Sie sind auf Seite 1von 2

Escola Secundria Padre Alberto Neto

Biologia e Geologia 11 A Ficha de Trabalho Reproduo Assexuada (Partenognese)

Partenognese em Drages de Komodo (Varanus Komodoensis)


A partenognese, produo de descendentes sem fertilizao de machos, rara nos vertebrados (conhecida apenas em cerca de 70 espcies de vertebrados), os quais tendem a reproduzir-se por fuso dos gametas masculino e feminino fecundao. Os drages de Komodo, o maior dos lagartos atuais (Figura 1), esto sob ameaa dado que a sua populao selvagem diminuiu e se fragmentou, semelhana do que acontece com outras 341 espcies de rpteis. Cerca de 52 instituies zoolgicas esto em cooperao atravs de um programa internacional que visa a reproduo desta espcie, mas at agora, nunca tinha sido reportada nenhuma situao de partenognese. A maioria dos zoos detm apenas fmeas, fazendo deslocar machos pelos diferentes zoos apenas para acasalamento.

Figura 1: Drago de Komodo no seu estado adulto.

O drago de Komodo tem uma caracterstica muito particular na determinao do sexo dos seus organismos. Sendo os seus cromossomas sexuais designados pelas letras W e Z, aos machos corresponde o par de cromossomas ZZ e s fmeas o par de cromossomas WZ. Assim sendo, em cada ovo as fmeas podem contribuir com um cromossoma W ou com um cromossoma Z, o que faz com que, por partenognese, se possam produzir embries WW ou ZZ. Contudo, apenas os embries ZZ podem sobreviver, dado que os embries WW no so viveis, acabando por morrer. Note-se que, nestes casos, apesar de serem produzidos unicamente a partir de gametas da me, no podem ser considerados clones. Na Europa existem apenas duas fmeas de drago de Komodo sexualmente ativas, ambas nascidas em cativeiro, e de importncia crucial para o sucesso do programa de reproduo desta espcie. Uma delas (Flora, no zoo de Chester, UK) nunca esteve em contacto com um macho. Contudo, produziu um lote de 25 ovos, 11 dos quais pareciam viveis. Trs destes ovos colapsaram numa fase precoce de incubao, providenciando material embrionrio para testes genticos (Figura 2). Os restantes 8 ovos esto a desenvolver-se normalmente, esperando-se que eclodam em janeiro de 2007. A outra fmea (Sungai, no zoo de Londres, UK) produziu 4 ovos viveis de um total de 22, passados 2,5 anos de ter estado em contacto com um macho (Kimaan). De acordo com especialistas, este fenmeno s pode ser explicado por um de dois processos: armazenamento do esperma durante um longo perodo ou partenognese. Estes ovos eclodiram 7,5 meses mais tarde, apresentando os novos indivduos bom estado de sade. Aps anlise dos testes genticos realizados quer aos ovos quer aos descendentes, descobriu-se que, em ambas as fmeas, a descendncia produzida na ausncia de machos era partenognica.

A)

B)

Figura 2: Drago Komodo resultante de partenognese; A) ovos no fertilizados; B) Estdio embrionrio.

Posteriormente, a fmea Sungai acasalou com outro macho (Raja), do qual resultaram, passados dois meses, 6 novos ovos, dos quais apenas 1 tenha eclodiu (Figura 3). A retoma da reproduo sexual por parte da fmea Sungai confirmou que a partenognese no era uma caracterstica fixa (isto , facultativa) e que a reproduo assexuada provvel que ocorra apenas quando necessrio. Contudo, esta descoberta veio demonstrar que, embora a reproduo de espcies em cativeiro possa desempenhar um papel fundamental na preservao de espcies ameaadas, esta pode tambm conduzir a uma grande presso seletiva sobre os mesmos.

Figura 3: Nascimento de um Drago de Komodo resultante de reproduo Assexuada - Partenognese.

Texto retirado e adaptado de: Nature| Vol. 444|21/28 dezembro 2006 (http://www.nature.com/nature/journal/v444/n7122/abs/4441021a.html) e de Scientific America| dezembro 2006 (http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=strange-but-true-komodo-d&print=true)

Com base no texto, responde s seguintes perguntas: 1. Porque se pode afirmar que a partenognese um processo de reproduo assexuada? ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________.

2. Qual o motivo da adoo da reproduo partenognica nos drages de Komodo? ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________.

3. Porque se afirma no texto apesar de serem produzidos unicamente a partir de gametas da me, no podem ser considerados clones? ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________.

4. A aparente capacidade que as fmeas de drago de Komodo apresentam de alternar entre uma reproduo sexuada e uma reproduo assexuada, tem fortes implicaes na reproduo em cativeiro desta espcie ameaada. O que poder levar os investigadores a consideram a reproduo por partenognese como um fator que pode conduzir para uma grande presso seletiva sobre esta espcie? ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________.

Das könnte Ihnen auch gefallen