Sie sind auf Seite 1von 8

Distribuio binomial

1 5

objetivo

Nesta aula voc dever ser capaz de: Estudar a distribuio de probabilidades de experimentos com apenas dois tipos de resultados, realizados uma certa quantidade de vezes.

Aula_15_novo.indd 19

AULA

28/3/2005, 14:09:43

Elementos de Matemtica e Estatstica | Distribuio binomial

INTRODUO

Vamos considerar experimentos aleatrios que apresentam dois resultados possveis aos quais denominaremos sucesso e fracasso. Por exemplo: 1. Experimento: lanar uma moeda e observar se d cara ou no sucesso: cara fracasso: coroa 2. Experimento: lanar um dado e observar se d 5 ou 6 pontos, ou no sucesso: sair 5 ou 6 fracasso: sair 1 ou 2 ou 3 ou 4 3. Experimento: retirar uma bola de uma urna que contm 10 bolas, sendo 7 bolas brancas e 3 bolas no-brancas, e observar se branca ou no. sucesso: branca fracasso: no-branca

Representemos por p a probabilidade de ocorrer sucesso e q=1 p a probabilidade de fracasso. Nos exemplos anteriores, supondo a moeda e o dado equilibrados, temos: 1. 2. 3.

Suponhamos que o experimento considerado seja repetido n vezes, e que o resultado de cada tentativa seja independente dos resultados das demais tentativas. Vamos denir a varivel aleatria X= nmero de sucessos nas n tentativas A varivel aleatria X tem uma distribuio de probabilidade:

0 1 2

20 CEDERJ
Aula_15_novo.indd 20

28/3/2005, 14:09:49

O problema que queremos resolver : como calcular , onde

(obter exatamente k sucessos nas n tentativas)?

Em outras palavras, como calcular a probabilidade de ocorrerem exatamente k sucessos nas n realizaes do experimento? Uma possibilidade de ocorrerem k sucessos nas n tentativas :

onde S indica Sucesso; F indica Fracasso Devido independncia dos resultados de cada tentativa, a probabilidade de ocorrer o caso descrito acima

ou seja, .

Os k sucessos e os n k fracassos podem ocorrer em qualquer ordem e ocupar quaisquer posies na seqncia. O total de possibilidades o total de permutaes de n elementos, com k e n k elementos repetidos. Vimos no Mdulo 2 que esse total dado por

Concluso: Como so

tentativas, temos:

A expresso

fornece o termo geral do desenvolvi-

mento do binmio . Por isso, essa distribuio de probabilidade denominada distribuio binomial. Vamos retomar os experimentos do exemplo anterior: Exemplo 6 Qual a probabilidade de, em cinco lanamentos de uma moeda equilibrada, serem observadas exatamente trs caras? Soluo: Sendo X o nmero de caras nos 5 lanamentos.

CEDERJ 21

Aula_15_novo.indd 21

28/3/2005, 14:09:50

AULA

15

MDULO 2

Elementos de Matemtica e Estatstica | Distribuio binomial Em cada lanamento:

= 1/2 fracasso: coroa = 1/2


sucesso: cara Nmero de lanamentos (tentativas): n=5 Nmero desejado de sucessos: k=3 Probabilidade pedida:

Exemplo 7 Qual a probabilidade de, em dez lanamentos de um dado honesto, serem obtidos 5 ou 6 pontos em exatamente quatro das dez tentativas? Soluo: Denimos a varivel aleatria X = nmero de vezes em que so observadas as faces 5 ou 6, nos dez lanamentos. Queremos calcular P(X=4). Temos:

Ento

Exemplo 8 Uma urna contm dez bolas das quais sete, e apenas sete, so brancas. Cinco bolas so retiradas, uma a uma, com reposio. Qual a probabilidade de serem retiradas exatamente trs bolas brancas? Soluo: Denimos a varivel aleatria X= nmero de bolas brancas nas 5 retiradas. Queremos calcular P(X=3). Temos:

Ento

22 CEDERJ

Aula_15_novo.indd 22

28/3/2005, 14:09:51

Exemplo 9 No lanamento de quatro moedas, d a distribuio de probabilidade da varivel aleatria nmero de caras. Soluo: Em cada moeda: sucesso: cara

fracasso: coroa

Varivel aleatria: X = nmero de caras nas 4 moedas Distribuio de probabilidade da varivel aleatria X:

(interpretao)

0 1 2 3 4

(nenhuma cara e 4 coroas) (1 cara e 3 coroas) (2 caras e 2 coroas) (3 caras e 1 coroa) (4 caras e nenhuma coroa)

Exemplo 10 Numa prova de 10 questes objetivas, a probabilidade de que um aluno acerte uma pergunta qualquer, no chute, . Para ser aprovado, ele tem que acertar pelo menos 6 questes. Qual a probabilidade deste aluno ser aprovado, apenas chutando as respostas? Soluo: Interpretemos o problema: o experimento responder a uma questo ser repetido 10 vezes; em cada tentativa: - sucesso: acertar no chute; p = 1/5 - fracasso: errar ao chutar; q = 4/5 varivel aleatria X = nmero de acertos nas 10 tentativas Queremos calcular a probabilidade de ocorrer X = 6 ou X = 7 ou X = 8 ou X = 9 ou X = 10. Como esses eventos so mutuamente exclusivos, a probabilidade da unio desses eventos a soma das probabilidades de cada um. Ento, a probabilidade pedida :

CEDERJ 23

Aula_15_novo.indd 23

28/3/2005, 14:09:52

AULA

15

MDULO 2

Elementos de Matemtica e Estatstica | Distribuio binomial Diante de uma probabilidade to pequena, este exemplo pode ser usado para incentivar um aluno a estudar, no ?

RESUMO
Na Aula 14 vimos a distribuio de probabilidade uniforme, denida num espao amostral eqiprovvel. Nesta aula, vimos uma outra distribuio de probabilidade: a distribuio binomial. Vamos listar suas caractersticas: Repete-se um experimento vezes. S h dois tipos de resultados possveis em cada tentativa: designamos um deles sucesso e o outro fracasso. A probabilidade de resultar um sucesso em uma tentativa ; logo, a de ocorrer um fracasso

As realizaes so todas independentes. A varivel aleatria binomial. A probabilidade de ocorrerem exatamente dada por sucessos nas n tentativas, ( ), nmero de sucessos nas

tentativas tem distribuio

EXERCCIOS

1. Uma pesquisa indicou que, numa cidade, 75% dos automveis tm seguro. Se 6 automveis sofrerem um acidente, qual a probabilidade de exatamente 2 deles terem seguro? 2. Uma moeda equilibrada lanada 10 vezes. Qual a probabilidade de serem observadas exatamente 4 coroas? 3. Uma urna contm 4 bolas azuis e 6 bolas vermelhas. So retiradas 5 bolas, uma a uma, com reposio, e sua cor anotada. Qual a probabilidade de, em todas as retiradas, a bola ser azul?

24 CEDERJ

Aula_15_novo.indd 24

28/3/2005, 14:09:53

4. A probabilidade de um homem de 50 anos viver mais 20 anos 0,6. Considerando um grupo de 8 homens de 50 anos, qual a probabilidade de que pelo menos 4 cheguem aos 70 anos? 5. 60% das pessoas de uma populao tm olhos castanhos. Cinco pessoas so escolhidas ao acaso (pode-se supor sorteio com reposio). Qual o nmero esperado de pessoas com olhos castanhos nas 5 selecionadas? (Sugesto: Faa X = nmero de pessoas com olhos castanhos nas 5 escolhidas. Forme a distribuio de probabilidade de X, depois calcule E(X). Comprove que E(X) = 60% de 5.)

AUTO-AVALIAO
Voc deve identicar claramente as condies nas quais podemos denir uma distribuio binomial. Para resolver os exerccios, podemos usar as propriedades vlidas para as probabilidades, vistas na Aula 10. Se voc sentir diculdades, solicite ajuda do tutor da disciplina.

FIM DESTA AULA...


Vimos os conceitos e resultados bsicos da teoria das probabilidades: A identicao de um fenmeno aleatrio. As denies de experimento, espao amostral e evento. A denio de probabilidade e o estudo de suas propriedades (probabilidade do evento complementar, regra da adio, probabilidade condicional, regra da multiplicao, regra da probabilidade total). Os conceitos de eventos mutuamente exclusivos e de eventos independentes. O teorema de Bayes, que permite calcular a probabilidade das causas de um determinado efeito. A denio da funo numrica varivel aleatria e o clculo de seu valor esperado. A distribuio binomial.
CEDERJ 25

Aula_15_novo.indd 25

28/3/2005, 14:09:54

AULA

15

MDULO 2

Elementos de Matemtica e Estatstica | Distribuio binomial Para saber mais deste assunto ou entender melhor algum conceito visto, indicamos uma bibliograa bsica:

MENDENHAL, W. Probabilidade e Estatstica. Rio de Janeiro: Ed. Campus, vol.1, 1985. MEYER, P.L. Probabilidade Aplicaes Estatstica. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1974. MORGADO, A.C.O. e outros. Anlise Combinatria e Probabilidade. Rio de Janeiro: SBM - Coleo do Professor de Matemtica, 1981. TOLEDO, G.L. e OVALLE, I.I. Estatstica Bsica. So Paulo: Ed. Atlas S.A., 1978.

26 CEDERJ

Aula_15_novo.indd 26

28/3/2005, 14:09:54

Das könnte Ihnen auch gefallen