Sie sind auf Seite 1von 1

20

PRIMEIRO CADERNO

Expresso, 24 de novembro de 2012

EDUCAO

Reviso curricular de Crato permite poupar mais de 136 milhes de euros


Ministrio diz que no foi esse o objetivo. mas que tambm sua obrigao gerir os recursos de forma eficaz
ISABEL LEI RIA

No foram s os cortes salariais na Funo Pblica e a retirada de dois subsdios que tornaram o ensino pblico mais barato. Tambm a reviso curricular de Nuno Crato, em vigor nas escolas desde setembro e que se traduziu na eliminao de algumas disciplinas e redistribuio das cargas letivas dos professores, fez baixar, e muito, o custo por turma. Contas feitas por baixo indicam uma poupana superior a 136 milhes de euros.

Estas so pelo menos as estimativas do grupo de trabalho nomeado pelo Ministrio da Educao e Cincia (MEC) para calcular quanto custa ao Estado um aluno numa escola pblica. O estudo foi apresentado esta semana e permite fazer vrias. contas, j que o grupo liderado pelo ex-ministro da Cultura Pedra Roseta traou vrios cenrios. A partir de dados de 2009/2010, so feitas estimativas dos custos, com e sem os cortes salariais entretanto aprovados pelo Governo, e antes e depois da reviso curricular.

Assim, para 2013, assumindo uma amostra de 27.313' turmas que os professores contaro do continente - foram excludas com menos um subsdio, concluias escolas TEIP (Territrios Edu-se que uma turma dos 2 e 3 cativos de Interveno Prioritciclos do bsico custar, em m- ria que contam com recursos adidia, pouco mais de 75 mil eu- cionais), as que entretanto se ros. Uma do secundrio ficar fundiram e ainda 24 estabeleciem g6 mil. Mas, ajustados os va- mentos cujos custos se afastam leres aos novos currculos - que muito da mdia e que, nalguns implicaram um aumento da car- casos, atingem os 170 mil por ga letiva dos professores - os n- turma. Multiplicando a amostra meros caem para pouco mais de . por um mnimo de reduo de cinco mil euros por turma, a pou70 mil e 89 mil, respetivamente. Ou seja, menos cinco mil eu- pana assim superior a 136 ros no caso do bsico e menos milhes de euros, Os nmeros sete mil euros no secundrio. sero, no entanto, bastante mais O estudo foi feito a partir de elevados, admite Alfredo Egdio

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~---,

dos Reis, professor do Instituto Superior de Economia e Gesto e um dos autores do estudo. No s por causa das centenas de es colas que ficaram de fora dos clculos, mas porque os valores de referncia utilizados neste exerccio em particular (ver quadro ao lado) dizem respeito s regies do pas onde os custos por turma so mais baixos (Alentejo e Algarve), explica. O MEC no confirma nmeros, mas esclarece ao Expresso que a reviso dos currculos foi feita com o objetivo de "reduzir a disperso curricular" e de "reforar as disciplinas estruturantes", como o Portugus ou as Cincias Naturais. Sendo essa a preocupao, tambm admite que "garantir a eficincia e a eficcia na gesto dos recursos, pagos pelo contribuinte, uma obrigao de todo o Governo". O estudo foi encomendado pelo MEC e resultou de um compromisso junto dos 93 colgios que tm um contrato de associao. Apesar de privadas, estas escolas recebem financiamento estatal,j que compensam a inexistncia de alternativas numa escola pblica prxima. Recebem todos os alunos e no podem cobrar propinas. Atualmente, o Estado paga-lhes 85.288 euros por turma - at h pouco tempo os valores superavam os 100 mil. Ou seja, uma turma do ensino bsico ficar mais barata numa escola pblica, mas mais cara no caso do secundrio. Os valores apurados por este estudo e pelo do Tribunal de Contas (tambm divulgado este

CUSTO MDIO POR TURMA


Emeuros

ENSINO BSICO

ENSINO SECUNDRIO

FONTE: RELATRIO fINAL "ESTIMATIVAS DOCUSTQ POR TURMA DO ENSINO BSKO (21 E )'ClClOS) E SECUNORIO

ms) serviro de referncia ao MEC para a reviso das regras de financiamento aos colgios. Os privados j contestaram os critrios do estudo, nomeadamente por no contabilizar as despesas em investimento (da Parque Escolar) e equipamentos (com o Plano Tecnolgico). No relatrio final, os autores destacam o facto de a regio Centro apresentar "um elevado custo do ensino" e o tamanho "relativamente reduzido" das turmas. "Poder haver um problema na conceo da rede e que esteja a encarecer desnecessariamente o custo com o ensino", avisam. O grupo descreve ainda as dificuldades que teve no apuramento dos valores, nomeadamente por no terem sido encontrados estudos anteriores que justifiquem o valor que tem sido pago s escolas privadas com contrato de associao.
Ileiriatexpresso.impresa.pr.

Das könnte Ihnen auch gefallen