Sie sind auf Seite 1von 9

Resumos de Cincias Naturais 8 ano INTERAES SERES VIVOS AMBIENTE

Ecossistemas
Habitat local onde habita um ser vivo Populao conjunto dos seres vivos da mesma espcie que povoam um certo local. Comunidade conjunto de seres vivos, ou de populaes, que se relacionam entre si e povoam um certo local. Ecossistema conjunto dos seres vivos, o meio onde vivem e a relao entre eles e com o meio

Fatores biticos
Os fatores biticos so as relaes que existem entre os seres vivos. Podem ser: interespecficas: se forem ente seres vivos de espcies diferentes intraespecficas: se forem entre seres vivos da mesma espcie

Relaes interespecficas: Parasitasmo (+ , -)


Benefcio para o parasita e prejuzo para o hospedeiro. O parasita pode encontrar-se no inetrior do hospedeiro (endoparasita) ou no seu exterior (ectoparasita)

Predao (+ , -)
Benefcio para o predador e prejuzo para a presa.

Comensalismo (+ , 0)
Benefcio para uma espcie e indiferente para a outra.

Mutualismo(+ , +)
Benefcio para as duas espcies, no sendo esta relao fundamental sua sobrevivncia.

Simbiose(+,+)
Benefcio para as duas espcies, sendo esta relao fundamental sua sobrevivncia.
1

Competio(- , -)
Prejuzo para as duas espcies.

Relaes intra-especficas: Competio(- , -)


Prejuzo entre os seres vivos da mesma espcie que lutam entre si por alimento, fmea ou territrio.

Cooperao(+ , +)
Relao de benefcio mtuo verificado principalmente em sociedades e colnias.

Fatores abiticos
Os fatores abiticos so as relaes dos seres vivos com o meio: A luz influencia nos seres vivos:
a distribuio o comportamento a atividade as caractersticas morfolgicas o comportamento a atividade as caractersticas morfolgicas a distribuio as caractersticas morfolgicas distribuio desenvolvimento dos seres

A temperatura influencia:

A gua(humidade) influencia:

O solo influencia:

Exemplos da influncia da luz Na distribuio dos seres vivos


As plantas, de uma forma geral, encontram-se em locais com boa luminosidade. No entanto, os musgos e fetos encontram-se em locais com pouca luminosidade.

No fundo dos oceanos, onde existe uma quase escurido total, apenas existem animais com adaptaes prprias como os peixes abissais. A maior parte dos seres marinhos encontram-se junto superfcie.

No comportamento dos seres vivos


As plantas tm tendncia a deslocar-se na direo da luz fototropismo pois precisam de radiao solar para a realizao do processo de fotossntese.

Na atividade dos seres vivos


Os animais realizam as suas atividades dirias em funo da durabilidade da luminosidade a que esto sujeitos. Existem animais como a guia real que tem o seu perodo ativo sobretudo durante o dia e outros como a coruja durante a noite.

Nas caractersticas morfolgicas dos seres vivos


O nmero de horas de luz dirias influencia a cor do pelo de muitos animais.

Exemplos da influncia da temperatura No comportamento dos seres vivos


Os animais podem ser classificados como:

endotrmicos: se tm a capacidade de controlar a temperatura do corpo ectotrmicos: se a temperatura interna do corpo varia com a temperatura ambiente O seres ectotrmicos tm de procurar constantemente locais quentes ou abrigos frescos para sobreviverem.

Na atividade dos seres vivos


De acordo com a sua amplitude trmica os seres vivos podem ser classificados como:
seres euritrmicos: se tm uma grande amplitude trmica, como o lobo seres estenotrmicos: se tm uma pequena amplitude trmica, como a serpente

Para sobreviver alguns animais:


migram, como as andorinhas hibernam (durante o inverno), como o urso estivam (durante o vero), como os caracis

Nas caractersticas morfolgicas dos seres vivos


H rvores que perdem as folhas quando as condies do meio so desfavorveis, e h plantas que perdem o caule e at a raz, sobrevivendo apenas na forma de semente. Os animais de clima frio possuem pelo ou uma camada isolodora de gordura. 3

Influncia da gua (humidade) Na distribuio dos seres vivos


Existe maior vegetao nos locais com maior humidade e pluviosidade.

Nas caractersticas morfolgicas dos seres vivos


Plantas de climas secos, como o cacto, tm razes longas, caules carnudos e folhas de pequenas dimenses ou reduzidas a espinhos para no perderem gua. Os animais de clima seco apresentam um revestimento impermevel.

Influncia do solo no seres vivos Na distribuio dos seres vivos


A porosidade do solo influencia principalmente a distribuio dos seres vivos, pois h seres vivos que povoam solos arenosos e outros solos mais compactos. Tambm a composio do solo influencia a distribuio dos seres vivos.

No desenvolvimento dos seres


A maior parte das plantas desenvolve-se com maior dificuldade em solos muito coesos e pouco permeveis.

CN 8 - INTERACO SERES VIVOS AMBIENTE

A Ecologia a cincia que dedica ao estudo dos ecossistemas.se

Ecossistemas so sistemas definidos pela ligao e interaco entre os seres vivos e o seu ambiente, onde ocorrem trocas de materiais, conduo de energia atravs de uma estrutura trfica entre a totalidade dos organismos de uma determinada rea interagindo com o ambiente fsico.

O ecossistema constitudo pelos factores biticos (seres vivos e suas interaces) e factores abiticos (condies fsicas do meio).

O local onde os seres vivos vivem designa-se por habitat e a rea geogrfica onde vive uma comunidade designada por bitopo.

Organizao dos seres vivos num ecossistema

Os seres vivos esto organizados em sistemas, que, conforme a sua complexidade, podem ser definidos por: comunidade (comunidade bitica ou biocenose) conjunto de todos os organismos e suas interaces existentes num determinado local; populao - conjunto de organismos com as mesmas caractersticas que habitam em determinada rea da mesma espcie.

Factores abiticos

So factores do meio fsico envolvente que influenciam a distribuio e a quantidade de seres vivos num ecossistema.

Os factores abiticos so: temperatura; luz; humidade; salinidade; pH solo.

Os factores abiticos podem influenciar positiva, quando favorecem o desenvolvimento de espcies ou, negativamente a distribuio dos organismos, quando os valores de um determinado factor impedem o desenvolvimento de uma espcie, tornando-se um factor limitante.

Influncia da temperatura nos seres vivos

A temperatura varia de regio para regio e influencia a distribuio dos seres vivos.

Podem-se considerar dois tipos de animais conforme a sua resistncia variao de temperatura. Os animais poiquilotrmicos ou animais de temperatura varivel, so animais cuja temperatura corporal varia com a temperatura ambiente. Os animais homeotrmicos ou animais de temperatura constante, so animais cuja temperatura corporal se mantm constante mesmo quando a temperatura ambiente varia.

Caractersticas dos animais para se adaptarem a climas frios: aumento do revestimento de plo ou penas; reduzida superfcie corporal; hibernao estado de latncia durante o qual o animal reduz a sua actividade para evitar perdas de energia, no Inverno; migrao deslocao sazonal regular dos animais para locais mais quentes. Caractersticas dos animais para se adaptarem a climas quentes e secos: pelagem reduzida ou ausente; grandes superfcies corporais; acto de suar e arfar; estivao estado de inactividade adoptada pelos animais em perodos quentes e secos evitar a desidratao.

Adaptao das plantas a climas frios: rvores e arbustos de folha persistente, em regies onde neva; forma cnica; rvores de folha caduca, em regies temperadas; estado de vida latente durante o Inverno; reduzem-se a rgos subterrneos (rizomas, tubrculos, bolbos ou sementes).

Influncia da luz nos seres vivos

A presena e intensidade da luz influencia a distribuio e a biodiversidade de plantas. A luz o factor abitico do qual depende a fotossntese processo de produo de matria orgnica a partir de matria inorgnica.

A biodiversidade influenciada, tambm, pelo nmero de horas de luz durante um dia fotoperodo.

A necessidade de captar a luz, faz com que as plantas orientem as folhas na sua direco fototropismo.

A luz um factor abitico muito importante na distribuio e biodiversidade dos animais.

A luz influencia o comportamento a morfologia dos animais: nos ciclos reprodutivos o acasalamento ou o nascimento so sazonais; na direco do movimento dos animais fototaxia (positiva, se for em direco luz; negativa, se for a fugir da luz); na mudana de cor da pelagem de mamferos e da penugem de aves.

Influncia da gua nos seres vivos

A gua um factor abitico de vital importncia e influencia a distribuio e a biodiversidade. Zonas com elevada humidade tm uma grande biodiversidade associada.

As plantas apresentam adaptaes ao clima seco, tais como: razes superficiais e longas; caules carnudos; folhas reduzidas a espinhos.

Influncia do solo nos seres vivos

O solo constitudo por minerais, (46%), ar (25%), gua (25%) e matria orgnica (4%). Conforme as percentagens de cada constituinte, assim se forma um tipo de solo com caractersticas especficas (porosidade, permeabilidade e constituio). Essas caractersticas influenciam a biodiversidade e distribuio das populaes nos ecossistemas terrestres.

Factores biticos

So o conjunto de interaces que se estabelecem entres os seres vivos num

determinado local.

Os factores biticos so: cooperao; competio; predao; comensalismo; mutualismo; parasitismo.

Interaces entre os seres vivos As interaces que ocorrem numa comunidade podem ser intra-especficas, se os seres vivos envolvidos pertencem mesma espcie ou, interespecficas, se os seres vivos envolvidos pertecem a espcies diferentes. A cooperao uma interaco intra-especfica, favorvel para todos os intervenientes com benefcio mtuo. Existe cooperao, essencialmente, em sociedades organizadas de seres vivos. A competio pode ser uma interaco intra-especfica (no caso, de luta pelo alimento, territrio ou fmeas) ou interespecfica (no caso de luta por alimento e territrio). Existe competio nas plantas pela luz e gua disponveis no local. uma relao em que ambos os indivduos ficam desfavorecidos. O canibalismo um caso especial de competio pelo alimento entre indivduos da mesma populao, onde indivduos adultos se alimentam de outros elementos da mesma espcie. A predao uma interaco interespecfica onde os indivduos de uma populao (predadores) capturam outros para se alimentarem (presas). uma relao onde apenas um indivduo fica beneficiado e outro fica desfavorecido. Nesta relao, os seres vivos adoptam estratgias de ataque (predadores) ou de defesa (presas). As estratgias de ataque so: garras desenvolvidas, dentes aguados, bicos fortes e curvados, deslocam-se rapidamente, rgos dos sentidos apurados. As estratgias de defesa so: camuflagem, mimetismo, colorao de aviso, defesa qumica, revestimento com espinhos ou carapaa. A camuflagem pode ser tambm adoptada como mtodo de ataque.

O comensalismo uma relao interespecfica onde um dos organismos comensal beneficiado e o outro no prejudicado nem beneficiado. O mutualismo uma relao interespecfica onde ambos os organismos so beneficiados. A simbiose um caso especfico de mutualismo, onde os organismos tm contacto fsico e fisiolgico de modo a sobreviver. O parasitismo uma relao interespecfica em que um dos organismos (parasita) beneficia coma relao e o outro (hospedeiro) prejudicado. Designa-se ectoparasita quando o parasita situa-se fora do corpo do hospedeiro. Designa-se

endoparasita quando o parasita se encontra dentro do hospedeiro.

Mapa de conceitos:

Das könnte Ihnen auch gefallen