Sie sind auf Seite 1von 11

O Modelo Padro

Instituto de Fsica da USP

Marina von Steinkirch

O Modelo Padro o modelo das interaes fundamentais, que descreve trs das quatro foras conhecidas, ou seja, a interao eletromagntica, a interao fraca e a interao forte, mas no descreve a quarta interao, a gravitacional. A estrutura base do Modelo Padro a teoria quntica da fora eletromagntica, que j foi testada e vericada com a preciso de uma parte em um bilho. Embora alguns aspectos do Modelo Padro, como a deteco do bson de Higgs, por exemplo, ainda no tenham sido vericadas, a maioria dos fsicos acredita que a estrutura bsica do Modelo Padro descreve corretamente a fsica subatmica. O Modelo Padro foi formulado nos anos 70 e estabelecido empiricamente no incio dos anos 80. Atualmente, aceleradores como Fermi National Accelerator Laboratory, e em alguns meses, o LHC, devem produzir as partculas que completam o Modelo Padro ou talvez possam comprovar a teoria do Modelo Padro de Mnima Supersimetria. Essa teoria mais amplamente favorecida como substituta do Modelo Padro. Nesse modelo, todos os tipos de partculas conhecidas possuem uma supercompanheira, relacionada a elas pela supersimetria e surgem evidncias indiretas da supersimetria quando se faz a extrapolao das interaes para altas energias. No Modelo Padro, as trs foras tornam-se semelhantes, mas no com a mesma intensidade.
I. AS PARTCULAS ELEMENTARES

Muito aprendizado no nos ensina a compreender. Herclito, "`O Obscuro"', 540AC-480AC

O Modelo Padro da Fsica de partculas uma teoria que descreve as foras fundamentais fortes, fracas, e eletromagnticas, bem como as partculas fundamentais que fazem toda a matria. Desenvolvida entre 1970 e 1973, uma teoria quntica de campos, consistente com a mecnica quntica e a relatividade especial. H duas partculas fundamentais:
Os frmions so partculas que constituem a

1. Os ftons, que mediam a interao eletromagntica. 2. Os bsons W + , W e Z, que mediam a interao fraca. 3. Os oito espcies dos glons, que mediam a interao forte. Seis destes glons so rotulados como pares de cores e de anti-cores. Outras duas espcies so uma mistura mais complexa das cores e anti-cores. 4. Os bsons de Higgs, que induzem a quebra espontnea de simetria dos grupos de calibre e so responsveis pela existncia da massa inercial.

matria, com spin semi-inteiro e que obedecem o princpio de excluso de Pauli, no qual frmions idnticos no podem compartilhar do mesmo estado quntico. H doze tipos diferentes de sabores dos frmions. Na matria ordinria do prton, do nutron, e do eltron, apenas o ltimo uma partcula fundamental. O prton e o nutron so agregados de umas partculas menores conhecidas como quarks, que so mantidos juntos pela interao forte. Assim, os frmions so: 1. Os Lptons (eltron, mon, tau e seus neutrinos). 2. Os Quarks (up, down, charm, strange, top e bottom).

Figura 1: As partculas ferminicas (matria) e bosnicas (interaes) do modelo Padro [11].

A.

Teorias de Calibre (Gauge)

Os bsons so os transmissores das interaes na

natureza, possuem o spin inteiro e no obedecem o princpio de excluso de Pauli. So:

A teoria da interao eletrofraca (QED) (que descreve as interaes fracas e eletromagnticas) combinada com

2 a teoria da cromodinmica quntica (QCD). Ambas so teorias de calibre, ou seja, a Lagrangiana de cada conjunto de bsons mediadores invariante sob uma transformao chamada de transformao de calibre (gauge), e esses bsons mediadores so bsons de calibre. As suas transformaes de calibre podem ser descritas usando um grupo unitrio chamado grupo de calibre. O grupo de calibre da interao forte o SU(3), e o grupo de calibre da interao eletrofraca o SU(2)xU(1). Conseqentemente, o modelo padro frequentemente referido como SU(3)x SU(2)x U(1). O bson de Higgs o nico bson na teoria que no um bson de calibre. Os Grvitons, bsons que se acredita mediar a interao gravitacional, no so explicados no modelo padro. Para se construir uma teoria de campo, isto , especicar uma Lagrangeana para levar em conta as simetrias importantes, s vezes pode-se criar diculdades indesejadas. Consideramos, como exemplo, o caso de dois eltrons separados por uma distncia d. Se estes eltrons esto descritos por uma certa funo de onda (x, t), ento pode-se mudar a fase desta funo arbitrriamente, j que no aparecer nas probabilidades. Mas, se a fase a mesma em qualquer regio onde esto os eltrons, a mudana de fase feita simultaneamente para as duas partculas, e portanto para dois eltrons separados por d, a informao viajaria com velocidade maior do que a luz. Pode-se, ento, resolver a contradio, deixando que as fases mudem localmente, e constri-se uma dinmica que contm derivadas da funo (x, t), e estas atuaro na fase. Para cancelar termos indesejados, pode-se adicionar Lagrangeana uma funo arbitrria, e esse termo adicional pode ser identicado como o potencial do campo eletromagntico. Assim, resumindo, caso se imponha que a invarincia de fase seja local, a teoria "devolve"um potencial que dita a forma pela qual interagem os eltrons. Ou seja, impr a invarincia de calibre (gauge) impr que a Lagrangena descreve a mesma fsica se for feita uma transformao de fase. Essas teorias de calibre (gauge) tm a vantagem de serem automaticamente isentas de divergncias (so renormalizveis).
B. Frmions - As Partculas de Matria

pre exatamente como seus contrapontos na outra gerao, com exceo de suas massas e de seus sabores. Toda a matria ordinria feita da primeira geraes. As geraes mais altas de partculas decaem rapidamente para a primeira gerao e somente podem ser gerados por um curto tempo em experimentos de grande energia.

Figura 2: As 12 partculas da matrias, os frmions, separados nas trs geraes.

Como foi visto no item anterior, os frmions tm a propriedade intrnsica de spin 1/2 e, assim, obedecem o princpio de excluso de Pauli. Juntamente com suas antipartculas, h 12 diferentes tipos de partculas de matrias (sabores): 6 quarks (up, down, strange, charm, top e bottom) e 6 lptons (eltron, mon, tau, e seus neutrinos correspondentes). A origem semntica de "quark" vem de "Three Quarks for Muster Mark", da obra Finnegans Wake, de James Joyce, enquanto lpton tem origem grega e signifca leve. Como se pode ver na gura 2, pares de cada grupo formam uma gerao (de cima para baixo: primeira gerao, segunda gerao e terceira gerao). Dentro de cada uma dessas geraes, os quatros fmions comportam-se sem-

Os lptons so partculas de interao fraca e, diferentemente dos quarks, eles no possuem uma qualidade chamada cor, e suas interaes so somente eletromagntica e fraca, que, por sua vez, diminuem com a distncia. A cor entre os quarks faz com que a fora entre eles aumente com a distncia, de forma que eles sempre so encontrados em combinaes neutras chamadas de hdrons, fenmeno conhecido como connamento, gura 3. A massa de cada agrupamento de quarks excede a massa de seus componentes devido energia de ligao.
1. Hdrons e Connamento

As partculas compostas feitas de quarks e anti-quarks so os hdrons. Estes incluem os msons, os quais obtm os seus nmeros qunticos de um quark e de um anti-quark, e os brions, os quais obtm os seus nmeros qunticos de trs quarks. Com o connamento impossvel medir as propriedades dos quarks, e, ao invs disto, elas devem ser inferidas pela medio das propriedades das partculas compostas. Tais inferncias so mais fceis de serem feitas adicionando nmeros qunticos chamados

3 implica que os quarks so frmions. Alm disto, o fato 1 de brions mais leves terem spin igual a 2 implica que 1 cada quark pode ter spin 2 . O princpio de excluso de Pauli implica que os trs quarks de valncia devem estar em uma combinao assimtrica em um brion, isso implica que existem outros nmeros qunticos internos, os quais podero ento compr combinaes assimtricas. A isto se d o nome de Cor: este nmero quntico a carga envolvida na teoria de calibre (gauge) chamada de Cromodinmica Quntica (QCD). Finalmente, um breve resumo das caractersticas dos quarks descritas pode ser observado na tabela I.
up down strange charm bottom top

Nome

Gerao Carga Massa(MeV) +2 1 1.5 a 4.0 3 1 1 4a8 3 1 2 80 a 130 3 +2 2 1150 a 1350 3 1 3 4100 a 4400 3 +2 3 172700 2900 3

Iz = Iz =

Propriedades +1 , Tz = +1 2 2 1 1 , Tz = 2 2 1 S=-1, Tz = 2 C=1, Tz = +1 2 1 B'=-1, Tz = 2 +1 T=1, Tz = 2

Figura 3: O connamento hadrnico [10].

Tabela I: Um resumo das propriedades dos Quarks, no Modelo Padro.

de sabor (avor). Cada sabor dene um nmero quntico que ser conservado durante a interao forte, mas no na interao fraca.
2. Sabores : Nmeros qunticos
Nmero leptnico: L A cada quark atribudo

Todas as partculas do modelo padro foram esquematizadas em um modelo das oito dobras (do ingls, eightfold way ) por Gell-Mann, em um clara referncia aos octetos do modelo das oito dobras do Budismo. Pode-se observ-los nas guras 4, 5 e 6.

um numero leptnico nulo L = 0.

Nmero barinico: B A cada quark atribudo 1 um nmero barinico, B = 3 . Carga Eltrica: Q A cada quark atribudo uma 1 carga eltrica fracionria, Q = +2 3 ou Q = 3 . Estranhesa: S prpria dos quarks estranhos. Charme: C prpria dos quarks charmosos. Isospin fraco: Tz A cada quark atribuido um isospin fraco: T z = +1 2 para um quark up e T z =
1 2 para um quark down. Cada vez que se dobra o isopin fraco tem-se uma nova gerao de quarks.

Figura 4: O octeto Barinico. [14].

E outras: Isospin, Hipercarga Fraca, Hipercarga,

Inferioridade, Superioridade.
3. Spin

Desde que os msons (um quark e um anti-quark) so bsons (tm spin inteiro), e brions (trs quarks) so frmions (tm spin semi-inteiro), o modelo dos quarks

Figura 5: O octeto Mesnico. [14].

4 mos juntos e tem o maior papel no dia-a-dia das pessoas. O magnetismo e a eletricidade so simplesmente diferentes manifestaes dessa fora. sentida por todas as partculas, com exceo dos neutrinos (que no tm cargas).
8 Glons (combinao das cores dos quarks): interao forte Sentida apenas pelos quarks,

essa fora mantm o ncleo unido.

Bsons vetoriais: interao fraca Responsvel pelo decaimento , os mediadores tm massa

Figura 6: O Decteto Barinico. [14].

e foram descobertos no CERN, em 1983. sentida por todas as partculas da matria.

Grviton: gravidade a fora mais fraca e

E para os quarks e anti-quarks tem-se a representao nas guras 7 e 8.

responsvel pela atrao dos objetos astronmicos. O grviton ainda no foi observado. sentida por todas as partculas.

Um esquema oportuno de como essas partculas so organizadas no modelo padro pode ser visto na tabela II.
Eletromagnetismo fton Fora Fraca W +, W , Z Fora Forte glons Gravidade grviton

Fora

Bson

Fonte Intensidade 1 Carga = 137 Carga Fraca GF ermi = 105 Cor s 1 Massa G = 5,9 1039

Figura 7: Os quarks. [14].

Tabela II: As foras do Modelo Padro: seus bsons de interao, suas fontes e suas intensidades.

O ltimo item da tabela II, intensidade, representado (em geral) por um caracterstico da interao, de forma que seu valor associado aos vrtices de interaes dos diagramas de Feynman. Na eletrodinmica quntica, ela chamada de constante de estrutura na (equao 1, onde e a carga elementar da do eltron, a constante de Planck sobre 2 e c a velocidade da luz no vcuo ), e uma constante de acoplamento que representa a fora de interao entre eltrons e ftons.
= e2 c

(1)

Figura 8: Os antiquarks. [14].

C.

Bsons - Os Tipos de Interaes

Nenhuma informao pode ser transmitida mais rpido do que a velocidade da luz: necessrio um mediador entre duas partculas. As partculas responsveis pelas interaes so:
Fton: eletromagnetismo Mantm os to-

Na teoria eletrofraca, que unica a interao fraca com o eletromagnetismo, a constante de estrutura na absorvida em duas outras constantes de acoplamento associadas com os campos de calibre eletrofracos. Nessa teoria, a interao eletromagntica tratada como uma mistura de interaes associadas aos campos eletrofracos. Nas teorias de calibres no-abelianas (ou seja, com lgebras no comutativas), tem-se funes betas negativas (na teoria quntica de campo, a funo beta codica os parmetros de acoplamento), e um exemplo disso a funo beta para a cromodinmica quntica (QCD), e um resultado da diminuio do acoplamento em altas energias. Esse acoplamento decresce logariticamente, fenmeno conhecido como liberdade assinttica, e, dessa

5 forma, o s das interaes fortes pode ser dado, aproximadamente, pela equao 2, onde 0 a constante computada pelos cientistas Wilczek, Gross e Politzer.
s (k 2 ) =
def 2 2 gs (k ) 1 4 0 ln(k 2 /2 )

(2)

da natureza so simtricas entre partculas e antipartculas at os experimentos de violao CP, que diz que a simetria na reverso do tempo violada na natureza. Essa pequena assimetria envolve a bariognese, processo pelo qual o universo quase inteiro de matria, com quase nenhuma antimatria livre.

Em outras palavras, esse resultado signica que o acoplamento bastante grande em baixas energias, resultando no j discutido connamento dos hdrons. As outras constantes de acoplamento da tabela tm os mesmo signicados. Finalmente, as quatro interaes podem ser observadas, por exemplo, em um distrbio no campo gravitacional, que pode ser descrito como a troca de dois grvitons. O eletromagnetismo age entre partculas eletricamente carregadas e o fton carrega a informao (momento e energia) entre as partculas carregadas, no tendo nem carga nem massa. a troca de ftons entre eltrons negativos e o ncleo positivo do tomo que o mantm intacto e determina seu tamanho (quanto maior o tamanho, mais fraca a interao). A interao entre quarks e o fato deles serem mantidos juntos nos hdrons (connamento) feita pelos glons. Essa interao, Forte, a mais poderosa das quatro interaes. A interao Fraca (gura 9) responsvel pela transformaes das partculas (exemplo: um neutron em um prton), ou seja, os decaimentos atmicos.

Figura 10: Criao de uma Partcula (eltron) e uma Antipartcula (psitron) por um fton [9].

Figura 9: Exemplo da interao fraca: um neutron decai em um prton, com o bson W levando a carga negativa, que decai em eltron e antineutrino do eltron.

Pares de partculas - antipartculas podem se aniquilar se esto em estados qunticos apropriados. Eles podem tambm ser produzidos em vrios processos, que so usados, hoje em dia, no aceleradores de partculas para criar novas partculas e testar teorias. Alm disso, processos de alta energia na natureza podem criar antipartculas, como em raios csmicos e em certas reaes nucleares. A previso terica de antipartculas foi dada em 1927, pelas solues estados qunticos de energias negativas da equao de Dirac. A partir da equao da energia relativstica (3 e 4), ele notou que poderia no descartar as solues negativas e, ento, props que havia um mar de eltrons de energia negativa preenchendo o universo, ocupando todos os estados de baixa energia. Assim, devido ao princpio de excluso de Pauli, nenhum outro eltron poderia cair (preenchendo) nesses estados. Eventualmente, uma dessas partculas de energia negativa pularia fora do mar de Dirac e se tornaria uma partcula de energia positiva, deixando um buraco no mar, que agiria exatamente como um eltron de carga oposta. Na poca ele interpretou o processo erroneamente como um prton. Um ano depois, Dirac modicou sua teoria postulando o psitron.
E 2 = p2 c2 + m2 c4

(3)

D.

As Antipartculas

E = p2 c2 + m2 c4
E. Msons e o Mson- (1934-1947)

(4)

A cada tipo de partcula h associada uma antipartcula, com mesma massa e carga oposta (com exceo dos bsons de gauge, que no tem massa, como o fton). Mesmo partculas eletricamente neutras, como o neutron no so idnticas s suas antipartculas. As leis

O Mson- (ou Pon) o nome coletivo de trs partculas descobertas pelo fsico brasileiro Csar Lattes

6 em 1947: + , 0 e . Em 1935 foi predito a existncia de msons que carregariam as partculas da fora nuclear forte e Yukawa previu a existncia de uma partcula com massa de 100 MeV. Em 1936, foi descobrero o mon, de massa 106 MeV, mas ele no participava das interaes fortes (era um lpton, no um mson). Em 1947, nalmente, foi encontrado os msons previstos por Yukawa, com a ilustre colaborao brasileira de Csar Lattes. Hoje sabe-se que os pons so os msons mais leves, com spin nulo (bsons) e compostos de quarks da primeira gerao (um quark up e um antiquark down compe o + , um quark down e um antiquark up compe o , e o 0 composto pela combinao de um quark up com um anti-up ou um quark down com um anti-down), de acordo com a gura 11. Sua importncia se deu por serem um ingrediente fundamental para a explicao da interao nucler forte (em baixas energias) j que mediam essa interao. Em altas energias, esse papel, na verdade, dos glons.

Figura 12: Diagrama de Feynman para o decaimento dos pons carregados [7].

Ele decae devido a fora eletromagntica em dois ftons (equao 8).


0 2

(8)

Com uma pequenssima chance (menos de 1 por cento), ele tambm pode decair tambm e um par eltronpsitron (equao 9).
0 + e+ + e

(9)

F.

Neutrinos (1930-1962)

No nal da dcada de 20 do sculo passado, a anlise da energia cintica dos eltrons, emitidos em certos decaimentos radioativos, mostrava que parecia faltar energia: os eltrons, quando acelerado, ao invs de terem uma energia exata, de 0,8 MeV, possuiam uma energia varivel menor que esse valor (gura 13).
Figura 11: Representao do + em um quark up e um antiquark down [7].

Os + e tm a massa de MceV e um tempo de vida 2 de 2, 6.108 segundos. Eles decaem devido ao processo fraco em um mon e um neutrino de mon (equaes 5 e 6).
+ + +

(5) (6)
Figura 13: Um espectro de decaimento . A energia do eltron emitido pode variar entre 0 e um valor mximo que neste caso cerca de 1.05 MeV. Obtido de uma dos artigos clssicos, C.D. Ellis e W. A. Wooster, Proc. R. Soc. (London) A117, 109 (1927) [18]

H uma pequena chance (menos de 1 por cento) de decairem em um eltron e no neutrino do eltron (equao 7).
+ e+ + e , e + e

(7)

Uma forma de representar esse comportamento atravs dos diagramas de Feynman (descritos mais adiantes), como se pode observar na gura 12. O 0 tem uma massa um pouco menor, de 135 MceV e 2 um tempo de vida tambm menor: 8, 4.1017 segundos.

A predio terica de uma nova partcula muito pequena que acompanhava o eltron em sua acelerao se deu por Wolfgang Pauli, em 1931, que observou que era a explicao mais plausvel para a energia se conservar (sua

7 famosa carta est na gura 14) . A comprovao experimental se deu somente em 1956, sendo que o primeiro detector de neutrinos consistia de uma cuba com 400.000 litros de tetracloroetileno.
G. Bsons de Higgs

Bson de Higgs uma partcula elementar escalar macia hipottica predita para validar o Modelo Padro. a nica partcula do modelo que ainda no foi observada e representa a chave para explicar a origem da massa das outras partculas elementares. Espera-se que o LHC (Grande Colisor de Hdrons), previsto para funcionamento no inicio de 2008, no CERN, conrme ou negue a existncia do bson de Higgs. O mecanismo de Higgs ou mecanismo de AndersonHiggs, originalmente proposto pelo fsico britnico Peter Higgs baseado na sugesto de Philip Anderson, o mecanismo que d massa a todas partculas elementares em Fsica de partculas. Ele cria o bson W diferente do fton, por exemplo. Essa partcula , de fato, o quantum de um dos componentes de um campo de Higgs. No espao vazio, o campo de Higgs adquire um valor diferente de zero, que permeia a cada lugar no universo todo o tempo. Este valor da expectativa do vcuo (VEV) do campo de Higgs constante e igual a 246 GeV. A existncia deste VEV diferente de zero tem o papel fundamental de dar a massa a cada partcula elementar, incluindo o prprio bson de Higgs. A aquisio de um VEV diferente de zero quebra espontaneamente a simetria de calibre da fora eletrofraca o mecanismo de Higgs. Este o nico mecanismo conhecido capaz de dar a massa aos bson de calibre que tambm compatvel com teorias do calibre. Na gura 15, observa-se a densidade de energia dos campos de Higgs. O plano onde est o "sombreiro" o campo de Higgs, e a parte mais baixa das "abas", o crculo de vcuo. Basicamente, imaginando-se uma bola percorrendo o potencial, o movimento desta bola ao rolar a superfcie semelhante evoluo dos campos de Higgs: necessria energia para levantar a bola e essa energia (gravitacional) aumenta com a altura, ou seja, a energia gravitacional da bola proporcional densidade de energia do campo de Higgs. O valor da densidade de energia grande se ambos os campos forem zero, mas a densidade de energia desaparece quando os campos de Higgs correspondem a qualquer ponto do "crculo de vcuo". Se os campos de Higgs desaparecem, a bola imaginria car no centro do chapu e a energia ser muito alta. Um ponto aleatrio do crculo de vcuo determinado por processos aleatrios na histria inicial do universo, quebrando de maneira espontnea a simetria da teoria bsica. As outras partculas da teoria interagem com os campos de Higgs de modo que so afetadas pela escolha aleatria dos valores desses campos. Como partculas diferentes interagem com campos de Higgs diferentes, surgem distines entre partculas que seriam de outra forma indistinguveis. Finalmente, a massa das partculas so determinadas pelas suas interaes com os campos de Higgs.

Figura 14: Carta de Pauli sugerindo a existncia do neutrino [18].

O neutrino uma partcula leptnica de difcil deteco. Sua massa muito pequena (no incio, pensava-se que podia ser nula) e sua carga eltrica pode ser considerada nula. Por ser um frmion, o spin do neutrino 1 2 . formado em diversos processos de desintegrao beta, e na desintegrao dos msons K. No interior do sol, por exemplo, o hidrognio convertido em hlio e os ftons provindos do astro so acompanhados por neutrinos. Estima-se que na Terra o uxo de neutrinos seja de cerca de 40 mil milhes por segundo e cm2 . Assim, os neutrinos sofrem apenas interaes fracas e gravitacionais. Experimentos executados em laboratrios de partculas indicam que se transformam de um tipo em outro durante seu deslocamento. A isto se chama oscilaes de neutrinos, mas estas oscilaes no eram preditas no Modelo Padro. Essa foi a primeira evidncia de um fenmeno no descrito pela teoria, e, por isso, Koshiba e Davis ganharam um Prmio Nobel em 2003. Por m, os trs tipos de neutrinos previstos no Modelo Padro so:
Neutrino do eltron Neutrino eletrnico

associado ao eltron, de nmero eletrnico +1.

Neutrino do mon Neutrino munico asso-

ciado ao mon-menos, e de nmero munico +1.

Neutrino do tau Neutrino taunico, associ-

ado ao tau, e de nmero taunico +1.

Figura 15: O potencial do campo de Higgs chamado de 'El Sombrero' ou 'chapu mexicano'. O formato do Potencial explica porque outras partculas no Modelo Padro so Massivas [3] [15].
H. Resultados Bem-Sucedidos do Modelo Padro

Figura 16: Neste diagrama de Feynman, uma partcula interage com um fton (o tempo decorre da esquerda para a direita).

* Predio da existncia dos bsons W e Z, dos glons, do quark top e do quark charm. * O grande colisor de Eltron-Psitron no CERN observou, durante dois anos, 20 milhes de bsons Z, que decaiam da forma prevista no Modelo Padro. * Predio do ngulo de mistura eletrofraca: esse ngulo deve ter o mesmo valor em todos os processos eletrofracos. Isso foi observado, com preciso de 1 por cento.
II. DIAGRAMAS DE FEYNMAN

A verdade rara vez pura e jamais simples. Oscar Wilde, "A Importncia de se chamar Ernesto, Ato I"'

Figura 17: As seis interaes de partculas com ftons, sendo que cada uma representa um processo diferente, e os processos reais so combinao desses processos simples.

O diagrama de feyman uma ferramente inventada por Richard Feynman para calcular espalhamentos e reaes na teoria quntica de campos. Partculas so representadas por linhas, que podem ser desenhadas de vrias maneiras, dependendo do tipo da partcula (em geral, frmions so representados por linhas retas e bsons por linhas curvas). Um ponto onde as linhas se conectam chamado de vertex de interao, esse ponto tem o valor da constante de acoplamento em questo (os da tabela II). As linhas so de trs tipos: internas (que conectam dois vrtices), entrando (que vem do passado, representam o momento inicial) e saindo (vo para o futuro, momento nal). A parte inferior do diagrama representa o passado e a parte superior, o futuro. Exemplos pode ser vizualizados nas guras 17, 16 e 18.
III. LEIS DE CONSERVAO

Qualquer lei de conservao uma identidade matemtica para alguma simetria em um sistema fsico (conforme o Teorema de Noether, a seguir). Uma propriedade conservada em um sistema fsico pode ser conservada localmente ou globalmente. Exemplos de leis de conservao que no podem ser violadas:
Energia, Momento Linear, Momento Angular, Carga eltrica, Carga de cor, Probabilidade, Nmero eletrnico, munico e taunico.

Nesse mundo, nada para ser temido, somente compreendido. Madame Curie, 1867-1934

H tambm leis de conservao aproximadas, que so verdade em condies particulares, como baixas velocidades, pequenas escalas de tempo ou certas interaes:
Massa (baixas velocidades),

9 O conjunto de operaes de simetria em qualquer sistema deve respeitar as seguintes propriedades: 1. Fechamento: o conjunto deve ser fechado em si (para qualquer operao algbrica) 2. Identidade: h um elemento no conjunto que quando multiplicado por qualquer outro elemento resulta nesse elemento. 3. Inversidade: para cada elemento do conjunto, h um outro elemento inverso, cuja soma de ambos resulta na identidade. 4. Associatividade: as operaes no conjunto de simetria so associativas.
IV. O LHC

Figura 18: Neutrinos de eltron e do mon interagindo com ftons e resultando em eltrons e mons, respectivamente.
Nmero Barinico, Nmero leptnico, Sabor (violado pela interao fraca), Paridade, Simetria CP.

Se soubssemos o qu estamos fazendo, no se chamaria de pesquisa. Albert Einstein, 1879-1955

O Teorema de Noether expressa a equivalncia entre duas propriedades diferentes das leis fsicas, emparelhando dois conceitos bsicos: a invarincia (simetria) da forma que uma lei Fsica toma em relao a qualquer transformao generalizada que preserva o sistema de coordenadas (espacial e temporal), e sendo o outro a lei de conservao de uma quantidade Fsica. De um modo geral, as simetrias associadas s leis de conservao podem ser vistas na tabela III.
Simetria Lei de conservao Translao no Tempo energia Translao no Espao momento Rotao momento angular Transformao de Calibre carga Tabela III: Algumas simetrias associadas com suas leis de conservao.

O Large Hadron Collider (LHC), um anel de coliso de 27 Km de circunferncia, constuda no CERN, colidir feixos de prtons a 14 TeV, tem sido esperado ansiosamente pelos fsicos pois seu funciomaneto (previsto para o incio de 2008) poder detectar ou no partculas como o bson de Higgs, e, conqentemente, comprovar (ou no) a eccia de previses do Modelo Padro. Tambm se procurar a existncia da super simetria. Nos colisores, as partculas so aceleradas dentro de um campo eletromagntico at atingirem altos nveis energticos, e depois so colididas com outras partculas de matria. Quando os feixes de partculas viajam dentro do anel de coliso, elas so aceleradas pelos campos eltricos, sendo assim, os campos eltricos so proporcionais energia das partculas: quanto maior o campo eltrico maior ser a energia da partcula. Essas partculas absorvem parte da energia da onda de rdio a medida que circulam nas cavidades de coliso. Para que os feixes de partculas passem pelas cmeras a vcuo varias vezes, elas precisam ser circulares. Para assim obter uma enorme quantidade de energia, preciso bombardear dois feixes de partculas um dentro do outro, pois as partculas aniquilam umas as outras, liberando uma energia to alta que pode ser convertida em partculas pesadas.

10
Figura 19: Vista area do LHC, no Cern [8].

primeira gerao. Por que no h mais geraes?


As interaes dos campos de Higgs (bson de

Higgs) fazem com que as partculas tenham massa. O Modelo Padro ainda no consegue explicar as formas particulares das interaes do bson de Higgs. Mais desenvolvimentos em cima do Modelo explicaro essas interaes? quarks e lptons pelo Modelo Padro?

Como explicar as massas de eltrons, neutrinos, Como explicar a expanso acelerada do Universo

causada pela energia escura pelo Modelo Padro? pelos mesmos campos do Modelo Padro?

Como explicar a Inao (logo aps o Big Bang) J que o Universo comeou com o Big Bang, como
V. PROBLEMAS EM ABERTO E QUESTES REMANESCENTES

explicar que ele deveria ter evoludo de forma a conter a mesma quantidade de matria e antimatria? pode ser formada por partculas do Modelo Padro. Alguma adaptao ao Modelo poder explicar a matria escura?

Como incluir a gravidade no Modelo Padro?

Um quarto do Universo matria escura, que no

Abandonar o Modelo ou adapt-lo?

O Modelo Padro descreve 3 geraes de partcu-

las, sendo que o mundo cotidiano explicado pela

[1] Pgina disponvel em 12/08/2007 . [2] Pgina disponvel em 12/08/2007. [3] Pgina disponvel em

http://particleadventure.org, http://teachers.web.cern.ch,

ltimo acesso em ltimo acesso em

[9] Pgina disponvel em

12/08/2007. [10] Pgina disponvel em [11] Pgina disponvel em [12] Pgina disponvel em [13] Pgina disponvel em [14] [15] [16] [17] [18]

http://www.astro.iag.usp.br/~ronaldo/intrcosm/ Glossario/Antipart.html, ltimo acesso em http://nuclear.ucdavis.edu/~calderon/Research/ physicsResearch.html, ltimo acesso em 12/08/2007. http://www.answers.com/topic/standard-model?cat= technology, ltimo acesso em 12/08/2007. http://www.lip.pt/~outreach/posters/posters_eng. html, ltimo acesso em 12/08/2007. http://wwwlapp.in2p3.fr/neutrinos/ankes.html, l-

acesso em 12/08/2007. [4] Pgina disponvel em

http://www.physicsmasterclasses.org/exercises/ hands-on-cern/pictures/sm_higgs2.gif, ltimo http://www2.slac.stanford.ed/vvc/theory,

acesso em 12/08/2007. [5] Pgina disponvel em http://pdg.lbl.gov, ltimo acesso em 12/08/2007. [6] Pgina disponvel em [7] Pgina disponvel em 12/08/2007. [8] Pgina disponvel em
http://www.fsc.ufsc.br/~canzian/particulas/ texto1.html, ltimo acesso em 12/08/2007. http://www.wikipedia.com,

ltimo

ltimo

acesso

em

http://faculty.fullerton.edu/cmcconnell/304/LHC. htm, ltimo acesso em 12/08/2007.

timo acesso em 12/08/2007. "D.Griths", Introduction to Elementary Particles. "A. Guth", O Universo Inacionrio. "Horvath et al", Cosmologia Fsica. M. Gell-Mann, Phys. Lett. 8, 214 (1964). Didier Verkindt, History of the Neutrinos http://wwwlappin2p3.fr/neutrinos/aneut.html, ltimo acesso em 20/08/2007

11

Figura 20: Grande Resumo do Modelo Padro: Frmions, Bsons e propriedades de Interao.

Das könnte Ihnen auch gefallen