Sie sind auf Seite 1von 77

Cel.

MAURCIO PIRAJ

]]

Pft~~HMU u M~HMnl[l
RESOLVIDOS E RACIOCINADOS

'.

(1." Srie -

1. Semestre)
0

..e~
RIO DE JANEIRO Largo da Cano"

~6j;~~

rit5ir~

Badtu 9.,Q.

SO PAULO R. 15 de Novembro. 62/68

Prof.lSAlAS

MAURCIO DE CARV ALHO .....

NDICE
Pgs.

Explicao necessria
NUMERAO: Lembrete terico Problemas AS QUATRO OPERAES: Lembrete terico Problemas Adio Subtrao Multiplicao " Diviso Problemas gerais ....................................... NMEROS RELATIVOS: . . . . . . . .

9 15
27-"""

36 36
37

44 50
59

Lembrete terico' ; . Problemas . DIVISIBILIDADE NUMRICA: Lembrete terico . Problemas . NMEROS PRIMOS: Lembrete terico Problemas ~ MAXIMO DIVISOR COMUM (m.d.e.): Lembrete terico Problemas ................ ............. ..... ........... MNIMO MLTIPLO COMUM (m. m. c.): Lembrete terico Problemas ............................................. FRAES ORDINARIAS Lembrete terico ,........................ Problemas ; .:: : ;'.':~:";". :"'; t:'::
~'

85 89
94 101 107 109 122 124 137 139 152 '159

EXPLICAO NECESSARIA Ao tentar a publicao da presente obra, tenho como nico objetivo, pr em mos da mocidade estudiosa um guia, um auxiliar til, capaz de resolver as dificuldades naturais do estudante de matemtica, quando procura aplicar prtica da resoluo dos problemas concretos, os princpios tericos aprendidos em aula. No tenho absolutamente a inteno de ensinar teoria, ao dar no princpio de cada captulo um pequeno LEMBRETE TERICO; desejo apenas tornar presentes ao esprito do estudante, aqules princpios e frmulas de que vai necessitar e dos quais possa estar esquecido. O estudo da teoria est naturalmente a cargo dos professres de cada um e deve ser feito pelos estudantes, com o auxlio dos livros adotados nos diversos ginsios do pas.' Para tornar o meu trabalho mais interessante aos gnasianos, fiz uma coletnea de enunciados de problemas, tirando-os de -diversos livros adotados oficialmente e resolvendo-os para o aluno. Vez por outra, desci a detalhes quase desnecessrios para quem j tem uma certa prtica de clculo e facilidade de raciocnio. Procurei escrever para o aluno que tem dificuldades, para o que precisa de explicador e deve ser auxiliado nos raciocnios mais elementares. Evidentemente, tal particularidade ser tambm de grande utilidade aos demais estudantes que se utilizarem do presente trabalho. Embora mais da metade dos problemas que se encontram nesta obra tenham seus enunciados constando do excelente livro- do professor Ary Quintela, adotado no Colgio Militar, dela tambm constam problemas cujos enunciados foram colhidos nas seguintes obras: CURSO DE ARITMTICA de F. T.D. MATEMATICA do Professor Thales de Carvalho. PROBLEMAS DE MATEMATICA do Professor, Jcomo Stavale e CURSO DE MATEMATICA do Professor Algacyr Munhoz Maeder.

CEL.

MAURICIO

PffiAJA

Algum problema que por demais interessante Ja se encontrasse resolvido em alguma das obras consultadas, no tive dvidas em transcrever para esta, embora s vzes, desenvolvendo-o mais um pouco, visando registrar os detalhes elementares, a meu ver necessrios para certa espcie de estudantes, portadores de uma base deficiente de estudos primrios. Istofoi feito, porque como disse, esta obra uma coletnea de' problemas, no se destinando a concorrer de alguma forma com quem quer que seja. O meu nico e exclusivo intento o' de ajudar, .o de facilitar a vida do estudante e o de fazer com que aproveite melhor o tempo de que' dispe para o estudo. Viso, habilit-lo a resolver problemas prticos de matemtica eiementar sem maiores dificuldades. O meu livro nose destina a anular o esfro prprio de ningum e deve ser consultado pelo aluno, com respeito a soluo dos problemas, quando de todo o estudante se convencer de que no os consegue resolver apenas com os seus prprios recursos. Quero frisar tambm, que aqui se encontram problemas resolvidos por meio. de equaes simples e pequenos sistemas: do primeiro grau. So problemas que, se resolvidos pelo raciocnio puramente aritmtico, apresentariam dificuldades quaseinsuperveis para alunos que apenas se iniciam no estudo da matria. No entretanto, podero ser aproveitados pelos alunos: das outras sries ginasiais e mesmo pelos da primeira srie, desde que com les haja sido feito um estudo mais completo e mais objetivo das iguldadese tendo tambm em vista, queo estudo dos nmeros relativos consta do programa da primeira srie ginasial. O que a meu ver no se justificaria, seria deixar de incluir tais problemas nesta obra tornando-a incompleta; apenas porque exigem um pouco mais de conhecimentos tericos. Dado porm o grande nmero de problemas que aqui se encontram resolvidos e raciocinados, o estudante ter muito por' onde escolher. Espero que os senhores professres que por acaso venham, ter conhecimento dste meu trabalho, me ajudem a difundi-o 10 entre a mocidade estudiosa da minha terra; especialmente entre aqules, que no tendo recursos para pagar um explicador particular, muita vez, por isso mesmo, abandonam o estudo da matemtica, por julg-lo acima das suas possibilidades. ~ste trabalho ser tambm de grande utilidade para aqules que se candidatam a concursos de admisso; especialmente nos: colgios Pedro lI, Militar e Instituto de Educao. Com exceode alguns problemas que no puderam ser abordados por per-

CEL. MAURICIO PIRAJA

tencerem a programas mais avanados, aqui se encontram quase todos os tipos de problemas exigidos para tais concursos. Certo de que serei compreendido por aqules que snceramente se interessam pelas questes relativas ao ensino no Brasil, deixo aqui consignados os meus agradecimentos a firma FREITAS BASTOS S. A., pela acolhida que deu ao original que submeti a sua apreciao. Rio de Janeiro, 1 de agsto de 1955. MAURICIO PIRAJA Cel. do Exrcito.

LEMBRTE

TERICO

NUMERAAO 1.) Numerao a parte da aritmtica que ensina a enunciar e escrever os nmeros. A numerao pode ser falada e escrita. Numerao falada aquela que por meio de um certo nmero de palavras que constituem a CONVENAO BASE DE UM SISTEMA DE NUMERAAO, nos permite enunciar todos os nmeros por maiores que sejam. Adotando como base do sistema de numerao o nmero 10, teremos o sistema de numerao chamado decimal e universalmente adotado. a) No sistema decimal de numerao, dez unidades de uma certa ordem, formam uma unidade de ordem imediatamente superior. b) As diversas ordens se numeram da direita para a esquerda do nmero e sero respectivamente: 1.', 2.", 3.', 4.", etc ... A 1.a ordem, chamada das unidades. A 2.', chamada das dezenas. A 3.', a das centenas. Estas trs primeiras ordens formam a primeira classe, ou classe das unidades. Da por diante e de trs em trs ordens, teremos as outras diversas classes: a segunda classe, ou dos milhares; a terceira, ou dos milhes; a quarta, ou dos bilhes, etc. Em cada uma das classes, os algarismos que representam as suas trs ordens, tomam da direita para a esquerda os nomes de: unidades, dezenas, centenas, acompanhados respectivamente das palavras: simples, de milhar, de milho, de bilho, etc. Poderemos te,r ento: unidade, dezena, centena, simples (1." classe) unidade, dezena, centena, -de milhar (2." classe)

2.) -

3.) -

10

CEL.

MAURICIO

PIRAJA

unidade, dezena, centena, .... etc . 4.) NUMERAO ESCRITA.

de milho (3.' classe}'

A conveno fundamental da numerao escrita des-coberta Indiana. Diz o seguinte: todo algarismo colocado esquerda de outro, exprime unidades dez vzes. maiores do que as unidades expressas por sse outro.. a) Um algarismo que faa parte de um nmero, pode ser considerado com dois valores: o valor absoluto e' o valor relativo. b) O valor absoluto de um algarismo, sempre o seu; valor como nmero abstrato, qualquer que seja a. posio que .le ocupe no nmero. c) O valor relativo de um algarismo dentro de um nmero, o valor que le tem de acrdo com a posioque ocupa, em relao aos demais algarismos do-o nmero. d) Colocando-se zeros direita de um nmero, le setorna dez, cem, mil, etc. vzes maior. e) Colocando-se zeros esquerda de um nmero, le nose altera. 5.) MUDANA DE BASE DE NUMERAO. a) Dado um certo nmero na base decimal, se quisermos' represent-l o em uma outra qualquer, divide-se sem-pre e sucessivamente o nmero dado pela nova base,. at que a diviso no seja mais possvel. O nmero dado ser expresso na nova base, pelo nmero for-o mado pelos quocientes e restos das diversas divises, colocados a partir do ltimo quociente da dreta.. at o ltimo resto da esquerda e na ordem em queaparecem no clculo. O ltimo quociente da direita ser sempre escrito em primeiro lugar e por isso, ser o _algarismo de ordem mais elevada do nmeroprocurado. NOTA: 1l;ste um meio prtico de fazermos a mu-dana de base, tdas s vzes que os restos e quocientes o permitirem e quando passamos o nmero da base decimal para outra. qualquer.

334 PROBLEMAS

DE

MATEM TICA

lI-

b) Para passar um nmero. escrita numa base qualquerpara a sistema de base decimal, procede-se da seguinte forma: multiplica-se o primeiro algarismo. esquerda do n-mera dada pela valor da base em que foi escrita a nmero; sorna-se sse produto. ao. segunda algarsmor a resultada, multiplica-se novamente pela base sa-manda-se ao. produto a terceira algarismo e assim par' diante, at ser utilizada o ltima algarismo. O resultada final, ser o nmero dado escrita na base deci-mal. c) O sistema DUODECIMAL aqule em que doze uni-dades de uma certa ardem, formam uma unidade deardem imediatamente superior (base 12). f:ste sistema utiliza desde a zero. at a algarismo. nave' inclusive, e cria novos smbolos que representam 10' e 11 unidades. Adotam-se geralmente as letras gregas: ALFA e BTA para representarem respectivamente' 10 e 11 unidades, e com menos freqncia, as letras: (a) e (b) do alfabeto latino. d) PASSAGEM DE UM SISTEMA QUALQUER PARA. OUTRO QUALQUER. Passa-se primeiro, o nmero, do sistema em que foi. dada para o sistema decimal e em seguida, dsse ltima, para a sistema pedida. 6.) ALGARISMOS ROMANOS. Os romanos escreviam as nmeros atribuindo. valores. convencionais a certas letras da alfabeto, e estabelecendoregras que permitissem representar todos os demais va-lores. Os algarismos romanos e seus valores convencionais so. os seguintes: I 5 10 50 100 500 1000 I V X L C D M a) Na numerao romana, um algarismo s pode serrepetido, na mximo trs vzes na mesma ordem. b) Um algarismo colocado ao lado de um outro de maior valor, ser somado sse outra quando escrita sua. direita e subtrado, quando escrito esquerda. c) Um trao horizontal colocado acima de um algarismoou de um grupo dles, torna a seu valor 1000 vzes: maor , Dois traas nas mesmas condies, aumentam, a nmero. de 1.000.000 de vzes e assim par diante.

12

CEL. MAURICIO PIRAJA

7.) -

A frmula que nos d quantos nmeros de (n) algarsmos existem, a seguinte: lOn - lOn-l = lOn-l X 9 ou:
N
=

lOn-l X 9

Fizemos io -

lOn-l

(N) a quantidade de nmeros que se escrevem, com . (n) algarismos cada um.

(n) . a quantidade de algarismos com que se escreve cada nmero. a) Se na frmula acima introduzimos 2. membro, teremos: N'
=

o fator

(n) no

10n-1

x n

Esta frmula nos d o nmero total de algarismos necessrios, (N'), para que possamos escrever a quantidade (N) de nmeros, tendo cada um, (n) algarismos.
8.) -

Quando queremos saber quantos nmeros existem entre dois nmeros dados, subtraimos o menor do maior. O resultado indica o que queremos, inclusive o maior e exclusive o menor dos nmeros. Se queremos incluir os dois limites, teremos que somar (1). Assim: entre (a) e (b) incluindo os dois limites, existem: (b - a) + 1 nmeros inteiros. a) H sempre maior quantidade de nmeros pares, quando os dois nmeros limites so pares. Achado o total de nmeros existentes entre os dois limites, para saber-se o nmero de pares e mpares, diminui-se uma unidade do total, divide-se o resto por 2 e considera-se a unidade diminuda como par; somando-a ao quociente achado, vamos encontrar a quantidade de nmeros pares existentes entre os limites considerados. A quantidade de nmeros mpares, encontra-se como lgico, subtraindo ste ltimo nmero do total. b) H sempre maior quantidade de nmeros mpares quando ambos os limites so mpares. Procede-se ento do mesmo modo que no caso anterior. Porm, considera-se como mpar a unidade diminuda e aps som-Ia ao quociente, vamos encontrar a quantidade de nmeros mpares que diminuda do total, nos dar ento a quantidade de nmeros pares.

334 PROBLEMAS DE MATEMTICA

13

c) Quando os limites so respectivamente um mpar e outro par, a quantidade de nmeros mpares sempre igual a quantidade de nmeros pares. E' bastante ento para acharmos quaisquer dessas quantidades, dividir por 2 o total de nmeros existentes entre os dois limites considerados. NOTA: Os clculos so feitos sempre das maneiras indicadas em (a), (b) e (c), quando se incluem no total os dois limites considerados. Quando um dos limites no includo, devemos ver se o limite no includo mpar ou par, para que ento possamos chegar a uma soluo certa do problema.

NUMERAO .1. Quantos nmeros algarismos so necessrios de (n) algarismos? para escrever todos os

Suponhamos que temos n = 4. Os nmeros de 4 algarismos comeam em 1.000 e vo at 10.000 exclusive. Ora: 1.000 = 103 e 10.000 = 104 Todos os nmeros de 4 algarismos esto pois compreendidos entre 104 e 103 e sero em nmero de: 104 - 103 = 10.000 - 1.000 = 9.000. Mas, sabemos que 9.000 = 1.000 x 9 = 103 X 9. Ora, como fizemos n = 4, evidentemente que n - 1 = 3. Generalizando ento o resultado a que chegamos, poderemos escrever: 104 - 103 = 103 X 9 e finalmente: 10n - 10n-1 = = 10n-1 X 9. Esta a frmula que nos permite calcular quantos nmeros existem de (n) algarismos. Se quisermos agora saber com quantos algarismos deveremos escrever todos os nmeros de (n) algarismos, teremos que multiplicar por (n), o segundo membro da frmula acima e teremos: 10n-1 x 9 x n, expresso que nos d o nmero de algarismos necessrios para escrever todos os nmeros de (n) algarismos. Aplicando-se a frmula para n = 1; n = 2; n = 3; n = 4; 'n 5, vamos ter respectivamente:

9 ns. de 1 algarismo ax 1 102-1x9 ~ 101 x9 = 10x9 = 90 ns. de 2 algarismos 90x2 103-1x9 = 102x9 = 100x9 = 900 ns. de 3 algarismos 900x3 104-1x9 = 103x9 = 1.000x 9 = 9.000 ns. de 4 algarismos 9.000x4 105-1 X 9 = 104 X 9 = 10.000x 9 = 90.000 ns. de 5 algarismos 90.000x 5
= = =

101-1x9

10ox9

lx9

ou: alg. ou: alg. ou: alg. ou: algo ou: algo

16

CEL.

MAURICIO

PffiAJA

2. Quantos nmeros

algarismos so necessrios de 1 at (n) ?

para escrever

todos os

Suponhamos que temos n= 4.165. O nmero dado tem portanto 4 algarismos. Deveremos escrever os nmeros a partir da unidade, de acrdo com o enunciado do problema. Teremos ento que escrever todos os nmeros de 1, de 2, de 3 algarismos, e os de 4, apenas de 1.000 at 4.165. Todos os nmeros de 1 algarismo, gastam: 10 x 9 X 1 = 1 X 9 X 1 = 9 algarismos. Todos os nmeros de 2 algarismos, gastam: 101 X 9 X 2 = 10 X 9 X 2 = 90 X 2 = 180 algarismos. Todos os nmeros de 3 algarismos, gastam: 102 X 9 X 3 = 100 X 9 X 3 = 900 X 3 = 2.700 algarismos. Logo: at o nmero maior de 3 algarismos que 999, escrevemos 2.700+180+9 = 2.889 algarismos. De 1.000 que o nmero seguinte at 4.165, existem: (4.165-1.000) + 1 nmeros, ou sejam: 3.166 nmeros de 4, algarismos cada um. Para escrev-Ios todos, necessitaremos de 3.166x4 = 12.664 algarismos. Poderemos ento concluir agora, dizendo que: para escrevermos todos os nmeros de 1 at 4.165, necessitaremos de: 2.889+ 12.664 = 15.553 algarismos. 3. Quantos algarismos so necessrios para escreve?' os nmeros de (n) at (m), inclusive os dois limites?
NOTA:

Quando queremos saber quantos nmeros existem entre dois nmeros dados como limites, subtraimos o menor do maior. O resultado indicar a quantidade procurada, inclusive o maior nmero e exclusive o menor. Se quisermos incluir t'mbm o limite menor, teremos que somar uma unidade ao resultado.
=

Faamos no nosso problema, n

73 e m

1.130.

De 73 at 99 que o maior nmero de 2 algarismos, existem. incluindo tambm o 73: (99 - 73) + 1 nmeros de 2 algarismos, ou sejam: 27 nmeros. Para escrevermos sses nmeros, sero precisos: 27x2 = 54 algarismos. Vamos escrever todos os nmeros de 3 algarismos, porque' o nosso limite mxmo 1.130 tem 4 algarismos. Teremos ento;

334 PROBLEMAS

DE

MATEMTICA

17

102x9 = 100 x 9 = 900 nmeros de 3 algarismos, para os quais, sero necessrios: 900x3 = 2.700 algarismos. Do primeiro nmero de 4 algarismos que 1.000 at o nmero dado 1.130 existem incluindo os dois limites, (1.130 - 1.000) + 1 = 131 nmeros de 4 algarismos, para os quais sero necessrios: 131x4 = 524 algarismos. Poderemos ento dizer que: para escrever todos os nmeros de 73 at 1.130, vamos precisar de 54+2.700+524 = 3.278 algarismos. 4. Passar o nmero 2.765 escrito na base decimal, para o sistema de base 7. Dividindo-se sucessivamente o nmero dado, e cada um dos quocientes encontrados pela base 7 enquanto possvel, teremos: 2765 66 35
O 7

395 45 3

7 56
O

7 8 1

o nmero 11.030 da base decimal.

(7)

,corresponde na base

1; ao numero

2.765

5. Passar o nmero 563 do sistema decimal, pam o sistema duo- . decimal (base 12). Procedendo-se da mesma maneira que o fizemos no problema anterior, teremos: 563 083 11 12 46 10

12 3

fazendo-se agora por conveno

10 = a (alia) 11 = f3 (bta), concluiremos que o nmero procurado ser: 3 a f3 (12) 31 do sistema decimal para o sistema bi~ nrio (base 2). Procedendo-se como nos dois ltimos problemas, teremos:

6.. Passar o nmero

2 .

18

CEL. MAURICIO

PIRAJA

31
11 1

15
1

7
1

2 3
1

--1-

o nmero

procurado na base 2 ser ento: 11.111(21 11.030 (7) escrito na base 7, paTa a base

7. Passar o nmero decimal.

Obedecendo-se a regra que consta do lembrte terico do presente trabalho, teremos: 1 7


7 1.0 algarismo do nmero

+
X

1 ............ 8
7 56 O 56 7

2. algarismo do nmero

+
X

3. algarismo do nmero ,..

392
-L

4. algarismo do nmero

395 7
5. algarismo do nmero

2.765 O -----

2.765 O nmero na base decimal ento 2.765. 8. Passar o nmero 10.000 duodecimal (base 12).
(6)

escrito na base 6, para o sistema

Em casos como ste, passamos primeiramente o nmero dado para a base decimal, e depois, desta ltima base, para a pedida.

334 PROBLEMAS DE MATEMATICA

19 {

Passando o nmero para a base decimal, vem: 1 x


6

+
x

O 6 6

36

+
x

36
6 216
O

Teremos ento, que o nmero 10.000 escrito na base 6, representado no sistema de base decimal pelo nmero 1.296.

216 x 6 1296

O
1.296

Passemos agora o nmero 1.296 da base decimal para a base 12. Teremos: 1296 096
O

12 108
O

12 9 pelo

Dizemos ento que 1.296 na base 12, representado nmero 900. Poderemos agora concluir que:

10.000 (6) = 1.296 = 900 (12) ou: 10.000 (6) = 900 (12) que a resposta procurada. 9. Qual o nmero formado de meia unidade de quarta ordem, 7 unidades de segunda ordem e quatro de primeira ordem? Uma unidade de 4: ordem 1.000. Meia undade ento. 1.000/2 =500. Uma unidade de 2: ordem 10; logo, 7 unidades sero: 7xl0 = 70. Uma unidade de 1: ordem 1; logo, 4 unidades sero: 4xl = 4. O nmero procurado ser portanto: 500+70+4 = 574.

20

CEL. M.\URICIO PffiAJA

10. Quantas unidades de terceira ordem preciso, para formar cinco unidades' de 4. ordem? Dez unidades de terceira ordem formam uma unidade de quarta ordem. Para formar portanto cinco unidades de quarta ordem, preciso de cinco vzes mais, ou sejam: 5x 10 = 50 unulaee de terceira ordem. 11. No nmero 5.897.624, qual o valor absoluto do algarismo que representa centenas de milhar e qual o seu valor rlativo? Centena de milhar unidade de 6.' ordem e igual a 100.000. No nmero dado, o algarismo que ocupa esta ordem tem o valor absoluto igual a 8. O seu valor relativo no nmero, ser 8 x 100.000 = 800.000. 12. No sistema decimal, 100 unidades de terceira ordem formam 10 -uni-dades de que ordem? Formam ainda uma unidade de que ordem? Como dez unidade de uma ordem formam uma unidade de ordem imediatamente superior, as 100 unidades de terceira ordem formaro como lgico, 10 unidades de 4. ordem. Por sua vez, essas 10 unidades de 4. ordem formaro uma unidade de 5.' ordem. 13. Se o algarismo 9 ocupa em certo nmero a terceira ordem, qual a relao entre o seu valor absoluto e o seu valor relativo? O seu valor absoluto 9, qualquer que seja a ordem que ocupe no nmero. A terceira ordem a das centenas simples e vale 100. Se ento o algarismo 9 ocupa esta ordem, o seu valor relativo ser: 9x 100 = 900. Vemos ento que no nmero dado, o valor absoluto do algarismo 9 que ocupa a terceira ordem, 100 vzes menor do que o seu valor relativo. 14. De 37 at 453 inclus1.ve ste ltimo limite, quantos nmeros pares existem e quantos imperes? . Includos os dois limites, existem entre stes dois nmeros, (453 - 37) + 1 = 417 nmeros inteiros consecutivos. Como os dois limites so mpares, de acrdo coma regra que se encontra ,no lembrte terico desta obra,sabemos

334 PROBLEMAS DE'" MATEMTICA

21

que deve haver maior nmero de mpares do que de pares. Teremos ento: 417 1 = 416/2 208 2 Considerando-se ento a unidade subtrada como mpar, teramos 208 nmeros pares e 208'+ 1 . = 209 nmeros mpares. Mas, como o enunciado do problema nos diz que apenas o limite superior deve ser includo nos clculos, teremos que abandonar o nmero 37 - que o outro limite. Ora, 37 um nmero mpar. _ Concluiremos ento que no nosso caso, teremos 208 nmeros pares e igual quantidade de nmeros mpares. 15. De 76 at 894, inclusive os dois limites, quantos nmeros inteiros e consecutivosexist!,!m, quantos pares e quants mpares? Inteiros e consecutivos incluindo os dois limites, existem: (894 - 76) + 1 = 819 nmeros. Como os dois limites dados so nmeros pares, de acrdo com a regra conhecida, deve haver maior nmero de pares. Teremos ento:

819
2

1 = 818/2 = 409

Considerada a unidade subtrda como par, teremos finalmente: 409 + 1 = 410 nmeros pares e 409 nmeros m_pares, 16. De que nme1'o deveremos partir, para que chegados ao numero 1,286 e considerando os dois limites, possamos ter escrito 345 nmeros inteiros e consecutivos? Basta verificar qual o nmero, na ordem natural dos nmeros inteiros, que corresponde a 345 nmeros anteriores a 1.286, Basta ento que faamos a seguinte operao: (1.:286 - 345) + 1 = 942. Foi somada a unidade, para que o nmero 942 (limite inferior), tambm ficasse includo como manda o problema. Devemos ento partir, do nmero 942. 17 _ Por quaL alqarsimo devemos substituir a letra (a) no nmero (45 a 87) para que a soma dos valores absolutos dos seus- algTismos seja 27? Qual ser nesse caso, a soma dos valores relativos dos seus algarismos?

22

CEL. MAURICIO PffiAJ

Assim como nos foi dado o nmero, a soma dos valores absolutos dos seus algarismos' 4 + 5 + a + 8 + 7 =24 + a. Para que esta soma seja 27, lgico que deveremos ter (a = 3). O nmero ser ento 45.387, que representa a soma dos valores relativos dos seus algarismos; pois, teremos:
4, 5, 3, 8, 7,

valor valor valor valor valor SOMA

relativo. . . . . . .. 40.000 relativo. 5.000 relativo. . . . . . . . 300 relativo..... .. .80 relativo. . . . . .. . 7


-4=5~.3=87~

18.

Qual o maior nmero de 4 algarismos arbicos diferentes? Como se escreve sse nmero com os algarismos rom.anos?
O maior nmero de 4 algarismos
9.876.

arbicos

diferentes,

Com algarismos
J,9. Do

romanos,

se escreve: 'IXDCCCLXXVI.

maior nmero de dois algarismos (inclusive) ao maior nmero de trs algarismos (inclusive), quantos nmeros inteiros e consecutivos h? Para escreu-los, de quanio algarismos necessitamos?

"r-

, ..

O maior nmero de 3 algarismos 999 O maior nmero de 2 algarismos 99 Existem entre les incluindo os dois limites: (999 - 99) + + 1 = 901 nmeros inteiros e consecutivos . .A quantidade de nmeros de 3 algarismos entre les, ser: 102 X 9 = 100 x 9 = 900. Precisaremos para escrev.Ios de 900 x 3 = 2.700 algarismos. "Como porm tambm deveremos escrever o maior nmero -de 2 algarismos que 99, teremos ento que somar mais .2 algarismos a 2.700 . .Diremos ento que: para escrevermos do maior nmero de .dois algarismos ao maior nmero de trs algarismos, n.clusve os dois limites, precisaremos de 2.702 algarismos.

:20. Quantas unidades de segunda ordem precisamos subtrair de 400 unidades de terceira ordem, para que o resto seja igual a 8 unidades de quarta ordem? Uma unidade de 3.' ordem vale 100 de 1.'; 400 unidades, :sero 400 x 100 ou 40.000 unidades de 1.' ordem. Uma unidade de 4 . ordem vale 1.000 de L'; 8 unidades, .sero 8.000. Ora, para que 8.000 seja o resto de uma subtra-

334 PROBLEMAS DE MATEMTICA

23

o em que o minuendo 40.000, preciso que o subtraendo . seja igual a: 40.000 - 8.000 = 32.000. Mas, 32.000, so unidades de primeira ordem, assim como 8.000 e 40.000. Ora, 32.000 unidades de primeira ordem, representam 3.200 unidades de segunda ordem. Sero ento 3.200 unidades de 2." ordem, que teremos que subtrair das 400 unidades de 3.' ordem, para termos um resto igual a 8 unidades de 4.' ordem.

21. Do nmero MCDV ao nmero MMXXVII quantos nmeros inteiros e consecutivos existem. Dar a resposrc em algarismos romanos. Sabemos que: MCDV = 1.405 e MMXXVII = 2.027. Teremos ento: 2.027 - 1.405 = 622 nmeros inteiros e consecutivos. Em algarismos romanos a resposta ser DCXXII. Notar que neste caso no somamos a unidade. Isto porque, no .nos foi explicitamente ordenado pelo enunciado do problema, que considerassemos o limite inferior. Sempre que isto acontecer, procedemos como o fizemos agora. 22. Intercalando dois zeros entre os algarismos 5 e 4 do nmero 25.483, de quanto aumenta o nmero? Aps intercalar os zeros, o nmero passaria a ser 2.500.483. E' fcil de ver que variaram os valores relativos dos algarismos 5 e 2 do nmero dado. No segundo nmero, o valor relativo de 2 2.000.000 No primeiro nmero, o valor relativo de 2 20.000
A variao para mais no segundo, foi de

1.980.000 500.000 5.000

No 2. nmero, o valor relativo de 5 No 1.0 nmero, o valor relativo de 5

Variao para mais no segundo, de ... .495.000 O nmero dado primitivamente aumentou 1.980.000 + 495.000 ou: 2.475.000 unidades. portanto de:

23. Quantas zes o algarismo 5 aparece no lugLrdas centenas at o nmero 3.506? S comea a aparecer no lugar das centenas ao atingirmos o nmero 500. De 500 at 600 (excJusive), aparece 600 - 500 = 100 vzes.

CEL. MAURICIO

PIRAJ

Logo: em cada 1.000, aparece 100 vzes. Em 3.000,.aparecer portanto 3 X 100 = 300 vzes; depois, s vai aparecer em 3.500. Ora, de 3.500 at 3.506 includos os dois limites, aparece (3.506 - 3.500) + 1 = 7 vzes. Logo, podemos dizer que: De 1 at 3.506, o algarismo 5 aparece na casa das centenas, 300 + 7 = 307 vzes. 24. Escreve-se a srie dos nmeros zes figura o algarismo 3? naturais at 400. Quanta.s

Na primeira centena, o algarismo 3 aparece 10 vzes como unidade simples, nos nmeros: 3, 13, 23, 33, etc. Aparece ainda 10 vzes como dezena, nos nmeros: 30, 31, 32, 33, etc. .. Aparece ento ao todo, 20 vzes na primeira centena. Na segunda centena, pelo mesmo raciocnio, veremos que aparece mais outras 20 vzes, Na terceira centena, aparece 100 vzes como centena, porque a centena dos 300, 301, 302, etc. e mais 20 vzes como nas centenas anteriores. Aparece portanto ao todo na terceira centena, 120 vzes. Podemos afirmar ento que de 1 at o nmero 400, o algarismo 3 aparece 20 + 20 + 120 = 160 vzes, sendo: 100 vzes como centena 30 vzes como dezena 30 vzes como unidade simples 25. Foram numeradas 137 pginas de um caderno. Quantos algarismos foram necessrios? Para os nmeros de 1 algarismo, foram necessrios: - 10 X 9 X 1 = 1 X 9 X 1 = 9 algarismos. Para os nmeros de 2 algarismos, foram precisos: 101 X. 9 X 2 = 10 X 9 X 2 = 180 algarismos. Para os nmeros de 3 algarismos at o 137 e incluindo o primeiro nmero de 3 algarismos (100), foram precisos: (137 - 100) + 1 = 38 nmeros de 3 algarismos, ou 38 X 3 = = 114 algarismos. . Para numerar as 137 pginas do caderno, foram ento necessrios 9 + 180 + 114 = 303 algarismos. 26. Para escrever os nmeros pares 'de 143 at 781, de quantos algarismos precisaremos? Entre 143 e 781, existem contando os dois limites:

ERRATA No problema etc ..... , leia-se: n. 24, onde se l: "Na terceira centena ...

Na terceira centena, aparece 100 vzes como centena, porque a centena dos 300, 301, 302, etc. e mais 20 vzes como nas centenas anteriores. Aparece portanto ao todo na terceira centena, 120 vzes. Na quarta centena, aparece mais 20 vzes. Podemos afirmar ento que de 1 at o nmero 400, o algarismo 3 aparece 20 20 120 20 = 180 vzes, sendo:

100 vzes como centena 40 vzes como dezena 40 vzes como unidade No problema n. 60, substituam-se pelas seguintes: 5.) as respostas

simples
(5.0)

e (6.),

O produto vem multiplicado por um produto, igual a tantas vzes sse nmero multiplicado por si mesmo, quantos forem os fatres existentes no produto dado. O produto vem dividido por um produto, igual a tantas vzes sse nmero multiplicado por si mesmo, quantos forem os fatres existentes no produto dado. mais os seguintes itens:

6.)

Na pgina 158, acrescentem-se

28.). O m. m. c. de vrias fraes irredutveis uma frao irredutvel, cujo numerador o m. m. c. dos numeradores das fraes dadas e cujo denominador o m. d. c. dos denominadores das fraes dadas.
29.0)

O m. d. c. de vrias fraes irredutveis uma frao irredutvel, cujo numerador o m. d. c. dos numeradores das fraes dadas e cujo denominador o m. m. c. dos denominadores das fraes dadas.

334 PROBLEMAS
-r--'

DE MATEMTICA

25

(781 143) + 1 = 639 nmeros inteiros e consecutivos. Como ambos os limites so mpares, deve haver maior nmero de mpares. Teremos ento:
639 2 1
=

638/2
=

319

Existem portanto 319 + 1 nmeros pares.

320 nmeros mpares

e 319

Como todos os nmeros tero 3 algarismos, precisaremos ento para escrev-los, de 319 X 3 = 957 algarismos. 27. Escrevemos do menor nmero de 3 algarismos significativos desiguais, at o maio?- nmero de 5 algarismos significativos desiguais, incluimos sses nmeros. Quantos algarismos escrevemos? O menor nmero, citado no enunciado, 123. O maior nmero, citado no enunciado, 98.765. A quantidade de nmeros de 3 algarismos, entre 123 inclusive, e o maior nmero de 3 algarismos (999) tambm inclusive, : (999 - 123) + 1 = 877; para os quais, sero necessrios 877x3 = 2.631 algarismos. Todos os nmeros de 4 algarismos sero: 1Q3 X 9 = 1.000x X 9 = 9.000 nmeros; para os quais, sero necessrios 9.000 X 4 = 36.000 algarismos. Os nmeros de 5 algarismos at 98.765 includos os q,pis limites, sero: (98.765 - 10.000) + 1 = 88.766 nmeros, para os quais precisaremos de 88.766 X 5 = 443.830 algarismos. Respondendo agora ao problema, diremos que escrevemos ao todo: 2.631 + 36.000 + 443.830 = 482.461 algarismos. 28. Escrevendo-se a sucesso dos nmeros naturais, sem se- parar os algarismos, qual o algarismo que ocupar a 561. lugar? Para os nmeros de 1 algarismo, gastaremos 9 algarismos. Para os nmeros de 2 algarismos, gastaremos 180 algarismos. Para escrevermos ento de 1, at o maior nmero de 2 algarismos que o 99, incluindo os dois limites, gastaremos 189 algarismos. Ora. faltam escrever ento, 561 - 189 = 372 algarismos. Porm, os nmeros que nos falta escrever, so todos de

26

CEL. MAURICIO PIRAJ

3. algarismos. Teremos ento que escrever 372: 3 = 124 nmeros de 3 algarismos. Como j escrevemos at o nmero 99, teremos que escrever como lgico, at 99 + 124 = 223. O algarismo 3 ento, o que ocupa o 561. lugar da escala natural dos nmeros inteiros, se a escrevermos sem separar os algarismos.
0

29. Um desenhista numerando as pginas de um lbum,recebeu Cr$ 8,00 por algarismo. Recebeu ao todo, Cr$ 2.016,00. Quantas pginas tinha o. lbum? O desenhista escreveu nesse lbum um nmero de algarismos igual a 2.016:,8 = 252 algarismos. Para numerar as pginas com nmeros de 1 algarismo, precisou de 9' algarismos. Para as pginas numeradas com nmeros de 2 algarismos, precisou de 180 algarismos e numerou-as at o nmero 99. Usou ento at a pgina 99. inclusive, 189 algarismos. Ficam faltando ser usados, 252 - 189 = -63 algarismos. Ora, com 63 algarismos, poderemos escrever 63,:3 =.21 nmeros de 3 algarismos. Poderemos ento numerar as pginas do lbum at o nmero 99 + 21 = 120. O lbum tinha ento 120 pginas. 30. Escrevemos os nmeros inteiros de 3 e 4' algarismos e mais alguns de 5 algarismos. Escrevemos ao todo 40.855 algarismos. Quantos nmeros de 5 algarismos foram escritos? Vejamos os nmeros inteiros de 3e 4 algarismos: De 3 algarismos: 102 X 9 = 100 X 9 = 900 nmeros com 900 X 3 = 2.700 algarismos. De 4 algarismos: 103 X 9 = 1.000 X 9 = 9.000nmeros com 9.000 X 4 = 36.000 algarismos. - Com os nmeros de 3 e 4 algarismos, gastamos 36.000 + + 2.700 = 38.700 algarismos. . . Temos ento de .sobra para escrever os nmeros de 5 algarismos, 40.855 - 38.700 = 2.155 algarismos. Foram escritos: 2.155; 5 = 431 nmeros de 5 algarimos.

,
J

AS QUATRO

OPERAES

LEMBRTE TERICO
ADIO 1,")

Adio a operao que tem por fim achar' um nmero que contenha tdas as unidades de dois ou mais nmeros dados. e s essas'.

2.) .Apalavra soma emprega-se com dois sentidos: no sentido de resultado, como por exemplo a soma 23, ou como expresso, pois tambm podemos dizer: a soma 4+5+2. 3.) PROPRIEDADES DA ADIO: a) b) c) A soma varia no mesmo sentido das parcelas. (Comutativa) - A ordem das parcelas no altera a soma. (Associativa) - A soma de vrios nmeros no se altera, quando se substitui duas ou mais parcelas pela sua soma. (Dissociativa) - Pode-se substituir uma parcela pela soma de duas ou mais outras que lhe correspondam.

d)

4.) PROCESSOS DE ABREVIAO a). Quando a soma de duas ou mais parcelas, igual a um nmero exato de dezenas ou de centenas: aplica-se a propriedade associativa. b) Quando a decomposio conveniente de uma das parcelas, conduz ao caso anterior: Aplica-se a propriedade dissociativa. 5.) PROVAS DA ADIO Alterando a ordem das parcelas e somando. O resultado deve ser o mesmo de acrdo com a propriedade comutativa. . .b) Reunindo as parcelas em grupos de duas ou mais e somando os resultados parciais obtidos. O resultado a)

23

CEL. MAURICIO

PIRAJ

deve ser o mesmo, de acrdo com a propriedade sociativa.

as-

SUBTRAAO
1.6)

2.) 3.)

Subtrao a operao que tem por fim, dados dois nmeros (minuendo e subtraendo), achar um terceiro (resto), que somado ao subtraendo reproduza o minuendo.A subtrao s possvel aritmeticamente, quando o subtraendo menor do que o minuendo. Quando o subtraendo igual ao minuendo, a diferena nula.

4.), PROPRIEDADES.

O resto varia no mesmo sentido do minuendo. O resto varia no sentido contrrio do subtraendo. Somando ou subtraindo o mesmo nmero ao minuendo e ao subtraendo, o resto no se altera. d) Para subtrair uma soma de um nmero, pode-se subtrair dsse nmero a primeira parcela, do resultado obtido subtrair a segunda e assim por diante at a ltima parcela. . e) Para somar uma diferena a um nmero, pode-se somar ao nmero o minuendo e do resultado subtrair o subtraendo. f) Para subtrair uma diferena de um nmero, pode-se subtrair dsse nmero o minuendo e somar em seguida ao resultado o subtraendo. Quando porm o nmero fr menor que o minuendo, somam-se todos os nmeros precedidos do sinal menos e subtrai-se o resultado da soma dos nmeros precedidos do sinal mais. . NOTA: Quando na expresso, qualquer que ela seja, temos um parnteses precedido do, sinal menos, a supresso dsse parnteses, implica em trocarmos os sinais de todos os trrnos nle includos.
5.)

a) b) c)

PROVAS DA SUBTRAO. a) Soma-se o subtraendo com o resto, o resultado deve reproduzir o minendo.

334 PROBLEMAS

DE MATEMTICA

b)
6.
D )

Subtrai-se o resto do minuendo, o resultado deve reproduzir o subtraendo.

COMPLEMENTOS ARITMTICOS. a) Chama-se complemento aritmtico de um nmero, a diferena entre sse nmero e a unidade de ordem imediatamente superior a mais elevada ordem que nle figura. REGRA PARA ACHAR O COMPLEMENTO ARITTICO DE UM NMERO. Subtrai-se de 9 cada um dos algarismos do nmero a partir da esquerda, exceto o ltimo algarismo da direita (diferente de zero), que se subtrai de 10. SUBTRAO POR COMPLEMENTOS. REGRA: Soma-se ao minuendo o complemento aritmtico do subtraendo e subtrai-se do resultado, uma unidade de ordem imediatamente superior a ordem mais elevada do subtraendo. COM ADICESE ' SUB-

b)

t
e)

7.) CALCULO DE EXPRESSES TRAES.

REGRA: Para calcular o valor de uma expresso com adies e-subtraes, pode-se fazer a soma dos trmos aditivos e a dos subtrativos, subtraindo em seguida a segunda soma da primeira. REGRA (Clculo pelos complementos). Dispem-se os trmos em coluna, substituindo os subtrativos pelos seus complementos aritmticos, que aparecem . precedidos de um ponto. Efetua-se ento a adio, tendo o cuidado de subtrair uma unidade quando se encontrar um ponto . . Exemplo: Seja calcular 27-16+8-3 pelos complementos. Teremos: 'complemento de 16 = 100 - 16 = .84 complemento de 3 = 10 3 = . 7 damos ento aos clculos a disposio seguinte:
27

.84 8

.7
016 '.Outro exemplo: Calcular pelos complementos:

30'

CEL.

MAURICIO

PIRAJ

385- 97 - 88 + 15. Complemento de 97 = 100 - 97 = .03 Complemento de 88 = 100 - 88 = .12 Teremos ento: 385 .03 .12 15 215 &tes exemplos foram retirados do livro do professor Ary Quintela para a primeira srie ginasial. MULTIPLICAO
1.0)

Multiplicao a operao que consiste em determinar a soma de tantas parcelas iguais ao multiplicando, quantas so as unidades do multiplicador. CASOS PARTICULARES. a) O produto da unidade por um nmero qualquer, sse prprio nmero. b) O produto de zero por um nmero sempre zero. c) Em conseqncia dos casos anteriores, vemos que os algarismos zero e 1, no tem sentido como multiplicadores. PROPRIEDADES DA MULTIPLICAO. a) (Variao do produto) - Quando se soma ou se subtrai certo nmero a um dos fatres, o produto aumenta ou diminui, dsse nmero multiplicado pelo outro fator. (Comutativa) - A ordem dos fatres no altera o produto. (Associativa) - Pode-se substituir dois ou mais fatres pelo seu produto efetuado. (Dissociativa) - Para multiplicar um produto por um . nmero, basta multiplicar um dos seus fatres pelo nmero. A recproca verdadeira. (Distribuitiva em relao a adio) - Para multiplicar . uma soma por um nmero, pode-se multiplicar por sse nmero cada uma das parcelas e adicionar os resultados. .

2.)

3.)

b) c) d)

e)
\

'.

334 PROBLEMAS DE MATEMATICA f)

31

(Distributiva em relao a subtrao) - Para multiplicar uma diferena por um nmero, pode-se multiplicar o minuendo e o subtraendo por sse nmero, e subtrair os resultados. Decompe-se um dos fatres em uma soma ou diferena e aplica-se a propriedade distributiva. Decompe-se os dois fatres e aplica-se a mesma propriedade. Decompe-se um dos fatres em um produto. Para abreviar a multiplicao por 11: REGRA: Para achar o produto de um nmero por 11 sem efetuar a operao, procede-se do seguinte modo: Escreve-se o algarismo das unidades, e em seguida, a soma dois a dois dos algarismos do nmero dado, levando-se as reservas. Por fim, escreve-se o ltimo algarismo do nmero, aumentado das reservas (se houver). Grupam-se ou decompe-se os fatres, de modo a obter-se o produto mentalmente.

4.) PROCESSOS DE ABREVIAAO. a) b) c) d)

e)

5.") PROVAS DA MULTIPLICAAO. a) Para verificar o resultado da operao, invertemos a ordem dos fatres e efetuamo-Ia novamente. O resultado deve ser o mesmo, em virtude da propriedade comutativa. b) Divide-se o produto por um dos fatres, deve ser encontrado o outro.
POTNCIAS

Potncia de um nmero, um produto de fatres iguais a sse nmero. 2.) Base da potncia, o nmero que representa o valor do fator. i 3.) Expoente ou grau da potncia, o nmero que representa o nmero de fatres; escrito a direita e acima do nmero que serve de base. 4.) O expoente deve ser sempre maior ou no mnimo igual a 2, pois no h multiplicao com menos de dois fatres. 5.) Convenciona-se considerar o expoente (1), para chegar a concluso de que: qualquer quantidade afetada do expoente 1, igual a base (ou a si prpria). 6.. ) Tda a potncia de (1) igual a unidade, porque igual a um produto de vrios fatres iguais a (1).
1.0)

32

CEL.

lVIAURICIO PIRAJ

A segunda potncia chama-se tambm quadrado, porque por meio dela que se determina a .rea do quadrado. A terceira potncia chama-se tambm cubo, porque por meio dela que se determina o volume do cubo. MULTIPLICAO DE POTNCIAS DA MESMA BASE. Obtemos o produto de potncias da mesma base, conservando a base e somando os expoentes. DIVISO DE POTNCIAS DA MESMA BASE. O quociente da diviso de duas potncias da mesma base, uma potncia da mesma base, cujo expoente igual ao expoente do dividendo diminudo do expoente do divisor. MULTIPLICAO E DIVISO DE POTNCIAS DE BASES E EXPOENTES DIFERENTES. Nesses casos, elevam-se as respectivas bases s potncias indicadas, e multiplicam-se ou dividem-se os resultados. Potncias semelhantes so as que tem o mesmo expoente, quaisquer que sejam as suas bases. a) b) Para multiplicar potncias semelhantes, multiplicamse as bases e conserva-se o expoente. Para dividir potncias semelhantes, dividem-se as bases e conserva-se o expoente.

Para elevar uma potncia a outra potncia, eleva-se a base a uma potncia igual ao produto dos expoentes. O uso do parnteses obrigatrio quando a base uma potncia. Se no pomos o parnteses, quem fica afetado da nova potncia apenas o expoente. Para se elevar um produto a uma potncia, eleva-se cada fator dsse produto a essa potncia. Conseqncia: toda potncia de 10 um produto de potncias do mesmo grau dos fatres 2 e 5. Para elevar a uma potncia um nmero terminado em zeros, faz-se a abstrao dos zeros da terminao, eleva-se a essa potncia o nmero resultante, e a direita do resultado, escreve-se um nmero de zeros igual ao produto do nmero de zeros da base, pelo expoente da potncia. Qualquer quantidade diferente de zero elevada ao expoente zero, igual a unidade. Qualquer nmero diferente de zero elevado a um expoente negativo, igual a uma frao que tem para numerador a unidade e para denominador o mesDlo nmero, elevado ao mesmo expoente, porm, positivo.

334 PROBLEMAS

DE

MATEMTICA

33

18.) POTNCIAS DE NMEROS FRACIONRIOS. Para elevar uma frao a uma potncia, elevam-se os dois trrnos da frao a essa potncia. 19.) POTNCIAS DE NMEROS MISTOS. Para calcular potncias de nmeros mistos, transformamse primeiramente sses nmeros em fraes imprprias. :20.) POTNCIAS DE NMEROS DECIMAIS. Para calcular potncias de nmeros decimais, efetua-se a potenciao desprezando a vrgula, elevando a potncia considerada o resultante nmero inteiro e colocando-se a vrgula no resultado, tendo em vista que: o nmero de casas decimais da potncia igual ao produto do nmero de casas decimais da base pelo grau da potncia. :21.0) Quando numa expresso interferem potncias, essas devem ser efetuadas antes das demais operaes. Observamos porm, que devem ser obtidos em primeiro lugar, os valores contidos nos sinais de reunio (chave, colchete e parnteses). DIVISO 1.0) E' a operao que tem por fim verificar quantas vzes um nmero se contm em outro; ou quantas vzes de um certo nmero podemos tirar outro. Outra definio: a operao que tem por' fim, dados dois nmeros, dividendo e divisor, determinar quantas vzes o primeiro contm o segundo, e a parte restante do primeiro. :2.0) PROPRIEDADE FUNDAMENTAL. O dividendo igual ao produto do divisor pelo quociente mais o resto. A diviso exata, a operao inversa da multuplicao. A diviso que deixa resto, chamada de inexata ou aproximada. Quando o dividendo e o divisor so concretos, o quociente abstrato e o resto da mesma espcie do dividendo. Quando o dividendo concreto e o divisor abstrato, o quociente e o resto so da mesma espcie do dividendo. PROPRIEDADES DA DIVISO INEXATA. a) Multiplicando o dividendo e o divisor pelo mesmo nmero, diferente de zero, o quociente no se altera e o resto vem multiplicado por sse nmero.
3

4.) 5.) '6.)

CEL. MAURICIO

PffiAJA

b)

Dividindo o dividendo e o divisor pelo mesmo nmero so quociente no se altera e o resto vem dividido por sse nmero. DA DIVISO EXATA. Para dividir uma soma por um nmero, pode-se dividir por sse nmero cada uma das parcelas e adicionar os resultados. (Distributiva em relao a subtrao) Para dividir uma diferena por um nmero, pode-se dividir o minuendo e o subtraendo pelo nmero esubtrair os resultados. Para dividir um produto por um nmero, basta dividir um de seus fatres por sse nmero. Para dividir um produto por um de seus fatres, basta suprimir sse fator. Para dividir um nmero por um produto, podemos dividi-Ia pelo primeiro fator, o resultado obtido pelosegundo e assim por diante, at o ltimo fator. Para dividir um nmero terminado em zeros por 10, 100, 1.000 etc., basta suprimir no dividendo tantos zeros, quantos forem os zeros do divisar. Quando o dividendo e divisor terminam em zeros. Suprime-se igual nmero de zeros no dividendo e divisar e efetua-se a diviso dos nmeros restantes. Dividir um nmero por 5. Multiplicamos o nmero por 2 e dividimos o resul-tado por 10. Dividir um nmero por 25. Multiplicamos o nmero por 4 e dividimos o resultado por 100. A decomposio do divisor em um produto de dois: ou mais fatres, fornece um processo cmodo para a aplicao da diviso sucessiva pelos fatres. Subtrai-se o resto do dividendo e divide-se o resultado pelo quociente. O resultado deve reproduzir o divisor. (E' a prova pela diviso)

7.) PROPRIEDADES a)

b)

c)

d)

8.) PROCESSOS DE ABREVIAO. a)

b)

c)

d)

e)

9.) PROVAS DA DIVISO. a)

334 PROBLEMAS DE MATEMATICA

35

b) .Multiplica-se o divisor pelo quociente e soma-se o resto se houver. O resultado deve reproduzir o dividendo, de acrdo com o princpio fundamental da diviso. (E' a prova pela multiplicao) 10.) P6R UM FATOR EM EVIDNCIA. Quando em uma expresso todos os trmos so divisveis por um mesmo nmero, ste pode ser psto em evidncia como fator, escrevendo-se dentro de um parntese, os quocientes das divises dos trmos da expresso, pelo nmero considerado. 11.) Para determinar o valor de expresses que contm as quatro operaes, realizamos primeiro as operaes de multiplicao e diviso, na ordem em que esto indicadas; em seguida, efetuamos as duas outras operaes.

QUATRO

OPERAES

ADIO 31. Se numa soma de 4 parcelas, somarmos quatro centenas e meia a cada 1.~madas duas primeiras e subtraimos meia dezena de cada uma das outras, de quantas dezenas aumentar a soma? Quatro centenas e meia so: 4 x 100 + 50 = 450. Como temos que somar 450 s duas primeiras parcelas, teremos que somar ento 2 x 450 = 900. Meia dezena 5; duas meias dezenas sero 10. Teremos ento que subtrair 10 da soma das duas outras parcelas. Quando somamos 900, o total da soma das 4 parcelas aumentou de 900. Quando subtraimos 10, sse total diminuiu de 10. O aumento real foi pois, de 900 - 10 = 890 unidades simples, ou sejam: 89 dezenas. 32. A soma de duas parcelas 485. Se somarmos 45 dezenas primeira parcela e subtrairmos' 6 dezenas da segunda, qual ser a nova soma? 45 dezenas so: 45 x 10 = 450. 6 dezenas so: 6 x 10 = 60. A nova soma ser ento: 485 + (450 - 60) = 875. 33. A soma de trs nmeros igual ao maior nmeTO de 5 algarismos diferentes. Se somarmos a cada um dos nmeros, o maior nmero de trs algarismos, qual ser a nova soma? O maior nmero de 5 algarismos diferentes 98.765. O maior nmero de trs algarismos 999. Devemos somar ento 999, trs vzes 98.765 e teremos: 98.765 + (3 x 999) = 98.765 + 2.997 = 101.762que a nova soma pedida. 34. Numa soma de trs parcelas, quamtas centenas precisamos somar a cada parcela, para que a soma total venha aumentada de 9 milhares? Nove milhares so 9.000 ou 90 centenas.

334 PROBLEMAS

DE

MATEMTICA

.,37

Como so trs parcelas, devemos portanto uma, 90: 3 = 30 centenas.

somar a cada

35. Uma soma tem trs parcelas. Se aumentarmos a, primeira de 45 unidades e diminuirmos a segunda de 36, qual a alterao a fazer na terceira parcela para que a soma permanea a mesma? Se aumentamos a soma de 45 e diminuimos depois de 36, o aumento real foi de 45 - 36 = 9 unidades. Para que ento a soma no se altere, devemos diminuir . 9 unidades da terceira parcela. 36. Um automobilista viajando do Rio para So Paulo, percorre os 192 quilmetros do Rio a Formoso em 4 horas. Tendo estacionado uma hora na ltima localidade, verificou ser pequena a velocidade mdia, e, aumentando-a, percorreu nas quatro horas seguintes, 121 quilmetros mais que nas anteriores, chegando ao fim dste tempo em So Paulo. Qual o tempo gasto na viagem? Qual o percurso total entre os dois pontos, Rio e So Paulo? A distncia percorrida foi: Nas primeiras 4 horas de viagem, 192 quilmetros. Nas ltimas 4 horas, 121 + 192 = 313 quilmetros. Em 8 horas de efetiva viagem, 192 + 313 = 505 quilmetros. A distncia portanto entre Rio e So Paulo, de 505 quilmetros. Como o automobilista esteve parado por uma hora, gastou ao todo na sua viagem, 8 + 1 = 9 horas. 37. Um negociante vendeu ce1ta mercadoria que lhe ha,via custado Cr$ 235,40 e teve um lucro de Cr$ 37,20. Por quanto deveria vend-Ia para ganhar o dbro?
O preo de venda includo o lucro, foi de Cr$ 235,40 + Cr$ 37,20 = Cr$ 272,60.

Para ganhar o dbro, deveria ento vend-Ia por: Cr$ 272,60 + Cr$ 37,20 = 309,80. SUBTRAO 38. A soma, de dois nmeros 28 e a diferena entre les 12'. Quais so sses dois nmeros? O maior dos nmeros procurados ser a semi-soma e o menor a semi-dferena, dos nmeros que exprimem respectivamente a soma e a diferena dsses nmeros.

38

CEL. MAURICIO

PIRAJ

O maior ser ento: 28

+
2

12 20

28 O menor ser 2

12 =8

39. A soma de dois nmeros consecutivos 25. Quais so sses


nmeros?
.~

Se les so consecutivos, a diferena entre les igual a unidade. Recamos ento no caso do problema anterior. Os nmeros procurados sero: 25 O maior: ------

+
2

26/2

13

25 1 O menor: --------2

= 24/2 = 12
42. Quais

40. A soma de dois nmeros pares e consecutivos so sses nmeros?

Se les so pares e consecutivos, a diferena entre les de duas unidades. Recaimos ento nos casos anteriores. Os nmeros procurados sero:
42

+
2

2
=

O maior: 42. O menor:


2

44/2 = 22

2 = 40/2 = 20

41. Que cumpre fazer para torna?' iguais dois nmeros desiguais, sem lhes alterar a soma? E' preciso dvidr a diferena entre les por 2. Somar a semi-dferena ao nmero menor e subtra-Ia do nmero maior. Suponhamos os nmeros 30 e 40. A sua soma 30 + 40 = 70. A sua diferena ser 40 - 30 = 10. A semi-diferena ser 5. Procedendo como dissemos, teremos ento: .(30 + 5) + (40 - 5) = 70 ou: 35 + 35 = 70. Os nmeros tornaram-se iguais e a sua soma no se alterou.

334 PROBLEMAS DE MATEMATICA

39

42. Um menino efetuando a adio de duas parcelas (a) e (b), encontrou o tou (S) igual a 4.231. Mas,tendo errado na cpia das parcelas, diminui-as de 103 e 1.040 respectivamente. Qual o valor certo de (S)? Total encontrado pelo menino: S = 4.231. Quantidade diminuda na soma total por rro do menino: 1040 + 103 = 1.143. Total que deveria ter sido achado caso no houvesse rro: S = 4.231 + 1.143 = 5.374. 43. Determinar os complementos 827; 512; 1.830; 583; 1.897. Teremos respectivamente: 827 512 1. 830 583 1.897 Complemento Complemento Complemento Complemento Complemento as seguintes
401 98

dos seguintes ,'-~

.nm~os:

igual igual igual igual igual

a 1.000 827= 173 a 1.000 512 = 488 a 10.0001. 830 = 8.170 a 1.000 -583 = 417 a 10.000 - 1.897 = 8.103 .. os complemen-

44. Resolver tos:


(a)

expresses utilizando
890

510 -

77.

Complemento de 98 100 - 98 = .02 Complemento de 890 1.000 - 890 = .110 A operao ser ento: 4 01 .02 510 .110 77 0000
(b) 71 81

246 -

23

+ 111
=

..

Complemento de 81 100 81 Complemento de 2-3 100 - 23 A operao ser: 71 .19 246 .77 111 324 (c)
287 93 45 47

.19 .77

40

CEL.

MAURICIO

PIRAJA

Complemento de 93 100 Complemento de 45 100 Complemento de 47 100 A operao ser: 287 .07 .55 .53 102

93 45 47

.07 .55 .53

45. Se a soma dos trs trmos de uma subtrao fr 308, q1~al ser o minuendo? Chamemos o minuendo de (M); o subtraendo de (8); o' resto de (R). Teremos ento que: M + 8 + R = 308. Sabemos porm que a soma do minuendo com o subtraendo e com o resto, igual ao dbro do minuendo. Logo: M + + S + R = 2M ou ainda 2M = 308, donde tiramos: M = = 308/2 ou M = 154. 46. Se numa subtrao somcrrnos meia centena ao minuendo ' meio milhar ao subtraendo, o que acontecer com o resto'! Somando-se -meia centena ou 50 ao minuendo, o resto aumenta de 50. Somando-se meio milhar ou 500 ao subtraendo,. o resto diminui de 500. Logo, o resto fica finalmente menor,. de 500 - 50 = 450 unidades. 47. Se somarmos quatro unidades de quarta ordem ao minuend' e subtrairmos duas unidades de terceira ordem ao subtraendo, o que acontecer com o resto em relao as unidades' de segunda ordem? Uma unidade de 4.' ordem igual a 1.000 unidades sim-o ples. 4 unidades de 4: ordem sero: 4 X 1.000 = 4.000 unidades simples. Estas 4.000 unidades somadas ao minuendo, fazem com queo resto aumente de 4.000 unidades simples. Uma unidade simples. de terceira ordem igual a 100 unidades.

Duas unidades sero: 2 X 100 = 200 unidades simples. Estas unidades subtradas do subtraendo, faro com que o resto aumente de 200 unidades simples.

334 PROBLEMAS

DE

MATEMTICA

o resto
=

ento sofrer um aumento total de: 4.000 + 200 4.200 unidades simples, ou sejam: 420 dezenas ou unida des de segunda ordem.

48. Se o complemento aritmtico de um nmero compreetuiuio ent?'e 100-e 1.000 57, qual sse nmero? Chamemos o nmero procurado de (N). Sabemos que o complemento 57 = 1.000 - N, porque onmero est compreendido entre 100 e 1.000. Da igualdadeacima podemos tirar ento: N = 1.000 - 57 ou N = 943. Para tirarmos o valor de (N), passamos (N) para o pri- meiro membro da igualdade trocando-lhe o sinal como da regra, e passamos o nmero 57 para o segundo membro' da igualdade, tambm trocando-lhe o sinal. Correspondeu a. tirarmos o resto do minuendo, para encontrarmos o sub- traendo (N) . 49. A soma de dois nmeros inteiros consecutivos igual a 84L Quais so os dois nmeros? J no captulo da adio, resolvemos problema semelhantea ste. Vamos agora resolv-lo de outra maneira. Sabemos que a soma de dois nmeros inteiros e consecuti-vos, igual ao dbro do menor, mais uma unidade; logo, essa soma menos uma unidade, nos dar exatamente O> dbro do nmero menor. O nosso menor nmero ser ento: 841 2 O nosso maior nmero, ser 841 - 420 = 421. A rigor., no era necessria esta operao, uma vez que sabemos queos nmeros so consecutivos. 50. A soma dos trs trmos de uma subtrao 308. O resto,. excede o subtraendo de 30 unidades. Quais so os trstrmos? Chamemos o minuendo de (M), o subtraendo resto de (R). de (8) e o. 1
=

840/2

420

Pelas condies do problema, teremos respectivamente:

-42

CEL. MAURICIO PIRAJ

M+S+R=308 donde: R=S+30 ~

2M=308 (Vide problema n.? (45) R=S+30

De 2M = 308, tiramos M = 308/2 donde M = 154. Substituindo-se em M + S + R = 308, a letra (R) pelo seu valor S + 30, teremos: M + S + S + 30 = 308 ou: M + +2 S + 30 = 308, onde substituindo-se (M) pelo seu valor, teremos: 154 + 2S + 30 = 308 ou: 2S = 308 - 154 - 30 ou: 2S = 124 donde: S = 124/2 ou finalmente: S = 62. Ser ento muito fcil de ver, que: R + 30 = 92. Os trs trmos pedidos sero ento: M = 154; S
= =

30

62+

62; R =92.

.51. Carlinhos comprou um lapis e um caderno por Cr$ 13,50. O lapis Cr$ 10,50 mais barato que o caderno. Qual apreo de cada objeto? Se ambos tivessem custado o mesmo preo, no haveria esta diferena de Cr$ '10,50 e teriam custado juntos: Cr$ 13,50 - Cr$ 10,50 = Cr$ 3,00 ou sejam: Cr$ 1,50 cada um. Ora, cOPlOo caderno Cr$ 10,50 mais caro que o lapis, chegamos a seguinte concluso: o lapis custou Cr$ 1,50 e o caderno, custou Cr$ 1,50 + Cr$ 10,50 = Cr$ 12,00 . .52. O complemento aritmtico de um nmero de trs algarismos 82. Achar o nmero. O complemento aritmtico dado, a diferena entre o nmero procurado e o primeiro nmero de ordem imediatamente superior mais elevada ordem que nle figura. Ora, se o nmero procurado de trs algarismos, a ordem mais elevada que nle figura a das centenas. O primeiro nmero de ordem imediatamente superior a das centenas, 1.000. Chamando-se o nmero procurado de (N), teremos ento:

334 PROBLEMAS

DE MATEMTICA

43

1.000 - N = 82, donde N = 1.000 - 82, ou N = 918. Para determinar (N), no fizemos mais do que subtrair a diferena (82) do minuendo (1.000), para achar o subtraendo (N). J,.-;3. A soma de trs nmeros 2.048. A soma dos dois primeil ros 1.368 e a soma dos dois ltimos 1.228. Quais so os trs nmeros? Chamemos os nmeros procurados de (a), (b), e (c). Pelo enunciado do problema, temos: a

.r:

b a b

+ +

c b c

2.048 1.368 1.228

Ora, se a soma de trs parcelas igual a um certo nmero, cada uma delas ser igual a sse nmero menos a soma das outras duas. Podemos dizer ento que: c
=

2.048 -

(a

b)

Mas, como a + b = 1.368 pelas condies do problema, teremos substituindo: c = 2.048 - 1.368 = 680. Sabemos pelo enunciado que b + c = 1.228. Levando nesta igualdade o valor encontrado para (c), teremos: b+ 680 = = 1.228 ou: b = 1.228 - 680 = 548. .Sabemos tambm que: a + b + c = 2.048. Considerando os valores j encontrados para (b) e (c), teremos: a + + 548 + 680 = 2.048 ou ainda: a + 1.228 = 2.048 ou: a = = 2.048 - 1.228 = 820. Os nmeros procurados so pois:
a = 820 b - 548 c = 680

Carlos, Alberto e Joo receberam juntos Cr$ 1.200,00. Carlos e Joo receberam ao todo, Cr$ 780,00 e Alberto recebeu Cr$ 30,00 menos do que Carlos. Quanto recebeu cada um? 1tste problema em tudo semelhante ao que acabamos de fazer. Vamos seguir ento o mesmo raciocnio.

44

CEL. MAURICIO

PIRAJ

Chamemos a quantia de Carlos de (a); Alberto de (b) eJoo de (c). Teremos ento de acrdo com as condies do enunciado; a + b + c = Cr$ 1.200,00;a + c = Cr$ 780,00 e b = a - Cr$ 30,00. Vamos trabalhar apenas com os nmeros, abandonando Qo sinal que indica cruzeiros, para retom-lo no fim do problema. Se a + b + c = 1.200, ser lcito escrever de acrdo com a propriedade associativa da soma: b + (a + c) = 1.200_ Como sabemos que a + c = 780, teremos ento: b + 780 = 1.200 ou: b = 1.200 - 780 donde b = 420.. Como temos tambm b = a-30, podemos escrever: a-30 = 420 donde a = 420 + 30 = 450. Sabemos tambm que a + c = 780. Logo: 450 + c 780.. donde c = 780 - 450 = 330. Como porm estamos lidando com cruzeiros, e nos repor-o tando ao enunciado do problema, diremos finalmente que; Carlos recebeu Cr$ 450,00 Alberto recebeu Cr$ 420,00 Joo recebeu Cr$ 330,00 55. Somei o mesmo nmero a cada uma das quatro parcelas: de uma soma e o total ficou aumentado de 23 centenas. Qual foi o nmero somado? Vinte e trs centenas correspondem a 2.300 unidades sim-o ples. Dividindo-se ste aumento pelas 4 parcelas da sorna, teremos: 2.300/4 = 575. Somamos ento a cada parcela, o nmero 575. MULTIPLICAO .56. O produto de dois nmeros 36. Acrescentando-se 3 ao' multiplicador sse produto vem a ser 48. Achar sses dois: nmeros. Acrescentando-se 3 ao multiplicador, sabemos que o produtovem aumentado de um nmero igual a trs vzes o multiplicando. . Assim sendo, a diferena 48 - 36 = 12, representa 3 vzes. o multiplicando; que ser ento igual a 12/3 = 4. Ora, se o produto 36 e o multiplicando 4, o multiplicador ser forosamente 36/4 = 9. Os dois nmeros procurados so pois, 4 e 9.

334 PROBLEMAS

DE MATEMTICA

45

:57. O produto de dois nmeros 96. Se tirarmos 4 ao multiplicando, sse produto diminuir de 32. Quais so os dois nmeros? Se tirarmos 4 ao multiplicando, o produto vem diminudo de um nmero igual a 4 vzes o multiplicador. Pelos dados do problema, vemos ento, que 32, representa 4 vzes o multiplicador. ste, ser como lgico, 32/4 = 8. O produto sendo 96 e o multiplicador 8, o multiplicando ser: 96/8 = 12. Os dois nmeros procurados sero pois, 12 e 8. .58. Como se pode, com uma s multiplicao, produtos 5 X 3; 6. X 3; 7 X 3? obter a soma dos

Sabemos que o produto de uma soma por um nmero, igual a soma dos produtos dsse nmero, por cada uma das parcelas da soma. Poderemos ento escrever: (5 X 3) + (6 X 3) + (7 x 3) ~ = 3 (5 + 6 + 7) = 3 X 18 = 54. Fica assim resolvido o nosso problema . .59. Como se pode obter, rena dos produtos 5
PO?" X

uma nica multiplicao,


7 e 5
X

a dife-

4?

Sabemos que para multiplicar uma diferena por um nmero, multiplica-se o minuendo e o subtraendo por sse nmero e subtraem-se os resultados. Poderemos ento escrever: (5 X 7) - (5 X 4) = (7 - 4) X 5 = 3 X 5 15. ,60. Que mudana experimenta um produto: 1.") Quando se suprime um ou vrios dos seus fatres? 2.0) Qioando nle se introduz um ou vrios [atres? 3.) Quando se multiplicam dois dos seus fatres por 5? 4.) Quando se dividem dois dos seus fatres por 5? 5.) Quando se multiplica cada um dos fatres por um mesmo nmero? 6.) Quando se divide cada um dos fatres por 'um mesmo nmero? 7.) Quando se multiplica um dos fatres por um nmero e se divide outro fator pelo mesmo nmero? Respostas: I.") O produto vem dividido por sse fator, ou pelo produto dos fatres suprimidos.

46

CEL.

MAURICIO

PffiAJA

2.") O produto vem multiplicado por sse fator, ou peloproduto dos fatres introduzidos. 3.) O produto vem multiplicado por 5 X 5 = 25. 4.) O produto vem dividido por 5 X 5 = 25. 5.) O produto vem multiplicado por um produto, igual. a sse nmero, multiplicado pelo nmero de fatres existentes no produto dado. 6.) O produto vem dividido por um produto, igual a sse nmero, multiplicado pelo nmero de fatres existentes no produto dado. 7.) O produto no se altera. 61. Achar o produto de 25 por 9, 11, 99, e 101, sem efetuar retamente a multiplicao. Respostas: 1.0) 25 x 2.) 25 x 3.) 25 x
4.) 25 9 = 25 x 11 = 25 x 99 = 25 x 101 = 25 x

di-

( 10 ( 10 + ( 100 ( 100 +

1) 1) 1) 1)

250 250 + 2.500 2.500 +

25 25 25 25

225 275--

2.4752.525

62. Dar um meio abreviado 50, 25, 20 e 125. Respostas: Por Por

para multiplicar

u.m nmero

por:

50: Multiplica-se por 100 e toma-se a metade do re-

sultado obtido.
25: Multiplica-se por 100 e divide-se o resultado en-

contrado por Por 20: Multiplica-se contrado por Por 125: Multiplica-se contrado por

4. por 100 e divide-se o resultado en5. por 1.000 e divide-se o resultado en8. o qudruplo do me--

63. Se a diferena entre dois nmeros nor, o maior o que do menor?

Chamemos os nmeros de (a) e (b). Seja (a) maior que (b). Pelas condies do enunciado, teremos a - b = 4b. Se quisermos agora o minuendo (a), teremos como lgico; que somar o subtraendo (b) com o resto (4b). Ficar ento: a = 4b + b ou: a = 5b. Vemos ento que o nosso maior nmero (a), o quntuplodo menor.

334 PROBLEMAS DE MATEMTICA

47 do menor, o-

64. Se a soma de dois nmeros maior o que do menor?

o qudruplo

Chamando-se os nmeros de (a) e (b), sendo (a) maior que(b), teremos pelas condies do problema: a + b = 4b. Ora, como na soma de dois nmeros, qualquer das parcelas igual a soma menos a outra parcela, teremos que: a = = 4b - b ou: a = 3b. Vemos ento que o nosso maior nmero (a), o triplo do menor. 65. Se um nmero o sextuplo de outro, a diferena entre les o que do menor? Chamemos os nmeros de (a) e (b), sendo (a) maior que (b); Pelas condies do problema, temos a = 6b. Sabemos que subtraindo o mesmo nmero a ambos os trmos de uma igualdade, ela no se altera. Vamos ento subtrair (b) a ambos os trmos da igualdade acima. Teremos a - b = 6b - b ou: a - b = 5b. Ora, a - b justamente a diferena entre os nmeros; evemos, que igual ao quintuplo do menor. 66. Se multiplicarmos um nmeor por 5, le aumenta de quanto em relao a le mesmo? Aumenta de 4 vzes o seu prprio valor. 67. Qual o nmero que multiplicado unidades? por 7, aumenta de 275

Sabemos que le multiplicado por 7, aumenta de 6 vzes o' seu valor. Assim sendo, 276, representa 6 vzes o valor do nmero procurado. O nmero ser ento: 276/6 = 46. 68. O produto de dois nmeros 2.350. Se multiplicarmos um dos nme?'os por 10, o produto ficar aumentado de quantas dezenas? O produto ficar aumentado de tantas dezenas, quantas forem as unidades do outro fator. 69. O produto de dois nmeros 908. Se multiplicarmos um dos fatres por 4 e o outro por 5, qual ser o novo produto? Sabemos que se num produto de dois fatres, multiplicarmos cada um dles por um numero, o produto vir multiplicado pelo produto dsses nmeros. Assim sendo, o nosso produto vir multiplicado por 4 X 5=20. O novo produto ser ento: 908 X 20 = 18.160.

48

CEL.

MAURICIO

PIRAJ

'70. Numa multiplicao, o multiplicando 430. Se subtrairmos 3 unidades ao multiplicador, de quantas unidades diminuir o produto? Sabemos que num produto de dois fatres, se subtrairmos um certo nmero de um dles, o produto vir diminudo do valor dsse nmero, multiplicado pelo outro fator. No nosso caso ento, o produto diminuir de 3 X 430 = 1.290 unidades. '71. O produto de dois nmeros 392. Subtraindo-se 4 unidades de 'um dles, o produto passa a ser 280. Achar os dois nmeros. Subtraindo-se de um dos fatres as 4 unidades, o produto diminuiu de 4 vzes o outro fator. Logo: 392 - 280 = 112, representa 4 vzes o fator que no variou. sse fator ser ento: 112/4 = 28. O outro fator ter que ser forosamente: 392/28 = 14. '72. A soma de dois nmeros mpares e consecutivos 404. Achar o produto dos dois nmeros. Dividindo-se a soma de dois nmeros mpares consecutivos por 2, acha-se o nmero par do meio. Fazendo isto no nosso problema, teremos: 404/2 = 202. Os nmeros mpares considerados so pois, 201 e 203. O seu produto : 201 x 203 = 40.803.

'13. Um ciclista perseque 'l,Lmpedestre que leva 20 quilmetros


de vantagem. O ciclista percorre 11 quilmetros por hora, e o pedestre, 4 quilmetros no mesmo tempo. Qual a distncia entre os dois ao fim de duas horas? Ao fim de duas horas o ciclista percorreu 2 X 11 = 22 quilmetros, e o pedestre percorreu 2 X 4 = 8 quilmetros. Vemos ento que nessas duas horas, o ciclista andou mais do que o pedestre, 22 - 8 = 14 quilmetros. Como a distncia entre les era de 20 quilmetros na partida, ficou reduzida depois de duas horas de perseguio, a: 20 - 14 = = 6 quilmetros. 74. Um aluno efetuou a multiplicao de 231 por 108 e escreveu o segundo produto sob o primeiro, deslocando-o para a esquerda de uma nica ordem. Determinar o rro, raciocinando com os valores relativos dos diversos algarismos deslocados. A operao certa seria:

334 PROBLEMAS

DE

MATE~TICA

49

231 108 1848 231. 24'948 A operao feita pelo aluno, foi: 231 108 1848 231 4158 Examinemos os valores relativos dos algarismos do .nmero 231 (2. produto), nos dois casos. O algarismo (1) que representava 100 na operao certa, passou a representar 10, na errada. rro para menos, de 90, ..O algarismo (3) que representava 3.000 na operao certa, passou a representar 300, na errada. rro para menos de 3.000 - 300 = 2.700. O algarismo (2) que representava 20.000 na operao certa, passou a representar 2.000, na errada. ,rro para menos de 20.000 - 2.000 = 18.000. Somando-se agora todos os erros calculados, veremos que o aluno errou para menos, de: 18.000 + 2.700 + 90 = 20.790. Verificao: 24.948 - 4. 158 = 20.790.
0

'75. Dois trens partem

no mesmo instante de duas estaes situadas a 240 quilmetros de distncia uma da outra e se dirigem no mesmo sentido. O primeiro, que sai da estao situada na f?'ente, tem a velocidade de 50 quilmetros por hora e o segundo, percorre 65 quilmetros por hora. Qual a distncia entre os dois trens ao fim de 3 horas de marcha?,

Ao fim de trs horas, o primeiro percorreu 3 X 50 = 150 quilmetros. O segundo, no mesmo tempo, percorreu 3 X 65 = 1!ffi quilmetros. A distncia entre les ao fim de 3 horas e levando em <contaa distncia que j de incio separava as duas estaes
4

50

CEL.

MAURICIO

PIRAJ

de onde partiram, ser: (240 = 195 quilmetros.

150) -

195

==

390 -

195 =

76. Dois trens partem no mesmo instante de duas estaes situadas a 400 quilmetros uma da outra e se dirigem ernsentidos contrrios. O primeiro tem a velocidade de 50 quilmetros por hora e o segundo, de 65 quilmetros por hora. QuaJ a distncia entre os dois ao fim de duas horas? E nofim de 4 horas? Ao fim de duas horas, teremos que: O primeiro trem andou 2 X 50 = 100 quilmetros. O segundo trem andou 2 x 65 = 130 quilmetros. Como les andam em sentidos contrrios, a distncia entre' les ser de 400 - (100 + 130) = 400 - 230 = 170 quilmetros. Ao fim de 4 horas, teremos que: O primeiro trem andou 4 X 50 = 200 quilmetros. O segundo trem andou 4 x 65 = 260 quilmetros. Vemos ento, que o primeiro trem andou at a metade do caminho (200 quilmetros); o segundo cruzou com o pri- meiro na metade do caminho e andou mais 60 quilmetros, devido a sua maior velocidade. A distncia entre les ento ao fim de 4 horas, de 260 - 200 = 60 quilmetros.
DIVISO

77. Quando uma diviso se faz exatamente, qual o maior n.mero que se pode acrescentar ao dividendo sem mudar o O quociente? sse nmero igual ao divisor menos uma unidade. 78. Quando a diviso d um resto, qual o menor nmero que se pode acrescentar ao dividendo para obter um quociente' exato? ::ssenmero deve ser igual a divisor menos o resto. 79. Quando a diviso d um resto, qual o menor nmero quese pode subtrair do dividendo para obter um quociente exato? sse nmero o prprio resto.

334 PROBLEMAS DE MATEMATICA

51
por: 5~

80. Dar um meio abreviado para dividir um nmero 25, 125.


1.0) Por 2.) Por por 3.) Por por

5: divide-se por 10 e multiplica-se o quociente por 2. 25: divide-se por 100 e multiplica-se o quociente
4.

125: divide-se por 1.000 e multiplica-se o quociente


8.

81. O nmero 225, vzes um Out1'Onme1'o, igual a 90.900. Qual ser sse outro nmero? Sabemos que num produto de dois fatres, cada fator igual ao produto, dividido pelo <;lUtro fator. Ora, um dos fatres do nosso produto 225 'e o produto 90.900. O outro fator ser ento: 90. 900/225 ~404. 82. Qual o maior nmero e mais prximo de 8,916, que contm exatamente 347? Vamos dividir 8.916 por 347: encontramos 25 para quociente e 241 para resto (diviso .inexata). Ora, o menor nmero que somado ao dividendo 8.916, torna a diviso por 347 exata, 347 - 241 = 106 (vide problema n." 78). O nmero procurado ser ento: 8.916 + 106 = 9.022. Verificao: 9.022/347 = 26 exatamente, 83. Por quanto devo multiplicar o nmero 30, para que o produto fique contido 4 vzes exata$ em 2 -. 400? Chamando o nmero procurado de (N), para que (30 x N) se contenha 4 vzes exatas em 2.400, preciso que tenh~mos: 4 (30 x N) = 2.400. Tirando o valor do fator (30 X N), teremos: 30 X N = = 2.400/4 = 600. Se agora, da igualdade 30 X N = 600 tiramos o valor do fator N, teremos finalmente: N = 600/30 ou: N = 20. Deveremos ento multiplicar o nmero 30, por 20. Verificao: 2.400/600 = 4.

52

CEL._ MAUR,ICIO

PIRAJ

84. Qual o nmero men01' e mais prximo de 8.916, qt~e contm exatamente 347? ' Dividindo-se 8.916 por 347, encontramos o quociente 25 e o resto 2.4l. Como sabemos, o resto o menor nmero que se pode subtrair do dividendo para se obter um quociente exato. O nmero menor e mais prximo de 8.916 procurado, ser ento: 8.916 - 241 = 8.675. Verificao: 8.675/347 = 25 (exatamente). 85. Multipliquei o dividendo por 46 e o divisor por 23. Se o quociente era 35, qual ser o novo quociente? Multiplicando por 46 o dividendo, o novo quociente vem multiplicado por 46. Multiplicando o divisor por 23, o novo quociente vem dividido por 23. Assim sendo, o novo quociente ser: 35
X

46
=

1.610/23

70

23 86. Numa diviso, o divisor maio?' que o quociente de 8 unidades e o resto o 'maior possvel. Se a soma do diviso?' com o quociente 30, qual ser o dividendo? Chamemos o dividendo de (D), o divisor de (d) e o quociente de (q). Sendo o divisor maior de 8 unidades do que o quociente, a diferena entre os dois ser d - q = 8. Ora, sbemos pelo enunciado que a soma d + q = 30. Temos ento a soma e a diferenca de dois nmeros. O maior dles que o divisor, ~omo lgico, ser: 30 + 8 19
2

O menor, ou quociente no casa, ser: 30 - 8 11


2

334 PROBLEMAS

DE

MATEMATICA

53

Teremos ento: d = 19 e q = 11. Chamemos de (r) o resto. Como o resto o maior possvel, le s pode ser igual ao divisar menos uma unidade. Teremos ento: r = d- 1 = 19 - 1 = 18. O dividendo procurado ser ento: D = dq + r ou: D = 19 X 11 + 18 = 227. 87. Numa diviso o quociente igual ao div.isor e o resto o maior possvel. Se a soma do divisor com o quociente igual a 18, qual ser o dividendo? Sabemos j que: D = dq

r.

Se o quociente igual ao divisar, teremos d = q. Mas, sabemos pelo enunciado que d + q = 18. Mas, como d = q. podemos escrever que 2d = 18 ou: d = 18/2 = 9, e que: 2q = 18 ou: q = 18/2 = 9. O resto sendo o maior possvel, ser: r O nosso dividendo ser ento: D
=

= d - 1 = 9 - 1 = 8.

89.

.88. Dividindo-se um nmero por 7, ficam faltando 228 unili') dades ao quociente para igualar o dividendo. Qual foi o nmero que divimos por 7? Lembremo-nos da frmula que nos d o valor do dividendo, D = dq + r. De acrdo com os dados do nosso problema, vemos logo que: d = 7 e D = q + 228 donde D - 228 = q. Como no se falou em resto, porque a nossa diviso exata; assim sendo, teremos D = dq. Substituindo-se nesta ig-ualdade (d) e (q) por seus valores j encontrados, temos: D = 7 x (D - 228). Efetuando a multiplicao, vamos ter: D = 7D - 7 x 228 ou D = 7D - 1.596. Passando-se agora (D) para o segundo membro da igualdade e 1.596 para o primeiro membro, teremos que trocar os sinais de ambos, e ficaremos com 1.596 = 7D - D = 6D. Da igualdade 6D = 1.596, determinando-se o valor do fator D, vamos encontrar D = 1.596/6 ou D = 266. O nmero procurado ento, o nmero 266. 89. O produto de dois nmems 180. Qual o segundo? 240. O triplo do p1"meiro

54

CEL. MAURICIO

PffiAJ

Chamemos os dois nmeros de (a) e (b). Pelo enunciado do problema, vemos logo que: a x b = 240 e 3 x a = 180. Se nesta ltima igualdade determinarmos o valor do fator (a), teremos: a = 180/3 = 60. Se agora, na primeira igualdade, substituirmos o fator (a) pelo valor que acabamos de encontrar, teremos: 60 x b = 240. Determinando-se o valor do fator (b), vamos encontrar b = 240/60 = 4. O primeiro nmero , ento. 60 e o segundo 4. 90. A soma dos trs nmeros que figuram numa subtrao 128. O resto o triplo do subtraendo. Qual o subtraendo? Chamando-se de (M) o minuendo, (S) o subtraendo e (R) o resto ou diferena,. temos: M + S + R = 128 mas, M + S + R. tambm igual a 2M, porque a soma dos trs trmos de uma subtrao igual ao dbro do minuendo. Teremos conseqentemente: 2M=128 donde M=128/2=64. Mas, sabemos tambm pelo enunciado do problema, que R = 3S. Substituindo-se ento em M + S + R = 128, (M) e (R) pelos seus valores, teremos: 64 + S + 3S = 128 ou: 64 + 4S = 128. Nesta ltima, igualdade, tirando-se o valor da parcela 4S, vamos ter 48 = 128 - 64 = 64. Finalmente, se na igualdade 48 = 64, tiramos o valor do fator S, teremos 8 = 64/4 ou S = 16. O subtraendo procurado ento 16. 91. Onze meninos e duas meninas concordaram em dividir entre si 71 mas, sem cortar ma alguma. Se algumas sobressem, concordaram em divid-las entre as meninas. Quantas mas recebeu cada menino e cada menina? O nmero total de criancas 11 + 2 = 13. Se cada criana recebesse o mesmo nmero de mas, receberiam 5 mas cada uma e sobrariam 6, porque 71: 13 = 5 e resto 6. Mas, como as sobras devem ser distribudas entre as meninas e estas so apenas duas, concluiremos que: Cada menino recebeu 5, mas e cada menina, 5 + 3 = 8. 92. A diferena entre dois nmeros 72 e o seu quociente exato 7. Quais so os dois nmeros? Vamos resolver primeiro pelo Taciocnio.

334 PROBLEMAS

DE

MATEMATICA

55

Se o quociente exato 7, isto quer dizer que o maior nmero contm o menor 7 vzes. Quer dizer ainda, que o maior nmero igual a 7 vzes o menor. Assim sendo, a diferena entre o maior e o menor nmero, igual a 6 vzes o menor. Se dividirmos ento essa diferena por 6, teremos o menor dos nmeros. O maior nmero ser portanto, a diferena entre os dois nmeros, mais o menor dles. Ora, sabemos pelo enunciado, que a diferena entre os dois nmeros 72. Setenta e dois ento, representa 6 vzes o menor nmero. O menor nmero ser, como lgico, 72/6 12. O maior nmero ser: 72 + 12 = 84. Resolvendo agora pelo clculo e chamando os nmeros de (a) e (b), sendo (a) maior que (b), teramos: a - b = 72 e a/b = 7 donde a = 7b. Substituindo-se ste valor de (a) na primeira igualdade e determinando-se o valor de (b) , teramos respectivamente: 7b - b = 72 donde: 6b = 72 ou: b = 72/6 = 12. Para acharmos o valor de (a), teramos a - b = 72. Substituindo-se (b) pelo valor encontrado, a - 12 = 72 ou: a = 72 + 12 = 84. 93. A diferena de dois nmeros 286. Dividindo-se o maior pelo menor encontra-se o quociente 7 c o resto o maior possvel. Achar os dois nmeros. Do enunciado do problema tiramos os seguintes dados, considerando-se os dois nmeros procurados como (a) e (b), sendo (a) maior que (b): a - b = 286; a: b = 7 e resto a
(b 1), ou: -b - 1

7 . b b

NOTA: Recordemos, que o resto maior possvel, aqule que uma unidade inferior ao divisar. Se acrescentarmos uma unidade ao dividendo, o resto passa a ser uma unidade maior; porque, quando se acrescenta um nmero ao dividendo, o resto vem acrescido dsse mesmo nmero. Ora, como o resto j era o maior possvel, se le ficou um.a unidade maior, le se tornou igual ao divisor. Assim sendo, o divisar se conter mais uma vez exata no dividendo; e por isso, o quociente aumentar de uma unidade. Passando agora ao clculo, teremos:

CEL. MAURICIO

PIRAJ

Se na igualdade a - b = 286, somarmos uma unidade ao> minuendo, a diferena vir acrescida desta unidade. Logo: a + 1 - b = 286 + 1 ou: a + 1 - b = 287. Se em a: b = 7 e resto (b - 1), acrescentarmos uma' unidade ao dividendo (a), de acrdo com o raciocnio j feito. teremos: (a + 1): b = 7 + 1; porque o resto se tornando igual 8:0. divisor, provocou o aumento de uma unidade no quociente, e desapareceu. Desta ltima igualdade, tiramos: (a + 1): b = 8 ou a + 1 = = 8b. Se agora, substituirmos (a + 1) na expresso a + 1 - b ~. = 287 encontrada acima, pelo seu valor (8b), teremos: 8b - b = 287 ou: 7b = 287 donde: b = 287/7 = 41. O nmero (a) ser ento, levando em conta que a +b = 285: a - 41 = 286 donde: a = 286 + 41 = 327. . Os dois nmeros so pois: a = 327 e b = 41. 94. Qual o nmero que se deve subtrair de 343, para se obterum nmero 7 zes menor? Chamando-se de (a) o nmero procurado, poderemos escrever, de acrdo com o enunciado do problema: 343 - a = = 343: 7 donde: 343 - a = 49. Tirando-se agora o valor do subtraendo (a), teremos: a = 343 - 49 a ou: a = 294. O nmero que devemos subtrair de 343, 294. 95. Pedro tem o triplo da idade de Joo, que 16 anos maismoo. Qual a idade de cada um? Chamemos de (P) a idade de Pedro e de (J) a idade de Joo. Pelo enunciado do problema, tiramos respectivamente: P = 3J e J = P - 16. Substituindo-se ste valor de J na primeira igualdade, vamos ter: P = 3 X (P - 16). Efetuando, vem: P = 3P - 48 donde: 48 = 3P - P ou: 48 = 2P ou: P = 48/2 = 24. Como J = P - 16, teremos logo: J = 24 - 16 ou: J = 8. Resposta: A idade de Pedro de 24 anos e a de Joo de 8_ 96. Pedrinho tem 10 anos e seu tio tem o quadruplo da idade de Pedrinho. No fim de quantos anos a idade do tio, ser otriplo da de Pedrinha? Vamos chamar de (N), o nmero de anos procurados. Se Pedrinho tem 10 anos agora, o seu tio ter 4 X 10 = 40.. Daqui a (N) anos) Pedrinho ter 10 + N anos e seu tio, 40 + N.

334 PROBLEMAS

DE

MATEMTICA

57'

..

Mas, nessa poca, pelas condies do problema, devemos ter a idade do tio igual ao triplo da idade do .Pedrinha. Teremos ento: 40 + N = 3 (10 + N) ou: 40 + N = 30 + 3Ndonde: 40 - 30 = 3N - N ou ainda: 10 2N ou final-mente: N = 10/2 = 5. No fim ento de 5 anos, sero satisfeitas as condies doproblema. Verificao: Ao fim de 5 anos, Pedrinho ter 10 + 5 = 15- anos e seu tio, 40 + 5 = 45. Ora, 3 x 15 = 45. 97. A soma de dois nmeTOS o quintuplo diferena 240. Achar os dois nmeros. do menor e a-

Sejam os nmeros (a) e (b), sendo (a) maior que (b). Pelo enunciado do problema, vemos logo que: a + b = 5b ea - b = 240. Desta ltima igualdade, tiramos a = 240 + bque substitudo na primeira nos d: 240 + b + b = 5b ou: 240 + 2b = 5b donde: 240 = 5b - 2b ou: 240 = 3b donde.: b = 240/3 = 80. a valor de (a) ser ento: a - 80 = 240 donde: a = 240 + + 80 = 320. Os dois nmeros so pois: a = 320 e b = 80. 98. Compraram-se 4 livros e 16 cadernos por Cr$ 52,00. Por 3" livros e 17 cadernos, ter-se-ia que pagar Cr$ 49,00. Determinar o preo de cada caderno e de cada livro. Armemos o problema da seguinte maneira: 4 livros e 16 cadernos, custam Cr$ 52,00 3 livros e 17 cadernos, custam Cr$ 49,00 Observando-se o que ficou escrito, vemos que: quando di-minuimos um livro e aumentamos um caderno, o preo to-tal diminui de 52 - 49 = 3 cruzeiros. stes trs cruzeiros ento, indicam, de quanto um livro mais caro que um caderno. Se agora, subtrairmos de 52 cruzeiros, a quantia de 4 X 3 = = 12 cruzeiros, poderemos considerar os 4 + 16 = 20 objetos,. como se fssem todos, cadernos. Isto porque, eliminamos assim, a diferena de preo entrelivros e cadernos. Teremos ento, que 52 - 12 40 cruzeiros, representar, o preo de 20 cadernos. Cada caderno custar: 40/20 2 cruzeiros.

.58

CEL.

MAURICIO

PffiAJ

Os livros, que sabemos ser 3 cruzeiros mais Caros, custaro ento, 5 cruzeiros cada um. 'Verificao: Livros: 4 x Cr$ 5,00 Cadernos: 16 x Cr$ 2,00 Soma Cr$ 20,00 Cr$ 32,00 Cr$ 52,00

.-

'.

PROBLEMAS GERAIS

,99. Pedra, Paulo e Mario, tem juntos Cr$ 450,00. Pedra tem Cr$ 130,00 e a quantia de Paulo o quadruplo da de Mario. Quanto tem Paulo mais que Mar,io? Chamemos a quantia de Pedro de (a); a quantia de Paulo de (b) e a quantia de Mario de (c). Pelo enunciado do problema, poderemos formar as seguintes igualdades: a + b + c = 450 cruzeiros; a = 130 cruzeiros e b = 4c. Se a quantia de Paulo igual a 4 vzes a quantia de Mario, isto : se b = 4c, concluimos que na soma a + b + c = 450, vamos ter 5 vzes a quantia de Mario ou 5c, mais, uma vez a quantia de Pedro (a). Ento, se na igualdade a + b + + c = 450, subtrairmos de ambos os seus membros a quantia de Pedro a = 130 cruzeiros, teremos: b + c = 450 - 130 ou: b + c = 320. Em virtude do raciocnio que fizemos acima, fcil de ver que o primeiro membro desta ltima igualdade, representa 5 vzes exatas a quantia (c) de Mario. Podemos ento escrever: 5c = 320 donde: c = 320/5 ou: c = 64. Assim sendo, a nossa igualdade b + c = 320, tambm se poder escrever, substituindo (c) pelo valor j encontrado: b + 64 = 320 donde: b = 320 - 64 ou: b = 256. Poderemos ento dizer que: Pedro tem Cr$ 130,00; Paulo, tem 256,00 e Mario tem Cr$ 64,00. Paulo tem ento mais do que Mario, Cr$ 256,00 ~ Cr$ 64,00 = Cr$ 192,00. 100. Comprei 10 mas e meia dzia de pssegos por Cr$ 52,00. Se duas mas custam tanto quanto 4 pssegos, qual o preo de cada fruta? Se com o preo de duas mas eu compro 4 pssegos, porque as mas so duas vzes mais caras que os pssegos.

60

CEL. MAURICIO PIRAJA

Ento, se com os 52 cruzeiros quisesse comprar apenas pssegos, ao invs de 10 mas, poderia comprar 20 pssegos, que com a outra meia dzia, somariam 26 pssegos. O preo de cada pssego seria ento de: 52/26 = 2 cruzeiros. Ora, como sabemos que as mas so duas vzes mais caras que os pssegos, segue-se que o preo de cada ma., seria de 2 X 2 = 4 cruzeiros. 101. Joozinho comprou 5 lapis e 4 cadernos por Cr$ 30,60_ Se dois cadernos custam tanto quanto 6 lapis, qual o preo de cada caderno e de cada lapis? Se dois cadernos custam tanto quanto 6 lapis, os cadernos so 6: 2 = 3 vzes 'mais caros que os lapis. Assim sendo, com o dinheiro de 4 cadernos, poderamos comprar trs vzes mais "lapis. No nosso caso, 3 x 4 = 12 lapis. Se ento comprssemos somente lapis, com o dinheiro de' que dispomos, poderamos comprar 12 + 5 = 17 lapis. O preo de cada lapis seria ento: 30,60/17 = 1,80 cruzeiros. Os cadernos como so trs vzes mais caros, custariam cada um: 3 x 1,80 cruzeiros = 5,40 cruzeiros. 102. Da. Zulmira comprou 3 meles, 4 melancias e 7 abacaxis,. tudo por Cr$ 99,00. Um melo custou tanto quanto 3 melancias e uma melancia tanto quanto 2 abacaxis. Qual o' preo de cada fruta? Um melo trs vzes mais caro que uma melancia. Uma melancia duas vzes mais cara que um abacaxi. Logo: Um melo, 3 x 2 = 6 vzes mais caro que um ilbacaxi. Se comprssemos s abacaxis com os 99 cruzeiros, poderamos comprar: em vez de 3 meles, 3 X 6 = 18 abacaxis; em vez de 4 melancias, 4 x 2 = 8 abacaxis. Temos ainda os 7 abacaxis, que constam do enunciado do, problema. Compraramos ento ao todo, 18 + 8 + 7 = 33 abacaxis. Diremos ento, que o preo de um abacaxi, de 99/33 = 3cruzeiros. Uma melancia custar ento: 2 X 3 = 6 cruzeiros e um melo, 6 X 3 = 18 cruzeiros. 103. Uma pea de fita vale ao todo Cr$ 300,00 mais que outrada mesma espcie. Um metro de cada uma vale r$ 5,00_

334 PROBLEMAS

DE MATEMTICA

61

Se o comprimento da primeira o quadruplo' do da segunda, quantos metros tem cada uma? Se a diferena de 300 cruzeiros da maior para menor pea, corresponde a diferena de comprimento entre elas, e se sabemos que o metro de qualquer delas vale 5 cruzeiros, concluimos, que a diferena de comprimento entre elas de 300/5 = 60 metros. Se chamamos de (C) o comprimento da menor pea, o comprimento da maior ser C + 60. Mas, se o comprimento da maior (C + 60)" igual ao quadruplo do comprimento da menor, (4C) portanto, concluimos que a soma das duas peas C + (C + 60), valer o quintuplo da menor. Teremos ento que: C + C + 60 = 5C ou: 2C + + 60 =c= 5C ou, passando 2C para o segundo membro da igualdade, teremos: 60 = 5C - 2C donde: 3C = 60 ou: C = 60/3 = 20. A menor pea ter ento 20 metros de comprimento. Como sabemos que a maior o quadruplo da menor, ela ter como lgico, 4 X 20 = 80 metros. 104. Doze rapazes cotizaram-se para comprar um barco. Dois les ficaram impedidos de pagar as respectivas cotas e, em conseqncia, cada t~m dos restantes teve que dar Cr$ 4,00 alm da sua cota. Qual o preo do barco e qual a cota de cada um ? Se apenas dois rapazes no puderam pagar suas contas, sobraram 10 rapazes para pagar por les. Ora, a razo de 4 cruzeiros para cada um, vemos que pagaram ao todo 4 x 10. = 40 cruzeiros. stes 40 cruzeiros, representam as cotas dos dois rapazes que no pagaram. A cota de cada um, foi ento, de 40/2 = 20 cruzeiros. . Como tdas .as cotas eram iguais e as cotas foram ao todo 12, segue-se que o barco custou: 12 x 20 = 240 cruzeiros. 105. A soma dos algm-ismos de um nmero de dois algarismos 12 e o algarismo das dezenas o triplo do das unidades. Qual o nmero? ' Suponhamos que (a) o algarismo das dezenas e (b) o das unidades. O nosso enunciado nos dar imediatamente: a + b = 12 e a = 3b. Ora, se a = 3b, isto quer dizer, que .a soma a + b, representa o quadruplo do algarismo das unidades ou (4b). Como esta soma igual a 12, poderemos ento escrever: 4b = 12 donde: b = 12/4 = 3.

..

62

CEL.

MAURICIO

PIRAJ

Ora, se 3 o algarismo das unidades e se o das dezenas o triplo dle, o das dezenas ser: 3 x 3 = 9. O nmero procurado ser ento: 93. 106. Ao serem distribudos 280 cruzeiros entre trs pessoas, a primeira recebe tantas notas de 20 cruzeiros, quantas a segunda recebe de 10 e a terceira de 5. Quantas notas recebe cada uma? Suponhamos que a primeira pessoa receba (a) notas, a segunda (b) e a terceira (c) notas. A primeira recebendo tantas notas de 20 cruzeiros quantas a segunda recebe de 10, recebe portanto, o dbro da quantia recebida pela segunda. Teremos ento: a = 2b. A primeira recebendo tantas notas de 20 quantas a terceira recebe de 5, recebe pois, uma quantia quatro vzes maior que a da terceira. Teremos ento a = 4c. Ora, se (a) o dbro de (b), segue-se que: (b) a metade de (a). Mas, se (a) tambm o quadruplo de (c), (b) sendo a metade de (a), ser igual tambm ao dbro de (c). Teremos ento: b = 2c. Assim sendo, a soma a + b + c = 280 (que a quantia recebida em conjunto), ficar: 4c + 2c + c = 280 ou: 7c = 280, donde: c = 280/7 = 40. A terceira pessoa recebe ento 40 cruzeiros em notas de 5, ou sejam: 40/5 = 8 notas. A quantia da segunda que o dbro da quantia recebida pela terceira, ser ento: 2 x 40 = 80 cruzeiros. Como recebe em notas de 10 cruzeiros, receber: 80/10 = 8 notas. A quantia recebida pela primeira que 4 vzes a que coube a terceira, ser ento: 4 X 40 = 160 cruzeiros. Como recebe em notas de 20, receber: 160/20 = 8 notas. Cada pessoa recebe 8 notas. A primeira recebe em notas de 20 cruzeiros, a segunda em notas de 10, e a terceira em notas de 5. 107. Pedra e Joo tinham ao todo 280 cruzeiros. Joo deu 20 cruzeiros a Pedra e ficaram com quantias iguais. Quanto tinha primitivamente cada um? Suponhamos que Pedro tinha a quantia (a) e Joo a quantia (b). Pelos dados do problema, sabemos que a + b = 280. Se Joo deu 20 cruzeiros a Pedro, ficou com (b - 20). Se Pedro recebeu 20 cruzeiros de Joo, ficou com (a + 20).

334 PROBLEMAS DE MATEMATICA

Como depois dste fato, ficaram com quantias iguais, como diz o enunciado do problema, poderemos escrever: b - 20 = = a + 20 ou: b - a = 20 + 20 = 40. Temos ento agora, a soma 280 e a diferena 40, entre os dois nmeros (a) e (b). Sabemos que a quantia de Joo (b), era maior que a quantia de Pedro, (a). Teremos ento: 280 b = 2 280 a = 2 Concluimos ento, que Joo tinha 160 cruzeiros e Pedro 120. 108. Dona Zuimira deu 7 balas a cada uma das suas sobrinhase sobraram 2 balas. Para dar 9 a cada uma, ficariam faltando 8. Quantas sobrinhas tem Dona Zulmira? Se em lugar de 7, Dona Zulmira quisesse dar 9 bolas a cada sobrinha, teria que dar mais 2 balas a cada uma. Nesse caso, no s utilizaria as duas balas que sobraram da primeira partilha, como ainda precisaria de mais 8. Necessitaria ento de 8 + 2 = 1"0balas (alm das 7 que poderia logo dar a cada uma). Ora, como teria que dar mais 2 balas a cada sobrinha e precisava para isso de mais 10, porque Dona Zulmra tem 10/2 = 5 sobrinhas. 109. Num rarreiro h galinhas e coelhos num total de 45 cabeas e 128 ps. Quantos animais h de cada espcie? Se todos os animais no terreiro fssem de dois ps, deveramos ter 2 X 45 = 90 ps. Mas, como temos 128 ps, a diferena 128 - 90 = 38 ps, corresponde aos outros dois ps dos animais de 4 ps (coelhos) tambm existentes no terreno, dos quais, apenas dois ps esto includos no nmero 90. Os animais de 4 ps existentes, seriam ento em nmero de: 38/2 = 19 coelhos. Os animais de dois ps ou galinhas, seriam: 45 - 19 = 26_ 40

40 320/2 160

= 240/2

120

"c64

CEL.

MAURICIO

PIRAJ

J.10. Um aluno ganha 5 pontos por exerccio que acerta e perde 3 por exerccio que erra. Ao fim de 30 exerccios tinha 110 pontos. Quantos exerccios 'acertou? Se o aluno acertasse todos os exerccios, receberia 30 X 5 = = 150 pontos. Como s recebeu 110 pontos, porque errou o correspondente a 150 - 110 = 40 pontos. Para cada resposta errada, perdeu 3 pontos de acrdo com o enunciado do problema, e mais 5 que deixou de ganhar porque no acertou. Ento: por cada resposta errada, perdeu 3 + 5 = 8 pontos. Em 40 pontos perdidos, deu portanto, 40/8 5 respostas erradas. Como foram 30 exerccios, acertou 30 - 5 25. :111. Um empregado recebe 55 cruzeiros por dia sem alimentao e 30 cruzeiros quaTl-do faz as refeies no emprgo. No fim de 30 dias recebe 1.400 cruzeiros. Quanto dias fz cs refeies no emprgo? No dia em que o empregado faz as refeies no emprgo, le perde 55 - 30 .= 25 cruzeiros. Supondo-se que le trabalhasse os 30 dias sem alimentao, deveria receber 55 x 30 = 1. 650 cruzeiros. Como porm s recebeu 1.400 cruzeiros, a diferena: 1.650 - 1.400 = 250 cruzeiros, corresponde ao que perdeu ou deixou de ganhar, nos' dias em que fz as refeies no emprgo. Como em cada vez que isso aconteceu le perdeu 25 cruzeiros, concluimos que le fz as suas refeies no emprgo, durante 250/25 = = 10 dias. :112. A soma de 4 nmeTos inteiros os nmeros. e consecutivos 86. Ach-r

Os nmeros inteiros e consecutivos diferem entre si de uma unidade. Sejam ento os nmeros procurados: (a); (a + 1); (a + 2); (a + 3). Somando stes trs nmeros, teremos: a + a + 1 + a + 2 + a + 3 = 4a + 6; pondo-se 2 em evidncia, vem o valor 2 (2a + 3) para a soma. Ora, como a soma nos foi dada, poderemos fazer 2 (2a + 3) = 86, donde 2a + 3 = 86/2 = 43, donde ainda poderemos tirar 2a = 43 - 3 = 40; ou: a = 40/2 = 20.

334 PROBLEMAS

DE

MATEMATICA

65

Como (a) o nosso menor nmero e les so quatro e consecutivos, sero portanto: 20, 21, 22, e 23. 113. O produto de dois nmeros 594. Se subtrairmos 5 u-n.idades do multiplicando o produto reduz-se a 429. Achar os dois nmeros. Suponhamos que os nmeros sejam (a) e (b), Pelo enunciado do problema, temos: a x b = 594 e (a - 5) x b = 429. A diferena no produto foi pois, de 594 - 429 = 165 unidades. Mas, quando se subtrai um nmero do multiplicando, sabemos que o produto vem diminudo de tantas vzes o multiplicador, quantas forem as unidades do nmero subtrado. Assim sendo, poderemos escrever: 165 = 5 X b, donde, b = 165/5 = 33. Teremos agora ento: a x 33 = 594, donde: a = 594/33 = 18. Os nmeros procurados so ento: a = 18 e b = 33. ~14. Paulo tem 31 anos e Joo 13. H oiumtos anos foi a idade de Paulo o quadruplo da de Joo? A diferena atual entre as duas idades 31 - 13 = 18 anos. Lembremo-nos de que esta diferena permanece a mesma, quaisquer que sejam as idades de Paulo e Joo. H (N) anos passados ento, quando a idade de Paulo era o quadruplo da de Joo, a diferena das idades representava o triplo da idade de Joo. Ora, como essa diferena era 18 anos tambm nessa poca, a idade de Joo era ento de 18/3 = 6 anos. A idade de Paulo que era ento o quadruplo da sua, era de 4 X 6 = 24 anos. Como agora Paulo tem -31 anos e Joo 13, tudo isso se deu precisamente a 31 - 24 = 7 anos passados. 115. O Senhor Alberto tem 61 anos e os seus trs filn,os tem respectivamente: 37, 35 e 31 anos. H quantos anos foi a idade do Sr. Alberto igual a soma das idades dos seus trs filhos? . Vamos supor que quando o' Sr. Alberto tinha menos (N). anos, a 'sua idade era igual a soma das idades dos seus trs filhos. Quando isso se deu, o Sr. Alberto tinha ento, 61 - N anos. O seu filho mais velho, tinha 37 - N. O do meio, 35 - N, e o mais novo, 31 - N.

.,.

66

CEL. MAURICIO

PIRAJ

Nessa poca ento, teramos como lgico, de acrdo com a hipetse que fizemos: 61 - N = (37 - N) + (35 - N) + (31 - N) donde: 61 - N = 37 - N + 35 - N + 31 - N donde: 61 - N = (37 + 35 + 31) - (N + N + N) ou: 61 - N = 103 - 3N. Raciocinemos agora, sbre o que nos diz esta ltima igualdade. H (N) anos passados a soma atual das idades dos trs filhos (que 103), viria diminuida de 3 vzes N. Sendo (N), a diferena entre a presente data e a data de ento, assim como tambm, a incgnita do nosso problema. Se assim , fcil de concluir, que hoje, a soma das idades dos filhos (103), aparece aumentada justamente de 3N (com relao ao que era a N anos passados). A idade do pai hoje, tambm aparece aumentada de uma vez essa diferena (N), pois a (N) anos passados, ela era de 61 - N, e hoje de 61 anos. Ento, a diferena real hoje, entre a idade do pai e a soma das idades dos trs filhos, aparece por sua vez aumentada de 3N - N = 2N. Ora, esta diferena de 103 - 61 = = 42 anos. Poderemos ento escrever: 2N = 42 donde: N = 42/2 = 2l. H 21 anos passados ento, a idade do Sr. Alberto era igual a soma das idades dos seus trs filhos. Verificao: O Sr. Alberto tinha 61 - 21 = 40 anos. O filho mais velho tinha: 37 - 21 = 16 anos. O filho do meio tinha: 35 - 21 = 14 anos. O filho mais novo tinha: 31 - 21 = 10 anos. SOMA: 16 + 14 + 10 = 40 anos. 116. Se Pedro nacesse 4 anos antes, teria hoje 20 anos. A idade atual de Paulo de 30 anos. H quantos aiios foi a idade de Paulo o triplo da de Pedto? Pelo enunciado, vemos logo que Pedra tem atualmente 20 - 4 ~ 16 anos e Paulo tem 30. A diferena entre as duas idades atualmente, de 30 - 16 = 14 anos. Ora, esta diferena sempre a mesma quaisquer que sejam as idades de ambos. Ento: quando a idade de Paulo a (N) anos atrs, era igual ao triplo da idade de Pedro, a diferena entre elas era ainda de 14 anos.

334 PROBLEMAS DE MATEMATICA

Essa diferena porm, representava ento, o dbro da idade de Pedro. Pedro tinha ento: 14/2 = 7 anos. Como agora tem 1~, isso se deu portanto, a 16 - 7 = 9 anos passados. 117. Uma senhora comprou 7 metros de renda e 13 metros de fita e pagou ao todo 257,50 cruzeiros. Um metro de r~nda e um de fita, custam juntos 29,50 cruzeiros. Qual o preo do metro de renda e do metro de fita, separadamente? . Resolvemos ste problema, armando a nossa operao da seguinte maneira: (1.0) 7 metros de renda + 13 metros de fita custam 257,50 1 metro de renda + 1 metro de fita custam 29,50 Ento: (2.0) 7 metros de renda + 7 metros de fita, custaro: 7 x 29,50 = 206,50. Subtraindo-se agora a expresso (2. da expresso ,1.0), teremos: 7 mts. de renda + 13 metros de fita custam 257,5Q - 7 mts. de renda 7 metros de fita custam 206,50 6 metros defitacustam 51,O
0 )

Um metro de fita custar ento: 51/6 = 8,50 cruzeiros. Um metro de renda custar portanto: 29,50 - 8,50 = 21,00 cruzeiros. NOTA: A disposio dada aos clculos, dispensa maiores raciocnios. Notar que para subtrair, trocamos os sinais na expresso (2.0) que serviu de subtraendo. 118. Rosemary comprou 20 cadernos e trs livros. Os cadernos custaram ao todo 115,00 cruzeiros mais que os livros e cada livro, custou 7 cruzeiros mais que cada caderno. Quanto custou cada livro? Suponhamos que cada caderno custa (a) e que cada livro custa (b) cruzeiros. . Pelo enunciado do problema, tiramos que: 20a = 3b + llfS e b = a + 7. Substituindo-se (b) na primeira igualdade pelo seu valor em relao a (a), representado pela segunda igualdade, teremos: 20a - 3 (a + 7) + 115.

68

CEL.

MAURICIO

PIRAJ

Desenvolvendo, vem: 20a = 3a -+: 21 + 115 ou: 20a - 3a = = 136 ou: 17a = 136 donde: a = 136/17 = 8. Ora, se a = 8, teremos em virtude da igualdade b = a + 7, que: b = 8 + 7 = 15. Cada livro ento, custou 15 cruzeiros. 119. Um ciclista percorre 13 quilmetros por hora e um pedestre 4 quilmetros. O ciclista est 36 quilmetros atrs do pedestre. No fim de quantas horas ser o pedestre alcanado? A distncia que separa um do outro, de 36 quilmetros pelos dados do problema. A diferena de velocidade entre les de 13 - 4: = 9 quilmetros por hora. Assim sendo, para anular a distncia que os separa, o ciclista precisar de 36/9 = 4 horas. Ao fim ento de 4 horas, ser o pedestre alcanado. Verificao: Ao fim de 4 horas, o pedestre ter percorrido 4 X 4 = 16 quilmertos e o ciclista, 4 x 13 = 52. O ciclista ter ento percorrido os 36 quilmetros que o separavam do pedestre inicialmente e mais os 16 quilmetros que o pedestre percorreu. Estaro ento juntos. 120. Em trs caixas, h, ao todo, 190 botes. Se passarmos 20 botes da primeira para a segunda caixa, essa, ficar com 60 botes a mais do que restou na primeira. Mas, se passarmos 5 botes da segunda para a terceira caixa, essa, ficar com 40 botes a mais do que restou na segunda. Quantos botes h em cada caixa? Digamos que na primeira caixa existem (a) botes, na segunda (b) e na terceira (c). Sabemos pelo problema, que a + b + c = 190. Se passamos 20 botes da primeira caixa para a segunda, a primeira ficar com (a - 20) e a segunda com (b + 20) . botes. Pelo enunciado, teremos ento: b + 20 = a - 20 + 60 ou.. b + 20 = a + 40 donde tiramos: a = b + 20 - 40 ou: a = b - 20 (1.). Se passamos 5 botes da segunda caixa para a terceira, a segunda fica com (b - 5) e a terceira com (c + 5). Pelo enunciado, tambm poderemos escrever: c + 5 = b - 5 + 40 ou: c + 5 = b + 35 donde: c = b + 35 - 5 ou: c = b + 30 (2.).

334 PROBLEMAS

DE

MATEMTICA

69

Sabemos j que: a + b + c = 190 (3.). Substituindo-se agora em (3.), (a) e (c) pelos seus valores em (1.0) e (2.), vem: b.- 20 + b + b + 30 = 190 ou: 3b + 10 = 190 donde: 3b = 190 - 10 ou: 3b = 180 donde: b = 180/3 = 60. Teremos ento finalmente: a = 60 - 20 a = 40 ou: e b = 60 c = 60 + 30 c = 90 121. Achar trs nmeros, sabendo-se que a soma dos dois primeiros 105, a soma dos dois ltimos 75, e a soma do primeiro e do terceiro 100. Suponhamos que sejam (a), (b) e (c) os nmeros procurados. ' " Teremos pelo enunciado, que: a + b 105 b + c 75 a + c 100 Somando-se agora membro a membro estas trs igualdades, teremos: a + b + a + b + c + c = 105 + 75 + 100 ou: 2a + 2b + 2c = 280 ou: 2 (a + b + c) = 280 ou: a + b + c = 280/2 ou: a + b + c = 140. Assim sendo, fcil de ver que:

140 140 14'0 -

(a (b

(a

+ + +

c) = b

c) c)

= =

a b

:no

140 f 140 l140 -

105 = c ~ c = 35 75 = a ou: a = 65 100 = b b = 40

12:2.,Achar um nmero composto de dois algarismos cuja soma ' 13, sabendo-se que, trocando-se a ordem tisses algarismos, o nmero aumenta de 45. Como um nmero de dois algarismos igual a 10 vzes o seu algarismo das dezenas mais o algarismo das unidades, se trocarmos nele a posio dos seus algarismos, o nmero assim formado, ser igual a: 10 vezes o algarismo das unidades do nmero dado primitivamente, mais o algarismo das. dezenas do mesmo nmero. .Suponhamos ento, que primitivamente nos foi dado um nmero, cujo algarismo das dezenas (a) e cujo algarismo das unidades (b). O nmero dado de dois algarismos; O nmero formado ser ento: 10a + b. Invertendo-se agora, a ordem primitiva dos seus algarismos, o nmero

70

CEL. MAURICIO PffiAJA

formado ento ser: 10b + a; que pelo enunciado do problema, maior do que o nmero dado, de 45 unidades. A diferena entre os dois, ser ento de 45 unidades. Subtraindo-se o menor do maior, teremos: (10b + a) - (10a + b) = 45. Simplificando o primeiro membro desta igualdade, teremos: 10b + a - 10a - b = 9b - 9a = 9 (b - a). Poderemos escrever ento: 9 (b - a) = 45 donde: b - a = 45/9 ou: b - a = 5. Como ns j sabemos que a ento: 13 + S
b 2

b ou b

13, teremos

18/2

13 - 5 a
2

8/2

dado primitivamente foi ento: 49. O nmero depois de invertido seus algarismos, ficou: 94. Verificao: 49 + 45 = 94 e 4 + 9 = 13. 123. Que alterao sofre um produto de dois [atre, quando se soma o mesmo nmero a cada fator? Poderamos demonstrar a regra que enunciaremos a seguir; porm, como ste livro no se destina a ensinar teoria, daremos apenas a regra prtica e uma sua aplicao no problema que se segue a ste. REGRA: Somando-se um mesmo nmero a cada fator de um produto de dois fatres, o produto aumenta. do quadrado dsse nmero, mais o produto dsse nmero pela soma dos fatres. O produto ento de (a) e (b), depois de havermos somado (n) a cada um de seus fatres, aumentar de: n2 + .. + n X (a + b). 124. Somando-se duas unidades a cada fator de um produto de dois fatres, o produto aumenta de 150. Achar sses

o nmero

334 PROBLEMAS

DE MATEMATICA

71

[atres, sabendo-se que o maior excede o menor de 23 unidades. Em virtude da regra enunciada no problema anterior, teremos o aumento do produto: 150 = 22 + 2 (a + b) donde: 150 - 22 = 2 (a + b) donde: 150 - 4
!\

b 2

146/2

73

Mas, sabemos pelo enunciado do problema, que a = b + 23. Ento: 73 = b + 23 + b ou: 73 = 2b + 23 ou: 73 - 23 = 2b, donde: 50 = 2b ou: b = 50/2 ou: b = 25. Ora, se b = 25, teremos imediatamente: a = 25 + 23 ou a = 48. Os fatres so ento: a = 48 e b = 25. 125. Que alterao sofre um produto de dois fatres, quando se soma um nmero (m) ao multiplicando e um nmero (n) ao multiplicador? Da mesma maneira e pelo mesmo motivo, vamos dar aqui . apenas a regra prtica e uma aplicao. ' REGRA: Num produto de dois fatres,somand~~,se um nmero (m) ao multiplicando e um nmero (n) ao multiplicador, o produto aumenta de (m) vzes o multiplicador, mais (n) uzes O multiplicando e mais o produto (m.n). Num produto de (a) por (b), o produto aumentar ento de: mb + na + mn. 126. A soma dos dois fatres de um produto 159. Somando-se 6 ao multiplicando e 5 ao mu~tiplicador, o produto aumenta de 840. Determinar os dois fatres. Em vista da regra que citamos no problema anterior, teremos o aumento 840 = mb + na + mn, em que: m = 6, n = 5 e os fatres procurados so (a) e (b). Substituindo, vem: 840 = 6b + 5a + 30 donde: 5a + 6b ,,; = 840 - 30 ou: 5a + 6b = 810. Pelo enunciado porm, vemos que a + b = 159. A soma dos sextuplos dos fatres (a) e (b), ser ento: 6a + 6b = 6 X 159 = 954. Subtraindo-se agora desta ltima igualdade, 5a + 6b = 810, teremos: a = 954 - 810 = = 144.

72

CEL. MAURICIO

PIRAJ

Ora, como a + b = 159, teremos logo: 144 + b = 159 donde: b = 159 - 144 ou: b = 15. Os fatres procurados so pois: a = 144 e b = 15. Nota: Neste problema, foi preciso empregar um artifcio de clculo, achando a soma dos sextuplos dos farores, para podermos determinar o valor do fator (a). 127. A diferena de dois nmeros 14. Achar sses nmeros, sabendo-se que o triplo do maior igual ao qw:tdruplo do menor mais uma unidade. Suponhamos que os nmeros procurados so (a) e (b). Pelo enunciado do problema, teremos logo: a - b 14 e 3a = 4b + 1. A diferena dos quadruplos ser ento: 4a - 4b = 4 X X 14 = 56 (1.0). Da igualdade 3a = 4b + 1, tiramos: 3a - 4b = 1 (2.). Da igualdade (1.0), tirando (2.), teremos: 4a 3a

4b 4b

56
=

a 55 Notar, que trocamos o sinal da expresso subtraendo, como manda a regra. (Estudo dos nmeros relativos) Ora, se temos a = 55, teremos logo: 55 - b = 14 donde; b = 55 - 14 ou: b = 41. Os fatres procurados so ento: a = 55 e b = 41. NOTA: A diferena feita acima entre as duas expresses, traduz o seguinte raciocnio aritmtico: Se da diferena entre os quadruplos dos dois nmeros, tiramos a diferena entre o triplo do maior dles e o quadruplo do menor, vamos encontrar o maior. Ainda neste caso, empregamos um artifcio de clculo para determinarmos o maior dos nmeros procurados. O artifcio, foi determinar a diferena entre os quadruplos dos nmeros (a) e (b). 128. A diferena de dois nmeros 60. Achar sses dois nmeros, sabendo-se que o triplo do maior igual ao quintuplo do menor: Suponhamos que os nmeros sejam (a) e (b). Teremos logo pelo enunciado: a - b 60 e 3a
=

ib.

334 PROBLEMAS

DE MATEMTICA

73

Supomos (a) maior que (b). Da primeira igualdade, tiramos: a = 60 + b. Da segunda igualdade, tiramos: a = 5b/3. Como duas quantidades iguais a uma terceira so iguais entre si, teremos: 60 + b = 5b/3 donde: 3 (60 + b) = 5b donde: 180 + 3b = 5b ou: 180 = 5b - 3b = 2b donde: b = 180/2 = 90. Teremos ento logo: a = 60 + 90 = 150. Os nmeros procurados so pois: a = 150 e b = 90. 129. Um nmero composto de dois algarismos cuja dife1"ena 4. Invertendo-se a ordem dos seus algarismos e somando-se o nmero assim formada ao nmero dado, obtm-se 110. Achar sse nmero. Suponhamos que no nmero considerado, seja (a) o algarismo das dezenas e (b) o das unidades. Teremos ento pelo enunciado: a - b = 4. (Sendo a, maior que b). O nmero dado ser IOa + b e o nmero resultante da inverso dos algarismos, ser 10b + a. Somando-se stes dois nmeros como manda o problema, teremos: 10a + b + 10b + a = 110 donde: l1a + l1b = 110 ou: 11 (li + b) = 110 ou ainda: a + b = 110/11 =110; Ora, j sabemos que a - b = 4. Teremos ento que:
O maior algarismo,

ser:
=

10

+
2

14/2

7 ou: a

menor algarismo, ser: 10 - 4


=

6/2

3 ou: b

nmero

dado foi pois, 73. Verificao: 73

37

110.

130. Acha~' 4 nmeros tais, que a soma dos trs primeiros exceda. o quarto de 280. A soma do primeiro, do segundo e do quarto, exceda o terceiro de 200. A soma do primeiro, do terceiro e do quarto, exceda o segundo de 150 e a soma dos trs ltimos, exceda o primeiro de 30.

74

CEL. MAURICIO

PIRAJ

Suponhamos que sejam (a), (b), (c), e (d) os nmeros procurados. Pelo enunciado do problema, teremos logo: a + a + a + b + b + b + c + c + c d d d
= = = =

d c b a

+ + + +

280 200 150 30 estas


(a

Se agora, encontrar:

somamos

quatro b b b

igualdades,

vamos

3a + 3b 3c + 3d + 150 + 30 ou: 3 (a + b + c + d) + 150 + 30 ou: 3 (a + b + c + d) + 150 + 30 ou: 2 (a 2 (a = 330.

+ + +

+ + +

+ + +

d) d)
d)

+ +
=

280 280 280

+ + +

200 200 200

+ +

(a
(a

c c

+
=

+ b + c + d) = 280 + 200 + 150 + 30 ou: + b + c + d) = 660 donde: a + b + c + d =

660/2

Teremos ento: a + b + c + d = 330. Tendo em vista agora, as quatro igualdades dadas pelo : enunciado do problema e substituindo respectivamente os seus valores nesta ltima igualdade que acabamos de determinar, teremos:
(d + 280) + d = 330 ou: d + 280 + d = 330 ou: 2d = = 330 - 280 ou: 2d = 50 donde finalmente: d = 50/2 ou: d
=

25. 200 + c = 330 ou: 2c = finalmente: c = 130/2 ou: 150 + b = 330 ou: 2b = finalmente: b = 180/2 ou:

+ 200) + c = 330 ou: c + 330 - 200 ou: 2c = 130 donde c = 65. (b + 150) + b = 330 ou: b + = 330 - 150 ou: 2b = 180 donde
(c
=

90.

+ 30) + a ~-= 330 ou: a + 30 + a = 330 ou: 2a = 330 - 30 ou: 2a = 300 donde finalmente: a = 300/2 ou: a = 150.
(a
=

So stes portanto,

os nmeros procurados.

131. A soma de dois nmeros 90. Quais so sses dois nmero$, se o seu produto dividido pela sua diferena, d o maior?

334 PROBLEMAS

DE

MATEMATICA

75

Suponhamos que os nmeros procurados sejam (a) e (b). Pelo enunciado do problema, teremos logo:
a

a x b
b
=

90 e a b

Supomos que (a) maior que (b) Da nossa segunda igualdade tiramos:

a x b
t-

--a b

= a, donde: a x b = a (a - b) ou: b

a - b

Para esta transformao, dividimos ambos os membros da igualdade por (a). Ora, se b = a - b, temos: a = 2b. Substituindo-se agora ste valor de (a) na igualdade a + b = 90, vamos encontrar: 2b + b = 90 ou: 3b = 90 donde: b = 90/3 ou: b = 30. Ora, como a = 2b, teremos logo: a = 2 x 30 ou: a = 60. Observao: A partir da.igualdade a .; b = b, poderamos raciocinar do seguinte modo: Se a diferena entre o maior e o menor nmero igual ao menor, porque o maior igual ao dbro do menor. A soma dos dois, ser ento igual ao triplo do menor. Essa soma dividida por trs, nos ir dar o menor. sse menor, multiplicado por dois, nos dar o maior dos nmeros. 132. Uma me e seus dois filhos t~m juntos 48 anos. A me tem 20 anos mais que os dois filhos reunidos, e o mais novo, tem 6 a'ltos menos que o seu. irmo. Achar as trs idades. Chamemos de (a) a idade da me, de (b) a idade do filho mais velho, e de (c) a idade do mais novo. Pelo enunciado, teremos logo: a + b + c = 48 (1.0) a = (b + c) + 20 (2.) c == b - 6 (3. Da igualdade (3.), tiramos que: b =c + 6. Substituindo ste valor na igualdade (2.), teremos: a = c + 6 + c + 20 ou: a = 2c + 26. Substituindo-se agora os valores de (b) e de (a) na igualdade (1.0), vamos encontrar: 2c + 26 + c + 6 + c = 48 ou: 4c + 32 = 48 donde: 4c = 48 - 32 donde: 4c = 16 ou: c = 16/4 donde: c = 4.
0 )

76

CEL. MAURICIO

PIRAJ

Teremos ento em conseqncia: b = c + 6 ou: b = = 4 + 6 ou: b = 10. a = 2c + 26 ou: a = 2 x 4 + 26 = 8 + 26 donde: a = 34. A idade da me portanto de 34 anos. O filho mais velho tem 10 anos e o mais novo 4. ste problema resolvido teoricamente, nos daria o seguinte raciocnio: O mais velho dos filhos, tem a idade do mais novo mais 6 anos. A me tem duas vzes a idade do mais novo, mais 20, e mais 6 anos; ou sejam: mais 26 anos. O nmero 48 que a soma das idades, contm 4 vzes a idade do mais novo, mais 26 anos e mais 6 anos; ou sejam: mais 32 anos. A idade do mais novo ser ento: (48 - 32): 4 = 4 anos. A idade do mais velho ser: 4 + 6 = 10 anos. A idade da me ser: 4 + 10 + 20 = 34 anos. . 133. Numa famlia, h 5 meninos sucedendo-se com 5 anos de intervalo. Perpuita-ee qual a soma das suas idades, sabendo-se que o p1imognito tem o dbro da idade do mais no1'o. Suponhamos que seja () a idade do mais velho, e que na ordem decrescente, as idades dos demais irmos sejam respectivamente: (b), (c), (d), e (e). Se (e) a idade do mais novo, pelo enunciado j sabemos que: a = 2e. Ento: se a idade do 5. menino (e), a do 4. ser (e + 5); a do terceiro ser (e + 10); a do segundo ser (e + 15) e a do primeiro, (e + 20). Teremos ento: a e. + 20 b e + 15 c e + 10 d = e + 5 e = e Mas, como tambm temos a = 2e, substituindo-se ste valor na primeira igualdade, vamos encontrar: e + 20 = = 2e donde: 20 = 2e - e ou: e = 20. Teremos ento em. conseqncia: a = 20 + 20 ou: a 40 b = 20 + 15 ou: b 35 c = 20 + 10 ou: c 30 d = 20 + 5 ou: d 25

te

11

1U/

334 PROBLEMAS

DE

MATEM TICA

77

A soma das idades ser ento: 40 + 35 + 30 + 25 + 20 = 150 anos. 134. Dois jogadores entram num jgo; o p1'imeiro com 29 cruzeros e o segundo com 31. O total em jgo no foi mais aumentado. Terminada a partida que foi ganha pelo segundo jogador, sse ficou com 4 zes mais dinheiro que o primeiro. Quanto ganhou nessa partida e com quanto ficou cada jogador aps o jgo? A soma do capital dos dois jogadores no incio como no fim do jgo, : 29 + 31 = 60 cruzeiros. . Chamando-se de (a) a parte do primeiro jogador e de (b) a parte do segundo, temos a = 29 e b = 31 ou: a + b = 60. Mas, como no fim do jgo, o segundo fica com 4 vzes mais dinheiro do que fica o primeiro, teremos b = 4a. Podemos ento dizer que: a + 4a = 60 ou: 5a = 60 donde: a = 60/5 ou: a = 12. 12 cruzeiros ento a quantia com que o primeiro jogador ficou ao fim da partida. O segundo jogador, ficou ento com: 4x 12 = 48 cruzeiros. Como o segundo jogador tinha 31 cruzeiros, ganhou pois: 48 - 31 = 17 cruzeiros. Uma repoza perseguida p01: um galgo, tem 63 pulos de distncia sbre o co. ste d 3 pulos enquanto a rapoza d 4. Porm, 6 pulos do galgo valem 10 da rapoza. Quantos pulos o galgo deve dar para alcanar a rapoza? Se 6 pulos do galgo valem 10 da rapoza e se chamamos de (g) o pulo do galgo e de (r) o pulo da rapoza, teremos: 6g = 10r donde. simplificando, 3g = 5r. Determinamos ento, que 3 pulos do galgo valem 5 da rapoza. Sabemos porm que enquanto o galgo d 3 pulos, a rapoza d apenas 4 (ao invs de 5); encurta-se portanto a distncia entre les de 1 pulo. Assim sendo, o galgo dando 3 de seus pulos, ganha um adstnca igual a 1 pulo de rapoza. Para ganhar 63 pulos de rapoza (que a distncia que a rapoza tem a sua frente), ter de dar 3 X 63 = 189 pulos. Notar, que se para cada 3 pulos do galgo a rapoza desse 5, a distncia entre les ficaria invarivel.
,

li
"

[,

"

78

CEL. MAURICIO

PffiAJA

136. Um barco de pescador segue rio acima contra uma correnteza de 6 metros por minuto. Quando o pescador tema, o barco se adianta. de 60 metros em um quarto de hora. Quanto tempo remou, se depois de 2 horas o barco se adiantou de 480 metros? Se depois de 2 horas se adiantou s de 300 metros? Se depois de 2 horas o barco se encontra. no mesmo ponto de partida? Se o pescador rema, o barco que se adianta de 60 metros em 15 minutos, se adiantar ento de 60/15 = 4 metros em um minuto. Se o pescador no rema, o barco se atrasa de ~ metros por minuto, devido a correnteza contrria e de mais 4 metros que deixa de andar para a frente (porque o pescador no remou). Atrasa-se pois no total, de 6 ..!.. 4 = 10 metros por minuto. Primeira resposta: - Em duas horas, o barco tendo-se adiantado de 480 metros a razo de 4 metros por minuto, porque o pescador remou durante: 480/4 = 120 minutos, ou sejam: durante as duas horas. Segunda resposta: - Vimos, que se o pescador remar durante as duas horas, apesar da correnteza, se adianta de 480 metros. Se porm, ao fim de duas horas, s se adiantou de 300 metros, permanecendo constante a correnteza, porque deixou de remar um certo tempo. A diferena de espaos percorridos foi: 480 - 300 = = 180 metros. Mas, vimos, que m cada minuto que o pescador deixa de remar, o barco se atrasa de 10 metros. Ora, se em duas horas o atraso foi de 180 metros, porque o pescador deixou de remar durante: 180/10 = 18 minutos. O pescador remou ento, durante 120 - 18 = 102 minutos; ou 1 hora e 42 minutos. Terceira resposta: - Se depois de duas horas o barco se encontra no mesmo lugar, porque se atrasou de 480 metros, que, a razo de 10 metros por minuto, indica que o pescador no remou durante 480/10 = 48 minutos. Remou pois, durante: 120 - 48 = 72 minutos; 1 hora e 12 minutos. Quanto tempo remou o mesmo pescador, se recuou de 150 metros ao fim de duas horas? Se recuou de 600 metros ao fim do mesmo tempo?

334 PROBLEMAS DE MATEMTICA

79

Quarta resposta: - Ao fim de duas horas, o pescador se atrasou de 480 + 150 =. 630 metros. Isto equivale, a ter deixado de remar durante 630/10 = 63 minutos. Remou pois, 120 - 63 = 57 minutos. Quinta resposta: - Raciocinando do mesmo modo, veremos que ao fim de duas horas, o pescador havia deixado de remar durante 1080/10 = 108 minutos, tendo remado apenas 120 - 108 = 12 minutos. 137. Cada vez que se dobrar o meu capital, dizia fulano, darei 8 cruzeiros aos pobres. O capital foi dobrado trs uzes, e depois da terceira esmola, o fulano ficou sem nada. Que quantia tinha le a princpio? Se ficou sem nada ao dar a terceira esmola, porque: antes da terceira esmola, tinha 8 cruzeiros. Mas, como s dava esmola quando dobrava o seu capital, antes que sse, dobrasse pela terceira vez, fulano tinha 8/2 = 4 cruzeiros. Antes de dar a segunda esmola, tinha ento 4 + 8 = 12 cruzeiros. Ento, como s deu a segunda esmola porque o seu capital foi dobrado, antes que le dobrasse pela segunda vez, fulano tinha 12/2 = 6 cruzeiros. Antes ento de dar a primeira esmola, o seu capital era de 6 + 8 = 14 cruzeiros. Mas, como s deu a primeira esmola porque o seu capital foi dobrado, porque o seu capital inicial era d 14/2 = 7 cruzeiros. . Ele tinha ento a princpio, 7 cruzeiros. 138. Duas torneiras levam gua para um tanque. Se a primeira estivesse aberta durante 7 minutos e a segunda durante 15 minutos, a quantidade de gua trazida seria de 549 litros. Se pelo contrrio, a primeira estivesse aberta 15 minutos e a segunda 7 minutos, o volume de gua seria de 573 litros. Quanto tempo precisaria cada torneira para encher o tanque, que contm 3.240 litros? Temos aqui, dois casos perfeitamente definidos:
1." CASO:

I
rI

,.

12." torneira aberta 15 mino 1 fornecida: 594 litros.


\1.' torneira aberta 15 mino~Quantidade de gua 12.' torneira aberta 7 minoIfornecida: 573 litros.

1." torneira aberta

7 min' Quantidade

de gua

2." CASO:

80

CEL. MAURICIO

PIRAJ

Vemos ento que em qualquer dos casos, as duas torneiras correm por intervalos de tempos diferentes. Vamos ento igualar nos dois casos, o tempo em que corre uma das torneiras. (E' ste, um pequeno artifcio de clculo). Faremos _ ento duas hipteses. Suponhamos que elas corram do seguinte modo:
I: Hiptese:

1: torneira aberta 7 X 15 mino = 105 mino 2: torneira aberta 15 X 15 mino = 225 mino Quantidade de gua fornecida: 549 X 15 = 8.235 litros. 2: Hiptese: 1: torneira aberta 15 X 7 mino = 105 mino 2: torneira aberta 7 X 7 mino 49 mino Quantidade de gua fornecida: 573 X 7 = 4.011 littros. Observando o que acabamos de fazer, vemos que o tempo em que corre a primeira torneira, ficou igualado nos dois casos; permanecendo diferentes, os tempos relativos a segunda torneira. Ento: a diferena na quantidade de gua fornecida, corresponde ao trabalho da segunda torneira: A diminuico de 8. 235 ~ 4.011 litros = 4.224 litros no volume total da gua, devido ao fato da segunda torneira ter deixado de correr, por um tempo equivalente a: 225 49 mino = 176 mino Se tivesse corrido durante sse tempo (176<minutos), teria fornecido: 4.224/176 = 24 litros por minuto, que ento, a capacidade de fornecimento de gua, da segunda torneira. Ora, se a segunda torneira capaz de dar 24 litros dgua por minuto, reportando-nos ao 1.0 CASO proposto pelo enunciado do problema, veremos que em 15 minutos, esta torneira dar 15 X 24 = 360 litros dgua. A primeira torneira ento, ficar responsvel em 7 minutos, por 549 - 360 = 189 litros dgua. Isto quer dizer, que a sua capacidade de fornecimento, ser de 189/7 = 27 litros por minuto. Passemos ento a responder o nosso problema: Se a primeira torneira fornece 27 litros dgua por minuto, para encher um tanque de 3.240 litros, levar 3.240/27 = = 120 minutos ou 2 horas. Se a segunda torneira fornece 24 litros por minuto, para encher um tanque de 3.240 litros, levar 3.240/24 = 135 minutos, ou sejam: 2 horas e 15 minutos.
->.

Das könnte Ihnen auch gefallen