Sie sind auf Seite 1von 28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

II. Nmeros e sistemas de numerao


1. 2. 3. A operao de contagem. Conceito de nmero Sistemas de numerao sua classificao Diversos sistemas de numerao 3.1. Civilizao egpcia 3.1.1. 3.1.2. 3.2.1. 4. Sistema de numerao egpcio Operaes Sistema de numerao romano

3.2. Civilizao romana 3.3. Outros sistemas de numerao Bases dum sistema de numerao 4.1. Representao de inteiros no sistema de base b (b > 1) 4.2. Representao de um nmero como uma soma de produtos dos dgitos que compem o nmero por potncias decrescentes de b 5. 6. 7. Sistema de numerao indo-rabe ou decimal 5.1. Representao decimal dum nmero Comparao de nmeros inteiros Mudana de base 7.1. Mudana da base decimal para uma base qualquer 7.2. Mudana duma base qualquer para a base decimal 7.3. Mudana duma base b para uma base b 8. Operaes aritmticas nos diferentes sistemas de numerao 8.1. Adio 8.2. Multiplicao 9. Breve histria do zero

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

1/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

1. A operao de contagem. Conceito de nmero


A etnografia, enquanto descrio cientfica de culturas, inclui o estudo de civilizaes actuais que se desenvolveram em relativo isolamento, pouco influenciadas pela cultura que emergiu de grandes civilizaes como a Chinesa, a Indiana, a Babilnica e a Egpcia. Tais civilizaes isoladas, algumas delas ainda ao nvel da Idade da Pedra quando foram primeiramente estudadas h algumas centenas de anos, encontraram-se na frica, na Austrlia, na Amrica do Sul e na Indonsia. Atendendo a que diferentes civilizaes se desenvolveram a diversos nveis em diferentes locais, plausvel assumir que estudos etnogrficos de civilizaes primitivas, cada vez mais raros, podem fornecer pistas valiosas para compreender os estdios mais primitivos da nossa civilizao.

1.1. Primeiros vestgios de contagens


Os matemticos do sculo vinte desempenham uma actividade intelectual altamente sofisticada, sendo boa parte do que hoje se chama matemtica deriva de ideias que originalmente estavam centradas nos conceitos de nmero, grandeza e forma. Conhecendo a histria da matemtica percebemos que as teorias que hoje aparecem acabadas e elegantes so resultantes de desafios enfrentados na histria da humanidade. Cr-se que as nossas primeiras concepes de nmero e forma datam de tempos to remotos como os do comeo da Idade da Pedra, o Paleoltico. Durante as centenas de milhares de anos, ou mais, deste perodo, os homens viviam em cavernas, em condies pouco diferentes das dos animais, e as suas principais energias eram orientadas para o processo elementar de recolher alimentos onde fosse possvel encontr-los. Eles faziam instrumentos para caar e pescar, desenvolviam linguagem para comunicarem uns com os outros. Nos finais dos anos 30, quando o arquelogo Karl Absolom, peneirando terra checoslovaca, desenterrou um osso de lobo de 30 000 anos de idade, com uma srie de entalhes esculpidos, foi desenterrada uma pista-chave a respeito da natureza da matemtica da Idade da pedra. Ningum sabe se Gog, o homem das cavernas, usou o osso para contar os veados que matava, as pinturas que desenhava ou os dias que tinha passado sem um banho, mas evidente que os primeiros humanos estavam a contar alguma coisa. O osso de lobo era, na Idade da Pedra, o equivalente ao supercomputador actual. () Parece que, no princpio da matemtica, as pessoas s sabiam distinguir entre um e muitos. Um homem das cavernas tinha uma ponta de lana ou muitas pontas de lana; comia um lagarto triturado ou muitos lagartos triturados. No havia maneira de expressar qualquer quantidade que no fosse um ou muitos. Com o tempo, as linguagens primitivas desenvolveram-se para distinguir entre um, dois e muitos e, finalmente, um, dois, trs e muitos. Algumas lnguas actuais ainda tm esta limitao. Os ndios Siriona e os brasileiros Ianoama no tm palavras para nmeros superiores a trs; em vez disso, estas duas tribos usam as palavras muito ou muitos. Graas natureza dos nmeros podem ser adicionados para criar novos nmeros -, o sistema de nmeros no parou no trs. Aps algum tempo, os homens tribais inteligentes comearam a dispor palavras nmeros numa fila para formar mais nmeros.
(Charles Seife. Zero. A Biografia de uma ideia perigosa. Lisboa: Gradiva. 2001)

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

2/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

1.2. Enumerao e numerao


Parece ser quase certo que no percurso para nveis de civilizao mais avanados a enumerao precedeu a numerao, e a numerao, por seu lado, precedeu o conceito de nmero. Por enumerao entendemos o estabelecer duma correspondncia entre os objectos considerados e outros que servem como contadores. Por exemplo, a tribo Bugilai da Nova Guin usava a seguinte sequncia: dedo mindinho esquerdo; dedo anelar esquerdo; dedo mdio esquerdo; dedo indicador esquerdo; polegar esquerdo; pulso esquerdo; cotovelo esquerdo; ombro esquerdo; peito esquerdo; peito direito servindo o dedo indicador direito como guia. Repare-se que uma vez fixada esta sequncia, cada homem a transportava consigo. Alm disso no era necessrio utilizar palavras para as diferentes partes do corpo. Muitas tribos primitivas usaram procedimentos semelhantes. Atravs de vrias outras partes do corpo era-lhes possvel contar at um nmero bem elevado sem recorrer a qualquer palavra ou smbolo. Mas tambm outros objectos para alm dos dedos ou partes do corpo tais como sementes, riscos nas pedras ou sulcos em paus foram usados como contadores nos primeiros estdios da enumerao. O uso gradual de linguagens faladas marcou um grande passo na evoluo do conceito de nmero. Com a criao duma linguagem que contm palavras para as diferentes partes do corpo, era natural que estas palavras, em vez das diferentes partes do corpo fossem usadas no processo de enumerao; o que marca uma transio para a numerao. No caso da tribo Bugilai as palavras usadas para a sequncia anterior eram: Tarangesa Meta Kina Guigimeta Topea Manda (1) (2) (3) (4) (5) dedo mindinho esquerdo dedo anelar esquerdo dedo mdio esquerdo dedo indicador esquerdo polegar esquerdo Gaben Trankgimbe Podei Ngama Dala (6) (7) (8) (9) (10) pulso esquerdo cotovelo esquerdo ombro esquerdo peito esquerdo peito direito

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

3/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

No existem suficientes evidncias para fixar o perodo histrico em que foi feita a descoberta do conceito de cardinal. Os documentos escritos mais antigos mostram que esse conceito estava igualmente presente na China, na Mesopotmia, na ndia e no Egipto. Todos esses documentos contm a questo Quantos ? Esta questo pode ser respondida em termos de nmero cardinal. Portanto, quando estes documentos foram escritos, e provavelmente muito antes, o conceito de nmero cardinal estava j formado. Se tentarmos perceber de que tipo de situaes emergiu o conceito de nmero cardinal, veremos que o conceito fundamental que designamos por conjunto ter sido uma das primeiras abstraces feitas pelo homem. Quando os Bugalai diziam manda (polegar esquerdo), no tinham ainda o conceito de mo ou conjunto completo de cinco objectos. Uma das etapas seguintes dever ter sido a observao de que a ordem pela qual feita a correspondncia dos objectos num conjunto no importante. O prximo passo, provavelmente o mais difcil, ter sido perceber que o ltimo nome dum nmero ordinal pronunciado associava-se no s ao ltimo objecto no conjunto a ser correspondido mas tambm dizia quantos objectos existiam ao todo no conjunto. Podemos pois enunciar a seguinte definio de nmero natural.

Definio Nmero natural o cardinal dum conjunto finito qualquer no vazio.

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

4/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

2. Sistemas de numerao sua classificao


Um desenvolvimento mais formal da numerao pode ser encontrado na formao dos sistemas de numerao. Em culturas em que os dedos de uma mo tinham sido usados em fases iniciais da numerao, o agrupamento base do sistema de numerao ficou a ser o cinco. Quando os dedos de ambas as mos eram usados, o agrupamento base ficou a ser dez. Quando os dedos das mos e ps eram usados, ou as partes de ambas as mos ou braos eram usados, tornou-se vinte. A necessidade dum sistema de numerao surgiu com a questo (que naturalmente no se colocaria nestes termos) O que tem de ser feito quando uma sequncia finita ordenada de contadores (dedos ou partes do corpo) se esgota, mas ainda restam objectos para corresponder? O longnquo registo de traos num cajado ou de riscos em pedras depressa se tornou insuficiente para as exigncias do homem. O desenvolvimento das sociedades proporcionou que se desenvolvessem smbolos convenientes para escrever os nmeros e mtodos para fazer clculos com esses nmeros. Os smbolos para escrever os nmeros so chamados numerais e os mtodos para fazer clculos, algoritmos. Quando tomados em conjunto os numerais e os algoritmos, obtemos o que chamamos sistemas de numerao. De facto manifestamente mais prtico escrever 11 (no sistema de base 10) do que cardinal de {,,,,,,,,,,}.

Definies Numeral todo o smbolo que representa um nmero. Um sistema de numerao um conjunto de smbolos e regras culturalmente aceites que possibilita a escrita de nmeros.

Classificao de sistemas de numerao


Os sistemas de numerao podem classificar-se em: No posicionais (Ex: egpcio, romano) Posicionais (Ex: indo-rabe)

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

5/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

Sistema de numerao posicional


O valor de cada algarismo depende do lugar que ocupa.

Exemplo Considere-se o nmero duzentos e vinte e dois, escrito no sistema indo-rabe (222). A primeira meno do algarismo dois representa duas unidades simples; a segunda duas unidades de 1. ordem (dezenas) e a terceira meno do dois representa duas unidades de 2. ordem (centenas).

Sistema de numerao aditivo (no posicional)


A posio recproca dos constituintes no relevante.

Exemplo Considere-se o nmero oitenta e oito escrito no sistema de numerao romana: (LXXXVIII). Nem o valor de I nem o de X depende da posio que ocupam esses smbolos.

Vantagem dos sistemas posicionais A vantagem dos sistemas posicionais notria j que asseguram uma grande economia de meios de expresso e facilitam as operaes aritmticas. (Sugere-se ao leitor incrdulo que tente multiplicar dois nmeros de trs algarismos escritos no sistema de numerao romana).

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

6/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

3. Diversos sistemas de numerao

3.1. Civilizao egpcia


Os primeiros numerais egpcios conhecidos esto inscritos na forma hieroglfica num basto real de cerca de 3400 a.C., quando Menes uniu o Alto Egipto e o Baixo Egipto. Estes smbolos foram usados para denotar grandes nmeros associados com saques de guerra: a captura de 120 000 prisioneiros humanos, 400 000 cabeas de gado e 1 422 000 cabras. Breves Notas Pode dizer-se que a Egiptologia comeou quando se puderam decifrar os caracteres da escrita egpcia. Isso s aconteceu a partir de 1799, com a expedio de Napoleo Bonaparte ao Egipto.

Foram os soldados franceses que encontraram a este de Alexandria, perto de Rosetta, uma pedra negra de basalto (pedra da Rosetta) contendo uma inscrio em 3 lnguas: grego, hieroglfico e demtico. Foi graas aos trabalhos do ingls Thomas Young e do francs Jean Franois Champollin que os hierglifos foram decifrados, por comparao com o texto grego.

Posteriormente muitas outras inscries foram decifradas em tmulos, templos e papiros.

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

7/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

H a considerar trs tipos diferentes na escrita dos antigos egpcios: a escrita hieroglfica, em que os caracteres usados so os hierglifos; uma escrita pictrica, base de figuras. Prevaleceu desde cerca de 3000 a.C. at aos primeiros sculos da era crist; a partir de uma certa altura passou apenas a ser usada para inscries formais, ou em monumentos de pedra, madeira ou metal; a escrita hiertica, que uma escrita mais abreviada do que a hieroglfica e mais adequada para escrever nos papiros, onde foi frequentemente usada. Comeou a ser usada cerca de 2000 a.C.; a escrita demtica, que ainda mais simplificada do que a hiertica. uma escrita de carcter popular, como alis a prpria designao o exprime. Desenvolveu-se cerca do ano 800 a.C. Os documentos originais de contedo matemtico no so muitos; apenas cerca de uma dzia. Deles destacam-se os seguintes: o papiro Rhind, o papiro de Moscovo, o papiro de Kahun, o papiro de Berlim e o Rolo de Couro das Matemticas Egpcias. O estudo destas fontes permite perceber o desenvolvimento matemtico da civilizao egpcia. Os aspectos mais notrios prendem-se com a sistematizao dum sistema de numerao, problemas aritmticos, resoluo de equaes e problemas geomtricos

3.1.1. Sistema de numerao egpcio


Os egpcios usavam um sistema de numerao de base 10, do tipo aditivo mas no tinham smbolo para o zero. Para os nmeros de um a nove repetiam um pequeno trao vertical e depois usavam smbolos especiais para as diferentes potncias de 10, desde 10 at 107. Estes smbolos eram usados em combinao e repetidos tantas vezes quantas necessrias para expressar qualquer nmero. As representaes para os diferentes smbolos tm sido interpretadas de diferentes formas: 1, trao vertical; 10, asa de um cesto ou arco; 100, corda enrolada; 1000, flor de ltus; 10 000 dedo inclinado; 100 000, ave ou girino; 1 000 000 homem sentado ou espantado; 10 000 000, sol. Hierglifos Smbolos do sistema decimal Uma vez que prevalece o simples princpio aditivo, os smbolos poderiam surgir em qualquer ordem. Assim, em hierglifos, o nmero 573, escrever-se-ia (da direita para a esquerda) | 1 || 2 ||| 3 ...

10 102 103 104 105 106 107

Cap. Nmeros e operaes


II. Nmeros e sistemas de numerao

8/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

3.1.2. Operaes
3.1.2.1 Adio
No sistema de numerao egpcio, expresso em hierglifos, a adio era extremamente simples de efectuar. Bastaria contar, em cada um dos numerais, quantos smbolos havia de cada tipo, e escrever o resultado final com todos os smbolos de cada um deles, substituindo, eventualmente, dez smbolos de uma determinada potncia de 10, por apenas um smbolo da potncia de 10 imediatamente superior. Exemplo 573 + 48

Total


3.1.2.2. Multiplicao

5 + Total 6

7 3 4 8 2 1

Para multiplicar um nmero por 10 bastava substituir cada smbolo representativo de uma determinada potncia de 10 pelo smbolo da potncia imediatamente superior.

Exemplo O resultado da multiplicao por 10 do nmero representado por

representado por

.
As restantes operaes so efectuadas por um processo sistemtico fundamentado em duas regras simples que se podem designar por regra do dobro e regra dos 2/3. Mais adiante abordaremos a regra dos 2/3. Regra do dobro A regra do dobro consiste em sucessivas duplicaes do nmero em causa, e era aplicada no s para multiplicar; mas tambm para dividir. Note-se que a regra do dobro, aplicada em sentido inverso, se traduz pelo clculo de sucessivas divises ao meio.

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

9/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

Exemplo 1) Multiplicar 18 por 11. O escriba teria de comear por escolher qual dos nmeros tomava para multiplicando. Supondo que 18 era o escolhido, teria de o repetir onze vezes, o que fazia por sucessivas duplicaes, escrevendo: (iremos apenas expressar o mtodo com a representao no sistema decimal) \1 \2 4 \8 Total 11 \ 18 \ 36 72 \ 144 198

Na coluna da esquerda, eram assinalados os multiplicadores parciais cuja soma 11, (o multiplicador pretendido); os resultados correspondentes da coluna da direita so tambm assinalados e adicionados, para obter o resultado final. Isto corresponde a escrever 18 11 = 18 (1+2+8) = 18+36+144 = 198 2) Multiplicar 18 por 35 1 \ 10 2 4 \8 Total 18 35 \ 350 70 140 \ 280 630

Neste caso privilegiou-se a multiplicao por 10, atendendo a que 18 =10+8. Deve-se observar que a regra do dobro se baseia no facto de que todo o inteiro natural pode ser expresso, de forma nica, como soma de potncias de 2 todas diferentes (de facto, isto corresponde representao desse inteiro na base 2). ainda de assinalar que o mtodo de multiplicar com base na regra do dobro foi ainda usado pelos Gregos, na Europa Medieval, e ainda usado em algumas Comunidades da Rssia e em pases do Leste.

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

10/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

3.1.2.3. Diviso
Na diviso exacta, usa-se a mesma tcnica do que na regra do dobro, j que a operao inversa da multiplicao. Alis, para o escriba egpcio, dividir a por b punha-se em termos de como operar sobre b para obter a, o que significa, por quanto multiplicar b para obter a. No problema n 69 do papiro de Rhind pedido como operar sobre 80 para obter 1120. Este enunciado corresponde determinao do quociente de 1120 por 80. Vamos ento determin-lo, buscando por quanto se deve multiplicar 80 para obter 1120. 1 \ 10 2 \4 Total 14 80 \ 800 160 \ 320 1120

Assim determinado o quociente 14, como soma dos nmeros assinalados na coluna da esquerda, correspondentes aos nmeros da coluna da direita, cuja soma 1120. Esta tcnica generalizvel diviso inteira. Exemplo Calcular o quociente e o resto da diviso de 587 por 94. Em termos egpcios, o escriba iria operar sobre 94 at obter 587, ou um nmero imediatamente inferior, isto , que dele difira menos de 94 unidades. 1 \2 \4 Total 6 94 \ 188 \ 376 564

O nmero 587 564 = 23 o resto, visto que menor que 94. O quociente 6.

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

11/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

3.1.2.4. Operaes com fraces unitrias


O termo fraco egpcia designa uma soma de fraces unitrias distintas, sendo uma fraco unitria simplesmente uma fraco de numerador igual a um. Em rigor, o nome de representao egpcia seria mais adequado, mas a designao fraco egpcia est de tal forma enraizada que impossvel fazer essa correco. 3 1 1 1 3 Por exemplo uma representao de em fraco egpcia. = + + 25 19 150 450 25 Usando a igualdade

1 1 1 = + , a a + 1 a( a + 1) pode transformar-se uma representao numa outra com mais parcelas, concluindo-se assim que a representao est longe de ser nica. A designao fraco egpcia deve-se ao facto dos antigos egpcios representarem todos os nmeros fraccionrios essencialmente desse modo.
Notao

Em hierglifos, as fraces unitrias eram representadas colocando o smbolo denominador. 1 era representado por 13

sobre o smbolo para o

Exemplo

Na escrita hiertica o smbolo escrito por cima do nmero simplificou-se para um ponto. 2 era representada em hierglifos por 3 3 . 2 1 3 como 1 = , ento 2 2

A fraco

. Se interpretarmos

representar o inverso de

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

12/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

3.1.2.5. Regra dos 2 3


O produto de 2/3 por uma fraco mpar (fraco unitria de denominador mpar i) era calculado atravs da soma das fraces unitrias cujos denominadores eram o dobro de i e o sxtuplo de i.
Exemplo

2 1 1 1 1 1 = + = + 3 5 2 5 6 5 10 30

de notar que esta regra tambm era aplicada a fraces de denominador par. Contudo, neste caso, tinha uma regra mais simples, que consistia em adicionar metade do denominador a si prprio.
Exemplo

2 1 1 1 = = 3 6 3+ 6 9

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

13/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

3.2. Civilizao romana


A Roma Antiga foi uma civilizao que se desenvolveu a partir da cidade-estado de Roma, fundada na pennsula itlica durante o sculo IX a.C.. A civilizao romana tipicamente inserida no grupo "Antiguidade Clssica", juntamente com a Grcia Antiga que muito inspirou a cultura deste povo. Roma contribuiu imensuravelmente para o desenvolvimento no Mundo Ocidental de vrias reas de estudo, como o direito, teoria militar, arte, literatura, arquitectura, lingustica, e a sua histria persiste como uma grande influncia mundial, mesmo nos dias de hoje.

3.2.1. Sistema de numerao romana


No existem muitas certezas quanto origem da notao romana dos nmeros. Os Romanos nunca usaram as sucessivas letras do seu alfabeto para a numerao. Nas primeiras inscries em monumentos de pedra o um era representado por um trao vertical. O cinco era geralmente representado por V, talvez representando uma mo. Isso naturalmente sugere o smbolo X (dois Vs) para dez. Mas tambm pode suceder que o uso de X provenha de cruzar uns, conforme usualmente dito. Se essa a origem de X para dez, ento V surgiria naturalmente como metade de X. No existe informao definitiva para a origem de L para cinquenta. A palavra romana para centena era centum e para milhar era mille. Talvez seja essa a razo para o uso de C para uma centena e M para um milhar. Um smbolo anterior usado para representar um milhar era parte direita desse smbolo.
Princpio aditivo

. O D para quinhentos poder ter surgido da

Os smbolos eram escritos da esquerda para a direita, por ordem decrescente A principal caracterstica do sistema de numerao romana a de ser aditivo, ou seja, os valores dos smbolos usados na representao dum numeral so adicionados; o valor dos smbolos o mesmo independentemente da ordem em que figura.
Exemplo LXXIII representa 73. Princpio subtractivo

Mais tarde, por simplificao de escrita, os smbolos comearam a ser utilizados de modo subtractivo.
Exemplo IV representa 4, em vez da forma inicial IIII.

IX representa 9, em vez da forma inicial VIIII.

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

14/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

Notas

1) A escrita de numerais no sistema de numerao romana fazendo uso do princpio subtractivo poderia conduzir a algumas ambiguidades. Por exemplo, IXL poderia representar 39 ou 41. Assim, usual utilizar somente um smbolo do modo subtractivo. Portanto 39 escreve-se na forma XXXIX e 41 na forma XLI. Outra observao importante a de que na forma subtractiva apenas se podem usar ao mesmo tempo smbolos que correspondam a ordens imediatamente seguintes (unidades e dezenas; dezenas e centenas; centenas e milhares). Por exemplo, 999 no se representa por IM mas por CMXCIX. 2) Na representao dum nmero os smbolos I, X, C e M podem repetir-se, no mximo, trs vezes consecutivas; os outros apenas so utilizados uma vez.
Princpio multiplicativo

Existem ainda espordicos exemplos de escrita no sistema de numerao romana obedecendo ao princpio da multiplicao.
Exemplo VM no significaria 1000-5 mas 5*1000 ou 5000.

Para representar um nmero mil vezes superior era colocado um trao horizontal por cima do nmero considerado
Exemplo V representa 5 1000 = 5000. XLV representa 45 1000 = 45000.

Sntese
Sistema de base dez, onde se utilizam sete letras maisculas: I, V, X, L, C, D e M Sistema
de numerao no posicional, predominantemente aditivo mas tambm subtractivo.
Milhares Centenas Dezenas Unidades

Os smbolos I, X, C, M podem repetir-se, no mximo,


trs vezes consecutivas; os outros apenas so utilizados uma vez.

M MM MMM IV V

C CC CCC CD D DC DCC DCCC CM

X XX XXX XL L LX LXX LXXX XC

I II III IV V VI VII VIII IX

Um trao horizontal sobre qualquer smbolo indica um


valor mil vezes superior.

VI
VII VIII
IX

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

15/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

3.3. Outros sistemas de numerao


Vrios povos utilizaram, no passado, sistemas de numerao distintos do decimal.

Na Babilnia surgiu o sistema sexagesimal.


Parece remontar ao quinto milnio aC, um dos primeiros sistemas conhecidos de controle da circulao de mercadorias e que foi posto em execuo pelos habitantes da Mesopotmia. Eram utilizados pequenos objectos de barro ou pedras de formas diversas, cada um correspondendo a um nmero especfico duma determinada mercadoria. Posteriormente, por uma questo de comodidade, passaram a representar-se estes smbolos em placas de barro.

Adquiriu uma considervel difuso o sistema de base doze, sistema de origem ligada mo, ou, mais
precisamente, s doze falanges dos dedos duma mo (o polegar excludo, servindo para contar as falanges dos dedos restantes). A lngua conserva testemunhas deste passado, ainda hoje, ovos e talheres se contando de preferncia por dzias. O sistema de medidas ingls conserva vestgios bvios da numerao duodecimal, como atesta a diviso do p em doze polegadas, do antigo shilling em doze pennies.

O sistema de numerao actualmente utilizado em quase todo o mundo o sistema indo-rabe, que
parece ter sido utilizado por volta do sculo V. O nome est directamente relacionado com a convico existente de que foi inventado pelos hindus (indianos) e adoptado e divulgado pelos rabes. O nosso sistema indo-rabe um sistema numrico posicional decimal. Isto significa que: - o nmero usado como base do sistema o 10; - so utilizados dez smbolos, a que chamamos algarismos, um para o zero e um para cada um dos nmeros naturais menores que dez. - a posio de cada algarismo na representao do nmero determina o seu valor. Mas este produto final, que agora utilizamos, resultado de uma evoluo lenta de conceitos e notaes que passa por vrios e significativos estdios de desenvolvimento.

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

16/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

4. Base dum sistema de numerao

Definio

Chamamos base dum sistema de numerao a um nmero inteiro b>1, a partir do qual podemos representar qualquer nmero, utilizando os b sinais representativos dos primeiros b inteiros
0,1, 2, 3, ..., b-1

Existe uma infinidade de sistemas de numerao, uma vez que a base pode ser arbitrariamente escolhida, desde que seja maior do que um.
Exemplo

Consideremos um conjunto de objectos, digamos berlindes


Base 3

Procuremos uma representao deste nmero na base 3. 1 agrupemos os berlindes em caixas de trs elementos | | | | | | | | | | 2 agrupemos as caixas em sacos com trs caixas (cada uma contendo trs berlindes) | | | | | | | | | |

3 como no existem pelo menos trs sacos para agrupar, o processo de agrupamento terminou. Faamos agora a contagem
Sacos Caixas Berlindes

Unidades de 2 ordem Unidades de 1 ordem Unidades simples de ordem 0 O nmero de berlindes representa-se no sistema de base trs por 121( 3) .

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

17/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

Base 10

Repare que na base 10, o agrupamento seria feito da forma seguinte: 1 | | 2 no possvel encher uma caixa porque no se contaram pelo menos dez sacos. O processo de agrupamento terminou, tendo-se
Caixas Berlindes

Unidades de 1 ordem Unidades simples de ordem 0 O mesmo nmero de berlindes representa-se no sistema de base dez por 14.

4.1. Representao de inteiros no sistema de base b (b > 1)


Sucessor dum nmero

O sucessor de um nmero em qualquer base diferente de dez, determina-se do mesmo modo descrito para a base decimal.
Exemplo

Por exemplo, para o sistema de base 5, onde se utilizam apenas os cinco smbolos 0, 1, 2, 3 e 4, tem-se: Suc 0 = 1; Suc 1 = 2; Suc 2 = 3; Suc 3 = 4; Suc 4 = 10 Para determinar o sucessor de nmeros com n algarismos (mais de dois), procede-se do seguinte modo: 1) Se o ltimo algarismo no um 4, substitui-se esse algarismo pelo seu sucessor Exemplo: suc 213 = 214 2) Se o ltimo algarismo um 4, substitui-se o 4 por 0 (zero) e ao mesmo tempo, substitui-se o inteiro formado pelos n-1 algarismos anteriores pelo seu sucessor. Exemplo: suc 234 = 240; suc 44 = 100

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

18/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

4.2. Representao de um nmero como uma soma de produtos dos dgitos que compem o nmero por potncias decrescentes de b

A observao feita para a representao decimal de um nmero no sistema decimal generalizvel a outras bases. Para se distinguir qual a base a que nos queremos referir, indica-se em ndice, e entre parnteses a base respectiva.

Exemplo

234(5) = 2 x 52
algarismo de 2 ordem Observao

3 x 51 algarismo de 1 ordem

4 x 50 algarismo de unidades simples

Para fazer a contagem e a representao nas diversas bases podemos utilizar o material multibase.

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

19/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

5. Sistema de numerao indo-rabe ou decimal


Os algarismos ditos rabes constituem a contribuio mais conhecida dos islamitas para o progresso da matemtica europeia. Os novos smbolos e o sistema de numerao que lhes est associado e que ainda hoje se utiliza so, na realidade, de origem hindu, mas foram os rabes que os trouxeram para o Ocidente e que primeiramente aqui os usaram e dominaram. As razes da preponderncia do sistema decimal situam-se fora da matemtica e podem ser sugeridas pelo facto do dispositivo primordial de clculo, as mos, totalizarem dez dedos. Resta, a fim de criar o sistema posicional, efectua um passo essencial que consiste em, esgotados os dez dedos, encarar o dez como uma unidade de ordem superior, dez vezes dez, como a unidade de ordem seguinte, etc.

Para escrever os inteiros, em notao do sistema decimal, usamos os dez sinais ou smbolos a que
chamamos algarismos: 0,1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Convencionou-se que cada algarismo, situado imediatamente esquerda de outro, representa unidades
da ordem imediatamente superior dele.

Convencionou-se tambm que se o nmero no contiver unidades numa determinada ordem, empregase no lugar dessa ordem, o smbolo 0 (zero) que indica ausncia de unidades.

Origem da palavra algarismo


A palavra dgito vem da palavra latina "digitus", que significa dedo. claro que isto tem a ver com o uso dos dedos nas contagens. curiosa a origem da palavra algarismo. Durante o reinado do califa al-Mamun, no sculo IX, viveu um matemtico e astrnomo rabe, que se tornou famoso. Chamava-se Abu Ja'far
Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi's.

Num dos vrios livros que escreveu, intitulado "Sobre a arte hindu de calcular", ele explica minuciosamente o sistema de numerao hindu. Na Europa, este livro foi traduzido para o latim e passou a ser muito consultado por aqueles que queriam aprender a nova numerao. Apesar de al-Khwarizmi, honestamente, explicar que a origem daquelas ideias era hindu, a nova numerao tornou-se conhecida como a de al-Khwarizmi. Com o tempo, o nome do matemtico rabe foi modificado para algorismi que, na lngua portuguesa, acabou por se tornar
algarismo.
(Figura referente comemorao dos 1 200 anos de nascimento de al-Khwarizmi)

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

20/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

Evoluo dos algarismos

Sucessor de um nmero
Podemos ento definir do seguinte modo o sucessor dum nmero com apenas um algarismo: Suc 0 = 1; Suc 1 = 2; Suc 2 = 3; Suc 3 = 4; Suc 4 = 5; Suc 5 = 6 Suc 6 = 7; Suc 7 = 8; Suc 8 = 9; Suc 9 = 10; Para nmeros com n algarismos (mais de dois), procede-se do seguinte modo: 1) Se o ltimo algarismo no um 9, substitui-se esse algarismo pelo seu sucessor
Exemplo: suc 147 = 148

2) Se o ltimo algarismo um 9, substitui-se o 9 por 0 (zero) e ao mesmo tempo, substitui-se o inteiro formado pelos n-1 algarismos anteriores pelo seu sucessor.
Exemplo: suc 249 = 250; suc 99 = 100

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

21/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

5.1. Representao decimal dum nmero


Todo o nmero representvel na forma de somas de produtos dos dgitos que compem o nmero
por potncias decrescentes de base igual a dez (ou qualquer outra base)

A representao dum inteiro nesta forma, chama-se representao decimal, dado o papel que tem o
nmero 10 em tal representao. Ao nmero 10 chama-se base de numerao.
Exemplo

9896 = =

9000
9 x 103

+ +

800
8 x 102 algarismo de 2 ordem

+ +

90
9 x 101 algarismo de 1 ordem

+ +

6
6 x 100 algarismo de unidades simples

algarismo de 3 ordem

Leitura dum nmero no sistema de numerao decimal


Recordemos a leitura de um nmero representado no sistema de numerao decimal.
Classes 1 classe das unidades Ordens Classes 4 classe dos milhares de milho Ordens

unidades dezenas centenas


2 classe dos milhares

0 1 2 3 4 5 6 7 8

milhares de milho dezenas de milho centenas de milho


5 classe dos bilies

9 10 11 12 13 14

milhares dezenas de milhar centenas de milhar


3 classe dos milhes

bilies dezenas de milho centenas de milho

milhes dezenas de milho centenas de milho


Exemplo

A leitura do nmero 9896, cuja representao decimal 9 103 + 8 102 + 9 101 + 6 100, : nove milhares, oito centenas, nove dezenas e seis unidades ou, mais habitualmente: nove mil oitocentos e noventa e seis unidades.

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

22/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

Numeral ordinal e numeral cardinal

Uma ideia que normalmente surge a de que os nmeros so aquilo que permite contar e, como tal, responder a questes do tipo: Quantos so?. Desta forma, o nmero natural encarado como o cardinal de um dado conjunto, isto , descreve a quantidade dos seus elementos. No entanto, o nmero pode ser usado num sentido diferente, por exemplo, se dissermos que numa corrida participam trs crianas, o trs o cardinal, mas se mencionarmos que o Joo chegou em terceiro lugar, o trs j no encarado da mesma forma mas antes como ordinal do nmero, ou seja, como a ideia que o permite localizar numa dada sequncia. O cardinal indica o nmero ou quantidade dos elementos constituintes de um conjunto. As escalas curta e longa so dois sistemas de nomenclatura de nmeros grandes. Na escala curta cada novo termo mil vezes o anterior enquanto que na escala longa o factor um milho. Nos pases de lngua portuguesa usada a escala longa (com palavras que terminam em -lio) excepto no Brasil onde usada a escala curta (com palavras que terminam em -lho). Nos EUA utiliza-se a escala curta
Nmero 100 101 102 103 106 109 1012 1015 1018 1021 1024 1027 Escala curta um dez cem mil milho bilho trilio quatrilio quintilio sextilio septilio octilio Escala longa um dez cem mil milho mil milhes bilio mil bilies trilio mil trilies quatrilio mil quatrilies

Os nmeros ordinais, ou simplesmente ordinais, so nmeros usados para assinalar uma posio numa sequncia ordenada.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Ordinal primeiro segundo terceiro quarto quinto sexto stimo oitavo nono dcimo undcimo ou dcimo primeiro duodcimo ou dcimo segundo tredcimo ou dcimo terceiro dcimo quarto dcimo quinto dcimo sexto dcimo stimo dcimo oitavo dcimo nono vigsimo 30 40 50 60 70 80 90 100 200 300 400 500 600 700 800 900 1000 2000 3000 1000000 2000000 Ordinal trigsimo quadragsimo quinquagsimo sexagsimo septuagsimo octogsimo nonagsimo centsimo ducentsimo tricentsimo ou trecentsimo quadringentsimo quingentsimo sexcentsimo ou seiscentsimo septingentsimo octingentsimo noningentsimo ou nongentsimo milsimo segundo milsimo terceiro milsimo milionsimo segundo milionsimo

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

23/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

6. Comparao de inteiros positivos


Para se poderem comparar dois inteiros positivos fundamental que estes estejam escritos no mesmo sistema de numerao. Se os inteiros no estiverem escritos no mesmo sistema de numerao, preciso represent-los na mesma base. Depois de escritos na mesma base, fcil compar-los:

1) Se no tm o mesmo nmero de algarismos, maior aquele que tiver mais algarismos.


Exemplo: 235(5) > 89(5)

2) Se tm o mesmo nmero de algarismos, maior aquele que tiver algarismos de maior valor a comear da esquerda para a direita.
Exemplo: 2381(9) > 2377(9)

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

24/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

7. Mudana de base
7.1. Mudana da base decimal para uma base qualquer
Dado um inteiro escrito no sistema decimal, encontremos a sua representao no sistema de base b.
Exemplo 2346(10 ) = ???( 5 ) 2346 5

34 46
1

469 19
4

5 93 43
3

5 18
3 3

algarismo de unidades simples

algarismo de 1 ordem

algarismo de 2 ordem

algarismo de 3 ordem

algarismo de 4 ordem

2346(10 ) = 3 5 4 + 3 53 + 3 5 2 + 4 51 + 1 5 0 = 33341( 5 )

7.2. Mudana duma base qualquer para a base decimal


Dada a representao de um inteiro na base b, encontremos a sua representao no sistema decimal. Neste caso, basta representar o inteiro como uma soma de produtos dos seus coeficientes por potncias da base b e efectuar os clculos.
Exemplo

231( 5 ) = ???(10 )

231( 5 ) = 2 5 2 + 3 5 + 1 = 50 + 15 + 1 = 66

7.3. Mudana duma base b para uma base b


Para passar de um sistema de base b para outro de base b, passa-se, primeiramente, o inteiro base dez e, s depois desta base b.
Exemplo

231( 5 ) = ???( 4 )

231( 5 ) = 66 e 66 = 1002( 4 ). Logo 231( 5 ) = 1002( 4 ).

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

25/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

8. Operaes aritmticas nos diferentes sistemas de numerao


Os mtodos de adicionar, multiplicar ou dividir nmeros decimais permanecem vlidos na aplicao a quaisquer sistemas posicionais. Destas operaes, s iremos abordar a adio e a multiplicao.

8.1. Adio

Assim, na adio, qualquer que seja a base do sistema, somam-se consecutivamente, e contando a partir da direita, as unidades de cada ordem, ocorrendo uma transferncia para a ordem imediatamente superior, cada vez que esta soma ultrapassar a base do sistema.
Exemplo

Determinar a soma seguinte: 136( 7 ) + 434( 7 )


+ 0 1 2 3 4 5 6

A resoluo deste problema exige o conhecimento da tabuada da adio no sistema de base 7, a partir da qual se obter:

0 1 2 3 4 5 6

0 1 1 2 2 3 3 4 4 5 5 6

2 3 4 5 6

3 4 5 6

4 5 6

5 6

6 10

136( 7 ) + 434( 7 ) = 603( 7 )

10 11

10 11 12

10 11 12 13

10 11 12 13 14

6 10 11 12 13 14 15

8.2. Multiplicao

A multiplicao num sistema de numerao de uma base qualquer feita de um modo semelhante ao usado no sistema decimal, tendo apenas em conta a tabuada da multiplicao do sistema de numerao em causa.
Exemplo1\qza

Determinar o produto 2( 3) 2102( 3) . Formando a tabuada no sistema de base trs, obtm-se 2( 3) 2102( 3) = 11210( 3) .

0 1
0 1 2

0 0 0 0 1 2 0 2 11

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

26/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

9. Breve histria do zero


O zero o primeiro de dez smbolos com os quais podemos representar uma infinidade de nmeros os dgitos ou algarismos. O zero tambm o primeiro dos nmeros que devemos representar. No entanto, o zero, o primeiro dos algarismos, foi o ltimo a ser inventado; e o zero, primeiro dos nmeros, foi o ltimo a ser descoberto. A histria do zero uma histria antiga. As suas razes estendem-se at ao despontar da matemtica, milhares de anos antes da primeira civilizao, muito antes de os homens saberem ler e escrever. Mas, embora hoje em dia nos parea to natural, o zero era para os antigos uma ideia estranha e assustadora. Um conceito oriental, nascido no crescente Frtil alguns sculos antes do nascimento de Cristo, o zero no s invocava imagens de um vazio primordial, como tambm tinha perigosas propriedades matemticas. Contido no zero est o poder de destruir a estrutura da lgica. O incio do pensamento matemtico foi encontrado no desejo de contar ovelhas e na necessidade de registar propriedades e a passagem do tempo. Nenhuma destas tarefas requer o zero; as civilizaes funcionaram perfeitamente bem durante milnios antes da sua descoberta. De facto, o zero era to aberrante para algumas culturas que estas escolheram viver sem ele.
(Charles Seife. Zero. A Biografia de uma ideia perigosa. Lisboa: Gradiva. 2001)

Tudo leva a crer que a descoberta do zero tenha sido o resultado de uma tentativa de fazer o registo escrito no ambguo das representaes dos nmeros e tambm dos resultados das operaes com o baco. As solues adoptadas para notar a ausncia de certas ordens em algumas civilizaes foram, primeiramente, um espao, depois um trao e, por fim, um smbolo suplementar designado por zero. Por exemplo, 1021 seria sucessivamente representado por: 1 21 1/21 1.21 1021. Supe-se que a forma redonda para o smbolo de zero venha da palavra grega micron, letra inicial da palavra ouden ou vazio. Mais tarde, os hindus utilizaram o mesmo smbolo no seu sistema numrico e chamavamlhe sunya, que significava vazio ou nulo. Os rabes traduziram sunya por sifr (vazio). No princpio do sculo XIII, em Itlia, sifr transformou-se em zephirum, que depois de vrias modificaes deu finalmente origem a cifra e a
zero.
(Pedro Palhares. Elementos de Matemtica para professores do Ensino Bsico. Lisboa: Lidel. 2004)

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

27/28

Programa de Formao Contnua em Matemtica para Professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

Algumas referncias bibliogrficas


Caraa, Bento de Jesus (2003) Conceitos Fundamentais da Matemtica. 5 edio Lisboa: Gradiva.. Estrada, Maria Fernanda; S, Carlos Correia; Queir, Joo Filipe; Silva, Maria do Cu e Costa, Maria Jos (2000) Histria da Matemtica. Lisboa: Universidade Aberta. Fomin, S. (1984) Sistemas de Numerao. Moscovo: Editora Mir. Machiavelo. Antnio (2006) Fraces egpcias. Gazeta matemtica, 153, pp. 10-11. Palhares, Pedro (2004) Elementos de Matetica para professores do Ensino Bsico. Lisboa: Lidel. Seife, Charles (2001) Zero. A biografia de uma ideia perigosa. Lisboa: Gradiva.

Organizado por: Ana Patrcia Martins e Helena Gomes

Cap. Nmeros e operaes

II. Nmeros e sistemas de numerao

28/28

Das könnte Ihnen auch gefallen