Sie sind auf Seite 1von 8

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE

LENIR BERNARDINO RODRIGUES

TERAPIA DE GRUPO PARA PACIENTES DIABTICOS E HIPERTENSOS DA UNIDADE BSICA DE SADE DO BAIRRO SO MIGUEL - LAGES/SC.

Lages 2008

2 LENIR BERNARDINO RODRIGUES,

TERAPIA DE GRUPO PARA PACIENTES DIABTICOS E HIPERTENSOS DA UNIDADE BSICA DE SADE DO BAIRRO SO MIGUEL - LAGES/SC.

Projeto de interveno apresentado na disciplina de Estgio Bsico Supervisionado em Psicologia da Sade, no 5 Semestre do Curso de Psicologia da Universidade do Planalto Catarinense. Professora: Priscila Schneider

Lages 2008

3 SUMRIO

1.INTRODUO ................................................................................................................04 1.1 Problemtica ....................................................................................................................04 1.2 Justificativa .....................................................................................................................05 2. OBJETIVO .......................................................................................................................06 2.1 Objetivo Gerais.................................................................................................................06 3.MTODO ..........................................................................................................................07 REFERNCIA ......................................................................................................................08

4 1.INTRODUO

Neste projeto de interveno, procedemos a um levantamento de alguns parmetros que envolvam a Sade de usurios da Unidade Bsica do bairro So Miguel, onde com observaes realizadas junto a pessoas da comunidade foram constatados nmeros significativos de idosos com Diabetes e/ou Hipertenso. Foi observado que no local os pacientes encontram-se uma vez ao ms para realizar cadastramento no programa HIPERDIA e para busca de remdios. De acordo com O Portal Lageano (Publicado em 24/01/2008) Lages tem 12.853 pessoas cadastradas, os nmeros representam soma de 340 diabticos; 3.504 diabticos com hipertenso e 9.009 hipertensos os nmeros sobem para 16.348 pessoas porque, geralmente, so atendidas duas ou mais patologias clnicas por paciente.

1.1 Problemtica Com esse nmero expressivo de pacientes com diabetes e hipertenso a Psicologia poder trabalhar a com Terapia de Grupo para resgatar auto-estima e apoiar os pacientes, esclarecendo dvidas sobre a patologia, promovendo grupos de encontros de pessoas, garantindo a essas pessoas um mnimo de dignidade. A Terapia reforar segundo Cabral & Nick(1979) uma participao de pessoas da comunidade cuja finalidade cuidar e aliviar um estado desgastado com a doena, para que se traga de volta o bom funcionamento normal do organismo com um bom restabelecimento psicolgico. Segundo os autores existem vrias correntes que apreciam a Terapia de Grupo e pondera mais eficaz que a individual, e proporciona ao teraputa a oportunidade de atender mais pessoas e recompensa economicamente, ao paciente despensa menor e maior oportunidade de solucionar problemas interpessoais e sociais:
Vrias correntes consideram a terapia de grupo mais eficiente do que a psicoterapia, uma vez que associam s tcnicas analticas tradicionais a possibilidades de avaliaes sociomtricas, como os fenmenos de simpatia, distanciamento social, homogeneidade, estereotipia, diferenas de representao de papel (protagonista ou coadjuvante) social, conceitos de atividade coletiva e entreajuda, formas de comunicao etc., (CABRAL & NICK, 1979, p. 162).

5 A Terapia Grupal recomendada para amparar a Terapia Individual. Segundo Solomon & Patch (1975) a Terapia de Grupo proporciona a cada participante dar e receber auxlio, pois respostas e interpretaes de relatos so oferecidas por um paciente para outro, e nessa troca harmoniosa o paciente tambm se torna terapeuta.

1.2 Justificativa Segundo Solomon & Patch (1975, p.445) A terapia de grupo tem sido conduzidos por psiquiatrias, psiclogos e assistentes sociais". Assim o Psiclogo inserido no PSF poder contribuir para uma busca de identidade pessoal e grupal desse grupo de Diabticos e/ou Hipertensos, em especial as pessoas que freqentam a Unidade Bsica, respondendo s exigncias de uma forma verdadeira e justa da comunidade, no somente com os pacientes, mas sim com toda a comunidade com esclarecimentos e informaes para a famlia do doente.

2. OBJETIVO - Estimular expresses espontneas de sentimentos por parte dos pacientes da UBS1, num ambiente de aceitao tolerante da patologia.

2.1 Objetivos Gerais: - Conscientizar os pacientes sobre os danos causados pela doena para a sade; - Esclarecer principais cuidados a serem tomados quando diagnosticada a patologia; - Conscientizar sobre a importncia de a reeducao alimentar adequada para promoo da sade, no controle da doena, - Apoiar os pacientes na aceitao da doena, e reforar a administrao do tratamento medicamentoso para melhorar a condio de sade dos pacientes.

UNIDADES BSICAS DE SADE.

3.MTODO

Para atingir os objetivos do corpus desse projeto de interveno, ser proporcionado aos pacientes da Unidade de Sade do bairro So Miguel, palestras educativas junto s famlias dos pacientes, ser disponibilizada Terapia Grupal, com abordagem evocativa, pois para Solomon & Patch (1975, p.449) na Terapia evocativa de grupo o dirigente favorece a interao entre pacientes e a prefere comunicao paciente-terapeuta e (terapeuta-paciente). Os encontros aconteceram semanalmente com grupos de pacientes cadastrados na Unidade Bsica do Bairro So Miguel, ser utilizado o salo de festas do Centro Comunitrio do bairro para os encontros grupais, no ultrapassara 90 min. As palestras junto s famlias e/ou usurios no iro ultrapassar 45 min, e ser realizado no mesmo local, acontecer mensalmente com temas definidos priori por pacientes, para ser esclarecido a posteriori com palestras educativas.

REFERNCIA

CABRAL, lvaro - Dicionrio Tcnico de Psicologia. lvaro Cabral e Eva Nick, Editora Cultrix, So Paulo, 1979.

PORTAL LAGEANO. Sistema Hiperdia tem novos nmeros - Categoria: Sade. Publicada em 24/01/2008, Fonte: Comunicao - Prefeitura de Lages. Disponvel em :

http://www.portallageano.com.br/noticiasver.php?id=3691, acesso dia 19 de junho de 2008 as 21h45min min. SOLOMON, Philip,1907-Manual de Psiquiatria, por Philip Solomon e Vernon D. Patch, So Paulo, Atheneu, Ed. Da Universidade de So Paulo ,1975.

Das könnte Ihnen auch gefallen