Sie sind auf Seite 1von 4

1

QUESTIONRIO DE GESTO ESTRATGICA DA ARMAZENAGEM ACADMICO: EDINEY LOPES COSTA RA 402468

1.

QUAIS OS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA UMA EMPRESA USAR A ARMAZENAGEM.

Dentre os principais motivos da armazenagem esto: Equilibrar produo com demanda; Garantir continuidade cadeia de suprimentos, agregando valor na oferta de servios diferenciados aos clientes. A armazenagem um componente essencial da logstica, pode servir como redutor dos custos de transportes, pois permite o uso de quantidades econmicas de transportes, ou seja, utilizando-se o mximo que o responsvel pelo frete consegue lhe trazer voc estaria economizando custos com esse servio.

1.1.MOTIVOS ECONMICOS E DE SERVIOS.

MOTIVOS ECONOMICOS

Economias advindas de operaes de consolidao e desmembramento; Economias de Transporte; Economias de produo (lotes econmicos); Descontos nas quantidades adquiridas e nas taxas de transporte; Economias devidas as reduo dos nveis de risco e de estoques, por adiamento (postponement) das operaes de finalizao do produto.

MOTIVOS DE SERVIO Manter uma origem de oferta; Cobrir diferenas de tempo e espao entre produtores e consumidores; Atender as oscilaes no mercado (sazonalidade, competio, ...); Dar suporte a polticas de nvel de servio (entregas em 48horas).

2
2.

QUAIS OS OBJETIVOS DE PLANEJAMENTOS DE OPERAES DA ARMAZENAGEM

O objetivo da armazenagem demonstrar que existem vrios mtodos de armazenagem para os diversos produtos existentes na empresas, independente de tamanho, forma ou especificaes tcnicas, possa contribuir para uma melhoria da eficincia das organizaes. A armazenagem uma funo que consiste, no seu sentido mais amplo da palavra, em uma atividade grandiosa e complexa, sob o ponto de vista operativo, a servio do processo produtivo e da organizao distributiva. Minimizar os custos operacionais de armazenagem mantendo o nvel de servio desejado; Especificar equipamentos e sistemas no contexto planejado; Maximizar a utilizao efetiva do espao; Otimizar os fluxos fsicos e de informaes; Prover flexibilidade.

2.1. INSTALAES, CUSTO OPERACIONAIS, NVEL DE SERVIO, EQUIPAMENTO E SISTEMAS, UTILIZAO DO ESPAO, FLUXO FSICO E DE INFORMAES. INSTALAES: Compreende basicamente nos seguintes tipos: ARMAZM Edificao dotada de piso, cobertura e paredes frontais e laterais, de isolamento "quase" perfeito e obriga-se ao atendimento de normas tcnicas, de segurana e infraestrutura. GALPO Estrutura dotada de piso, cobertura a paredes frontais e laterais. Em rigor no ocorre uma grande preocupao de infra-estrutura e ao de agentes externos noivos aos materiais. PTIOS OU REAS DESCOBERTAS rea descoberta, porm cercada, calada e dotada de infra-estrutura de escoamento pluvial e iluminao. OUTROS - Silos, tanques, etc.

CUSTOS OPERACIONAIS So aqueles aplicados nas estruturas e condies necessrias para que a empresa possa guardar seus produtos adequadamente. Podemos citar como exemplo aluguel de armazenagem, aquisies de paletes, custo com pessoal de armazenagem, etc. Os custos de armazenagem so gerados pela produo que no e vendida, assim ira impactar negativamente o resultado. O armazenamento consome espao, demanda movimentao dentro da fbrica, pode danificar o material, e torn-lo obsoleto, gerando custo de manuteno do capital. Caso exista a necessidade de armazenar matrias muito importante e at preocupante controlar esses estoques. Os custos com armazenagem e manuseio de mercadorias podem absorver de 10 a 40% das despesas logsticas de uma firma.

NVEIS DE SERVIO Exigncias bsicas do cliente (7certos) Produto (especificaes) Volume (quantidade) Prazo de entrega Local de entrega o Fabrica, armazm, operador logstico Condies: o Qualidade: sem avarias o Embalagens: o Etc. Restries ao uso de alguns materiais Uso para abastecimento de linha Dimenses.

EQUIPAMENTOS E SISTEMAS, UTILIZAO DO ESPAO, FLUXO FSICO E DE INFORMAES. Os equipamentos de movimentao so muitos importantes para o bom desempenho das prticas de armazenagens, existem vrios tipos de equipamentos com tecnologias avanadas que proporcionam rapidez e segurana, pois, na escolha dos equipamentos que determina a melhor maneira, a forma, as tcnicas e condies de armazenamento dentro de qualquer empresa; independente do ramo de atividades. Atualmente as empresas se especializam cada vez mais no controle das atividades destinadas aos processos de armazenamento dos produtos; seguindo procedimentos para otimizar todos os processos de armazenagem, e a utilizao de sistema de Informao (WMS Warehouse Management System Sistema de Gerenciamento de armazns), etiqueta de identificao dos pallets, equipamentos de movimentao, estruturas de verticalizaes nas atividades destinadas aos processos de armazenamentos de produtos. Podem-se perceber como desvantagem das instalaes intermedirias dos sistemas de distribuio direta os custos e os esforos que os outros membros da cadeia de suprimentos devem absorver para que o sistema alcance o sucesso. Diante deste cenrio, as instalaes de armazenagem tradicionais, que possuem processos baseados em papel, tero dificuldades em atender a estes novos requisitos. Estas mesmas instalaes operam com sistemas computacionais ultrapassados, que foram projetados para maximizar a utilizao do espao, no a eficincia do fluxo fsico, por isso o atraso tecnolgico vigente. Antes de tudo necessria uma rigorosa avaliao, sabendo quais so seus objetivos, avaliando o que ser necessrio e qual ser o melhor mtodo para se trabalhar. Verificando que a armazenagem ser necessria devemos buscar sempre um melhor local e com menos custo possvel para se fazer um centro de distribuio. Nunca perder o controle do seu estoque, nem financeiramente e nem fisicamente, assim teremos controle sobre o que temos e se realmente aquilo necessrio, e por fim classificar seus itens em grau de importncia para sabermos qual rea devemos ter mais cuidados e ateno.

Das könnte Ihnen auch gefallen