Sie sind auf Seite 1von 2

Ano Lectivo 2009/2010 HISTRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5 ano Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos

Teste de 9 Jan 2010

PROPOSTA DE CORRECO DO TESTE DE AVALIAO DE HISTRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

1. Qual a zona da Pennsula Ibrica que foi conquistada em primeiro lugar? A primeira zona da Pennsula Ibrica a ser conquistada pelo Romanos foi a regio do sudeste da pennsula. Com efeito, aos Romanos interessava controlar o comrcio do Mar Mediterrneo e, por isso, comearam por expulsar os seus principais rivais os Cartagineses que controlavam o sudeste da Pennsula Ibrica.

2. O que que tornava o exrcito romano forte? O exrcito romano era um exrcito forte, porque para alm de ser muito numerosos e bem equipado com armas e defesas bastante sofisticadas era muito bem organizado e disciplinado.

3. Que tcticas de guerra utilizavam os Lusitanos para resistir aos invasores? Apesar de menos bem equipados, os Lusitanos utilizavam tcticas de guerra que lhes permitia lutar contra o poderoso exrcito romano. Na verdade, os Lusitanos aproveitavam as montanhas e desfiladeiros para preparar armadilhas e emboscadas aos militares romanos.

4. Qual era o principal interesse dos Romanos em ter o domnio do Mar Mediterrneo? Os Romanos pretendiam conquistar territrios nas costas do Mar Mediterrneo para poder controlar a navegao e o comrcio que era feito utilizando este mar. Quando conseguiram o controlo total deste mar, passaram a chamar-lhe Mare Nostrum, e s quem tivesse autorizao dos Romanos poderia navegar no Mar Mediterrneo.

5. Achas que interessava aos Romanos uma boa rede de estradas? Porqu? Os Romanos pretendiam controlar completamente os seus territrios, mantendo a paz, por isso, tinham que deslocar regularmente o seu exrcito. Para que o seu poderoso exrcito se pudesse deslocar era necessrio a construo de estradas e de pontes. Por outro lado, era importante a ligao entre as cidades do imprio e Roma, para comerciantes e funcionrios do imprio que cobravam os impostos poderem deslocar-se s assim poderiam chegar ao centro do imprio as riquezas da pennsula. Interessava, ainda, aos Romanos uma importante rede de estradas, pois s assim, poderiam pr em prtica a romanizao, isto , divulgar a sua forma de vida, costumes e tradio, a sua lngua, as suas leis, as suas tcnicas de construo, etc.

6. Lembras-te de uma situao em que ainda hoje se use a numerao romana? A situao mais comum em que necessrio utilizar a numerao romana quando temos de nos referir aos sculos. Com efeito, quando indicamos um sculo devemos faz-lo em numerao romana.

7. Que novos materiais de construo tinham as casas dos romanos ricos? Os romanos desenvolveram novas tcnicas de construo das casas e das cidades, introduzindo muitas inovaes que constituram uma grande evoluo na arquitectura e no urbanismo: construram cidades muito bem ordenadas e com equipamentos muito sofisticados como aquedutos, redes de esgotos, balnerios pblicos, teatros, equipamentos desportivos, templos, etc. As casas mais ricas foram construdas utilizando novos materiais como telhas para as coberturas e mosaicos para decorar os pavimentos.

8. Sabes o nome de uma cidade portuguesa onde se encontrem vestgios da presena romana? Indica-o. No actual territrio portugus existem diversas cidades onde podemos encontrar vestgios da presena romana. No concelho de Arraiolos temos como exemplo o templo de Santana do Campo, onde depois da ocupao romana foi construda uma igreja. Prximo, em vora, temos tambm importantes vestgios da presena Romana. Dentro de pouco tempo teremos oportunidade de visitar Mrtola, onde encontramos, igualmente, bastantes vestgios da presena romana.

FIM

Bom Trabalho!

O Professor, Pedro Bandeira Simes

Das könnte Ihnen auch gefallen