Sie sind auf Seite 1von 7

Instituto Federal de Educao, Cincia E Tecnologia Do Cear Campus Maracana. Coordenao de Meio m!iente Curso" Engen#aria m!

!iental e $anitria Disciplina" nlises %u&micas e F&sicas m!ientais 'ro(essor" )runo C*sar )arroso $algado

PRTICA 1: DETERMINAO DE TURBIDEZ M*todo Eletrom*trico

)runa $ales de guiar Carla Ma&sa )arros E+la ,&+ia de Costa Freitas -atlia .ou+eia .ordiano /aila $oares

Fortale0a CE -o+em!ro12345 1. Fundamenta Te!"#$a

tur!ide0 * uma caracter&stica (&sica da gua, decorrente da presena de su!st6ncias em suspenso, ou se7a, s8lidos suspensos, (inamente di+ididos ou em estado coloidal, e de organismos microsc8picos. 9 taman#o das part&culas respons+eis pela tur!ide0 +aria muito, desde grosseiras a col8ides, +ariando com o n&+el de tur!ulncia do corpo #&drico. pelo tratamento, por apresentarem menor +elocidade de sedimentao ;IF<=,2345>. 9 par6metro tur!ide0 assume grande import6ncia, ?uando no am!iente a?utico predominam processos dependentes da penetrao de lu0, mas sua rele+6ncia * maior no 6m!ito do a!astecimento de gua, por ra0@es relacionadas a processos de tratamento especialmente (iltrao e desin(eco e por ra0@es est*ticas. -o )rasil, o padro de pota!ilidade (i:a a tur!ide0 em, no m:imo, 4 Anidade de Tur!ide0 ;AT> na sa&da da Estao de Tratamento de Bgua ;ET > e C AT no ponto mais des(a+or+el da rede de distri!uio ;$I/, , 2334>. determinao da tur!ide0 se d pelo tur!id&metro, o ?ual se !aseia no (enDmeno do espal#amento da radiao eletromagn*tica por part&culas em suspenso na amostra. -o instrumento um (ei:e de lu0 incide so!re a amostra, onde parte dele * a!sor+ido e1ou espal#ado. Esta a!soro, ou espal#amento, pode ser relacionado com a concentrao de esp*cies em suspenso. E:istem duas (ormas de ao do e?uipamento dependendo das caracter&sticas da amostra. Caso a concentrao de esp*cies em suspenso este7a relati+amente ele+ada ser medida a atenuao da potncia do (ei:e radiante ?uando o mesmo atra+essa a mostra, e:plorandoEse ento a tur!idimetria. = ?uando a ?uantidade de part&culas suspensas * !em redu0ida aplicamEse os princ&pios da ne(elometria, em ?ue para aumentar a sensi!ilidade do e?uipamento, (a0Ese a leitura da potncia espal#ada em di(erentes 6ngulos ;FCG, H3G ou 45CG> em relao ao (ei:e incidente ;'<9- TEC, 2344>. ne(elometria tam!*m pode ser empregada na determinao da ta:a de crescimento de microrganismos, uma +e0 ?ue estes se comportam como uma suspenso em meio a?uoso de+ido a sua imisci!ilidade em gua ;'<9- TEC, 2344>. determinao da tur!ide0 de+e ser reali0ada o mais rpido poss&+el ap8s coleta da amostra, tendoEse um pra0o de at* 2I #oras para reali0ao do ensaio ;'<9- TEC, 2344>.
2

part&culas de menor taman#o e com !ai:a massa espec&(ica so mais di(&ceis de ser remo+idas

%. O&'et#( %.1. O&'et#( )e"a* Determinar a tur!ide0 de uma amostra de gua residual, cedida pelo la!orat8rio de anlises ?u&micas e (&sicas, no Instituto (ederal do Ceara, campus Maracana. %.%. O&'et#( E+,e$-.#$ Determinar a tur!ide0 atra+*s do m*todo eletrom*trico, com o seguinte e?uipamento" Tur!idimetro 'olicontrol modelo '2333.

/. Mate"#a#+ /.1. 5.2. 0#d"a"#a+ e E1u#,ament + 4 !*cJer de +idro 433 m/K 4 cu!eta 4 aparel#o para medir tur!ide0 ;tur!idimetro>K Rea2ente+

$oluo padro de tur!ide0 ;Forma0ina> Bgua destilada

3. P" $ed#ment e4,e"#menta*

ntes de iniciar a medio da amostra (oi reali0ada a cali!rao do e?uipamento de acordo com indicao do (a!ricante, com uma soluo padro de tur!ide0 de (orma0ina, para tal procedimento o e?uipamento de+e ser ligado, no m&nimo, 53 minutos antes de iniciar a cali!rao para sua de+ida esta!ili0ao. p8s o procedimento de cali!rao, uma al&?uota da amostra de gua residual (oi trans(erida para uma cu!eta ;ap8s #omogenei0ao>, em seguida a mesma (oi inserida no tur!idimetro para medio. mesmo (oi anotado. medio * imediata e o resultado pode ser o!ser+ado no +isor p8s esta!ili0ao do resultado o do e?uipamento ?ue le+a alguns segundo para esta!ili0ar.

5. Re+u*tad +

amostra analisada apresentou uma tur!ide0 de 4I4 -TA. 'or se tratar de uma amostra de gua residuria, no (oi poss&+el (a0er uma comparao com a legislao, uma +e0 ?ue pro!lemas relati+os Ls guas residurias, os par6metros cor e tur!ide0 no so normalmente utili0ados, dandoEse pre(erncia Ls medidas diretas dos +alores de materiais sediment+eis, como pode ser o!ser+ado na <esoluo C9- M I53 de 45 de maio de 2344, ?ue trata so!re as condi@es e padr@es de lanamento de e(luentes, na ?ual a mesma complementa e altera a <esoluo 5CF, de 4F de maro de 233C, do Consel#o -acional do Meio m!ienteEC9- M . Em!ora no se7a muito (re?Mente o emprego da tur!ide0 na caracteri0ao de esgotos, * comum di0erEse, por e:emplo, ?ue uma gua residuria tratada por processo anaer8!io apresenta tur!ide0 mais ele+ada do ?ue se o (osse por processo aer8!io mecani0ado, de+ido principalmente ao arraste de s8lidos pro+ocado pela su!ida das !ol#as de gases resultantes da (ermentao. Tam!*m para os processos aer8!ios, um aumento na tur!ide0 do esgoto tratado * indicati+o de pro!lemas no reator !iol8gico onde ocorre a (loculao. Ento, para ?ue o resultado pudesse ser mel#or discutido seria preciso identi(icar a origem da amostra analisada.

6. C n$*u+

Com !ase no resultado o!tido podeEse concluir ?ue" E preciso E 9 par6metro analisado no * comumente utili0ado ?uando se trata de guas residuais, E tur!ide0 pode ser um par6metro utili0ado como indicati+o de pro!lemas em reatores !iol8gicos. determinao de tur!ide0 pelo m*todo eletrom*trico ;tur!idimetro> * rpido e

REFER7NCIA8 BIB9IO)RFICA8

$I/, , $. .K 9/I,EI< , <. Manua* de An:*#+e+ F-+#$ ; <u-m#$a+ de 2ua+ de A&a+te$#ment e Re+#du:"#a+. Campina .rande ')" 9 utor, 2334. 2NN p.

'<9.< M - CI9- / DE CE$$9 9 E-$I-9 TOC-IC9 E EM'<E.9 E '<9- TEC. An:*#+e+ F-+#$a+ e <u-m#$a+ Am&#enta#+. postila. Fortale0a, CE, 2344.

I-$TITAT9 FEDE< / DE EDAC PQ9, CIR-CI = -EI<9. =Re*at!"# > 2345. <io de =aneiro, 2345. 3F p.

E TEC-9/9.I

D9 <I9 DE

)< $I/. Consel#o -acional de Meio m!iente ;C9- M > <esoluo n. I53, de 45 de maio de 2344. Disp@e so!re as condi@es e padr@es de lanamento de e(luentes, complementa e altera a <esoluo no 5CF, de 4F de maro de 233C, do Consel#o -acional do Meio m!iente ;C9- M >. Dispon&+el em" S#ttp"11TTT.mma.go+.!r1port1conama1legia!re.c(mU codlegiVNINW cesso em" 54 out. 2345.

Das könnte Ihnen auch gefallen