Sie sind auf Seite 1von 9

Curso de Engenharia Civil, PUCRS Estruturas de Concreto III

Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul Faculdade de Engenharia

Curso de Engenharia Civil

CONCRETO ARMADO III

EM ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE CONCRETO


Prof. Eduardo Giugliani
COMENTRIOS GERAIS

ABERTURAS

Prof. Eduardo Giugliani 1/9

Curso de Engenharia Civil, PUCRS Estruturas de Concreto III

ABERTURAS EM ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE CONCRETO


A Norma Brasileira de Concreto NBR 6118/2003 dispe sobre este assunto nos itens 21.3, 13.2.5 e 13.2.6, abordando os aspectos inerentes a furos, aberturas e canalizaes em elementos de concreto armado. Qualquer estrutura que apresenta, em suas exigncias de projeto, a necessidade de furos ou aberturas, dever ser projetada e detalhada para absorverem as alteraes do fluxo de tenses que ocorrem no entorno destes locais, prevendo-se armaduras especiais para estes casos, alm daquelas necessrias para a estabilidade do elemento em funo das solicitaes atuantes. Por uma questo de definio, chamam-se de furos os espaos de pequenas dimenses e, por outro lado, aberturas, aqueles espaos de dimenses maiores. Um conjunto de furos muito prximos dever ser avaliado como uma abertura. No caso de vigas de concreto armado, devem ser observadas limitaes construtivas mnimas para a existncia de aberturas paralelas sua altura (NBR 6118/2003, item 21.3.3): o No devem apresentar dimetro superior a 1/3 da largura da viga; o A distncia mnima do furo face da viga deve ser de 5 cm ou duas vezes o cobrimento da armadura especificado; o No caso de vrios furos, estes devem estar espaados de, no mnimo, 5 cm ou o valor do dimetro do furo, devendo manter pelo menos um estribo nesta regio.
Figura 1: Aberturas em Vigas disposies mnimas (fonte: NBR 6118/2003)

Tanto para o caso de vigas como de lajes, a seo remanescente de concreto, descontada a rea do furo ou da abertura, dever ser verificada quanto a sua capacidade de resistncia ao cisalhamento e flexo, a partir das solicitaes previstas pelo clculo. Nem sempre os elementos estruturais devem ser reavaliados devido existncia de furos ou aberturas, caso sejam observadas as seguintes caractersticas (NBR 6122/2003, itens 13.2.5.1 e 2):

Prof. Eduardo Giugliani 2/9

Curso de Engenharia Civil, PUCRS Estruturas de Concreto III

1.Vigas
Dispensa de reforo de armadura, caso sejam observadas as seguintes condies:
o o o Furos posicionados na zona de trao do elemento e a uma distncia mnima do apoio equivalente duas vezes a altura da viga (2h); Dimenses mximas do furo de 12 cm ou h/3; Distncia entre os furos, em mesmo vo, de no mnimo 2h.

2. Lajes
Dispensa de reforo de armadura, sendo as lajes armadas em duas direes, e observadas as seguintes condies:
o o o As dimenses da abertura devem corresponder a, no mximo, 1/10 do vo menor da laje ver Figura 2; A distncia mnima entre o bordo da laje e a face da abertura deve ser, no mnimo, de ! do vo na direo considerada ver Figura 2; A distncia entre as faces de aberturas adjacentes deve ser maior que " do menor vo da laje.

Figura 2: dimenses limites para aberturas em lajes para dispensa de verificao (fonte: NBR 6118/2003)

Canalizaes
Para o caso de canalizaes embutidas (NBR 6118/2003, item 13.2.6), posicionadas ao longo do eixo longitudinal do elemento de superfcie, para o caso de Lajes, ou no interior de um elemento linear, para o caso de Vigas e Pilares, fica proibida sua ocorrncia nos seguintes casos:
o Canalizaes sem isolamento quando destinadas passagem de fluidos com variao de temperatura superior 15C em relao ao ambiente, desde que no isoladas ou verificadas para esta finalidade; Canalizaes destinadas a suportar presses internas superiores a 0,3 MPa;

Prof. Eduardo Giugliani 3/9

Curso de Engenharia Civil, PUCRS Estruturas de Concreto III o Canalizaes embutidas em pilares de concreto, tanto imersas no material ou em espaos vazios internos do elemento, sem a existncia de aberturas para drenagem.

Aberturas em Vigas
Preferencialmente, quando possvel, deve-se projetar aberturas em vigas permitindo a permanncia das bielas de compresso devido existncia das foras cortantes, conforme ilustra a Figura 3.

Figura 3: Posio preferencial de pequenas aberturas em vigas (fonte: NBR 6118/2003)

Sempre que o comprimento da abertura, no sentido do eixo longitudinal da viga for superior a 0,60 h, recomenda-se que este fato seja considerado no dimensionamento do elemento e avaliada a possibilidade de colocao de armaduras de reforo, como indicado a seguir. Nesta regio, no trecho da viga onde est posicionada a abertura, a viga passa a funcionar como o modelo de prtico, formando um quadro rgido, semelhante a uma viga do tipo Vierendeel. Em que pese a viga com abertura poder suportar a mesma carga que de uma viga de alma cheia, desde que corretamente dimensionada sua armadura de reforo, cabe ressaltar que sua rigidez diminui, o que poder ser um inconveniente para outros fatores, como por exemplo, a verificao das deformaes do elemento. Considerando-se as seguintes convenes (ver Figura 5): h d b L L1 a hc ht ! altura da viga ! altura til da viga ! largura da viga ! vo da viga ! comprimento da abertura ! altura da abertura ! altura do banzo comprimido ! altura do banzo tracionado

recomenda-se a adoo das seguintes etapas para o dimensionamento de vigas com aberturas, de acordo com Leonhardt:

Prof. Eduardo Giugliani 4/9

Curso de Engenharia Civil, PUCRS Estruturas de Concreto III

ETAPAS PARA O DIMENSIONAMENTO DE ARMADURAS DE REFORO EM ABERTURAS DE VIGAS 1. Definio dos diagramas de solicitaes de M e V da viga, para as cargas atuantes; 2. Dimensionamento da viga flexo e ao cisalhamento considerando a seo cheia. (M ! As flexo ; V ! Asw); 3. Definio da seo s onde ser posicionado o centro da abertura, obtendo-se as solicitaes Ms e Vs, onde : Ms ! momento fletor na seo s Vs ! esforo cortante na seo s 4. Posicionamento da abertura na direo da altura da viga, priorizando-se preferencialmente a ocupao da zona tracionada da alma e os critrios indicados na Figura 1; 5. Determinao das foras normais nos banzos: Nc = Nt = M s / z onde : Nc ! fora de compresso, no banzo comprimido Nt ! fora de trao, no banzo tracionado z ! distncia na vertical entre os eixos dos banzos 6. Determinao das foras cortantes nos banzos, a partir do Vs da seo, considerando-se que um maior % de Vs seja absorvido pelo banzo comprimido, pois o banzo tracionado admitido fissurado (Estdio II): Vc = 0,80 a 0,90 Vs ! cortante no banzo comprimido (adotado:0,80) Vt = 0,20 a 0,10 Vs ! cortante no banzo tracionado (adotado:0,20) 7. Determinao dos momentos fletores nos banzos: Mc = Vc . L1/2 ! momento fletor no banzo comprimido Mt = Vt . L1/2 ! momento fletor no banzo tracionado 8. Dimensionamento dos banzos flexo composta: Banzo comprimido: Mc , Nc , Vc ! Asc e Aswc Banzo tracionado: Mt e Nt , Vt ! Ast e Aswt
sendo Asc e Ast ! as armaduras longitudinais nos banzos, calculadas de acordo com as orientaes da NBR 6118/2003 para flexo-composta, devidamente ancoradas de um comprimento Lb na regio de alma cheia da viga, e Aswc e Aswt ! as armaduras transversais nestes mesmos banzos, calculadas de acordo com as orientaes da NBR 6118/2003.

9. Determinar armadura de suspenso (Asws) nas extremidades da abertura para um esforo cortante equivalente a 0,80 Vs, distribuda em uma largura de h/4, em ambos os lados;

Prof. Eduardo Giugliani 5/9

Curso de Engenharia Civil, PUCRS Estruturas de Concreto III

A Figura 5 ilustra estas etapas a serem seguidas com vistas ao dimensionamento das armaduras de reforo no entorno de aberturas em vigas de concreto. No caso de aberturas circulares muito prximas, de acordo com Leonhardt, dever ser garantida uma distncia mnima de 5 cm entre os furos, sendo conveniente adicionar armaduras de cisalhamento inclinadas, conforme indicado na Figura 4.

Figura 4: Armaduras inclinadas para vigas com furos circulares (fonte: LEONHARDT, Volume 3)

Observao 1: Nestes procedimentos, procurou-se no se caracterizar o banzo superior como comprimido e o banzo inferior como tracionado, o que seria normal em vigas bi-apoiadas, sujeitas assim trao em sua face inferior. Fato contrrio, quando da ocorrncia de aberturas prximas aos apoios internos de vigas contnuas, esta situao inverte-se, sendo portando tracionada a face superior da viga nesta regio. Observao 2: Para o dimensionamento dos banzos flexo composta sugere-se a utilizao dos Diagramas de Iterao, conforme indicado na Figura 6 (Fusco), obtendo-se para cada banzo:

!d = Nd / (Ac.fcd) e d = Md / (Ac.h.fcd) = !d.e/h ! baco " ! As = ".Ac.fcd / fyd


onde: Nd = 1,4 . N e=M/N sendo que devemos ter em cada face do banzo uma armadura equivalente As / 2. Prof. Eduardo Giugliani 6/9

Curso de Engenharia Civil, PUCRS Estruturas de Concreto III

Observao 3: Para o dimensionamento das armaduras de cisalhamento dos banzos, deve-se considerar, alm das caractersticas do tipo de concreto e ao (fck e fyk), os seguintes procedimentos, de acordo com a Norma NBR 6118/2003, considerando V o esforo cortante aplicado na seo: Banzo Comprimido to Seo: b, hc, dc = hc cob Solicitao: V = Vc = 0,80.V Aswc ! Asw min Clculo da Armadura Asw Banzo Tracionado to Seo: b, ht, dt = ht cob Solicitao: V = Vt = 0,20.V Aswt ! Asw min

Asw = 100.b.#d / fyd $ Asw min Asw min = [%w min].100.b = [0,2.(fctm / fyk)].100.b = [0,2.(0,3.fck2/3 / fyk)].100.b
ou, de forma simplificada:

Asw min = (fck2/3 / fyk).6.b (cm2/m) com b em cm


onde: fcd = fck/1,4 e fyd = fyk/1,15 #d = 1,11.( #wd #c) $ 0 1 #wd = 1,4.Vd / (b.d) onde Vd = 1,4.V 2/3 2 #c = 0,09.fcd ! flexo-trao #wu = 0,27.&v. fcd = 0,27 . (1 - fck / 250). fcd adotando espaamentos s limites dado por: smax ' 0.6d ' 30 cm quando #wd ' 0,67.#wu smax ' 0.3d ' 20 cm quando #wd > 0,67.#wu 1 b e d referem-se s dimenses da seo a ser dimensionada 2 2/3 adotado tambm, por simplificao, para a flexo-compresso (#cc = 0,09.fcd . Mo/Msd,max !!!)

Referncias
EL DEBS, Mounir Khalil. Concreto Pr-Moldado: Fundamentos e Aplicaes. Editora EESC-USP So Carlos, SP. 2000. FUSCO, P.B. Estruturas de Concreto Solicitaes Normais, Ed. Guanabara Dois, 1981. LEONHARDT, F. e E. Monnig. Construes de Concreto. Rio de Janeiro. Ed. Intercincia Ltda, Vol.3, 1979. MANUAL Tcnico de Pr-Frabricados em Concreto. Ass. Bras. da Construo Industrializada. MONTOYA, P. Jimnez et alli. Hormign Armado. Barcelona. Ed. Gustavo Gili S.A., 2001, 14 ed. SSSEKIND, Jos Carlos. Curso de Concreto Armado. Rio de Janeiro, Ed. Globo S.A., 1979, 4 ed; 1984, v. II, 2 ed. Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT NBR 6118. Projeto e Execuo de Obras em Concreto Armado.

Prof. Eduardo Giugliani 7/9

Curso de Engenharia Civil, PUCRS Estruturas de Concreto III

Figura 5: Viga bi-apoiada com abertura de dimenses L1 x a1 Prof. Eduardo Giugliani 8/9

Curso de Engenharia Civil, PUCRS Estruturas de Concreto III

Figura 6: Diagramas de Iterao (FUSCO) - Flexo Composta

Prof. Eduardo Giugliani 9/9

Das könnte Ihnen auch gefallen