, o Senado dispunha: 1. Interregnum: o Senado assume as funes em perodos de ausncia do poder, garantindo a continuidade do imperium bem como em situaes de ausncia dos magistrados titulares dos auspicia; 2. Auctoritas patrum: um poder efetivo de controlo e de confirmao das deliberaes das assembleias populares. A partir da lex Publilia Philonis, de 339 a.C., a proposta do magistrado confirmada ou no antes de se submeter votao pelas assembleias populares. Evitando, assim, que uma lei ou candidato no aprovado pelo senado fosse formalizado pela deciso da assembleia popular e assim, entrar em vigor, mesmo que o senado no concedesse a auctoritas. A inverso do auctoritas patrum refora o papel poltico do senado e a sua importncia na formao normativa do ius; 3. O senatusconsultum era a consulta dada pelo senado a um magistrado a pedido deste. Podia ser interrompido por intercessio. No cria diretamente o ius civile, apesar da sua eficcia normativa crescente. Quarto perodo: O Princeps como primus inter pares (27 a.C. a 285) * Caractersticas gerais sobre o Principado: A atribuio da data do incio deste perodo (27 a.C.) simblica, coincidindo ao momento em que a Octvio atribudo o nome Augusto: a) Formalizao da sua filiao divina; b) Atribuio de uma figura providencial; c) Poder de nomear os sacerdotes. - O Principado uma tentativa poltica de concretizar no governo de Roma uma sntese entre as instituies da Repblica e as da Monarquia. Assente no exemplo de Augustos sujeito s caractersticas pessoais do titular do poder poltico. - A constituio republicana tornou-se insuficiente perante as novas realidades, entrando em crises sucessivas. Dispe frequentemente ditadura. Estas realidades so, principalmente: a) O alargamento extraordinrio do poder de Roma; b) Uma grave e profunda desmoralizao do povo romano; c) O aparecimento de novas classes sociais; d) O antagonismo entre a velha nobreza e a nova aristocracia formada por armadores de navios, banqueiros e industriais; e) Luta de classes de vrias ordens; f) Revolta dos escravos que pretendem liberdade.

- O povo romano encontrava-se desiludido com o absolutismo de Sila que mandou assassinar dezenas de pessoas, incluindo senadores; desapontado com o reinado de Pompeu e com a monarquia de Csar, que foi considerada um crime. * Como que o povo romano confiou em Octvio? Qual foi o caminho de Octvio para Princeps?

- 43 A.C: Octvio protagonista do triunvirato, com um mandato de cinco anos; - 38 A.C: renovao do mandato por mais cinco anos; - 33 A.C: Octvio declara-se princeps; - 31 A.C: Vencedor de Clepatra na clebre batalha de ccio. Povo confiante em Octvio; - 27 A.C: Exerce o consulado nico; 23 A.C: Renuncia o consulado e recebe dos comitia plebis, com carcter vitalcio, a tribuncia potestas e recebe dos comitia centuriata o imperium proconsulare maius por 10 anos. Constantes renovaes tambm transformaram este em vitalcio. - Augusto habilmente concentrou todos os poderes em si prprio, com a justificao de no haver outra alternativa para manter as instituies ainda vigentes em Roma. * Poderes de Augusto - Com a tribuncia potestas Augusto adquire os direitos e deveres dum tribuno da plebe: a) A inviolabilidade (sacrosanctitas); b) O direito de veto sobre as deliberaes de todos os magistrados (ius intercessionis); c) O direito de convocar o senado e as assembleias populares; d) O direito de apresentar propostas de lei, tanto num como noutras. - O imperium proconsulare maius atribua-lhe: a) Poder de comandar os exrcitos; b) Fiscalizar pessoalmente a administrao de todas as provncias, quer imperiais (sujeitas diretamente ao princeps) quer senatoriais (cuja guarda estava confiada ao senado). - As antigas magistraturas republicanas, na aparncia, mantm-se, mas o seu poder quase irrelevante: esto subordinadas ao princeps e numa situao de colaborao forosa. Os magistrados transformam-se em funcionrios executivos, nomeadamente os cnsules e os pretores. - O princeps tinha a possibilidade de decidir sozinho sobre todos os aspectos da vida romana at a dispersos pelas magistraturas, numa rigorosa separao assente em regras e impedimentos marcados pelo cursus honorum, que extingui-o o ius criado pela auctoritas dos jurisprudentes independente da lex imposta pelo imperium dos polticos. * A transio do ius para a lex - O ius publice respondenti e o fim da iurisprudentia No incio do Principado, a iurisprudentia enfrenta uma crise de objetivos: a atividade da criao de um ius novum, enunciando regras jurdicas por interpretatio das velhas regras do ius civile e dos mores maiorum estava cumprida; a atividade do edictum do pretor estava relativamente esgotada. Com a mudana do regime poltico, o princeps vai assumindo um poder progressivamente mais intenso e extenso nas instituies republicanas que ainda sobreviviam, aparentemente. O princeps assume o poder ao abrigo de garantir a ordem interna e a paz externa.

Todas as regras jurdicas dependiam na sua execuo da aprovao do princeps e os mecanismos de controlo e de equilbrio da repblica tinham sido entregues ao princeps. O imperador garantia a aceitao pelos romanos de um controlo indireto da iurisprudentia com a explicao de que a multiplicao dos jurisprudentes e a disperso das solues no frum colocava em risco a segurana e acerto das sentenas. Augusto deixou a entender que s intervinha para salvar a iurisprudentia, revalorizando-a e melhorando o seu funcionamento. Para isso, criou o ius publice respondenti, como uma concesso dada pelo princeps a certos jurisprudentes que vinculava a sentena a proferir pelo juiz com utilidade para a parte que o consultava. Ou seja, Augusto concede a alguns deles o direito de responder em pblico s questes colocadas pelas partes como se fosse o prprio princeps. Os jurisprudentes fariam tudo para agradar aquele que tinha a faculdade de os conceder o ius publice respondenti, atribuindo s suas respostas fora como as opinies do prprio princeps. Augusto torna secreta a atividade do jurisprudente que conduz deciso do iudex, garantindo assim a possibilidade de manipulao da sentena. As responsa dos jurisprudentes dotados de ius publice respondenti no eram fonte imediata de Direito. Contudo, elas vinculavam o juiz, sendo obrigatrias no caso concreto em que eram produzidas constituindo-se importantes fontes de criao do Direito. O Direito torna-se empobrecido pela constante interveno do princeps levando a runa das magistraturas e a debilitao dos jurisprudentes, que deixaram de ser independentes e livres. fomentado um clima de controlo das respostas e pareceres da iurisprudentia pelo princeps, em que se considera direito (ius) apenas a vontade do princeps, em que a norma jurdica s pode ser expressa pela imposio do poder legislativo. O ius publice respondenti tornou a iurisprudentia fiscalizada pelo poder poltico e subordinada vontade do princeps. A iurisprudentia era um instrumento essencial para a expresso das orientaes do princeps de modo indireto, atravs dos jurisprudentes. As fontes de Direito Romano

* As fontes consuetudinrias. Mores maiorum - Antes de procedermos definio de mores maiorum, necessrio proceder distino entre: a) Usus: hbito de agir sem que consista uma obrigao ou um dever, pelo que essa palavra raramente surge no sentido de verdadeira fonte de direito; b) Mos (mores maiorum) procede como causa de que consuetudo uma sequncia. c) Consuetudo uma palavra que surge na terminologia jurdica muito depois da expresso mores maiorum para traduzir a ideia de costume, ou seja a observncia constante e uniforme de uma regra de conduta pelos membros de uma comunidade social, com a convico da sua obrigatoriedade. - Portanto, mores maiorum uma expresso antiqussima, a primeira usada para exprimir a ideia de costume, significando a tradio inveterada duma comprovada moralidade e que se impunha aos romanos como norma e como fonte de normas, nas suas relaes recprocas. Os mores maiorum, antes do ius Flavianum, podem ento, sucintamente, definir-se como um conjunto de regras fundadas na tradio que expressavam a moralidade aceite e de aplicao comprovada, desenvolvidas e adaptadas na resoluo de casos concretos (da o pendor casustico) pelos sacerdotes romanos que, simultaneamente, criavam novas regras do ius e novas instituies jurdicas, criando e inovando. - A tarefa principal que cabia aos prudentes, aos juristas era proceder a uma desocultao ou

desvendamento, por via da interpretatio, justamente dos mores maiorum, sendo a criao de novas regras, de novos princpios. Os mores maiorum traduz, com efeito, a base de desenvolvimento da iurisprudentia que foi, em Roma, a cincia do Direito e em que se enfatiza, como trao caracterizador, o respeito pela tradio, visto que conseguiu unir os costumes dos antepassados (mores maiorum) aos atuais. - Os sacerdotes pontfices criavam novas regras de ius e novas instituies jurdicas, criando e inovando, atravs da sua interpretatio. - A interpretatio pontifcia constitui uma fonte de Direito ao lado, de outras fontes aceites pelo ius civile: lex e costume. - Predominava a divinizao e a religiosidade, gerando um ius incertum que era mantido pelos intrpretes da vontade divina reunidos nos colgios sacerdotais. - No basta reconduzir o costume ao ius non scriptum, que identifica com os mores maiorum. - Constatar a permanncia do costume no suficiente para apontar para uma igualdade valorativa entre o costume (direito no escrito) e as formas legisladas ou edictadas (direito escrito). - A imposio legislativa fonte consuetudinria, no perodo da repblica, associada vontade popular, no se identifica com elementos da auctoritas que caracterizavam o ius, com os mecanismos de imperium que fazem cumprir a lei. - Os jurisprudentes no tinham auctoritas dos mores maiorum na definio das regras a aplicar na busca de solues para os casos e s no, Dominado, o Imperador comea a impor a sua vontade sobre todas as outras fontes de Direito, incluindo o costume. - Os mores maiorum foram parcialmente formalizados na Lei das XII Tbuas, mas no se esgotou o processo criador/adaptador dos mores maiorum em Roma. - O costume, com valor jurdico, tinha origem na vontade do povo e era constitudo pelos comportamentos repetidos de forma duradoira que permitiam solues razoveis. - S mais tarde com a degradao do ius em lex, o costume comea a servir como mero instrumento da lei; - O ius Flavianum o primeiro e o principal momento de racionalizao do ius Romanum. A soluo deixa de ser explicada apenas pela interveno divina relevada pelos sacerdotes e passa a ser explicada com argumentao fundamentada. - O ius Quiritium designou o primitivo ordenamento da civitas romana integrado por um primeiro ncleo de conceitos jurdicos elementares. Era um direito comum s vrias gentes patriciae, que contriburam para a formao da civitas, anterior formao do ius civile Romanum. - Com a ascenso dos plebeus, o ius tinha que mudar. O ius Quiritium d lugar ao ius civile. O ius civile engloba todas as fontes de Direito, incluindo a legislativa, porque interpretatio dos mores maiorum.

- A passagem da criao consuetudinria para a criao poltica, por via legislativa fundamental na problemtica sobre o apagamento do costume como fonte de Direito. - O alargamento do Imprio tornava quase impossvel a formao de costumes gerais e as prticas surgidas que eram formuladas normativamente pelas instncias sociais e os rgos polticos, provocaram o gradual desaparecimento do costume como fonte de Direito. - A criao jurdica fundava-se nos mores maiorum, mas apenas nos responsa prudentium e da auctoritas prudentium. Os mores maiorum perderam a sua autonomia. - Tambm fundada nos mores maiorum, est a atividade de ius dicere do pretor, ao indicar ao juiz, com base no seu imperium, a norma vinculante na resoluo do caso concreto. - A tutela jurdica processual que o pretor concede tem como base ltima a legitimao dos mores maiorum. - Em Roma, a criao e a aceitao dos mores maiorum estavam ligadas ao elemento divino, afastando qualquer possibilidade de recorrer laicizao e racionalidade para reconstruir os processos consuetudinrios do ius. - Presenas da religiosidade em todas as manifestaes da vida social no Roma arcaica, o que permitia aos colgios sacerdotais afirmarem-se como centros de conhecimento e manifestao do Direito.

* O edicto do pretor - Conceito de ius praetorium a) O pretor o intrprete da lex, mas sobretudo o defensor do ius e da justia, interpretando o ius civile (sobretudo os passos obscuros), integrando as suas lacunas e corrigindo as suas aplicaes injustas. - Relao do iuspraetorium com o ius honorarium, com o ius civile e com o Ius Romanum a) O ius honorarium (ius edictale ou ius magistrale) todo o Ius Romanum no -civile, introduzindo pelos edictos de certos magistrados: - Pretor urbano; - Pretor peregrino; - Eds curis; - Governadores das provncias. b) um direito prprio criado dos magistrados. Enquanto o ius civile deriva do populus, dos comcios, do senado, do princeps e dos iurisprudentes. c) O edicto dos magistrados um programa das atividades a realizar durante o tempo da sua magistratura. O direito pretrio o que os pretores introduziram com a finalidade de ajudar (interpretar) ou de suprir (integrar) ou de corrigir o ius civile, por motivo (razo) de utilidade pblica. Nas suas atividades sempre totalmente dominado pelo esprito de Justia, com a delicadeza e o escrpulo de no abusar dos seus poderes (honeste vivere), com a preocupao de no prejudicar ningum (alterum non laedere) e com a nsia de atribuir a cada um o que seu. d) O ius praetorium uma parte do ius honorarium; mas uma parte considervel que representa todo o ius honorarium. Por isso, s vezes confunde-se os dois. Os edictos dos pretores assumem, no direito, uma grande importncia. Costuma-se chamar-lhes

ius honorarium, porque so aqueles que ocupam postos de honra, ou seja, os magistrados que deram fora a este direito. e) O ius praetorium ou honorarium forma um sistema diferente do ius civile, mas no o pode alterar. O ius civile s pode ser alterado por uma das vrias fontes conhecidas: ou por uma lex, ou por um senatusconsultum, ou por uma constitutio principis ou pela iurisprudentia. Completa o ius civile, sobretudo adaptando a esttica do ius civile dinmica das condies sociais e econmicas, e concretamente o pretor obtm esse resultado admirvel de permanente adaptao, mediante expedientes seus, baseados no seu imperium e na sua iurisdictio. * Fases da atividade do pretor 1. (sculo IV at meados do sculo III a.C.) Neste perodo a funo do pretor era administrar a justia, fundada no ius civile: ele era a vox viva iuris civilis. A atividade essencialmente interpretativa, vigiado e fiscalizado pelo collegium pontificium de forma a manter para si, a tarefa exclusiva de interpretatio. 2. Fase (desde fins do sculo III a.C. a 130 a.C.) O pretor, baseando-se no seu imperium (poder de soberania, a que os cidados no podiam opor-se), usa expedientes prprios para criar direito (ius praetorium), mas duma forma indireta: se uma situao social merecia proteco jurdica e no a tinha do ius civile, o pretor colocava-a sob a alada do ius civile; se, pelo contrrio, determinada situao social estava protegida pelo ius civile e no merecia-a, retirava-a da alada do ius civile. O pretor no alterava o ius civile, simplesmente conseguia aplic-lo conforme a situao. 3. (a partir de 130 a.C.) A partir da lex Aebutia de formulis, do ano 130 a.C., o pretor, baseado na sua iurisdictio (poder especfico de administrar a justia dum modo normal), mediante expedientes adequados, cria tambm direito e agora duma forma direta, embora por via processual. Em vrios casos no previstos pelo ius civile, o pretor concede uma actio prpria, por isso denominada actio praetoria. Ter actio ter ius. O pretor concedendo a actio, cria diretamente ius.

* Posio do pretor na organizao dos processos, antes da lex Aebutia de formulis; o carcter das legis actiones - O sistema jurdico romano primitivo de processar, e que durou at cerca 130 a.C. como forma nica, denominava-se sistema das legis actiones (aes da lei). As atuaes processuais estavam limitadas ao prescrito nas leges. - O processo romano, quase desde o incio, estava dividido em duas fases: in iure e apud iudicem. - O pretor presidia fase in iure. A sua posio era simples e apagada, segundo o sistema das legis actiones: conceder ou no a actio, conforme estava previsto no ius civile. Era viva vox iuris civilis. - At lex Aebutia de formulis s h actiones civiles baseadas no ius civile. Por isso so tambm designadas actiones in ius (civile) conceptae. * Posio do pretor na organizao dos processos, depois da lex Aebutia de formulis; carcter do processo per formular (agere per formulas) - A lex Aebutia de formulis, aproximadamente do ano 130 a.C. introduziu uma nova forma de processar (agere per formulas).

- Era um processo escrito, ao contrrio das legis actiones, que eram orais. - O sistema de agere per frmulas, ao princpio existia a par do sistema das legis actiones. Mais tarde, por fora de uma lex Iulia, de Augusto, acabou por ser praticamente o nico. O agere per frmulas o sistema prpria da poca clssica. Tendo as frmulas uma redao especialmente adaptada para cada tipo de reclamao, a tipicidade processual determina a tipicidade do prprio direito, j que este consiste numa actio. E segundo este novo sistema de processual ter uma actio equivale e concretiza-se a ter uma frmula. Conceito de frmula processual: A frmula uma ordem por escrito, dada pelo pretor ao juiz, para condenar ou absolver, conforme se demonstrasse ou no determinado facto. - A posio do pretor, depois da lex Aebutia de formulis, era, alm de subtrair ao de colocar sob a aco do ius civile, como j procedia antes de 130 a.C. Tambm sempre que a justia ou a equidade assim o exigissem, podiam: a) Neutralizar a actio civilis (ou recusando a concesso da actio denominado denegatio actionis); b) Inutilizar a eficcia da actio civilis, concedendo uma exceptio; c) Criar actiones prprias. Deste modo, o pretor passou a integrar e a corrigir diretamente o ius civile por via processual. d) Misso do pretor: administrar a justia nas causas civis; e) Atividade: exercia essa misso atravs duma trplice atividade: - A de interpretar (adiuvandi); - A de integrar (supplendi); - A de corrigir (corrigendi) o ius civile. f) A sua atividade podia sempre ser controlada por: - Ius intercessionis dos cnsules; - Quem detivesse a tribuncia potestas; - Provocatio ad populum; - Reaes da opinio pblica; - Crtica bem temvel dos iurisprudentes; - Se favorecesse ou prejudicasse algum injustamente, colocaria em causa a sua promoo no cursus honorum. Para desempenhar a sua atividade, o pretor utilizava certos expedientes, quer do incio baseando-se apenas no seu imperium, quer, mais tarde, baseando-se tambm na sua iurisdictio. g) Formas utilizadas pelo pretor, na concesso dos seus expedientes: decreta e edicta - Decretum: Quando resolvia imperativamente um caso particular; - Edictum: Quando enunciava ao pblico, com a devida antecedncia, a concesso de certos expedientes integrados num programa geral da sua atividade. Forma normal. h) Forma interna do edictum do pretor; carcter vinculativo do edictum em relao ao pretor. Espcies de edicta do pretor. O pretor (urbano), como qualquer outro magistrado tinha o ius edicendi, ou seja tinha a faculdade de fazer comunicaes ao povo. Inicialmente, essas comunicaes eram orais, feitas perante assembleias do populus e em voz alta. Essas comunicaes, quando tinham um carcter programtico geral, que, rigorosamente, se denominavam edicta. O edictum do pretor era, pois, uma comunicao para anunciar ao pblico as atitudes que tomaria e os actos que praticaria, no exerccio das suas funes; era o seu programa de atuao. Ao princpio, o pretor, em teoria, no estava vinculado s disposies contidas no seu edictum, pois o respetivo contedo, para ele, era matria facultativa; mas, na prtica, respeitava sempre as promessas feitas, porque era at o mais interessado nisso, para no comprometer o xito do ius praetorium. O seu comportamento era controlado, contudo, no ano 67 a.C., a lex Cornelia de edictis praetorum imps ao pretor a vinculao ao seu prprio edicto.

- Os edicta podem ser: Perpetua ou anuais, os que eram dado pelo pretor, no incio da sua magistratura, contendo os vrios critrios que seguiria, no exerccio das suas funes durante esse ano; Repentina surgem, como actos do imperium do pretor, proferidos em qualquer altura do ano, para resolver situaes novas, surgidas inesperadamente, e que nem o ius civile e nem o edictum perpetuum (anual) solucionavam. Tralaticia, os que permanecem iguais dum ano para o outro, como que trespassando do pretor anterior para o sucessor; Nova, so as disposies que o pretor, de determinado ano, acrescenta por sua prpria iniciativa. * Os expedientes do pretor - Baseados no seu imperium: Os expedientes do pretor fundados no seu imperium destinavam-se a interpretar, completar e at corrigir o ius civile. Tais expedientes eram: a) Stipulationes praetoriae: proteger uma certa situao social, no prevista nas regras do ius civile, atravs de uma stipulatio imposta pelo pretor. O que uma stipulatio? A stipulatio um negcio jurdico (solene, formal, oral e abstracto) entre presentes no qual cria obrigaes a partir de uma pergunta feita pelo credor (stipulator) e uma resposta imediata dada pelo devedor (promissor) que se unem materialmente para constituir uma obligatio para o devedor e uma actio para o credor. A actio serve para o credor obrigar o devedor a cumprir a obligatio. Quando o devedor no cumpre a promessa porque estava livre face ao ius civile (o credor no podia instaurar uma actio contra ele) ento o credor recorria s stipulationes praetoriae onde o pretor ordenava uma nova stipulatio. b) Restitutio in integrum: Esta aco do pretor consiste em anular o negcio jurdico injusto pela celebrao de outro negcio jurdico. Existe uma restituio integral da situao anterior stipulatio. A partir da lex Aebutia de formulis (130 a.C.) o pretor, atravs de um decretum, concede: - Exceptio ao pedido do devedor, eliminando os efeitos pedidos do credor; - Denegatio actionis, impedindo o credor de usar a actio contra o devedor e assim de obter o resultado injusto. c) Missiones in possessionem: o pretor d uma ordem, assente nos seus poderes de imperium, autorizando uma pessoa a apoderar-se ou a deter certos bens de outra pessoa (ou que esto na sua posse), durante um determinado perodo de tempo, com a possibilidade de os administrar e deles fruir. O pretor concedia: - Missio in rem: ordem destinada a uma coisa ou um conjunto de coisas determinada; - Missio in Bona: Ordem destinada sobre o patrimnio de uma pessoa ou um conjunto indeterminado de bens. - Afecta a posse de bens, impedindo que algum exera a posse que no devia. d) Interdicta: - Ordem dada pelo pretor; - De forma sucinta, imediata e imperativa; - Com base no seu imperium; - Tomando apenas como fundamento como uma aparncia jurdica para proteger uma certa situao que carece dela. Serve para o tribunal na aparncia do bom direito

emanar uma deciso que estagna e provisoriamente o bem em conflito. Os interditos podiam ser: - Exibitrios: apresentar ou mostrar (exibir) uma certa coisa); - Restituitrios: devolver ou restituir certa coisa; - Proibitrios: impedir ou proibir que uma pessoa perturbe o gozo de um direito legtimo de outrem. Os interditos possessrios so expedientes do pretor que se destinam a proteger a posse que o ius civile no prev. Podem ser: - Retinendae possessionis: reter a posse ou mant-la de forma pacfica; - Recuperandae passessionis: destinados a recuperar a posse ilegitimamente perdida por outrem. - Baseados na sua iurisdictio a) Exceptio ou denegatio actionis. - No sistema das leges actiones, em que o processo era oral, o pretor tinha uma interveno simples: dar ou no dar actiones civiles, isto , fundadas no ius civile. Depois da lex Aebutia de formulis que introduziu no modo de processar o sistema de agere per frmulas: processo escrito pelas partes a forma de processo e a sua tipicidade condicional o direito. A actio o ius. Quem tem a actio tem a frmula. A frmula uma ordem escrita que o pretor dava ao iudex para condenar ou absolver, consoante os factos apurados e validados como prova. Com a lex Aebutia de formulis, o pretor podia: Anular os efeitos da actio civilis, sempre que a justia ou a equidade assim o exigissem, atravs da denegatio actionis ou pela exceptio que retirava eficcia da actio civilis. Criar actiones prprias. A partir daqui o pretor pode usar a via processual para alterar, corrigindo o ius civile. Denegatio actionis: nega a actio civilis, visto que levaria a uma injustia. Exceptio: outorgada diretamente a favor do demandado e torna-se sem efeito a pretenso do demandante. A lex entre as fontes de Direito Romano * As leis rgias no integram a lex como fonte de Direito - O progresso de formalizao/positivao dos mores maiorum iniciado com a racionalizao progressiva dos fundamentos da soluo de ius (ius flavianum), permite afirmar que s a partir da Lei das XII Tbuas se pode referir o comeo das fontes de produo legislativa. At a, tudo se passa num plano s religioso e de tradio imposta sem argumentao explicativa ligava compreenso humana. As leges regiae no existiam como tal, visto que todo o Ius Romanum era ius consuetudinarium.

* Os plebiscitos - Equiparado lex rogata est o plebiscitum, que uma deliberao apresentada pelos tribunos da plebe e votada nos concilia plebis. - Evoluo dos plebiscita: a) De incio, embora tivesse um certo carcter normativo no jurdico, no vinculavam coercitivamente, ou seja no vinculavam como leges, nem a patrcios nem a plebeus;

b) A partir de 449 a.C., pela lex Valeria Horacia de plebiscitis, adquirem fora vinculativa igual das leges, mas s em relao aos plebeus; c) Em 339 a.C., a lex Publilia de Philonis determina novamente a equiparao entre plebiscita e leges (no foi respeitada tal equiparao); d) Em 287 a.C., a lex Hortensia de plebiscitis determina que os plebiscitos vinculem, como as leges, tanto plebeus como patrcios. Os plebiscitos so, portanto, equiparados totalmente s leis comiciais. * As leges rogatae - A lex em Roma um conjunto de comandos solenes com valor normativo que tem origem do Populus, reunidos nos comitia, atravs da aprovao de uma proposta que o magistrado detentor do ius agendi cum populi lhe apresentava, posteriormente confirmada pelo Senado detentor da auctoritas patrum. - A lex rogata: proposta pelo magistrado aos comitia que depois de a aprovada, era submetida votao, agora do Senado, para que este, com a sua auctoritas patrum, lhe confira um valor reforado. A lex rogata que constitui fonte de Direito depois da sequncia enumerada. -A lex rogata uma lei pblica, ao contrrio da lex privata, de aplicao geral que vincula os cidados romanos. - Fases do processo de formao das leges rogatae 1. Promulgatio: Os projetos de leges a propor votao dos comitia, em geral eram feitos pelos magistrados que tinham a faculdade de convocar os comcios (ius agendi cum populo). A afixao da lei para que o povo lesse tomasse o devido conhecimento denominava-se promulgatio. 2. Canciones: Eram reunies tidas em praa pblica sem carcter oficial nem jurdico, para se discutir o projeto da lex. Realizavam-se no perodo que decorria entre a promulgatio e a convocao dos comcios; 3. Rogatio: O pedido de aprovao do projeto da lex depois de leitura da mesma na assembleia chamava-se rogatio. 4. Votao: De incio a votao era oral, mas depois, no ano 131 a.C. com a lex Papiria Tabellaria, o voto era secreto e escrito. 5. Aprovao pelo senado: Depois de votada favoravelmente pelos comitia, a lei precisava de ser referendada pela auctoritas patrum. A partir da lex Publilia Philonis, do ano 339 a.C., essa auctoritas passou a ser dada, antes de ser votada pelos comcios, portanto logo a seguir s canciones. 6. Afixao: Depois de concedida a auctoritas patrum, o projeto transformava-se em lex. Era ento afixada no Forum. * Os senatusconsultos - Conceito de senatusconsultum: A palavra senatusconsultum, de incio, significava uma consulta feita ao senado, visto que, desde os tempos mais remotos, certos magistrados, para resolver determinadas questes, eram obrigados a ouvir (a consultar, consulere) o senado, mas no a seguir a sua opinio. Quando a opinio do senado comeou a ter um certo valor, e portanto a no ser completamente indiferente ao magistrado no seguir essa opinio, senatusconsultum passou a significar uma deciso do senado. E conforme a evoluo da fora normativa dessa deciso, os senatusconsultum eram considerados fonte imediata de direito.

Os senatusconsultos so uma fonte de ius civile muito importante; mas levou o seu tempo at atingirem o estatuto de verdadeiras normas jurdicas. - Como adquiriram fora legislativa De incio at ao sculo I a.C., os senatusconsultos eram meros pareceres do senado, dados aos magistrados que o consultavam, sem que os magistrados ficassem vinculados a tais pareceres ou decises. Tinham apenas carcter consultivo. A interveno do senado em matria legislativa era indireta; limitava-se: a) A conceder ou no a auctoritas patrum s leis comiciais; b) A recomendar a certos magistrados que tinham ius agendi cum populo certas medidas, para serem votadas nos comcios. A partir do sculo I a.C., os senatusconsultum so fontes mediatas de direito, sobretudo atravs do edicto do pretor. O pretor, por meio do seu edicto, depois da lex Aebutia de formulis, do ano 130 a.C., criava verdadeiro direito, pois concedia actiones prprias, as actiones praetoriae. Ter actio ter ius. O senado valendo-se do seu prestgio sempre crescente, fazia sugestes ao pretor e depois at indicava a matria dos seus edictos. Desta forma, os senatusconsultos tornavam-se fonte de direito, atravs do edicto do pretor. Eram fonte mediata porque a fonte imediata continuava a ser sempre o edicto. Mas o certo que o povo no interessava essa distino e comeou a habituar-se ideia de que o senado podia criar fontes imediatas de direito, ou seja que tambm podia legislar. Desde o incio do principado, os senatusconsulta j so fonte imediata de Direito. O senado iniciou a sua atividade legislativa com muita prudncia. O primeiro senatusconsultum, com fora de lei, do ano 4 a.C. e trata de matria processual. O seu recente poder legislativo assemelhava-se muito ao anterior, em que as decises do senado eram fonte mediata de direito. Passados 14 anos, isto , no ano 10 d.C., surge o primeiro senatusconsultum, com fora legislativa, sobre direito substantivo. o senatusconsultum Silanianum. Determina que na hiptese de assassinato de um dominus e de ser desconhecido o criminoso: a) Todos os escravos do falecido e da sua mulher bem como aqueles que tivessem tido qualquer negcio ou relaes com ele, fossem sujeitos a tortura e at condenados morte at se descobrir o assassino. b) Seriam condenados morte se, pudessem ter socorrido o dominus e no o tivessem feito; c) Proibia a abertura do testamento do assassinado, enquanto se no descobrisse o criminoso, a fim de evitar a liberdade dos escravos e a subsequente incapacidade para aplicar as penas de morte e as torturas; d) Todo o escravo que descobrisse o assassino de dominus adquiria liberdade. A finalidade do senatusconsultum Silanianum foi reprimir os assassnios frequentes de proprietrios pelos prprios escravos. curioso observar que os senatusconsultum s comearam a ter fora legislativa a partir do principado. Isto partida parece estranho, pois Augusto, logo desde o incio, procurou concentrar no princeps todos os poderes. Mas, na realidade, tratava-se de mais um estratagema da poltica de Augusto, continuado depois pelos seus sucessores. - Vantagens do senado como rgo legislativo para o principado: a) Retirava do senado toda a sua atividade poltica, para reduzir as suas funes a uma atividade legislativa. b) Transferia do povo para o senado o poder de fazer as leis;

c) Uma vez que o poder legislativo encontrava-se no senado, o princeps imprimia-lhes as suas directrizes e comandava as resolues senatorias. Ou seja, seria mais fcil para o princeps controlar o Senado do que o povo. d) Como os senatusconsultos foram perdendo fora jurdica prpria A partir de Adriano, princpios do sculo II d.C., j no era o senado que estabelecia a norma, mas sim o imperador. Apresentava-se, perante o senado, propunha, num discurso (oratio), o projeto dum senatusconsultum e os senadores sistematicamente aprovavam, sem ao menos o discutir. Alm disso, os magistrados (reduzidos a meros funcionrios do imperador) j no apresentavam propostas legislativas ao senado, no havendo, portanto, seno propostas do Imperador. Por isso, os senatusconsultum deixam de ser a expressam autnoma e independente do senado para se converterem numa expresso da vontade do princeps, passando tambm a ser designado orationes principis in senatu habitae. Durante todo o sculo II, as expresses senatusconsulta e orationes principis so usadas indiferentemente. A partir de Severus, fins do sculo II, os senatusconsultum so designados unicamente pela expresso orationes principis. Ou seja, j nem o texto do senatusconsultum que estabelece a lei, mas sim o prprio discurso do imperador. Situao que concentra toda a atividade criadora do novo direito (ius novum), atravs das constituies imperiais. * As constituies imperiais - As Constituies imperiais durante o principado e parte do dominado (sc.I-IV) As constituies imperiais so decises de carcter jurdico proferidas diretamente pelo imperador, no necessitando de cooperao quer do senado quer do povo. So decises que procedem (do imperador) unilateralmente. O principado surgiu no ano 27 a.C. e prolongou-se at finais do sculo III (284 d.C.). O princeps a nova e grande figura da constituio poltica de Roma. No sendo nem rei nem cnsul, nem sequer magistratus, tem um poder quase absoluto, por estar investido em tribunitia potestas com carcter vitalcio e do imperium proconsulare maius praticamente tambm com carcter vitalcio. As antigas magistraturas transformam-se em funcionrios executivos. O princeps, cheio de prestgio e de poderes comea a proferir edictos (ex em voz alta - + dicere afirmar solenemente). O edicto um programa de atividades a realizar afixados publicamente. Os edictos dos magistrados eram fonte de ius honorarium, mas, como o princeps no um magistratus, os seus edictos passam a ser fontes do ius civile (os actos legislativos e a interpretatio dos jurisprudentes).

- Evoluo do valor das Constituies imperiais 1. No sculo I, as constituies imperiais tm um valor jurdico, de ordem prtica; o povo acata os preceitos porque so decises do imperador; 2. No sculo II, so equiparadas s leis, isto , tm fora de lei, mas ainda no so leis; 3. No sculo III, j so leis; 4. No sculo IV e adiante, as constitutiones principum so a nica fonte de Direito, e por isso, constituies e leis so sinnimos. Incio ao absolutismo da lei, ou melhor da vontade absoluta do imperador, j que era designado e aclamado como lex animata (a lei viva). - Como que as constituies imperiais adquiriram carcter normativo-jurdico?

um facto que, a partir do sculo II, as constitutiones principum tm valor de lei; so como uma lex rogata. Depois so uma lex; e finalmente s elas que so leges. Porqu? As constituies imperiais adquirem carcter normativo-jurdico, portanto com valor igual ao das leges e dos senatusconsulta, devido concesso por parte do populus. Este, quando viu o imperador cheio de prestgio e auctoritas, convenceu-se que tudo o que ele ordenasse tinha valor de lei. Contudo, os juzes recusaram-se a aplicar nos tribunais as constituies, sobretudo quando viam que eram injustas. Comeou uma verdadeira luta entre juzes e imperadores. Este, para vencer, recorreu energicamente aplicao de penas graves aos juzes que dolosamente no fizessem caso das constitutiones. - Vrios tipos de constituies imperiais deste perodo: 1. Edicta: so constituies de carcter geral, proferidas pelo imperador no uso do imperium proconsulare maius. 2. Decreta: (sensu stricto): eram decises judiciais, pronunciadas pelo imperador, naqueles litgios submetidos sua apreciao. Ao lado do tribunal ordinrio em que o processo tinha duas fases in iure, perante um magistrado, e apud iudicem, perante o juiz havia uma forma extra-ordinria de processar. Era um tribunal especial, presidido pelo imperador, com amplos poderes judiciais. Funcionava quer em primeira instncia, quer como tribunal de apelao. O processo no tinha apenas duas fases, mas apenas uma: o imperador desempenhava conjuntamente as funes de magistrado e de juiz, pois organizava o processo, apreciava as provas e proferia sentenas. As sentenas por esse tribunal eram decises verdadeiramente judiciais, chamadas decreta. 3. Rescripta (epistolae e subscriptiones): os rescripta eram decises (respostas) do imperador dadas por escrito s perguntas ou aos pedidos que lhe faziam quer os magistrados quer os particulares. As perguntas dos magistrados denominavam-se consultas; a resposta do imperador chamava-se epistola, em rigor, escrita, toda pelo imperador. As perguntas e os pedidos feitos pelos particulares tinham o nome de preces; a resposta do imperador intitulava-se de subscriptio, pois era apenas assinada por ele e no escrita na sua totalidade. 4. Mandata: eram ordens ou instrues dadas pelo imperador aos governantes das provncias, funcionrios, etc.

* A iurisprudentia - A interpretatio do ius civile era considerada, no incio de Roma at ao sculo IV a.C., uma atividade em monoplio exclusivo dos pontfices e situava-se no mbito religioso. S no sculo III a.C. se iniciou o processo de racionalizao da iurisprudentia, libertando-se da imposio religiosa que a caracterizava. - Este processo passou por trs etapas fundamentais: 1. A positivao dos preceitos de ius civile na Lex Duodecim Tabularum (publicidade da lei); 2. O ius flavianum (revelao de regras e frmulas at aqui guardadas em segredo); 3. O ensino pblico do Direito (a transmisso de um saber que se julgava provir dos deuses e s era revelado aos sacerdotes). 4. A Lei das XII Tbuas como fonte de Direito Romano. Antes da promulgao da Lei das XII Tbuas, o direito consuetudinrio no-escrito permitia aos intrpretes (sacerdotes patrcios), detentores dos segredos do sagrado, um imenso arbtrio e

amplitude na forma de resolver os litgios invocando o ius, favorecendo os patrcios em detrimento dos plebeus. Portanto, o trabalho de elaborao da Lei das XII Tbuas pretende acabar, pela publicidade da lei, com o segredo pontfice do Direito. As normas a aplicar passam a ser conhecimento de todos. O monoplio pontfice permaneceu na interpretao da Lei das XII Tbuas, das normas consuetudinrias que ficaram de fora e na formalizao dos actos. - Laicizada/secularizada a iurisprudentia pontifcia, os sacerdotes pontfices so substitudos pelos iuris prudentes ou iuris consulti. A interpretatio das regras de ius passa a ser conhecida apenas como iurisprudentia. - No sculo II a.C., a atividade dos jurisprudentes concretizada em trs momentos distintos: Respondere: era a atividade dos prudentes que consistia em dar s pessoas que o procuravam (cidados, magistrados, juzes) conselhos sobre a possibilidade de intentarem uma actio e do seu xito ou de darem pareceres (responsa) em casos em que envolvessem a interpretao de normas do ius civile; Cavere: era a atividade de redigir formulrios para os negcios jurdicos, de forma a evitar celebrar contratos contra a sua vontade ou mesmo de serem considerados nulos. Davam conselhos em relao s palavras sacramentais a pronunciar, clusulas a atender e por vezes documentos escritos a redigir (cautio). Agere: era a atividade desenvolvida na assistncia s pessoas que o procuravam (magister e privati) sobre a escolha da via processual mais adequada para prosseguirem com xito os seus interesses, que era depois usada na defesa do interessado perante o juiz na fase processual seguinte (apud iudicem). Relao entre ius praetorium e iurisprudentia * No processo das legis actiones, a questo judicial (lide) s se iniciava com a recitao de palavras solenes e sacramentais na exata forma prescrita. Com o processo formulrio a lide iniciava-se com as palavras concebidas para aquele caso concreto (concepta verba), inscritas num documento escrito a formula que fixa os termos da lide e orienta o juiz no processo. A introduo da frmula no processo passou a compreender ao texto do acordo feito entre o pretor e as partes, que aquele redigia, depois de nomear o juiz. Neste documento, o pretor: 1. Resume a lide; 2. Informa sobre a prova produzida; 3. D instrues ao juiz sobre o desenrolar do processo e o sentido da deciso. Esta atividade do pretor est fundada nos concepta verba criadas pelos jurisprudentes. O demandante no est vinculado, na edictio actiones (ato daquele que pretende iniciar o processo), a adotar os modelos de frmulas constantes do edicto, podendo apresentar algo completamente novo, mais adaptados s circunstncias do seu litgio e mais adaptados aos termos em que quer que a lide decorre. aqui que entra a atividade de agere do jurisprudente: - Escolher a frmula que mais se adequa ao caso; - Redigir um novo projeto de frmula que melhor sirva para conduzir o processo a favor do interesse do demandante; Quando a nova frmula redigida pelo pretor a pedido do demandado era aceite pelo pretor, era imediatamente inscrita num edictum repentinum e depois aproveitada nos edicta perpetua dos pretores seguintes. O que de inovador, criativo e mesmo arriscado aparece nas frmulas processuais do edicto do pretor deve ser atribudo aos jurisprudentes na sua atividade de redigir as frmulas in factum conceptae.

Com a progresso e o desenvolvimento da iurisprudentia juntam a estas trs atividades tradicionais (agere, cavere e respondere), herdadas da iurisprudentia pontifcia, outras trs atividades jurisprudenciais: 1. Atividade docente; 2. Atividade polmica; 3. Atividade literria.

1. A atividade docente: ensinar o Direito. A docncia do direito, etapa essencial do progresso laicizador do ius, inicia-se em Roma em 252 a.C., por Tibrio Coruncneo, quando comea uma prtica de responder em pblico s questes colocadas ao colgio pontifcio. Nos finais da Repblica, devido perda do hbito de ensinar Direito, obrigou a um ensino de Direito em dois graus: - O elementar, designado instituere os alunos deveriam ficar com uma viso global e genrica do ius civile e do ius honorarium e para tal dispunham de manuais escritos para o efeito: as Institutiones. - O casustico, designado instruere no segundo grau ficava concludo, considerava-se o jovem discpulo apto para as disputationes (discusses com o mestre em pblico). 2. A atividade polmica: de dizer o Direito. Com a laicizao da iurisprudentia, o respeito escrupuloso com o precedente deixa de ser obrigatrio. Tal situao originou maior subjetividade, diversidade de opinies e de respostas e discusso franca, aberta e argumentada das questes jurdicas suscitadas. Iniciava-se a atividade polmica exercida pela disputatio. Transfere-se da poltica para o Direito o gosto de argumentar com o uso da retrica. 3. A atividade literria: escrever o Direito. Embora a atividade literria que divulgou, em livros, o Direito de Roma se tenha iniciado com o ius Flavianum, s se pode falar de uma verdadeira literatura jurdica quando a iurisprudentia atinge em plena poca republicana, a maturidade para transmitir um saber constantemente adaptado s realidades a que se aplicava. Inicialmente, as obras so de estilo casustico puro, refletindo a atividade prtica do jurisprudente. S depois, por influncia grega, surge a narrativa do ius civile e do ius praetorium, de forma sistematizada e organizada, sem descurar a sua natureza casustica e prtica. Literatura jurdica: - Institutiones; - Epistolae; - Digesta; - Tratados. * Consagrao legal da iurisprudentia 1. Na poca republicana: a iurisprudentia no considerada oficialmente fonte imediata de direito; os responsa no vinculam os juzes. A iurisprudentia apenas a fonte inspiradora e material, mas tanto do ius civile como do ius honorarium. 2. Desde Augusto a Adriano: Augusto, hbil como era, certamente com a finalidade de captar os juristas de maior valor para a defesa da sua poltica, concede-lhes o chamado ius respondenti ex autoritate principis. Quer dizer os responsa dados por esses iurisprudentes privilegiados tinham valor como se fossem respostas dadas pelo prprio imperador. Portanto

tinha um valor igual ao das constituies imperiais no sculo I, que era apenas de carcter prtico, mas muito importante. O divino Augusto foi o primeiro que, para imprimir a essas respostas maior autoridade, determinou que elas fossem dadas por sua autorizao: da em diante comeou a pedir-se isso como benefcio. Inicia-se, no tempo de Augusto, a vivncia do perodo de esplendor da poca clssica central. Esses responsa j no eram pura doutrina; estavam informados duma certa participao do imperium do princeps, ou seja eram decises de algum que detinha uma parcela mnima da soberania. Valor dos responsa dados pelos juristas com ius respondenti: neste perodo (desde Augusto a Adriano), os responsa no eram fonte imediata de direito, nem mesmo para o caso concreto que tinham sido proferidos. Mas para o caso concreto, eram como normas vinculativas. 3. A partir de Adriano, a iurisprudentia considerada fonte imediata de direito, de carcter geral. Houve um rescrito de Adriano que elevou os responsa dados pelos juristas privilegiados categoria de leges. No abrangia no s os responsa que viessem a ser dados no futuro, mas sobretudo os responsa antigos proferidos desde a criao do ius respondenti no tempo de Augusto.

Das könnte Ihnen auch gefallen