Sie sind auf Seite 1von 14

INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

Jose Antonio da Silva

Por qu o Computador na Educao?

ARACAJU-SE 2013

1- INTRODUO

2- METODOLOGIA

3- RESULTADO

4- CONCLUSO

5- REFERENCIAS

Resumo
Na atualidade, o acesso ao computador e, por consequncia internet, est muito comum entre todas as classes sociais. A nova gerao est totalmente dependente e fascinada com as perspectivas que esses meios oferecem. A escola como instituio no est isenta a esse processo, torna-se necessrio observar como os professores esto caminhando nessa nova perspectiva para o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo busca observar esse caminhar no sistema municipal de educao de GoiatubaGois. No perodo de janeiro a maro de 2012, foram enviados 20 questionrios aos professores e gestores do sistema, sendo elaborado um instrumento de coleta, composto de 11 itens, com o objetivo de mensurar como esses profissionais vem o uso do computador como ferramenta colaborativa do processo ensino-aprendizagem, se utilizam softwares aplicativos e pedaggicos. E sua opinio quanto ao uso dessas tecnologias como facilitadoras da aprendizagem. Aps a avaliao dos questionrios, concluiu-se que no sistema municipal ainda pequena a utilizao dessas tecnologias, apesar da conscincia geral sobre a necessidade e importncia do seu uso, da crena que essa mquina estimula a criatividade e a autonomia dos alunos, da percepo que os alunos so usurios frequentes do computador. A utilizao de recursos computacionais na educao exige um novo fazer pedaggico. Esse recurso modifica a forma de trabalhar a construo do conhecimento, porm o computador apenas um meio, o papel do professor em todo o processo educacional tem de ser repensado a partir das metas pedaggicas e educacionais e tambm do sistema de crenas e valores do professor, dos gestores, dos pais e da sociedade como um todo. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Mdias na educao; Professor e as novas tecnologias.

1. INTRODUO O computador tem provocado profundas alteraes nas relaes de trabalho em todos os setores, nas organizaes polticas, administrativas e pedaggicas da escola, porm nesta ltima, isso vai alm, uma vez que as instituies escolares, com essa ferramenta, conseguem conectar-se a pontos que esto equidistante do que ocorre em seu cotidiano, sedimentado ao longo dos anos na arte do falar do professor e da escrita manual do aluno. Entretanto, esse fato por si s no tem conseguido significativa transformao da escola, muito pelo contrrio, as mudanas so paulatinamente ditadas e no dependem exclusivamente do trabalho do professor. A verdadeira integrao do computador na realidade da escola supe uma nova organizao escolar mais descentrada, um currculo mais flexvel, a instaurao de novos tempos escolares, menos rgidos e programados, mudanas no prprio espao da sala de aula. E isto no acontece de um dia para outro: requer tempo, ajudas especficas, incentivos, toda uma estrutura de apoio. (FREITAS, 2008, p. 176) Neste diapaso as mudanas exigidas para que a escola flexibilize sua organizao curricular ditada pelos novos cenrios da economia globalizada, que se apresenta como forma alternativa de sobrevivncia, exigindo do trabalhador competncias e habilidades para ser inovador, criativo e solucionador de problemas na vida cotidiana das pessoas e/ou das organizaes. Segundo Frigotto et. al. (2005, p.59): nesse embate de concepes de sociedade e trabalho que se insere a disputa pela educao como prtica social mediadora do processo de produo, processo poltico, ideolgico e cultural. Para tanto fundamental que o professor se aproprie de novas formas e tcnicas de ensino para o desenvolvimento de uma aprendizagem que ultrapasse as barreiras do conhecimento tcito e do senso comum e chegue ao nvel da compreenso da relao existente entre as funes psicolgicas dos humanos e seus processos de aprendizagens, pois um dos papis essenciais exercidos pelo professor nessa direo o de poder atuar como elemento de mediao entre o sujeito aprendiz e o objeto do conhecimento, tendo clareza de que os fatores sociais, culturais, histricos e institucionais, so elementos que alm de influenciadores so determinantes dos processos de aprendizagens, (FRIGOTTO et al, 2005).

Portanto esse estudo se justifica pela concepo de que o computador uma ferramenta tecnolgica imprescindvel no contexto escolar, pois essa ferramenta o principal cone da sociedade moderna, com isso pretende-se, atravs de um estudo bibliogrfico e uma pesquisa de campo, mensurar a contribuio do computador como mediao pedaggica, e para a observao do fenmeno proposto verificar o domnio dessa ferramenta por parte dos docentes do sistema de ensino municipal, a existncia de laboratrios de informtica nas escolas do sistema, a interao do aluno com o computador. Pretende-se ainda observar como o computador pode contribuir para o processo ensino-aprendizagem dos educandos, analisar o uso que os professores fazem do computador e a relevncia que a mquina desempenha em suas atividades pedaggicas, e tambm discutir questes referentes ao uso do computador no contexto escolar que ainda so incipientes na atualidade, pois as novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educao criando novas formas de aprendizado e de disseminao do conhecimento e, especialmente, novas relaes entre professor e aluno.
2. O COMPUTADOR E A EDUCAO ESCOLAR

O uso do computador na educao, principalmente neste incio de milnio, trouxe questes que dizem respeito no s a sua utilizao, mas principalmente sobre o uso de outras tecnologias. Sendo o termo tecnologia, aqui denominado, segundo o conceito de Levy (1999), que a define como o conjunto ordenado de todos os recursos empregados na produo e comercializao de bens e servios; no caso da educao, recursos que podem contribuir para sua eficcia, ou seja, que podem possibilitar maior aprendizagem dos alunos. Ainda segundo o citado autor na j referida obra, a tecnologia produzida dentro de uma cultura e esta acaba condicionada por aquela, no sentido de que, a partir da existncia de uma dada tcnica, a sociedade que a possui acaba por no mais viver sem ela, pelas possibilidades que se abrem com essa tecnologia. Portanto se hoje tem, na sociedade, a presena de computadores - tecnologia presente em quase todos os mbitos da nossa vida - essa tecnologia condicionaria a escola a tambm possu-la e domin-la, pois a eletronizao j algo intrnseco sociedade. Valente (1998), certifica que o objetivo da utilizao do computador na escola no deve ser centrado no que o aluno desenvolve, mas na filosofia de uso do computador e como ele est facilitando a assimilao de conceitos que permeiam as diversas atividades. Para Mendes (2009), o computador pode ser utilizado na educao de duas formas:

a) Nas atividades de ensino atravs dos aplicativos auxiliadores que so programas de uso geral tais como Word, Excel, Powerpoint, entre outros que auxiliam tanto professores como alunos, os professores na aplicao dos contedos e os alunos na construo de atividades criativas e de maior complexidade. b) Na utilizao de programas didticos que so pacotes de auxlio ao ensino onde, geralmente, uma equipe pedaggica formata um contedo mnimo a ser aplicado ficando o professor ainda com a possibilidade de incrementar, naquilo que for conveniente, principalmente inserindo fatos ocorridos no dia a dia como, por exemplo, os fenmenos noticiados pela mdia e que muitas vezes implicam em descobertas cientificas, mudanas na geografia mundial que geralmente mexe no curso da histria da humanidade. De acordo com Carraher (1992), o sucesso de um programa de computador em promover a aprendizagem depende de sua integrao ao currculo. A escolha de softwares educativos deve ser cuidadosa, pois deve estar de acordo com as concepes presentes no currculo da escola. A eficincia da interface homem-computador, possibilitada pelo uso de um sistema operacional fcil de usar e manipular, somada diminuio do custo dos equipamentos levou popularizao do microcomputador e sua adoo em todas as reas de atividade, inclusive na Educao. 2.1 O Computador entra na Escola Para Levy (2001), toda tecnologia inserida no contexto escolar traz em sua essncia a necessidade do envolvimento de todos os agentes da escola, sendo os professores em primeiro plano, depois os estudantes e, por ltimo, os agentes administrativos, equipe pedaggica e a comunidade. Todos esses agentes necessitam se capacitarem para que haja uma perfeita interao no processo de ensino onde a aprendizagem venha ocorrer de forma estimuladora e sob uma nova perspectiva. Surge ento o medo do desconhecido, assim como muitos mitos foram criados com a entrada do computador na sala de aula, que chegou a ser visto como o monstro, mas isso sem a devida compreenso de que "hardware1" o computador - palpvel, fsico; que "software2" o programa que ser usado para a utilizao do computador e que por trs ou frente dessas partes est o "peopleware3" - a parte humana que comanda o conjunto. Sem as pessoas para oper-la a fabulosa mquina de nada adiantaria.

Observa-se um crescente interesse e uma preocupao por parte dos educadores a esse respeito. O interesse justificvel pela possibilidade de novos caminhos para se alcanar uma melhoria da qualidade de ensino. J a preocupao seria mais por conta do desconhecimento da maioria dos professores de como se utilizar dessa tecnologia de forma plena e proveitosa, porm tudo isto vem sendo gradativamente dominado, deixando de existir a ameaa do desconhecido, ficando livre o caminho da superao. Para Freitas (2008), somente h integrao do computador na realidade da escola quando houver descentralizao na organizao escolar, a flexibilidade nos currculos, menor rigidez e programao dos tempos escolares, ressalta ainda o autor, que essa dinmica no acontece de um dia para outro, requer uma estrutura de apoio, que perpassa por ajudas especficas, tempo e valorizao profissional. Na opinio de Levy (1999), uma tecnologia no boa, nem m, mas depende do uso que se faz dela, do contexto em que se insere. A questo definir qual tecnologia utilizvel na educao. Porm, considerando ainda que nem todas as classes sociais tem acesso a essa tecnologia, seria a escola o lcus para essa insero, exemplifica Levy (2001 p.132), explicitando o pressuposto que na escola que o indivduo tem a oportunidade do aprendizado interativo e cooperativo, sendo o principal canal de acesso para a incluso e cidadania. O autor afirma ainda que o computador proporciona na atualidade que os professores aprendam ao mesmo tempo em que os estudantes, oportunizando a atualizao continua tanto dos saberes quanto das competncias didtico-pedaggicas do educador. 2.2. Computador e o Processo de Ensino Aprendizagem Determinar a importncia desta ou daquela tecnologia, em termos de ajudar o aluno na construo do conhecimento tem sido uma preocupao recorrente de muitos educadores. A pergunta que mais se busca resposta na atualidade quais recursos so vlidos para que os alunos avancem no processo de aprendizagem? No cenrio atual, no h como negar que a presena da informtica na educao importante, inevitvel, dado que o computador tornou-se objeto scio-cultural integrante do cotidiano das pessoas. De acordo com Zambalde et al. (2000) define-se informtica como o ramo do conhecimento que cuida dos conceitos, procedimentos e tcnicas referentes ao processamento ou tratamento de conjuntos de dados. O processamento de dados

consiste em qualquer atividade que envolva o recebimento de dados brutos (entrada), a manipulao desses dados (processamento) e a sua consequente adequao em informao especfica (sada). Segundo Schaff (1995), percebe-se, que nos ltimos anos, h um interesse e uma inquietao bem visvel no meio educacional a respeito da insero do computador na escola. O interesse parece justificar-se pela possibilidade de novos mtodos para se alcanar uma melhoria da qualidade de ensino; mas percebe-se que o grande dilema talvez fique por conta do medo da substituio do homem pela mquina. 2.3. O Uso do Computador pelo Professor Muito se tem questionado, por parte dos professores, com relao ao computador como prtica educacional, assim como, aos menos informados, h um grande receio do uso, em virtude de acharem que podem ser substitudos pela mquina. Como descrito por Tarja (2001), necessrio que os professores sejam capacitados no mbito desta nova realidade educacional, que estejam preparados para superarem os obstculos, pois fundamental que ele saiba analisar, de forma crtica, a integrao dessa nova tecnologia com sua prtica de ensino. Esse autor alega que: O professor deve estar aberto para mudanas, principalmente em relao sua nova postura: o de facilitador e coordenador do processo de ensino-aprendizagem; ele precisa aprender a aprender, a lidar com as rpidas mudanas, ser dinmico e flexvel. Acabou a esfera educacional de deteno do conhecimento, do professor sabe tudo. (TARJA, 2001, p.114) The 4th International Congress on University-Industry Cooperation Taubate, SP Brazil December 5th through 7th, 2012 ISBN 978-85-62326-96-7 Do ponto de vista de Valente (1999), Mudar a viso e desenvolver capacidades para perceber os novos recursos que as tecnologias pem disposio mais do que receber treinamento para manusear o computador. O autor afirma que: A formao do professor para ser capaz de integrar a Informtica nas atividades que realiza em sala de aula deve prover condies para ele construir conhecimento sobre as tcnicas computacionais, entender por que e como integrar o computador na sua prtica pedaggica e ser capaz de superar barreiras de ordem administrativa e pedaggica. Essa prtica possibilita a transio de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integradora de contedo e voltada para a resoluo de problemas especficos

do interesse de cada aluno. Finalmente, deve-se criar condies para que o professor saiba recontextualizar o aprendizado e as experincias vividas durante a sua formao para a sua realidade de sala de aula, compatibilizando as necessidades de seus alunos e os objetivos pedaggicos que se dispe a atingir (VALENTE, 1999, p.39). 3. METODOLOGIA DA PESQUISA The 4th International Congress on University-Industry Cooperation Taubate, SP Brazil December 5th through 7th, 2012 ISBN 978-85-62326-96-7 Este estudo aconteceu no municpio de Goiatuba-Gois especificamente no Sistema Municipal de Ensino, com a finalidade de descrever a forma como est sendo utilizado o computador no processo de mediao pedaggica, estabelecendo a conexo entre a necessidade do aluno e o domnio da ferramenta por parte dos professores. Procurou-se, para isso, efetuar um levantamento de aspectos importantes, dos pressupostos sobre o papel do computador no mbito escolar, mas especificamente na sala de aula. Quanto aos meios, foram utilizados a pesquisa de campo na forma de aplicao de um questionrio e a pesquisa bibliogrfica a partir de fontes secundrias como livros, artigos, dissertaes e teses, alguns desses inclusive postadas em rede eletrnicas. Quanto ao tratamento dos dados, a anlise pode ser classificada de forma qualitativa e quantitativa, pois se trabalhou com dados que no podem ser quantificados, uma vez que so dedues entre as respostas mensuradas no instrumento de coleta versus a teoria defendida pelos autores utilizados como referencial terico e outros dados perfeitamente quantificados no questionrio aplicado, sendo a amostra representada por 10% do universo, que compreendido pelos professores do sistema municipal de ensino de Goiatuba GO, no perodo de janeiro a maro de 2012. 4. RESULTADOS Neste item sero apresentados e analisados os resultados inerentes ao trabalho de campo realizado junto aos professores do sistema municipal de ensino, quanto ao uso do computador como mediao do processo ensino-aprendizagem. Diante da metodologia utilizada para a coleta de dados, aplicao de questionrio, os resultados para as 11 questes fechadas foram: Para a questo nmero 1 (um) onde foi inquirido, ao professor, em qual ambiente acontece seu acesso ao computador, 85% responderam que em suas residncias, e apenas 15% apontaram para o acesso nos dois ambientes, escola e residncia. Esses

dados afirmam o pensamento de Kenski (1998) quando a autora ressalta que inevitvel, nos dias atuais, o domnio do computador por todos os agentes da escola, pois ele afirma que as velozes transformaes tecnolgicas da atualidade impem novos ritmos e dimenses tarefa de ensinar e aprender, o que necessariamente passa pela utilizao das novas tecnologias. O resultado demonstra que os professores do sistema esto se esforando para dominar essa ferramenta, que ao longo deste estudo, tem se caracterizado como imprescindvel para a mediao do processo ensino-aprendizagem, o que em parte responde um dos objetivos deste trabalho que mensurar o domnio do computador por parte dos professores do Sistema. Esse resultado demonstra que os professores esto se preparando e que j tm acesso ao computador, mas em contrapartida mostra uma outra realidade: as escolas no esto disponibilizando os meios necessrios para uma verdadeira interao dos multimeios no processo de ensino-aprendizagem, haja vista que o professor est tendo mais acesso ao computador em sua residncia onde as atividades de planejamento so executadas. Quando perguntado aos professores qual seu domnio de aplicativos como Word, Powerpoint e Internet (questo 2), a resposta foi 50 % com domnio total e outros 50% com domnio parcial para os aplicativos citados, outro ponto positivo a favor dos educadores uma vez que, segundo os autores citados neste estudo, os sistemas operacionais, os softwares, so ferramentas imprescindveis para criar ambientes de aprendizagem. Essa indagao tambm responde ao objetivo de mensurar o domnio do computador por parte dos docentes. Em relao infraestrutura disponibilizada pela unidade escolar, foi perguntado se existem laboratrios de informtica nas escolas, questo 3 (trs), 50% afirmam que sim, porm outros 50% afirmam que no, isso mais uma vez demonstra que a escola no est preparada para The 4th International Congress on University-Industry Cooperation Taubate, SP Brazil December 5th through 7th, 2012 ISBN 978-85-62326-96-7 disseminar a cultura atravs da eletronizao de seus processos, o que responde ao objetivo de pesquisa existncia de laboratrio de informtica na unidade educacional.

8. CONCLUSO Com o passar dos anos, a eletronizao ganha cada vez mais espao no mundo. Hoje grande parte dos bens que as pessoas possuem so adquiridos ou manuseados por meio eletrnico. Os meios digitais esto cada vez mais presentes nos supermercados, lojas, indstrias, agricultura... no entanto, no to presente nas escolas. A educao no pode ficar margem desse processo, indispensvel para a formao plena do indivduo. Parafraseando Levy (2001), pode-se deduzir que, no mundo atual, a sociedade passa por diversas transformaes sociais, culturais e at ento tecnolgicas, o que desencadeia a necessidade de acompanhar essas evolues, uma vez que as mesmas so de fundamental importncia para o progresso de um indivduo numa sociedade, sendo a utilizao do computador no processo educativo, desde as sries iniciais, uma oportunidade de ampliar o conhecimento dos alunos na escola e contextualizado com as demandas da sociedade e do mundo do trabalho. O uso do computador na educao deveria estar fomentando novas nuances na abordagem pedaggica vigente e no apenas colaborar, com o professor, na aplicao de seus contedos ou mesmo melhorar a performance tornando mais eficiente o processo de transmisso de conhecimento. preciso existir uma aliana na utilizao de novas tecnologias, buscando a possibilidade de criar e transformar conhecimentos estimulando a comunicao entre as pessoas e visando a expanso da autonomia pessoal nos processos de aprendizado, e isso s vai acontecer com uma juno de esforos dos agentes da escola, evidentemente que contrabalanceado por uma poltica pblica voltada para atender as demandas educacionais. Ficou ainda evidenciado, neste estudo, que o desenvolvimento tecnolgico tem colocado o computador como instrumento de auxlio no processo de ensinar e aprender no ambiente escolar. Esse instrumento, segundo os autores pesquisados e as respostas mensuradas no instrumento de coleta, demonstra que cada vez mais o uso do computador uma realidade no cotidiano das famlias, com isso no poder ser o ambiente escolar diferente da realidade j vivenciada pelos educandos e educadores, pois nada adianta o professor planejar sua aula em casa utilizando seu prprio computador e chegar escola e no ter a mesma ferramenta sua disposio para aplicar seu plano de aula utilizando os recursos que melhor ilustra o contedo planejado; da mesma forma, se o aluno tem o acesso apenas fora do ambiente escolar,

provvel que possua informaes alm daquelas que esto sendo repassadas pelo professor o que pode tornar as aulas pouco atrativas. Os aspectos positivos deste estudo foram a constatao quanto ao domnio do computador por parte dos docentes do sistema de ensino municipal onde, em sua plenitude, os mesmo utilizam da ferramenta como meio de planejar suas aulas; ficou comprovado que os alunos so plenamente inteirados com o computador; foi ainda mensurado, diante das respostas dos professores, que o computador pode contribuir para o processo ensino-aprendizagem dos educandos, mas para que isso ocorra efetivamente h a necessidade de ampliao do acesso; tambm notrio que os docentes utilizam computador e entendem ser muito relevante o seu uso para desempenhar sua atividades. Como aspectos negativos ficou registrado que apenas 50% das unidades escolares possuem laboratrios de informtica, segundo os professores os alunos ainda no tm acesso pleno ao uso do computador, tendo que recorrer a Lan house para realizarem pesquisas ou mesmo acessarem a internet; a falta de uma capacitao especifica para os professores utilizarem melhor o computador no processo de ensino-aprendizagem; e, por ltimo, mesmo nas escolas que possuem computadores o nmero de mquinas so insuficientes para atender o alunado. Diante de todo o exposto, a incgnita norteadora deste estudo que se traduz em verificar se o computador vem contribuindo com a mediao pedaggica no sistema municipal de educao da cidade de Goiatuba-Gois, diante dos aspectos positivos e negativos mensurados, pode-se afirmar que a utilizao do computador em sala de aula no sistema estudada uma realidade, pois j existe uso da ferramenta o que demonstra que as fronteiras da educao convencional j foram ultrapassadas, oportunizando as escolas a uma renovao da forma de se trabalhar os contedos de ensino, tendo o educador a obrigatoriedade de estar consciente de que a forma de ensinar na atualidade contempla um vocabulrio com nomenclatura composta por termos como: teclado, mouse, hardwares, softwares etc..., e saber empreg-los fundamental para o xito na misso de transmitir e/ou construir conhecimentos. Tendo em vista os aspectos observados, espera-se que este estudo oportunize uma reflexo, por parte dos agentes da escola, no sentido de melhorar a educao incorporando cada vez mais as novas tecnologias no processo educativo de seus alunos.

REFERNCIAS ALMEIDA, M, E. B. A informtica na Escola PUC-SP 1998. Disponvel em: www.divertire.com.br/educacional/artigos/11.htm. acesso em 15/03/2012. CARRAHER, D.W. O Papel do Computador na Aprendizagem. 1992. Disponvel em: http://www.iq.ufrgs.br/aeq/aspedago.htm. acesso em 15/03/20102. FREITAS, M. T. de A. Computador/Internet como Instrumentos de Aprendizagem: Uma Reflexo a partir da abordagem Psicolgica Histrico-Cultural. In: 2 Simpsio Hipertexto e Tecnologias na Educao. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, anais eletrnicos, 2008. Disponvel em www.ufpe.br/nehte/simposio/2008. Acesso em 04/03/2012. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs). Ensino Mdio Integrado: Concepes e Contradies. So Paulo: Cortez, 2005. GATES, B. A estrada do futuro. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. KENSKI, V. M. "Novas tecnologias, o redimensionamento do espao e do tempo e os impactos no trabalho docente." 1998. Disponvel em:

www.ufba.br/prossiga/vani.htm. Acesso em maro de 2012. LEVY, P. A. Conexo Planetria: o mercado, o ciberespao, a conscincia. So Paulo: Editora 34, 2001. LEVY, P. A. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

MENDES, L. M. B. Experincias de fronteiras: os meios digitais em sala de aula. So Paulo s.n., 2009. SCHAFF, A. A sociedade informtica: as conseqncias sociais da segunda revoluo industrial. 4 ed. So Paulo: Brasiliense, 1995. TARJA, S. F. Informtica na Educao: Novas ferramentas pedaggicas para o professor na atualidade. 4.ed. So Paulo: RICA, 2001. VALENTE, J. A. (1999). Diferentes abordagens de educao a distncia. Coleo Srie Informtica na Educao TV Escola, publicado no site:

http://www.proinfo.gov.br. Acesso em 15/03/2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen