Sie sind auf Seite 1von 7

Trabalho de Materiais de Construo Mecnica Processos de obteno do ao atravs do refino da gusa

Nome: Jssica Zotelli R.A.: 11010339

A transformao do ferro gusa em ao implica em uma sensvel reduo de todos os elementos de sua composio. Os processos de maior utilizao em escala industrial so descritos a seguir. 1. Processo de Bessemer Este processo baseia-se em diminuir o C, Si e Mn do gusa lquido soprando ar atravs do banho e assim convertendo-o em ao. Por ser um processo cido no so eliminados o P e S, por este motivo a presena desses elementos deve ser mnima. O oxignio do ar que se combina com o C e Si da gusa gera calor suficiente para manter fundido o metal e a escria. O equipamento em que se efetua este processo chamado de conversor (Figura 1), suas caractersticas de construo, compreendem de uma carcaa de chapa de aos em forma de pera, revestida internamente com tijolos refratrios. Normalmente usam-se refratrios de slica (cido) para evitar a reao com a escria cida, resultante do processo. O fundo do conversor perfurado, para injeo de ar, e de fcil troca, j que sua vida til, devido severidade no uso baixa.

Figura 1: Seo transversal esquemtica de um conversor Bessemer. A parte inferir da figura mostra as trs posies tpicas do conversor no decorrer do processo

2. Processo Thomas Constitui-se de uma carcaa cilndrica de ao resistente ao calor, e seu interior revestido por materiais refratrios de magnesita ou de dolomita, que permite a esse interior resistir ao ataque da escria base de cal, possibilitando que se trabalhe com gusa com alto teor fsforo. semelhante ao Bessemer, pois as caractersticas fsicas e de sopragem so iguais ao Bessemer, e tambm, processa gusa lquido e usa ar nesse processo. As reaes qumicas que acontecem dentro desse tipo de conversor so praticamente as mesmas que acontecem no conversor Bessemer, ou seja, a oxidao de impurezas, a combusto de carbono e a oxidao do ferro. Porm, no conversor Thomas, o fsforo retirado com a pela utilizao da cal e do enxofre isto possvel devido ao revestimento do forno de natureza bsica.

Neste processo h duas desvantagens: a no eliminao do enxofre do gusa e o ataque do silcio ao revestimento interno, da a necessidade do gusa ter um baixo teor de silcio. 3. Processo LD O processo LD, tem como princpio injeo de oxignio, pela parte superior do conversor. A injeo do oxignio realizada atravs de uma lana, constituda de trs tubos concntricos de ao, em que O 2 passa pelo tubo central, e os dois tubos adjacentes servem para refrigerao com gua. A forma do conversor similar ao conversor Bessemer e Thomas, conforme (figura 2). Caractersticas tcnicas do processo e conversor: opcional) + sucata (pequena quantidade) + ferro gusa (lquido)+ cal; 0,3 a 1,2 metros Capacidade de Temperatura mxim C; Possuem sistema de tratamento de resduos gasosos e slidos, resultantes do processo. Oxignio injetado tem uma pureza que varia de 90 a 95%. As principais reaes ocorrem nesta ordem, oxidao do Si, oxidao do C.

Figura 2: Representao da produo de ao num conversor LD.

4. Processo Siemens- Martin Os fornos Siemens-Martin so fornos nos quais podem ser realizados o refino do gusa e tambm, a elaborao de ao a partir de sucata, o que no possvel nos conversores, pois nestes o calor consumido proveniente das reaes de oxidao dos elementos do banho metlico (carga lquida) por meio da introduo de ar ou oxignio. Esses fornos so constitudos de um mufla de tijolos refratrios para

receber a carga que pode ser slida ou lquida, e de dois pares de cmaras recuperadoras, tambm de tijolos refratrios. O forno funciona pelo sistema de regenerao do calor os gases quentes que saem do forno vo aquecendo o gs (combustvel se for o caso) e o ar, respectivamente, dando entrada no forno em alta temperatura (figura 3). A inverso da cmara feita de hora em hora, por meio de vlvulas, com o aquecimento da coroa, as chamas de natureza oxidante vo reduzindo o teor de carbono, silcio e mangans do gusa. Os materiais refratrios utilizados no revestimento dos fornos dependem da natureza da carga, se for silicosa (cida) reveste-se com refratrios cidos, se for fosforosa (bsica) reveste-se com refratrios bsicos. Caractersticas tcnicas do processo e do forno: Carga minrio de ferro (pequena quantidade, opcional) + sucata + ferro gusa (lquido) + calcrio (CaCO3). A carga pode ser constituda somente de ferro gusa ou sucata. Tempo de cada corrida Capacidade de Temperatura mxima utilizada no processo 2000 oC; A desoxidao realizada atravs da adio de Fe-Si, FeMn ou cal dependendo da natureza da carga e do refratrio; O combustvel utilizado pode ser gs natural, gs de coqueria ou leo combustvel.

Figura 3: Representao esquemtica de um forno Siemens-Martin 5. Forno Eltrico A produo de aos liga de alta qualidade (grande refinamento), realizada atravs da utilizao de fornos eltricos. A grande vantagem desses equipamentos a pureza da fonte de calor (energia eltrica), onde o material a ser processado, no interage com o combustvel, o que no ocorre com os outros processos j descritos. Outro fator que diferencia esses equipamentos dos demais, que se consegue temperaturas elevadas, com fcil regulagem dos parmetros de energia eltrica, o que no se consegue por meio de combustveis.

O sistema de aquecimento dos fornos eltricos podem ser direto e indireto. O aquecimento direto quando a corrente eltrica atravessa a carga. E o aquecimento indireto, ocorre quando a corrente no tem contato com a carga, o calor transmite-se por irradiao. De acordo com a forma de aproveitamento da energia, os fornos eltricos so classificados em trs tipos: Fornos de arco voltaico; Fornos de induo; Fornos de resistncia. A utilizao dos fornos eltricos, e o processamento do ferro gusa para obteno do ao, desenvolvem-se em trs fases: 1. Oxidao onde so adicionados pedaos de minrio de ferro, rico em xido de ferro com a finalidade de oxidar o carbono, silcio, mangans, fsforo e enxofre. 2. Reduo (desoxidao do ao) feita com adies de ferro, silcio, ferro mangans, e alumnio. 3. Acerto da composio desejada com adies de elementos qumicos previamente determinados como: cromo, nquel, vandio, tungstnio, cobalto e outros. Obtendo-se os aos finos especiais para ferramentas, e o ao liga para componentes mecnicos de equipamentos de grande responsabilidade 6. Coversor a Arco Eltrico constitudo de uma carcaa de ao feita de chapas espessas soldadas ou rebitado, de modo a formar um recipiente com o fundo abaulado. No seu interior essa carcaa na sua parte inferior (chamada de soleira) por materiais refratrios, de natureza bsica (dolomita ou magnesita) ou cida (slica), dependendo do tipo de carga que o forno vai processar. O restante do forno revestido com tijolos refratrios silicosos. Em geral, as empresas compram o gusa slido e, juntamente com sucata de ao, forma-se a carga para alimentar os fornos eltricos de produo de ao. Nestes fornos, a fuso da mistura de sucata de ao e ferro gusa ocorre devido ao calor gerado por um arco voltaico, que se formaentre dois ou trs eltrodos de grafite colocados na parte superior (chamada de abbada) do forno e a carga metlica. A carga de um forno a arco constituda basicamente de sucata e fundente (cal), e nos fornos de revestimento bsico, a carga deve ter quantidades bem pequenas de silcio. Durante o processo, algumas reaes qumicas acontecem: a oxidao, na qual se oxidam as impurezas e o carbono, a desoxidao, ou a retirada dos xidos com a ajuda de agentes desoxidantes e a dessulfurao, quando o enxofre retirado. um processo que permite o controle preciso das quantidades de carbono presentes no ao. Aps a fuso da carga, Oxignio injetado por uma lana diretamente no banho lquido e a reduo dos teores dos elementos de liga ocorre por oxidao. A fabricao do ao (refino) do ao incorpora duas etapas, o refino primrio e o refino secundrio.

No refino primrio so reduzidos os teores Carbono, Mangans, Silcio e Fsforo, e o calor liberado pela oxidao destes elementos qumicos reduz o consumo de energia eltrica do forno. Durante o processo de oxidao, a composio qumica do banho lquido monitorada por coleta de amostras e anlise por Espectrometria de emisso tica. Quando o banho lquido atinge a composio qumica ideal, este transportado para outro forno, a composio qumica final do ao acertada (refino secundrio). Neste segundo forno (forno panela), as ferros-liga (Fe-Mn ou FeSi) so adicionados. Estas ligas funcionam como dessulfurantes e desoxidantes, isto , reduzem os teores de Enxofre e Oxignio do ao. O Enxofre ento reduzido pela formao do Sulfeto de Mangans (MnS) que vai para a escria. J quanto desoxidao, inevitvel que parte do ferro, durante o refino primrio, sofra oxidao. Contudo, interessante comentar que nem todo o Sulfeto de mangans (MnS) e o xido de Mangans(MnO) vo para a escria. Parte destes compostos, bem como o prprio xido Ferroso (FeO)permanecero no ao como impurezas, chamadas de incluses no metlicas, as quais devem ser criteriosamente controladas pois afetam diretamente as propriedades dos aos produzidos. O Forno a Arco o mais verstil para a produo de ao com as seguintes vantagens: Permitem produzir praticamente todos os tipos de aos carbono, aos de baixa liga, aos ferramenta, aos inoxidveis, etc. um aparelho extremamente verstil, no que tange carga, podendo ser operado com 100% de sucata. Permite operaes intermitentes e mudanas rpidas na produo dos fornos de aciaria, o que permite obterem-se valores mais baixos de fsforo e enxofre. extremamente eficiente em termos energticos. 7. Conversor de Induo Utiliza energia eltrica para a produo do ao e tambm processa sucata. O conjunto que compe esse forno composto de um gerador com motor de acionamento, uma bateria de condensadores e uma cmara de aquecimento. Essa cmara de aquecimento basculante e tem, na parte externa, a bobina de induo. O cadinho feito de massa refratria compactada dentro dessa cmara, onde a sucata se funde por meio de calor produzido dentro da prpria carga. Para a produo do ao, liga-se o forno, e os pedaos de sucata que devem ser de boa qualidade vo sendo colocados dentro do forno, medida que a carga vai sendo fundida. Aps a fuso se completar e a temperatura desejada so atingidos, adiciona-se clcio, silcio ou alumnio, que so elementos desoxidantes e tem como funo a retirada dos xidos do metal.

8. Processo Duplex Consiste na combinao de dois processos, como por exemplo, conversor Bessemer cido e Siemens-Martin bsico. No forno Bessemer, o ferro gusa proveniente do alto-forno inteiramente oxidado, de modo a reduzir ao mnimo os teores de Si e Mn e oxidar grande parte do carbono. A seguir, o material transferido ao forno Siemens-Martin bsico, onde o restante do carbono e o fsforo so oxidados. O ao , ento, acabado, recarbonetado e recebe as adies finais de ferros-ligas.

Das könnte Ihnen auch gefallen