Sie sind auf Seite 1von 7

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

As principais contribuies da Psicologia do Desenvolvimento para a formao do educador segundo Sigmund Schlomo Freud

Formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais, ele criou uma nova teoria. Esta estabelecia que as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que no colocavam seus sentimentos para fora. Segundo Freud, este tipo de pessoa tinha a capacidade de fechar de tal maneira esses sentimentos dentro de sua mente, que, aps algum tempo, esqueciam-se da existncia. Fundador da Psicanlise, Sigmund Freud (1856-1939), nos apresenta uma nova e revolucionria perspectiva sobre o ser humano e suas motivaes. Os primeiros estudos sobre o desenvolvimento infantil tinham como objetivo principal a descrio do comportamento infantil de acordo com a idade. Segundo Cria-Sabini (2006) o propsito destes estudiosos era obter um padro normativo para explicar o desenvolvimento fsico, motor e social do ser humano. O estabelecimento deste padro permitiria a elaborao de diagnsticos e prognsticos mais confiveis. Ainda de acordo com Cria-Sabini (op.cit), Sigmund Freud se tornou um dos nomes mais conhecidos no mundo ao criar sua teoria sobre o desenvolvimento da personalidade. Nesta atribui uma nova importncia s necessidades da criana em diversas fases do desenvolvimento e sobre as consequncias da negligncia dessas necessidades para a formao da personalidade. Para este estudioso, as relaes afetivas desenvolvidas na infncia, em especial, nos primeiros cinco anos de vida, so fundamentais para o equilbrio emocional posterior. Para Freud a personalidade formada por trs sistemas: id, ego e superego.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Cria-Sabini (op. cit) nos lembra que o id o substrato biolgico, inato da personalidade, e a fonte de toda a energia psquica, servindo como um reservatrio de impulsos instintivos. Esses impulsos derivam de diferentes duas fontes: instinto de autoconservao, tambm conhecido como instinto de vida, e instinto de destruio, chamado tambm de instinto de morte. Entre os impulsos derivados do instinto de vida esto os impulsos sexuais, cuja energia foi denominada libido.

O objetivo do id a satisfao imediata da energia derivada dos instintos. Uma vez ativado, o id exige descarga de energia, reduzindo, assim, a excitao e retornando a um estado de calma. A energia pode ser investida em um objetivo ou pessoa e pode ser transformada em comportamento, pensamento ou sentimento. Freud nomeou de catexe o processo de descarga desta energia. Por exemplo, uma adolescente com anseios afetivos pode procurar um namorado ou sonhar com um amor imaginrio. No primeiro caso, a descarga de energia (libido) foi feita atravs de um comportamento dirigido a uma pessoa real; no segundo caso, foi feita por meio de pensamentos ou fantasia. O id dispe de uma quantidade de energia limitada, por isso, se ela for descarregada o, em um objeto, haver menos energia para outros propsitos. Freud acreditava que a energia que o homem gasta para propsitos culturais (literatura, msica, pintura, cincia etc.) retirada da energia sexual e vice-versa. O comportamento humano, assim, pode ser muito variado, mas basicamente pode ser reduzido energia dos instintos de vida e de morte e seu objetivo sempre o prazer.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

medida que o beb cresce e aprende a discriminar entre si mesmo e o mundo exterior, desenvolve-se a segunda estrutura da personalidade, o ego. O ego a parte modificada de id pela influncia do mundo exterior. Representa a parte racional do indivduo. O ego serve de mediador entre as metas do id e a realidade e considerado o executivo da personalidade. No h divergncias entre as metas do id e do ego. O ego existe para satisfazer o id e no para frustrlo, embora possa inibir algumas formas de expresso das energias instintivas. Isso ocorre quando tal expresso no conduziria satisfao mxima ou traria conseqncias indesejveis. O superego, ou seja, a conscincia moral, nem sempre reflete fielmente as normas da sociedade. Como ele se forma na infncia, as restries e proibies expresso das energias instintivas so realizadas de uma forma mais rgida e severa do que as represses reais.

Na idade adulta, o superego mantm toda rigidez e o conservadorismo iniciais. Por isso, a transgresso de qualquer uma de suas regras gera culpa e ansiedade. Quanto mais rgido for o superego de uma pessoa, mais fortes sero os sentimentos de culpa quando ela fizer ou pensar em fazer algo que contrarie o cdigo moral no qual foi educada. Para Freud apud Cria-Sabini (2006), entre o id e o superego existem conflitos de propsitos. O id exige expresso irrestrita dos impulsos; o superego impe barreiras sua manifestao, podendo at exigir uma soluo entre as energias primitivas do id, as restries do superego e as limitaes do mundo exterior. A personalidade do indivduo adulto depende do resultado da interao dinmica entre essas estruturas.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Como Freud deu nfase s experincias dos primeiros anos de vida na determinao da personalidade adulta, a maioria dos pesquisadores que adotou sua teoria procurou investigar a qualidade da relao pais-criana e seus efeitos no equilbrio emocional ao longo da vida. Cabe ressaltar que posteriormente, a teoria psicanaltica sofreu algumas alteraes, principalmente quanto ao papel do ego na dinmica da personalidade. Na maioria das reformulaes da teoria, o ego passou a ter motivos prprios e mais fora do que a de um Contribuies de Freud para a Educao O esprito investigativo de Freud que o levou inovadoras contribuies em diferentes campos do saber. Para Kupper (1997) foi a partir do questionamento sobre o que h de insuportvel na sexualidade que levou Freud a investigar o campo da Educao e averiguar qual o seu papel na condenao da sexualidade, e da a descoberta da sexualidade infantil. Para esta autora fica claro que a moral transmitida pela Educao incute no indivduo, noes de pecado e vergonha que ele deve ter diante das prticas sexuais. Restava propor que a educao no fizesse uso abusivo de sua autoridade porque a correo educativa, embora necessria, nem por isso precisava ser excessiva. Para entender a sexualidade infantil, Freud estudou as perverses. Atravs deste estudo descobriu que na constituio dos seres humanos esto presentes prticas de natureza perversa, que iro desaparecendo pela represso, submetendo-se ao domnio das prticas genitais com vistas procriao. Algumas perverses (exibicionismo, curiosidade dirigida aos rgos genitais dos seus companheiros, prazer de suco, prazer ligado defecao), que permanecem no adulto so o resultado dessas perverses parciais infantis que se recusaram a cair sob o domnio da genitalidade. De acordo com Kupper (1997): A cada um desses aspectos perversos, presentes na sexualidade infantil, Freud chama de pulses parciais. Ser uma pulso dirigida ao prprio

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

corpo, que no buscar um outro corpo, como acontecer por ocasio do desenvolvimento da genitalidade. As pulses parciais possuem carter errtico; o objeto pelo qual se satisfaz indiferente e intercambivel, logo pode se enveredar por caminhos socialmente teis. passvel de sublimao e para Freud a Educao ter papel primordial nesse processo (p. 36).

Eis a o ponto que interessa ao educador. Freud declara o seguinte: o educador aquele que deve buscar, para seu educando, o justo equilbrio entre o prazer individual e as necessidades sociais. Leitura do texto : Sigmund Freud: Psicanlise e Educao Disponvel em: http://www.webartigos.com/articles/20341/1/Contribuicao-daPsicanalise-Freudiana-na-Educacao/pagina1.html

Sntese - Os primeiros estudos sobre o desenvolvimento infantil tinham como objetivo principal a descrio do comportamento infantil de acordo com a idade. - Para Freud a personalidade formada por trs sistemas: id (a fonte de toda a energia psquica), ego (a parte racional do indivduo) e superego (,a conscincia moral). - A energia do id pode ser investida em um objetivo ou pessoa e pode ser transformada em comportamento, pensamento ou sentimento. - Entre o id e o superego h conflitos de propsitos. O id exige expresso irrestrita dos impulsos; o superego coloca barreiras sua manifestao.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

- Quanto mais rgido for o superego de uma pessoa, mais fortes sero os sentimentos de culpa quando ela fizer ou pensar em fazer algo que contrarie o cdigo moral no qual foi educada. - a moral transmitida pela educao incute no indivduo, noes de pecado e vergonha. - Freud acreditava que o educador aquele que deve buscar, para seu educando, o justo equilbrio entre o prazer individual e as necessidades sociais.

Referncias Bibliogrficas CAMPOS, DINAH M. DE SOUZA. Psicologia do Desenvolvimento Humano. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008. CRIA-SABINI, MARIA APARECIDA. Psicologia do Desenvolvimento. So Paulo: Editora tica, 2006. KUPFER, M.C. Freud e a Educao: o mestre do impossvel. 3 edio. So Paulo, Editora Scipione, 1997.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/20341/1/Contribuicao-daPsicanalise-Freudiana-na-Educacao/pagina1.html#ixzz0xakOu100

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Das könnte Ihnen auch gefallen