Sie sind auf Seite 1von 8

Art. 6.

Logo que tiver conhecimento da prtica da infrao penal, a autoridade policial dever: I - dirigir-se ao local, providenciando para que no se alterem o estado e conservao das coisas, at a chegada dos peritos criminais; II - apreender os objetos que tiverem relao com o fato, aps liberados pelos peritos criminais; .... VII - determinar, se for o caso, que se proceda a exame de corpo de delito e a quaisquer outras percias.

O isolamento e a conseqente preservao do local de infrao penal uma garantia que o perito ter de encontrar a cena do crime conforme fora deixada pelo(s) infrator(es) e vtima(s) e, com isso, ter condies tcnicas de analisar todos os vestgios. tambm uma garantia para a investigao como um todo, pois teremos muito mais elementos a analisar e carrear para o inqurito e, posteriormente, ao processo criminal. Certamente no ser uma determinao legal que ir - de imediato resolver o grande problema da falta de preservao de local aos peritos, todavia, este um incio, instituindo a obrigatoriedade ao delegado de polcia em criar tais condies. A falta de preservao de local ou de qualquer outro corpo de delito comea pela falta de preparo dos prprios policiais em geral. Assim, preciso que todos ns, especialmente os diretores das Criminalsticas, busquem a conscientizao dos dirigentes das academias de polcia (civil e militar), para que intensifiquem a formao dos policiais para este importante quesito. O local de crime e o corpo de delito devem ser rigorosamente preservados, a fim de contribuir com o sucesso da investigao criminal. Nesse particular, importante iniciativa tomou recentemente o Ministrio da Justia, por intermdio da Secretaria Nacional de Segurana Pblica, remetendo um Manual de Local de Crime (Autor: Alberi Espindula) aos Estados (num total de 30.000, distribudo proporcionalmente aos efetivos de cada Unidade da Federao) para orientar os policiais sobre os procedimentos bsicos e respectivas providncias que devem ser tomadas quando da ocorrncia de um delito. Ao mesmo tempo em que o artigo 6 e seus incisos I e II determinam ao delegado de polcia que preserve o local e o corpo de delito, tambm exige que o perito relate em seu laudo se a preservao deixou de ser feita ou ocorreu com falhas, conforme expresso no artigo 169. Ainda no artigo 6 vamos encontrar no inciso VII a determinao processual para que a autoridade policial requisite a percia, caso seja necessrio se o crime deixou vestgio. Como podemos observar, a requisio da percia no uma prerrogativa do delegado de polcia mas, sim, uma determinao de ofcio para que ele proceda dessa forma, visando garantir a preservao de todas as informaes e vestgios produzidos na ao delituosa. Os outros incisos desse artigo se referem s demais providncias que o delegado de polcia deve tomar para desencadear a investigao.

Art. 7 Para verificar a possibilidade de haver a infrao sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poder proceder reproduo simulada dos fatos, desde que esta no contrarie a moralidade ou a ordem pblica.

O termo reproduo quase sempre tomado como que um sinnimo de coisa relacionada com a gentica, com a preservao da espcie. Talvez, por isso, que nos meios periciais, na Polcia Judiciria em geral e at mesmo entre o Ministrio Pblico e a Justia, a reproduo simulada comumente conhecida pela expresso reconstituio. No entanto, independente da expresso utilizada, muito pouco ou quase nada se tem de doutrina operacional para a execuo dessa importante tarefa nos meios de produo da prova. A primeira coisa que tiramos da legislao, em contraste com o que se v na prtica, a prpria nomenclatura utilizada para identificar essa tarefa. Utiliza-se muito a expresso reconstituio de crime, quando o correto seria utilizar-se a nomenclatura prevista no Cdigo de Processo Penal, ou seja, reproduo simulada de crime. A expresso reconstituio incorreta inclusive do ponto de vista tcnico, pois tal palavra significa tornar a constituir, onde constituir significa dar uma constituio ou organizao a, e recompor ou restabelecer, onde, por sua vez, recompor quer dizer tornar a compor, refazer, restabelecer, restaurar. A palavra restabelecer tem o significado de estabelecer outra vez; restaurar ao antigo estado ou condio. Outro aspecto que gostaramos de discutir preliminarmente a questo da atribuio para realizar uma reproduo simulada. O artigo 7 do CPP diz que ...a autoridade policial poder proceder reproduo simulada dos fatos..., sendo dela, portanto, em princpio, a competncia para realizar a mencionada tarefa. No entanto, na prtica, a autoridade policial somente procede requisio, ficando por conta dos peritos oficiais a realizao de tal mister, fazendo, assim, cumprir o preceituado em lei. Entendemos ser correta essa prtica (a de se deixar na grande maioria das vezes a cargo dos peritos oficiais a realizao da reproduo simulada), primeiramente porque no vemos nenhum impedimento na legislao (ela apenas omissa nessa previso). Em segundo lugar, vemos como correta a delegao dessa atribuio aos peritos, uma vez que depreendemos como salutar ser a pessoa designada para a anlise e desenvolvimento dos trabalhos, dotada de profundos conhecimentos tcnico-cientficos periciais. A reproduo simulada vista por algumas autoridades (delegados, promotores e magistrados) como uma panacia para o esclarecimento de crimes, quando a prpria legislao, se analisarmos em detalhe, nos deixa claro que o objetivo maior para se verificar determinadas possibilidades, dirimindo-se dvidas existentes, como podemos ver no prprio artigo 7 (...verificar a possibilidade de haver a infrao sido praticada de "determinado" modo...) (grifo nosso). comum serem obtidas verses conflitantes nos depoimentos colhidos nos autos do inqurito policial e tambm em processos criminais, o que

motiva a autoridade a fazer uso de outros recursos para se chegar ao esclarecimento dos fatos. nesses casos que se justifica a efetivao de uma reproduo simulada, onde os peritos estaro colhendo os dados para comparao e anlise, a fim de conclurem quanto coerncia tcnica dessas diferentes verses. de suma importncia que uma reproduo simulada tenha como objetivo central a coleta de dados informaes subjetivas (verses das pessoas envolvidas), para poder-se confront-las com os vestgios materiais coletados quando do exame pericial do local do crime (quando houver). No tocante ao que ora est sendo mencionado prudente enfatizarmos que, na maioria das vezes, realizamos estes trabalhos no somente com os dados levantados em locais periciados, mas tambm quando o delito objeto da reproduo tenha sido gerado em locais que no foram periciados. Este o que vem a exigir mais da experincia tcnico-cientfica de quem o realiza, onde se faz absolutamente necessrio todo o cuidado, pois se trabalhar com provas meramente subjetivas.
Art. 158 - Quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, no podendo supri-lo a confisso do acusado.

Essa determinao legal evidencia, de forma direta, a importncia e a relevncia que a percia representa no contexto probatrio, referindo-se, taxativamente, sobre a sua indispensabilidade, sob pena de nulidade de processos, conforme veremos mais adiante. Infelizmente, essa previso legal deixa de ser cumprida em muitas situaes, ocasionada pela falta de estrutura suficiente para atender a demanda, pela carncia de equipamentos adequados e pelo reduzido quadro de peritos, que no conseguem realizar todos os exames. Tambm outro fator agravante a falta de estrutura no interior da maioria dos estados brasileiros, comprometendo a execuo dessa tarefa principalmente nas cidades do interior do pas.
Art. 159 - Os exames de corpo de delito e as outras percias sero feitos por dois peritos oficiais. 1 - No havendo peritos oficiais, o exame ser realizado por duas pessoas idneas, portadoras de diploma de curso superior, escolhidas, de preferncia, entre as que tiverem habilitao tcnica relacionada natureza do exame.

Esse artigo do Cdigo de Processo Penal determina que tais exames sejam feitos por peritos oficiais, atendendo o princpio geral da titularidade processual penal do Estado e tambm e especialmente pressupondo a formao tcnica adequada desses funcionrios, para bem desempenharem a funo. Vai mais alm nesse aspecto tcnico, quando determina para todos os exames o concurso de dois peritos, num reconhecimento legal sobre a

complexidade tcnico-cientfica da percia e com a inteno de dar a estas provas maior consistncia e credibilidade. O pargrafo primeiro desse artigo regulamenta o uso de chamado perito ad hoc, nas situaes que no exista o perito oficial em determinada localidade. Isso, hoje, s se aplica em algumas cidades do interior dos Estados, onde os rgos da Percia Oficial ainda no possuem regionais. Neste caso, a autoridade policial dever procurar na cidade algum profissional com formao superior e fazer a nomeao, por intermdio de portaria, para a realizao especfica daquele exame.
Art. 161 - O exame de corpo de delito poder ser feito em qualquer dia e a qualquer hora.

No geral, o Cdigo de Processo Penal no determina expressamente um prazo para elaborar o exame pericial. E no poderia ser diferente, porque ficaria muito difcil estabelecer na legislao processual um prazo dessa natureza, uma vez que seriam necessrios vrios tipos de prazo, que se adaptassem natureza e complexidade de cada percia. No entanto, alguns pontos podem ser analisados sob a tica do prazo para elaborao dos exames periciais. O mandamento legal aqui analisado no determina expressamente que os exames devam ser realizados em qualquer hora e dia, mas admitem essa possibilidade. Tem como objetivo apressar a realizao dos exames e eliminar possveis omisses na agilidade desse mister. No entanto, devemos entender que a nica razo de no realizarmos imediatamente qualquer exame, deva ser aquela de ordem tcnica. Existem casos de exames, especialmente em reas externas, que somente luz do dia pode-se realizar com mais preciso. Nesse caso, deveremos averiguar "in loco" e, constatada a dificuldade, determinar o completo isolamento do local at o momento possvel para realiz-la.
Art. 164. Os cadveres sero sempre fotografados na posio em que forem encontrados, bem como, na medida do possvel, todas as leses externas e vestgios deixados no local do crime.

A fotografia, antes opcional, passou a ser obrigatria para local de crime com cadver, alm de sugerir para outros casos. Eis a um grande recurso visual que em muito auxiliar os peritos no seu trabalho pericial. Uma fotografia ou um desenho qualquer, podem - s vezes - esclarecer e convencer acerca de um fato, muito melhor que uma srie de pargrafos escritos. Ou seja, uma fotografia um instrumento de suporte ao perito e muito til para o usurio do laudo. Mas o esprito da exigncia contida no artigo 164 foi o de tambm garantir que o perito registre em seu laudo a forma como encontrou o local com cadver, em face de descabida curiosidade (para no dizer falta de profissionalismo) de muitos policiais que chegam ao local antes dos peritos e, no af de identificar a vtima, acabam adulterando uma srie de vestgios.

A nica obrigao do policial que primeiro chega a um local de crime verificar se a vtima ainda est viva. Se confirmou o bito, nada mais h o que fazer, a no ser - exclusivamente - o de preservar os vestgios. Do ponto de vista tcnico, tambm muito importante que o perito procure utilizar-se o mximo dos recursos da fotografia e demais desenhos, a fim de apresentar um trabalho bem mais elaborado. Para os usurios do laudo pericial, os recursos visuais auxiliam sobremaneira na compreenso do contedo ali discutido, pois - s vezes fica difcil o entendimento direto de determinadas colocaes e termos tcnicos. Fotografia Digital Aproveitamos o assunto para abordar o uso da fotografia digital, tendo em vista que inadvertidamente foi levantada uma discusso incua sobre possveis fragilidades desse recurso visual. O argumento que a fotografia digital pode ser facilmente manipulada para ressaltar aspectos do seu prprio contedo ou ter dados nela inseridos. De fato isso possvel e mais fcil de ocorrer do que na fotografia tradicional com filme negativo. Mas no vemos nenhum problema nisso, se tal recurso for manipulado diretamente pelos peritos que realizarem o respectivo exame, uma vez que qualquer manipulao que venham fazer, seria para detalhar algum vestgio e facilitar a compreenso do usurio, da mesma forma que fazem ao redigirem o laudo com o cuidado gramatical necessrio ao entendimento do leigo. Dizer que a fotografia digital pode ser adulterada quase chegar ao absurdo de fazer um paralelo dizendo que o texto escrito do laudo tambm poderia ser adulterado. Concordamos que o risco existe quando esse recurso manipulado por outro funcionrio que no realizou o exame, pois neste caso estaramos contrariando a boa tcnica criminalstica, consagrada dentro do meio pericial oficial, de que o perito s poder considerar aquilo que ele prprio constatar e analisar. Vemos na fotografia digital um grande avano tecnolgico que vm auxiliando em muito os peritos e os prprios usurios do laudo pericial, pois oferecem recursos muito mais prticos e didticos do que a fotografia tradicional. Infelizmente seus recursos de lentes e angulaes, especialmente para os casos de micro e macro fotografias, ainda deixam a desejar em relao fotografia tradicional.
Art. 167 - No sendo possvel o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestgios, a prova testemunhal poder suprir-lhe a falta.

Esse dispositivo deve ser analisado com critrio, pois ele poderia vir a ser utilizado erroneamente como argumento para o descumprimento do artigo 158.

O artigo 158 enftico (Quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, no podendo supri-lo a confisso do acusado.) quando diz que o exame indispensvel. Havendo vestgios, necessariamente dever ser feito o competente exame pericial (corpo de delito, entenda-se qualquer tipo de percia), sob pena de nulidade de processo, conforme prev a letra b do inciso III do artigo 564 (b o exame do corpo de delito nos crimes que deixam vestgios, ressalvado o disposto no art. 167.). Vejam que esse ltimo dispositivo faz exatamente a ressalva da no nulidade para a situao tipificada no art. 167. Por essa razo devemos entender em que circunstncias estaria caracterizada tal situao. O haverem desaparecido os vestgios, no o caso do descumprimento do artigo 158, mas sim quando, por situaes adversas do ponto de vista tcnico que levem ao desaparecimento dos mencionados vestgios, no mais seja possvel realizar o competente exame de corpo de delito. Tambm aqui entendido o corpo de delito para qualquer tipo de percia, se bem que na prtica a inteno do legislador era o de prever as situaes para, principalmente, os casos de leses corporais e exames cadavricos. S para ilustrar uma situao, imaginemos uma tentativa de homicdio ocorrida sobre uma rea de asfalto liso, onde tenha ficado apenas alguns gotejamentos de sangue, e que antes dos exames periciais tenha ocorrido uma chuva muito forte. Por conseqncia natural e incontrolvel do ponto de vista da investigao e das providncias policiais quanto a isolamento e preservao, perderam-se aqueles vestgios de sangue. Neste caso entendemos que estaria enquadrado na situao comentada.
Art. 169. Para o efeito de exame do local onde houver sido praticada a infrao, a autoridade providenciar imediatamente para que no se altere o estado das coisas at a chegada dos peritos, que podero instruir seus laudos com fotografias, desenhos ou esquemas elucidativos. Pargrafo nico. Os peritos registraro, no laudo, as alteraes do estado das coisas e discutiro, no relatrio, as conseqncias dessas alteraes na dinmica dos fatos.

Este dispositivo atualizado pela Lei 8862/94 veio trazer uma responsabilidade enorme ao perito criminal. Devemos compreender que esta exigncia visa resguardar o local de crime, para que tenha o devido isolamento e preservao, assegurando a idoneidade dos vestgios a serem analisados. Portanto, no devem os peritos se omitirem. Sabemos que mais uma responsabilidade sobre o perito, j atribulado nas suas precrias condies de trabalho, porm no cabe mais discutir, uma vez que se trata de exigncia legal. importante salientar que o perito no deve deixar de realizar o exame solicitado por falta de preservao ou qualquer outra alterao. Deve

examinar da forma como encontrou e ter o cuidado de registrar tudo em seu laudo. Haver, o perito, de ter muito bom senso nessa anlise, e, se for absolutamente impossvel realizar qualquer exame, deve, pelo menos, registrar, no livro de ocorrncia e encaminhar relatrio ao seu diretor, descrevendo como se encontrava o local. O perito criminal deve ter o cuidado de agir o mais tecnicamente possvel, sem entrar no campo da fiscalizao do trabalho de outros segmentos policiais. Cada um tem a sua responsabilidade no processo. Se o perito constatou que o local no foi preservado e isso trouxe conseqncias para o seu exame, deve simplesmente relatar em seu laudo como uma informao tcnica. Evidentemente, quando nos referimos autoridade policial (delegado de polcia) como responsvel pelas providncias de isolamento e preservao, deve ser levado em considerao dois aspectos muito relevantes: primeiro, que o Cdigo de Processo Penal inteligentemente no entra na regulamentao dos detalhes operacionais e, segundo, que em nosso sistema de segurana pblica vigente, quem normalmente inicia os primeiros trabalhos no local de um crime a polcia militar e, portanto, est inserida nesse contexto de responsabilizao que a Lei determina.
Art. 178 - No caso do art. 159, o exame ser requisitado pela autoridade ao diretor da repartio, juntando-se ao processo o laudo assinado pelos peritos.

Devemos ressaltar que a requisio da percia feita pelo delegado de polcia, promotor de justia ou mesmo pelo prprio juiz, no entanto, sendo perito oficial, a designao do profissional que ir execut-la somente poder ser feita pelo diretor do Instituto de Criminalstica ou Instituto de Medicina Legal, respectivamente, conforme determina o dispositivo acima. Desse artigo tiramos duas preocupaes do legislador. A primeira tem o objetivo de obstruir qualquer relao direta entre o requisitante e os peritos oficiais que iro efetuar o exame pericial, evitando-se ingerncias, preferncias ou recusas sobre determinados peritos, por parte do requisitante. A segunda preocupao, diz respeito questo da especializao necessria que o perito deve ter para realizar o tipo de exame que est sendo requisitado, onde somente o diretor do rgo pericial que saber quem melhor desempenhar aquela tarefa. Na realidade, em muitos casos essa tarefa feita pelo prprio chefe de seo ou setor, onde se encontram os especialistas para a realizao de determinada percia.
Art. 423 - As justificaes e percias requeridas pelas partes sero determinadas somente pelo presidente do tribunal, com intimao dos interessados, ou pelo juiz a quem couber o preparo do processo at julgamento.

Trata o artigo das situaes em tribunal do jri e demais preparaes processuais, normatizando a requisio de percias nessa fase processual, limitando autoridade judiciria tal prerrogativa, mesmo a partir de requerimento das partes. Ainda temos em legislaes especficas os casos de crimes militares (Polcias Militares ou Foras Armadas) onde o oficial que preside o Inqurito Policial Militar poder requisitar os respectivos exames periciais diretamente ao Instituto de Criminalstica ou Instituto de Medicina Legal. Ainda nas situaes de CPIs levadas a efeito no Legislativo federal, estadual ou municipal, pode o seu Presidente requisitar a realizao de exames periciais, diretamente ao Diretor do Instituto de Criminalstica ou de Medicina Legal.
Art. 564 - a nulidade ocorrer nos seguintes casos: ... Inc. III - por falta das frmulas ou dos termos seguintes: .... Alnea b - o exame do corpo de delito nos crimes que deixem vestgios, ressalvado o disposto no art. 167.

inegvel a relevncia do laudo pericial para o processo criminal, demonstrado por vrios dos dispositivos legais constantes do Cdigo de Processo Penal. Chegar ao ponto de dizer que o processo criminal poder ter atos nulos por conta da falta do laudo pericial ressaltar sobremaneira a sua necessidade no conjunto probante. Tristemente devemos constatar que, passados mais de sessenta anos da edio do CPP, no qual tamanha importncia foi reservada percia, as autoridades polticas e administrativas no souberam (ou no tiveram o interesse) em dar as condies necessrias para que os rgos periciais oficiais se desenvolvessem a altura de sua importncia. Em quanto j avanou a cincia nesses anos todos, ao passo que a percia ficou quase paralisada, no sabendo aproveitar todo esse conhecimento cientfico que poderia vir a dar maiores subsdios investigao policial e aos magistrados no seu livre convencimento. Podemos afirmar com toda a certeza que o desenvolvimento tcnicocientfico que a percia atingiu nesses ltimos anos, por obra e iniciativa dos seus prprios peritos, que procuram elevar cada vez mais a qualidade do mister pericial, especialmente por intermdio de congressos e seminrios cientficos patrocinados pela Associao Brasileira de Criminalstica. Somente agora nesses ltimos anos que o Governo Federal vem apoiando esse processo de desenvolvimento que, por conseqncia, est incentivando os Estados a tomaram iniciativas semelhantes.

Das könnte Ihnen auch gefallen