Sie sind auf Seite 1von 15

Arquivologia para Concurso

Dt: 080612-Lou

Prof(a). Giovanna Carranza

CONCURSO: ASSUNTO:

POLCIA FEDERAL - ESCRIVO


ARQUIVOLOGIA

Modulo 00 Ciclo vital dos documentos: A Teoria das 3 idades (Cespe MMA - Agente Administrativo 2009) - Determinada organizao instalada em Braslia enviou um documento a funcionrio do Ministrio do Meio Ambiente MMA, a fim de que fossem resolvidos problemas entre as duas instituies. No MMA, o setor que recebeu o documento coletou algumas informaes deste, incluindo-as em uma base de dados. Em seguida, o documento foi enviado para o destinatrio, tramitando, posteriormente, em vrios setores at que os problemas fossem resolvidos. Depois de arquivado por determinado perodo no ltimo setor para onde havia sido enviado, o documento foi encaminhado a outro espao, onde deve ser mantido at ser eliminado. Considerando a situao hipottica acima, julgue os itens 1 a 3, acerca de arquivo. 01. Enquanto tramitava nos vrios setores, o documento em questo fez parte dos arquivos correntes do MMA. 02. Na situao considerada, o documento, antes de ser eliminado, deve ser mantido no arquivo permanente. 03. O arquivo intermedirio deve ser subordinado tcnica e administrativamente ao arquivo permanente, para que seja evitada a proliferao de depsitos e mantida uniforme a poltica arquivstica da instituio. 04. (Cespe Ministrio da Integrao Assistente Tcnico - Administrativo 2009) - Os arquivos correntes so constitudos de documentos com pouca frequncia de uso que, pelo valor informativo que apresentam, so mantidos prximos de quem os recebe ou os produz.

05. (Cespe MMA - Agente Administrativo 2009) A gesto de documentos aplicada originalmente na idade permanente. 06. (Cespe Anvisa 2007) - Arquivos intermedirios, tambm denominados limbos ou purgatrios, so constitudos de documentos em curso ou consultados freqentemente, conservados em escritrios ou em dependncias prximas de fcil acesso. 07. (CESPE SEPLAG/DFTRANS Analista de Transportes Urbanos/ Arquivista - 2008) - Guarda temporria sinnimo de arquivo intermedirio. 08. (Cespe SEPLAG/DFTRANS - Analista de Transportes Urbanos/Arquivista - 2008) - Os documentos de valor permanente podem ser alienveis, mas so imprescritveis. 09. (Cespe TRE/GO Tcnico Judicirio/ Administrativo 2009 - Adaptada) A legislao determina que todos os documentos produzidos e acumulados por rgos pblicos e instituies de carter pblico devem ser identificados como correntes, intermedirios ou permanentes e devem receber tratamento adequado. 10. (Cespe TRE/GO Tcnico Judicirio/ Administrativo 2009 - Adaptada) Chamase ciclo vital o sistema de registro de documentos que permite controlar a produo e a tramitao na fase corrente e a passagem para a intermediria por meio de listagens, repertrios, ndices e planos de arquivamento. 11. (Cespe TRE/MA - Tcnico Judicirio/ Administrativa -2009 Adaptada) Os arquivos intermedirios so formados por documentos que perderam a vigncia administrativa, mas so providos de valor histricocultural.

Rua Baro de Aratanha, 98 Centro Fortaleza/CE. Fone (85) 3474.8400 www.masterconcurso.com.br

Arquivologia para Concurso


Dt: 080612-Lou

Prof(a). Giovanna Carranza

GABARITO: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 C E C E E E C E C E E Anotaes:

Mdulo 01 - Fundamentos de arquivologia Parte 01 (CESPE MMA - Agente Administrativo 2009) - Determinada organizao instalada em Braslia enviou um documento a funcionrio do Ministrio do Meio Ambiente MMA, a fim de que fossem resolvidos problemas entre as duas instituies. No MMA, o setor que recebeu o documento coletou algumas informaes deste, incluindo-as em uma base de dados. Em seguida, o documento foi enviado para o destinatrio, tramitando, posteriormente, em vrios setores at que os problemas fossem resolvidos. Depois de arquivado por determinado perodo no ltimo setor para onde havia sido enviado, o documento foi encaminhado a outro espao, onde deve ser mantido at ser eliminado. Considerando a situao hipottica acima, julgue os itens 1 a 3, acerca de arquivo. 1. Enquanto tramitava nos vrios setores, o documento em questo fez parte dos arquivos correntes do MMA. 2. Na situao considerada, o documento, antes de ser eliminado, deve ser mantido no arquivo permanente. 3. O arquivo intermedirio deve ser subordinado tcnica e administrativamente ao arquivo permanente, para que seja evitada a proliferao de depsitos e mantida uniforme a poltica arquivstica da instituio. 4. (Cespe Ministrio da Integrao Assistente Tcnico - Administrativo 2009) - Enquanto tramitam pelas unidades polticoadmininistrativas, os processos fazem parte dos arquivos ativos ou correntes do rgo ao qual pertencem. 5. (CESPE STJ - Tcnico Judicirio rea: Administrativa/2008) - Os arquivos correntes de um rgo so formados pelas correspondncias recebidas e expedidas, diferentemente do arquivo intermedirio, que responsvel pela guarda de processos administrativos.

Rua Baro de Aratanha, 98 Centro Fortaleza/CE. Fone (85) 3474.8400 www.masterconcurso.com.br

Arquivologia para Concurso


Dt: 080612-Lou

Prof(a). Giovanna Carranza

6. (CESPE STJ - Tcnico Judicirio rea: Administrativ/2008) - Os documentos dos arquivos correntes representam um ponto de partida para a tomada de decises no rgo/instituio. 7. (CESPE STJ -Tcnico Judicirio rea: Administrativa-2008) Os documentos consultados com pouca freqncia fazem parte do arquivo corrente. 8. (CESPE SEPLAG/DFTRANS - Analista de Transportes Urbanos/ Arquivista 2008) - Os documentos de valor permanente podem ser alienveis, mas so imprescritveis. 9. (CESPE Anvisa 2007) - Arquivos intermedirios, tambm denominados limbos ou purgatrios, so constitudos de documentos em curso ou consultados freqentemente, conservados em escritrios ou em dependncias prximas de fcil acesso. 10. (CESPE TRE/GO Tcnico Judicirio/ Administrativo 2009 Adaptada) - A teoria das trs idades aquela que afirma que os documentos passam por diferentes fases, determinadas, por um lado, pela frequncia de uso dos documentos pela entidade produtora ou acumuladora e, por outro lado, pela identificao dos valores primrio e secundrio presentes ou no nos documentos. 11. (CESPE TRE/GO Tcnico Judicirio/ Administrativo 2009 Adaptada) - A legislao determina que todos os documentos produzidos e acumulados por rgos pblicos e instituies de carter pblico devem ser identificados como correntes, intermedirios ou permanentes e devem receber tratamento adequado. 12. (CESPE TRE/GO Tcnico Judicirio/ Administrativo 2009 Adaptada) - Chama-se ciclo vital o sistema de registro de documentos que permite controlar a produo e a tramitao na fase

corrente e a passagem para a intermediria por meio de listagens, repertrios, ndices e planos de arquivamento. 13. (CESPE TRE/GO Tcnico Judicirio/ Administrativo 2009 Adaptada) - Os documentos considerados correntes so caracterizados por estarem ativos, ou em curso; em muitos casos, mesmo quando no h mais a movimentao dos documentos, eles so alvo de consultas frequentes. 14. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/ Administrativa -2009 adaptada) - Os documentos do arquivo intermedirio so mantidos por conta dos prazos prescricionais e precaucionais e aguardam a destinao final: eliminao ou guarda permanente. 15. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/Administrativa -2009 adaptada) - Os arquivos intermedirios so formados por documentos que perderam a vigncia administrativa, mas so providos de valor histricocultural. 16. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) - A legislao brasileira define arquivo como sendo o conjunto formado exclusivamente por documentos textuais oficiais, produzidos e recebidos por rgos pblicos de mbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal, em suas funes administrativas, legislativas e judicirias, ou por instituies de carter pblico, ou ainda por entidades privadas, encarregadas da gesto de servios pblicos. 17. (CESPE ANVISA -Tcnico Administrativo 2007) - O carter orgnico uma das caractersticas bsicas dos arquivos. 18. (Cespe Policia Federal Escrivo 2009) - O tamanho do acervo documental e a sua complexidade definem se o fundo de arquivo de uma instituio pblica ou privada um fundo fechado ou aberto.

Rua Baro de Aratanha, 98 Centro Fortaleza/CE. Fone (85) 3474.8400 www.masterconcurso.com.br

Arquivologia para Concurso


Dt: 080612-Lou

Prof(a). Giovanna Carranza

19. (Cespe Policia Federal Escrivo 2009) - As informaes contidas nos documentos de arquivo so produzidas no ambiente interno da organizao ou so recebidas do ambiente externo e tm uma relao direta ou indireta com a misso dessa organizao. 20. (CESPE SECAD/TO Papiloscopista 2008) - Os documentos podem servir como objeto de prova de transaes realizadas. 21. (CESPE ANVISA -Tcnico Administrativo 2007) - Os arquivos so constitudos pelos documentos produzidos pela prpria organizao. Quando recebidos de outras organizaes, os documentos so registrados nos servios de protocolo, mas no so considerados arquivsticos. 22. (Cespe Policia Federal Escrivo 2009) - Documentos de arquivo produzidos ou recebidos por uma instituio pblica ou privada, com valor administrativo, legal ou fiscal, considerados como parte do arquivo intermedirio dessa instituio, so tambm considerados de valor secundrio. 23. (CESPE ME - Arquivista 2008) - A funo secundria dos arquivos inerente aos prprios documentos. a conseqncia da ao deliberada de pessoas, famlias, comunidades, governos e naes em acrescentar os arquivos sua memria coletiva. 24. (CESPE ME - Arquivista 2008) - A funo de herana cultural , s vezes, atribuda aos arquivos que no foram criados deliberadamente como lembrana de um passado ilustre. 25. (CESPE SECAD/TO Papiloscopista 2008) - Os documentos de arquivo podem ser acumulados pelas atividades-meio e fim do rgo pblico ou instituio. 26. (CESPE ME - Arquivista 2008) - Os arquivos funcionam como a memria dos produtores de documentos e da sociedade em geral e servem, em primeira instncia, para apoiar o gerenciamento operacional.

27. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/ Administrativa -2009 Adaptada) - Arquivo o conjunto de material, em sua maioria impresso, disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta. 28. (CESPE TRE/MG -Tcnico Judicirio/ Administrativa 2009 - Adaptada) - As caractersticas que distinguem os arquivos das bibliotecas incluem: o fato de a exclusividade de criao e recepo ser atribuda a um rgo, uma empresa ou uma instituio; a organicidade, de forma que um documento se ligue a outros do mesmo conjunto; e, o carter probatrio dos documentos nas transaes realizadas pelo rgo, pela empresa ou pela instituio responsvel por eles. 29. (CESPE TRE/MG -Tcnico Judicirio/ Administrativa 2009 - Adaptada) - As caractersticas que distinguem os arquivos das bibliotecas no incluem o fato de os documentos de arquivo se originarem no curso das atividades de um rgo, uma empresa ou uma instituio. 30. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/ Administrativa -2009 Adaptada) - O arquivo criado e recebido por um rgo, empresa ou instituio exclusivamente no desenvolvimento de suas atividades, no sendo colecionado por motivos culturais. 31. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/Administrativa -2009 Adaptada) - Em relao natureza do assunto, os documentos de arquivo podem ser classificados em arquivo especial e arquivo especializado. 32. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/Administrativa -2009 Adaptada) - Quanto abrangncia da atuao, os arquivos so classificados em correntes e intermedirios. 33. (CESPE SECAD/TO Papiloscopista 2008) - Os arquivos podem ser divididos em: correntes, semipermanentes e permanentes.

Rua Baro de Aratanha, 98 Centro Fortaleza/CE. Fone (85) 3474.8400 www.masterconcurso.com.br

Arquivologia para Concurso


Dt: 080612-Lou

Prof(a). Giovanna Carranza

34. (CESPE ME - Arquivista 2008) - O contexto arquivstico formado por todos os fatores ambientais que determinam como os documentos so gerados, estruturados, administrados e interpretados. 35. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) - A pessoa que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerados como de interesse pblico e social ficar sujeita responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislao em vigor. 36. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) - correto afirmar que o princpio tericometodolgico fundamental da teoria arquivstica o respeito provenincia. 37. (CESPE ANVISA -Tcnico Administrativo 2007) - O princpio da naturalidade dos arquivos a lei que rege as intervenes arquivsticas. 38. (CESPE ME - Arquivista 2008) - O princpio da reversibilidade, que o segundo nvel de aplicao do princpio da provenincia, determina que o arquivo deva conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pela pessoa ou pela famlia que o produziu. 39. (CESPE Defensoria Pblica da Unio - Arquivista 2010) O princpio de respeito ordem original (A) estabelece que todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido. (B) refere-se ordem fsica que os documentos tinham no arquivo corrente. (C) relaciona-se separao de um fundo de arquivo de outros fundos. (D) determina que os documentos devem ser classificados por assunto. (E) refere-se ao respeito organicidade e ao fluxo natural e orgnico com que os documentos foram produzidos.

40. (Cespe Policia Federal Escrivo 2009) - Um dos critrios para que uma instituio pblica ou privada constitua um fundo de arquivo possuir atribuies precisas e estveis, definidas por um texto com valor legal ou regulamentar. 41. (Cespe Policia Federal Escrivo 2009) - O princpio de respeito aos fundos fundamental para a ordenao dos acervos arquivsticos de terceira idade, o que torna evidente que a estrutura e o funcionamento da administrao so os elementos que guiam o arranjo dos documentos. 42. (Cespe Policia Federal Escrivo 2009) - A instabilidade institucional, uma das principais caractersticas da administrao pblica brasileira, geralmente motivada pela fuso, separao, extino e criao de rgos pblicos, enseja uma srie de problemas para a gesto dos arquivos desses rgos. Para lidar com esses problemas, o princpio da pertinncia o conceito adequado. GABARITO: 01 02 03 C E C 11 12 13 C E C 21 22 23 E E E 31 32 33 E E E 41 42 C E Anotaes:

04 C 14 C 24 C 34 C

05 E 15 E 25 C 35 C

06 C 16 E 26 C 36 C

07 E 17 C 27 E 37 E

08 E 18 E 28 C 38 C

09 E 19 C 29 E 39 E

10 C 20 C 30 C 40 C

Rua Baro de Aratanha, 98 Centro Fortaleza/CE. Fone (85) 3474.8400 www.masterconcurso.com.br

Arquivologia para Concurso


Dt: 080612-Lou

Prof(a). Giovanna Carranza

Modulo 02 Conceitos Fundamentais de Arquivologia Parte 2 O gerenciamento da informao e a gesto de documentos 01. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) - O cidado brasileiro tem o direito de receber dos rgos pblicos informaes relativas a seus direitos e deveres, exclusivamente particulares, contidas em documentos de arquivo, quando autorizado pelo judicirio. Outras informaes so originariamente consideradas sigilosas, a fim de garantir a segurana do Estado e a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem de outras pessoas. 02. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/ Administrativa -2009 Adaptada) - Os documentos de arquivo existem em vrios exemplares, no tendo limitao quanto ao nmero de cpias. 03. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/ Administrativa -2009 Adaptada) - Os documentos textuais, audiovisuais e cartogrficos so gneros documentais encontrados nos arquivos. 04. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/ Administrativa -2009 Adaptada) - Os arquivos so reconhecidos, cada vez mais, como um capital informacional importante para as organizaes pblicas e privadas. Eles esto situados em um contexto administrativo e organizacional em que a informao deve ser considerada, organizada e tratada como um recurso to importante quanto os recursos humanos, materiais ou financeiros.
Jean-Yves Rousseau e Carol Couture. Os fundamentos da disciplina arquivstica. Lisboa: Dom Quixote, 1998 (com adaptaes).

05. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/ Administrativa -2009 Adaptada) - Os documentos de arquivo so provas de transaes realizadas nas organizaes. 06. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/ Administrativa - 2009 Adaptada) - Um documento de arquivo, mesmo destacado do todo ao qual pertence, tem o mesmo significado do conjunto no qual est inserido. 07. (CESPE ME - Arquivista 2008) Documentos de arquivo devem ser primeiramente organizados, mantidos e usados ativamente por seus criadores, depois devem ser armazenados por um perodo adicional de uso no-freqente e, finalmente, quando seu uso operacional termina completamente, devem ser recolhidos como documentos de valor ou destrudos como documentos sem valor. 08. (CESPE ME - Arquivista 2008) - O documento de arquivo fonte de prova e esse potencial probatrio advm das seguintes caractersticas desse tipo de documento: autenticidade, naturalidade, imparcialidade, interrelacionamento e unicidade. 09. (CESPE SEPLAG/DFTRANS Analista de Transportes Urbanos/ Arquivista - 2008) - Os documentos so meios naturais, imparciais, interdependentes, nicos resduos e prova das atividades do seu criador/acumulador. 10. (CESPE Policia Federal Escrivo 2009) - Uma base de dados desenvolvida em uma instituio pblica com vistas a atender, racionalizar e implementar uma de suas funes deve ser considerada como parte dos arquivos dessa instituio. 11. (CESPE ME - Arquivista 2008) - O meio, o suporte e a funo limitam o conceito de documento de arquivo. 12. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/ Administrativa - 2009 Adaptada) - O mtodo de classificao dos arquivos exige conhecimento a respeito da relao entre as
6

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue o item a seguir, relativo aos arquivos. A significao do acervo documental arquivstico independe da relao que os documentos estabelecem entre si.

Rua Baro de Aratanha, 98 Centro Fortaleza/CE. Fone (85) 3474.8400 www.masterconcurso.com.br

Arquivologia para Concurso


Dt: 080612-Lou

Prof(a). Giovanna Carranza

unidades, a organizao e o funcionamento dos rgos. 13. (CESPE SEPLAG/DFTRANS Analista de Transportes Urbanos/ Arquivista - 2008) - Os documentos de arquivo so aqueles produzidos por uma entidade pblica ou privada ou por uma famlia ou pessoa no transcurso das funes que justificam sua existncia como tal. Os documentos so, em geral, manuscritos, impressos ou audiovisuais, reprodues ou referncias virtuais. 14. (CESPE SEPLAG/DFTRANS Analista de Transportes Urbanos/ Arquivista - 2008) - O documento orgnico pode ser produzido ou recebido pela organizao da mesma forma que o documento no orgnico, pois o que os diferencia o gnero documental. 15. (CESPE ANTAQ - Analista Administrativo/ Arquivologia 2009) - A instituio como sujeito produtor de documentos , o documento de arquivo como produto da atividade da instituio e o arquivo so elementos que possibilitam o enunciado terico do princpio da provenincia. 16. (CESPE ANTAQ - Analista Administrativo/ Arquivologia 2009) - Os arquivos de uma instituio so formados a partir da informao registrada orgnica, interna ou externa, dessa instituio. 17. (CESPE ANTAQ - Analista Administrativo/Arquivologia 2009) - possvel distinguir dois nveis dos postulados fundamentais do princpio da provenincia: um primeiro nvel, que consiste em no se misturar a documentao de diferentes fundos, e um segundo nvel, que se baseia em no se misturar a documentao das diferentes unidades que compem o fundo, mantendo sua estrutura orgnica original. 18. (CESPE ME - Arquivista 2008) - O princpio da santidade defende que se deve respeitar o rgo de origem, no deixando

que seus documentos se misturem com os de outro rgo. 19. (CESPE ME - Arquivista 2008) - A ordem original dos documentos de um arquivo o fluxo natural com que eles foram produzidos e no os detalhes de ordenao do arquivamento nos setores de trabalho. 20. (CESPE Defensoria Pblica da Unio - Arquivista 2010 - Adaptada) - Arquivos correntes so formados, basicamente, por documentos com valor informativo. 21. (CESPE Defensoria Pblica da Unio - Arquivista 2010 - Adaptada) Arquivos correntes devem ser mantidos prximos dos usurios diretos em razo da frequn cia com que so consultados ou da grande possibilidade de uso que os documentos dessa idade tm. 22. (CESPE ANTAQ - Analista Administrativo/ Arquivologia 2009) - A adoo do sistema descentralizado de arquivos correntes mais adequada para pequenas organizaes, ao passo que o sistema centralizado compatvel com as organizaes mais complexas e fisicamente grandes. 23. (CESPE Defensoria Pblica da Unio - Arquivista 2010 - Adaptada) A economia na gesto dos arquivos justifica a descentralizao do arquivo intermedirio. 24. (CESPE ME - Arquivista 2008) - O diagnstico da situao arquivstica pelo alto custo deve ser adotado apenas quando o rgo pblico tem uma massa documental acumulada de grandes propores. 25. (CESPE ME - Arquivista 2008) principal dado a ser coletado em diagnstico da situao arquivstica de rgo pblico a quantificao de acervo documental. - O um um seu

26. (CESPE Policia Federal Escrivo 2009) - Uma das funes do diagnstico da situao arquivstica reunir informaes

Rua Baro de Aratanha, 98 Centro Fortaleza/CE. Fone (85) 3474.8400 www.masterconcurso.com.br

Arquivologia para Concurso


Dt: 080612-Lou

Prof(a). Giovanna Carranza

suficientes para a elaborao do cdigo de classificao e da tabela de temporalidade de documentos de arquivo. 27. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) Chama-se gesto de documentos o conjunto de procedimentos e operaes tcnicas realizados na fase corrente e na intermediria e que abrangem produo, tramitao, uso, avaliao e arquivamento de documentos, estabelecendo sua destinao, isto , determinando a eliminao ou recolhimento para guarda permanente. 28. (CESPE Defensoria Pblica da Unio - Arquivista 2010 - Adaptada) - A poltica arquivstica brasileira no reconhece a gesto de documentos como parte dos esforos necessrios para a organizao dos arquivos. 29. (CESPE TRE/MG -Tcnico Judicirio/ Administrativa 2009 Adaptada) - Com a gesto eficaz de documentos, impede-se que os documentos com valor secundrio sejam conservados permanentemente. 30. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/ Administrativa -2009 Adaptada) - No objetivo da gesto de documentos racionalizar a produo dos documentos, mas, sim, eliminar os documentos de valor secundrio. 31. (CESPE TRE/MG -Tcnico Judicirio/ Administrativa 2009 - Adaptada) - A criao, o arquivamento e a eliminao de documentos so as trs fases bsicas da gesto de documentos. 32. (CESPE MMA Agente Administrativo 2009) - A fase da gesto de documentos em que so feitas a anlise e a avaliao de documentos acumulados em arquivos conhecida como preservao de documentos. 33. (CESPE MMA Agente Administrativo 2009) - Na gesto de documentos, as atividades de protocolo, a recuperao de informaes e a elaborao

de normas de acesso documentao so desenvolvidas na fase de utilizao de documentos. 34. (CESPE Defensoria Pblica da Unio - Arquivista 2010 - Adaptada) - A gesto de documentos no est fundamentada no ciclo vital dos documentos de arquivo. GABARITO: 01 02 03 E E C 11 12 13 E C C 21 22 23 C E E 31 32 33 E E C Anotaes:

04 E 14 E 24 E 34 E

05 C 15 C 25 E

06 E 16 C 26 C

07 C 17 C 27 C

08 C 18 E 28 E

09 C 19 C 29 E

10 C 20 E 30 E

Rua Baro de Aratanha, 98 Centro Fortaleza/CE. Fone (85) 3474.8400 www.masterconcurso.com.br

Arquivologia para Concurso


Dt: 080612-Lou

Prof(a). Giovanna Carranza

Modulo 03 Continuao O gerenciamento da informao e a gesto de documentos 01. (CESPE TRE/MG -Tcnico Judicirio/ Administrativa 2009 - Adaptada) - O arquivo corrente constitudo de documentos com grande possibilidade de uso e com valor primrio. 02. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/ Administrativa -2009 Adaptada) - As atividades de protocolo fazem parte da fase de destinao na gesto de documentos. 03. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) - As atividades a seguir so rotinas de protocolo: receber documentos enviados por outras instituies; despachar documentos enviados por setores do rgo; armazenar os documentos em fase corrente; emprestar os documentos aos setores que os solicitarem; fazer o controle de retirada; controlar o prazo para devoluo do documento; prestar informaes contidas nos documentos; estabelecer procedimentos de conduta dos arquivistas com relao prtica e tica profissional. 04. (Cespe Policia Federal Escrivo 2009) - O protocolo a porta de entrada e de sada dos documentos de uma instituio e, por suas caractersticas, faz parte das atividades dos arquivos correntes. 05. (CESPE SECAD/TO Papiloscopista 2008) Recebimento e classificao, registro e movimentao e conservao e preservao so rotinas de protocolo. 06. (CESPE STJ -Tcnico Judicirio rea: Administrativa 2008) As atividades de registro, expedio, distribuio e movimentao so tpicas do protocolo, apesar de essa ltima ter uma participao importante dos setores de trabalho do rgo/instituio. 07. (CESPE STJ -Tcnico Judicirio rea: Administrativa - 2008) O protocolo

deve separar as correspondncias oficiais das particulares e a correspondncia oficial de carter ostensivo da de carter sigiloso. 08. (CESPE MMA Agente Administrativo 2009) Determinada organizao instalada em Braslia enviou um documento a funcionrio do MMA, a fim de que fossem resolvidos problemas entre as duas instituies. No MMA, o setor que recebeu o documento coletou algumas informaes deste, incluindo-as em uma base de dados. Em seguida, o documento foi enviado para o destinatrio, tramitando, posteriormente, em vrios setores at que os problemas fossem resolvidos. Depois de arquivado por determinado perodo no ltimo setor para onde havia sido enviado, o documento foi encaminhado a outro espao, onde deve ser mantido at ser eliminado. Na situao em apreo, se o documento fosse um ofcio de carter ostensivo, ele no deveria ser aberto no setor de protocolo, mas encaminhado diretamente ao destinatrio, que deveria fazer o respectivo registro no sistema de protocolo. 09. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) - A eliminao de documentos produzidos por instituies pblicas e de carter pblico somente ser realizada aps autorizao da presidncia do rgo, e sancionada em instncia superior: se federal, pela Casa Civil da Presidncia da Repblica; se estadual, pelo Gabinete do Governador. 10. (CESPE SEPLAG/DFTRANS Analista de Transportes Urbanos/ Arquivista - 2008) - A eliminao dos documentos pode ser feita, desde que, aps a extino do valor primrio (administrativo, legal ou fiscal), os documentos no apresentem valor secundrio (informativo ou probatrio). 11. (CESPE TRE/MG - Tcnico Judicirio/ Administrativa 2009 Adaptada) - Na avaliao dos documentos, aplica-se o cdigo de classificao de documentos de arquivo.
9

Rua Baro de Aratanha, 98 Centro Fortaleza/CE. Fone (85) 3474.8400 www.masterconcurso.com.br

Arquivologia para Concurso


Dt: 080612-Lou

Prof(a). Giovanna Carranza

12. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) A destinao dos documentos indicada pela tabela de temporalidade. 13. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) - Fazem parte das rotinas para destinao de documentos na fase corrente as seguintes atividades: verificar se os documentos a serem destinados esto organizados de acordo com os conjuntos definidos na tabela de temporalidade; verificar se cumpriram o prazo de guarda estabelecido; registrar os documentos a serem eliminados; proceder eliminao; elaborar termo de eliminao; elaborar lista de documentos destinados fase intermediria; operacionalizar a passagem ao arquivo intermedirio. 14. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) - O instrumento resultante da atividade de avaliao o catlogo seletivo, que indica os documentos selecionados para a guarda permanente ostensiva ou sigilosa, indicando os nveis legais de acesso a cada documento ou informao. 15. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) - A destinao dos documentos indicada pelo plano de classificao. 16. (CESPE Defensoria Pblica da Unio Agente Administrativo 2010 Adaptada) O instrumento auxiliar adotado na gesto de documentos que possibilita o arquivamento e, posteriormente, a recuperao desses documentos denominase plano de classificao. 17. (CESPE ANAC Tcnico Administrativo 2009) O arquivo intermedirio, assim como o arquivo corrente, constitudo de documentos de valor primrio. 18. (CESPE TRE/MG -Tcnico Judicirio/ Administrativa 2009 - Adaptada) - Os documentos de idade intermediria so os

que so consultados frequentemente e aos quais se tem livre acesso. 19. (CESPE TRE/MG -Tcnico Judicirio/ Administrativa 2009 - Adaptada) - O arquivo permanente formado por documentos de valor administrativo, legal ou fiscal. 20. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) - Os processos de passagem de documentos do arquivo corrente para o intermedirio e deste para o permanente so denominados, respectivamente, transferncia e recolhimento. 21. (Cespe Ministrio da Educao e Cultura Agente Administrativo 2009) Arquivamento o conjunto das operaes de acondicionamento e armazenamento de documentos. 22. (CESPE ANVISA -Tcnico Administrativo 2007) Documentos transferidos a arquivos intermedirios devem conservar a classificao que lhes foi dada nos arquivos correntes. 23. (CESPE TRE/AL - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009) O prazo indicado para o arquivamento de documentos na fase intermediria de 10 a 20 anos. 24. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/ Administrativa -2009 Adaptada) - A funo de um arquivo permanente reunir, conservar, arranjar, descrever e facilitar a consulta aos documentos. 25. (CESPE SEPLAG/DFTRANS Analista de Transportes Urbanos/ Arquivista - 2008) - As atividades relacionadas ao arquivo permanente podem ser reunidas nos seguintes grupos: arranjo, descrio e publicao, conservao e referncia. 26. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/Administrativa -2009 Adaptada) - O tratamento da documentao permanente deve ser feito a partir da
10

Rua Baro de Aratanha, 98 Centro Fortaleza/CE. Fone (85) 3474.8400 www.masterconcurso.com.br

Arquivologia para Concurso


Dt: 080612-Lou

Prof(a). Giovanna Carranza

aplicao do princpio da territorialidade, um dos princpios fundamentais da arquivologia. 27. (CESPE TRE/AL - Tcnico Judicirio/Administrativo 2009) - Os procedimentos tericos da arquivstica indicam que o arquivamento de documentos deve ser posterior sua classificao, a qual deve ter como base o plano de classificao da instituio. 28. (CESPE ANAC Tcnico Administrativo 2009) - Uma das principais funes do arquivo permitir o acesso rpido e eficiente aos documentos. Essa funo somente pode ser cumprida se os documentos forem organizados de maneira lgica e racional, respeitando as caractersticas dos documentos de arquivo. Quanto aos mtodos de arquivamento, julgue o item subsequente. O mtodo de arquivamento dos documentos de arquivo deve ser definido a partir da natureza dos documentos e da estrutura da organizao que os produz ou recebe. 29. (CESPE ANAC Tcnico Administrativo 2009) - Nome, local, nmero, data e assunto so os elementos de um documento que devem ser considerados na ordenao dos documentos de arquivo. 30. (CESPE TRE/AL - Tcnico Judicirio/ Administrativo 2009) No que se refere ao arquivamento de documentos, indicado que a instituio adote um mtodo de arquivamento nico. 31. (CESPE SECAD/TO Papiloscopista 2008) - O mtodo alfabtico um dos mtodos de arquivamento de documentos e tem o nome como principal elemento a ser considerado. 32. (CESPE STJ -Tcnico Judicirio rea: Administrativa 2008) A disposio alfabtica de pastas de documentos de um arquivo a partir das regras de alfabetao exclusiva para nomes de pessoas. 33. (CESPE TRE/MG - Tcnico Judicirio Administrativa 2009 Adaptada) - De

acordo com as regras de alfabetao, est correta a seguinte apresentao de ordenao de pastas de funcionrios de um rgo: Bezerra, Alberto Luiz Moreira, Maria Madalena Santos Cruz, Antnio 34. (CESPE TRE/MG - Tcnico Judicirio Administrativa 2009 Adaptada) De acordo com as regras de alfabetao, est correta a seguinte apresentao de ordenao de pastas de funcionrios de um rgo: Barbosa Filho, lson Vianna Neto, Milton Vianna Sobrinho, Marlene 35. (CESPE STJ -Tcnico Judicirio rea: Administrativa 2008) A disposio abaixo est correta, pois foi feita de palavra por palavra, podendo, tambm, ser feita de letra por letra. Morro Alegre Morro Branco Morro Maior Morro Santo Monteiro Montenegro 36. (CESPE Administrativo geogrfica, que tem como correspondente. ANAC Tcnico 2009) - A ordenao tpica do sistema direto, elemento principal o

37. (CESPE STJ -Tcnico Judicirio rea: Administrativa 2008) O mtodo de ordenao dos documentos a partir do uso do nome da cidade ou de um estado conhecido como Duplex. 38. (Cespe Ministrio da Integrao Assistente Tcnico- Administrativo 2009) - A disposio de processos por seu nmero um mtodo de classificao de documentos conhecido como duplex. 39. (Cespe Ministrio da Integrao Assistente Tcnico- Administrativo 2009) - Na organizao feita segundo a

Rua Baro de Aratanha, 98 Centro Fortaleza/CE. Fone (85) 3474.8400 www.masterconcurso.com.br

11

Arquivologia para Concurso


Dt: 080612-Lou

Prof(a). Giovanna Carranza

origem dos documentos, o correto dispor as pastas alfabeticamente a partir dos nomes dos rgos ou das empresas, no considerando, para fins de ordenao, os artigos e preposies que os constituem. 40. (CESPE TRE/AL - Tcnico Judicirio/ Administrativo 2009) No mtodo de arquivamento ideogrfico, o principal elemento adotado para a recuperao da informao o assunto. 41. (Cespe Ministrio da Educao e Cultura Agente Administrativo 2009) O arquivamento horizontal permite consulta rpida e evita manipulao ou remoo de outros documentos. 42. (CESPE ANAC Tcnico Administrativo 2009) - Pastas de um arquivo classificadas como acordos, convnios, correspondncias, relatrios, processos, formulrios e guias so exemplos da utilizao do mtodo de arquivamento por assunto. GABARITO: 01 02 03 C E E 11 12 13 E C C 21 22 23 C C E 31 32 33 C E E 41 42 E E Anotaes:

Modulo 04 Tipologias documentais e suportes fsicos 1. (CESPE TRE/AL - Tcnico Judicirio/ Administrativo 2009) Alm dos documentos textuais, os arquivos ocupam-se do gerenciamento e arquivamento de documentos pertencentes ao gnero iconogrfico, filmogrfico e sonoro. 2. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/ Administrativa -2009 Adaptada) Os filmes cinematogrficos e as fitas de vdeo fazem parte do gnero documental conhecido como iconogrfico. 3. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) Qualquer proposta de alterao de suporte das informaes arquivsticas deve levar em considerao as questes legais, garantias jurdicas, normalizao de procedimentos, padres de qualidade estabelecidos pela legislao brasileira. necessrio considerar, ainda, as peculiaridades de cada rgo, alm de realizar estudos de viabilidade econmica. 4. (Cespe Policia Federal Escrivo 2009) - Ofcios, memorandos, cartas, telegramas e e-mails so tipologias documentais. 5. (CESPE ANVISA Tcnico Administrativo 2007) - Microfilmagem a produo de imagens fotogrficas de um documento em formato altamente reduzido. 6. (CESPE ANVISA -Tcnico Administrativo 2007) - Uma das vantagens da microfilmagem a caracterstica de poder prescindir da organizao arquivstica de documentos e do estabelecimento de um programa de avaliao e seleo do acervo documental. 7. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/Administrativa -2009 Adaptada) - O microfilme ainda no tem reconhecimento legal no Brasil.

04 C 14 E 24 C 34 C

05 E 15 E 25 C 35 E

06 C 16 C 26 E 36 E

07 C 17 C 27 C 37 E

08 E 18 E 28 C 38 E

09 E 19 E 29 C 39 C

10 C 20 C 30 E 40 C

Rua Baro de Aratanha, 98 Centro Fortaleza/CE. Fone (85) 3474.8400 www.masterconcurso.com.br

12

Arquivologia para Concurso


Dt: 080612-Lou

Prof(a). Giovanna Carranza

8. (CESPE SEPLAG/DFTRANS - Analista de Transportes Urbanos/Arquivista - 2008) - Os documentos em tramitao ou em estudo podem, a critrio da autoridade competente, ser microfilmados, no sendo permitida a sua eliminao at a definio de sua destinao final. 9. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) Apesar de ser um processo de reproduo de documentos tradicionalmente muito utilizado, a microfilmagem no deve ser realizada quando houver inteno de eliminar os originais, pois tal processo no pode, em circunstncia alguma, ter validade em juzo. 10. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) - A atual legislao somente autoriza a eliminao de documentos permanentes aps sua reproduo por meio dos processos de microfilmagem ou digitalizao, desde que garantida a autenticidade da cpia. 11. (CESPE Defensoria Pblica da Unio Agente Administrativo 2010 Adaptada) O procedimento de microfilmagem indicado apenas para os processos que estejam em pssimo estado de conservao. 12. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/ Administrativa -2009 Adaptada) - A preservao a funo arquivstica que permite a agilizao do acesso aos documentos. 13. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) Denomina-se conservao o conjunto de atividades que visam preservao dos documentos, isto , aes realizadas com o objetivo de desacelerar os processos de degradao por meio de controle ambiental e de tratamentos especficos, como higienizao, acondicionamento, reparos e outros. 14. (CESPE TRE/MG - Tcnico Judicirio Administrativa 2009 Adaptada) As principais operaes de conservao dos

documentos so: desinfestao, limpeza, alisamento e restaurao. 15. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/ Administrativa - 2009 Adaptada) - A conservao compreende os cuidados prestados aos documentos e no se refere ao local de guarda. 16. (CESPE TRE/MG - Tcnico Judicirio Administrativa 2009 Adaptada) - A umidade mais alta e a baixa temperatura so condies ideais para a preservao dos documentos arquivsticos em papel. 17. (Cespe Policia Federal Escrivo 2009) - A luz solar, o ar seco, a elevada umidade, o mofo, as grandes variaes de temperatura e a poeira so, a mdio e longo prazos, prejudiciais conservao dos documentos. 18. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/ Administrativa - 2009 Adaptada) - A desinfestao e o alisamento so tcnicas de restaurao de documentos. 19. (CESPE TRE/MA - Tcnico Judicirio/ Administrativa -2009 Adaptada) - O silking um mtodo de desinfestao que combate os insetos e apresenta maior eficincia que a fumigao. 20. (CESPE Defensoria Pblica da Unio Arquivista 2010 - Adaptada) - So considerados agentes de degradao dos documentos, entre outros: fatores ambientais, como temperatura e umidade; e fatores fsicos, como insetos e roedores. Quando h um programa de restaurao implantado no arquivo, eliminam-se totalmente as causas do processo de deteriorao. GABARITO: 01 02 03 C E C 11 12 13 E E C

04 E 14 C

05 C 15 E

06 E 16 E

07 E 17 C

08 C 18 E

09 E 19 E

10 E 20 E

Rua Baro de Aratanha, 98 Centro Fortaleza/CE. Fone (85) 3474.8400 www.masterconcurso.com.br

13

Arquivologia para Concurso


Dt: 080612-Lou

Prof(a). Giovanna Carranza

Modulo 05 - REVISO 01 (CESPE Defensoria Pblica da Unio - Arquivista 2010 - Adaptada) O acervo arquivstico acumulado pelas empresas pblicas e pelas sociedades de economia mista considerado, de acordo com a legislao, arquivo pblico. 02. (Cespe Ministrio da Integrao Assistente Tcnico- Administrativo 2009) - Os arquivos correntes so constitudos de documentos com pouca frequncia de uso que, pelo valor informativo que apresentam, so mantidos prximos de quem os recebe ou os produz. 03. (CESPE Defensoria Pblica da Unio - Arquivista 2010 - Adaptada) O armazenamento dos documentos dos arquivos correntes deve, pelas caractersticas dessa fase, ser centralizado em um nico lugar no rgo pblico ou empresa privada. 04. (CESPE SEPLAG/DFTRANS Analista de Transportes Urbanos/ Arquivista - 2008) - Guarda temporria sinnimo de arquivo intermedirio. 05. (CESPE Defensoria Pblica da Unio - Arquivista 2010 - Adaptada) Os arquivos intermedirios so formados por documentos semiativos, que no precisam ser mantidos prximos aos usurios diretos. 06. (Cespe Policia Federal Escrivo 2009) - O documento de arquivo somente adquire sentido se relacionado ao meio que o produziu, e o seu conjunto tem de retratar a estrutura e as funes do rgo que acumulou esse documento. 07. (CESPE SECAD/TO Papiloscopista 2008) Manuscritos colecionados por uma instituio podem ser considerados arquivos. 08. (CESPE SECAD/TO Papiloscopista 2008) - A principal finalidade dos arquivos servir administrao, constituindo-se, com o decorrer do tempo, em base para o conhecimento da histria.

09. (Cespe Policia Federal Escrivo 2009) - O princpio de respeito aos fundos fundamental para a ordenao dos acervos arquivsticos de terceira idade, o que torna evidente que a estrutura e o funcionamento da administrao so os elementos que guiam o arranjo dos documentos. 10. (CESPE Defensoria Pblica da Unio - Arquivista 2010 - Adaptada) As funes de criao, avaliao, aquisio, classificao, descrio, difuso e preservao se fundamentam no princpio arquivstico da provenincia. 11. (CESPE Defensoria Pblica da Unio - Arquivista 2010 - Adaptada) Os objetivos de produo dos arquivos esto relacionados s questes administrativas, funcionais e legais. 12. (Cespe Policia Federal Escrivo 2009) Documentos iconogrficos so aqueles em formatos e dimenses variveis, com representaes geogrficas, arquitetnicas ou de engenharia. 13. (CESPE MMA Agente Administrativo 2009) - A gesto de documentos aplicada originalmente na idade permanente. 14. (CESPE Defensoria Pblica da Unio - Arquivista 2010 - Adaptada) A gesto de documentos um dos elementos da gesto da informao em um rgo pblico ou empresa privada e se distingue dos outros estoques informacionais pela natureza e pelas caractersticas do documento de arquivo. 15. (CESPE MMA Agente Administrativo 2009) - Na gesto de documentos, a fase de produo refere-se elaborao de documentos resultantes de atividades de um rgo ou setor e contribui para que sejam criados apenas documentos essenciais administrao e evitadas a duplicao e a emisso de vias desnecessrias.

Rua Baro de Aratanha, 98 Centro Fortaleza/CE. Fone (85) 3474.8400 www.masterconcurso.com.br

14

Arquivologia para Concurso


Dt: 080612-Lou

Prof(a). Giovanna Carranza

16. (CESPE Defensoria Pblica da Unio - Arquivista 2010 - Adaptada) A passagem pelo arquivo intermedirio indica que o documento vai ter como destinao final a eliminao. 17. (CESPE MMA Agente Administrativo 2009) A incluso de dados sobre o documento em uma base de dados conhecida como registro de documentos e faz parte das atividades de protocolo, vinculadas aos arquivos correntes. 18. (CESPE Defensoria Pblica da Unio Agente Administrativo 2010 Adaptada) As rotinas do setor de protocolo incluem atividades de classificao, registro, avaliao e emprstimo de documentos. 19. (CESPE Defensoria Pblica da Unio - Arquivista 2010 - Adaptada) O curso do documento desde a sua produo ou recepo at o cumprimento de sua funo conhecido como distribuio. 20. (CESPE Defensoria Pblica da Unio - Arquivista 2010 - Adaptada) - A principal funo da avaliao a eliminao de documentos. 21. (Cespe Policia Federal Escrivo 2009) - O acesso aos documentos recolhidos ao arquivo permanente, por natureza, restrito, e esses documentos podem ser consultados apenas com autorizao da instituio que os acumulou. 22. (CESPE SECAD/TO Papiloscopista 2008) - Os prazos de prescrio e decadncia de direitos, que podem ser verificados na legislao em vigor, so elementos importantes para o trabalho de avaliao de documentos. 23. (CESPE TRE/GO - Tcnico Judicirio /Administrativa 2009 - Adaptada) Os processos de passagem de documentos do arquivo corrente para o intermedirio e deste para o permanente so denominados,

respectivamente, acondicionamento.

arquivamento

24. (CESPE Defensoria Pblica da Unio Agente Administrativo 2010 Adaptada) Os documentos na fase intermediria, ou segunda idade dos arquivos so recebidos por transferncia dos arquivos correntes. 25. (CESPE SEPLAG/DFTRANS Analista de Transportes Urbanos/Arquivista 2008) Os documentos de guarda temporria devem ser mantidos por cinco anos. 26. (CESPE ANVISA -Tcnico Administrativo 2007) - Arranjo, descrio, publicao, preservao, avaliao, criao e referncia so atividades desenvolvidas nos arquivos permanentes. 27. (CESPE Defensoria Pblica da Unio Agente Administrativo 2010 Adaptada) Considere que os documentos de um determinado setor da DPU estejam organizados com base na procedncia ou local. Nessa situao, o mtodo de arquivamento adotado denomina-se onomstico. 28. (CESPE TRE/MG - Tcnico Judicirio Administrativa 2009 Adaptada) - De acordo com as regras de alfabetao, est correta a seguinte apresentao de ordenao de pastas de funcionrios de um rgo: DAlmeida, Paulo DAndrade, Roberto DCarmo, Ansio GABARITO: 01 02 03 C E E 11 12 13 C E E 21 22 23 E C E

04 C 14 C 24 C

05 C 15 C 25 E

06 C 16 E 26 E

07 E 17 E 27 E

08 C 18 E 28 E

09 C 19 E

10 C 20 E

Rua Baro de Aratanha, 98 Centro Fortaleza/CE. Fone (85) 3474.8400 www.masterconcurso.com.br

15

Das könnte Ihnen auch gefallen