Sie sind auf Seite 1von 3

PROFESSOR CASTANHEIRA EMAIL: lccs1701@yahoo.com PROPOSIES ABERTAS Se X a reunio de pelo menos um objeto de interesse, ele dito um domnio.

o. Se x representa um objeto qualquer de X, diremos que x uma varivel sobre X (ou uma varivel de domnio X). Se p(x) ( p de x ) uma proposio para todo x de X, diremos ainda que p(x) uma proposio aberta em X (ou uma proposio aberta de universo X ou uma proposio aberta de domnio X). Chamaremos de soluo de uma proposio aberta, a reunio de todo objeto do seu domnio, para o qual ela verdadeira. Vamos representar por P, a soluo da proposio aberta p(x) em X. Resolver, uma proposio aberta, quer dizer determinar a sua soluo (*). Duas proposies abertas, de mesmo domnio, sero ditas equivalentes, quando possurem solues idnticas.
((*) No ato da resoluo de uma proposio aberta p(x), em X, x dita uma incgnita sobre X.)

RACIOCNIO LGICO IIIC TELEFONE: (0XX21) 33504053 PROPOSIES ABERTAS A VRIAS VARIVEIS Se x1 e x2 so variveis, sobre domnios X1 e X2 respectivamente, e p(x1, x2) ( p de x1 e x2 ) uma proposio para todo x1 de X1 e todo x2 de X2, diremos que p(x1, x2) uma proposio aberta, a duas variveis, com x1 em X1 e x2 em X2. Sendo, tal proposio aberta, o mesmo, por definio, que a proposio aberta p(x) de domnio X, com x = (x1, x2) e X igual a reunio de toda seqncia, de tamanho dois, em que o primeiro objeto vem de X1 e o segundo objeto vem de X2. No existe nada de especial no nmero dois, utilizado no desenvolvimento do pargrafo anterior. Podemos definir, analogamente, proposies abertas a n variveis. A seguir, damos mais um exemplo, agora a trs variveis (n = 3). Se y1, y2 e y3 so variveis, sobre domnios Y1, Y2 e Y3 respectivamente, e q(y1, y2, y3) ( q de y1, y2 e y3 ) uma proposio para todo y1 de Y1 , todo y2 de Y2 e todo y3 de Y3, diremos que q(y1, y2, y3) uma proposio aberta, a trs variveis, com y1 em Y1, y2 em Y2 e y3 em Y3. Sendo, tal proposio aberta, o mesmo, por definio, que a proposio aberta q(y) de domnio Y, com y = (y1, y2, y3) e Y igual a reunio de toda seqncia, de tamanho trs, em que o primeiro objeto vem de Y1, o segundo objeto vem de Y2 e o terceiro objeto vem de Y3. OPERAES LGICAS SOBRE PROPOSIES ABERTAS Utilizando a mesma varivel, sobre o mesmo domnio, todas as operaes lgicas, sobre proposies, que j estudamos (incluindo todas as suas respectivas propriedades), se estendem naturalmente (e de maneira bvia) as proposies abertas. QUANTIFICAO A UMA NICA VARIVEL I) QUANTIFICAO UNIVERSAL: Se p(x) uma proposio aberta, de domnio X, postulamos que existe uma proposio (x)(p(x)), que verdadeira, nica e exclusivamente, se p(x) verdadeira para todo x de X (caso contrrio, (x)(p(x)) falsa). A proposio (x)(p(x)) pode ser sempre entendida como: Todo x possui a propriedade p ou Todo x goza da propriedade p ou Todo x satisfaz a condio p ou Todo x cumpre a condio p. O smbolo (semelhante a uma letra A refletida verticalmente) chamado de quantificador universal. Diremos que a proposio (x)(p(x)) resulta da quantificao universal da proposio aberta p(x) em X. II) QUANTIFICAO EXISTENCIAL: Se p(x) uma proposio aberta, de domnio X, definimos a proposio (x)(p(x)) pela equivalncia (x)(p(x)) (x)(p(x)). A proposio (x)(p(x)) pode ser sempre entendida como: Algum x possui a propriedade p ou Algum x goza da propriedade p ou Algum x satisfaz a condio p ou Algum x cumpre a condio p (**).O smbolo (semelhante a uma letra E refletida horizontalmente) chamado de quantificador existencial. Diremos que a proposio (x)(p(x)) resulta da quantificao existencial da proposio aberta p(x) em X.

Observao #0: Sempre que a notao p(x) servir para representar uma proposio aberta, de domnio X, ela pode ser entendida como: x possui a propriedade p ou x goza da propriedade p ou x satisfaz a condio p ou x cumpre a condio p. O que for mais conveniente. Onde (aqui e no que se segue) p a propriedade (condio) que o objeto x de X possui (satisfaz) se e somente se p(x) verdadeira. Neste caso, diremos que x o sujeito de p e p o predicado de x. Observao #1: Considere a proposio aberta p(x), em X. Obviamente, P (a soluo de p(x)) parte de X (o domnio de p(x)). Cabendo observar que: Se P no contm objeto algum de X, diremos que p uma propriedade (condio) impossvel em X e que p(x) impossvel em X. Se P contm exatamente um objeto de X, diremos que p uma propriedade (condio) possvel em X e que p(x) determinada em X. Se P contm mais do que um objeto de X, diremos que p uma propriedade (condio) possvel em X e que p(x) indeterminada em X. E ainda salientamos que: Se P contm todo objeto de X, diremos que p uma propriedade (condio) universal em X e que p(x) uma identidade em X. Observao #2: Uma proposio aberta, baseada, estritamente, em uma nica igualdade (=) dita uma equao. Uma proposio aberta, baseada, estritamente, em um nmero natural finito (maior do que um) de igualdades (=) dita um sistema de equaes. Observao #3: Uma proposio aberta, baseada, estritamente, em uma nica desigualdade ( , , , < , >) dita uma inequao. Uma proposio aberta, baseada, estritamente, em um nmero natural finito (maior do que um) de desigualdades ( , , , < , >) dita um sistema de inequaes. Observao #4: Cabe notar, que o conceito de proposio aberta muito mais amplo do que o de equao (ou o de sistema de equaes) e o de inequao (ou o de sistema de inequaes).

Professor Castanheira Pgina 1

PROFESSOR CASTANHEIRA EMAIL: lccs1701@yahoo.com


Observao #1: Poderamos tambm dizer Existe x que possui a propriedade p, com as trs demais verses seguindo em linha. Poderamos ainda dizer (Existe) Pelo menos um x (que) possui a propriedade p, com as trs alternativas acompanhando. III) QUANTIFICAO EXISTENCIAL DE UNICIDADE:
(**)

RACIOCNIO LGICO IIIC TELEFONE: (0XX21) 33504053 Ou seja, no garantida, em geral, por exemplo, nenhuma das seguintes equivalncias: ((x1))((x2))(p(x1, x2)) ((x1))((x2))(p(x1, x2)) ((x1))((x2))(p(x1, x2)) ((x2))((x1))(p(x1, x2)) Observaes sobre quantificao parcial: Tomemos como exemplo, a proposio aberta p(x1, x2) em X. Com base naquilo que j postulamos acima, p(x1, x2) pode ser parcialmente quantificada, como em ((x1))(p(x1, x2)), sendo uma proposio aberta parcialmente quantificada, ainda uma proposio aberta. Por exemplo, ((x1))(p(x1, x2)) define naturalmente, ela prpria, a proposio aberta r (x2) em X2. Uma varivel, envolvida no processo de quantificao, dita uma varivel aparente ou uma varivel muda (como x1 no nosso exemplo). Uma varivel, no envolvida no processo de quantificao, dita uma varivel livre ou um grau de liberdade (como x2 no nosso exemplo). Uma varivel muda pode ser trocada por outra varivel sobre o mesmo domnio, por exemplo, ((x1))(p(x1, x2)) ((x1))(p(x1, x2)), onde x1 e x1 so ambas variveis sobre o mesmo domnio X1. NEGAO DE UMA PROPOSIO ABERTA QUANTIFICADA A UMA NICA VARIVEL Consideremos a proposio aberta p(x) em X. A partir da definio de (x)(p(x)), so imediatas as equivalncias: (x)(p(x)) (x)(p(x)) & (x)(p(x)) (x)(p(x)) Em termos prticos: Negar uma proposio aberta quantificada, a uma nica varivel, quer dizer trocar o quantificador (universal por existencial e existencial por universal) e negar a proposio aberta. NEGAO DE UMA PROPOSIO ABERTA QUANTIFICADA A VRIAS VARIVEIS Seguem dois exemplos da negao de uma proposio aberta quantificada, a vrias variveis: Exemplo #1: (x1)(x2)(p(x1, x2)) (x1)((x2)(p(x1, x2))) (x1)(x2)(p(x1, x2)) Exemplo #2: (y1)(y2)(y3)(q(y1, y2, y3)) (y1)((y2)(y3)(q(y1, y2, y3))) (y1)(y2)((y3)(q(y1, y2, y3))) (y1)(y2)(y3)(q(y1, y2, y3))

Se p(x) uma proposio aberta, de domnio X, postulamos que existe uma proposio (!x)(p(x)), que verdadeira, nica e exclusivamente, se p(x) verdadeira para apenas um x de X (caso contrrio, (!x)(p(x)) falsa). A proposio (!x)(p(x)) pode ser sempre entendida como: Um nico x possui a propriedade p ou Um nico x goza da propriedade p ou Um nico x satisfaz a condio p ou Um nico x cumpre a condio p (***). O smbolo ! chamado de quantificador existencial de unicidade. Diremos que a proposio (!x)(p(x)) resulta da quantificao existencial de unicidade da proposio aberta p(x) em X.
Observao #2: Poderamos tambm dizer Existe um nico x que possui a propriedade p, com as trs outras verses seguindo analogamente.
(***)

Observao #3: Acima, enfatizamos a idia de propriedade/condio, algo que nos ser muito til quando do estudo do assunto Conjuntos. Pensando diretamente sobre a proposio aberta p(x) de domnio X: (x)(p(x)) sempre pode ser entendida como Para todo x, p(x) ( verdadeira); (x)(p(x)) como Existe x, tal que p(x) ( verdadeira) e (!x)(p(x)) como Existe um nico x, tal que p(x) ( verdadeira). QUANTIFICAO A VRIAS VARIVEIS A quantificao, de uma proposio aberta, a vrias variveis, deve ser entendida como equivalente (por definio) a quantificao iterada (sempre com o mesmo quantificador), varivel a varivel (em qualquer ordem), da mesma proposio aberta. O que exemplificamos. Exemplo #1: ((x1, x2))(p(x1, x2)) (x1)(x2)(p(x1, x2)) (x2)(x1)(p(x1, x2)) Exemplo #2: ((y1, y2, y3))(q(y1, y2, y3)) (y1)(y2)(y3)(q(y1, y2, y3)) (y1)(y3)(y2)(q(y1, y2, y3)) (y2)(y1)(y3)(q(y1, y2, y3)) (y2)(y3)(y1)(q(y1, y2, y3)) (y3)(y1)(y2)(q(y1, y2, y3)) (y3)(y2)(y1)(q(y1, y2, y3)) Postulamos agora que sempre possvel a quantificao iterada, varivel a varivel, mesmo quando nem todos os quantificadores usados so do mesmo tipo, com o valor lgico, da proposio resultante, neste caso, dependendo tanto da ordem em que as variveis so consideradas, quanto da seqncia dos quantificadores utilizados.

Professor Castanheira Pgina 2

PROFESSOR CASTANHEIRA EMAIL: lccs1701@yahoo.com Em termos prticos: Negar uma proposio aberta quantificada, a vrias variveis, quer dizer trocar cada quantificador (universal por existencial e existencial por universal) e negar a proposio aberta EXERCCIOS PROPOSTOS 01) Se p(x), q(x) e r(x) so proposies abertas de domnio X, escreva a negao de: a) (x)(p(x) q(x)) b) (x)(p(x) q(x)) c) (x)(p(x) q(x)) d) (x)(p(x) q(x)) e) (x)( r(x) (q(x) p(x)) ) f) (x)( (p(x) q(x)) (q(x) r(x)) ) g) (x)(p(x)) (x)(q(x)) h) (x)(p(x)) (x)(q(x)) i) (x)(p(x)) (x)(q(x)) j) (x)(p(x) r(x)) (x)(q(x) r(x)) 02) Se p(x) uma proposio aberta de domnio X e x0 um objeto fixado de X (*), prove que: a) p(x0) (x)(p(x)) b) (x)(p(x)) p(x0) c) (x)(p(x)) (x)(p(x)) d) (!x)(p(x)) (x)(p(x))
((*) Diz-se, neste caso, que x0 uma constante sobre X.)

RACIOCNIO LGICO IIIC TELEFONE: (0XX21) 33504053 GABARITO 01) a) (x)(p(x) q(x)) b) (x)(p(x) q(x)) c) (x) ( (p(x) q(x)) (p(x) q(x)) ) d) (x) (p(x) q(x)) e) (x)(r(x) q(x) p(x)) f) (x)( (p(x) q(x)) (q(x) r(x)) ) g) (x)(p(x)) (x)(q(x)) h) (x)(p(x)) (x)(q(x)) i) (x)(p(x)) (x)( q(x)) j) (x)(p(x) r(x)) (x)(q(x) r(x)) 02) N/A 03) N/A 04) a) (x)(y)(p(x, y) q(x, y)) b) (x)(y)(p(x, y) q(x, y)) c) (y)(x)(p(x, y) q(x, y)) d) (x)(y)( (p(x, y) q(x, y)) (p(x, y) q(x, y)) ) 05) N/A 06) N/A APNDICE A: UM COMENTRIO AVANADO Seja a proposio aberta p(x) de domnio X. A proposio (!x)(p(x)) no precisa ser introduzida via um axioma (como fizemos acima), ela pode ser definida como equivalente a conjuno das seguintes duas proposies (onde e so variveis sobre X): (E) (x)(p(x)) (U) ()()( ( p() p() ) ( = ) ) A proposio (E) garante a existncia de algum objeto que torna verdadeira a proposio aberta dada, enquanto a proposio (U) garante que tal objeto nico.

03) Se p(x)e q(x) so proposies abertas de domnio X, prove que: a) (x)(p(x) q(x)) ( (x)(p(x)) (x)(q(x)) ) b) (x)(p(x) q(x)) ( (x)(p(x)) (x)(q(x)) ) c) (x)(p(x) q(x)) ( (x)(p(x)) (x)(q(x)) ) d) ( (x)(p(x)) (x)(q(x)) ) (x)(p(x) q(x)) 04) Se p(x, y) e q(x, y) so proposies abertas, a duas variveis, x e y, sobre domnios, X e Y, respectivamente, escreva a negao de: a) (x)(y)(p(x, y) q(x, y)) b) (x)(y)(p(x, y) q(x, y)) c) (y)(x)(p(x, y) q(x, y)) d) (x)(y)(p(x, y) q(x, y)) 05) Se p(x, y) uma proposio aberta, a duas variveis, x e y, sobre domnios, X e Y, respectivamente, prove que: a) (x)(y)(p(x, y)) (y)(x)(p(x, y)) b) (x)(y)(p(x, y)) (y)(x)(p(x, y)) c) (y)(x)(p(x, y)) (x)(y)(p(x, y)) 06) Se p(x, y) uma proposio aberta, a duas variveis, x e y, sobre domnios, X e Y, respectivamente, prove que no verdade que: a) (y)(x)(p(x, y)) (x)(y)(p(x, y)) b) (x)(y)(p(x, y)) (y)(x)(p(x, y))

Professor Castanheira Pgina 3

Das könnte Ihnen auch gefallen